You are on page 1of 13

Transies polticas na Amrica Latina em perspectiva comparada

Teresa Cristina Schneider Marques1

Resumo. No final do sculo XX, diversos pases latino-americanos passaram por processos de transio poltica, incentivando diversos estudos que buscavam compreender o fenmeno. Muitos desses estudos elegeram a anlise comparada como mtodo de investigao, com o objetivo de identificar padres nos processos de transio poltica. Entretanto, essa metodologia muitas vezes foi criticada pela ausncia de rigor matemtico e pelo fato de trabalhar com a anlise de poucos casos. Contudo, a anlise das principais pesquisas comparadas sobre transies polticas na Amrica Latina nos indica que, apesar dos seus problemas, essa metodologia trouxe resultados relevantes para a compreenso do fenmeno. Dessa forma, o presente artigo se prope a verificar a importncia do mtodo comparativo para a compreenso do fenmeno e para as cincias sociais. Palavras-chave: transies polticas, Amrica Latina, anlise comparada.

Political transitions in Latin America in comparative perspective


Abstract. At the end of twentieth century, many countries in Latin America have passed by processes of political transitions, encouraging several studies that aim to understand the phenomenon. Many of these studies have chosen the comparative analysis as research method, with the aim of identify the rules in the processes of political transition. However, this method was often criticized because of a lack of mathematical exactness and for working with the analysis of few cases. Nevertheless, the analysis of the most important comparative researches about political transitions in Latin America indicate that, despite the problems, this method gives results that are relevant to understanding the phenomenon. By this way, this article proposes to check the importance of the comparative method for the comprehension of the phenomenon and for the social sciences. Key-words: political transitions, Latin America, comparative method.

Graduada e Mestre em Histria pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente doutoranda em Cincia Poltica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estgio doutoral no Institut dtudes Politiques de Paris (Sciences Po), e bolsista da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES). Pensamento Plural | Pelotas [06]: 57 - 69, janeiro/junho 2010

Pensamento Plural.

1 Introduo
Brasil, Argentina, Chile, Uruguai esto entre os diversos pases latino-americanos que passaram por processos de transio democrtica no final do sculo XX. O fato desses processos terem ocorrido quase simultaneamente incentivou diversos estudos na cincia poltica sobre a temtica, com o intento de identificar padres que pudessem explicar as causas da emergncia da democracia no continente. Diante da grande diversidade de processos de transio e da incerteza quanto aos seus resultados trao caracterstico desses processos , o mtodo comparativo surgiu como uma possibilidade metodolgica para a anlise do fenmeno. O presente artigo busca analisar as contribuies da metodologia comparativa para os estudos sobre transio poltica na Amrica Latina. Sendo assim, procede-se a uma reviso sobre o mtodo comparativo, objetivando compreender as suas vantagens e problemas para as pesquisas nas cincias sociais em geral. Posteriormente, ser discutido de que forma diversos estudos aplicaram o mtodo para compreender os processos de transio no continente latino-americano e os resultados que foram obtidos pelos mesmos.

2 Vantagens e problemas do mtodo comparativo nas cincias sociais


A anlise comparada um dos principais mtodos de pesquisa utilizados pelas cincias sociais para compreender os processos polticos. Alguns autores, tais como Bertrand Badie e Guy Hermet inclusive defendem que a cincia poltica se constituiu graas ao mtodo comparativo (BADIE e HERMET, 1993, p.15). Tamanha importncia atribuda a este mtodo pelos cientistas polticos porque diferente das cincias exatas, que podem usar mtodos mais eficazes para controlar hipteses tais como o mtodo experimental e o estatstico , as cincias sociais no podem submeter os seus objetos de estudo experimentao. Segundo Sartori, o poder explicativo do mtodo comparativo consiste em identificar regularidades. Ao comparar podemos aprender com as experincias dos outros pois segundo o referido autor, no possvel conhecer o prprio pas, se no conhecer os demais , alm de

