You are on page 1of 3

3) O que prope o primeiro princpio taylorista?

Prope a interferncia e disciplina do conhecimento operrio sob o comando da gerncia, atribuindo esta a funo de sistematizar conhecimentos passados do processo produtivo de forma a que se tornem teis ao operrio em sua tarefa diria.

4) O que estabelece o segundo princpio da OCT?

Estabelece que uma vez sendo o trabalho cientificamente sistematizado e dominado pela gerncia cabe a esta selecionar e treinar o pessoal necessrio realizao das tarefas, primando sempre por habilidades pessoais especficas as necessidades da tarefa, no havendo portanto a preocupao de que fossem homens extraordinrios alm destas atribuies.

5) Taylor argumenta que com a OCT no h mais necessidade de homens extraordinrios para realizar o trabalho. Comente.

Uma vez estabelecida e separada cientificamente cada parte do processo produtivo a empresa necessitaria apenas de um ser humano com competncia o suficiente para a realizao daquela tarefa especfica. Se esta tarefa por sua vez fosse apenas apertar um determinado parafuso no haveria portanto a necessidade de que o indivduo que estivesse encarregado de realiz-la possusse qualquer conhecimento ou aptido para alm disto. Dependendo da tarefa poderia at mesmo ser realizada por mulheres, crianas, pessoas aleijadas das mais diversas formas ou mesmo cegos.

6) Em que consiste o treinamento do trabalhador?

O treinamento do trabalhador deve visar que este execute suas tarefas do modo que a sua gerncia indicasse, obedecendo sempre sem questionamentos quanto a finalidade de suas tarefas, simplesmente deveria ficar atento as ordens recebidas de seus intrutores.

7) Quais so as funes que assume a gerncia na OCT?

A gerncia, por sua vez, assume todo o planejamento e controle do trabalho. Taylor defendia que para esta funo deveriam haver especialistas nas diversas funes produtivas da empresa, criando desta forma departamentos especficos para cada funo.

8) A partir do texto, estabelea a diferena entre tarefa e trabalho.

A tarefa consiste de atribuies especficas determinadas pela gerncia enquanto que trabalho compreende uma complexidade maior de atividades, na realidade um conjunto de tarefas com uma finalidade determinada, ao passo que a tarefa pode ser executada por um trabalhador independente deste saber ou no a finalidade da mesma e sua importncia dentro da elaborao de um determinado processo produtivo.

Fordismo

9) Qual foi a inovao introduzida por Ford no processo de fabricao de carros?

Ford aplicou de forma plena pela primeira vez na histria do mundo industrial os princpios da linha de montagem, conseguindo resultados fabulosos de aumento de produtividade com seus trabalhadores atuando em uma linha de montagem com esteira rolante, sem a necessidade de mo de obra altamente especializada.

10)Relacione a inovao de Ford com os princpios tayloristas.

De acordo com os princpios de Taylor uma vez determinada cientificamente cada parte do processo produtivo os trabalhadores que deveriam desempenhar as tarefas neste processo no precisavam dominar o trabalho completo de produo do bem, podendo concentrar todo seu esforo em sua atividade especfica, a linha de montagem de Ford aplica de forma plena este conceito com sua linha de montagem e sua esteira rolante ininterrupta.

11)Quais foram os efeitos do fordismo sobre a intensidade e produtividade do trabalho? Relacione-os com o conceito de mais-valia.

No fordismo o trabalho tornou-se mais intenso dentro da mesma carga horria diria. A produo tornou-se ininterrupta, com isto os lucros obtidos se tornaram muito maiores, o tempo de montagem de um chassi passou de 12 horas e 8 minutos para 1 hora e 33 minutos. A maisvalia do processo produtivo aumentou na mesma proporo deste ganho de produtividade.

12)Taylor e Ford pensaram o operrio semelhana das mquinas. Comente.

No conceito de Taylor e na prtica industrial de Ford o trabalhador torna-se uma extenso das mquinas que opera. Ford acredita no haver nenhum problema com isto, admite mesmo que existam pessoas que devem considerar agradvel no necessitar pensar criativamente em seu emprego. Porm este procedimento industrial inicia uma total alienao do trabalhador o qual cada vez mais torna-se mero vendedor (para no dizer escravo) de sua fora de trabalho. De um lado os capitalistas detentores dos meios de produo planejam e estabelecem os critrios das linhas de montagem, do outro o trabalhador selecionado para tornar-se parte desta linha de montagem e receber por isto um salrio referente a suas horas trabalhadas ficando o capitalista proprietria de todo excedente produzido.

13)Estabelea a relao existente entre desqualificao do trabalhador e valor da fora de trabalho (salrio).

Uma vez definido que o trabalhador no precisa mais possuir habilidades maiores do que aquelas exigidas por uma determinada posio na linha de montagem, o seu salrio tende a decrescer na mesma proporo em que estas tarefas so simplificadas neste processo. No h mais a valorizao do profissional que dominava o processo produtivo. A alienao do homem com relao ao seu trabalho permite que o capitalista dite as regras deste jogo e imponha os valores a serem pagos na forma de salrio ao trabalhador.

14)Quais eram os objetivos de Ford ao empregar pessoas com deficincias fsicas nas suas fbricas?

Os objetivos de Ford eram meramente capitalistas, ao empregar pessoas deficientes em suas fbricas podia com isto pagar salrios menores, posto que estava dando empregos a pessoas que antes seriam marginalizadas em qualquer outra empresa. Sua proposta de que com este tipo de atitude no seria mais necessria no futuro nenhuma forma de filantropia uma vez que todos os deficientes poderiam por si prprio conseguirem espao no processo produtivo das empresas.

You might also like