You are on page 1of 10

1

FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL CFN

ARTE ESPRITA

Elaborada pela Comisso sobre Arte Esprita

Texto aprovado em carter experimental na Reunio Ordinria do CFN, em novembro de 2010.

Braslia 2010

ARTE ESPRITA Sim, certamente, o Espiritismo abre arte um campo novo, imenso e ainda inexplorado; e quando o artista reproduzir o mundo esprita com convico, haurir nessa fonte as mais sublimes inspiraes [...].
Allan Kardec Obras Pstumas

1 ARTE O que Arte?

A arte pura a mais elevada contemplao espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais profunda exteriorizao do ideal, a divina manifestao desse mais almque polariza as esperanas das almas .
Emmanuel O Consolador

O Espiritismo vem abrir para a arte novas perspectivas, horizontes sem limites. A comunicao que ele estabelece entre os mundos visvel e invisvel, as informaes fornecidas sobre as condies da vida no Alm, a revelao que ele nos traz das leis superiores da harmonia e de beleza que regem o universo, vem oferecer aos nossos pensadores e artistas inesgotveis temas de inspirao.
Lon Denis O Espiritismo na Arte

As Artes no sairo do torpor em que jazem, seno por meio de uma reao no sentido das idias espiritualistas.[...] [...] matematicamente certo dizer que, sem crena as artes carecem de vitalidade e que toda transformao filosfica acarreta necessariamente uma transformao artstica paralela.
Allan Kardec Obras Pstumas

2 A ARTE ESPRITA 2.1 O que a Arte Esprita e qual o seu objetivo? A Arte Esprita uma manifestao cultural dos espritas que se propem a aliar os princpios e valores ticos e morais do Espiritismo s manifestaes artsticas em geral, por meio da arte-educao, a servio do bem e do belo. A Arte Esprita traduz os postulados espritas em seu contedo, na finalidade e na inteno que inspirou o processo criativo e na nascente do corao que se prope a servir. A Arte Esprita tem por objetivo a divulgao da Doutrina Esprita, aliada ao entretenimento e educao, luz do Consolador prometido pelo Cristo. Assim como a arte crist sucedeu arte pag, transformando-a, a arte esprita ser o complemento e a transformao da arte crist.
Allan Kardec Obras Pstumas

O Espiritismo ir depurar a arte que conhecemos e esta arte, depurada, ser aquela inspirada nos ensinamentos da Doutrina Esprita . [...]
Esprito Rossini Obras Pstumas

[...] Oh! Sim, o Espiritismo ter influncia sobre a msica! Como poderia no ser assim? Seu advento transformar a arte, depurando-a. Sua origem divina, sua fora o levar a toda parte onde haja homens para amar, para elevar-se e para compreender. Ele se tornar o ideal e o objetivo dos artistas. Pintores, escultores, compositores, poetas iro buscar nele suas inspiraes e ele lhas fornecer, porque rico, inesgotvel . Toda gente reconhece a influncia da msica sobre a alma e sobre o seu progresso. Mas, a razo dessa influncia em geral ignorada. Sua explicao est toda neste fato: que a harmonia coloca a alma sob o poder de um sentimento que a desmaterializa.
Esprito Rossini Obras Pstumas

O impulso criativo do ser, que deseja buscar o Cristo, construindo a sua transformao moral, alicerado nos contedos espritas, provoca manifestaes artsticas as mais diversas. Essas manifestaes culminaram no surgimento de um segmento novo de trabalhadores espritas, conscientes dos objetivos de sensibilizao, evangelizao,

divulgao doutrinria, entretenimento e terapia, alm de se observar a importncia da utilizao da arte como poderosa ferramenta pedaggica. A Arte Esprita, na sua finalidade precpua de transformao interior, pode ser apresentada nos mais diversificados meios de comunicao tanto no meio esprita, quanto fora dele, alcanando a mdia, praas, palcos de auditrios, universidades, teatros, etc.