58

Pelotas [06]: 57 - 69, janeiro/junho 2010

explicar melhor um determinado contexto poltico, econmico e social (SARTORI, 1994a, p. 31-32). Assim, as comparaes, alm de possibilitar uma descrio mais detalhada das entidades, fornecem dados para a formulao de uma teoria explicativa. certo que os dados obtidos com a pesquisa comparada no possuem rigor matemtico, porm permitem identificar leis de tendncias, que no so descartadas automaticamente no caso de uma exceo lei (SARTORI, 1994b, p. 06). Alm da ausncia de rigor matemtico, frequentemente as anlises comparativas nas cincias sociais se deparam com o problema do contraste entre muitas variveis e poucos casos. Geralmente, recorre-se a esse tipo de anlise porque os especialistas em poltica comparada costumam estudar fenmenos macro-polticos que, ou ocorrem raramente, ou acredita-se que so mais bem entendidos a partir da anlise de um nmero reduzido de observaes (COLLIER, 2002, p. 52). Para David Collier, a tendncia de muitos comparatistas em considerar poucos casos foi fortalecida por alguns fatores, tais como o surgimento da cincia social interpretativa, o xito das anlises histricocomparativas, os avanos dos estudos de caso, a persistente tradio intelectual e institucional dos estudos de rea e do estilo de pesquisa promovidos por tais estudos, entre outros motivos (COLLIER, 2002, p.74). Todos estes fatores levaram o referido autor a argumentar que existe uma tendncia entre os cientistas sociais para continuar trabalhando com um nmero pequeno de casos em suas pesquisas comparativas:
O mtodo comparativo, tal como definido por Lijphart, goza de um status intermedirio entre as duas dimenses consideradas. Se os compararmos com o mtodo experimental e estatstico, oferece um fundamento mais debilitado para proceder com o controle de hipteses, sobretudo devido ao problema de muitas variveis com o N pequeno [Poucos casos], mas, sempre com a finalidade de controlar as hipteses, oferece um estudo mais robusto que o estudo de caso. Com efeito, o mtodo comparativo, ainda que tenha o problema de dispor de mais varveis do que casos, permite em qualquer caso a possibilidade de proceder a anlises sistemticas, que, se so utilizadas adequadamente, oferecem uma contribuio confrontao entre explicaes alternativas2 (COLLIER, 2002, p. 56).
2

Traduo sob responsabilidade da autora. 59

Pensamento Plural.

A preferncia pela anlise de poucos casos tambm se d devido ao fato de que todo processo poltico possui particularidades de diversas ordens, que devem ser observadas com cuidado pelo investigador. Por isso, a base da metodologia comparativa o estudo de caso, pois ele permite identificar quais so os aspectos comparveis, para ento, verificar padres. Logo, ao realizar um estudo comparativo, importante determinar quais sero os critrios utilizados na comparao. Isto , o pesquisador deve se perguntar: comparvel sob qual aspecto? A anlise comparativa tem como objetivo identificar assimilaes e diferenas entre determinadas entidades com relao a um critrio. Se elas se assemelham em todas as suas caractersticas, segundo Sartori, elas constituem uma mesma entidade. Contudo, caso as mesmas sejam totalmente diferentes, a anlise comparativa perde o sentido (SARTORI, 1994b, p. 02). Ao indicar como se deve comparar, o que deve comparar, que a comparao se confirma como um mtodo de pesquisa. um mtodo de pesquisa imperfeito e limitado, contudo, segundo Lipjart, o mtodo aplicvel nas cincias sociais que mais se aproxima da metodologia experimental utilizada nas cincias exatas, que tm a vantagem de poder isolar as variveis desejadas para verificar a relao de causalidade entre elas. Tais problemas da investigao comparativa levaram Lipjart a classific-la como uma estratgia de pesquisa bsica, indicada para investigaes com poucos recursos (LIPJART apud COLLIER, 2002, p. 53). Entretanto, tais dificuldades encontradas na anlise comparada no impedem que as suas potencialidades sejam exploradas, tal como fizeram os comparatistas ao analisar as transies democrticas na Amrica Latina.

3 Estudos comparados sobre transies


Os primeiros estudos comparados sobre as transies polticas foram orientados pela anlise de macro-variveis sociais, econmicas e culturais. Contudo, no incio da dcada de 1980, tiveram incio diversas transies pactuadas que incentivaram os analistas a considerarem micro-variveis polticas em suas anlises. Os recursos dos atores envolvidos nos processos, a escolha racional e a qualidade das lideranas esto entre as micro-variveis que passaram a ser privilegiadas pelos analistas, que no por acaso, comumente foram atores envolvidos no processo (ARTURI, 2001, p. 13). Tais variveis se mostraram muito
60

Pelotas [06]: 57 - 69, janeiro/junho 2010

importantes para a compreenso dos processos de democratizao dos pases latino-americanos:


Em geral, pode-se dizer que os processos de negociao entre as elites autoritrias e seus opositores, assim como no interior dos seus respectivos crculos, tiveram um papel muito mais importante nos processos de democratizao latino-americanos dos anos oitenta do que se sups no incio3 (NOHLEN, 1994, p. 05).

