You are on page 1of 21

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p.

57-77 2011

FORMALISMO X FUNCIONALISMO: ABORDAGENS EXCLUDENTES? Cinara Monteiro Cortez

Resumo: A Lingustica moderna assume dois paradigmas nos quais podemos situar os estudos lingusticos: a perspectiva formalista e a funcionalista. Embora as diversas correntes situadas em cada um dos paradigmas possuam divergncias, a distino entre eles, de uma maneira geral, situa-se na diviso entre forma e funo, cujos estudos apresentam uma orientao maior para cada uma destas vertentes. Este estudo pretende discutir algumas abordagens principais de cada um dos paradigmas, introduzindo suas premissas, focos de estudo, conceito de lngua e outras questes, em uma orientao comparativa que procura apresentar os pontos de divergncia e de contato entre as abordagens apresentadas. O propsito de tal comparao contribuir para a reflexo sobre a questo de estudos complementares ou excludentes em ambas as perspectivas. Palavras-chave: Formalismo. Funcionalismo. Estudos complementares.

Abstract: Modern Linguistics assumes two paradigms in which we can place linguistic studies: formalist and functionalist perspectives. Although the diverse approaches situated in either one of the two paradigms present divergences, the distinction between them, in a general way, is situated upon the segmentation between form and function, of which studies present a greater orientation towards one of those perspectives. This study intents to discuss about some of the main approaches in each paradigms, introducing their premises, focus of studies, concepts of language and other issues, in a comparative orientation which pursuits to present the divergent and contact points among the presented approaches. The purpose of such comparison is to contribute to the discussion about complementary or exclusionary studies. Keywords: Formalism. Functionalism. Complementary studies.

Introduo

Os estudos lingusticos modernos apresentam, de uma forma geral, abordagens que busquem um melhor entendimento dos fenmenos que envolvem a linguagem e seu uso. Tais abordagens apresentam suas discusses situadas em dois paradigmas principais, o formalismo e o funcionalismo. Nesse sentido, a diviso entre forma e funo parece sugerir uma linha divisria entre as diferentes correntes pertencentes a cada uma das vertentes as quais os estudos estejam relacionados.

Mestranda em Estudos da Linguagem (Fomento: Faperj). Departamento de Ps-Graduao em Letras da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro. Brasil. cinaracortez@hotmail.com

57

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

O objetivo deste estudo apresentar uma breve reviso de literatura de algumas das principais correntes dentro dos paradigmas formal e funcional, buscando discutir as divergncias e pontos de ruptura entre os estudos, assim como os aspectos de contato entre elas. Neste intuito, suas premissas e focos de investigao, conceitos de lngua e outras questes contribuiro para uma discusso comparativa no sentido de apresentar reflexes acerca de estudos complementares ou excludentes de acordo com as perspectivas abordadas.

Formalismo

O formalismo, segundo Dillinger (1991), refere-se ao estudo da forma lingustica. Nesse sentido, a lngua vista como um sistema autnomo e seus estudos focalizaro, especialmente, a fontica, fonologia, morfologia e sintaxe; isto , priorizam-se as caractersticas internas da lngua, seus constituintes e as relaes entre eles. Portanto, a lngua observada nas relaes entre suas partes e princpios que orientem sua organizao, gerando explicaes que partem da prpria estrutura.

Saussure e o estruturalismo

A publicao pstuma do Curso de Lingustica Geral (CLG), em 1916, a partir das notas de alunos acerca de palestras ministradas por Saussure, apresenta uma ruptura com a tradio histrica dos estudos lingusticos. Embora haja controvrsias se a obra apresenta fielmente o pensamento de Saussure, o CLG um dos marcos da lingustica moderna (MUSSALIM; BENTES, 2004). Apesar de o termo estruturalismo no ter sido usado por Saussure, o ponto central de suas discusses reside no fato de que para estabelecer um estudo srio do fenmeno lingustico necessrio que se admita a lngua como uma estrutura, cujas propriedades essenciais so tambm propriedades estruturais (HARRIS; TALBOT, 1989). De acordo com Harris (1989), a caracterstica crucial do estruturalismo saussureano que a prpria estrutura da lngua cria as unidades e as relaes entre essas unidades, e, portanto, a estrutura existe como um todo e no se constitui em partes.

58

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

Saussure (1995) afirma que lngua e linguagem no so a mesma coisa. A lngua uma parte da linguagem, ela ao mesmo tempo, um produto social da faculdade de linguagem e um conjunto de convenes necessrias, adotadas pelo corpo social para permitir o exerccio dessa faculdade nos indivduos (p. 17). Para o autor, a linguagem heterognea, ao passo que a lngua um sistema de signos de natureza homognea, existente na coletividade e exterior ao indivduo, que por si s no pode cri-la nem modific-la. Dessa forma, Saussure estabelece a lngua como objeto da lingustica e faz uma distino entre lngua (langue), o sistema, aquilo que social; e fala ( parole), que permite a evoluo da lngua, mas cujas manifestaes so individuais e momentneas (SAUSSURE, 1995, p. 27). O CLG apresenta uma srie de pressupostos acerca do objeto de estudo da lingustica, dentre os quais temos o conceito de signo lingustico. O signo lingustico representa a unio entre um conceito (significado) e uma imagem acstica (significante), e uma entidade psquica. O signo lingustico , de uma forma geral, arbitrrio, pois a relao que une o significante ao significado imotivada. Ao carter arbitrrio do signo lingustico acrescentase a linearidade, isto , o significante desenvolve-se no tempo, unicamente [...] representa uma extenso (e) essa extenso mensurvel numa s d ireo: uma linha (SAUSSURE, 1995, p. 79). Em relao lngua, pensamento e som, Saussure afirma que o pensamento uma massa amorfa e indistinta, o qual no se molda massa fnica, por essa tambm no possuir mais rigidez ou oferecer mais fixao. A lngua responsvel por atravessar o plano das idias e dos sons, e fornece ao pensamento os significantes que precisa. Nesse sentido, a lngua considerada uma forma e no uma substncia. A lngua tratada tambm como um sistema de valores e cada elemento da lngua pode ser definido por suas relaes com outros elementos do sistema e no a partir de seu contedo. As relaes so sintagmticas, quando os termos estabelecem relaes lineares e consecutivas entre si; e associativas, que prevem combinaes em qualquer ponto do paradigma, sendo essas associaes mnemnicas virtuais. Outro ponto central no CLG distino entre sincronia e diacronia. Por sincronia entende-se tudo quanto se relacione com o aspecto esttico da nossa cincia e por diacronia, tudo que diz respeito s evolues (SAUSSURE, 1995, p. 96). Nesse sentido, a sincronia diz respeito ao eixo das simultaneidades, um estado de lngua, e a diacronia, refere-se ao eixo das sucessividades, uma fase de evoluo.