2.3 Em quais modalidades Artsticas pode a Arte Esprita expressar-se? A Arte Esprita abrange todas as modalidades de arte que intentem expressar no seu conjunto a mensagem e os valores da Doutrina Esprita. A veiculao pode dar-se por meio de teatro, msica, cinema, televiso, literatura, poesia e prosa, dana, pintura, desenho, arte digital, etc.

2.4 Em quais circunstncias podemos empregar a Arte Esprita? As diversas modalidades de expresso artstica podem ser estimuladas ou desenvolvidas de uma maneira geral nos ncleos espritas ou em eventos especficos, tais como: 1. Na divulgao de contedo doutrinrio nas atividades de evangelizao infanto-juvenil (teatro infantil, fantoches, msicas, dana, literatura infantil, jogral, etc.); 2. Nos eventos de confraternizao para harmonizar e/ou alegrar o ambiente (coral, grupos de msica, jogral/poesia); 3. Na harmonizao em palestras e eventos comemorativos (coral, grupos de msica, dana, pequenas dramatizaes, poesia, etc.); 4. Nas reunies de assistncia espiritual com algum carter comemorativo (palestra com arte, msica, declamao de poesia); 5. Nos eventos artsticos beneficentes para ajudar instituies espritas nas suas necessidades financeiras (peas teatrais, grupos de msicas, etc.); 6. Na divulgao da Doutrina Esprita para o grande pblico (cinema com temtica esprita, peas teatrais, grupos de msica, TV, Rdio, Internet, etc.); 7. Nos eventos especficos para grupos de arte para troca de experincias, tais como mostras de arte e shows artsticos;
8. Em algumas atividades da casa esprita onde possa usar-se a msica cantada ou

instrumental, para fins de sensibilizao e preparao do ambiente.

5 3 A FORMAO DE GRUPOS DE ARTE

As instituies espritas que desenvolverem atividades artsticas precisaro promover a formao tcnico-pedaggica-doutrinria de seus trabalhadores atravs da realizao de estudos, oficinas, fruns, participao em encontros, mostras de arte e cursos preparatrios, na busca do contnuo aperfeioamento da(s) rea(s) de atuao. Tal investimento dever sempre estar atrelado proposta da educao pela arte e principalmente do contedo doutrinrio, visto que o uso da arte apenas pela arte perde o seu propsito perante o ideal esprita. Vale ressaltar que ao fazermos uso de atividades artsticas medinicas, precisaremos redobrar nossa ateno e cuidados pela exigncia natural de preparo e disciplina, a exemplo das demais atividades, relevando-se sempre, nesses casos, a legtima autoria dos Espritos.

4 O TRABALHADOR DA ARTE ESPRITA O artista verdadeiro sempre o mdiumdas belezas eternas e o seu trabalho, em todos os tempos, foi tanger as cordas vibrteis do sentimento humano, alando-o da Terra para o infinito e abrindo, em todos os caminhos, a nsia dos coraes para Deus, nas suas manifestaes supremas de beleza, sabedoria, paz e amor.
Emmanuel O Consolador

H que se distinguir os trabalhadores espritas da arte dos artstas espritas . Enquanto os primeiros, na qualidade de trabalhador da Casa Esprita, pautam-se pelos

postulados espritas no exerccio constante de orientao, capacitao e qualificao, os segundos, caracterizam-se por profissionais do meio artstico, seguidores do Espiritismo e que, num impulso de generosidade, desejam participar do Movimento Esprita. Os artistas profissionais espritas, que produzem trabalhos com contedo moral edificante que visem garantir sua sobrevivncia com direitos autorais direcionados para o mercado comum, podem at estar trabalhando na divulgao do bem, de maneira legitima e tica, entretanto no devem utilizar as organizaes espritas nem a rede de divulgao esprita para projetos de promoo e sustentao pessoal. A promoo do bem, do belo, da harmonizao, dos valores ticos, morais e da elevao da alma, com seriedade e responsabilidade, so caminhos que daro segurana e credibilidade, para que os resultados sejam colhidos pelas instituies promotoras e realizadoras dos projetos artsticos.