Os estudos comparados sobre a transio democrtica no Brasil em muito se beneficiaram da introduo dessas micro-variveis, haja vista que a transio brasileira conhecida como um caso exemplar de transio pactuada. Entretanto, tais estudos tambm contriburam para demonstrar que as anlises comparadas sobre transies no devem abandonar a verificao de macro-variveis. No caso brasileiro, por exemplo, a crise econmica entre outros fatores, tais como a existncia de instituies liberais pr-autoritrias teve influncia decisiva na tomada de deciso das elites autoritrias que estavam no comando do Estado e que conduziram o processo de transio (ARTURI, 2001, p. 15-16). Sendo assim, muitos autores sugerem um enfoque mediano para compreender as mudanas de regime poltico. Isto , a nova proposta que passou a orientar esse tipo de pesquisa, sugere que tanto as macro como as micro-variveis sejam levadas em considerao nesse tipo de investigao (ARTURI, 2001, p. 15-16). De qualquer forma, a incluso das micro-variveis polticas um importante passo dado pelos estudos comparados sobre transies, pois assim os mesmos inauguraram um novo modelo explicativo que levava em considerao a atuao dos atores envolvidos com a problemtica em estudo (NOHLEN, 1994, p. 04). Alm disso, os estudos comparados sobre mudanas de regimes polticos na Amrica Latina tambm possuem o mrito de discutir conceitos. Durante muito tempo, tais estudos possuram a caracterstica de serem orientados por modelos europeus, com especial destaque para a Espanha. Muitas vezes tambm importavam os conceitos, sem levar em considerao as particularidades das experincias latinoamericanas (NOHLEN, 1994, p. 04-05).
3

Traduo sob responsabilidade da autora. 61

Pensamento Plural.

A definio de conceitos, para muitos autores, a base da pesquisa comparada. Por esta razo que Guillermo ODonnel e Philippe C. Schmitter, na obra Transies do regime autoritrio: primeiras concluses resultado de uma pesquisa comparativa pioneira sobre transies polticas , se esforaram em definir alguns conceitos considerados indispensveis para este tipo de anlise. Na referida obra, os autores conferiram certo destaque aos conceitos de transio, liberalizao e democratizao (ODONNEL e SCHMITTER, 1988). O conceito de transio, segundo esses autores, pode ser compreendido da seguinte maneira:
As transies delimitam, de um lado, pelo incio do processo de dissoluo de um regime autoritrio e, do outro, pela investidura de alguma forma de democracia, pelo retorno a algum tipo de regime autoritrio ou pela emergncia de um regime revolucionrio (ODONNEL e SCHMITTER, 1988, p. 22).

Portanto, transies polticas correspondem a um perodo de troca de regimes polticos. Como no caso da Amrica Latina, com o fim das ditaduras militares marcadas pelo desrespeito a inmeras garantias e direitos individuais , foi dado incio a uma busca pela democracia, tambm se faz necessrio compreender o conceito de democratizao, que muitas vezes confundido com o conceito de liberalizao. claro que a relao entre eles estreita, contudo, no so sinnimos (ODONNEL e SCHMITTER, 1988, p. 22). De acordo com ODonnel e Schmitter, liberalizao diz respeito ao processo de tornar efetivos determinados direitos que projetam tanto os indivduos como os grupos sociais de atos arbitrrios ou ilegais cometidos pelo Estado ou por uma terceira parte (ODONNEL e SCHMITTER, 1988, p. 22). A democratizao, por sua vez:
Refere-se aos processos mediante os quais as regras e procedimentos da cidadania so aplicados a instituies polticas previamente dirigidas por outros princpios [...], ou so expandidos, para incluir pessoas que antes no gozavam desses direitos nem estavam submetidas a essas obrigaes [...] ou, ainda, estendidos de forma a dar conta de temas e instituies que previamente no se encontravam sujeitas participao dos cidados (ODONNEL e SCHMITTER, 1988, p. 26).