59

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

Jakobson e o Crculo Lingustico de Praga

O Crculo Lingustico de Praga (CLP) nasce, convencionalmente, em 1926, aps a palestra de H. Becker intitulada O Esprito Europeu da Linguagem, em uma reunio na universidade de Charles. Dentre os nomes principais desse movimento destaca-se o de Roman Jakobson. Ao todo o CLP redigiu nove teses aps as discusses do I Congresso de Fillogos Eslavos, em Praga, 1929, que apresentam os pontos principais de seus estudos. As trs primeiras teses apresentam discusses sobre questes de lingustica geral e as outras seis abordam a Eslavstica. Embora o CLP seja considerado como uma corrente estruturalista ps-saussureana, a primeira tese (Problemas metodolgicos decorrentes da concepo de lngua como sistema e importncia de tal concepo para as lnguas eslavas) apresenta a lngua como um sistema funcional, isto , um sistema de meios de expresso que se destina a um fim. Dessa forma, a lngua concebida como uma relao entre forma e funo e possui o carter teleolgico, por ser tambm um produto da atividade humana. A primeira tese estabelece como prioridade os estudos sobre sincronia, tomados como dinmicos, mas a diacronia tambm observada, pois se considera que a sincronia contm aspectos da diacronia, j que em cada estado de lngua podem-se observar fases de desaparecimento, de estado presente e de formao de elementos lingusticos (FONTAINE, 1978). A segunda tese (Tarefas do estudo de um sistema lingustico, do sistema eslavo em particular) apresenta a distino entre Fontica e Fonologia, j que, para o CLP, os fatores fsicos (acstico e motor) no possuem relao direta com a lingustica. introduzida a concepo de fonema como um feixe de traos fnicos distintivos e o conceito de marcao, em que um elemento distinguido de outro atravs da adio de uma caracterstica extra, uma marca. Essa tese apresenta a noo de que a lngua permite estruturar a realidade, pois a linguagem transforma a realidade em elementos lingusticos que podem ser compreendidos. Outro ponto de destaque a viso funcional da sentena como um agrupamento sintagmtico, criado atravs da predicao e que contm uma parte menos dinmica, o tema, e outra mais dinmica, o rema. A terceira tese (Problemas das investigaes sobre as lnguas de diversas funes) introduz a noo de subsistemas da lngua e de variaes lingusticas, ao considerar as diferenas entre os falantes (sociais, profissionais, territoriais etc.). Tambm se destaca a noo de funes da linguagem, ampliada por Jakobson a partir do esquema proposto por 60

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

Buhler. Segundo Jakobson (2007), as funes da linguagem dividem-se em: a) referencial (denotativa ou cognitiva), que remete ao referente, ao contexto; b) emotiva (expressiva), que centra-se no remetente e foca na atitude do falante sobre o que se est falando; c) conativa, cuja orientao refere-se ao destinatrio; d) ftica, orientada ao contato; e) metalingustica,que remete ao cdigo; e f) potica, cuja orientao foca a mensagem. possvel perceber que as premissas do CLP afastam-se do estruturalismo saussureano ao apresentar uma viso funcional da lngua. Embora a investigao descritiva da lngua se d a partir de Saussure e sua perspectiva de estudos sincrnicos, o CLP critica a separao entre sincronia (esttica) e diacronia (dinmica), assumindo que as mudanas lingusticas, relacionadas diacronia, esto sempre acontecendo em um dado estado de lngua e so, portanto, parte da sincronia. A arbitrariedade e linearidade do signo tambm so colocadas em questo, j que para o CLP a relao entre significante e significado mais icnica do que imotivada e as combinaes de diferentes caractersticas no ocorrem apenas sucessivamente (eixo sintagmtico), mas h tambm combinaes simultneas (eixo paradigmtico) (JAKOBSON, 1980). Outra questo central para os estudiosos do CLP referese crtica lngua como um sistema homogneo, de acordo com a proposta saussureana, pois segundo Jakobson (1980) a lngua um sistemas de sistemas, um cdigo mais amplo que inclui vrios subcdigos.

Bloomfield e o estruturalismo americano

Leonard Bloomfield, influenciado pelos behavioristas e pelos estudos de Boas e Sapir, apresenta uma abordagem mecanicista e comportamentista da lngua. A lngua vista em termos de estmulo e resposta [...] um estmulo externo leva algum a falar, esta resposta lingustica do locutor constitui para o ouvinte um estmulo lingustico que provoca uma resposta prtica (LEPSCHY, 1974, p. 89); em que o estmulo inicial e a resposta pertencem ao mundo extralingustico, ao passo que a resposta lingustica e o estmulo provocado por ela constituem o ato lingustico. Para Bloomfield, falar uma das formas de comportamento que pode ser diretamente observvel e descrita. Nesse sentido, a anlise do significado , para o autor, o ponto fraco dos estudos da linguagem, o significado , to somente, a situao em que o falante pronuncia uma forma lingustica e a reao que isso provoca no ouvinte, e est associado a movimentos fsicos que se referem linguagem (BLOOMFIELD, 1982). 61

