You are on page 1of 5

11

ANLISE E COMPARAO DE DINMICAS PARA TRANSFERNCIAS ORBITAIS NO SISTEMA TERRA-LUA ANALYSIS AND COMPARISON OF DYNAMICS FOR ORBITAL TRANSFERS IN THE EARTH-MOON SYSTEM Anderson Rodrigo Barretto Teodoro1 Denilson Paulo Souza dos Santos2 Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado2 Lucas Sales Policarpo1
RESUMO: Neste trabalho foram analisadas manobras de transferncias orbitais impulsivas com empuxo instantneo, obtido atravs da transferncia de Lambert, modelando uma transferncia geocntrica de um veculo deixando a rbita da Terra e chegando rbita da Lua. O objetivo foi buscar o mnimo consumo de combustvel entre as manobras, realizando uma comparao entre o mtodo analtico, o numrico e o mtodo probabilstico. Dessa forma, geramos grficos, analisando e comparando os valores obtidos no mtodo analtico e o numrico. Para o mtodo probabilstico, foram realizados testes para avaliar a eficincia e o desempenho do algoritmo gentico desenvolvido, aplicando-o na funo teste de Griewank. Palavras-chave: algoritmos genticos; mecnica celeste; transferncias orbitais. ABSTRACT: This study analyzed impulsive orbital transfer maneuvers with impulsive thrust, based on the Lamberts problem, modeling a geocentric transfer of a vehicle leaving the Earth's orbit and achieving moon orbit. The goal was to find the minimum fuel consumption for the necessary thrust, by performing a comparison between the analytical method and the numerical probabilistic method. Thus, we generated graphs, analyzing and comparing the values obtained from the analytical and numerical method. For the probabilistic method, testing was conducted to evaluate the efficiency and performance of the genetic algorithm developed by applying the Griewank function. Keywords: genetic algorithms; celestial mechanics; orbital transfers.

1 2

Engenharia da Computao / ETEP Faculdades. E-mails: andersonrbteodoro@gmail.com; lsalespolicarpo@gmail.com. Diviso de Mecnica e Controle / Instituto Nacional de Pesquisas Espacias - INPE. E-mails: denilson.paulo@gmail.com; prado@dem.inpe.br. Revista Univap - Edio Especial - revista.univap.br So Jos dos Campos-SP-Brasil, v. 19, n. 34, nov.2013. ISSN 2237-1753

12

1. INTRODUO O estudo de manobras orbitais tem grande importncia em misses espaciais, tendo diversas aplicaes, como realizar transferncias de rbitas em um veculo espacial e executar correes nos parmetros orbitais de um satlite, conforme estudado em Prado (2012). Para isso, importante considerar durante as manobras de transferncias os gastos com consumo de combustvel necessrio para realizar as manobras, visto que esses gastos so consideravelmente altos em uma misso espacial, e que seu fim tambm pode determinar o final da misso.

corpos e foi assumido que em ambos os mtodos o sistema no sofre perturbaes externas. Ao final, para o mtodo probabilstico, aplicada uma heurstica de busca e otimizao atravs de algoritmos genticos, conforme abordado em Linden (2008), para busca do mnimo impulso necessrio para realizar a transferncia entre as rbitas em ambos os mtodos, buscando a otimizao do consumo de combustvel.

2.1 Mtodo de Hohmann Para a dinmica do problema, aplicando o mtodo de Hohmann, foi considerada a Terra como corpo primrio e a Lua como secundrio, tendo como variveis de entrada o raio das rbitas inicial e final e obtendo como sada magnitude do impulso e o tempo necessrio para transferncia entre as rbitas. A partir dos dados fornecidos para essa simulao, foi obtido que, para realizar uma transferncia de ida da Terra Lua, so necessrios, aproximadamente, 4 dias e 20 horas e uma magnitude de impulso de, aproximadamente, 3,74 Km/s.

1.1 Objetivos O objetivo do trabalho foi criar simulaes computacionais atravs de algoritmos para comparar a aplicao de diferentes mtodos para simular transferncias no sistema Terra-Lua, buscando o mnimo consumo de combustvel para os impulsos necessrios entre as manobras de transferncia dentro desse sistema.

2. METODOLOGIAS Para a dinmica do problema, aplicando o mtodo numrico, foi utilizado o integrador Runge-Kutta de 4 ordem, demonstrado em Kiusalaas (2005), aplicado nas equaes da dinmica do movimento, descritas em Santos (2009). Para o mtodo analtico, foi considerado o problema de dois

2.2 Transferncia de Lambert A transferncia de Lambert foi realizada a partir de duas rbitas, uma inicial e outra final, onde, a partir da definio do ponto inicial da primeira rbita, realizada a propagao da rbita para que seja feita a transferncia at a rbita final desejada, conforme demonstrado na Figura 1.

Revista Univap - Edio Especial - revista.univap.br So Jos dos Campos-SP-Brasil, v. 19, n. 34, nov.2013. ISSN 2237-1753

13
x 10 4 3 2 1 0 -1 -2 -3 -4
4

-6

-4

-2

6 x 10
4

Figura 1 - Transferncia de Lambert a partir de um ponto inicial at a rbita final desejada.