As produes individuais devero ser acolhidas, desde que analisadas e ajustadas aos critrios e padres estabelecidos com base na proposta esprita de construo do bem. O artista, a exemplo dos demais trabalhadores, tambm passa por necessidade de reajustes e crescimento espiritual. Portanto, deve compreender que a arte na qual se desenvolve oportunidade de estudo e equilbrio no campo das emoes por intermdio do Evangelho de Jesus e das claridades trazidas pela Doutrina Esprita. Cabe ao trabalhador da Arte Esprita conscientizar-se de que os trabalhos artsticos nos quais se acha envolvido so seara do Cristo em favor do prximo e dele mesmo.

5 RECOMENDAES Considerando-se que em se tratando de arte os contedos e interpretaes podem ser subjetivos e que a arte pode ser individualista, levando-se em conta nveis pessoais de evoluo como sentimentos, conhecimentos, inspiraes, criatividades, gostos e preferncias do artista e que, semelhante aos demais trabalhos realizados numa Casa Esprita, podemos encontrar em um mesmo grupo divergncias conceituais quanto ao belo, o harmnico, o doutrinrio, ou mesmo quanto a convenincias e outros mais; Considerando-se que o produto artstico uma interpretao sob a tica individual do artista e que, em tese, tudo poderia vir a ser considerado como arte e, sendo esprita, receberia o rtulo de Arte Esprita; Considerando-se que sendo a arte, como as demais atividades desenvolvidas na Casa Esprita, um trabalho que expe a Doutrina para a sociedade; Considerando-se o momento de estruturao por que passam as atividades de produo artstica em todos os nveis do Movimento Esprita e a possibilidade de equvocos na divulgao do Espiritismo; Considerando por fim o mandato recebido dos Espritos Superiores, para que a Arte seja usada como instrumento de evangelizao e de divulgao da Doutrina, prudente tornase fazer-se as seguintes RECOMENDAES: 1. Estimular/Incentivar a criao de grupos de trabalho que desenvolvam atividades ligadas s mais diversas manifestaes artsticas; 2. Acolher/orientar os trabalhadores espritas que possuam aptido ou interesse em desenvolver obras de arte vinculadas Doutrina Esprita; 3. Promover mostras/seminrios/fruns/congressos com as instituies de arte esprita existentes no Brasil, bem como, com as instituies espritas que se destaquem pelo

trabalho que realizam nas mais diversas manifestaes artsticas com vistas a conhecer as suas experincias e coletar subsdios para a elaborao de projetos que incrementem e desenvolvam a arte esprita; 4. Promover o estudo do Espiritismo na Arte a partir do desenvolvimento de um plano pedaggico a ser elaborado em parceria com os trabalhadores da arte esprita representantes das Federativas Estaduais, bem como, dos artistas espritas associados s instituies de arte esprita; 5. Propor e promover uma campanha nacional que estimule/oriente e incremente a arte nas instituies espritas, em suas mais diversas modalidades e atividades; 6. Criar na estrutura organizacional da instituio um setor ou comisso para conhecimento e acompanhamento dos trabalhos artsticos, a fim de que a tarefa no fique somente sob a responsabilidade de uma pessoa ou do grupo artstico envolvido, e sim como uma produo coletiva do produto a ser apresentado; 7. Adotar medidas para que os dirigentes espritas responsveis pela promoo de evento com apresentao artstica conheam previamente e acompanhem a obra que ser apresentada, evitando-se dessa forma, surpresas constrangedoras durante a exposio; 8. Evitar o uso da pardia (colocar contedo doutrinrio em obras j consagradas do pblico no esprita). H que se ter cuidado para no adoo de conduta considerada ilegal para com os direitos autorais, com a possibilidade, ainda, de remeter-se a outras sintonias bem diversas das que o momento exige, podendo envolver negativamente os desencarnados; 9. Avaliar com senso crtico a qualidade tcnica e doutrinria do trabalho para apresentaes dentro e fora da casa esprita, principalmente no meio no esprita. Lembrar que as pessoas envolvidas na arte, antes de serem artistas, so trabalhadores espritas; 10. Envidar todos os esforos para que o grupo artstico esteja vinculado a, pelo menos, uma instituio esprita, para que no desenvolva suas atividades isoladas, sem o amparo espiritual, de retaguarda, de uma instituio e que os trabalhadores da Arte Esprita filiem-se s instituies, que, por sua vez, se filiaro s federativas e estas FEB, buscando orientao, assessoramento, fomento e capacitao dos trabalhadores; 11. Promover o hbito do estudo doutrinrio contnuo, da orao e da permanente avaliao da melhoria dos trabalhadores envolvidos em atividades artsticas, assim como nas demais atividades da Casa Esprita, considerando que os frequentes contatos com os aplausos, bajulaes e elogios do pblico, podem, em alguns casos, converter-se em