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

Bloomfield introduz a fonmica, cuja base terica observa o fonema como um feixe de traos distintivos dentro do complexo do som vocal (CMARA Jr., 1986, p. 173). Esta concepo, apesar de aproximada abordagem do CLP, cuja definio de fonema foca os traos fonticos, distingue-se por definir o fonema de acordo com o princpio da distribuio, onde se observam as posies dos fonemas nas formas lingusticas e suas combinaes com outros fonemas (CMARA Jr., 1986). Em A Set of Postulates for the Science of Language, lanado em 1926 na revista Language, Bloomfield apresenta uma srie de postulados, que, segundo o autor, aprofunda o estudo da linguagem por forar a explicitao e definio de termos e decidir aquilo que pode ser independente ou interdependente na linguagem (BLOOMFIELD, 1926). H uma rica terminologia para caracterizar os elementos da linguagem nos postulados e que ainda utilizada hoje por muitos estudiosos. A tcnica descritiva de Bloomfield e sua fonmica possibilitaram um avano para os estudos de lingustica diacrnica. A diacronia compreendida, na escola de Bloomfield, como uma mudana de um estado de sincronia para outro, onde a reconstruo de estados lingusticos obtida atravs do estudo de vrios sistemas lingusticos sincrnicos em uma perspectiva diacrnica, isto , atravs do tempo. Nesse sentido, Bloomfield considera a sincronia e diacronia como ponto principal da abordagem saussureana, por possibilitar os estudos descritivos da lngua e no apenas os estudos comparativos. No entanto, Bloomfield considera Saussure como um sistematizador de idias e no com criador de uma nova teoria.

Chomsky e o gerativismo

O gerativismo surge como uma resposta abordagem behaviorista da linguagem e destacam-se as publicaes iniciais de Chomsky, o livro Estruturas Sintticas, de 1957, e a resenha crtica em relao ao livro Verbal Behavior de Skinner, em 1959, como marcos de seu incio. Esses estudos apresentam uma rejeio viso da linguagem como condicionada socialmente atravs de hbitos e externa ao indivduo, a relao estmulo-resposta, como apresentada pelo estruturalismo de Bloomfield. Para Chomsky, a criatividade humana, isto , a capacidade de criar novas frases a todo o momento, o que fundamentalmente distingue a comunicao humana da comunicao animal, opondo-se a noo behaviorista de previsibilidade das respostas a um dado estmulo (KENEDY, 2008). Assim como Saussure, 62

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

Chomsky estabelece uma dicotomia no estudo da linguagem, a noo de competncia x noo de performance. Para Chomsky, a competncia o conhecimento potencial internalizado que o indivduo possui da lngua e que o permitir avaliar as sentenas produzidas, e a performance diz respeito ao uso efetivo da lngua em situaes concretas de uso. Dessa forma, Chomsky estabelece a competncia como objeto de estudo da lingustica, pois, para ele, a performance no pode refletir a competncia, dado o fato de que a lngua em uso apresenta uma srie de mudanas e desvios do sistema de regras que o indivduo domina. A teoria gerativa vem se desenvolvendo desde a dcada de 50 e passou por uma srie de reformulaes ao longo desses anos. O gerativismo nasce como um programa de investigao cientfica (PIC), apresentando uma concepo da linguagem como um sistema de conhecimentos interiorizado na mente humana (R APOSO, 1992, p. 27) e cujas questes centrais dizem respeito ao contedo do sistema de conhecimentos lingusticos de um falante de uma dada lngua, como esse sistema de conhecimentos se desenvolve na mente do falante, como o sistema utilizado em situaes comunicativas, e quais sistemas fsicos do crebro esto na base do sistema de conhecimentos (RAPOSO, 1992). Nesse sentido, esse modelo de investigao adota um carter hipottico dedutivo que procura encontrar princpios gerais e regras de boa formao de sentenas para a descrio dos dados de forma lgica, adotando uma concepo de gramtica da lngua como um sistema computacional (BORGES NETO, 2004). Tal proposta distancia-se da abordagem estruturalista de descrio emprica dos fatos, que exclua qualquer dado que no pudesse ser observado diretamente ou medido fisicamente. A Teoria Padro (1965) oferece um modelo de gramtica como um sistema de regras, cuja arquitetura da gramtica compreende uma estrutura profunda ( EP), onde atuam o componente semntico e o componente de base; e a estrutura superficial ( ES), na qual atua o componente fonolgico. O componente de base formado pelas regras do componente categorial e pelo lxico, e responsvel por gerar as estruturas profundas. As estruturas profundas derivam de regras de reescrita, que funcionam como um conjunto de instrues para se construir sentenas; e de regras de insero lexical, que atuam sobre as estruturas j geradas pelas regras de base. Entre a EP e a ES, atua um conjunto de regras transformacionais, o componente transformacional, cujas operaes so em nvel formal e no possuem efeito sobre o significado, j que a interpretao semntica realizada na EP. Os gerativistas apresentam, dessa forma, uma concepo de lngua que compreende uma gerao de sentenas infinitas formadas a partir de um sistema finito de regras que transformam uma estrutura em outra. Entretanto, nos anos 70, a Teoria Padro passou por uma reformulao, a 63

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

partir de um movimento conhecido como semntica gerativa, que procurou dar conta das mudanas de significado durante as transformaes. Embora a Teoria Padro Ampliada mantivesse a idia de que as transformaes no mudariam o significado semntico das sentenas, as regras de base poderiam gerar estruturas de representaes sintticas e semnticas, onde os itens lexicais seriam substitudos por primitivos semnticos universais, abaixo dos ndulos categoriais. A autonomia da sintaxe continuaria assegurada, pois so os componentes sintticos que geram estruturas que podem ser interpretadas pelo componente semntico. Contudo, nos anos 80, com a Teoria da Regncia e Ligao e a introduo do modelo de Princpios e Parmetros ( P&P), que a proposta gerativista apresenta uma adequao descritiva e explicativa para a diversidade das lnguas (RAPOSO, 1992). Com a concepo da regra mova alfa, o componente trans formacional restringido a essa nica regra: mova qualquer elemento para qualquer lugar. As restries atuam sobre as configuraes, resultantes da regra mova alfa, por princpios gerais que rejeitam as sentenas agramaticais da lngua. A EP compreendida como o nvel onde so atribudos papis temticos aos elementos da sentena e a ES o nvel que medeia, sintaticamente, a interpretao fonolgica e a interpretao semntica de uma sentena. A ltima das mudanas na teoria gerativista apresenta o programa minimalista (PM) que, segundo Raposo (apud BORGES NETO, 2004), no substitui o modelo P&P, mas apresenta novas questes a serem consideradas nesta proposta terica. A linguagem apresentada como um sistema perfeito, por possuir um design timo para atender s restries impostas pelas interfaces da lngua com os sistemas de desempenho, externos Faculdade da Linguagem (sistema computacional e sistemas cognitivos associados linguagem). De acordo com o PM, uma lngua L fornece informaes ao sistema cognitivo articulatrio-perceptual (sensrio-motor) e ao conceitual-intencional (sistemas de