62

Pelotas [06]: 57 - 69, janeiro/junho 2010

Percebe-se que a liberao e a democratizao esto muito interligadas, contudo, importante destacar que a liberalizao pode existir sem a democratizao. Ela pode possibilitar o incio da transio poltica, mas ela no a democratizao em si. A democratizao de um pas implica na consolidao de um novo regime poltico. Segundo Nohlen, para que a democracia se consolide, se faz necessrio que todos os grupos sociais significativos entrem em um consenso com relao a escolha deste regime poltico (NOHLEN, 1994, p. 06). Isto , a consolidao do regime democrtico vai alm da liberalizao. Por fim, para entender as transies preciso definir o conceito de democracia. Segundo Robert Dahl, a democracia tem como caracterstica bsica a permisso para que a oposio se organize de forma aberta e legal em partidos polticos, com o direito a fazer oposio ao governo em eleies livres e idneas (DAHL, 1997, p. 26). Tambm considerado pr-requisito para a existncia de regimes democrticos de fato, a ausncia de atores com poder de veto sobre a participao de outros atores e, alm disso, a ausncia de instituies estatais que no se submetam ao poder democraticamente eleito (ARTURI, 2001, p. 12-13). certo que no existe unanimidade quanto a todos esses conceitos entre os estudiosos da temtica, mas sem defini-los no se pode dar continuidade anlise. Para muitos autores, a comparao a metodologia que possibilita a elaborao de tais conceitos, to necessrios para a compresso dos processos de transio poltica (NOHLEN, 1994, p. 02). Como as transies polticas na Amrica Latina foram muito distintas, a definio dos conceitos de transio, liberalizao, democratizao e democracia se torna pr-requisito para a realizao da anlise comparada. Apenas aps defini-los que se pode tentar resolver um dos problemas centrais na investigao comparada sobre transies polticas: a definio do incio e do fim do processo (NOHLEN 1994, p. 06). Para alguns autores, esta definio deve ser um dos primeiros passos em uma anlise comparada sobre transies polticas na Amrica Latina. Em um estudo comparado buscando compreender a transio para a democracia no Brasil, Andr Marenco dos Santos (2007) argumenta que os processos de democratizao so formados por uma sequncia de etapas, cuja identificao possibilitaria verificar comparativamente os fatos que marcam o incio, o perodo intermedirio, e o fim do processo de transio. Seriam elas:
63

Pensamento Plural.

1) o incio da liberalizao do regime autoritrio; 2) a instaurao de um governo civil ou ps-autoritrio; 3) a promoo de eleies como frmula de preenchimento depostos governamentais nacionais; 4) a eleio para chefe de governo de um poltico de oposio ao antigo regime; 5) a eleio de partido(s) de esquerda para chefia do governo (SANTOS, 2007, p. 76).

Para o autor, ao analisar tais etapas, pode-se verificar a reinstalao gradual da garantia aos direitos polticos e sociais que caracterizam um regime democrtico. Esta demarcao do intervalo temporal entre o incio da liberalizao e o incio de um governo ps-autoritrio permitiu ao autor verificar a dinmica dos processos de transio. Segundo Santos (2007), os estudos comparados sobre as transies ocorridas nas dcadas de 1970 e 1980 foram os responsveis pela classificao das transies polticas em trs tipos distintos: transao, afastamento voluntrio ou colapso (SANTOS, 2007, p. 89). Uma transio por transao se d quando as elites que esto no poder, diante do aumento dos custos para a manuteno do regime autoritrio, do o ponto de partida ao processo de transio. Ao dar incio transio, tais foras objetivam poder aproveitar-se do poder que ainda tm em mos para negociar uma boa posio poltica aps o fim do regime autoritrio. Assim, conduzem o processo de democratizao, introduzindo medidas liberalizantes e fixando limites na atuao dos atores envolvidos. Brasil e Espanha so considerados os melhores exemplos para este tipo de trajetria, segundo os estudiosos da temtica. A transio atravs do afastamento voluntrio, por sua vez, tem a mesma matriz da transio por transao, isto , tambm conduzida pelas foras que estavam no comando do Estado durante o perodo autoritrio. A variao se encontra no grau de deteriorao do regime autoritrio. Por fim, a transio por colapso ocorre quando graves derrotas e crises internas impedem que as elites no poder conduzam a transio com o objetivo de conseguir vantagens no perodo ps-autoritrio. Em geral, nesses casos a queda do governo autoritrio ocorre rapidamente. Foi o caso de Portugal, em 1974, e da Argentina em 1983 (SANTOS, 2007, p. 89-90). Os pases latino-americanos, que passaram por processos de democratizao durante a dcada de 1980, no se diferenciam apenas na forma como seu deu a transio. Como existiram diversos tipos de autoritarismos no continente, os processos de transio tambm tive64

