You are on page 1of 2

EIXO TEMTICO V: Tema 5:

PROBLEMAS E PERSPECTIVAS DO URBANO

O Processo de Urbanizao Contemporneo: a Cidade, a Metrpole, o Trabalho, o Lazer e a Cultura

Tpico 16:

Polticas Pblicas Urbanas: o pblico e o privado

Habilidades:

16.1. Avaliar a relao entre as polticas pblicas e a produo do espao urbano. 16.1.1. Reconhecer a presena/ausncia de populao de sem-teto, sem-trabalho, sem-educao, sem-sade, sem-terra, questionando os direitos cidadania.

Por que ensinar

Os problemas e perspectivas do urbano so os maiores desafios polticos da atualidade. Conhecer a produo do espao urbano compreender que os problemas precisam ser enfrentados e as polticas pblicas locais e conferncias internacionais, devem propiciar a superao dos desafios colocados (falta de habitao, caos urbano, trnsito catico, tempos diferentes longos e breves, falta de segurana, redimensionamento do espao urbano para facilitar os fluxos de informao, mercadorias, capital e pessoas). No se pode compreender as espacialidades e territorialidades expressadas nas cidades, na rede urbana, no processo de urbanizao, sem analisar a dimenso poltica envolvida e, em especial, as polticas urbanas. Se a cidade uma forma simblica criada ou transformada visando a criar valor contido nas prprias formas da cidade, a legislao urbanstica tambm deve considerar as formas (re) construo de prdios manuteno de identidades histricas na arquitetura, nas formas e tipo de trabalho, na transformao de um centro turstico. Se a cidade atualmente o palco principal onde a vida se desenvolve com mais visibilidade, a dimenso poltica que produz esse espao fundamental no estudo geogrfico.
Condies para ensinar

Ser preciso que se verifique o que o aluno compreende como pblico e privado. So dois conceitos que evidenciam diferentes expresses de produo de um espao com mais ou menos urbanidade. O aluno precisa compreender que a cidade existe para o cidado, e que situaes de excluso, problemas graves de segregao espacial, guetos e favelas, falta de espaos pblicos de lazer, so o resultado de necessidade de polticas mais eficientes na soluo dos desafios atuais. Tais nfases so fundamentais, e j devem ter sido construdas. Alm desses conceitos, o aluno precisar rever o conceito de polticas pblicas, com nfase nas polticas urbanas. Pensar nessas polticas pensar na produo do espao urbano sob a dimenso administrativa e organizacional (secretarias, rgos por setor, servios pblicos, atribuies, projetos, distribuio regional da administrao municipal). O aluno do Ensino Mdio, atravs da vivncia de suas prticas socioespaciais, j deve estar entendendo que os aspectos da fragmentao expressos na cidade so desafios para as polticas urbanas. Deve tambm identificar a natureza das polticas possveis, tanto nas dimenses ambiental, quanto econmicas e sociais.
O que ensinar

As polticas pblicas produzem paisagens urbanas: preservao e revitalizao A fragmentao expressa nas prticas espaciais resultantes da segregao espacial: os sem teto e as polticas de habitao Os sem trabalho e as polticas econmicas: as questes envolvidas na faceta pblica e provada da economia As prticas sociais decorrentes da falta de educao e de sade para todos os cidados e a cidadania Diferentes cidades e situaes problemas resolvidos com alternativas simples; as polticas e ministrios envolvendo as cidades Polticas urbanas no Brasil e enfoques sobre problemas urbanos nas conferncias internacionais sobre os problemas urbanos: estudo de casos sobre algumas cidades(desde cidades como Tquio e Los Angeles, Lagos, So Paulo, Belo Horizonte. At situaes especficas de polticas urbanas bem definidas como de Curitiba) Plano Diretor, Oramento Participativo e Estatuto da Cidade - aspectos legais para melhorar a democratizao e a qualidade de vida nas cidades

Como ensinar

importante nesse tpico identificar com os alunos as polticas urbanas. Fazer discusses sobre a relao das polticas com as necessidades sociais.O aluno deve perceber que a organizao administrativa deve estar a servio da soluo dos problemas e desafios da cidade. Deve tambm diferenciar os aspectos importantes das polticas, categorizando-as em econmicas, polticas, ambientais, cultuais e sociais, discriminando-as de acordo com as prticas sociais das cidades. Para isso bem contextualizado fazer exerccios com as questes do municpio e de outros municpios no Brasil e no mundo. Outro aspecto importante a discusso das questes urbanas em diferentes pases e a necessidade de polticas para solucion-las. Existem muitas informaes sobre iniciativas com resultado positivo principalmente no aspecto da habitao, o que ficou mais discutido com as conferncias de Direitos Humanos como a Habitat II em Istambul. Enfim, a relao entre a existncia de problemas e de polticas pblicas para solucion-los o foco principal a ser ensinado.
Como avaliar A avaliao do estudo deve centrar a reflexo do aluno na importncia da dimenso do pblico. O que pblico e o que as polticas urbanas propem. uma dimenso do estudo muito importante para as vivncias como questes do uso do solo urbano. Aspectos que atingem a arquitetura e urbanismo devem ser compreendidos, uma vez que so parte da legislao mais recente envolvendo polticas urbanas. Outra dimenso muito importante a das polticas ambientais urbanas, secretarias do meio ambiente e projetos de preservao e revitalizao. Referncias Bibliogrficas GMEZ-GRANELL; VILA, Igncio. (orgs) A cidade como projeto educativo. Porto Alegre: Artmed, 2003. GONALVES, Maria Flora (org). O novo Brasil Urbano. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1995. Ministrio das Cidades.htm Documentrio do Discovery Chanel- Entendendo as cidades.- da aldeia metrpole. http://www.cidades.gov.br/ www.redeh.org.br/a_resultconferencia.htm. Dias, Maurcio Leal. Notas sobre Direito Urbanstico. In: mbito Jurdico, mar/2001 [Internet] http://www.ambitojuridico.com.br/aj/da0029.htm (ao citar este artigo, lembre-se de colocar a data de acesso). Paradidtico: RODRIGUES, Arlete M. Moradia na cidade. So Paulo: Contexto. 1998.

Orientao Pedaggica: Polticas pblicas urbanas: pblico e privado Currculo Bsico Comum - Geografia Ensino Mdio Autor(a): Rita Elizabeth Durso Pereira da Silva Centro de Referncia Virtual do Professor - SEE-MG/2008

You might also like