You are on page 1of 21

N-1793

REV. J

DEZ / 2004

INSPEO SUBAQUTICA QUALIFICAO DE PESSOAL


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos seus itens. Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

SC - 23
Inspeo de Sistemas e Equipamentos em Operao

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N - 1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

20 pginas e ndice de Revises

N-1793
1 OBJETIVO

REV. J

DEZ / 2004

1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis para a qualificao do pessoal responsvel pela execuo subaqutica de ensaios no-destrutivos. 1.2 Esta Norma se aplica a procedimentos iniciados a partir da data de sua edio. 1.3 Esta Norma contm Requisitos Tcnicos e Prticas Recomendadas.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Os documentos relacionados a seguir contm prescries vlidas para a presente Norma. Portaria no 24 do Ministrio do Trabalho e Emprego; Portaria no 3214 de 08/06/78 do MTE - Norma Regulamentadora no 15 (NR-15) Anexo no 6 -Trabalho Sob Presses Hiperbricas; PETROBRAS N-133 - Soldagem; PETROBRAS N-1486 - Inspeo em Servio de Bia de Amarrao e Sistema de Transferncia Utilizando Monobia; PETROBRAS N-1487 - Inspeo Externa - Duto Submarino; PETROBRAS N-1515 - Pintura; PETROBRAS N-1594 - Ensaio No-Destrutivo - Ultra-Som; PETROBRAS N-1738 - Descontinuidades em Juntas Soldadas, Fundidos, Forjados e Laminados; PETROBRAS N-1792 - Inspeo Subaqutica - Partcula Magntica; PETROBRAS N-1812 - Estruturas Ocenicas; PETROBRAS N-1814 - Inspeo Subaqutica - Medio de Potencial Eletroqumico; PETROBRAS N-1815 - Inspeo Subaqutica - Visual; PETROBRAS N-1816 - Inspeo Subaqutica - Medio de Espessura de Parede; PETROBRAS N-1852 - Estruturas Ocenicas - Fabricao e Montagem de Unidades Fixas; PETROBRAS N-2073 - Inspeo em Servios de Mangotes Martimos; PETROBRAS N-2209 - Inspeo Subaquatica - Avaliao da Aparelhagem Partculas Magnticas; PETROBRAS N-2210 - Inspeo Subaqutica - Avaliao de Aparelhagem Medio de Espessura de Parede; PETROBRAS N-2260 - Graus de Corroso e Tipos de Superfcies Avariadas e Preparadas; PETROBRAS N-2481 - Fotografia Subaqutica; PETROBRAS N-2667 - Inspeo por ACFM; ABNT NBR 6402 - Desenho Tcnico; ABENDE DC-005 - Documento Complementar no 5 - Qualificao e Certificao de Pessoal em Ensaios No-Destrutivos Subaqutico; CSWIP - DIV. 8-96 - Requirements for the Certification of Personnel Engaged in the Eletromagnetic Inspection of Welds Level 1 and Level 2.

N-1793
3 DEFINIES

REV. J

DEZ / 2004

Para os propsitos desta Norma so adotadas as definies indicadas nos itens 3.1 a 3.5. 3.1 DPC Diretoria de Portos e Costas do Ministrio da Marinha do Brasil. 3.2 Candidato a Inspetor Subaqutico Profissional habilitado, pela DPC, a efetuar mergulho profissional que preencha os requisitos exigidos no escopo desta Norma. 3.3 Inspetor Subaqutico Profissional nvel 1, 2 ou 3 responsvel pela execuo ou superviso subaqutica direta de ensaios no-destrutivos nas modalidades para os quais est qualificado. 3.4 Livro de Registro do Mergulhador - LRM Documento oficial, emitido pela DPC, que habilita o profissional a mergulhar e onde so registrados dados relativos s operaes de mergulho com sua participao, conforme exigncias da portaria no 24 do MTE. 3.5 Alternating Current Field Measurement - ACFM Medio de Campo de Corrente Alternada. Tcnica utilizada para deteco e dimensionamento de trincas de fadiga em equipamentos, tubulaes e estruturas metlicas.

4 CONDIES GERAIS
4.1 Escolaridade 4.1.1 Para realizao do treinamento a inspetor subaqutico, o candidato deve preencher os requisitos mnimos de escolaridade e experincia profissional citados na TABELA A-1 do ANEXO A. 4.1.2 O candidato anteriormente qualificado no exterior, por entidade independente, na modalidade de ensaio no-destrutivo qual pretende ser qualificado pode ser dispensado de comprovar escolaridade, a critrio da PETROBRAS.