pensamento) atravs de nveis representao lingustica (Forma Fontica e Forma Lgica), em interface com os sistemas de desempenho. O sistema cognitivo da lngua pode ser compreendido como lxico (traos fnicos, semnticos e formais) + o sistema computacional, o qual opera sobre determinadas propriedades gramaticais (traos), desencadeando relaes sintticas (AUGUSTO, 2005). possvel observar uma aproximao entre Saussure e Chomsky em relao distino langue/parole e competncia/performance. Entretanto, ao passo que Saussure apresenta uma viso de lngua como estrutura, um inventrio sistemtico de itens 64

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

(CHOMSKY, 1975), um fato social; Chomsky concebe a lngua como um sistema de representao mental e aponta a natureza criativa da competncia. Outro ponto de divergncia entre as duas abordagens remete ao fato de que Saussure observava a Lingustica como parte da semiologia, relacionada psicologia social, ao passo que Chomsky, ao focar os aspectos cognitivos da linguagem, remete psicologia cognitiva. Observa-se tambm, como discutido nos pargrafos iniciais desta subseo, o surgimento do gerativismo como uma rejeio s teorias behavioristas, especialmente a corrente estruturalista americana, liderada por Bloomfield.

Funcionalismo

O funcionalismo descreve a lngua, principalmente, como um instrumento de interao social e, segundo Dillinger (1991), remete ao estudo do significado e do uso da linguagem durante as interaes comunicativas. Dessa forma, o estudo do sistema lingustico est subordinado ao uso da lngua, cuja forma se adapta s funes que exerce (MUSSALIM; BENTES, 2004, p. 165). A linguagem, portanto, no possui um fim em si mesma e a estrutura considerada motivada pelo contexto, pela situao comunicativa.

O funcionalismo givoniano

As correntes funcionalistas surgem a partir de questes discursivas que provocaram, segundo Pezzatti (2004, p. 166), uma reao generalizada que deu incio a vrias outras tendncias. Dentre as escolas funcionalistas americanas, o nome de Givn figura como representativo dessa corrente desde os anos 70. Segundo Givn (1995), em Funcionalismo e Gramtica, o funcionalismo adota como premissas os seguintes pontos: a linguagem como atividade scio-cultural; a estrutura serve a funes cognitivas e comunicativas; a estrutura no-arbritria, motivada e icnica; mudana e variao esto sempre presentes; o significado dependente do contexto e no-atmico; as categorias no so discretas; a estrutura malevel, no rgida; as gramticas so emergentes; as regras de gramtica permitem algumas excees. O autor acrescenta que, dada complexidade da lngua, por seu carter biolgico de representao do conhecimento e 65

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

comunicao, essas premissas so vlidas de acordo com o contexto definido de interaes e esto circunscritas e competindo com outros princpios, que podem representar limitaes a sua aplicabilidade. Em seu primeiro captulo de Funcionalismo e Gramtica, Givn (1995) apresenta crticas ao que denomina de os trs dogmas centrais de Saussure: a arbitrariedade do signo lingustico, a idealizao associada distino entre langue e parole, e a segregao da descrio diacrnica e sincrnica. A arbitrariedade do signo, segundo Givn (1995), separa aquilo que visvel no signo lingustico daquilo que invisvel, isto , de seus aspectos mentais correlatos. Ele considera essa separao como uma triste caricatura de uma viso positivista e behaviorista do sentido como uma referncia externa (GIVN, 1995, p. 6), crtica que se estende concepo de significado de Bloomfield. Em relao langue e parole, o autor afirma que esta distino, formulada por Saussure e que ressurge no gerativismo com os conceitos de competncia e performance, enfatizando a

langue/competncia como objeto de investigao da lingustica, apenas uma idealizao metodolgica. Para o funcionalismo o foco reside justamente no que se denominou parole/performance nas outras abordagens, por se considerar este nvel o lugar onde a lngua adquirida e onde a gramtica emerge e se modifica. Ainda sobre a idealizao, o autor aponta a separao entre sincronia e diacronia. Nesse sentido, essa crtica alinha-se viso do CLP, que tambm aponta a importncia dos estudos de mudana e variao para se compreender a sincronia, em uma viso pancrnica da linguagem.

A lingustica sistmico-funcional

A lingustica sistmico-funcional (LSF) compreende a linguagem como um sistema scio-semitico (CUNHA; SOUZA, 2007; HALLIDAY, 1994), cujo foco reside na anlise de produtos autnticos da interao social, considerando suas relaes com a cultura e contexto social nos quais esses produtos so negociados 1 (EGGINS, 2004, p. 2). A LSF postula que todas as lnguas so organizadas em componentes de significados chamados metafunes. As metafunes devem ser interpretadas como partes funcionais da linguagem em respeito ao sistema total da lngua e os nveis de anlise podem destacar uma determinada funo, mas nunca representam hierarquia na organizao lingustica. As
1

(traduo prpria) focus on the analysis of authentic products of social interaction (texts), considered in relation to the cultural and social context in which they are negotiated.