Pelotas [06]: 57 - 69, janeiro/junho 2010

ram pontos de partida diferenciados. Alm disso, estes pases tiveram experincias pr-autoritrias completamente distintas. Dieter Nohlen destaca que alguns pases tais como Chile e Uruguai mantinham uma forte tradio democrtica, enquanto outros tais como Brasil e Argentina passaram por alternncias entre governos autoritrios e democrticos. Existem ainda casos como o do Paraguai, cujo desenvolvimento foi marcado pelo autoritarismo (NOHLEN, 1994, p. 02). Contudo, importante recordar que apesar de terem passado por processos de transio e experincias polticas to distintas, os pases latino-americanos compartilham uma histria e algumas caractersticas sociais, econmicas e polticas. A formao das suas sociedades e das suas economias foi marcada pelo passado de explorao colonial europia. Extrema concentrao de renda, endividamento externo e a dependncia estrangeira, geralmente esto presentes entre as caractersticas dos mesmos. Diversos outros pases, que no compartilham tais caractersticas, tambm passaram por processos de redemocratizao durante esse curto perodo de tempo. Segundo Samuel P. Huntington, na sua obra A terceira onda: a democratizao no final do sculo XX, cerca de 30 pases europeus, asiticos e latino-americanos fizeram parte da terceira onda de democratizao, que foi inaugurada pelo fim da ditadura portuguesa em 1974. Portanto, a mar democrtica que pouco a pouco iria comear a ganhar propores mundiais, se manifestou primeiramente na Europa. Aps Portugal, pases como Grcia e Espanha tambm trocaram regimes polticos autoritrios por governos democrticos (HUNTINGTON, 1994, p. 30-31). Tantos casos de quedas de regimes autoritrios durante um mesmo espao de tempo, em pases to distintos, incentivaram os questionamentos acerca das causas e das condies que possibilitariam a emergncia do regime democrtico. Muitos estudiosos consideraram que confrontar esses casos, atravs da metodologia comparativa, poderia tornar o fenmeno mais compreensvel. Guy Hermet um dos analistas que buscou compreender as transies na Amrica Latina atravs de uma perspectiva comparada. Em seu estudo, o autor relembra que as dificuldades em selecionar um mtodo para esse tipo de anlise so vrias, haja vista que se trata de um grande nmero de processos de democratizao, muito distintos

65

Pensamento Plural.

entre si, que ocorreram em um perodo de tempo considervel (HERMET, 2001, p. 13). Porm, apesar das suas limitaes, a metodologia comparada permite verificar as especificidades de cada caso e, ao mesmo tempo, permite observar as generalizaes. Com efeito, comparando as transies do Leste europeu com as da Amrica Latina, o referido autor pde observar algumas diferenas e semelhanas que ajudam a compreender a dinmica desses processos. A primeira diferena observada pelo autor diz respeito concepo de modelo democrtico ideal para estes pases. Segundo Guy Hermet, os pases latino-americanos nunca sonharam com a democracia; entretanto, a maioria dos seus governantes autoritrios procurou manter o discurso de busca pela democracia. Os direitos sociais ainda no esto ao alcance de todos e, alm disso, os regimes democrticos latino-americanos ainda no deram respostas sociedade quanto s violaes de direitos humanos cometidas pelos militares. Tudo isso contribui para que exista uma memria da rotativa fatal da democracia e do autoritarismo (HERMET, 2001, p. 25). Esses fatos esto entre os motivos que levaram Guy Hermet a considerar que a democracia latino-americana cheia de contradies, diferente do que ocorre na maioria dos pases do Leste europeu (HERMET, 2001, p. 24-25). Outras diferenas que convm destacar so ligadas profunda desigualdade que marca o continente latino-americano e ao fato de que o autoritarismo dos governantes militares desse continente muito diferente do totalitarismo ou ps-totalitarismo europeu. Alm disso, os prprios processos de transio foram, em geral, muito diferenciados, pois na Amrica Latina predominou o modelo pactuado:
medida que os governos militares e seus partidrios descobriram, por sua vez, de maneira simtrica, que o autoritarismo no era mais vivel no contexto da depresso econmica dos anos 1980 e da globalizao, os dois campos encontraram-se no meio do caminho, na Amrica Latina. J no Leste europeu, os membros das nomenklaturas de todo tipo tiveram ou de retratar-se, fantasiando-se de democratas, ou de reconverter-se no setor econmico, tomando conta dele, ou, ainda, no caso dos mais velhos, retrair-se em exlio interior (HERMET, 2001, p. 29-30).