N-1793

REV. J

DEZ / 2004

4.1.3 O candidato a inspetor de ACFM deve ter conhecimento de informtica (1)Windows , DOS e editor de texto). 4.2 Experincia Profissional 4.2.1 O candidato a inspetor subaqutico deve comprovar, atravs do seu LRM e carteira profissional, que profissional habilitado pela DPC a realizar mergulho profissional. 4.2.2 O candidato proveniente do exterior deve comprovar estar registrado na DPC. 4.2.3 O candidato a inspetor subaqutico deve estar com seu exame de sade em dia, comprovado atravs do LRM ou atestado mdico emitido por profissional registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), conforme requisitos da norma regulamentadora no 15 (NR-15). Nota: Os pr-requisitos citados nos itens 4.2.1, 4.2.2 e 4.2.3, no se aplicam ao candidato a inspetor de ACFM.

4.3 Treinamento 4.3.1 O candidato a inspetor subaqutico ou a inspetor de ACFM, deve comprovar, atravs de certificado ou diploma, que realizou o treinamento na modalidade de ensaio no-destrutivo no qual pretende se qualificar e obteve aproveitamento superior ou igual a 80 %. 4.3.2 No certificado ou diploma do curso de treinamento deve constar: o nome da entidade de treinamento, carga horria e o aproveitamento. 4.3.3 Todo treinamento deve ser supervisionado por um inspetor nvel 3. 4.3.4 O candidato anteriormente qualificado no exterior, por entidade independente, em uma das modalidades prevista nesta Norma, pode ser dispensado de treinamento, a critrio da PETROBRAS. 4.3.5 O treinamento prtico submerso deve ter, no mnimo, a carga horria prevista na TABELA A-2 do ANEXO A, comprovado atravs do certificado ou LRM, com exceo do candidato a inspetor ACFM, onde no necessrio treinamento prtico submerso do inspetor. 4.3.6 Para o treinamento em ACFM, ver TABELA A-3 do ANEXO A.

1)

WINDOWS um produto da Microsoft Corporation. Esta informao dada para facilitar aos usurios na utilizao desta Norma e no significa uma recomendao do produto citado por parte da PETROBRAS. possvel ser utilizado produto equivalente, desde que conduza a resultado igual.

N-1793
4.4 Acuidade Visual

REV. J

DEZ / 2004

4.4.1 O candidato a inspetor subaqutico ou a inspetor de ACFM deve ter acuidade visual, natural ou corrigida, avaliada pela capacidade de ler a letra J-1 do padro jaeger para viso prxima a 40 cm de distncia ou mtodo equivalente. 4.4.2 O candidato a inspetor subaqutico ou a inspetor de ACFM deve ter acuidade visual para viso longnqua, natural ou corrigida, igual ou superior a 20/20 da escala SNELLEN ou mtodo equivalente. 4.4.3 O candidato a inspetor subaqutico deve possuir viso binocular comprovada pelo teste de TITMUS ou mtodo equivalente. 4.4.4 O candidato a inspetor subaqutico deve apresentar atestado de acuidade visual emitido por oftalmologista credenciado e reconhecido pelo CRM. 4.4.5 Se o candidato no apresentar o atestado, deve ter sua capacidade visual verificada, antes da aplicao das provas prticas, seguindo-se os itens 4.4.1 a 4.4.3. Se no obtiver aprovao nesta verificao deve ter 30 dias, contados a partir da aplicao do teste, para apresentar o atestado. Caso contrrio sua prova terica perde a validade. 4.4.6 A acuidade visual do inspetor deve ser avaliada anualmente, seguindo-se os testes descritos nos itens 4.4.1 a 4.4.5. 4.5 Qualificao 4.5.1 Aps cumpridas as exigncias quanto a treinamento e acuidade visual, o candidato deve se submeter a prova escrita de conhecimentos tericos, na modalidade que pretende se qualificar e baseada no programa de treinamento citado no Captulo 5. 4.5.2 O candidato anteriormente qualificado no exterior por entidade independente, na modalidade de ensaio no-destrutivo na qual pretende se qualificar, pode ser dispensado da prova escrita de conhecimentos tericos, a critrio da PETROBRAS. 4.5.3 O candidato deve concluir todas as etapas do processo de qualificao em um prazo de 24 meses, a contar da data de aprovao na prova de conhecimentos tericos. Findo o prazo o processo deve ser reiniciado. 4.5.4 A verificao de conhecimentos prticos deve ser baseada no programa de treinamento especificado no Captulo 5 e deve seguir os requisitos descritos nos itens 4.5.4.1 a 4.5.4.7.