66

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

metafunes so divididas em trs nveis: ideacional que diz respeito forma como o mundo representado atravs da experincia humana, interpessoal que se refere s interaes, a orao como troca e negociao; e o textual que representa o modo como o contedo organizado em forma de texto (HALLIDAY; HASSAN, 1989). A LSF de Halliday entende que os componentes fundamentais que produzem significado na lngua so essencialmente funcionais (HALLIDAY, 1994) e compreendem uma organizao lxico-gramatical da linguagem sempre em relao ao contexto de uso. A linguagem vista como mediadora da experincia do mundo, e como interpretao e representao do mundo. Desta forma, o modo como as categorias gramaticais so organizadas diferem a partir da maneira como cada indivduo expressa sua experincia de mundo e a gramtica se apresenta como uma decorrncia das escolhas no paradigma de cada lngua. Para cada escolha feita dentro do paradigma organizacional da linguagem, novos significados so construdos e a relao entre significado e fraseado no , como afirma o autor, arbitrria, mas sempre motivada. Nota-se, nesse sentido, um afastamento das noes suassureana e bloomfieldeana de significado como referncia externa, assim como apontado por Givn. Em relao ao funcionamento da lngua, a LSF pressupe o sistema lingustico realizado por instanciaes contnuas que expandem o sistema e so controladas pela gerao e abandono de estruturas novas e antigas atravs das geraes, tal noo se ope ao gerativismo, que prev um sistema finito de regras. Outro ponto que afasta a LSF do gerativismo diz respeito noo de sentenas gramaticais ou agramaticais, cujas noes de competncia e arquitetura da linguagem seriam responsveis por avaliar essas sentenas. Para a LSF as sentenas so originadas a partir de relativa frequncia na escolha de determinadas estruturas e so essas frequncias que refletem as probabilidades de escolha de certos recursos e no outros. Em outra perspectiva, a distncia entre a LSF e o gerativismo pode ser entendida pela afirmao de Chomsky de que a lingustica seria um ramo da psicologia cognitiva, ao passo que para Halliday, os estudos lingusticos esto associados sociologia.

A Sociolingustica

As abordagens sociolingusticas partem da noo de que a lngua , em si, uma forma de ao social e que tanto a linguagem escrita quanto a oral preenchem propsitos sociais e 67

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

culturais (COUPLAND; JAWORSKI, 1997). Nesse sentido, a LSF de Halliday pode ser tambm considerada uma abordagem sociolingustica. Dentre os nomes dos precursores da sociolingustica destaca-se o de Labov como um de seus fundadores. Labov ([1972; 1978] 1997) afirma que o termo sociolingustica pode causar a impresso de que h um tipo de teoria ou prtica lingustica que no seja social, pois para o autor, se a lngua um fato social, qualquer abordagem lingustica necessariamente sociolingustica. Labov concentrou seus estudos na variao e mudana lingustica a princpio e depois ampliou seus interesses em estudos de fontica, fonologia e mudanas de som, e apontado como um dos nomes mais influentes em metodologias de pesquisas sociolingusticas, por aliar anlise quantitativa a anlises sociais. Contudo, em seu texto Linguistics and Sociolinguistics, o autor aponta que alguns princpios lingusticos constituam, na verdade, barreiras ideolgicas para se estudar a lngua em sociedade. Entre eles, o autor destaca a dicotomia saussureana entre sincronia e diacronia, que isola os sistemas estruturais do presente das mudanas histricas do passado e, para o autor, um estudo pancrnico possibilita uma melhor compreenso das mudanas e variaes da lngua. Outro ponto remete concepo de que as mudanas de som no poderiam ser observveis e, a esse respeito Labov faz uma crtica direta a Bloomfield que defendia a regularidade da mudana de som contra a evidncia irregular do presente declarando que quaisquer flutuaes que podemos observar seriam apenas casos de emprstimo dialetal (LABOV, 1997, p. 24). Outra crtica a Bloomfield remete ao conceito de variao livre, pois os postulados bloomfieldeanos assumem que alguns enunciados so iguais, de acordo com o princpio de lugar e funo, desconsiderando, portanto, a importncia do contexto nesses enunciados. Outra corrente da sociolingustica, a sociolingustica interacional, est fortemente ancorada na pesquisa qualitativa emprica e interpretativa e prope o estudo da lngua na interao social (RIBEIRO; GARCEZ, 2002, p. 8). Segundo os estudiosos da abordagem interacional, o foco dos estudos reside na resposta pergunta o que est acontecendo aqui e agora nesta situao de uso da linguagem?. Gumperz (1982a apud Pereira, 2002) props a abordagem da Sociolingustica Interacional no mbito dos processos comunicativos da interao humana para tratar de relaes entre cultura, sociedade e indivduo (p. 8). Segundo Gumperz ([1981] 1997), o conceito principal dessa abordagem a competncia comunicativa, que se refere ao conhecimento lingustico e convenes comunicativas relacionadas que os

(Traduo prpria) (Bloomfield) defended the regularity of sound change against the irregul ar evidence of the present by declaring that any fluctuations we might observe would only be cases of dialect borrowing.

68

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

falantes devem possuir para iniciar e sustentar o envolvimento conversacional (p. 40-41). Essa noo afasta-se claramente da competncia de Chomsky, a qual Gumperz considera estreita, por no considerar o contexto e a interao em funo dos participantes. De uma forma geral, as abordagens funcionalistas, especialmente as sociolingusticas, compreendem a lngua estritamente em relao s funes scio-culturais a que ela se destina, nesse sentido, a forma est sempre associada a uma determinada funo dentro de um contexto, macro ou micro, de situao comunicativa. A sintaxe no autnoma, pois est vinculada a uma viso pragmtica da linguagem. Tal perspectiva ope-se a viso formalista, especialmente ao modelo gerativista, que postula a autonomia da sintaxe em relao pragmtica e compreende a lngua como um fenmeno mental, cujos estudos no consideram o contexto/situao.

Conceitos de gramtica

De uma maneira geral, as abordagens formalistas de gramtica remetem ao estudo das caractersticas internas da lngua, enfatizando a sentena, onde a sintaxe autnoma e as relaes entre lngua e contexto no so observadas. Por outro lado, as correntes funcionalistas observam a lngua como um sistema no autnomo, sempre em relao com contexto, situao e participantes. O foco estabelecido nas relaes entre os componentes sintticos e componentes semnticos, discursivos e pragmticos. Em relao concepo de gramtica, observa-se em Saussure uma viso estrutural da lngua em relaes sintagmticas e associativas, nos eixos de seleo e combinao dos elementos lingusticos. A lngua concebida no como um instrumento de nomenclatura, mas como de classificao. Saussure (1995) chama de Gramtica a lingustica esttica ou descrio de um estado de lngua (p. 156) e afirma que o estudo de gramtica refere -se ao estudo da lngua como um sistema de meios de expresso (p. 156), e, segundo o au tor, necessrio incluir o estudo do lxico tradio gramatical de estudo da morfologia e sintaxe. Seguindo a tradio saussureana, a anlise gramatical proposta pelo estruturalismo americano de Bloomfield adota princpios empiristas, como j discutido, e procedimentos indutivos de segmentao e classificao dos dados. uma viso tambm classificatria dos

(Traduo prpria) the knowledge of linguistic and related communicative conventions that speakers must have to initiate and sustain conversational involvement.

