You are on page 1of 120

Medium voltage products

VD4 Disjuntores de mdia tenso a vcuo 12...36 kV - 630...3150 A - 16...50 kA

Indice ndice

4 12 64 68 95

1. Descrio 2. Escolha e pedido 3. Caractersticas especficas do produto 4. Dimenses gerais 5. Esquema eltrico de circuito

1. Descrio

Os novos disjuntores VD4 representam a sntese entre a comprovada tecnologia da ABB no projeto e realizao de ampolas a vcuo, e a excelncia no design, na engenharia e na produo dos disjuntores. Os disjuntores de mdia tenso VD4 empregam ampolas a vcuo encapsuladas em plos. Esta tcnica de construo faz com que os polos do disjuntor sejam particularmente robustos e protege a ampola das pancadas, dos depsitos de p e da umidade. A ampola a vcuo aloja os contatos e constitui a cmara de interrupo.

A interrupo da corrente no vcuo O disjuntor a vcuo no precisa de um meio de interrupo e isolante. De fato, a ampola no contm material ionizvel. Quando ocorre o destaque dos contatos tem-se, de qualquer maneira, a gerao de um arco eltrico que constitudo exclusivamente pela fuso e vaporizao do material dos contatos. O arco eltrico permanece sustentado pela energia externa at a corrente ser anulada nas proximidades do zero natural. Neste instante, a reduo brusca da densidade de carga transportada e a rpida condensao do vapor metlico, conduzem a um restabelecimento extremamente rpido das propriedades dieltricas. A ampola a vcuo readquire assim a capacidade isolante e a capacidade de sustentar a tenso transitria de retorno, extinguindo o arco definitivamente. Visto que no vcuo possvel atingir uma elevada rigidez dieltrica, mesmo com distncias mnimas, a interrupo

1 2 3 4

5 6 7

8 9 10

Tcnica de interrupo no vcuo Contatos a vcuo protegidos contra a oxidao e contaminao Ampola a vcuo encapsulada no polo Ampola protegida contra pancadas, p e umidade Funcionamento em diferentes condies climticas Limitada energia de manobra Comando com acmulo de energia com dispositivo antibombeamento de srie Fcil personalizao com uma gama completa de acessrios Verso fixa e extravel Dimenses compactas Plos vedados para a vida operativa Robustez e confiabilidade Manuteno limitada Extrao e insero do disjuntor com a porta fechada Manobras erradas e perigosas impedidas graas presena de bloqueios especficos no comando e no carro Elevada compatibilidade ambiental

1 2 3 4 5 6

Terminal superior Ampola a vcuo Invlucro/polo Cubo do contato mvel Terminal inferior Conexo exvel

7 8 9 10

Forquilha com mola da biela Biela Fixao do plo Ligao com o comando

Ampola a vcuo encapsulada no polo.

do circuito tambm garantida quando a separao dos contatos acontece poucos milsimos de segundo antes de a corrente passar pelo zero natural. A geometria especial dos contatos e o material empregado, juntamente com a durao reduzida do arco e com a baixa tenso do arco, garantem um desgaste mnimo dos contatos e uma longa durao. O vcuo tambm impede a oxidao e contaminao deles. Comando A baixa velocidade dos contatos, aliada excurso reduzida e pequena massa, limitam a energia necessria para a manobra, garantindo assim um desgaste extremamente reduzido do sistema. Desta maneira, o disjuntor necessita de uma manuteno limitada. Os disjuntores VD4 utilizam um comando mecnico com acmulo de energia e disparo livre; estas caractersticas permitem manobras de abertura e

fechamento independentes da ao do operador. O comando mecnico de simples concepo e emprego, podendo ser personalizado com uma ampla gama de acessrios instalveis fcil e rapidamente. Esta simplicidade traduz-se numa maior confiabilidade do aparelho. A estrutura O comando e os plos so fixados em uma armao metlica que tambm exerce a funo de suporte para o disjuntor na verso fixa. A estrutura compacta garante robustez e confiabilidade mecnica. A verso extravel, alm dos contatos de isolamento e do cordo com tomada para a ligao dos circuitos auxiliares, complementada por um carro para a insero e extrao com porta fechada no quadro ou no invlucro.

1. Descrio

Princpio de interrupo das ampolas ABB


Em uma ampola a vcuo, o arco eltrico comea no instante em que os contatos se separam, mantendo-se at o zero de corrente, e pode ser afetado pelo campo magntico. Arco difundido ou contrado no vcuo Aps a separao dos contatos, tem-se a formao de pontos individuais de fuso na superfcie do ctodo. Isso provoca a formao de vapores metlicos que suportam o arco.O arco difundido caracteriza-se pela expanso na superfcie do contato e pela solicitao trmica

uniformemente distribuda.No valor nominal de corrente da ampola, o arco eltrico sempre do tipo difundido. A eroso do contato muito pequena e o nmero de interrupes muito alto.Com o aumento do valor da corrente interrompida (ultrapassando o valor nominal), o arco eltrico tende a se transformar de difundido a contrado pelo efeito Hall. Partindo do nodo, o arco se contrai e, gradualmente com o aumento da corrente, tende a se concentrar. Na rea em questo tem-se um aumento da temperatura com a conseqente solicitao trmica do contato.Para evitar o superaquecimento e a eroso dos contatos, o arco mantido em rotao;com a rotao, o arco assemelha-se a um condutor mvel atravs do qual passa a corrente.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Arco difundido Contrao no nodo. Contrao no nodo e no ctodo.

Desenho esquemtico da transio de arco difundido a arco contrado em uma ampola a vcuo.

1 Terminal 2 Proteo 3 Fole metlico 4 Invlucro da ampola 5 Blindagem 6 Isolador cermico

7 Blindagem 8 Contatos 9 Terminal 10 Invlucro da ampola

Ampola a vcuo

A geometria em espiral dos contatos das ampolas a vcuo da ABB A especial geometria dos contatos em espiral cria um campo magntico radial em cada zona da coluna do arco concentrada nas circunferncias dos contatos. Tem-se a auto-gerao de uma fora eletromagntica que atua tangencialmente, provocando a rotao rpida do arco ao redor do eixo dos contatos. Desta maneira, o arco obrigado a rodar e atingir uma superfcie mais ampla se comparada com a atingida por um arco contrado fixo.

Tudo isso, alm de limitar a solicitao trmica dos contatos, torna a eroso dos contatos insignificante e, sobretudo, permite controlar o processo de interrupo mesmo com correntes de curto-circuito muito elevadas. As ampolas a vcuo da ABB so do tipo com corrente zero e isentas de reignio. A rpida reduo da densidade de corrente e a rpida condensao dos vapores metlicos simultaneamente ao instante zero de corrente, permitem restabelecer a mxima rigidez dieltrica entre os contatos da ampola em poucos milsimos de segundo.

Corrente de curto-circuito Corrente, Tenso Tenso do arco Tenso do sistema Interrupo da corrente de curto-circuito

Separao do contato

Tempo

Tenso de retorno (freqncia do sistema) Tenso transitria de retorno (TRV) (alta freqncia)

Geometria do contato com campo magntico radial com um arco rodando no vcuo.

Andamentos da corrente e da tenso em uma fase individual durante a interrupo no vcuo.

1. Descrio

Verses disponveis
Os disjuntores VD4 esto disponveis nas verses fixa e extravel com comando frontal. A verso extravel est disponvel para quadros UniGear ZS1, ZS8.2 e UniSec e para invlucros PowerCube e Powerbloc.

Campos de emprego
Os disjuntores VD4 so empregados na distribuio eltrica para o comando e proteo de cabos, linhas areas, subestaes de transformao e distribuio, motores, transformadores, geradores e bancos de capacitores.

Normas
Os disjuntores VD4 esto em conformidade com as normas IEC 62271-100, VDE 0671-part. 100, CEI EN 62271-100 fascculo 7642 (2005-5)) e com as normas dos principais pases industrializados. Os disjuntores VD4 foram submetidos aos testes indicados a seguir e garantem a segurana e confiabilidade da aparelhagem em servio em todas as instalaes. Testes de tipo: aquecimento, resistncia de isolamento freqncia industrial, resistncia de isolamento de impulso atmosfrico, resistncia corrente de curta durao e de pico, durao mecnica, capacidade de fechamento e de interrupo das correntes de curto-circuito. Testes individuais: isolamento com tenso de freqncia industrial dos circuitos principais, isolamento dos circuitos auxiliares e de comando, medio da resistncia dos circuitos principais, funcionamento mecnico e eltrico.

Comandos de elevada confiabilidade porque caracterizados por um nmero reduzido de componentes e produzidos com sistemas para a produo de grandes quantidades Manuteno extremamente reduzida e simples Acessrios comuns a toda a gama Acessrios eltricos fcil e rapidamente instalveis ou substituveis graas cablagem preparada com conectores de tomada-soquete Dispositivo mecnico antibombeamento previsto de srie Alavanca de carga da mola de fechamento incorporada Bloqueio por chave com disjuntor aberto Proteo nos botes de abertura e fechamento para manobra com ferramenta especial Bloqueio com cadeados dos botes de manobra

Acessrios
Os disjuntores VD4 dispem de uma gama completa de acessrios que permite satisfazer todas as exigncias de instalao. O comando dispe de uma gama unificada de acessrios e de peas de reposio fceis de identificar e encomendar. A instalao dos acessrios feita comodamente pela parte frontal do disjuntor. A ligao eltrica feita com conectores tomada-soquete. O uso, a manuteno e a operao do aparelho so simples e exigem um emprego limitado de recursos.

Segurana de funcionamento
Graas gama completa de bloqueios mecnicos e eltricos (disponveis a pedido), com os disjuntores VD4 possvel realizar quadros de distribuio seguros. Os dispositivos de bloqueio foram concebidos para impedir operaes erradas e permitir a inspeo das plantas, garantindo a mxima segurana para o operador. Os bloqueios com chave ou cadeados habilitam operaes de abertura e de fechamento e/ou insero e extrao. O dispositivo de extrao com porta fechada permite extrair e inserir o disjuntor no quadro s com a porta fechada. Bloqueios antiintroduo impedem a introduo dos disjuntores com correntes nominais diferentes e a manobra de insero e extrao com o disjuntor fechado.

M L I H G

Comando do disjuntor A Contatos auxiliares aberto/fechado B Motor de engrenagens para a carga da mola de fechamento C Alavanca incorporada de carga da mola de fechamento D Sinalizador mecnico de disjuntor aberto/fechado E Contador de operaes mecnico F Conectores tomada-soquete dos acessrios eltricos situados no carro

G Sinalizador de mola de fechamento carregada/ descarregada H Rels de servio I Boto de fechamento L Boto de abertura M Eletrom de bloqueio do comando N Rel de abertura suplementar O Contato transitrio P Contatos de sinalizao de mola carregada/descarregada

1. Descrio

Caractersticas gerais da srie VD4 (*) Os disjuntores a vcuo da srie VD4 satisfazem as especificaes das seguintes normas: VDE 00670, parte 1000 IEC 62271-1 VDE 00671, parte 100 IEC 62271-100 CEI EN 62271-100 fascculo 7642 (2005-5)
(*)

Para informaes sobre os disjuntores de 12 kV 1250...4000 A 50/63 kA e 36/40,5 kV 630...2500 A 16...40 kA ver o catlogo tcnico GCBA520PO102.

Tenso nominal

(1)

kV Hz A kA kA s p (mm) 16 ... 31,5 40 ... 80 3 / 150 - 275 205 - 310 450 - 700 424 461 - 599 73 - 105 H (mm)
c a b

12 50 - 60 630 . . . 4000 (2) 40 100 3 / 210 - 275 310 570 - 700 424 599 (5)

Freqncia nominal Corrente trmica nominal Capacidade de interrupo e corrente de curta durao Capacidade de fechamento Tempo admissvel da corrente de curta durao Verso fixa / extravel

50 125 3 / 210 - 275 310 600 - 750 459 608 (7) (3)

63 158 3 / 275 310 750 459 677 260

Dimenses gerais mximas (verso fixa)

H p

a (mm) b (mm) c (mm) kg

Peso Plos encapsulados Plos montados

94 - 180

147 - 260

Documentao tcnica

Para aprofundar os aspectos tcnicos e aplicativos dos disjuntores VD4, solicite-nos as seguintes publicaes: Mdulos PowerCube cd. 1VCP000091 Mdulos PowerBloc cd. BA441/03E Quadros UniGear ZS1 cd. 1VCP000138 Quadros ZS8.4 cd.. L2288 Unidade REF542 plus cd. 1VTA100001 Unidade de proteo PR512 cd. 1VCP000055

10

17,5 50 - 60 630 . . . 4000 16 ... 31,5 40 ... 80 3 / 150 - 275 205 - 310 450 - 700 424 461 - 599 73 - 105 (5) (2)

24 50 - 60 630 . . . 3150 16 ... 31,5 40 ... 80 3 / 210 - 275 310 570 - 700 424 631 - 661 100 - 110 (2)

36 50-60 630 3150 16 ... 31,5 40 ... 80 3 / 275 328 / 280 786 / 853 492 / 789 876 / 973
(6) (6) (6) (6)

40,5 50-60 630 3150 16 40 40 100 4 / 280 - 360 328 895


(6) (4)

40 ... 50 100 ... 125 3 / 210 - 275 310 570 - 700 424 599 (5) (7)

- 1000
(6)

555 - 686 1575

94 - 180

170 / 210

290 - 350

Tenso de teste segundo as normas IEC 62271-1 tabela 1a, VDE 0670, parte 1000, lista 2 (2) Com ventilao forada (3) A pedido, valores mais elevados (4) 360 mm para a verso xa, 280 mm para a verso extravel (5) Interruptor com dissipador 616 mm (2500A) (6) Verso extravel (7) Interruptor com dissipador 634 mm (3150A)
(1)

Sistema de Qualidade Em conformidade com as Normas ISO 9001, certificado por entidade independente. Laboratrio de ensaios Em conformidade com as Normas UNI CEI EN ISO/IEC 17025, homologado por entidade independente.

Sistema de Gesto Ambiental Em conformidade com as Normas ISO 14001, certificado por entidade independente. Sistema de Gesto da Sade e Segurana Em conformidade com as Normas OHSAS 18001, certificado por entidade independente.

11

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntor VD4 xo (12 kV)

Disjuntor Normas Tenso nominal Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C)

VD4 12 (1) IEC 62271-100 VDE 0671; CEI EN 62271-100- Arquivo 7642 Ur [kV] 12 Us [kV] 12 Ud (1 min) [kV] 28 Up [kV] 75 fr [Hz] 50-60 Ir [A] 630 16 20 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 1250 40 40 100 1250 40 40 100 1250 50 50 125 1250 50 50 125

Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito)

Isc [kA]

25 31,5 16 20

Corrente nominal suportvel de curta durao (3s)

Ik [kA]

25 31,5 40 50 63 80

Capacidade de fechamento

Ip [kA]

Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento
I I

[O - 0,3 s - CO - 15 s - CO]

[ms] 33 ... 60 [ms] 10 ... 15 [ms] 43 ... 75 [ms] 60 ... 80 H [mm] 461 L [mm] 450
H L P

461 570 424 210 75 7406

461 700 424 275 79

461 450 424 150 73 7405

461 570 424 210 75 7406

461 700 424 275 79

589 570 424 210 84

589 700 424 275 84

610 600 459 210 146

610 750 459 275 158

Dimenses gerais mximas Peso

P [mm] 424 Distncia entre os plos I [mm] 150 [kg] 73 TN 7405 1VCD IEC: 60068-2-30, 60721-2-1 IEC: 62271-1

Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica

000051

000051 003282 003285 003440 003441

[C] - 5 ... + 40

(1) Os disjuntores de at 1250 A e 31,5 kA possuem polos em poliamida.

12

12 12 28 75 50-60 1600 20 25 31,5 20 25 31,5 50 63 80 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 599 450 424 150 93 599 570 424 210 98 7407 599 700 424 275 105 7408 589 570 424 210 84 589 700 424 275 84 610 600 459 210 146 610 750 459 275 158 599 570 424 210 98 7407 599 700 424 275 105 7408 610 600 459 210 146 610 750 459 275 158 599 570 424 210 98 7407 599 700 424 275 105 7408 610 750 459 275 163 635 700 424 275 140 636 750 459 275 177 1600 20 25 31,5 20 25 31,5 50 63 80 1600 20 25 31,5 20 25 31,5 50 63 80 1600 40 40 100 1600 40 40 100 1600 50 50 125 1600 50 50 125 2000 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 2000 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 2000 50 50 125 2000 50 50 125 2500 20 25 31,5 20 25 31,5 50 63 80 2500 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 2500 50 50 125 3150 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 3150 50 50 125

000050 - 5 ... + 40

003282 003285 003440 003441

003440 003441

003441 000149 003443

13

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntor VD4 xo (17,5 kV)

Disjuntor Normas Tenso nominal Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C)

VD4 17 (1) IEC 62271-100 VDE 0671; CEI EN 62271-100- Arquivo 7642 Ur [kV] 17,5 Us [kV] 17,5 Ud (1 min) [kV] 38 Up [kV] 95 fr [Hz] 50-60 Ir [A] 630 16 20 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 1250 40 40 100 1250 40 40 100 1250 50 50 125 1250 50 50 125

Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito)

Isc [kA]

25 31,5 16 20

Corrente nominal suportvel de curta durao (3s)

Ik [kA]

25 31,5 40 50 63 80

Capacidade de fechamento

Ip [kA]

Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento
I I

[O - 0,3 s - CO - 15 s - CO]

[ms] 33 ... 60 [ms] 10 ... 15 [ms] 43 ... 75 [ms] 60 ... 80 H [mm] 461 L [mm] 450
H L P

461 570 424 210 75 7406

461 700 424 275 79

461 450 424 150 73 7405

461 570 424 210 75 7406

461 700 424 275 79

589 570 424 210 84

589 700 424 275 84

610 600 459 210 146

610 750 459 275 158

Dimenses gerais mximas Peso Quadro normalizado das dimenses

P [mm] 424 Distncia entre os plos I [mm] 150 [kg] 73 TN 7405 1VCD IEC: 60068-2-30, 60721-2-1 IEC: 62271-1

000051

000051 003282 003285 003440 003441

Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica

[C] - 5 ... + 40

(1) Os disjuntores de at 1250 A e 31,5 kA possuem polos em poliamida.

