You are on page 1of 6

1 Passo: Construa uma caixa no dimetro de 3,00 x 0,90 x 0,50 m (compr. x larg. x alt.

), pode se de blocos ou tijolos, encha-a de terra e termine-a com uma camada de concreto (5cm);

............................................................................................................................................

2 Passo: Assentar uma fiada de tijolos para servir de isolante trmico;

............................................................................................................................................ 3 Passo: Assentar o forno, sendo que o mesmo tem que estar assentado no centro do eixo do corpo longitudinal do fogo: Obs: O forno deve ser assentado a altura 15cm de atura (03 tijolos), deixando um espao de 15 cm para o ar quente circular em sua volta (02 tijolos).

Deve-se assentar 01 tijolo em toda a volta do forno em espelho, deixando apenas os 15cm para circulao do ar quente em volta do mesmo.

Deixar espao na parte de trs do forno para circulao do ar quente.

Da mesma forma que na parte inferior do forno, assentar 02 tijolos na parte superior do forno.

Fazer uma laje no lado direito do forno, na mesma altura da chapa, 25 cm (05 fiadas de tijolos) para que o ar que est circulando no forno encontre um anteparo e saia pelo lado direito do forno em direo ao fundo do mesmo, onde ser colocada a chamin (Isso para que o ar quente circule em toda a volta e por fim na parte traseira, esquentando-o por igual).

3 Passo: De acordo com as medidas da chapa a ser usada, fazer as paredes sobre as quais ser assentada a chapa, seguindo eixo longitudinal do fogo.

4 Passo: Fechar o resto do corpo do fogo, enchendo os espaos com terra (ajuda na isolao trmica).

5 Passo: Assentar a laje sobre o forno (laje de 85 x 75 cm, o tamanho da laje pode variar dependendo do tamanho do forno).

Ao fundir a laje, deixar o buraco da chamin (dimetro de 25 cm).

6 Passo: Vedar as laterais da laje primeiramente com barro e depois massa de cimento.

7 Passo: Construir a chamin (usando 04 tijolos assentados em espelho, acabando com uma manilha de 06 polegadas); no se esquecer de fazer um registro no corpo da chamin (para controlar a intensidade do fogo) bem como um chapu (para evitar que entre gua no fogo pela chamin).

8 Acabamento externo: Todo fogo caipira que se preze costuma-se fazer o famoso acabamento conhecido vulgarmente como Vermelho, obtido aps lanar pigmento vermelho (daqueles usados para fazer juntas coloridas) sobre o cimento ainda molhado, e depois queimado com uma desempenadeira de ao.

Observaes gerais:
A) Ao assentar os tijolos onde ser colocado a chapa, o forno, e nas partes internas do fogo uma camada de uma massa composta de terra, areia, cimento e acar cristal, na proporo 4 x 4 x 1 x 1.(o acar evita os indesejveis trincos).

B) - Reservatrio para guardar lenha: No caso deste fogo foi feito uma laje na parte na regio da taipa do mesmo.

C) Existem no mercado, fornos e chapas de diversas modelos, marcas e fabricados em diversos tipos de materiais, lato, ao zincado, ao inox, ferro fundido etc... , aconselho se possvel usar o de ferro fundido, que alem de durar muito mais, retm mais o calor.

You might also like