N-1793
4.5.4.1 Ensaios de partculas magnticas:

REV. J

DEZ / 2004

a) tcnica do Yoke (SM-YO): - verificao dos conhecimentos prticos do candidato, mediante a execuo do ensaio em corpos-de-prova, nas condies emersa e submersa, conforme um procedimento qualificado segundo a tcnica do Yoke, atendendo norma PETROBRAS N-1792 e mediante a emisso de relatrios, em formulrios correspondentes; b) tcnica da bobina (SM-BO): - verificao dos conhecimentos prticos do candidato, mediante a execuo do ensaio em corpos-de-prova, na condio submersa conforme um procedimento qualificado segundo a tcnica da bobina, atendendo norma PETROBRAS N-1792 e mediante a emisso de relatrios, em formulrios correspondentes. Nota: A qualificao do candidato inerente a cada tcnica.

4.5.4.2 Ensaio de Medio de Potencial Eletroqumico (SM-PE) Verificao dos conhecimentos prticos do candidato, mediante a execuo do ensaio em corpos-de-prova, nas condies emersa e submersa conforme um procedimento qualificado, atendendo norma PETROBRAS N-1814 e mediante a emisso de relatrios, em formulrios correspondentes. 4.5.4.3 Ensaio Visual (SM-EV) Execuo do ensaio em peas de teste, conforme um procedimento qualificado, atendendo norma PETROBRAS N-1815 e mediante a emisso de relatrios: a) prtica emersa: - verificao dos conhecimentos prticos do candidato, mediante a execuo do ensaio em peas de teste, na rea de soldagem (terminologia, descontinuidades, desenho tcnico, simulao e anlise de casos); b) prtica submersa: - verificao dos conhecimentos prticos do candidato, mediante a execuo do ensaio submerso em peas de teste, visando aferir sua capacidade na deteco e relato de ocorrncias. 4.5.4.4 Fotografia Subaqutica (SM-VF) Verificao dos conhecimentos do candidato, mediante anlise e execuo de fotografias na condio emersa. Na condio submersa, execuo de fotografias panormica, com sobreposio e close-up, conforme definido na norma PETROBRAS N-2481 e de profundidade com emisso de relatrio em formulrios correspondentes. Para esta modalidade necessria a prvia qualificao em SM-EV. 4.5.4.5 Televisionamento Subaqutico (SM-VT) Verificao dos conhecimentos prticos dos candidatos, mediante anlise de vdeo tapes, na condio emersa e execuo de televisionamento submerso em peas de teste, verificando-se; tomadas panormicas, close-up e sobreposio com emisso de relatrio em formulrio correspondente. Para esta modalidade necessria a prvia qualificao em SM-EV. 6

N-1793

REV. J

DEZ / 2004

4.5.4.6 Ensaio de U.S. - Medio de Espessura de Parede (SM-ME) Verificao dos conhecimentos prticos, nas condies emersa e submersa, mediante a execuo do ensaio e realizao de medies de espessuras de parede em peas de teste, conforme um procedimento qualificado de acordo com a norma PETROBRAS N-1816, e emisso de relatrios em formulrios correspondentes. 4.5.4.7 Ensaio de ACFM (SM-ACFM) Verificao dos conhecimentos prticos do candidato, mediante a execuo de provas orais, escritas, anlise de inspees gravadas em disquetes e execuo do ensaio em corpos-de-prova, com e sem auxlio de operadores de sondas, para deteco, localizao e dimensionamento de descontinuidades, atendendo a norma PETROBRAS N-2667 e mediante a emisso de relatrios em formulrios adequados e registros em meio magntico. 4.5.5 O candidato considerado inspetor qualificado se: a) obtiver, no mnimo, aproveitamento de 70 % nas provas de conhecimentos tericos; b) obtiver, no mnimo, aproveitamento de 80 % nas provas de conhecimentos prticos. 4.5.6 O candidato que no obtiver grau suficiente para passar no exame de qualificao deve aguardar, no mnimo, 30 dias para realizar outro exame. Notas: 1) Se o candidato no tiver obtido grau satisfatrio em alguma das partes dos exames (geral, especfico e prtico), ou no obtiver mdia para aprovao, pode refazer por 2 vezes as partes dos exames que o reprovaram e/ou, por opo do candidato, aquele(s) em que obteve grau satisfatrio, desde que o faa em um prazo mximo de 24 meses, a contar da data do primeiro exame. 2) O candidato reprovado em uma terceira tentativa, em qualquer exame, s pode realizar um novo exame, decorrido o prazo mnimo de 30 dias e deve fazer o exame em sua totalidade.