14

17,5 17,5 38 95 50-60 1600 20 25 31,5 20 25 31,5 50 63 80 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 599 570 424 210 98 7407 599 700 424 275 105 7408 589 570 424 210 84 003282 589 700 424 275 84 003285 610 600 459 210 146 003440 610 750 459 275 158 003441 599 570 424 210 98 7407 599 700 424 275 105 7408 610 600 459 210 146 003440 610 750 459 275 158 003441 599 570 424 210 98 599 700 424 275 105 7407 610 750 459 275 163 7408 003441 635 700 424 275 140 000149 636 750 459 275 177 003443 1600 20 25 31,5 20 25 31,5 50 63 80 1600 40 40 100 1600 40 40 100 1600 50 50 125 1600 50 50 125 2000 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 2000 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 2000 50 50 125 2000 50 50 125 2500 20 25 31,5 20 25 31,5 50 63 80 2500 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 2500 50 50 125 3150 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 3150 50 50 125

- 5 ... + 40

15

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntor VD4 xo (24 kV)

Disjuntor Normas Tenso nominal Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C) Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito)

VD4 24 IEC 62271-100 VDE 0671; CEI EN 62271-100- Arquivo 7642 Ur [kV] 24 Us [kV] 24 Ud (1 min) [kV] 50 Up [kV] 125 fr [Hz] 50-60 Ir [A] 630 16 Isc [kA] 20 25 16 630 16 20 25 16 20 25 40 50 63 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 1250 16 20 25 16 20 25 40 50 63 1600 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 2000 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 2500 25 31,5 25 31,5 63 80

Corrente nominal suportvel de curta durao (3s)

Ik [kA]

20 25 40 50 63

Capacidade de fechamento

Ip [kA]

Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento
I I

[O - 0,3 s - CO - 15 s - CO] [ms] 33 ... 60 [ms] 10 ... 15 [ms] 43 ... 75 [ms] 60 ... 80 H [mm] 631 L [mm] 570 P [mm] 424
L P

631 700 424 275 104 7410

631 570 424 210 100/106 7409 000172


(1) (1)

631 700 424 275 104 7410

642 700 424 275 110 7411

642 700 424 275 110 7411

642 700 424 275 110 7411

Dimenses gerais mximas Peso

Distncia entre os plos I [mm] 210 [kg] 100 TN 7409 1VCD [C] - 5 ... + 40 IEC: 60068-2-30, 60721-2-1 IEC: 62271-1

Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica


(1) Verso 31,5 kA

16

Disjuntor VD4 xo (36 kV)

Disjuntor Normas Tenso nominal Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C) Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito) Corrente nominal suportvel de curta durao (3s)

VD4 36 IEC 62271-100 VDE 0671; CEI EN 62271-100- Arquivo 7642 Ur [kV] 36 Us [kV] 36 Ud (1 min) [kV] 70 Up [kV] 170 fr [Hz] 50-60 Ir [A] 1250 Isc [kA] 31,5 Ik [kA] 31,5 Ip [kA] 80 [O - 0,3 s - CO - 15 s - CO] [ms] 35 ... 60 [ms] 10 ... 15 [ms] 45 ... 75 [ms] 60 ... 80
I I

1600 31,5 31,5 80

2000 31,5 31,5 80

2500 (*) 31,5 31,5 80

Capacidade de fechamento Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento Dimenses gerais mximas Peso Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica
(*) Entre em contato com a ABB

H [mm] 564 L [mm] 778 P [mm] 468

564 778 468 275 150 1VYN300901-LT

564 778 468 275 170 1VYN300901-LT

H L P

Distncia entre os plos I [mm] 275 [kg] 150 TN 1VYN300901-LT [C] - 5 ... + 40 IEC: 60068-2-30, 60721-2-1 IEC: 62271-1

17

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Tipos de disjuntores disponveis na verso xa


Completar o disjuntor escolhido com os acessrios a pedido indicados nas prximas pginas.

Disjuntor fixo VD4 sem terminais inferiores e superiores (12 kV)


Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] H=461 P=424 kV kA u/l=205 l/g=217,5 I=150 L=450 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 20 25 31,5 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5
H L P u/l l/g I = altura do disjuntor = largura do disjuntor = profundidade do disjuntor = distncia entre os terminais superior e inferior = distncia entre o terminal inferior e a superfcie de apoio do disjuntor = distncia horizontal entre os plos

H=589 P=424 u/l=310 l/g=238 I=210 L=570 I=275 L=700 I=210 L=570 I=275 L=700

H=599 P=424 u/l=310 l/g=237,5 I=150 L=450 I=210 L=570 I=275 L=700

H=610 P=459 u/l=310 l/g=237 I=210 L=600 I=275 L=750

H=636 P=459 u/l=310 l/g=237 I=275 L=750 VD4 12.06.16 p150 VD4 12.06.20 p150 VD4 12.06.25 p150 VD4 12.06.32 p150 VD4 12.12.16 p150 VD4 12.12.20 p150 VD4 12.12.25 p150 VD4 12.12.32 p150 Tipo de disjuntor

630 630 630 630 1250 1250 1250 1250 1600 1600 1600 630 630 630 630 1250 1250 1250 1250 1250 1250 1600 1600 1600 1600 1600 2000 2000 2000 2000 2000 2500 2500 2500

VD4 12.16.20 p150 VD4 12.16.25 p150 VD4 12.16.32 p150 VD4 12.06.16 p210 VD4 12.06.20 p210 VD4 12.06.25 p210 VD4 12.06.32 p210 VD4 12.12.16 p210 VD4 12.12.20 p210 VD4 12.12.25 p210 VD4 12.12.32 p210 VD4 12.12.40 p210 VD4 12.12.50 p210 VD4 12.16.20 p210 VD4 12.16.25 p210 VD4 12.16.32 p210 VD4 12.16.40 p210 VD4 12.16.50 p210 VD4 12.20.20 p210 VD4 12.20.25 p210 VD4 12.20.32 p210 VD4 12.20.40 p210 VD4 12.20.50 p210 VD4 12.25.20 p210 VD4 12.25.25 p210 VD4 12.25.32 p210

12

18

Disjuntor fixo VD4 sem terminais inferiores e superiores (12 kV)


Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] H=461 P=424 kV kA u/l=205 l/g=217,5 I=150 L=450 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 1600 1600 2000 2000 2000 2000 2000 2500 2500 2500 2500 2500 3150 3150 3150 3150 3150 50 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50
H L P u/l l/g I = altura do disjuntor = largura do disjuntor = profundidade do disjuntor = distncia entre os terminais superior e inferior = distncia entre o terminal inferior e a superfcie de apoio do disjuntor = distncia horizontal entre os plos

H=589 P=424 u/l=310 l/g=238 I=210 L=570 I=275 L=700 630 630 630 630 1250 1250 1250 1250 1250 I=210 L=570 I=275 L=700

H=599 P=424 u/l=310 l/g=237,5 I=150 L=450 I=210 L=570 I=275 L=700

H=610 P=459 u/l=310 l/g=237 I=210 L=600 I=275 L=750

H=636 P=459 u/l=310 l/g=237 I=275 L=750 VD4 12.06.16 p275 VD4 12.06.20 p275 VD4 12.06.25 p275 VD4 12.06.32 p275 VD4 12.12.16 p275 VD4 12.12.20 p275 VD4 12.12.25 p275 VD4 12.12.32 p275 VD4 12.12.40 p275 1250 VD4 12.12.50 p275 VD4 12.16.20 p275 VD4 12.16.25 p275 VD4 12.16.32 p275 VD4 12.16.40 p275 VD4 12.16.50 p275 VD4 12.20.20 p275 VD4 12.20.25 p275 VD4 12.20.32 p275 VD4 12.20.40 p275 VD4 12.20.50 p275 VD4 12.25.20 p275 VD4 12.25.25 p275 VD4 12.25.32 p275 VD4 12.25.40 p275 VD4 12.25.50 p275 VD4 12.32.20 p275 VD4 12.32.25 p275 VD4 12.32.32 p275 VD4 12.32.40 p275 VD4 12.32.50 p275 Tipo de disjuntor

1600 1600 1600

12

19

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntor fixo VD4 sem terminais inferiores e superiores (17,5 kV)


Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] H=461 P=424 kV kA u/l=205 l/g=217,5 I=150 L=450 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 16 20 25 630 630 630 630 1250 1250 1250 1250 630 630 630 630 1250 1250 1250 1250 1250 1250 1600 1600 1600 1600 1600 2000 2000 2000 2000 2000 2500 2500 2500 I=210 L=570 I=275 L=700 H=589 P=424 u/l=310 l/g=238 I=210 L=570 I=275 L=700 H=599 P=424 u/l=310 l/g=237,5 I=150 L=450 I=210 L=570 I=275 L=700 H=610 P=459 u/l=310 l/g=237 I=210 L=600 I=275 L=750 H=635 P=459 u/l=310 l/g=237,5 I=275 L=750 VD4 17.06.16 p150 VD4 17.06.20 p150 VD4 17.06.25 p150 VD4 17.06.32 p150 VD4 17.12.16 p150 VD4 17.12.20 p150 VD4 17.12.25 p150 VD4 17.12.32 p150 VD4 17.06.16 p210 VD4 17.06.20 p210 VD4 17.06.25 p210 VD4 17.06.32 p210 VD4 17.12.16 p210 VD4 17.12.20 p210 VD4 17.12.25 p210 VD4 17.12.32 p210 VD4 17.12.40 p210 VD4 17.12.50 p210 VD4 17.16.20 p210 VD4 17.16.25 p210 VD4 17.16.32 p210 VD4 17.16.40 p210 VD4 17.16.50 p210 VD4 17.20.20 p210 VD4 17.20.25 p210 VD4 17.20.32 p210 VD4 17.20.40 p210 VD4 17.20.50 p210 VD4 17.25.20 p210 VD4 17.25.25 p210 VD4 17.25.32 p210 Tipo de disjuntor

17,5

31,5 40 50 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5

H L P u/l l/g I

= altura do disjuntor = largura do disjuntor = profundidade do disjuntor = distncia entre os terminais superior e inferior = distncia entre o terminal inferior e a superfcie de apoio do disjuntor = distncia horizontal entre os plos

20

Disjuntor fixo VD4 sem terminais inferiores e superiores (17,5 kV)


Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] H=461 P=424 kV kA u/l=205 l/g=217,5 I=150 L=450 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 1600 1600 2000 2000 2000 2000 2000 2500 2500 2500 2500 2500 3150 3150 3150 3150 3150 50 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50
H L P u/l l/g I = altura do disjuntor = largura do disjuntor = profundidade do disjuntor = distncia entre os terminais superior e inferior = distncia entre o terminal inferior e a superfcie de apoio do disjuntor = distncia horizontal entre os plos

H=589 P=424 u/l=310 l/g=238 I=210 L=570 I=275 L=700 630 630 630 630 1250 1250 1250 1250 1250 I=210 L=570 I=275 L=700

H=599 P=424 u/l=310 l/g=237,5 I=150 L=450 I=210 L=570 I=275 L=700

H=610 P=459 u/l=310 l/g=237 I=210 L=600 I=275 L=750

H=635 P=459 u/l=310 l/g=237,5 I=275 L=750 VD4 17.06.16 p275 VD4 17.06.20 p275 VD4 17.06.25 p275 VD4 17.06.32 p275 VD4 17.12.16 p275 VD4 17.12.20 p275 VD4 17.12.25 p275 VD4 17.12.32 p275 VD4 17.12.40 p275 1250 VD4 17.12.50 p275 VD4 17.16.20 p275 VD4 17.16.25 p275 VD4 17.16.32 p275 VD4 17.16.40 p275 VD4 17.16.50 p275 VD4 17.20.20 p275 VD4 17.20.25 p275 VD4 17.20.32 p275 VD4 17.20.40 p275 VD4 17.20.50 p275 VD4 17.25.20 p275 VD4 17.25.25 p275 VD4 17.25.32 p275 VD4 17.25.40 p275 VD4 17.25.50 p275 VD4 17.32.20 p275 VD4 17.32.25 p275 VD4 17.32.32 p275 VD4 17.32.40 p275 VD4 17.32.50 p275 Tipo de disjuntor

1600 1600 1600

17,5

21

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntor fixo VD4 sem terminais inferiores e superiores (24 kV)


Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] H=631 P=424 kV kA u/l=310 l/g=282,5 I=210 L=570 16 20 25 16 20 25 31,5 16 20 25 16 24 20 25 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 25 31,5
H L P u/l l/g I = = = = = =

H=642 P=424 u/l=310 l/g=282,5 I=275 L=700 I=275 L=700 VD4 24.06.16 p210 VD4 24.06.20 p210 VD4 24.06.25 p210 VD4 24.12.16 p210 VD4 24.12.20 p210 VD4 24.12.25 p210 VD4 24.12.32 p210 630 630 630 1250 1250 1250 1600 1600 1600 1600 2000 2000 2000 2000 2500 2500 VD4 24.06.16 p275 VD4 24.06.20 p275 VD4 24.06.25 p275 VD4 24.12.16 p275 VD4 24.12.20 p275 VD4 24.12.25 p275 VD4 24.16.16 p275 VD4 24.16.20 p275 VD4 24.16.25 p275 VD4 24.16.32 p275 VD4 24.20.16 p275 VD4 24.20.20 p275 VD4 24.20.25 p275 VD4 24.20.32 p275 VD4 24.25.25 p275 VD4 24.25.32 p275 Tipo de disjuntor

630 630 630 1250 1250 1250 1250

altura do disjuntor largura do disjuntor profundidade do disjuntor distncia entre os terminais superior e inferior distncia entre o terminal inferior e a superfcie de apoio do disjuntor distncia horizontal entre os plos

22

Disjuntor fixo VD4 sem terminais inferiores e superiores (36 kV)


Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] H=876 P=478,5 kV kA u/l=328 l/g=428,5 I=275 L=786 1250 A 36 31,5 1600 A 2000 A 2500 A (* )
H L P u/l l/g I (*) = = = = = = = altura do disjuntor largura do disjuntor profundidade do disjuntor distncia entre os terminais superior e inferior distncia entre o terminal inferior e a superfcie de apoio do disjuntor distncia horizontal entre os plos entre em contato com a ABB

Tipo de disjuntor

VD4 36.12.32 p275 VD4 36.16.32 p275 VD4 36.20.32 p275 VD4 36.25.32 p275

Equipamento de srie dos disjuntores fixos As verses bsicas dos disjuntores fixos so tripolares e equipadas com: comando manual do tipo EL sinalizador mecnico de mola de fechamento carregada/ descarregada sinalizador mecnico de disjuntor aberto/fechado boto de fechamento, boto de abertura, contador de operaes conjunto de dez contatos auxiliares de disjuntor aberto/ fechado
Nota: com o conjunto de dez contatos auxiliares fornecidos de srie e com o mximo das aplicaes eltricas, esto disponveis trs contatos de fechamento (sinalizao de disjuntor aberto) e cinco contatos de abertura (sinalizao de disjuntor fechado).

alavanca para a carga manual da mola de fechamento bloco de terminais de apoio dos circuitos auxiliares.
VD4 - at 24 kV VD4 - 36 kV

23

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1 (12 kV)

Disjuntor Normas Tenso nominal Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C)
(1)

VD4/P 12 (3) IEC 62271-100 VDE 0671; CEI EN 62271-100- Arquivo 7642 Ur [kV] 12 Us [kV] 12 Ud (1 min) [kV] 28 Up [kV] 75 fr [Hz] 50-60 Ir [A] 630 16 20 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 1250 40 40 100 1250 40 40 100 1250 50 50 125 1600 20 25 31,5 20 25 31,5 50 63 80 1600 20 25 31,5 20 25 31,5 50 63 80

Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito)

Isc [kA]

25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80

Corrente nominal suportvel de curta durao (3s)

Ik [kA]

Capacidade de fechamento

Ip [kA]

Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento
I I

[O - 0,3 s - CO - 15 s - CO] [ms] 33 ... 60 [ms] 10 ... 15 [ms] 43 ... 75 [ms] 60 ... 80 H [mm] 628 L [mm] 503 P [mm] 662
L P

628 503 662 150 116 7412

691 653 641 210 174 003284

691 853 642 275 176 003286

691 681 643 210 180 003444

691 653 642 210 160 7415

691 853 642 275 166 7416

Dimenses gerais mximas Peso

Distncia entre os plos I [mm] 150 [kg] 116 TN 7412 1VCD [C] - 5 ... + 40 IEC: 60068-2-30, 60721-2-1 IEC: 62271-1

Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica

(1) Corrente nominal garantida com disjuntor instalado em quadro UniGear ZS1 e com temperatura ambiente de 40 C. (2) At a 4000 A com ventilao forada. (3) Os disjuntores de at 1250 A e 31,5 kA possuem polos em poliamida.

24

12 12 28 75 50-60 1600 40 40 100 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 691 653 641 210 174 003284 - 5 ... + 40 691 853 642 275 176 003286 691 681 643 210 180 003444 691 853 643 275 193 003445 691 653 642 210 160 7415 691 853 642 275 166 7416 691 681 643 210 190 003444 691 853 643 275 205 003445 691 853 640 275 186 7417 691 853 643 275 225 003446 730 853 640 275 221 000153 742 853 643 275 240 003447 1600 40 40 100 1600 50 50 125 1600 50 50 125 2000 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 2000 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 2000 50 50 125 2000 50 50 125 2500 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 2500 50 50 125 3150 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100
(2)

3150 50 50 125

(2)

25

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1 (17,5 kV)

Disjuntor Normas Tenso nominal Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C)
(1)

VD4/P 17 (3) IEC 62271-100 VDE 0671; CEI EN 62271-100- Arquivo 7642 Ur [kV] 17,5 Us [kV] 17,5 Ud (1 min) [kV] 38 Up [kV] 95 fr [Hz] 50-60 Ir [A] 630 16 20 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 1250 40 40 100 1250 40 40 100 1250 50 50 125 1600 20 25 31,5 20 25 31,5 50 63 80 1600 20 25 31,5 20 25 31,5 50 63 80

Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito)

Isc [kA]

25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80

Corrente nominal suportvel de curta durao (3s)

Ik [kA]

Capacidade de fechamento

Ip [kA]

Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento
I I

[O - 0,3 s - CO - 15 s - CO] [ms] 33 ... 60 [ms] 10 ... 15 [ms] 43 ... 75 [ms] 60 ... 80 H [mm] 632 L [mm] 503 P [mm] 664
L P

632 503 664 150 116 7412

691 653 641 210 174 003284

691 853 642 275 176 003286

691 681 643 210 180 003444

691 653 642 210 160 7415

691 853 642 275 166 7416

Dimenses gerais mximas Peso

Distncia entre os plos I [mm] 150 [kg] 116 TN 7412 1VCD [C] - 5 ... + 40 IEC: 60068-2-30, 60721-2-1 IEC: 62271-1

Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica

(1) Corrente nominal garantida com disjuntor instalado em quadro UniGear ZS1 e com temperatura ambiente de 40 C (2) At a 4000 A com ventilao forada. (3) Os disjuntores de at 1250 A e 31,5 kA possuem polos em poliamida.

26

17,5 17,5 38 95 50-60 1600 40 40 100 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 691 653 641 210 174 003284 - 5 ... + 40 691 853 642 275 176 003286 691 681 643 210 180 003444 691 853 643 275 193 003445 691 653 642 210 160 7415 691 853 642 275 166 7416 691 681 643 210 190 003444 691 853 643 275 205 003445 691 853 640 275 186 7417 691 853 643 275 225 003446 730 853 640 275 221 000153 742 853 643 275 240 003447 1600 40 40 100 1600 50 50 125 1600 50 50 125 2000 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 2000 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 2000 50 50 125 2000 50 50 125 2500 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 2500 50 50 125 3150 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100
(2)

3150 50 50 125

(2)

27

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1 (24 kV)

Disjuntor Normas Tenso nominal Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tensione di tenuta ad impulso Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C)
(1)

VD4/P 24 IEC 62271-100 VDE 0671; CEI EN 62271-100- Arquivo 7642 Ur [kV] 24 Us [kV] 24 Ud (1 min) [kV] 50 Up [kV] 125 fr [Hz] 50-60 Ir [A] 630 16 20 25 16 630 16 20 25 16 20 25 40 50 63 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 1250 16 20 25 16 20 25 40 50 63 1600 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 2000 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 2500 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80
(2)

3150 31,5 31.5 80

(3)

Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curtocircuito)

Isc [kA]

Corrente nominal suportvel de curta durao (3s)

Ik [kA]

20 25 40 50 63

Capacidade de fechamento

Ip [kA]

Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento
I I

[O - 0,3 s - CO - 15 s - CO] [ms] 33 ... 60 [ms] 10 ... 15 [ms] 43 ... 75 [ms] 60 ... 80 H [mm] 794 L [mm] 653 P [mm] 802

794 853 802 275 148 7414

794 653 802 210 140/146 7413 000173


(4) (4)

794 853 802 275 148 7414

838 853 790 275 228 7418

838 853 790 275 228 7418

838 853 790 275 228 7418

838 853 790 275 277 000177

Dimenses gerais mximas Peso

H L P

Distncia plos I [mm] 210 [kg] 140 TN 7413 1VCD [C] - 5 ... + 40 IEC: 62271-1

Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao


(1) (2) (3) (4)

IEC: 60068-2-30, 60721-2-1

Compatibilidade eletromagntica

Corrente nominal garantida com disjuntor instalado em quadro UniGear ZS1 e com temperatura ambiente de 40 C. 2300 A corrente nominal garantida com ventilao natural; 2500 A corrente nominal garantida com ventilao forada. 2700 A corrente nominale garantita con ventilazione naturale; 3150 A corrente nominal garantida com ventilao forada. Verso 31,5 kA.