A partir do raio inicial, do raio final e do tempo de transferncia, podemos obter o ngulo da rbita de transferncia e as magnitudes dos impulsos necessrios para tirar o veculo espacial da rbita inicial e coloc-lo na rbita final, conforme estudado em Curtis (2010).

3. DESENVOLVIMENTO Para determinao dos pontos de sada para o veculo espacial, foram consideradas uma rbita inicial e outra final, ambas circulares e discretizadas de 10 em 10 graus, gerando um total de 36 pontos, conforme demonstrado na Figura 2.

6000

4000

2000

Km

-2000

-4000

-6000

-8000

-6000

-4000

-2000

0 Km

2000

4000

6000

8000

Figura 2 - rbita inicial com os 36 possveis pontos de sada.

A partir dos 36 pontos gerados dentro das rbitas, foram escolhidos quatro pontos para a sada do veculo espacial na rbita inicial, escolhidos de maneira uniforme ao longo da rbita, e um nico ponto de chegada na rbita final.

4. RESULTADOS Foram criados algoritmos para a transferncia de Lambert e para o mtodo de integrao Runge-Kutta de 4 ordem, aplicando nas equaes da dinmica do movimento. Para as trajetrias geradas a partir do integrador, considerando os

Revista Univap - Edio Especial - revista.univap.br So Jos dos Campos-SP-Brasil, v. 19, n. 34, nov.2013. ISSN 2237-1753

14

propulsores ligados, foi obtido o resultado

apresentado na Figura 3.

Figura 3 - Trajetria do veculo espacial com as rbitas aumentando com o tempo, de acordo com o impulso V aplicado pelo propulsor.

Para a simulao da dinmica de dois corpos, variando o ngulo de i at o f desejado, onde [i, f] e traando os

pontos obtidos dos raios, foi obtida a seguinte trajetria de transferncia, apresentado na Figura 4:

1 0.8 0.6 0.4 0.2 Km 0 -0.2 -0.4 -0.6 -0.8

x 10

-1 -1

2 Km

4 x 10

5
5

Figura 4 - Transferncia Terra-Lua no sistema geocntrico planar.

Para a simulao da dinmica de trs corpos, considerando 4 possveis trajetrias, um nico ponto de chegada na rbita final e um mesmo tempo de transferncia entre as

trajetrias, geradas a partir de uma rbita graduada de 90 em 90 , foram plotados os pontos obtidos a cada integrao numrica, conforme demonstrado na Figura 5:

Figura 5 - Transferncia Terra-Lua considerando 4 possveis trajetrias.

Revista Univap - Edio Especial - revista.univap.br So Jos dos Campos-SP-Brasil, v. 19, n. 34, nov.2013. ISSN 2237-1753

15

A Figura 6 demonstra uma comparao entre uma simulao utilizando integrao numrica para obter a posio do
14.94

corpo em cada instante e outra simulao utilizando uma dinmica de dois corpos, por meio das equaes kleperianas.
Integrao numrica Dinmica de dois corpos

14.92

14.9

14.88

14.86

V (Km/s)

14.84

14.82

14.8

14.78

14.76

14.74

10

15

20 Pontos de sada na rbita inicial

25

30

35

40

Figura 6 - Comparao entre a dinmica de dois corpos e outra dinmica utilizando integrao numrica para obter a magnitude do impulso total necessrio.

A partir desse grfico, possvel identificar a posio angular de cada um dos possveis pontos para sada do veculo espacial e a posio onde a magnitude do impulso para sair da Terra e entrar na rbita da Lua mnima.

Dr. Denilson Paulo Souza dos Santos e Dr. Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado, pelo conhecimento transmitido.

REFERNCIAS CURTIS, H. D. Orbital Mechanics for Engineering Students. 2. ed. Amsterdam: Elsevier, 2010. KIUSALAAS, J. Numerical Methods in Engineering with Python. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. LINDEN, R. Algoritmos Genticos: Uma importante ferramenta da Inteligncia Computacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2008. PRADO, A. F. B. A. Escola de Vero de Dinmica Orbital e Planetologia, n. 16. Guaratinguet, SP: UNESP, 2012. (Apostila). SANTOS, D. P. S. Otimizao de trajetrias espaciais com propulso eltrica solar e manobras gravitacionalmente assistidas. 2009. Tese (Doutorado em Mecnica Espacial e Controle) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, So Jos dos Campos, 2009.

5. CONCLUSO Foram desenvolvidos algoritmos para calcular e simular a trajetria de uma transferncia realizada por um veculo espacial da Terra Lua, considerando uma dinmica de dois corpos e outra utilizando integrao numrica. A partir dessa etapa, sero implementados os algoritmos genticos em populaes de t, para encontrar o melhor momento em que obtido o menor impulso V para realizar a manobra de transferncia, considerando o percurso Terra-Lua.

AGRADECIMENTOS A Deus; FAPESP, pelo apoio financeiro recebido, por intermdio da bolsa de Iniciao Cientfica; e aos orientadores,

Revista Univap - Edio Especial - revista.univap.br So Jos dos Campos-SP-Brasil, v. 19, n. 34, nov.2013. ISSN 2237-1753

You might also like