4.5.7 A qualificao inerente a cada ensaio no-destrutivo ou modalidade. 4.6 Validade da Qualificao O perodo da validade de 5 anos a partir da data de qualificao. 4.7 Manuteno da Qualificao 4.7.1 Para manuteno da qualificao, em cada ensaio no-destrutivo ou modalidade, o inspetor deve comprovar atravs de informativos de inspeo ou relatrios, devidamente identificado e assinado pela fiscalizao PETROBRAS, que realizou o ensaio em um perodo de at 24 meses decorridos da ltima inspeo e/ou qualificao.

N-1793

REV. J

DEZ / 2004

4.7.2 Para manuteno da qualificao, em cada ensaio no-destrutivo ou modalidade, a interrupo das atividades profissionais, por um perodo superior a 24 meses, implica em verificao de desempenho (VD) do inspetor. 4.7.3 A VD deve ser realizada at 6 meses aps vencido o prazo estabelecido no item 4.7.2. 4.7.4 Para manuteno da qualificao o inspetor subaqutico ou ACFM pode a qualquer tempo ter seu desempenho verificado, a critrio da PETROBRAS. 4.8 Renovao da Qualificao 4.8.1 A cada 5 anos o inspetor deve ser reavaliado atravs de exame simplificado para assegurar que o inspetor mantm sua capacitao. 4.8.2 Renovao da qualificao, consiste de exame prtico de acordo com procedimento qualificado. 4.8.3 Renovao da qualificao nvel 3 para ACFM, consiste de prova terica composta de 20 questes relativas a tcnica e 5 questes sobre esta Norma. 4.8.4 O inspetor deve atingir aproveitamento mnimo de 80 %, caso no seja alcanado o aproveitamento mnimo em 2 tentativas este inspetor considerado desqualificado. Nota: A renovao deve ocorrer at 21 dias aps a data de vencimento. Somente em casos extremos as qualificaes podem ser renovadas at, no mximo, 6 meses da data de vencimento, a critrio da PETROBRAS.

4.9 Desqualificao Na ocorrncia de fraudes, quebra de tica profissional e prtica de atos delituosos, cabe a PETROBRAS a anlise das evidncias objetivas e apurao dos fatos. A critrio da PETROBRAS, as qualificaes dos profissionais podem ser suspensas de imediato. 4.10 Requalificao 4.10.1 O profissional desqualificado segundo os critrios desta Norma, pode se submeter a novas provas, a critrio da PETROBRAS, aps retreinamento. O retreinamento deve ser baseado no programa do Captulo 5. 4.10.2 O profissional que perdeu sua qualificao pela interrupo das atividades e pelo vencimento dos prazos estabelecidos no item 4.7.2, a critrio da PETROBRAS, para sua requalificao deve se submeter s provas de conhecimentos prticos na modalidade ou ensaio em que era qualificado e obter aproveitamento de 80 %. 8

N-1793
5 CONDIES ESPECIFICAS

REV. J

DEZ / 2004

Programa de treinamento, contendo os itens nos quais o candidato deve ser avaliado, por ensaio no-destrutivo ou modalidade, no decorrer das provas de qualificao. A carga horria a mnima recomendada. 5.1 Ensaio de Partculas Magnticas (SM-YO e SM-BO) O programa do curso deve conter, no mnimo, os assuntos relacionados na TABELA 1.

TABELA 1 - PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA ENSAIO DE PARTCULAS MAGNTICAS


Assunto Introduo: - princpios bsicos; - finalidade do ensaio; - campo de aplicao; - limitaes em comparao com outros ensaios; - terminologia de estruturas submersas e seus componentes. Noes sobre Soldagem: - processos de soldagem; - eletrodo revestido; - arco submerso; - TIG; - subaqutica, molhada e a seco; - descontinuidade de solda, terminologia; - processos que os provocam e posio caracterstica; - terminologia de soldagem; - tipos de juntas; - soldas; - zonas da junta soldada; - influncia do tipo de descontinuidade sobre o comportamento da pea. Noes sobre Laminados: - processos de fabricao; - terminologia de descontinuidades; - causas que contribuem para as ocorrncias das descontinuidades mais freqentes e sua posio caracterstica. Princpios Fsicos: - teoria do campo magntico; - influncia do tipo de material; - caractersticas dos campos magnticos; - efeito das descontinuidades; - magnetizao pela corrente eltrica; - luz ultravioleta. Aparelhos: - tipos e seleo; - encapsulamento para uso subaqutico; - aferio e calibrao. Horas de Instruo