28

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS2 e mdulos PowerCube (36 kV)

Disjuntor Normas Tenso nominal Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C)
(1)

VD4/W 36 IEC 62271-100 VDE 0671; CEI EN 62271-100- Arquivo 7642 Ur [kV] 36 Us [kV] 36 Ud (1 min) [kV] 70 Up [kV] 170 fr [Hz] 50-60 Ir [A] 1250 Isc [kA] 31,5 Ik [kA] 31,5 1600 31,5 31,5 80 2000 31,5 31,5 80 2500 (*) 31,5 31,5 80

Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito)

Corrente nominal suportvel de curta durao (3s)

Capacidade de fechamento Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento
I I

Ip [kA] 80 [O - 0,3 s - CO - 15 s - CO] [ms] 33 ... 60 [ms] 10 ... 15 [ms] 45 ... 75 [ms] 60 ... 80 H [mm] 973 L [mm] 842 P [mm] 788

973 842 788 275 230 1VYN300901-KG

973 842 788 275 230 1VYN300901-KG

973 842 788 275

Dimenses gerais mximas Peso

H L P

Distncia entre os plos I [mm] 275 [kg] 230 TN 1VYN300901-KG [C] - 5 ... + 40 IEC: 60068-2-30, 60721-2-1 IEC: 62271-1

Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica


(*) Entre em contato com a ABB

29

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Tipos de disjuntores extraveis disponveis para quadros UniGear ZS1


Completar o disjuntor escolhido com os acessrios a pedido indicados nas prximas pginas.

Disjuntor extravel VD4 (12 kV)


Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] L=650 kV kA I=150 u/l=205 =35 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50 12 20 25 31,5 40 50 40 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50
L = I = u/l = = largura do disjuntor. distncia horizontal entre os plos. distncia entre os terminais superior e inferior. dimetro dos contatos de isolamento.

L=800 I=210 u/l=310 =79

L=1000 I=275 u/l=310 =79

L=1000 I=275 u/l=310 =109

L=1000 I=275 u/l=310 =109 VD4/P 12.06.16 p150 VD4/P 12.06.20 p150 VD4/P 12.06.25 p150 VD4/P 12.06.32 p150 VD4/P 12.12.16 p150 VD4/P 12.12.20 p150 VD4/P 12.12.25 p150 VD4/P 12.12.32 p150 Tipo de disjuntor

630 630 630 630 1250 1250 1250 1250 1250 1250 1600 1600 1600 1600 1600 2000 2000 2000 2000 2000 1250 1600 1600 1600 1600 1600 2000 2000 2000 2000 2000

VD4/P 12.12.40 p210 VD4/P 12.12.50 p210 VD4/P 12.16.20 p210 VD4/P 12.16.25 p210 VD4/P 12.16.32 p210 VD4/P 12.16.40 p210 VD4/P 12.16.50 p210 VD4/P 12.20.20 p210 VD4/P 12.20.25 p210 VD4/P 12.20.32 p210 VD4/P 12.20.40 p210 VD4/P 12.20.50 p210 VD4/P 12.12.40 p275 VD4/P 12.16.20 p275 VD4/P 12.16.25 p275 VD4/P 12.16.32 p275 VD4/P 12.16.40 p275 VD4/P 12.16.50 p275 VD4/P 12.20.20 p275 VD4/P 12.20.25 p275 VD4/P 12.20.32 p275 VD4/P 12.20.40 p275 VD4/P 12.20.50 p275

30

Disjuntor extravel VD4 (12 kV)


Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] L=650 kV kA I=150 u/l=205 =35 20 25 31,5 40 12 50 20 25 31,5 40 50
L = largura do disjuntor. I = distncia horizontal entre os plos. u/l = distncia entre os terminais superior e inferior. = dimetro dos contatos de isolamento. (1) At a 4000 A com ventilao forada.

L=800 I=210 u/l=310 =79

L=1000 I=275 u/l=310 =79

L=1000 I=275 u/l=310 =109 2500 2500 2500 2500 2500

L=1000 I=275 u/l=310 =109 VD4/P 12.25.20 p275 VD4/P 12.25.25 p275 VD4/P 12.25.32 p275 VD4/P 12.25.40 p275 VD4/P 12.25.50 p275 3150 (1) 3150 3150 3150 3150
(1) (1) (1) (1)

Tipo de disjuntor

VD4/P 12.32.20 p275 VD4/P 12.32.25 p275 VD4/P 12.32.32 p275 VD4/P 12.32.40 p275 VD4/P 12.32.50 p275

31

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntor extravel VD4 (17,5 kV) para quadro UniGear ZS1


Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] L=650 kV kA I=150 u/l=205 =35 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50 17,5 20 25 31,5 40 50 40 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50
L = I = u/l = = largura do disjuntor. distncia horizontal entre os plos. distncia entre os terminais superior e inferior. dimetro dos contatos de isolamento.

L=800 I=210 u/l=310 =79

L=1000 I=275 u/l=310 =79

L=1000 I=275 u/l=310 =109

L=1000 I=275 u/l=310 =109 VD4/P 17.06.16 p150 VD4/P 17.06.20 p150 VD4/P 17.06.25 p150 VD4/P 17.06.32 p150 VD4/P 17.12.16 p150 VD4/P 17.12.20 p150 VD4/P 17.12.25 p150 VD4/P 17.12.32 p150 Tipo de disjuntor

630 630 630 630 1250 1250 1250 1250 1250 1250 1600 1600 1600 1600 1600 2000 2000 2000 2000 2000 1250 1600 1600 1600 1600 1600 2000 2000 2000 2000 2000

VD4/P 17.12.40 p210 VD4/P 17.12.50 p210 VD4/P 17.16.20 p210 VD4/P 17.16.25 p210 VD4/P 17.16.32 p210 VD4/P 17.16.40 p210 VD4/P 17.16.50 p210 VD4/P 17.20.20 p210 VD4/P 17.20.25 p210 VD4/P 17.20.32 p210 VD4/P 17.20.40 p210 VD4/P 17.20.50 p210 VD4/P 17.12.40 p275 VD4/P 17.16.20 p275 VD4/P 17.16.25 p275 VD4/P 17.16.32 p275 VD4/P 17.16.40 p275 VD4/P 17.16.50 p275 VD4/P 17.20.20 p275 VD4/P 17.20.25 p275 VD4/P 17.20.32 p275 VD4/P 17.20.40 p275 VD4/P 17.20.50 p275

32

Disjuntor extravel VD4 (17,5 kV) para quadro UniGear ZS1


Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] L=650 kV kA I=150 u/l=205 =35 20 25 31,5 40 17,5 50 20 25 31,5 40 50
L = largura do disjuntor. I = distncia horizontal entre os plos. u/l = distncia entre os terminais superior e inferior. = dimetro dos contatos de isolamento. (1) At a 4000 A com ventilao forada.

L=800 I=210 u/l=310 =79

L=1000 I=275 u/l=310 =79

L=1000 I=275 u/l=310 =109 2500 2500 2500 2500 2500

L=1000 I=275 u/l=310 =109 VD4/P 17.25.20 p275 VD4/P 17.25.25 p275 VD4/P 17.25.32 p275 VD4/P 17.25.40 p275 VD4/P 17.25.50 p275 3150 3150 3150 3150 3150
(1) (1) (1) (1) (1)

Tipo de disjuntor

VD4/P 17.32.20 p275 VD4/P 17.32.25 p275 VD4/P 17.32.32 p275 VD4/P 17.32.40 p275 VD4/P 17.32.50 p275

33

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntor extravel VD4 (24 kV) para quadro UniGear ZS1


Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] L=800 kV kA I=210 u/l=310 =35 16 20 25 16 20 25 31,5 16 20 25 16 20 25 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 31,5
L = largura do disjuntor I = distncia horizontal entre os plos u/l = distncia entre os terminais superior e inferior = dimetro dos contatos de isolamento (1) 2500 A corrente nominal garantida com ventilao forada (2) 3150 A corrente nominal garantida com ventilao forada

L=1000 I=275 u/l=310 =35

L=1000 I=275 u/l=310 =79

L=1000 I=275 u/l=310 =109 VD4/P 24.06.16 p210 VD4/P 24.06.20 p210 VD4/P 24.06.25 p210 VD4/P 24.12.16 p210 VD4/P 24.12.20 p210 VD4/P 24.12.25 p210 VD4/P 24.12.32 p210 Tipo de disjuntor

630 630 630 1250 1250 1250 1250 630 630 630 1250 1250 1250 1600 1600 1600 1600 2000 2000 2000 2000 2300 2300 2300 2300
(1) (1) (1) (1)

VD4/P 24.06.16 p275 VD4/P 24.06.20 p275 VD4/P 24.06.25 p275 VD4/P 24.12.16 p275 VD4/P 24.12.20 p275 VD4/P 24.12.25 p275 VD4/P 24.16.16 p275 VD4/P 24.16.20 p275 VD4/P 24.16.25 p275 VD4/P 24.16.32 p275 VD4/P 24.20.16 p275 VD4/P 24.20.20 p275 VD4/P 24.20.25 p275 VD4/P 24.20.32 p275 VD4/P 24.25.16 p275 VD4/P 24.25.20 p275 VD4/P 24.25.25 p275 VD4/P 24.25.32 p275 2700
(2)

24

VD4/P 24.32.32 p275

34

Disjuntor extravel VD4 (36 kV)


Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] H=951 L=788 kV kA u/l=380 =399 I=275 P=778 1250 A 36 31,5 1600 A 2000 A 2500 A *
H L u/l I P (*) = = = = = = =
( )

Tipo de disjuntor

VD4/W 36.12.32 p275 VD4/W 36.16.32 p275 VD4/W 36.20.32 p275 VD4/W 36.25.32 p275

altura do disjuntor largura do disjuntor distncia entre os terminais superior e inferior dimetro dos contatos de isolamento distncia horizontal entre os plos profundidade do disjuntor entre em contato com a ABB

Equipamento de srie dos disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1, ZS2 e painis similares As verses bsicas dos disjuntores extraveis so tripolares e equipadas com: comando manual do tipo EL sinalizador mecnico de mola de fechamento carregada/ descarregada sinalizador mecnico de disjuntor aberto/fechado boto de fechamento boto de abertura contador de operaes conjunto de dez contatos auxiliares de disjuntor aberto/ fechado

eletrom de bloqueio no carro (obrigatrio para quadros ABB). Este dispositivo impede a insero do disjuntor no quadro com os circuitos auxiliares no conectados (tomada no introduzida no soquete) intertravamento da porta (obrigatrio para quadros ABB); este dispositivo impede a insero do disjuntor quando a porta do quadro estiver aberta.

Nota: com o conjunto de dez contatos auxiliares fornecidos de srie e com o mximo das aplicaes eltricas, esto disponveis trs contatos de fechamento (sinalizao de disjuntor aberto) e quatro contatos de abertura (sinalizao de disjuntor fechado)

alavanca para a carga manual da mola de fechamento contatos de isolamento cordo com conector (s tomada) para circuitos auxiliares, com pinos de contraste que impedem a introduo da tomada no soquete se a corrente nominal do disjuntor for inferior corrente nominal do painel alavanca de extrao/insero (a quantidade deve ser definida em funo do nmero de aparelhos pedidos)

VD4 - at 24 kV

VD4 - 36 kV

35

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntores extraveis para mdulos PowerCube (12 kV)

Disjuntor

VD4/P 12 ( 3) Mdulo PowerCube PB1 IEC 62271-100 VDE 0671; CEI EN 62271-100- Arquivo 7642 Ur [kV] 12 Us [kV] 12 Ud (1 min) [kV] 28 Up [kV] 75 fr [Hz] 50-60
(1)

VD4/W 12 (3) PB2 12 12 28 75 50-60 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 628 503 662 150 116 7412 691 653 642 210 135 7420 - 5 ... + 40 691 853 642 210 135 7420 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80

Normas Tenso nominal

Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C)

Ir [A] 630 16 20

Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito)

Isc [kA]

25 31,5 16 20

Corrente nominal suportvel de curta durao (3s)

Ik [kA]

25 31,5 40 50 63 80

Capacidade de fechamento

Ip [kA]

Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento
I I

[O - 0,3 s - CO - 15 s - CO] [ms] 33 ... 60 [ms] 10 ... 15 [ms] 43 ... 75 [ms] 60 ... 80 H [mm] 628 L [mm] 503
H L P

Dimenses gerais mximas Peso

P [mm] 662 Distncia plos I [mm] 150 [kg] 116 TN 7412 1VCD [C] - 5 ... + 40 IEC: 60068-2-30, 60721-2-1 IEC: 62271-1

Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica

(1) Corrente nominal garantida com disjuntor instalado em caixa PowerCube e com temperatura ambiente de 40 C. (2) At a 4000 A com ventilao forada. (3) Os disjuntores de at 1250 A e 31,5 kA possuem polos em poliamida.

36

VD4/P 12 PB2 12 12 28 75 50-60 1250 40 40 100 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 691 653 641 210 174 003284 - 5 ... + 40 691 681 643 210 180 003444 691 653 642 210 160 7415 691 653 641 210 174 003284 691 681 643 210 180 003444 690 653 642 210 160 7415 691 681 643 210 190 003444 691 853 640 275 186 7417 1250 50 50 125 1600 20 25 31.5 20 25 31.5 50 63 80 1600 40 40 100 1600 50 50 125 2000 20 25 31.5 40 20 25 31.5 40 50 63 80 100 2000 50 50 125 2500 20 25 31.5 40 20 25 31.5 40 50 63 80 100 PB3 12 12 28 75 50-60 2500 50 50 125 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 691 853 643 275 225 003445 - 5 ... + 40

VD4/W 12 PB3 12 12 28 75 50-60 3150 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 730 853 640 275 221 000152 - 5 ... + 40 730 853 640 275 221 000152
(2)

3150 (2) 20 25 31.5 40 20 25 31.5 40 50 63 80 100

37

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntores extraveis para mdulos PowerCube (17,5 kV)

Disjuntor

VD4/P 17 ( 3) Mdulo PowerCube PB1 IEC 62271-100 VDE 0671; CEI EN 62271-100- Arquivo 7642 Ur [kV] 17,5 Us [kV] 17,5 Ud (1 min) [kV] 38 Up [kV] 95 fr [Hz] 50-60
(1)

VD4/W 17 (3) PB2 17,5 17,5 38 95 50-60 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 628 503 662 150 116 7412 691 653 642 210 135 7420 - 5 ... + 40 691 853 642 210 135 7420 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80

Normas Tenso nominal

Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C)

Ir [A] 630 16 20 Isc [kA] 25 31,5 16 20

Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito)

Corrente nominal suportvel de curta durao(3s)

Ik [kA]

25 31,5 40 50 63 80

Capacidade de fechamento

Ip [kA]

Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento
I I

[O - 0,3 s - CO - 15 s - CO] [ms] 33 ... 60 [ms] 10 ... 15 [ms] 43 ... 75 [ms] 60 ... 80 H [mm] 628 L [mm] 503
H L P

Dimenses gerais mximas Peso

P [mm] 662 Distncia plos I [mm] 150 [kg] 116 TN 7412 1VCD [C] - 5 ... + 40 IEC: 60068-2-30, 60721-2-1 IEC: 62271-1

Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica

(1) Corrente nominal garantida com disjuntor instalado em caixa PowerCube e com temperatura ambiente de 40 C (2) At a 4000 A com ventilao forada. (3) Os disjuntores de at 1250 A e 31,5 kA possuem polos em poliamida.

38

VD4/P 17 PB2 17,5 17,5 38 95 50-60 1250 40 40 100 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 691 653 641 210 174 003284 - 5 ... + 40 691 681 643 210 180 003444 691 653 642 210 160 7415 691 653 641 210 174 003284 691 681 643 210 180 003444 690 653 642 210 160 7415 691 681 643 210 190 003444 1250 50 50 125 1600 20 25 31,5 20 25 31,5 50 63 80 1600 40 40 100 1600 50 50 125 2000 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 2000 50 50 125 PB3 17,5 17,5 38 95 50-60 2500 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 691 853 640 275 186 7417 - 5 ... + 40 691 853 643 275 225 003445 2500 50 50 125

VD4/W 17 PB3 17,5 17,5 38 95 50-60 3150 50 50 125 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 691 853 643 275 240 003596 - 5 ... + 40 730 853 640 275 221 000152
(2)

3150 20 25 31,5 40 20 25 31,5 40 50 63 80 100

(2)

39

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntores extraveis para mdulos PowerCube (24 kV)

Disjuntor

VD4/P 24 Mdulo PowerCube PB4 PB5 24 24 50 125 50-60 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 1600 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 794 653 802 210 140/146 7413 000173
(3) (3)

Normas Tenso nominal

IEC 62271-100 VDE 0671; CEI EN 62271-100- Arquivo 7642 Ur [kV] 24 Us [kV] 24 Ud (1 min) [kV] 50 Up [kV] 125 fr [Hz] 50-60
(1)

Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C)

Ir [A] 630 16 20 25 16

2000 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80

2500 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80

(2)

Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito)

Isc [kA]

Corrente nominal suportvel de curta durao (3s)

Ik [kA]

20 25 40 50 63

Capacidade de fechamento

Ip [kA]

Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento
I I

[O - 0,3 s - CO - 15 s - CO] [ms] 33 ... 60 [ms] 10 ... 15 [ms] 43 ... 75 [ms] 60 ... 80 H [mm] 794 L [mm] 653 P [mm] 802
L P

838 853 790 275 228 7418

838 853 790 275 228 7418

838 853 790 275 228 7418

Dimenses gerais mximas Peso

Distncia plos I [mm] 210 [kg] 140 TN 7413 1VCD [C] - 5 ... + 40 IEC: 60068-2-30, 60721-2-1 IEC: 62271-1

Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica

(1) Corrente nominal garantida com disjuntor instalado em caixa PowerCube e com temperatura ambiente de 40 C (2) 2300 A: corrente nominal ininterrupta garantida com ventilao natural; 2500 A: corrente nominal ininterrupta garantida com ventilao forada. (3) Verso 31,5 kA.

40

Tipos de disjuntores extraveis disponveis para mdulos PowerCube


Completar o disjuntor escolhido com os acessrios a pedido indicados nas prximas pginas. Disjuntor extravel VD4 (12 kV)
Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] L=650 kV kA I=150 u/l=205 =35 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 12 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50
L = largura do disjuntor. I = distncia horizontal entre os plos. u/l = distncia entre os terminais superior e inferior. = dimetro dos contatos de isolamento. (1) At a 4000 A com ventilao forada.