69

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

elementos, em termos de distribuio, em que o sentido das unidades no considerado. Dessa forma, as propriedades distribucionais dos elementos no levam em conta categorias lgicas, psicolgicas ou metafsicas (LOBATO, 1986). O conceito de gramtica no gerativismo refere-se ao conhecimento lingustico internalizado que o falante possui de sua lngua e tambm teoria sobre tal conhecimento. A gramtica internalizada, segundo Raposo (1992, p. 28) consiste por um lado num dicionrio mental das formas da lngua e por outro num sistema de princpios e regras atuando de forma computacional sobre essas formas. Essa gramtica um sistema autnomo, pois a noo de modularidade da mente prev que os princpios e representaes especficas da gramtica interiorizada no so partilhados por outros sistemas (RAPOSO, 1992). A viso de gramtica apresentada pelo CLP apresenta uma viso funcional aliada aos estudos da tradio gramatical, a concepo funcionalista permite ligar fatos isolados com frequncia estudados pela tradio gramatical e constit uir o sistema que o explica (FONTAINE, 1978). Foi desenvolvida uma perspectiva funcional da frase (NEVES, 1997), que se refere forma como as palavras so organizadas em relao funo comunicativa, que observa a lngua como um sistema de sistemas, com funes relacionadas a cada um desses subsistemas. A essa noo aproxima-se a viso de gramtica da LSF, que tambm apresenta uma concepo multifuncional da linguagem (cf. metafunes) e, assim como o CLP, observa a fonologia na base da organizao da lngua, mediadas pela sintaxe e o lxico, e a semntica no topo. Ambas as perspectivas apresentam as diversas funes interrelacionadas, contudo, para Jakobson, h sempre uma predominncia de uma das funes da linguagem, ao passo que para a sistmico-funcional, no h hierarquia nos nveis entre as funes. Givn (1979) argumenta que a sintaxe tem origem no discurso, pois, para o autor, a linguagem humana evoluiu da pragmtica sintaxe. A noo de gramtica para Givn (1979) remete s estratgias que o falante emprega criativamente para de forma funcional organizar seu texto a um ouvinte em um determinado contexto de situao. Essa noo assume a gramtica como emergente, pois ela est sempre sendo modificada pelo uso da lngua. Contudo, o autor admite, em seus trabalhos sobre gramaticalizao, que fatores comunicativos e cognitivos esto na base das mudanas lingusticas. As correntes sociolingusticas, sobretudo a sociolingustica interacional, enfatizam a interao comunicativa. Nessas abordagens, a gramtica observada durante as trocas lingusticas e sempre emergente, pois o que interessa como e para que a lngua usada em 70

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

um determinado contexto e situao. Assim, a concepo de sentenas gramaticais ou agramaticais, como na perspectiva gerativista, no se aplica nessas abordagens, j que quaisquer produes so observadas em uma viso pragmtica de uso da lngua, onde a noo de adequao lingustica mais apropriada.

Conceitos de competncia e performance

O termo competncia foi introduzido nesse estudo de acordo com a noo gerativista, referindo-se ao conhecimento internalizado que o falante possui de sua lngua. Cabe ressaltar que, segundo Chomsky, esse conhecimento no inato, ele na verdade o estgio final da aquisio da linguagem. Discutiu-se tambm a distino entre competncia e performance, que aproxima-se, em determinado sentido dicotomia saussureana langue/parole. Nota-se que para ambas as abordagens, o estudo da competncia/ langue tem prioridade sobre aquilo que tomado como atuao, isto , o uso concreto da lngua. O sociolinguista Dell Hymes ([1974] 1997) argumenta que ao substituir linguagem por competncia, Chomsky promete muito mais que cumpre, restringindo o termo somente ao conhecimento gramatical que o falante possui da lngua e deixando de lado, segundo o autor, outros aspectos de conhecimento e habilidade tcitos do falante, jogados juntos sob um conceito de performance no examinado amplamente (HYMES, 1997, p. 12). O autor acrescenta que a performance, segundo o gerativismo, tende a gerar uma concepo da competncia que a relaciona ao comportamento e tambm permite considerar aspectos nogramaticais, limitando, dessa maneira, a realizao das possibilidades gramaticais. Para o autor, a competncia deve ser compreendida em termos muito mais amplos, englobando o conhecimento do falante sobre sua lngua, o conhecimento de contexto e situaes de uso apropriado ou no de situaes comunicativas, o que de fato a comunicao realiza ou no em termos pragmticos, e o que possvel realizar atravs de implementaes durante a interao. Nesse sentido, a noo de competncia remete competncia comunicativa, como apresentada na subseo destinada sociolingustica. Desta forma, a performance o que possibilita o falante a realizar a competncia durante situaes reais de uso da linguagem.

(Traduo prpria) (it leaves) other aspects of speakers tacit knowledge and ability in confusion, thrown together under a largely unexamined concept of performance.

71

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

Para Bauman (1986), a performance um modo de comunicao, uma forma de falar, a essncia na qual reside a suposio da responsabilidade com uma audincia para a exposio da habilidade comunicativa, destacando o modo como a comunicao executada, alm de seu contedo referencial (p. 3). O autor acrescenta que a performance intensifica a experincia e que tambm pode ser entendida como uma representao da funo potica, aproximando-se aos estudos de Potica, feitos por Jakobson, onde a funo potica sobrepunha-se s outras funes da linguagem, mesmo fora do estudo de poesia. , portanto, na performance, isto , no uso concreto de situaes comunicativas, que as abordagens funcionalistas enfocam seus estudos.