66

Pelotas [06]: 57 - 69, janeiro/junho 2010

A anlise comparada permite observar tambm as semelhanas. Para Hermet, entre os paralelismos entre a Amrica Latina e o Leste europeu, pode-se citar a rivalidade entre democratas e populistas, a viso paternalista que ambas as populaes tem sobre a democracia e a influncia da memria do passado sobre as mudanas polticas (HERMET, 2001, p. 32). Mas a semelhana mais importante para o autor, se refere s transies polticas. Estes dois grupos de pases passaram por processos de democratizao rpidos e sofrem presso por parte das velhas democracias para que atinjam um nvel de excelncia democrtico que as prprias apenas alcanaram com o tempo (HERMET, 2001, p. 32-33). Tal presso ignora o contexto e as particularidades das novas democracias que os estudos comparados ajudaram a enxergar. Assim, percebe-se que as transies democrticas dos pases latino-americanos no casos isolados. Na realidade, fazem parte de uma grande mar democrtica que alcanou propores mundiais no final do sculo XX. Comparando, objetiva-se aprender com esses processos, com o objetivo final de oferecer explicaes no apenas para a emergncia de regimes democrticos, mas para a democracia em si.

4 Consideraes
Os estudos comparados sobre transies polticas demonstram que o mtodo comparativo pode trazer contribuies relevantes para a compreenso dos fenmenos analisados pelas cincias sociais. No caso dos estudos sobre os processos de mudanas de regime poltico na Amrica Latina, o mtodo comparativo trouxe importantes resultados. Ao comparar, levando em considerao as particularidades do continente, permitiu o debate acerca de conceitos to correntes nos dias atuais como transio, liberalizao, democratizao e democracia. Tambm permitiu verificar padres de transio (transao, afastamento voluntrio ou colapso) sem deixar de destacar as particularidades de cada caso, bem como as similitudes e as diferenas entre os casos analisados. Alm disso, introduziu novas micro-variveis, que demonstraram que a atuao dos atores importa para a compreenso dos fenmenos sociais. Dessa forma, podemos perceber que as limitaes dessa metodologia no impedem que as investigaes comparadas forneam dados significativos. Ao contrrio, a anlise comparativa se confirma

67

Pensamento Plural.

como uma importante possibilidade metodolgica para os cientistas sociais.

Referncias
ARTURI, Carlos S. O debate terico sobre mudana de regime poltico: o caso brasileiro. Revista de Sociologia e poltica (Dossi Transio Poltica), Curitiba, n 17, p. 11-31, 2001. BADIE, Bertrand e HERMET, Guy. Poltica comparada. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1993. COLLIER, David. El mtodo comparativo: dos dcadas de cmbios. In: SARTORI, G.; MORLINO, L. (Comps.). La comparacin en las ciencias sociales. Madrid: Alianza Editorial, 2002. DAHL, Robert A. A poliarquia. So Paulo: Ed. USP, 1997. HERMET, Guy. As transies democrticas no sculo XX: comparao entre Amrica Latina e Leste europeu. In: ABREU, A. A. (Org.). Transio em fragmentos: desafios da democracia no final do sculo XX. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001. HUNTINGTON, Samuel P. A terceira onda: a democratizao no final do sculo XX. So Paulo: tica, 1994. NOHLEN, Dierter. Investigacin sobre la transition em America Latina: enfoques, conceptos, tesis. Arbeitspapier, n 11, Heildelberg: Institut Fur Politische Wissenschaff, Univ. de Heildelberg, 1994. ODONNELL, G. e SCHMITTER, P. Transies do regime autoritrio: primeiras concluses. So Paulo: Vrtice, 1998. SANTOS, Andr Marenco dos. Devagar se vai ao longe? A transio para a democracia no Brasil em perspectiva comparada. In: MELO, C. R.; SAZ, M. A. (Orgs.). A democracia brasileira: balano e perspectivas para o sculo 21. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

SARTORI, Giovanni. Comparacin y mtodo comparativo. In: SARTORI, G.; MORLINO, L. La comparacin en las ciencias sociales. Madrid: Alianza Editorial, 1994a.

68

Pelotas [06]: 57 - 69, janeiro/junho 2010

______. Bien comparer, mal comparer. Revue Internationale de Politique Compare, Bruxelles, vol. 1, n 1, p.19-36, 1994b.

Teresa Cristina Schneider Marques E-mail: teresacsm@gmail.com Artigo recebido em maio/2010. Aprovado em junho/2010.

69

You might also like