L=800 I=210 u/l=310 =79

L=1000 I=275 u/l=310 =79

L=1000 I=275 u/l=310 =109

L=1000 I=275 u/l=310 =109 VD4/P 12.06.16 p150 VD4/P 12.06.20 p150 VD4/P 12.06.25 p150 VD4/P 12.06.32 p150 VD4/P 12.12.16 p150 VD4/P 12.12.20 p150 VD4/P 12.12.25 p150 VD4/P 12.12.32 p150 Tipo de disjuntor

630 630 630 630 1250 1250 1250 1250 630 630 630 630 1250 1250 1250 1250 1250 1250 1600 1600 1600 1600 1600 2000 2000 2000 2000 2000 2500 2500 2500 2500 2500 3150 (1) 3150 3150 3150 3150
(1) (1) (1) (1)

VD4/W 12.06.16 p210 VD4/W 12.06.20 p210 VD4/W 12.06.25 p210 VD4/W 12.06.32 p210 VD4/W 12.12.16 p210 VD4/W 12.12.20 p210 VD4/W 12.12.25 p210 VD4/W 12.12.32 p210 VD4/P 12.12.40 p210 VD4/P 12.12.50 p210 VD4/P 12.16.20 p210 VD4/P 12.16.25 p210 VD4/P 12.16.32 p210 VD4/P 12.16.40 p210 VD4/P 12.16.50 p210 VD4/P 12.20.20 p210 VD4/P 12.20.25 p210 VD4/P 12.20.32 p210 VD4/P 12.20.40 p210 VD4/P 12.20.50 p210 VD4/P 12.25.20 p275 VD4/P 12.25.25 p275 VD4/P 12.25.32 p275 VD4/P 12.25.40 p275 VD4/P 12.25.50 p275 VD4/W 12.32.20 p275 VD4/W 12.32.25 p275 VD4/W 12.32.32 p275 VD4/W 12.32.40 p275 VD4/W 12.32.50 p275

41

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntor extravel VD4 (17,5 kV)


Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] L=650 kV kA I=150 u/l=205 =35 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 17,5 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50 20 25 31,5 40 50
L = largura do disjuntor I = distncia horizontal entre os plos u/l = distncia entre os terminais superior e inferior = dimetro dos contatos de isolamento (1) At a 4000 A com ventilao forada

L=800 I=210 u/l=310 =79

L=1000 I=275 u/l=310 =79

L=1000 I=275 u/l=310 =109

L=1000 I=275 u/l=310 =109 VD4/P 17.06.16 p150 VD4/P 17.06.20 p150 VD4/P 17.06.25 p150 VD4/P 17.06.32 p150 VD4/P 17.12.16 p150 VD4/P 17.12.20 p150 VD4/P 17.12.25 p150 VD4/P 17.12.32 p150 Tipo de disjuntor

630 630 630 630 1250 1250 1250 1250 630 630 630 630 1250 1250 1250 1250 1250 1250 1600 1600 1600 1600 1600 2000 2000 2000 2000 2000 2500 2500 2500 2500 2500 3150 3150 3150 3150 3150
(1) (1) (1) (1) (1)

VD4/W 17.06.16 p210 VD4/W 17.06.20 p210 VD4/W 17.06.25 p210 VD4/W 17.06.32 p210 VD4/W 17.12.16 p210 VD4/W 17.12.20 p210 VD4/W 17.12.25 p210 VD4/W 17.12.32 p210 VD4/P 17.12.40 p210 VD4/P 17.12.50 p210 VD4/P 17.16.20 p210 VD4/P 17.16.25 p210 VD4/P 17.16.32 p210 VD4/P 17.16.40 p210 VD4/P 17.16.50 p210 VD4/P 17.20.20 p210 VD4/P 17.20.25 p210 VD4/P 17.20.32 p210 VD4/P 17.20.40 p210 VD4/P 17.20.50 p210 VD4/P 17.25.20 p275 VD4/P 17.25.25 p275 VD4/P 17.25.32 p275 VD4/P 17.25.40 p275 VD4/P 17.25.50 p275 VD4/W 17.32.20 p275 VD4/W 17.32.25 p275 VD4/W 17.32.32 p275 VD4/W 17.32.40 p275 VD4/W 17.32.50 p275

42

Disjuntor extravel VD4 (24 kV)


Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] L=800 kV kA I=210 u/l=310 =35 16 20 25 16 20 25 31,5 16 20 24 25 31,5 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 630 630 630 1250 1250 1250 1250 1600 1600 1600 1600 2000 2000 2000 2000 2300 2300 2300 2300
(1) (1) (1) (1)

L=1000 I=275 u/l=310 =79 VD4/P 24.06.16 p210 VD4/P 24.06.20 p210 VD4/P 24.06.25 p210 VD4/P 24.12.16 p210 VD4/P 24.12.20 p210 VD4/P 24.12.25 p210 VD4/P 24.12.32 p210 VD4/P 24.16.16 p275 VD4/P 24.16.20 p275 VD4/P 24.16.25 p275 VD4/P 24.16.32 p275 VD4/P 24.20.16 p275 VD4/P 24.20.20 p275 VD4/P 24.20.25 p275 VD4/P 24.20.32 p275 VD4/P 24.25.16 p275 VD4/P 24.25.20 p275 VD4/P 24.25.25 p275 VD4/P 24.25.32 p275 Tipo de disjuntor

L = largura do disjuntor I = distncia horizontal entre os plos distncia entre os terminais superior e inferior u/l = = dimetro dos contatos de isolamento (1) At a 4000 A de corrente nominal garantida com ventilao forada.

Equipamento de srie dos disjuntores extraveis para mdulos PowerCube As verses bsicas dos disjuntores extraveis so sempre tripolares e equipadas com: comando manual do tipo EL sinalizador mecnico de mola de fechamento carregada/ descarregada sinalizador mecnico de disjuntor aberto/fechado boto de fechamento boto de abertura contador de operaes conjunto de dez contatos auxiliares de disjuntor aberto/ fechado

alavanca de extrao/insero (a quantidade deve ser definida em funo do nmero de aparelhos pedidos) eletrom de bloqueio no carro. Impede a insero do disjuntor no painel com os circuitos auxiliares no conectados (tomada no introduzida no soquete). intertravamento da porta (obrigatrio para quadros ABB); este dispositivo impede a insero do disjuntor quando a porta do quadro estiver aberta.

Nota: com o conjunto de dez contatos auxiliares fornecidos de srie e com o mximo das aplicaes eltricas, esto disponveis trs contatos de fechamento (sinalizao de disjuntor aberto) e quatro contatos de abertura (sinalizao de disjuntor fechado).

alavanca para a carga manual da mola de fechamento contatos de isolamento cordo com conector (s tomada) para circuitos auxiliares, com pinos de contraste que impedem a introduo da tomada no soquete se a corrente nominal do disjuntor for diferente da corrente nominal do painel
43

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntores extraveis para quadros ZS8.4 (12 - 17,5 - 24 kV)

Disjuntor

VD4/Z8 Painel sem diafragmas Painel com diafragmas Preussen Elektra - EON (2) Largura [mm] 650 Profundidade [mm] 1000 IEC 62271-100 VDE 0671 Ur [kV] 12 Us [kV] 12 Ud (1 min) [kV] 28 Up [kV] 75 fr [Hz] 50-60
(1)

650 1000

650 1000

650 1000

800 1200

800 1200

Normas Tenso nominal Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C)

12 12 28 75 1250 20 25 20 25 50 63

17,5 17,5 38 95 630 20 25 20 25 50 63

17,5 17,5 38 95 1250 20 25 20 25 50 63

24 24 50 125 630 16 20 25 16 20 25 40 50 63

24 24 50 125 1250 16 20 25 16 20 25 40 50 63

Ir [A] 630 Isc [kA] 20 25 Ik [kA] 20 25 Ip [kA] 50 63 [O-0,3s-CO-15s-CO] [ms] 33...60 [ms] 10...15 [ms] 43...75 [ms] 60...80 H [mm] 579 L [mm] 503 P [mm] 548

Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito) Corrente nominal admissvel de curta durao (3 s)

Capacidade de fechamento Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento
I I

579 503 548 150 116 000137

579 503 548 150 116 000137

579 503 548 150 116 000137

680 653 646 210 140 000089

680 653 646 210 140 000138

Dimenses gerais mximas Peso

H L P

Distncia plos I [mm] 150 [kg] 116 1VCD 000092 [C] 5 ... + 40 IEC 60068-2-30 IEC 60721-2-1 IEC 62271-1

Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica

(1) Corrente nominal garantida com disjuntor instalado em quadro com temperatura do ar de 40 C. (2) Tipo especial com dispositivo para a carga da mola de fechamento mediante puxador rotativo instalado fora do comando.

44

VD4/ZT8 650 1200 12 12 28 75 50-60 630 20 25 20 25 50 63 33...60 10...15 43...75 60...80 579 503 638 150 116 000093 5 ... + 40 579 503 638 150 116 000134 579 503 638 150 116 000134 579 503 638 150 116 000134 680 653 646 210 140 000090 680 653 646 210 140 000136 1250 20 25 20 25 50 63 630 20 25 20 25 50 63 1250 20 25 20 25 50 63 630 16 20 25 16 20 25 40 50 63 1250 16 20 25 16 20 25 40 50 63 12 12 28 75 17,5 17,5 38 95 17,5 17,5 38 95 24 24 50 125 24 24 50 125 650 1200 650 1200 650 1200 800 1200 800 1200

VD4/ZS8 650 1200 12 12 28 75 50-60 630 20 25 20 25 50 63 40...60 10...15 50...75 60...80 579 503 638 150 116 000091 5 ... + 40 579 503 638 150 116 000133 680 653 646 210 140 000088 680 653 646 210 140 000135 1250 20 25 20 25 50 63 630 16 20 25 16 20 25 40 50 63 1250 16 20 25 16 20 25 40 50 63 12 12 28 75 24 24 50 125 24 24 50 125 650 1200 800 1200 800 1200

45

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntor extravel VD4/ZS8 - VD4/ZT8 - VD4/Z8 para quadros ZS8.4


Ur Isc Corrente nominal ininterrupta (40 C) [A] Painel sem diafragma L = 650 kV kA I = 150 u/l = 205 = 35 20 25 20 25 20 12 25 20 25 20 25 20 25 20 25 20 17,5 25 20 25 20 25 16 20 25 16 20 25 16 20 24 25 16 20 25 16 20 25 16 20 25
L = I = u/l = = largura do disjuntor. distncia horizontal entre os plos. distncia entre os terminais superior e inferior. dimetro dos contatos de isolamento.

Painel com diafragma L = 650 I = 150 u/l = 205 = 35 L = 800 I = 210 u/l = 310 = 35

Painel especial EON L = 650 I = 150 u/l = 205 = 35 L = 800 I = 210 u/l = 310 = 35 VD4/Z8 12.06.20 p150 VD4/Z8 12.06.25 p150 VD4/Z8 12.12.20 p150 VD4/Z8 12.12.25 p150 Tipo de disjuntor

L = 800 I = 210 u/l = 310 = 35

630 630 1250 1250 630 630 1250 1250 630 630 1250 1250 630 630 1250 1250 630 630 1250 1250 630 630 630 1250 1250 1250 630 630 630 1250 1250 1250 630 630 630 1250 1250 1250

VD4/ZT8 12.06.20 p150 VD4/ZT8 12.06.25 p150 VD4/ZT8 12.12.20 p150 VD4/ZT8 12.12.25 p150 VD4/ZS8 12.06.20 p150 VD4/ZS8 12.06.25 p150 VD4/ZS8 12.12.20 p150 VD4/ZS8 12.12.25 p150 VD4/Z8 17.06.20 p150 VD4/Z8 17.06.25 p150 VD4/Z8 17.12.20 p150 VD4/Z8 17.12.25 p150 VD4/ZT8 17.06.20 p150 VD4/ZT8 17.06.25 p150 VD4/ZT8 17.12.20 p150 VD4/ZT8 17.12.25 p150 VD4/Z8 24.06.16 p210 VD4/Z8 24.06.20 p210 VD4/Z8 24.06.25 p210 VD4/Z8 24.12.16 p210 VD4/Z8 24.12.20 p210 VD4/Z8 24.12.25 p210 VD4/ZT8 24.06.16 p210 VD4/ZT8 24.06.20 p210 VD4/ZT8 24.06.25 p210 VD4/ZT8 24.12.16 p210 VD4/ZT8 24.12.20 p210 VD4/ZT8 24.12.25 p210 VD4/ZS8 24.06.16 p210 VD4/ZS8 24.06.20 p210 VD4/ZS8 24.06.25 p210 VD4/ZS8 24.12.16 p210 VD4/ZS8 24.12.20 p210 VD4/ZS8 24.12.25 p210

46

Equipamento de srie dos disjuntores extraveis para quadros ZS8.4 As verses bsicas dos disjuntores extraveis so tripolares e equipadas com: comando manual do tipo EL sinalizador mecnico de mola de fechamento carregada/ descarregada sinalizador mecnico de disjuntor aberto/fechado boto de fechamento boto de abertura contador de operaes conjunto de dez contatos auxiliares de disjuntor aberto/ fechado
Nota: com o conjunto de dez contatos auxiliares fornecidos de srie e com o mximo das aplicaes eltricas, esto disponveis trs contatos de fechamento (sinalizao de disjuntor aberto) e quatro contatos de abertura (sinalizao de disjuntor fechado).

alavanca para a carga manual da mola de fechamento incorporada no comando para VD4/Z8 e VD4/ZT8, externa com movimento rotativo para VD4/ZS8 contatos de isolamento alavanca de extrao/insero (a quantidade deve ser definida em funo do nmero de aparelhos pedidos)

VD4/ZS8 (Preussen Elektra-EON version) dispositivo para a carga da mola de fechamento, com a porta fechada, por meio de puxador rotativo removvel e instalado fora do comando e do quadro soquete Harting de 64 pinos com intertravamento mecnico que impede a translao do disjuntor quando a tomada no est introduzida no soquete intertravamento com a porta que impede a insero da alavanca de carga da mola quando o disjuntor est fechado intertravamento com a porta e o soquete Harting de 64 pinos que impede o fechamento da porta quando a tomada no est introduzida no soquete. VD4/Z8 - VD4/ZT8 soquete Harting de 64 pinos com intertravamento mecnico que impede a translao do disjuntor quando a tomada no est introduzida no soquete.

Legenda 1) Dispositivo para a carga da mola com puxador rotativo 2) Soquete Harting 64 plus com intertravamento mecnico que impede a translao quando a tomada no est introduzida 3) Intertravamento porta - soquete - dispositivo de carga da mola (s para a verso VD4/ZS8)

47

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Disjuntores extraveis para quadros UniSwitch (unidade tipo CBW) e quadros UniMix (unidade tipo P1/E) (24 kV)

Disjuntor

VD4/US 24 UniSwitch (unidade tipo CBW) UniMix (unidade tipo P1/E) IEC 62271-100 VDE 0671; CEI EN 62271-100- Arquivo 7642 Ur [kV] 24 Us [kV] 24 Ud (1 min) [kV] 50 Up [kV] 125 fr [Hz] 50-60
(1)

(3)

VD4/US 24 24 24 50 125 50-60 1250 24 24 50 125 50-60 630


(5) (5)

(4)

24 24 50 125 50-60 1250 16 20 25 16 20 25 40 50 63 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 680 653 742 210 125 000047 - 5 ... + 40

Normas Tenso nominal

Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C)

Ir [A] 630 16 (20) Isc [kA] 20 (25) 16 (20) Ik [kA] 20 (25) 40 (50)
(5) (5) (5) (5) (5) (5)

Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito)

16 (25) 20 (25) 16 (25) 20 (25) 40 (50) 50 (63)

16 20 25 16 20 25 40 50 63 33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 680 653 742 210 125 000047 - 5 ... + 40

(5) (5)

Corrente nominal admissvel de curta durao (3 s) (2)

(5) (5)

Capacidade de fechamento Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento
I I

Ip [kA] 50 (63) [O - 0,3 s - CO - 15 s - CO]

[ms] 33 ... 60 [ms] 10 ... 15 [ms] 43 ... 75 [ms] 60 ... 80 H [mm] 680 L [mm] 653 P [mm] 742
L P

33 ... 60 10 ... 15 43 ... 75 60 ... 80 680 653 742 210 125 000047 - 5 ... + 40

Dimenses gerais mximas Peso

Distncia plos I [mm] 210 [kg] 125 1VCD 000047 [C] - 5 ... + 40 IEC: 60068-2-30, 60721-2-1 IEC 62271

Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica


(1) (2) (3) (4) (5)

Corrente nominal garantida com disjuntor extravel instalado em quadro com temperatura ambiente de 40 C O valor e a durao da corrente nominal admissvel de curta durao dependem do quadro; consulte os catlogos especcos dos quadros UniSwitch e UniMix As rodas de ativao da persiana superior do quadro UniSwitch (unidade CBW) so montadas e reguladas pelo fabricante do quadro UniSwitch As rodas de ativao da persiana superior do quadro UniMix (unidade P1/E) esto disponveis a pedido Os valores entre parnteses referem-se tenso nominal de 12 kV.

48

Disjuntor extravel para quadro UniSwitch (unidade tipo CBW) e quadros UniMix (unidade tipo P1/E) Ur Isc Corrente trmica nominal (40 C) [A] UniSwitch CBW kV kA I=210 u/l=310 =35 16 20 24 25 16 20 25
(1) I u/l

UniMix P1/E I=210 u/l=310 =79 630 630 630 1250 1250 1250 VD4/US 24.06.16 p210 VD4/US 24.06.20 p210 VD4/US 24.06.25 p210 VD4/US 24.12.16 p210 VD4/US 24.12.20 p210 VD4/US 24.12.25 p210 Tipo de disjuntor

630 630

(1) (1)

1250 1250

(1) (1)

Isc 25 kA a 12 kV. = distncia horizontal entre os plos. = distncia entre os terminais superior e inferior. = dimetro dos contatos de isolamento.

Equipamento de srie para disjuntores para quadros UniSwitch e UniMix As verses bsicas dos disjuntores extraveis so sempre tripolares e equipadas com: comando manual do tipo EL sinalizador mecnico de mola de fechamento carregada/ descarregada sinalizador mecnico de disjuntor aberto/fechado boto de fechamento boto de abertura contador de operaes conjunto de dez contatos auxiliares de disjuntor aberto/ fechado
Nota: com o conjunto de dez contatos auxiliares fornecidos de srie e com o mximo das aplicaes eltricas, esto disponveis trs contatos de fechamento (sinalizao de disjuntor aberto) e quatro contatos de abertura (sinalizao de disjuntor fechado).

alavanca para a carga manual da mola de fechamento contatos de isolamento cordo com conector (s tomada) para circuitos auxiliares, com pinos de contraste que impedem a introduo da tomada no soquete se a corrente nominal do disjuntor for diferente da corrente nominal do painel alavanca de extrao/insero (a quantidade deve ser definida em funo do nmero de aparelhos pedidos) eletrom de bloqueio no carro. Impede a insero do disjuntor no painel com os circuitos auxiliares no conectados (tomada no introduzida no soquete).