exaltao vaidade, ao orgulho, ao personalismo e criar dificuldades de relacionamento na equipe de trabalho; 12. Redobrar, juntamente com o mdium, os cuidados no caso de tratar-se de trabalhos artsticos medinicos. Deve o trabalhador dessa rea ser detentor de conhecimentos relativos a seu preparo, conscincia e responsabilidade, convicto de que a obra no deve ser comercializada em proveito prprio; 13. Procurar integrar os trabalhadores da arte esprita s demais atividades da casa esprita, colocando-lhes o talento e a criatividade a servio dos objetivos doutrinrios. Entender e divulgar que as produes artsticas so um meio e no um fim em si mesmas. Isso evitar o risco de se ter a ateno voltada s demonstraes meramente promocionais do artista, sem benefcios para o Movimento Esprita e para a divulgao do Espiritismo; 14. Envidar esforos para que os projetos relacionados Arte Esprita sejam institucionais, garantindo assim maior segurana na execuo dos objetivos propostos. Projetos pessoais demonstram a manifestao prpria de cada um, restringindo-se a ngulos de viso. No necessariamente representam a fidelidade do pensamento, da cultura e da Arte Esprita; 15. Visar sempre o fortalecimento do Movimento de Unificao e da qualidade do produto esprita. Para tal, compete a realizao de gestes junto s instituies vinculadas ao Movimento Esprita, que apresentem trabalhos especializados, tais como as produtoras de audiovisual, editoras de obras literrias, distribuidoras e lojas estruturadas. Essas promoes objetivam divulgar as orientaes espritas quanto estruturao, com a finalidade de integrao s demais instituies espritas e rede de divulgao que permeia o Movimento; 16. Garantir que as produes promovidas, apoiadas e chanceladas pelo Movimento Esprita e pelas instituies especializadas, recebam tratamento jurdico adequado com relao s questes de direitos autorais, de forma que os recursos fluam para a finalidade de cobertura dos custos das produes artsticas, para a divulgao do Espiritismo e para a criao e manuteno de projetos sociais, resguardando-se a sustentabilidade da instituio; 17. Deliberar para que a utilizao da Arte Esprita na divulgao do Espiritismo, fora da Casa Esprita, receba tratamento tcnico e esttico, profissional, adequado s mdias que sero utilizadas;

18. Buscar preservar a fidelidade doutrinria seja qual for a modalidade artstica escolhida, para, dessa forma, atender aos propsitos da Arte Esprita, quais sejam promover o bem, o belo, a harmonizao, os valores ticos, morais e a elevao da alma; 19. Acompanhar as aes operacionais e as definies em nvel de atuao das instituies envolvidas. 20. Recomenda-se especial ateno quanto aos direitos autorais, no que se refere a CD, DVD, de msicas, peas de teatro etc., sendo necessrio que se firme Termo de Cesso de Direitos Autorais relativos Publicao e Veiculao de Obra Literria Artstica, que pode ser gratuito ou oneroso (dispondo percentual em favor do autor ou obra social por ele indicada), cujo termo deve seguir o disposto no art. 5, inc. XXVII da Constituio Federal do Brasil/1988 e os artigos 5, inc. I, IV; 7, inc. VII; 22; 29, inc. I, V, VII, VIII, alneas b, d, e, f; 30 e 81 da Lei n 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 que consolida a legislao sobre direitos autorais.