1
(CONTINUA)

N-1793
(CONCLUSO)

REV. J

DEZ / 2004

TABELA 1 - PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA ENSAIO DE PARTCULAS MAGNTICAS


Assunto Procedimentos: - influncia da forma geomtrica das peas; - correntes de magnetizao; - direo do campo magntico; - partculas ferromagnticas (via mida - colorida e fluorescente); - efeitos e tcnica da utilizao subaqutica de partculas em via mida; - densidade de fluxo e verificao da magnetizao; - sobreposio; - seqncia de execuo do ensaio; - seleo da tcnica de magnetizao; - usinagem das descontinuidades. Indicaes: - aparncia das descontinuidades; - de fabricao; - de fadiga; - indicaes no relevantes; - influncia do tipo de descontinuidade sobre o comportamento da pea. Normas Tcnicas: - familiarizao com as normas PETROBRAS N-1738, N-1792, N-1852, N-2209 e Documentos Tcnicos Contratuais. Proteo: - cuidado no manuseio; - proteo contra choques eltricos; - iluminao com luz ultravioleta. Aula Prtica Emersa e Submersa Nota: Horas de Instruo

1 44

A carga horria de treinamento prtico, se refere carga horria de cada tcnica (Yoke ou bobina) objeto de qualificao. No mnimo, a carga horria prevista para o treinamento prtico deve ser executada na condio submersa, segundo a TABELA A-2 do ANEXO A.

5.2 Ensaio de Medio de Potencial Eletroqumico (SM-PE) O programa do curso deve conter, no mnimo, assuntos relacionados na TABELA 2.

10

N-1793

REV. J

DEZ / 2004

TABELA 2 - PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA ENSAIO DE MEDIO DE POTENCIAL ELETROQUMICO


Assunto Horas de Instruo

Introduo: - princpios bsicos; - finalidade do ensaio; - campo de aplicao; - comparao dos mtodos de medio - remoto; monitorado e com inspetor subaqutico; - terminologia de estruturas submersas e seus componentes. Princpios Fsicos: - princpios da corroso; - potencial eletroqumico; - princpios bsicos da proteo catdica; - critrios de proteo; - influncia dos revestimentos protetores. Aparelhos: - tipos e seleo; - encapsulamento para uso subaqutico; - aferio e calibrao. Procedimentos: - critrios para a seleo dos pontos de medio; - influncia de forma geomtrica da estrutura; - preparao da superfcie; - seqncia de execuo do ensaio; - registro dos resultados. Indicaes: - valores esperados; - indicaes no relevantes. Normas Tcnicas: - familiarizao com a norma PETROBRAS N-1814 e Documentos Tcnicos Contratuais. Aula Prtica Emersa e Submersa
Nota:

1 3 16

A carga horria prevista para o treinamento prtico deve, no mnimo, ser executada na condio submersa conforme a TABELA A-2 do ANEXO A.

5.3 Ensaio por Ultra-Som (SM-ME) O programa do curso deve conter, no mnimo, os assuntos relacionados na TABELA 3.

11

N-1793

REV. J

DEZ / 2004

TABELA 3 - PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA ENSAIO DE ULTRA-SOM


Horas de Instruo ME(1)

Assunto Introduo: - princpios bsicos; - finalidade do ensaio; - campo de aplicao; - limitaes em comparao com outros ensaios; - terminologia de estruturas submersas e seus componentes. Princpios Fsicos: - vibraes ultra-snicas; ME (1) - freqncia, velocidade e comprimento de onda; - propagao de ondas; - impedncia acstica; - reflexo; - refrao; - difrao, disperso e atenuao. Gerao de Ondas Ultra-Snicas: - efeitos piezoelctricos; - tipos de cristais; - cabeotes normal, duplo cristal e angular (ver Nota 1). Aparelhagem: - descrio do aparelho pulso-eco; - caractersticas operacionais; - aferio e calibrao; - cuidados; - encapsulamento para uso subaqutico. Procedimento: - seleo dos parmetros de ensaio; - calibrao e blocos-padro; - preparao da superfcie; - acoplante; - registro dos resultados. Indicaes: - detectabilidade de descontinuidades; - variveis que afetam os resultados; - influncia do tipo de descontinuidade sobre o comportamento da pea (ver Nota 2). Normas Tcnicas: - familiarizao com as normas PETROBRAS N-1594, N-1738, N-1816 e N-1852, N-2210 e Documentos Tcnicos Contratuais. Aula Prtica Emersa e Submersa Notas:

1 20

1) No caso de treinamento para ME, o cabeote angular pode ser eliminado. 2) Assuntos dispensveis para treinamento em medio de espessura. 3) A carga horria prevista para o treinamento prtico, no mnimo, deve ser executada na condio submersa segundo a TABELA A-2 do ANEXO A. 4) ME - Medio de Espessura.

12

N-1793
5.4 Ensaio Visual (SM-EV)

REV. J

DEZ / 2004

O programa do curso deve conter, no mnimo, os assuntos relacionados na TABELA 4.

TABELA 4 - PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA ENSAIO VISUAL


Assunto Introduo: - princpios bsicos; - finalidade do ensaio; - campo de aplicao; - limitaes em comparao com outros ensaios; - dificuldades do ensaio visual subaqutico. Noes sobre Soldagem e Deformao: - processos de soldagem; - eletrodo revestido; - arco submerso; - TIG; - subaqutica: molhada e a seco, descontinuidades de solda, terminologia, causas e posies caractersticas; - terminologia de soldagem; - tipos de juntas; - soldas; - zonas da junta soldada; - deformaes, terminologia, causas, tipos e ocorrncias mais freqentes. Estruturas Submersas e seus Componentes: - estruturas de ao; - estruturas de concreto; - cimento e agregados; - armao; - avarias. Noes sobre Fundidos, Forjados e Laminados: - processos de fabricao; - terminologia de descontinuidades; - causas que contribuem para a ocorrncia das descontinuidades mais freqentes e posio caractersticas das descontinuidades. Noes sobre Corroso: - tipos; - graus; - classificao. Noes sobre Revestimentos: - pinturas; - coal-tar; - massa epxi; - concreto; - mtodos de aplicao; - terminologia das descontinuidades caractersticas. Noes sobre Desenho Tcnico: - prtica de execuo e interpretao de desenhos; - norma ABNT NBR 6402; - localizao de pontos em estruturas martimas. 13 Horas de Instruo ME(1)

8
(CONTINUA)

N-1793
(CONTINUAO)

REV. J

DEZ / 2004

TABELA 4 - PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA ENSAIO VISUAL


Assunto Leito Martimo: - caracterizao; - terminologia; - correlao entre o aspecto do leito e possveis ocorrncias na estrutura e seus componentes. Anodos: - tipos; - fixao; - estado. Mtodos de Ensaio Visual: - direto; - remoto. Aparelhagem e Instrumentos: - tipos e seleo; - aferio e calibrao. Procedimentos: - definio das irregularidades ou descontinuidades a serem observadas; - estados disponveis das superfcies; - preparao da superfcie; - limpeza da superfcie; - iluminao; - seqncia de execuo do ensaio; - registro de resultados. Indicaes: - aparncia das descontinuidades; - laminados; - forjados; - fundidos; - concreto; - mangotes flexveis; - solda; - deformaes; - danos mecnicos; - corroso; - incrustaes; - desgaste e fixao de nodos de sacrifcio; - desgaste e abraso em componentes de estruturas submersas; - indicaes no relevantes; - influncia do tipo de descontinuidades sobre o comportamento da pea. Normas Tcnicas: - familiarizao com as normas PETROBRAS N-133, N-1486, N-1487, N-1515, N-1792, N-1812, N-1815, N-1816, N-2073 e Documentos Tcnicos Contratuais. Horas de Instruo ME(1) 1

1 3

8
(CONTINUA)

14

N-1793
(CONCLUSO)

REV. J

DEZ / 2004

TABELA 4 - PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA ENSAIO VISUAL


Assunto Proteo: - cuidados no manuseio; - proteo contra choques eltricos. Aula Prtica Emersa e Submersa Nota: Horas de Instruo ME(1) 1 40

A carga horria prevista para o treinamento prtico deve, no mnimo, ser executada na condio submersa, segundo a TABELA A-2 do ANEXO A.