49

2. Escolha e pedido Disjuntores extraveis

Caractersticas gerais dos disjuntores extraveis para quadros UniSec

Disjuntor Normas Tenso nominal Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C)
(1)

VD4/SEC IEC 62271-100 VDE 0671; CEI EN 62271-100- Arquivo 7642 Ur [kV] 24 Us [kV] 24 Ud (1 min) [kV] 50 Up [kV] 125 fr [Hz] 50-60 Ir [A] 630 - 1250 16 Isc [kA] 20 25 16 Ik [kA] 20 25 40 Ip [kA] 50 63 [O - 0,3 s - CO - 15 s - CO] [ms] 33 ... 60 [ms] 10 ... 15 [ms] 43 ... 75 [ms] 60 ... 80
I I

Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito)

Corrente nominal admissvel de curta durao (3 s)

Capacidade de fechamento Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento

H [mm] 743 L [mm] 653 P [mm] 742

Dimenses gerais mximas

H L P

Distncia plos I [mm] 210 [kg] 133 1VCD 000190 [C] - 5 ... + 40 IEC: 60068-2-30, 60721-2-1 IEC 62271

Peso Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica

(1) Corrente nominal garantida com disjuntor extravel instalado em quadro com temperatura ambiente de 40 C.

50

Disjuntor extravel para quadro UniSec Ur kV Isc kA 16 20 24 25 16 20 25 Corrente trmica nominal (40C) [A] I=210 u/l=310 =79 630 630 630 1250 1250 1250 VD4/SEC 24.06.16 p210 VD4/SEC 24.06.20 p210 VD4/SEC 24.06.25 p210 VD4/SEC 24.12.16 p210 VD4/SEC 24.12.20 p210 VD4/SEC 24.12.25 p210 Tipo de disjuntor

I = distncia horizontal entre os plos. u/l = distncia entre os terminais superior e inferior. = dimetro dos contatos de isolamento.

Equipamento de srie para disjuntores para quadros UniSec As verses bsicas dos disjuntores extraveis so sempre tripolares e equipadas com: comando manual do tipo EL sinalizador mecnico de mola de fechamento carregada/ descarregada sinalizador mecnico de disjuntor aberto/fechado boto de fechamento boto de abertura contador de operaes conjunto de dez contatos auxiliares de disjuntor aberto/ fechado
Nota: com o conjunto de dez contatos auxiliares fornecidos de srie e com o mximo das aplicaes eltricas, esto disponveis trs contatos de fechamento (sinalizao de disjuntor aberto) e quatro contatos de abertura (sinalizao de disjuntor fechado).

alavanca para o carregamento manual da mola de fechamento incorporada no comando contatos de isolamento cordo com conector (s tomada) para circuitos auxiliares, com pinos de contraste que impedem a introduo da tomada no soquete se a corrente nominal do disjuntor for diferente da corrente nominal do painel alavanca de extrao/insero (a quantidade deve ser definida em funo do nmero de aparelhos pedidos)

51

2. Escolha e pedido Acessrios a pedido

Os acessrios identicados com o mesmo nmero so alternativos entre si.

Rel de abertura (-MO1)

Rel de abertura suplementar (-MO2)

Permite o comando de abertura distncia do aparelho. O rel pode funcionar tanto em corrente contnua, como em corrente alternada. Este rel adequado tanto para o servio instantneo, como para o servio permanente. No caso de servio instantneo, a durao mnima do impulso de corrente deve ser de 100 ms. O controle do funcionamento e da continuidade s possvel com o dispositivo STU (acessrio 21).
Caractersticas Un Un Un Limites de funcionamento Potncia absorvida no arranque (Ps) Durao do arranque Potncia de manuteno (Pc) Tempo de abertura
(1) (2)

Como acontece com o rel de abertura descrito acima, permite comandar a abertura do aparelho distncia e pode ser alimentado por um circuito completamente separado do rel (-MO1). Do rel de abertura conserva todas as caractersticas eltricas e de funcionamento. O controle do funcionamento e da continuidade s possvel com o dispositivo STU (acessrio 21).

24 - 30 - 48 - 60 - 110 - 125 - 220 - 250 V 48 - 60 - 110 - 120...127 - 220...240 - V~ 50 Hz 110 - 120 - 127 - 220 - 240 - V~ 60 Hz 70 110 % Un c.c. 200 W; c.a. = 200 VA cerca de 100 ms c.c. = 5 W; c.a. = 5 VA 40...60 ms 40...80 ms 2000 V 50 Hz (por 1 min.)

Tempo de fechamento Tenso de isolamento


(1) (2)

Vale para -MO1 e -MO2. Vale para -MC.

52

Solenide de abertura (-MO3)

Rel de fechamento (-MC)

O solenide de abertura (MO3) um rel especial com desmagnetizao para associao com rel de proteo contra as sobrecorrentes, do tipo autoalimentado. Est situado no comando (na lateral esquerda) e no alternativo ao rel de abertura suplementar (-MO2). No est disponvel para disjuntores de 40 e 50 kA. Se desejar este acessrio, especifique a opo no momento de fazer o pedido porque a aplicao posterior feita pelo cliente no possvel.
Nota: para a associao com os rels de proteo, solicite o documento: Data sheet 1VCD600854.

Permite o comando de fechamento distncia do aparelho. O rel pode funcionar tanto em corrente contnua, como em corrente alternada. Este rel adequado tanto para o servio instantneo, como para o servio permanente. No caso de servio instantneo, a durao mnima do impulso de corrente deve ser de 100 ms. Recomenda-se o emprego do rel alimentado permanentemente para realizar a funo de antifecho eltrico. Do rel de abertura conserva todas as caractersticas eltricas e de funcionamento. O controle do funcionamento e da continuidade s possvel com o dispositivo STU (acessrio 21).

53

2. Escolha e pedido Acessrios a pedido

Rel de mnima tenso (-MU)

O rel de mnima tenso est disponvel nas seguintes verses: 5A Rel de mnima tenso com alimentao obtida a montante. 5B Rel de mnima tenso com temporizador eletrnico -KT (0,5 - 1 - 1,5 - 2 - 3 s) (alimentao obtida a montante); este dispositivo entregue regulado a 0,5 s (para a regulao, ver o captulo Esquemas Eltricos).
Caractersticas Un Un Un 24 - 30 - 48 - 60 - 110 - 125 - 220 - 250 V 48 - 60 - 110 - 120 - 127 - 220...240 V~ 50 Hz 110 - 120...127 - 220...240 V~ 60 Hz abertura do disjuntor: 35-70% Un fechamento do disjuntor: 85-110% Un c.c. 200 W; c.a. = 200 VA cerca de 100 ms c.c. = 5 W; c.a. = 5 VA 60...80 ms 2000 V 50 Hz (por 1 min)

O rel de mnima tenso realiza a abertura do disjuntor em caso de reduo significativa ou ausncia de alimentao para o mesmo. Pode ser utilizado para o disparo distncia (mediante botes de tipo normalmente fechado), para o bloqueio no momento do fechamento ou para o controle da tenso nos circuitos auxiliares. O fechamento do disjuntor s possvel com o rel alimentado (o bloqueio do fechamento realizado mecanicamente). O rel pode funcionar tanto em corrente contnua, como em corrente alternada. Nota Como alternativa ao rel de mnima tenso, a pedido possvel instalar mais um rel de abertura suplementar (-MO4) com as mesmas caractersticas eltricas e de funcionamento do rel de abertura (-MO1). Ateno! Para montar o rel de abertura suplementar (-MO4), necessria uma placa especial de suporte para rels e preciso solicitar a aplicao (-MO4) no momento do pedido e no posteriormente.

Limites de funcionamento Potncia absorvida no arranque (Ps) Durao do arranque Potncia de manuteno (Pc) Tempo de abertura Tenso de isolamento

54

5a Temporizador eletrnico (-KT)

Dispositivo de excluso mecnico do rel de mnima tenso

O temporizador eletrnico deve ser montado fora do disjuntor. Permite retardar a interveno do rel com tempos prefixados e regulveis. A utilizao do rel de mnima tenso temporizado indicada, para evitar intervenes, quando a rede de alimentao do rel puder ficar sujeita a interrupes ou quedas de tenso de curta durao. Se no estiver sendo alimentado, o fechamento do disjuntor ficar inibida. O temporizador deve ser associado ao rel de mnima tenso para corrente contnua. A tenso do rel de mnima tenso deve estar compreendida no campo de trabalho do temporizador eletrnico.
Caractersticas do temporizador

Trata-se de um dispositivo mecnico que permite excluir temporariamente a interveno do rel de mnima tenso. Tem sempre sinalizao eltrica. Se desejar este acessrio, especifique a opo no momento de fazer o pedido porque a aplicao posterior feita pelo cliente no possvel.

Un
Un

24...30 - 48 - 60 - 110...127 - 220...250 V


48 - 60 - 110...127 - 220...240 - V~ 50/60 Hz

Tempo de abertura regulvel (rel + temporizador): 0,5-1-1,5-2-3 s

55

2. Escolha e pedido Acessrios a pedido

Contatos auxiliares do disjuntor (-BB1; -BB2; -BB3)

Caractersticas gerais Tenso de isolamento segundo a norma VDE 0110. Grupo C Tenso nominal Tenso de teste Corrente mxima nominal Nmero de contato Excurso dos contatos Fora de acionamento Resistncia Temperatura de armazenagem Temperatura de funcionamento Aumento de temperatura de contato Nmero de ciclos 660 V c.a. 800 V c.c. 24 V ... 660 V c.a. 2 kV 50 Hz (por 1 min) 10 A 5 6 mm ... 7 mm 26 N 3 m 20 C ... +120 C 20 C ... +70 C 20 K 30.000

Capacidade de interrupo ilimitada se forem utilizados com fusvel em srie de 10 A

possvel ter a sinalizao eltrica de disjuntor aberto/ fechado com um grupo de 15 contatos auxiliares como alternativa aos 10 previstos de srie. Nota Com o conjunto de dez contatos auxiliares fornecidos de srie e com o mximo das aplicaes eltricas, esto disponveis trs contatos de fechamento (sinalizao de disjuntor aberto) e cinco contatos de abertura (sinalizao de disjuntor fechado) se o disjuntor for fixo, ou quatro contatos de abertura (sinalizao de disjuntor fechado) se o disjuntor for extravel. Com o conjunto de 15 contatos auxiliares, dependendo das aplicaes eltricas solicitadas, esto disponveis: para disjuntor fixo: treze contatos auxiliares, repartidos diversamente entre contatos de abertura e contatos de fechamento em funo da figura escolhida do esquema eltrico; para disjuntor extravel, visto que a tomada do conector dos circuitos auxiliares tem um nmero limitado de plos: cinco contatos de fechamento (sinalizao de disjuntor aberto) e cinco contatos de abertura (sinalizao de disjuntor fechado).

Caractersticas eltricas Un 220 V c.a. 380 V c.a. 500 V c.a. 660 V c.a. 24 V c.c. Cosj = 0,7 Cosj = 0,7 Cosj = 0,7 Cosj = 0,7 1 ms 15 ms 50 ms 200 ms 1 ms 60 V c.c. 15 ms 50 ms 200 ms 1 ms 110 V c.c. 15 ms 50 ms 200 ms 1 ms 220 V c.c. 15 ms 50 ms 200 ms Corrente nominal 2,5 A 1,5 A 1,5 A 1,2 A 10 A 10 A 8A 6A 8A 6A 5A 4A 6A 4A 2A 1A 1,5 A 1A 0,75 A 0,5 A Capacidade de interrupo 25 A 15 A 15 A 12 A 12 A 12 A 10 A 7,7 A 10 A 8A 6A 5,4 A 8A 5A 4,6 A 2,2 A 2A 1,4 A 1,2 A 1A

56

Contato transitrio (-BB4)

Contato de posio (-BT3)

Este contato se fecha momentaneamente (durao > 30 ms) no momento da abertura do disjuntor comandada distncia com um rel de abertura. A indicao no fornecida quando a abertura manual e local; de fato, um contato (BB11) ativado pelo boto manual e corta a indicao do fechamento do contato transitrio (BB4). O contato transitrio ativado diretamente pelo eixo principal de manobra; portanto, a indicao s fornecida no momento da abertura efetiva dos contatos principais do disjuntor.

empregado juntamente com o m de bloqueio no comando (-RL1) para impedir o fechamento distncia do disjuntor durante a translao no compartimento. fornecido s para o disjuntor na verso extravel para quadros UniGear ZS1 e mdulos PowerCube. No fornecido quando forem pedidos os contatos transmitidos no carro (-BT1; -BT2 ).

10 Contatos transmitidos no carro (-BT1; -BT2)

Contatos transmitidos do disjuntor extravel (instalados no carro do disjuntor - s para disjuntor extravel VD4/P). Estes contatos acrescentam-se ou so uma alternativa aos contatos de posio (para a sinalizao de disjuntor extrado) situados no compartimento. Exercem tambm a funo do contato de posio (-BT3) .

57

2. Escolha e pedido Acessrios a pedido

11 Comando por motor (-MS)

12 Contatos de sinalizao de mola de fechamento carregada/descarregada (-BS2)

Realiza o carregamento automtico da mola de fechamento do comando do disjuntor. Depois do fechamento do disjuntor, o motor de engrenagens realiza o carregamento imediato da mola de fechamento. Mesmo se faltar a tenso de alimentao ou durante os servios de manuteno, a mola de fechamento pode ser carregada manualmente (atravs da alavanca prpria incorporada no comando).

constitudo por um microinterruptor que permite a sinalizao remota do estado da mola de fechamento do comando do disjuntor. So possveis as seguintes sinalizaes: contato aberto: sinalizao de mola carregada contato fechado: sinalizao de mola descarregada. As duas sinalizaes devem ser utilizadas para circuitos que tenham a mesma tenso de alimentao.

Caractersticas Un Un Limites de funcionamento Potncia no arranque (Ps) Potncia nominal (Pn) Durao do arranque Tempo de carregamento Tenso de isolamento 24...30 - 48...60 - 110...130 - 220...250 V 100...130 - 220...250 V~ 50/60 Hz 85 110% Un 40 kA c.c. c.a. c.c. c.a. = = = = 600 600 200 200 W; VA W; VA 50 kA (*) c.c. c.a. c.c. c.a. = = = = 900 900 350 350 W; VA W; VA

0,2 s 6-7 s 2000 V 50 Hz (por 1 min)

0,2 s 6-7 s 2000 V 50 Hz (por 1 min)

(*) No disponvel para verses com carro motorizado.

58

Protees e bloqueios
Esto disponveis vrios dispositivos mecnicos e eletromecnicos de bloqueio e proteo.

13 Proteo para botes de abertura e fechamento

14 Bloqueio com cadeados dos botes de abertura e fechamento

A proteo permite manobrar os botes de abertura e fechamento somente por intermdio de uma ferramenta especial.

O dispositivo permite bloquear os botes de abertura e fechamento com um mximo de trs cadeados (no fornecidos): 4 mm. Impede tambm o fechamento com comando remoto. Este bloqueio est disponvel em duas verses: 14A Ambos os botes podem ser trancados com cadeados, indiferentemente 14B O boto de abertura e/ou de fechamento pode ser trancado com cadeado separadamente.
Nota. O bloqueio 14A impede o fechamento com comando remoto; o bloqueio 14B no impede o fechamento com comando remoto.

59

2. Escolha e pedido Acessrios a pedido

15 Bloqueio por chave na posio aberta

16 m de bloqueio no comando (-RL1)

O bloqueio ativado por uma fechadura circular especial. Esto disponveis chaves diferentes (para s um disjuntor) ou chaves iguais (para vrios disjuntores). Para ativar o bloqueio, mantenha o boto de abertura pressionado, rode a chave e extraia-a da sua sede. Com a chave extrada, o boto de abertura permanece automaticamente na posio pressionada, impedindo o fechamento manual local e o fechamento eltrico por comando remoto.

Permite o acionamento do comando s com eletrom de alimentao.


Caractersticas Un Un Limites de funcionamento Potncia absorvida no arranqueo (Ps) Durao do arranque Tenso de isolamento 24 - 30 - 48 - 60 - 110 132 - 220 - 250 V 48 - 60 - 110 - 120 ... 127 220 ... 240 V~ 50/60 Hz 85 110% Un c.c. 250 W; c.a. = 250 VA 150 ms 2000 V 50 Hz (por 1 min)

Potncia absorvida em servio contnuo (Pc) c.c. = 5 W; c.a. = 5 VA

60

17 m de bloqueio no carro (-RL2)

18 Intertravamento para disjuntor fixo

Acessrio obrigatrio para as verses extraveis para quadro UniGear tipo ZS1 e mdulos PowerCube, para impedir a insero do disjuntor no quadro com a tomada dos circuitos auxiliares desconectada. A tomada realiza tambm o bloqueio anti-introduo em caso de corrente nominal diferente. Pinos de contraste especficos impedem a introduo da tomada no soquete se a corrente nominal do disjuntor for inferior corrente nominal do painel. Nota: a pedido, est disponvel uma verso especfica para os disjuntores para quadro ZS8.4.
Caractersticas Un Un Limites de funcionamento Potncia absorvida no arranque (Ps) Potncia absorvida em servio contnuo (Pc) Durao do arranque Tenso de isolamento 24 - 30 - 48 - 60 - 110 - 125 127 - 132 - 220 - 240 V 24 - 30 - 48 - 60 - 110 - 125 - 127 220 - 230 ... 240 V~ 50/60 Hz 85 110% Un c.c. 250 W; c.a. = 250 VA c.c. = 5 W; c.a. = 5 VA 150 ms 2000 V 50 Hz (por 1 min)

Dispositivo para disjuntores fixos que so transformados em seccionveis pelo cliente. Permite realizar, a cargo do cliente, um bloqueio mecnico que impede a extrao / insero com o disjuntor fechado e impede o fechamento do disjuntor durante a translao. Nota: o dispositivo deve ser solicitado no momento da encomenda porque deve ser montado e testado na fbrica.

61

2. Escolha e pedido Acessrios a pedido

19 Intertravamento mecnico com a porta

20 Carro motorizado (-MT)

Este dispositivo impede a insero do disjuntor quando a porta do quadro estiver aberta. previsto s para os disjuntores empregados em quadros UniGear ZS1 e mdulos PowerCube, munidos de atuador especfico na porta.

Permite realizar a insero e extrao, distncia, do disjuntor no quadro (somente para disjuntor na verso extravel para quadros UniGear ZS1 e ZS8.4 e mdulos PowerCube).
Caractersticas Un Limites de funcionamento Potncia nominal (Pn) 24 - 30 - 48 - 60 - 110 - 220 V 85 110% Un 40 W

62

21 STU Shunt Test Unit

A unidade de controle/monitoramento Shunt Test Unit permite verificar a continuidade dos rels que tenham uma tenso nominal de funcionamento entre 24 V e 250 V (c.a. e c.c.), assim como o funcionamento do circuito eletrnico do rel. A verificao da continuidade deve ser feita ciclicamente com um intervalo de 20 segundos entre dois testes consecutivos. A unidade dispe de sinalizaes ticas por intermdio de LEDs na parte frontal. Em especial, so fornecidas as seguintes informaes: POWER ON: presena de alimentao (-MO) TESTING: execuo do teste TEST FAILED: sinalizao de falha na realizao do teste ou de ausncia de alimentao auxiliar ALARM: sinalizao depois de trs falhas na realizao do teste. Tambm esto disponveis, incorporados na unidade, dois rels com uma comutao que permitem a sinalizao remota dos dois eventos: falha na realizao de um teste (o restabelecimento automtico assim que cessa a condio de alarme) falha na realizao de trs testes (o restabelecimento s ocorre atravs de reinicializao - RESET - manual feita na parte frontal da unidade). Na parte frontal da unidade tambm est presente uma tecla de reinicializao - RESET - manual..
Caractersticas Un Mxima corrente interrompida Mxima tenso interrompida 24 ... 250 V c.a./c.c. 6A 250 V c.a.