Aquisio da linguagem

Embora o CLG no apresente discusses diretamente relacionadas sobre aquisio da linguagem, o terceiro captulo introduz uma noo superficial sobre a questo. Mesmo considerando aspectos naturais relacionados lngua (rgos relacionados fala), para Saussure a faculdade de falar est subrodinada a uma faculdade mais geral, a que comanda os signos e que seria a faculdade lingustica por excelncia (p. 18), j que a lngua o produto social da faculdade da linguagem. A lngua se constitui como algo adquirido e convencional (CLG, 1995, p. 17), que est na coletividade e, segundo o autor, no havia um consenso sobre o fato de que o aparelho vocal humano tenha sido criado para falar. Saussure no considerava a funo da linguagem manifestada na fala como algo natural, mas sim adquirida na estrutura coletiva. O estruturalismo americano, com bases nos estudos behavioristas, especialmente de Skinner, compreendem a aquisio como um aprendizado, onde a linguagem considerada exterior s funes mentais. Os behavioristas postulam que a linguagem apenas uma conveno social e sua aquisio processada por condicionamento e/ou memorizao, pois a criana uma tabula rasa, [...] ela s desenvolve seu conhecimento ling ustico por meio de estmulo respostas (S R), imitao e reforo, (DEL R, 2006, p. 18). Em oposio s duas abordagens apresentadas, o gerativismo concebe a faculdade da linguagem como uma herana biolgica, inata a todos os seres humanos, na qual o conjunto das propriedades gramaticais comuns compartilhadas por todas as lnguas naturais, bem como as diferenas entre elas [...] so previsveis, a chamada Gramtica Universal ( GU) 72

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

(KENEDY, 2008, p. 136). A GU o estgio inicial da aquisio que, como qualquer outro rgo biolgico, desenvolve-se at a gramtica de um falante adulto (competncia). Segundo Chomsky, a aquisio no tanto um processo de aprendizagem, mas de maturao e desenvolvimento de um rgo mental biolgico que contm estruturas de contedo especificamente lingustico e, segundo Corra (2008, p. 203), a for ma da gramtica das lnguas encontra-se necessariamente em conformidade com as possibilidades oferecidas e limitaes impostas pelo aparato fsico e cognitivo humanos. Uma das crticas centrais concepo behaviorista de aquisio, formulada por Chomsky, diz respeito ao argumento da pobreza de estmulos, pois os dados primrios da aquisio no podem dar conta da riqueza e complexidade de conhecimentos finais. Contudo, Chomsky no exclui a importncia da interao com o meio, que contribui para determinar o contedo final do desenvolvimento da competncia, mas o foco persiste nos processos mentais. Para os funcionalistas, a linguagem adquirida pela criana no contexto social e determinada pelas necessidades comunicativas e pelas habilidades de interao em sociedade (DILLINGER, 1991; GIVN, 1979; HALLIDAY, 1994). Segundo Halliday (1994, 2004), a criana aprende primeiro a se comunicar atravs de gestos e sons, para funes que se destinem ao controle do comportamento dos outros e para a satisfao de necessidades fsicas. O autor acrescenta que a criana desenvolve o que ele intitula de protolngua, linguagem caracteristicamente infantil (suas prprias palavras), para posteriormente utilizar palavras convencionais durante a interao. Gradualmente, atravs das interaes e contextos, a criana desenvolve a gramtica, pelas prprias imposies sociais de uso da lngua. Givn, na tentativa de apresentar um modelo de teoria que unificasse os estudos de mudana lingustica, incluindo a aquisio, argumenta que a criana adquire a lngua de modo pragmtico, situado no discurso, para o sinttico, gradualmente, isto , de situaes imediatas, bvias e concretas para situaes menos imediatas, menos obvias e mais abstratas, sempre atribudas percepo e a produo de sentidos na interao (BAPTISTA, 2000).

Consideraes finais

O presente trabalho buscou apresentar as principais premissas dos paradigmas formalista e funcionalista atravs de algumas correntes e nomes representativos de cada abordagem. Foi possvel observar que embora o objeto de estudo seja o mesmo para todas as 73

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

correntes (lngua), o fenmeno e os focos das discusses apresentam distines que podem apresentar pontos de divergncia, mas tambm de contato entre ambos os paradigmas e entre cada uma das correntes de estudos discutidas. Foi possvel observar que embora a distino entre forma e funo possibilite situar as correntes em um dos paradigmas, encontram-se aspectos que podem aproximar abordagens ao paradigma considerado oposto. Nesse sentido destaca-se o CLP, que embora se situe na abordagem formalista, apresenta uma viso funcional da linguagem e, muitas vezes, apresentado por alguns estudiosos como uma das primeiras correntes funcionais da linguagem. Outro ponto observado que a questo da forma no , sobretudo, abandonada nos estudos funcionalistas, que admite dilogos com estudos realizados por correntes formalistas, acrescentando a importncia pragmtica da sintaxe. Outra questo de contato reside na observao de aspectos cognitivos e processos mentais em estudos funcionalistas, apesar desse trabalho no ter aprofundado tais discusses. Vale ressaltar tambm que o gerativismo distingue-se das abordagens estruturalistas por focar os processos mentais da linguagem, embora esteja inserido no mesmo paradigma que abrange tais correntes. Considerando a questo dos estudos lingusticos tenderem para uma ou outra perspectiva, isto , do ponto de vista formal ou funcional, resta saber se uma necessariamente exclui a outra. Para tal questo Mary A. Kato (1998), em seu artigo Formas de Funcionalismo na Sintaxe, argumenta que h possibilidades em articular estudos de ambos os paradigmas e exemplifica sua opinio ao citar um estudo feito por ela em co-autoria com um funcionalista (KATO; CASTILHO, 1991). Segundo a autora: a lngua significante e significado, dois lados da mesma moeda. O ponto de partida metodolgico no importa. Fica ao gosto de cada um. Mas se trabalharmos em consonncia, certamente chegaremos a descobertas mais abrangentes e interessantes. Este trabalho procurou apresentar, de uma maneira geral, questes de divergncias e aproximaes entre diferentes abordagens de estudos lingusticos, no sentido de contribuir com as discusses sobre algumas correntes lingusticas situadas nos paradigmas formal e funcional e em que ponto tais abordagens podem se apresentar excludentes ou complementares.