5.5 Modalidade - Fotografia - (SM-VF) O programa do curso deve conter, no mnimo, os assuntos relacionados na TABELA 5.

TABELA 5 - PROGRAMA DE FOTOGRAFIA

TREINAMENTO

DA

MODALIDADE

DE

Assunto
Introduo: - finalidade; - campo de aplicao; - dificuldades. Equipamento e Acessrios: - tipos de seleo; - familiarizao. Filmes: - tipos e seleo. Tcnicas de Fotografia: - iluminao, foco, abertura, velocidade; - enquadramento; - profundidade de campo; - panormica; - com sobreposio; - de detalhes; - com profundidade. Condies Ambientais: - visibilidade; - iluminao; - correntezas. Tcnicas de Processamento de Filmes: - equipamentos, materiais e tempos de processamento; - cuidados no manuseio e estocagem; - processo E-6; - prtica de revelao. Aula Prtica Emersa e Submersa

Horas de Instruo ME(1)


2

4 -

32

15

N-1793
Nota:

REV. J

DEZ / 2004

A carga horria prevista para o treinamento prtico deve, no mnimo, ser executada na condio submersa, segundo a TABELA A-2 do ANEXO A.

5.6 Modalidade Televisionamento (SM-VT)

O programa do curso deve conter, no mnimo, os assuntos relacionados na TABELA 6.

TABELA 6 - PROGRAMA DE TREINAMENTO TELEVISIONAMENTO


Assunto Introduo: - finalidade; - campo de aplicao; - dificuldades. 5.7 Modalidade ACFM (SM-ACFM) 5.7.1 Inspetor por ACFM Nvel 1

DA

MODALIDADE

DE

Horas de Instruo 2

O programa de treinamento deve contemplar o contedo descrito nos itens 5.7.1.1 e 5.7.1.2 e ter uma durao mnima de 40 horas-aula. 5.7.1.1 Viso geral sobre tcnicas subaquticas de ensaios no-destrutivos para deteco de trincas superficiais: a) inspeo visual subaqutica: - conhecimentos gerais; b) inspeo por partculas magnticas: - conhecimentos gerais sobre os princpios de eletromagnetismo e campos magnticos. 5.7.1.2 Princpios: a) eletricidade: - conhecimento sobre: corrente contnua, tenso e corrente, resistncia e lei de ohm, corrente alternada, magnetismo, induo e campo magnticos, permeabilidade magntica, fluxo magntico, linhas de campo, magnetismo residual, eletromagnetismo, campos magnticos produzidos por corrente eltrica, correntes parasitas produzidas por uma corrente, correntes parasitas produzidas por um campo magntico, campos criados por correntes parasitas; b) correntes parasitas: - conhecimentos sobre: distribuio de correntes parasitas, profundidade padro de penetrao, correlao entre sinal e localizao dos defeitos na pea;

16

N-1793

REV. J

DEZ / 2004

c) equipamento ACFM: - conhecimento detalhado sobre a tecnologia envolvida abrangendo: campos uniformes, tipos de sondas, tipos de equipamentos, softwares, hardware necessrio e operao do software ACFM a ser utilizado e os respectivos comandos no Windows; - interpretao bsica dos sinais, abrangendo as relaes entre os grficos Bx, Bz e o grfico borboleta, sinais tpicos de um bloco padro com descontinuidade provocada por eletroeroso, outras fontes de sinais e estratgias gerais para identificao de trincas; - procedimentos de varredura, abrangendo verificaes preliminares da aparelhagem, os esquemas de marcao dos corpos-de-prova/componentes a inspecionar e as velocidades recomendadas para varredura; - cuidados com o equipamento, abrangendo verificaes de segurana e cuidados na manuteno do equipamento. 5.7.2 Inspetor por ACFM Nvel 2 O programa de treinamento deve contemplar o contedo abaixo e ter uma durao mnima de 40 horas-aula. 5.7.2.1 Geral A importncia da documentao, registros e boa comunicao, planejamento da inspeo ao operador da sonda, a necessidade de nveis apropriados de qualificao de pessoal e certificao do equipamento e a necessidade de procedimentos escritos para todas as atividades. 5.7.2.2 Princpios de Correntes Parasitas Conhecimentos detalhados sobre a influncia em: a) b) c) d) e) f) g) diversos parmetros nas medies; permeabilidade; freqncia; estrutura e da geometria do material; manuseio da sonda (incluindo tcnicas de varredura e velocidades); pelcula de pintura/revestimentos na sensibilidade e como compens-las; posio e orientao das descontinuidades.