Dispositivo de controle do funcionamento e continuidade dos rels de abertura/fechamento. O controle do funcionamento dos rels de fechamento (-MC) e de abertura (-MO1, -MO2), pelo tipo especial de construo destes rels, no pode ser feito com rels dedicados (por exemplo TCS Test Control Supervision, CCC Control Coil Continuity) ou com a unidade de controle e proteo REF. O nico dispositivo capaz de realizar o controle do funcionamento o dispositivo STU. Se quiser efetuar este controle com dispositivos diferentes do STU, favor entre em contato conosco. Este dispositivo pode ser associado ao rel de abertura (-MO1; -MO2) ou ao rel de fechamento (-MC) para verificar o respectivo funcionamento e continuidade.

63

3. Caractersticas especficas do produto

Resistncia s vibraes

A galvanizao feita conforme as prescries da Norma UNI ISO 2081, cdigo de classificao Fe/Zn 12, com espessura de 12x10-6 m, protegida por uma camada de converso constituda, principalmente, por cromados em conformidade com a Norma UNI ISO 4520. Estas caractersticas de construo fazem com que todos os aparelhos da srie VD4 e os seus acessrios satisfaam o climatograma 8 das Normas IEC 60721-2-1 e IEC 60068-22 (Test B: Dry Heat) / IEC 60068-2-30 (Test Db: Damp Heat, cyclic).

Altitude
Os disjuntores VD4 foram projetados para satisfazer nveis elevados de resistncia s solicitaes induzidas por vibraes mecnicas. Muitas verses so capazes de satisfazer tanto os critrios de homologao dos principais Registros Navais Internacionais (DNV, Lloyds Register, RINa), como os de qualificao das Normas Ssmicas Internacionais (IEEE 344, IEEE 323, IEC 60980). Para conhecer quais verses so homologadas com os registros navais, entre em contato conosco.

Tropicalizao

A propriedade isolante do ar diminui com o aumento da altitude. Portanto, preciso considerar este fator para o isolamento externo das aparelhagens (o isolamento interno das ampolas no sujeito a variaes porque garantido pelo vcuo). O fenmeno deve ser sempre considerado na fase de projeto dos elementos isolantes das aparelhagens que devem ser instaladas em altitudes superiores a 1000 m acima do nvel do mar. Neste caso, deve-se considerar um coeficiente de correo que pode ser determinado a partir do grfico reproduzido na pgina seguinte, construdo com base nas indicaes das Normas IEC IEC 62271-1. O exemplo seguinte fornece uma clara interpretao das indicaes acima citadas.

Os disjuntores VD4 so construdos em conformidade com as mais rigorosas prescries respeitantes ao emprego em clima quente-mido-salino. Todas as partes metlicas mais importantes so tratadas contra fatores corrosivos correspondentes ao ambiente de classe C segundo as Normas UNI EN 12500.

64

Grfico para a determinao do fator de correo Ka em funo da altitude Exemplo Altitude de instalao 2000 m Emprego tenso nominal de 12 kV Tenso suportvel com freqncia industrial 28 kV rms Tenso de impulso suportvel 75 kVp Fator Ka obtido do grfico = 1,13. Considerando os referidos parmetros, a aparelhagem dever suportar (em teste altitude zero, ou seja, ao nvel do mar): tenso suportvel freqncia industrial: 28 x 1,13 = 31,6 kVrms tenso de impulso suportvel igual a: 75 x 1,13 = 84,7 kVp. O acima exposto permite deduzir que, para instalaes a uma altitude de 2000 m acima do nvel do mar, com tenso de emprego de 12 kV, necessrio utilizar uma aparelhagem com tenso nominal de 17,5 kV e caracterizada por nveis de isolamento freqncia industrial de 38 kVrms com 95 kVp de tenso de impulso suportvel. H = altitude em metros; m = valor referido freqncia industrial e s tenses de resistncia de impulso atmosfrico e entre 2 fases consecutivas.
kA 1,50

m=1

Ka = e m (H 1000)/8150
1,40

1,30

1,20

1,10

1,00 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 H

Dispositivo antifechamento
O comando tipo EL dos disjuntores VD4 (em todas as execues) est equipado com um mecanismo mecnico antifechamento que inibe o novo fechamento a seguir a comandos eltricos e mecnicos. Se estivessem ativos simultaneamente tanto o comando de fechamento, como qualquer um dos comandos de abertura (local ou remoto), ter-se-ia uma sucesso contnua de comandos de abertura e de fechamento. O dispositivo antifechamento previne esta situao e prev que cada operao de fechamento seja seguida apenas por uma operao de abertura e que nenhuma outra operao de fechamento seja feita depois da segunda. Para realizar uma nova operao de fechamento necessrio liberar e lanar de novo o comando de fechamento. Alm disso, o dispositivo antifechamento permite fechar o disjuntor s se as seguintes condies forem satisfeitas simultaneamente: mola do comando totalmente carregada boto de abertura e/ou rel de abertura (-MO1/-MO2) no ativados disjuntor aberto.

65

3. Caractersticas especficas do produto

Dispositivo de proteo REF 601

A pedido est disponvel para proteger as instalaes o dispositivo de proteo por quadro REF 601, que necessita da alimentao auxiliar para o seu funcionamento, diferentemente do dispositivo anterior PR512, que era um rel com alimentao prpria. O REF 601 tem protees e curvas de interveno em conformidade com a norma IEC 255-3; exerce a funo de proteo contra sobrecarga (51), contra curto-circuito instantneo e retardado (50-51), contra falha para a terra homoplar instantnea e retardada (50N e 51N); determina ainda a componente de segunda harmnica para evitar o disparo fora de tempo no momento da insero de um transformador (68). A unidade prev at 3 entradas por sensores de corrente do tipo com bobina de Rogowsky, uma entrada por TC toroidal externo e, mediante teclado, possvel definir 4 correntes nominais: 40, 80, 250, 1250 A. Se a unidade estiver ligada a 3 sensores de corrente, as funes de proteo 50N e 51N so realizadas com a somatria vetorial das correntes de fase; se forem empregados somente 2 sensores de corrente, dever ser previsto o transformador de corrente toroidal externo para as funes 50N e 51N. O transformador toroidal externo pode ser com ncleo fechado ou que permita a abertura, e de qualquer relao de transformao, desde que com corrente secundria de 1 A.

Os sensores de corrente ABB do tipo com bobina de Rogowsky previstos para o dispositivo REF 601 so adequados somente para instalao em cabo isolado MT. As caractersticas do dispositivo so: preciso das intervenes amplas gamas de regulao regulao nica e simultnea das trs fases nenhum limite (devido aos sensores de corrente) capacidade de interrupo nominal e corrente de curta durao do disjuntor botes para a manobra eltrica local do disjuntor (boto de abertura e de fechamento - 5 indicadores distintos: rel em funcionamento, rel em limite de interveno, rel disparado, rel que interveio por superao da corrente de fase, rel que interveio por superao da corrente de falha para a terra interface constituda por um display LCD e por teclas de seta, enter e sada para a navegao facilitada dentro dos menus medio, registro de dados, registro de eventos, configuraes, configurao, teste trs nveis de usurio: operador (s visualizao, com acesso livre, mantendo uma tecla qualquer pressionada por pelo menos 5 seg.), configurador (como para o anterior e, a mais, com autorizao para programar os parmetros das protees, ou seja, tempos e limites, e da comunicao, se presente - acesso limitado por senha), administrador (como para o anterior e, a mais, com autorizao para definir as senhas e configurar os ajustes bsicos do dispositivo, como, por exemplo, a corrente nominal acesso limitado por senha) - visualizao contnua da corrente na fase mais carregada e da corrente de terra registro do valor das correntes que causaram a interveno do dispositivo memorizao do nmero de aberturas realizadas pelo dispositivo registro de eventos (memorizao dos parmetros descritos anteriormente nas ltimas 5 intervenes do dispositivo) em memria no voltil curvas = 1 ou = 5 e curva RI especfica do mercado belga (somente REF 601 IEC) abertura do disjuntor mediante rel de mnima tenso (somente REF 601 CEI) verso, a pedido, com comunicao serial RS485 de 4 fios protocolo MODBUS RTU full duplex alimentador de diversas tenses 24 240 V c.a.-c.c.

66

Programa para a preservao do meio ambiente


Os disjuntores VD4 so realizados respeitando as Normas ISO 14000 (Diretrizes para a gesto ambiental). Os processos produtivos so realizados respeitando as normas para a preservao do meio ambiente no que se refere reduo do consumo de energia e de matrias primas, como tambm de produo de resduos. Tudo isso graas ao sistema de gesto ambiental da unidade produtiva das aparelhagens de mdia tenso. A avaliao do impacto ambiental no ciclo de vida do produto, obtida reduzindo ao mnimo o consumo de energia e de matrias primas totais para a produo do produto, concretizou-se na fase de elaborao do projeto atravs da escolha justa dos materiais, dos processos e das embalagens. Tudo isso com a finalidade de permitir a mxima reciclabilidade no fim do ciclo de vida til do aparelho.

Peas de reposio
Rel de abertura Rel de abertura suplementar Rel de mnima tenso Temporizador para rel de mnima tenso Rel de fechamento Motor de engrenagens de carga da mola com sinalizao eltrica de mola carregada Contatos de sinalizao de estado aberto/fechado do disjuntor de proteo do motor de engrenagens Contato de sinalizao de mola de fechamento carregada/ descarregada Contato transitrio com fechamento momentneo durante a abertura do disjuntor Contatos auxiliares do disjuntor Eletrom de bloqueio no comando Contato de posio do carro extravel Contatos de sinalizao de conectado/isolado Solenide de abertura Bloqueio por chave na posio aberta Intertravamento de isolamento com a porta Proteo para boto de abertura Proteo para boto de fechamento Eletrom de bloqueio no carro extravel Conjunto de seis contatos de isolamento.

Pedido
Para a disponibilidade e pedido de peas de reposio, entre em contato com a nossa Assistncia especificando o nmero de srie do disjuntor.

67

4. Dimenses gerais
Disjuntores fixos
VD4 TN Ur Ir Isc 1VCD000050 12 17.5 1600 20 25 31.5 kV kV A kA
599 310 450 248 95

32 20 2XM10 PROF.20 4XM12 PROF.25 12 20

kA
56 31

475

kA
435

16

170

237.5

14

77.5

97

236 49 25 150 400 150

28 28 45 345* 250 409 424 114 44* 12

56

12

DETAIL A SCALE 1 : 2 . 5

160

(*) Intercambiabilidade de fixao com a srie anterior (345 x 400).

Disjuntores fixos
VD4 TN Ur Ir 7405 12 17.5 630 1250 16 Isc 20 25 31.5 kV kV A A
435 205 A 115 475 22 450 248 95 32 2xM10 PROF.18 45 M12 PROF.25

kA kA kA

56

16

461

kA

31

22

12

170

217.5

22

77.5

DETAIL A SCALE 1:2 345* 45 250 409 114 44* 12

236 49 25 150 400 150

28 28

56

424 160

22

(*) Intercambiabilidade de fixao com a srie anterior (345 x 400).

68

12

20

20

Disjuntores fixos
VD4 TN Ur Ir 7406 12 17.5 630 1250 16 Isc 20 25 31.5 kV kV A
435 31 205 570 308 32 95 2XM10 PROF.20 45

M12 PROF. 25

A
115 475 22

A
461

56

kA kA kA

16

kA

22 170 217.5

DETAIL A SCALE 1:2 24 345 * 45 250 409 114 44 * 12

296 49 25 210 520 210

28 28

77.5

424 160

22

(*) Intercambiabilidade de xao com a srie anterior (345 x 520).

Disjuntores fixos
VD4 TN Ur Ir Isc 1VCD003282 12 17.5 1250 1600 40 kV kV A
310
M12x25 deep

12

570 308

95 11 11

A
589 16

M10

x18 d

kA
435

30

56

475

171

238

A (1:4) 77.5 24

296 49 520 210 210

28 28 45

345 * 250 409 114

44 *

160

422

12

26

(*) Intercambiabilidade de xao com a srie anterior (345 x 650)

12

11

eep

11

69

4. Dimenses gerais
Disjuntores fixos
VD4 TN Ur Ir Isc 1VCD003285 12 17.5 1250 1600 40 kV kV A A
30 589 16 310 A 700 373 95 11 11 11 M12x25 deep M10x18 deep

kA
435

56

238

171

36 361 25 275 650 49

28 28

77.5

24

45

250 345 * 422

114 44 12

275 213

22

(*) Intercambiabilidade de fixao com a srie anterior (345 x 650).

Disjuntores fixos
VD4 TN Ur Ir 1VCD000051 12 17.5 630 1250 16 Isc 20 25 31.5 kV kV A
56 31 461 435 205 A 115 475 22 700 373 95 32 2XM 10 PROF. 18 45 M12 PROF. 25

12

475

A kA kA kA kA

16

14

217.5

77.5 24

22

11

236 49 25 650

28 28 45

97

DETAIL A SCALE 1 : 2

170

345 * 250 409 424 114

44 * 12

275

275 213

(*) Intercambiabilidade de fixao com a srie anterior (345 x 650).

70

22

12

Disjuntores fixos
VD4 TN Ur 7408 12 17.5 1600 Ir 2000 2500 20 Isc 25 31.5 VD4 TN Ur Ir Isc 7408 12 17.5 2000 2500 40 kV kV A A kA
275 275 213 12 25 650 700 373 95 A 32

1600-2000A

2500A
95

kV kV A A
599 310 31

435

56

kA kA

16

170

237

78

361 49

28 28

24

345 * 45 250 409 424 114

44 * 20 2XM10 PROF.20 12 20 DETAIL A SCALE 1:2 20

475

kA

12

616

4XM12 PROF.25

(*) Intercambiabilidade de xao com a srie anterior (345 x 650).

Disjuntores fixos
VD4 TN Ur Ir 7407 12 2500 20 Isc 25 31.5 40 VD4 TN Ur Ir 7407 12-17.5 kV 1600 2000 20 Isc 25 31.5 40 A A kA kA kA kA
210 210 160 25 570 308 95

22

12

1600-2000A

2500A
95

kV A kA kA kA
435 31 599 310

A
32

56

16

170

237.5

24

296 49 520

28 28

77.5

345 * 45 250 409 424

44 *

12

475

kA

616

2XM10 deep 20 20 4XM12 deep 25 12 20 DETAIL A SCALE 1:2 20 20

22

(*) Intercambiabilidade de fixao com a srie anterior (345 x 650).

12

12

20

71

4. Dimenses gerais
Disjuntores fixos
VD4 TN Ur Ir 1VCD000149 12 17.5 3150 4000 20 25 Isc 31.5 40 50 kV kV A
310 373 95 424 307 20 20

A (**) kA kA kA kA
635 30

12

12

kA
435

A 474

dep

56

th 2

16

237

4xM 12

171

2.5

A (1:4)

25 361

49 28 650 700 275

28

77.5

24

142 345* 45 250 409 114 44*

275 213

22

(*) Intercambiabilidade de fixao com a srie anterior (345 x 650). (**) Com ventilao forada.

Disjuntores fixos
VD4 TN Ur 1VCD003440 12 17.5 1250 Ir Isc 1600 2000 50 kV kV A A kA
435 30 16 310 32 74 12 600 323 300 130 459 4xM12 deep 25 2xM10 deep 20 12 20 20 20 610 56 171 237 475 77.5 2.5 2.5 135 116 165 520 28 28 31 172 142 404 428 156 40 210 210 22 12 24 20

72

12

20

20

32 0 M1 2x de pth 20

Disjuntores fixos
VD4 TN Ur 1VCD003441 12 17.5 1250 Ir 1600 2000 2500 Isc 50 kV kV A A
30 310 32 750 398 375 130 459 4xM12 deep 25 2xM10 deep 20 74 12 12 20 20 225 24 189 20 20 20 172 69.5 31 275 12 270 404 428 64.5 24 225 20 24 12 20 20

56

kA

435

237

171

24

475

16

610

2.5

2.5

135 30.5 689

116 165

28 28

78

69.5

270 404

64.7

31 275 275

428

22

Disjuntores fixos
VD4 TN Ur Ir Isc 1VCD003443 12 17.5 3150 50 kV kV A (*)
310 32 74 118 2.5 475 12 189 750 398 375 130 240 459 4xM12 deep 25 2xM10 deep 20

kA
30 16 636

435

56

12

171

237

2.5

135

116 165 689

28 28

30.5

275

22

(*) 4000 A com ventilao forada.

12

24

24

73

4. Dimenses gerais
Disjuntores fixos
VD4 TN Ur Ir 7409 24 630 1250 16 Isc 20 25 kV A
310 570 308 A 32 2XM10 PROF.20 M12 PROF.25 95 45

kA kA
31 631

115 22

kA
435 56

22

16

170

282.5

475

22

77.5

DETAIL A SCALE 1:2 24

296 49 25 210 520 210

28 28

M12

345* 45 250 409 424 114

39* 12

160

(*) Intercambiabilidade de xao com a srie anterior (345 x 520).

Disjuntores fixos
VD4 TN Ur Ir 7410 24 630 1250 16 Isc 20 25 kV A
310 700 373 A 32 22 95 2XM10 PROF.18 22 M12 PROF.25

A kA kA
631 31

115 45

kA
435

16

170

282.5

56

77.5

475

49 25 275 650 275

28

24

361

28

345 * 45 250 409 424 114

44 * 12

DETAIL A SCALE 1:2

213

22

(*) Intercambiabilidade de xao com a srie anterior (345 x 650).

74

12

Disjuntores fixos
VD4 TN Ur Ir 7411 24 1600 2000 2500 16 Isc 20 25 31,5 kV A A A kA
475 310

700 373 95

1600-200A

2500A
95

170

282.5

kA

435

kA

56

16

kA

31

647

77.5

24

361 49 25 275 650

28 28

345 * 45 250 409 424 114

44 *

661

275 213 2XM10 DEEP 20

20

20

12

12

4XM12 DEEP 25
22

DETAIL A SCALE 1:2

(*) Intercambiabilidade de xao com a srie anterior (345 x 650).