Referncias

74

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

AUGUSTO, M. R. A. As relaes com as interfaces no quadro minimalista: uma promissora aproximao com a psicolingustica. In MIRANDA, N. S.; NAME, M. C. (orgs.) Lingustica e cognio. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2005, p. 245-268. BAPTISTA, L. M. T. R. Teorias Lingusticas e Aquisio e Aprendizagem de Lnguas. Todas as Letras, n. 2, p. 75-85, 2000. BAUMAN, R. Story, performance and event: contextual studies of oral narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 1986. BLOOMFIELD, L. A Set of Postulates for the Science of Language. Language. v. 2, n. 3, p. 153-164, Linguistic Society of America, Sep., 1926. _____. O Significado. In DASCAL, M. (org.) Fundamentos metodolgicos da lingustica. Vol III Semntica. Campinas, 1982, p. 29-30. BORGES NETO, J. Ensaios de filosofia da lingustica. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. CMARA JR., J. M. Histria da lingustica. 4. ed. Petrpolis: Vozes, 1986. CHOMSKY, N.; RAPOSO, E. P.; MEIRELES, J. A. Aspectos da teoria da sintaxe. Coimbra: Armenio Amado, 1975. COUPLAND, N.; JAWORSKI, A. (Eds.). Methods for studying language in society. In Sociolinguistics: a reader. New York: St. Martins Press, p. 69-162, 1997. CUNHA, M. A. F.; SOUZA, M. M. A transitividade segundo a lingustica sistmico funcional. In Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 53-76. CORRA, L. M. S. O desencadeamento (bootstrapping) da sintaxe numa abordagem psicolingustica. In FINGER, I.; Quadros, R. M. de. Teorias de Aquisio da Linguagem. Florianpolis: Ed. Da UFSC, 2008, p. 203. DILLINGER, M. Forma e funo na Lingustica. DELTA, v. 7, n. 1, p. 397-407, So Paulo, 1991. DEL R, A. Aquisio da linguagem: uma abordagem psicolingustica. So Paulo: Contexto, 2006. EGGINS, S. An overview of systemic functional linguistics. In An introduction to systemic functional linguistics. London: Continuum, 2004, p. 1-22. FONTAINE, J. O crculo lingustico de Praga. So Paulo: Cultrix: Ed. Da Universidade de So Paulo, 1978. GIVN, T. On understanding grammar. New York: Academic Press, 1979. _____. Prospectus, Somewhat Jaundiced. In Functionalism and grammar. Amsterdan, Philadelphia: J. Benjamins, 1995, p. 1-23. 75

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

GUMPERZ, J. J. Communicative Competence. In COUPLAND, N.; JAWORSKY, A. (Eds.) Methods for studying language in society. In Sociolinguistics: a reader. New York: St. Martins Press, [1981] 1997, p. 39-48. HALLIDAY, M. A. K. Introduction. In An introduction to functional grammar (2nd. ed). London: Edward Arnold, 1994, p. ix-xxv. _____. Functions of language. In HALLIDAY, M. A. K.; HASSAN, R. Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989, p. 15-28. HALLIDAY, M. A. K.; HASSAN, R. Context of situation. In Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989, p. 3-14. HARRIS, R. Saussure on Language and Thought. In HARRIS, R.; TALBOT, J. T. Landmarks in linguistic thought. The Western Tradition from Socrates to Saussure. London: Routledge, 1989, p. 209-224. HYMES, D. The Scope of Sociolinguistics. In COUPLAND, N.; JAWORSKY, A. (Eds.) Methods for studying language in society. In Sociolinguistics: a Reader. New York: St. Martins Press, [1974] 1997, p. 12-22. JAKOBSON, R. Lingustica e comunicao. So Paulo: Cultrix: Pensamento, 2007. _____. Sign and System of Language: A Reassessment o f Saussures Doctrine: Poetics Today, v. 2:1, 1980, p. 33-38. KATO, M. A. Formas de Funcionalismo na Sintaxe. DELTA, So Paulo, v. 14, spe, 1998. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010244501998000300011&lng=en &nrm=iso> accesso em 02 de dezembro de 2009. _____; CASTILHO, C. M (1992) Advrbios modalizadores. In ILARI, R. (org.) Gramtica do portugus falado, vol II: Nveis de Anlise lingustica. Campinas: Editora da UNICAMP/FAPESP. KENEDY, E. Gerativismo. In MARTELOTTA, M. E. T. (org.). Manual de lingustica. So Paulo: Contexto, 2008, v. 1, p. 127-140. LABOV, W. Linguistics and Sociolinguistics. In COUPLAND, N.; JAWORSKY, A. (Eds.) Methods for studying language in society. In Sociolinguistics: a Reader. New York: St. Martins Press, [1972, 1978] 1997, p. 23-24. LEPSCHY, G. C. A lingustica estrutural. 2 ed. So Paulo: Perspectiva, 1975, p. 79-100. MARTELOTTA, M. E. (Org.). Lingustica funcional: teoria e prtica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

76

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 1 n. 1 p. 57-77 2011

MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (orgs.) Introduo lingustica: fundamentos epistemolgicos, v. 3. So Paulo: Cortez, 2004. LOBATO, L. Sintaxe gerativa do portugus. Belo Horizonte: Viglia, 1986. NEVES, M. H. M.. A gramtica funcional. So Paulo: Martins Fontes, 1997. PEREIRA, M. G. D. Introduo. In Palavra 8. Departamento de Letras da PUC-Rio. Rio de Janeiro: Editora Trarepa, 2002, p. 7-25. PEZATTI, E. G. O funcionalismo em lingustica. In MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introduo lingustica: fundamentos epistemolgicos, v. 3. So Paulo: Cortez, 2004. RAPOSO, Eduardo. A lngua como sistema de representao mental. In Teoria da Gramtica: a faculdade da linguagem. Lisboa: Editorial Caminho, 1992, p. 25-63. RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. Sociolingustica interacional. So Paulo: Humanstica, 2002 (Edies Loyola). SAUSSURE, F. de. Curso de lingustica geral. So Paulo: Cultrix, 1995.

77

You might also like