5.7.2.3 Equipamento de ACFM Conhecimentos detalhados sobre: a) dimensionamento do comprimento de um defeito: - operao de dimensionamento atravs do software; - dimensionamento de trincas simples; - dimensionamento de trincas mltiplas; - limitaes tericas; b) requisitos de informaes ao operador da sonda em operaes remotas: - preparao da rea a inspecionar; - sondas; - utilizao das sondas; c) relatrios, abrangendo a execuo de cpias de segurana, e a execuo dos relatrios necessrios, assim como o gerenciamento dos arquivos e diretrios; 17

N-1793

REV. J

DEZ / 2004

d) operaes do equipamento, envolvendo como ligar o equipamento e ajustar seus parmetros, seleo de sondas e carregamento dos seus arquivos, verificaes de segurana e manuteno do equipamento; e) conhecimento sobre defeitos superficiais associados as juntas soldadas na fabricao e em servio e a terminologia de soldagem. 5.7.3 Inspetor de ACFM Nvel 3 O programa de treinamento deve contemplar o contedo dos programas de treinamento para nvel 1 e nvel 2, conhecimentos relativos s demais tcnicas de ensaios no-destrutivos, processos de fabricao e deteriorao de materiais, critrios de aceitao e rejeio baseado em cdigos e normas, sistemas da qualidade e do sistema de qualificao. O programa de treinamento deve ter uma durao mnima de 40 horas-aula. _____________

/ANEXO A

18

N-1793

REV. J

DEZ / 2004

ANEXO A - TABELAS TABELA A-1 REQUISITOS MNIMOS DE ESCOLARIDADE / EXPERINCIA PROFISSIONAL

Ensaio/Categoria SM-EV SM-YO SM-BO SM-VF SM-VT

Alternativa A

Alternativa B

Curso pleno de engenharia na Curso Tcnico Industrial + 1 ano rea tcnica + 6 meses de de experincia ou 2o grau experincia. + 2 anos de experincia.

Qualificao SM-EV.

SM-PE SM-ME

Curso pleno de engenharia na Curso Tcnico Industrial rea tcnica + 3 meses de + 6 meses de experincia ou experincia. 2o grau + 1 ano de experincia. Curso pleno de engenharia na Curso Tcnico Industrial + rea tcnica + 3 meses de 6 meses de experincia ou experincia. 2o grau + 1 ano de experincia. N1 + 25 h de execuo do ensaio como N1. N2 + 2 anos de experincia como N2.

SM-ACFM-N1

SM-ACFM-N2

SM-ACFM-N3

Onde: SM-EV SM-YO SM-BO SM-PE SM-ME SM- VF SM-VT SM-ACFM-N1 SM-ACFM-N2 SM-ACFM-N3 Ensaio Visual; Ensaio de Partculas Magnticas - Yoke; Ensaio de Partculas Magnticas - bobina; Ensaio de Medio de Potencial Eletroqumico; Ensaio de Medio de Espessura de Parede por Ultra-Som; Fotografia Subaqutica; Televisionamento Subaqutico; Ensaio Subaqutico por ACFM Nvel 1; Ensaio Subaqutico por ACFM Nvel 2; Ensaio Subaqutico por ACFM Nvel 3.

19

N-1793

REV. J

DEZ / 2004

TABELA A-2 - CARGA HORRIA PARA TREINAMENTO PRTICO SUBMERSO POR MODALIDADE
Ensaio SM- EV SM-PM SM-PE SM-ME SM-VT SM-VF Alternativa A Mar Abrigado 40 h 20 h 30 h Alternativa B Mar Semi-Abrigado 30 h 5h 25 h Alternativa C Mar Aberto 15 h 10 h 15 h

TABELA A-3 - CARGA HORRIA PARA TREINAMENTO ACFM


Ensaio SM-ACFM-N1 SM-ACFM-N2 SM-ACFM-N3 Carga Horria 40 h N1 + 40 h N2 + 40 h

_____________

20

N-1793

REV. J

DEZ / 2004

NDICE DE REVISES REV. A, B, C, D, E, F, G e H


No existe ndice de revises.

REV. J
Partes Atingidas 3 4.1.1 4.2.3 4.3.2 e 4.3.3 4.4.3 4.4.6 4.5.3 a 4.5.6 4.7.1 4.7.5 4.8.2 4.10.1 TABELA 1 TABELA 2 TABELA 3 TABELA 4 5.7.1 TABELA A-1 TABELA A-3 Revisado Revisado Revisado Revisados Revisado Revisado Revisados Revisado Excludo Revisado Revisado Revisada Revisada Revisada Revisada Revisado Revisada Includa Descrio da Alterao

_____________
IR 1/1

You might also like