Disjuntores fixos
VD4 TN Ur Ir Isc 1VCD000172 24 1250 31.5 kV A kA
310 32 570 308 95 85 4XM12 DEEP25 2XM10 DEEP 20 40

12

647

22 475 12

435

31

56

16

282.5

77.5

17 0

72 DETAIL A SCALE 1 : 2 250 344.5 * 409 424 114 39* 24

296 49
25 210 520

28
28

M12

45

210 160

22

72

20

20

75

4. Dimenses gerais
Disjuntores fixos
VD4 TN Ur Ir Isc 1VYN300901-LT 36 1250 1600 2000 31.5 kV A A A kA
57.9 31.17 876 245 328 R16 784

571

15.5

305

28 104.5 28 786 275 275 87.5 49

482.5

331 447 470 22

76

478.5

612

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1 e mdulos PowerCube


VD4/P TN Ur Ir 7412 12 17.5 630 1250 16 Isc 20 25 31.5 kV kV
91 79 36 492 234 49 42.5 28 28 303 36

630A

124 121 62.5 15 10

1250A

A
205 624.5

kA kA

56 16

71 260

38

213

154

19

340 503 531 501 490 456 150 150

76

19.5

24

14

18

25

320 370 383 416 438 53

662

609

124

Disjuntores extraveis para mdulos PowerCube


VD4/W TN Ur Ir 7420 12 17.5 630 1250 16 Isc 25 31.5 kV kV A
691 688 31 35 636 44 49 36 230 28 28 119 62.5 8 38 53 688 71 56 213 280 165 76 21.5 19.5 25 320 359.5 370 383 416 642 210 210 18 111

A kA kA kA
310

48

38

121

55

36

653 650 640 626 550

14

589

119

48

38

111

55

691

16

628

kA

618 31

35

303

35

kA

98

77

4. Dimenses gerais
Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1 e mdulos PowerCube
VD4/P TN Ur Ir Isc 1VCD003284 12 17.5 1250 1600 40 kV kV A kA
310 37 49 36 636 44 230 28 28 125 111 62.5 17 8 38 53 38 53 688 71 56 213 280 19.5 21.5 25 320 359.5 370 383 416 275 640 8 17 688 71 214 280 165 76 119 122 111

A
691 688 30 16

56

79

303

21.5

19.5

653 650 640 626 552 210 210

14

18

25

320 370 383 416

359.5

640

587

640 53 38

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1 e mdulos PowerCube


VD4/P TN Ur Ir Isc 1VCD003286 12 17.5 1250 1600 40 kV kV A kA
310 36 842 144 49 28 28 230

55

A
691 688 30 16

37

303

165

853 850 836 806 750 275

14

53

587

78

38

55

76

79

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1 e mdulos PowerCube


VD4/P TN Ur Ir 7415 12 17.5 1600 2000 20 Isc 25 31.5 VD4/P 12 17.5 2000 40 kV kV A kA
210 4 636 44 49 230 122 28 28 111 62.5 119 17 8 71 280 165 38 53
119 110 62.5 71 280 38 53 688 19.5 25 320 359.5 370 34 640 275 383 416 8

kV kV A
691 688

36

kA
56

kA

213

16

21.5

19.5

TN Ur Ir Isc

7415

653 650 640 626 550 210

14

76

25

320 359.5 370 383 416 640

587

119

53

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1 e mdulos PowerCube


VD4/P TN Ur Ir 7416 12 17.5 1600 2000 20 Isc 25 31.5 VD4/P TN Ur Ir Isc 7416 12 17.5 2000 40 kV kV A kA
275 4 853 850 836 806 750 14 842 144 49 28 28 230 122

kV kV A

38

36

111

55

36 310 79

303

A
691

56

kA kA

688

kA

31

213

16

165

76

587

119

53

38

111

55

21.5

688

kA

31

79

310

36

303

79

4. Dimenses gerais
Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1 e mdulos PowerCube
VD4/P TN Ur Ir 7417 12 17.5 2500 20 Isc 25 31.5 40 kV kV A
109 49 36 842 144 28 28 230 152 119 111 62.5 17 8 38 53 10 478 56 280 26 165 19.5 213 19 76 605 14 653 650 640 626 550 34 590 21.5 12 4 25 320 370 359.5 383 416 53 49.5 4 14 4 590 360 29 210 210 4 688 688 280 71 165 76 19.5 853 850 836 806 750 14 21.5 25 320 359.5 370 383 416 640 275 587 275 636 44 165 135 116 220 28 28 122 25 111 55 4 119 111 16 36 310 20 79 433 23 12 303 691

kA
691 688 31

36

303

kA kA kA

56

53

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1 e mdulos PowerCube


VD4/P TN Ur 1VCD003444 12 17.5 1250 Ir Isc 1600 2000 50 kV kV A A A
30

kA

80

688

16

38

119

213

16

310

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1 e mdulos PowerCube


VD4/P TN Ur Ir Isc 1VCD003445 12 17.5 1600 2000 50 kV kV A
310 135 842 144 165 116 217.5 28 28 122 25 119 111 16 10 36 79 20 688 26 165 76 19.5 25 4 320 370 359.5 34 383 416 590 53 49.5 4 119 111 16 10 36 20 433 688 280 19.5 26 165 76 21.5 4 25 320 370 359.5 34 590 383 417 49.5 478 19 805 14 853 850 836 812 750 14 275 29 275 22 12 303 12 478 56 213 14 853 850 836 806 750 14 590 360 29 275 275 22 4 433

A
688 16 691 805 19 30

kA

280

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1 e mdulos PowerCube


VD4/P TN Ur Ir Isc 1VCD003446 12 17.5 2500 50 kV kV A
310 136 842 143 164 115 217.5 28 28 152 688 30 56 590 360 4 4 213 16 691 109 25

kA

12

303

21.5

12

81

4. Dimenses gerais
Disjuntores extraveis para mdulos PowerCube
VD4/W TN Ur Ir Isc 1VCD003596 12 17.5 3150 50 kV kV A (*) kA
310 742 109 135 842 361 129 165 116 28 30 28 152 130 118 25 240 119 111 16 10 733 280 26 76 19.5 165 21.5 4 25 320 370 359.5 34 590 383 416 275 29 750 189 275 53 49.5 4 478 56 213 14 805 853 850 836 806 589 360 4 10 478 56 280 213 165 19 14 805 853 850 836 806 750 275 29 189 275 76 19,5 26 21,5 12 4 25 320 370 359,5 34 590 383 416,5 49,5 53 4 590 360 4 732 240 130 135 116 28 152 118 111 16 36 310 730 109 20 433

36

20 433

742

730

16

(*) 4000 A com ventilao forada.

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1


VD4/P TN Ur Ir Isc 1VCD003447 12 17.5 3150 50 kV kV A (*) kA
742 22 12 303 12 19 678 30 842 361 165 28 25

(*) 4000 A com ventilao forada.

82

16

22

12

303

678

30

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1


12kV 10 2 86 52 310 303 25 320 360 370 275 34 640 16 8 382 416 53

VD4/P TN Ur Ir 1VCD000153 12 17.5 3150 20 Isc 25 31.5 40 kV kV A (*) kA


730 30 49 28 36

842

373.5

111 17kV 93

17

kA
214

280

56

109

16

kA

19

165

853 850 836 806 750

14

275

587

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1 e mdulos PowerCube


44 232 20

39

22

12

(*) 4000 A com ventilao forada.

96

189

55

21.5

19.5

356 4

76

VD4/P TN Ur Ir 7413 24 630 1250 16 Isc 20 25 kV A A kA


775

636

630A

119 19

23

1250A

49 36

28 28

310

48 770

kA kA

770

31

16

56

71 213 325 197

38

653 650 641 610 210 210

13.5

72

25

320 370 383 458 303 800 53 98

79

747

36 55 35

19

119

35

79

732

kA

149

166

83

4. Dimenses gerais
Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1
VD4/P TN Ur Ir 7414 24 630 1250 16 Isc 20 25 kV A A
775 770 31 16 49 36 842 144 232

630A

119 19

23

1250A

28 28 310

kA kA

7 3

56

213

197

325

71 72

38

853 850 836 805

14

25

320 370 383 458 303 800 53

275

275 79 98 36 79

747

790

kA

20 48

19

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1


VD4/P TN Ur Ir 7418 24 1600 2000 2500 16 Isc 20 25 31.5 kV A A
(1)

53

119

55

35

35

842 141 49 36 233 30 28

1600-2000A

119

2500A

310

817

810

kA kA kA

16

kA

31

56

233

345

197

72

853 850 836 805

14

25

320 370 383 303 458 785 46 53

732

(1) A corrente nominal ininterrupta de 2300 A garantida com ventilao natural. A corrente nominal ininterrupta de 2500 A garantida com ventilao forada.

84

52

119

55

79

132

275

275

834

20

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1


VD4/P TN Ur Ir Isc 1VCD000173 24 1250 31.5 kV A kA
775 770 36 49 28 28 35 79 48 770 53 46 53 834 16 56 31 233 345 853 14 25 320 370 383 303 458 787 275 275 636 44 232 119 19 23 20

310

71 56 31 16

213

326

197 4 72

653

13.5

25

320 303 370 383 458 800

650 641 610

210

210

747

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS1


VD4/P TN Ur Ir Isc 1VCD000177 24 2700 3150 31.5 kV A A
817 810 109 49 36 28 842 141 233

28 166 119

119

19

55

kA

850
836 805

734

52

55

310

85

4. Dimenses gerais
Disjuntores extraveis para mdulos PowerCube
VD4/W TN Ur Ir 1VCD000152 12 17.5 3150 20 Isc 25 31.5 40 kV kV A (*) kA kA kA
214 280 56 19 165 730 30 310 28 36 149 166 842 144 49 230 12kV 17kV 92 125 111 86 17 10 52 53 742 76 19.5 356 853 850 836 806 750 275 14 4 303 25 320 360 370 34 640 16 8 55 382 416

kA

275

587

94

302

29

(*) 4000 A com ventilao forada.

86

22

189

38

12

109

16

Disjuntores extraveis para quadros ZS8.4


VD4/Z8 TN Ur Ir Isc 1VCD000092 12 630 20 25 kV A kA
205 35 531 91 303 52

kA
510

503 548 150 150

260

53

Disjuntores extraveis para quadros ZS8.4


VD4/ZT8 TN Ur Ir Isc 1VCD000093 12 630 20 25 kV A kA
35 531 486 455 303 91 52

495

55

kA
510

205

260

503 486 150 150

153

195 380 640 53

584

55

563

563

87

4. Dimenses gerais
Disjuntores extraveis para quadros ZS8.4
VD4/ZS8 TN Ur Ir Isc 1VCD000091 12 630 20 25 kV A kA
35 531 486 455 303 91 52

kA
510

205

5 260 69 503 486 150 150 640 4 153 86 195 380 53 67 584 531 486 455 55 303 52 205 35 98 5 514 260 86 153 69 503 486 150 150 637 195 380 53 67 583 55 4 524 563 524 563

Disjuntores extraveis para quadros ZS8.4


VD4/ZS8 TN Ur Ir Isc 1VCD000133 12 1250 20 25 kV A kA kA

88

Disjuntores extraveis para quadros ZS8.4


VD4/Z8 TN Ur Ir Isc 1VCD000137 12 17.5 630 1250 20 25 kV kV
205 531 303 52

A kA
507

503 150 150

260

53

Disjuntores extraveis para quadros ZS8.4


VD4/ZT8 TN Ur Ir Isc 1VCD000134 12 17.5 630 1250 20 25 kV kV A
563 260 153 195 383 150 637 53 4 530 486 455 303 52

495

55

kA kA
514

503 486 150

583

55

35

205

98

563

kA

35

84

89

4. Dimenses gerais
Disjuntores extraveis para quadros ZS8.4
VD4/ZS8 TN Ur Ir Isc 1VCD000088 24 630 16 20 25 kV A
35 681 636 611 310 91 3 303 52

kA kA kA

86

69 653 636 210 210

325

195 380 640 53

Disjuntores extraveis para quadros ZS8.4


VD4/Z8 TN Ur Ir Isc 1VCD000089 24 630 16 20 25 kV A kA kA
563 653 210 210 4 325 53 640 310 681 91 3 303 52

kA

67

583

55

35

524

90

583

55

680

563

680

Disjuntores extraveis para quadros ZS8.4


VD4/Z8 TN Ur Ir Isc 1VCD000138 24 1250 16 20 25 kV A
310 681 303 52

kA kA
677

kA

35

84

653 210 210

325

53 640

Disjuntores extraveis para quadros ZS8.4


VD4/ZT8 TN Ur Ir Isc 1VCD000090 24 630 16 20 25 kV A kA kA
563 653 636 210 210 640 325 195 380 53 585 55 4 35 681 636 611 310 3 303 52

kA

587

55

563 680

91

4. Dimenses gerais
Disjuntores extraveis para quadros ZS8.4
VD4/ZT8 TN Ur Ir Isc 1VCD000136 24 1250 16 20 25 kV A kA kA kA
677 681 636 611 310 303 52

35

84

653 636 210 210

325

195 380 640 53

Disjuntores extraveis para quadros ZS8.4


VD4/ZS8 TN Ur Ir Isc 1VCD000135 24 1250 16 20 25 kV A kA
677 310 611 681 636 303 52

kA kA

587

55

35

84

86

69 653 636

325

195 380 640 53

210

210

92

67

587

55

524

563

563

Disjuntores extraveis para quadros UniSwitch e UniMix


VD4/US TN Ur Ir 1VCD000047 24 630 1250 16 Isc 20 25 kV A kA kA kA
310 626 570

630A
121

1250A

35

48 435,5

38

653 650 210 210

13,5

325

25

320 370 383 303 742 53

35

23 36.3 DETAIL A SCALE 1 : 2

Disjuntores extraveis para quadros UniSec


VD4/SEC TN Ur Ir 1VCD000190 24 630 1250 16 Isc 20 25 kV A kA kA kA
3101 6261 604 79

55

630A

149
45

1211

41 3

1250A

35

4351

3251

38

18

653 650

14

25

2101

2101

320 370 383 303 415 648 1.5 742 53

739

42

35

23 36.3 DETAIL A SCALE 1 : 2

55

93

4. Dimenses gerais

Disjuntores extraveis para quadros UniGear ZS2 e mdulos PowerCube (36 kV)
VD4 TN Ur Ir Isc 1VYN300901-KG 36 1250 1600 2000 31.5 kV A A A kA
953 956 973 776 "A" 380 480 842

853 880

198

125

4 736

460

4 53

275

275

736

Disjuntor tipo VD4 36.12.32 VD4 36.16.32 - VD4 36.20.32

A mm 35 79

94

5. Esquema eltrico de circuito

Estado de funcionamento representado Os esquemas so representados nas seguintes condies: disjuntor aberto e conectado (somente disjuntor extravel) circuitos na ausncia de tenso molas de fechamento descarregadas

Smbolos grficos para esquemas eltricos


Efeito trmico Massa, armao Capacitor (smbolo geral) Contato de passagem com fechamento momentneo durante a liberao

Efeito eletromagntico

Condutores em cabo blindado (ex. dois condutores)

Motor (smbolo geral)

Contato de posio de fechamento (fim de curso)

Temporizao

Conexo de condutores

Retificador de duas semi-ondas (com ponte)

Contato de posio de abertura (fim de curso)

Comando por boto

Terminal ou borne

Contato de fechamento

Interruptor de potncia com abertura automtica

Comando por chave

Soquete e tomada (fmea e macho)

Contato de abertura

Bobina de comando (smbolo geral)

Terra (smbolo geral)

Resistor (smbolo geral)

Contato de comutao com interrupo momentnea

Lmpada (smbolo geral)

95

5. Esquema eltrico de circuito

Esquema eltrico dos disjuntores xos 1VCD 400046


O esquema eltrico reproduzido nesta seo refere-se aos disjuntores fixos com capacidade de interrupo de at 40 kA.

96

97

5. Esquema eltrico de circuito

98

Legenda = Nmero de referncia da gura do esquema. = Ver a nota indicada pela letra. * -BB1,..2-3 = Contatos auxiliares do disjuntor. -BB4 = Contato auxiliar de passagem do disjuntor com fechamento momentneo durante a abertura. -BB6 = Contato para a sinalizao eltrica de rel de mnima tenso desativado. -BB11 = Contato de interrupo da sinalizao BB4 durante a manobra de abertura manual -BM = Dispositivo STU Test unit para o controle da continuidade do enrolamento do rel de abertura e fechamento (ver a nota D). = Contatos de m de curso do motor de carga das -BS1 molas. -BS2 = Contatos de m de curso de sinalizao de molas de fechamento carregadas-descarregadas. -MO1 = Primeiro rel de abertura (ver a nota D). -MO2 = Segundo rel de abertura (ver a nota D). -MO3 = Solenide de abertura para rel fora do disjuntor. -MO4 = Terceiro rel de abertura (ver a nota D). -MC = Rel de fechamento (ver a nota D). -MS = Motor para o carregamento das molas de fechamento (ver a nota D). -MU = Rel de mnima tenso (ver a nota B). -QB = Aplicaes do disjuntor. -RL1 = m de bloqueio. Quando no excitado impede o fechamento mecnico do disjuntor. possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto retardado para habilitar a operao. = Boto ou contato para o fechamento do disjuntor. -SC = Boto ou contato para a abertura do disjuntor. -SO -XB = Bloco de terminais para os circuitos do disjuntor. -XB2...16 = Conectores das aplicaes.

Descrio das figuras Fig. 1 = Circuito do motor para a carga das molas de fechamento (ver a nota C). Fig. 2 = Rel de fechamento (a funo antifecho feita mecanicamente) (ver a nota D). Fig. 3 = m de bloqueio. Quando no excitado impede mecanicamente o fechamento do disjuntor. possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto retardado para habilitar a manobra. Fig. 5 = Rel de mnima tenso instantneo (ver a nota B). Fig. 6 = Circuito do terceiro rel de abertura com possibilidade de controle contnuo do enrolamento (ver a nota D). Fig. 7 = Circuito do primeiro rel de abertura com possibilidade de controle contnuo do enrolamento (ver a nota D). Fig. 9 = Circuito do segundo rel de abertura com possibilidade de controle contnuo do enrolamento (ver a nota D). Fig. 10 = Solenoide de abertura para rel fora do disjuntor. Fig. 26 = Sinalizao eltrica de molas de fechamento carregadas e descarregadas. Fig. 30 = Contato auxiliar de passagem do disjuntor com fechamento momentneo durante a abertura do disjuntor. Fig. 31 = Contatos auxiliares disponveis do disjuntor. Fig. 32 35 = Contatos auxiliares disponveis do disjuntor; possvel ter uma destas guras, a congurao padro a 32. = Contato para a sinalizao eltrica de rel de Fig. 60 mnima tenso desativado. Fig. 70 73 = Contatos auxiliares disponveis do disjuntor; possvel ter uma destas guras.

99

5. Esquema eltrico de circuito

Seleo das figuras


Descrio -MS -MC -MO1 -MU -MO2 -BB1 -BB2 Motor para a carga das molas Rel de fechamento Rel de abertura Rel de mnima tenso Rel de abertura suplementar Srie de 10 contatos auxiliares do disjuntor Srie de 5 contatos auxiliares suplementares do disjuntor 3C-20 Srie de 5 contatos auxiliares suplementares do disjuntor 5C Srie de 5 contatos auxiliares suplementares do disjuntor 2C-30 Srie de 5 contatos auxiliares suplementares do disjuntor 50 Figuras 1 2 7 5 9 31 32 33 34 35 Notas C D D B D

Incompatibilidade No podem ser fornecidos simultaneamente no mesmo disjuntor os circuitos indicados com as seguintes figuras: 32-33-34-35 Notas A) O disjuntor fornecido s com as aplicaes especificadas na confirmao do pedido. Para redigir o pedido, consulte este catlogo. B) O rel de mnima tenso pode ser fornecido para alimentao com tenso obtida antes do disjuntor ou de uma fonte independente. O fechamento do disjuntor s permitido com o rel de mnima tenso excitado (o bloqueio do fechamento realizado mecanicamente). Se a alimentao para os rels de fechamento e de mnima tenso for a mesma e o usurio desejar o fechamento automtico do disjuntor assim que retorna a tenso auxiliar, ser necessrio introduzir um atraso de 50 milsimos de segundo entre o instante do sinal de habilitao do rel de mnima tenso e a excitao do rel de fechamento. Incompatvel com -MO4. C) Controlar a potncia disponvel no circuito auxiliar para verificar a possibilidade de alimentar simultaneamente vrios motores para a carga das molas de fechamento. Para evitar consumos excessivos, necessrio carregar as molas manualmente antes de fornecer a tenso ao circuito auxiliar. D) O circuito para o controle da continuidade do enrolamento do rel de abertura deve ser utilizado exclusivamente para esta funo. possvel utilizar o dispositivo Shunt Test Unit para verificar a continuidade dos vrios rels. E) Quando solicitada a fig. 06, o contato -BB3 (41-42) das figs. 32-33 no est disponvel e no podem ser fornecidas as figs. 34-35. Quando solicitada a fig. 09, o contato -BB1 (43-44) da fig. 31 no est disponvel.

