You are on page 1of 9

Aula 2 29/02/2012

Comunidades Tribais: A Educao Difusa

Comunidades Tribais Nas comunidades tribais no havia necessidade de escolas. No fcil caracterizar as comunidades primitivas. Porqu? # H muitas diferenas entre as comunidades primitivas; # Risco do etnocentrismo avaliar estas sociedades a partir dos padres de nossa cultura.

UM CUIDADO QUE SE DEVE TER: No estudar estas comunidades pelo que lhes falta, mas consider-las diferentes.
2

# So mticas: O sagrado se manifesta na explicao da origem divina da tcnica, da agricultura, dos males... tudo gira em torno do divino; a ao do homem imita a ao dos deuses. Ex: danas antes da guerra representando a antecipao mgica do que visa garantir com sucesso; os desenhos como forma antecipada de apropriao das caa e como forma de restituir os animais na natureza.

# So de tradio oral: mitos e ritos so transmitidos oralmente por eles a tradio se impe, permitindo a coeso grupal e repetindo os comportamentos considerados desejveis (assim configuram-se como comunidades estveis = nelas as mudanas acontecem lentamente).

Organizao social da tribos


# Baseia-se numa estrutura que mantm homogneas as relaes, sem a dominao de um ou outro segmento: mesmo que a diviso de tarefas leve as pessoas a exercerem funes diferentes, o trabalho e o seu produto so sempre coletivos. (ARANHA, 2006, p.27).

Exerccio do poder # Algumas pessoas especiais possuem o prestgio: o chefe guerreiro, o feiticeiro. So eles objetos de considerao e de respeito. No entanto, no se aproveitam disso para estabelecer uma relao de mando-obedincia. Em funo disso, o chefe o porta-voz do desejo da comunidade como um todo: As oposies, inexistentes na prpria comunidade, geralmente surgem entre as tribos em guerra.
5

Educao difusa
Como as crianas aprendem nas comunidades tribais? Aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades dirias e nas cerimnias dos rituais.

As comunidades primitivas so nmades ou sedentrias atividades produtivas: caa, pesca, pastoreio e agricultura. Nelas as crianas aprendem para a vida e por meio da vida, sem que algum esteja especialmente destinado para a tarefa de ensinar, dispensando o uso de castigos para trabalhar a adaptao aos usos e valores da tribo. H, por parte dos adultos, tolerncia em relao aos enganos dos alunos e respeito ao ritmo destes.

Concluindo...
A educao primitiva DIFUSA porque todos participam da educao. Por ele a criana: # Toma conhecimento dos mitos dos ancestrais; # Desenvolve aguda percepo do mundo e aperfeioa suas habilidades. A educao primitiva INTEGRAL porque abrange todo o saber da tribo; A educao primitiva UNIVERSAL, pois todos tm acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
REFERNCIA ARANHA, Maria Lcia. Histria da Educao e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3. ed. rev. e ampl. So Paulo: Moderna, 2006.
7

Atividades - primeiro captulo do PLT p.19 a 31. 1. Na sua viso, por que primordial conhecer o processo de desenvolvimento da Histria da Educao e da Pedagogia? 2. Atualmente, fala-se em educao democrtica, pois se pressupe que, na grande maioria dos pases ao menos a educao primria j seja universal, gratuita e obrigatria. Voc concorda com essa ideia? Justifique sua resposta. Responda s seguintes questes propostas no PLT: - Pgina 30: questes 2, 3 e 5

Atividades - segundo captulo do PLT p.33 a 39. Responda s seguintes questes propostas no PLT: - Pgina 39: questes 1 a 8

You might also like