6 MENSAGEM PERANTE A ARTE E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardar os vossos coraes e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Paulo (Filipenses, 4:7) Colaborar na Cristianizao da Arte, sempre que se lhe apresentar ocasio. A Arte deve ser o Belo criando o Bem. Repelir, sem crtica azeda, as expresses artsticas, torturadas que exaltem a animalidade ou a extravagncia. O trabalho artstico que trai a Natureza nega a si prprio. Burilar incansavelmente as obras artsticas de qualquer gnero. Melhoria buscada, perfeio entrevista. Preferir as composies artsticas de feitura esprita integral, preservando-se a pureza doutrinria. A arte enobrecida estende o poder do amor. Examinar com antecedncia as apresentaes artsticas para as reunies festivas nos arraiais espritas, dosando-as e localizando-as segundo as condies das assembleias a que se destinem. A apresentao artstica como o ensinamento: deve observar condies e lugar.
Andr Luiz Conduta Esprita Psicografia: Waldo Vieira

10

7 REFERNCIAS
DENIS, Lon. O Espiritismo na Arte. Rio de Janeiro: Arte e Cultura, 1990. KARDEC, Allan. A gnese: os milagres e as predies segundo o Espiritismo. Trad. de Guillon Ribeiro da 5. ed. francesa. 48. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Cap. 1, it. 55. ______. O livro dos espritos: princpios da Doutrina Esprita. Trad. de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Q. 566 e 625. ______. O livro dos mdiuns ou guia dos mdiuns e dos evocadores. Trad. de Guillon Ribeiro da 49. ed. francesa. 76. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. It. 137. ______. O que o Espiritismo: noes elementares do mundo invisvel, pelas manifestaes dos Espritos. 52. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Cap. 1: Espiritismo e Espiritualismo. ______. Obras pstumas. Traduzida da 1. ed. francesa por Guillon Ribeiro. 37. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. p. 157 e 158. VIEIRA, Waldo. Conduta esprita. Pelo Esprito Andr Luiz. 29. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. XAVIER, Francisco Cndido. O consolador. Pelo Esprito Emmanuel. 26. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Q. 161. ______. Fonte viva. Pelo Esprito Emmanuel. 33. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Cap. 57. ______. Os mensageiros. Pelo Esprito Andr Luiz. 41. ed. Rio de Janeiro:FEB, 2004. Cap. 32. ______. Sinal Verde. Pelo Esprito Andr Luiz. So Paulo: Petit, 2004. Pref. de Emmanuel.

8 COMISSO DA ARTE ESPRITA (Novembro de 2009-2010) 1. Fbio Peluso Representante do ICEB e Clube de Arte (fabiopeluso@clubedearte.org.br) 2. Jos Raimundo de Lima Representante da Regio Nordeste (joseraimundodelima@hotmail.com) 3. Marcus Azuma Representante da Regio Sul (azumapanda@gmail.com) 4. Marisa Priolli dos S. Fonseca Rep. Conselho Superior da FEB (marisa.priolli@uol.com.br) 5. Marival Veloso de Matos - representante da Regio Centro (uembh@uembh.org.br) 6. Rogrio F. da Silva Representante da ABRARTE (rogerio@neartes.org.br) 7. Sandra Farias de Moraes Representante da Regio Norte (sandra.moraes@pmm.am.gov.br)

You might also like