-BB3

Notas: C = make contact (contato normalmente aberto com disjuntor aberto) 0 = break contact (contato normalmente fechado com disjuntor aberto) -RL1 -BB4 -BS2 -MO3 -MO4 m de bloqueio no comando para disjuntor fixo Contato transitrio Contato de sinalizao de mola de fechamento carregada-descarregada Solenide de abertura para rel fora do disjuntor Terceiro rel de abertura 3 30 26 10 6 F D

100

Esquema eltrico dos disjuntores xos 1VCD 400099


O esquema eltrico reproduzido nesta seo refere-se aos disjuntores fixos com capacidade de interrupo de at 50 kA.

101

5. Esquema eltrico de circuito

102

103

5. Esquema eltrico de circuito

Legenda = Nmero de referncia da gura do esquema. = Ver a nota indicada pela letra. * -BB1,..2-3 = Contatos auxiliares do disjuntor. -BB4 = Contato auxiliar de passagem do disjuntor com fechamento momentneo durante a abertura. -BB6 = Contato para a sinalizao eltrica de rel de mnima tenso desativado. -BB11 = Contato de interrupo da sinalizao BB4 durante a manobra de abertura manual. -BM = Dispositivo STU Test unit para o controle da continuidade do enrolamento do rel de abertura e fechamento (ver a nota D). = Contatos de m de curso do motor de carga das -BS1 molas. -BS2 = Contatos de m de curso de sinalizao de molas de fechamento carregadas-descarregadas. -MO1 = Primeiro rel de abertura (ver a nota D). -MO2 = Segundo rel de abertura (ver a nota D). -MO4 = Terceiro rel de abertura (ver a nota D). -MC = Rel de fechamento (ver a nota D). -MS = Motor para o carregamento das molas de fechamento (ver a nota C). -MU = Rel de mnima tenso (ver a nota B). -QB = Aplicaes do disjuntor. -RL1 = m de bloqueio. Quando no excitado impede o fechamento mecnico do disjuntor. possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto retardado para habilitar a operao. = Boto ou contato para o fechamento do disjuntor. -SC -SO = Boto ou contato para a abertura do disjuntor. = Bloco de terminais para os circuitos do disjuntor. -XB -XB2...16 = Conectores das aplicaes.

Descrio das figuras = Circuito do motor para a carga das molas de Fig. 1 fechamento (ver a nota C). Fig. 2 = Rel de fechamento (a funo antifecho feita mecanicamente) (ver a nota D). = m de bloqueio. Quando no excitado, impede Fig. 3 mecanicamente o fechamento do disjuntor. possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto retardado para habilitar a manobra. = Rel de mnima tenso instantneo (ver a nota B). Fig. 5 = Circuito do terceiro rel de abertura com Fig. 6 possibilidade de controle contnuo do enrolamento (ver a nota D). = Circuito do primeiro rel de abertura com Fig. 7 possibilidade de controle contnuo do enrolamento (ver a nota D). Fig. 9 = Circuito do segundo rel de abertura com possibilidade de controle contnuo do enrolamento (ver a nota D). Fig. 26 = Sinalizao eltrica de molas de fechamento carregadas e descarregadas. Fig. 30 = Contato auxiliar de passagem do disjuntor com fechamento momentneo durante a abertura do disjuntor. Fig. 31 = Contatos auxiliares disponveis do disjuntor. Fig. 32 35 = Contatos auxiliares disponveis do disjuntor; possvel ter uma destas guras, a congurao padro a 32. = Contato para a sinalizao eltrica de rel de Fig. 60 mnima tenso desativado. Fig. 70 73 = Contatos auxiliares disponveis do disjuntor; possvel ter uma destas guras.

104

Seleo das figuras


Descrio -MS -MC -MO1 -MU -MO2 -BB1 -BB2 Motor para a carga das molas Rel de fechamento Rel de abertura Rel de mnima tenso Rel de abertura suplementar Srie de 10 contatos auxiliares do disjuntor Srie de 5 contatos auxiliares suplementares do disjuntor 3C-20 Srie de 5 contatos auxiliares suplementares do disjuntor 5C Srie de 5 contatos auxiliares suplementares do disjuntor 2C-30 Srie de 5 contatos auxiliares suplementares do disjuntor 50 Notas: C = make contact (contato normalmente aberto com disjuntor aberto) 0 = break contact (contato normalmente fechado com disjuntor aberto) -RL1 -BB4 -BS2 -MO3 -MO4 m de bloqueio no comando para disjuntor fixo Contato transitrio Contato de sinalizao de mola de fechamento carregada-descarregada Solenide de abertura para rel fora do disjuntor Terceiro rel de abertura 3 30 26 10 6 F D Figuras Notas 1 2 7 5 9 31 32 33 34 35 C D D B D

Incompatibilidade No podem ser fornecidos simultaneamente no mesmo disjuntor os circuitos indicados com as seguintes figuras: 32-33-34-35 Notas A) O disjuntor fornecido s com as aplicaes especificadas na confirmao do pedido. Para redigir o pedido, consulte este catlogo. B) O rel de mnima tenso pode ser fornecido para alimentao com tenso obtida antes do disjuntor ou de uma fonte independente. O fechamento do disjuntor s permitido com o rel de mnima tenso excitado (o bloqueio do fechamento realizado mecanicamente). Se a alimentao para os rels de fechamento e de mnima tenso for a mesma e o usurio desejar o fechamento automtico do disjuntor assim que retorna a tenso auxiliar, ser necessrio introduzir um atraso de 50 milsimos de segundo entre o instante do sinal de habilitao do rel de mnima tenso e a excitao do rel de fechamento. Incompatvel com -MO4. C) Controlar a potncia disponvel no circuito auxiliar para verificar a possibilidade de alimentar simultaneamente vrios motores para a carga das molas de fechamento. Para evitar consumos excessivos, necessrio carregar as molas manualmente antes de fornecer a tenso ao circuito auxiliar. D) O circuito para o controle da continuidade do enrolamento do rel de abertura deve ser utilizado exclusivamente para esta funo. possvel utilizar o dispositivo Shunt Test Unit para verificar a continuidade dos vrios rels. E) Quando solicitada a fig. 06, o contato -BB3 (41-42) das figs. 32-33 no est disponvel e no podem ser fornecidas as figs. 34-35. Quando solicitada a fig. 09, o contato -BB1 (43-44) da fig. 31 no est disponvel.

-BB3

105

5. Esquema eltrico de circuito

Esquema eltrico dos disjuntores extraveis 1VCD 400047


O esquema eltrico reproduzido nesta seo refere-se aos disjuntores extraveis com capacidade de interrupo de at 40 kA, para os disjuntores extraveis com carro motorizado, ver o esquema 1VCD400052. Para os disjuntores para quadros ZS8.4 esto disponveis os esquemas: 1VCD400080 verso standard 1VCD400085 verso com carro motorizado.

106

107

5. Esquema eltrico de circuito

108

109

5. Esquema eltrico de circuito

Legenda = Nmero de referncia da gura do esquema. = Ver a nota indicada pela letra. * -BB1,..2-3 = Contatos auxiliares do disjuntor. -BB4 = Contato auxiliar de passagem do disjuntor com fechamento momentneo durante a abertura. -BB6 = Contato para a sinalizao eltrica de rel de mnima tenso desativado -BB11 = Contato de interrupo da sinalizao BB4 durante a manobra de abertura manual -BM = Dispositivo STU Test unit para o controle da continuidade do enrolamento do rel de abertura e fechamento (ver a nota D). = Contatos de m de curso do motor de carga das -BS1 molas. -BS2 = Contatos de m de curso de sinalizao de molas de fechamento carregadas-descarregadas. -BT1 = Contatos para a sinalizao eltrica de disjuntor na posio conectada (ver a nota E). = Contatos para a sinalizao eltrica de disjuntor -BT2 na posio isolada (ver a nota E). -BT3 = Contato de posio do disjuntor, aberto durante a excurso de isolamento do disjuntor. -MO1 = Primeiro rel de abertura (ver a nota D). -MO2 = Segundo rel de abertura (ver a nota D).

-MO3 -MO4 -MC -MS

= Solenide de abertura para rel fora do disjuntor. = Terceiro rel de abertura (ver a nota D) = Rel de fechamento (ver a nota D). = Motor para o carregamento das molas de fechamento (ver a nota C). = Rel de mnima tenso (ver a nota B). -MU = Aplicaes do disjuntor. -QB -RL1 = m de bloqueio. Quando no excitado impede o fechamento mecnico do disjuntor. possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto retardado para habilitar a operao. = m de bloqueio (no carro). Quando no -RL2 excitado, impede mecanicamente a conexo e o isolamento do disjuntor. ( possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto retardado para habilitar a operao). -SC = Boto ou contato para o fechamento do disjuntor. -SO = Boto ou contato para a abertura do disjuntor. = Bloco de terminais para os circuitos do disjuntor. -XB -XB2...16 = Conectores das aplicaes.

Seleo das figuras


Descrio -MS -MC -MO1 -MU -MO2 -RL2 -BB4 -BS2 -MO3 -MO4 Motor de carregamento das molas de fechamento Rel de fechamento Rel de abertura Rel de mnima tenso Rel de abertura suplementar m de bloqueio no carro Contato auxiliar de passagem Contato de sinalizao de molas de fechamento carregadas-descarregadas Solenide de abertura para rel fora do disjuntor Terceiro rel de abertura Figuras 1 2 7 5 9 8 30 26 10 6 F D-F F Notas C D D B D-F

110

Seleo das figuras


Srie de 10 contatos auxiliares do disjuntor -BB1 -BB2 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Srie de mais 5 contatos auxiliares do disjuntor -BB3 Contatos transmitidos Contato de posiode para disjuntores extraveis -BT3 m bloqueio no comando -RL1 31 32 31 / 51 32 / 51 3 / 31 / 51 3 / 32 / 51 4 / 33 4 / 34 4 / 33 / 52 4 / 34 / 52 F F E-F E-F E-F-G E-F-G E-F-G E-F-G E-F-G E-F-G Figuras Notas

-BT1 -BT2

Incompatibilidades No podem ser fornecidos simultaneamente no mesmo disjuntor os circuitos indicados com as seguintes figuras: 3-4 31-32-52 31-32-33-34 33-34-51 4-31-32 51-52 3-33-34 5-6

Notas A) O disjuntor fornecido s com as aplicaes especificadas na confirmao do pedido. Para redigir o pedido, consulte este catlogo. B) O rel de mnima tenso pode ser fornecido para alimentao com tenso obtida antes do disjuntor ou de uma fonte independente. O fechamento do disjuntor s permitido com o rel de mnima tenso excitado (o bloqueio do fechamento realizado mecanicamente). Se a alimentao para os rels de fechamento e de mnima tenso for a mesma e o usurio quiser o fechamento automtico do disjuntor assim que retorna a tenso auxiliar, ser necessrio introduzir um atraso de 50 milsimos de segundo entre o instante do sinal de habilitao do rel de mnima tenso e a excitao do rel de fechamento. Incompatvel com -MO4.

C) Controlar a potncia disponvel no circuito auxiliar para verificar a possibilidade de pr em movimento, simultaneamente, vrios motores para a carga das molas de fechamento. Para evitar consumos excessivos, necessrio carregar as molas manualmente antes de fornecer a tenso ao circuito auxiliar. D) O circuito para o controle da continuidade do enrolamento do rel de abertura deve ser utilizado exclusivamente para esta funo. possvel utilizar o dispositivo Shunt Test Unit para verificar a continuidade do enrolamento. E) Os contatos para a sinalizao eltrica de disjuntor em posio conectada e isolada (-BT1 e -BT2), representados nas figs. 51ou 52, esto situados no carro do disjuntor. F) Quando solicitada a fig.10, o contato BB3 31- 32 das figs. 32-34 no est disponvel. Quando solicitada a fig. 30, o contato BB3 53-54 das figs. 32 -34 no est disponvel. Quando solicitada a fig. 9, o contato BB1 43-44 das figs. 31-32-33-34 no est disponvel. Quando solicitada a fig. 06, o contato -BB3 (41-42) das figs. 32 e 34 no est disponvel. G) A fig. 3 fornecida quando solicitada a fig. 31 ou 32. A fig. 4 fornecida quando solicitada a fig. 33 ou 34 (neste caso, obrigatrio fornecer o -BT3).

111

5. Esquema eltrico de circuito

Esquema eltrico dos disjuntores extraveis 1VCD 400100


O esquema eltrico reproduzido nesta seo refere-se aos disjuntores extraveis com capacidade de interrupo de at 50 kA; para os disjuntores extraveis com carro motorizado, ver o esquema 1VCD400102.

112

113

5. Esquema eltrico de circuito

114

115

5. Esquema eltrico de circuito

Legenda = Nmero de referncia da gura do esquema. = Ver a nota indicada pela letra. * -BB1,..2-3 = Contatos auxiliares do disjuntor. -BB4 = Contato auxiliar de passagem do disjuntor com fechamento momentneo durante a abertura. -BB6 = Contato para a sinalizao eltrica de rel de mnima tenso desativado. -BB11 = Contato de interrupo da sinalizao BB4 durante a manobra de abertura manual. -BD = Contato de posio da porta da caixa. -BM = Dispositivo STU Test Unit para o controle da continuidade do enrolamento do rel de abertura e fechamento (ver a nota D). = Contatos de m de curso do motor de carga das -BS1 molas. -BS2 = Contatos de m de curso de sinalizao de molas de fechamento carregadas-descarregadas. -BT1 = Contatos para a sinalizao eltrica de disjuntor na posio conectada (ver a nota E). -BT2 = Contatos para a sinalizao eltrica de disjuntor na posio isolada (ver a nota E). -BT3 = Contato de posio do disjuntor, aberto durante a excurso de isolamento do disjuntor. -MO1 = Primeiro rel de abertura (ver a nota D).

-MO2 -MO4 -MC -MS

= Segundo rel de abertura (ver a nota D). = Terceiro rel de abertura (ver a nota D). = Rel de fechamento (ver a nota D). = Motor para o carregamento das molas de fechamento (ver a nota C). -MU = Rel de mnima tenso (ver a nota B). -QB = Aplicaes do disjuntor. -RL1 = m de bloqueio. Quando no excitado impede o fechamento mecnico do disjuntor. possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto retardado para habilitar a operao. -RL2 = m de bloqueio (no carro). Quando no excitado, impede mecanicamente a conexo e o isolamento do disjuntor. ( possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto retardado para habilitar a operao). -SC = Boto ou contato para o fechamento do disjuntor. -SO = Boto ou contato para a abertura do disjuntor. -XB = Bloco de terminais para os circuitos do disjuntor. -XB2...16 = Conectores das aplicaes.

Seleo das figuras


Descrio -MS -MC -MO1 -MU -MO2 -RL2 -BB4 -BS2 -MO4 Motor de carregamento das molas de fechamento Rel de fechamento Rel de abertura Rel de mnima tenso Rel de abertura suplementar m de bloqueio no carro Contato auxiliar de passagem Contato de sinalizao de molas de fechamento carregadas-descarregadas Terceiro rel de abertura Figuras 1 2 7 5 9 8 30 26 6 D-F F Notas C D D B D-F

116

Seleo das figuras


Srie de 10 contatos auxiliares do disjuntor -BB1 -BB2 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Srie de mais 5 contatos auxiliares do disjuntor -BB3 Contatos transmitidos -BT1 -BT2 Contato de posiode para disjuntores extraveis -BT3 m bloqueio no comando -RL1 31 32 31 / 51 32 / 51 3 / 31 / 51 3 / 32 / 51 4 / 33 4 / 34 4 / 33 / 52 4 / 34 / 52 F F E-F E-F E-F-G E-F-G E-F-G E-F-G E-F-G E-F-G Figuras Notas

Incompatibilidades No podem ser fornecidos simultaneamente no mesmo disjuntor os circuitos indicados com as seguintes figuras: 3-4 31-32-52 31-32-33-34 31-34-51 4-31-32 51-52 3-33-34 5-6

Notas A) O disjuntor fornecido s com as aplicaes especificadas na confirmao do pedido. Para redigir o pedido, consulte este catlogo. B) O rel de mnima tenso pode ser fornecido para alimentao com tenso obtida antes do disjuntor ou de uma fonte independente. O fechamento do disjuntor s permitido com o rel de mnima tenso excitado (o bloqueio do fechamento realizado mecanicamente). Se a alimentao para os rels de fechamento e de mnima tenso for a mesma e o usurio quiser o fechamento automtico do disjuntor assim que retorna a tenso auxiliar, ser necessrio introduzir um atraso de 50 milsimos de segundo entre o instante do sinal de habilitao do rel de mnima tenso e a excitao do rel de fechamento. Incompatvel com -MO4.

C) Controlar a potncia disponvel no circuito auxiliar para verificar a possibilidade de pr em movimento, simultaneamente, vrios motores para a carga das molas de fechamento. Para evitar consumos excessivos, necessrio carregar as molas manualmente antes de fornecer a tenso ao circuito auxiliar. D) O circuito para o controle da continuidade do enrolamento do rel de abertura deve ser utilizado exclusivamente para esta funo. possvel utilizar o dispositivo Shunt Test Unit para verificar a continuidade do enrolamento. E) Os contatos para a sinalizao eltrica de disjuntor em posio conectada e isolada (-BT1 e -BT2), representados nas figs. 51ou 52, esto situados no carro do disjuntor. F) Quando solicitada a fig. 9, o contato -BB1 (41-42) das figs. 31-32-33-34 no est disponvel. Quando solicitada a fig. 30, o contato -BB3 (53-54) das figs. 32 e 34 no est disponvel. Quando solicitada a fig. 06, o contato -BB3 (41-42) das figs. 32-34 no est disponvel. G) A fig. 3 fornecida quando solicitada a fig. 31 ou a fig. 32. A fig. 4 fornecida quando solicitada a fig. 33 ou a fig. 34 (neste caso, obrigatrio fornecer o -BT3).

117

118

119

Contate-nos

Copyright 2012 ABB. All rights reserved.

ABB AG Calor Emag Medium Voltage Products Oberhausener Strasse 33 Petzower Strasse 8 D-14542 Glindow D-40472 Ratingen Phone: +49(0)2102/12-1230, Fax: +49(0)2102/12-1916 E-mail: powertech@de.abb.com www.abb.com

1VCP000001 - Rev. T, pt - Technical catalogue - 2012.06 (VD4-50 kA) (gs)

ABB S.p.A. Power Products Division Unit Operativa Sace-MV Via Friuli, 4 I-24044 Dalmine Tel.: +39 035 6952 111 Fax: +39 035 6952 874 e-mail: info.mv@it.abb.com

Dados e imagens no so vinculantes. Em funo do desenvolvimento tcnico e dos produtos, reservamo-nos o direito de modicar o contedo deste documento sem nenhuma noticao.

You might also like