You are on page 1of 3

EIXO TEMTICO V: Tema 5:

PROBLEMAS E PERSPECTIVAS DO URBANO

O Processo de Urbanizao Contemporneo: a Cidade, a Metrpole, o Trabalho, o Lazer e a Cultura

Tpico 17:

Espacialidade urbana

Habilidades:

17.1. Compreender as prticas sociais espacializadas na complexidade da vida na metrpole nos pases centrais e perifricos. 17.1.1. Analisar textos e imagens sobre os fenmenos da metropolizao: fluxo de pessoas, servios, especulao imobiliria, lazer.

Por que ensinar

A espacialidade, ou seja, o papel do espao nas prticas sociais e das prticas sociais na configurao espacial, so parte do processo de urbanizao contemporneo, uma vez que ela(espacialidade) se evidencia nas paisagens urbanas. Estud-la identificando-a nas paisagens possibilita o entendimento de quais so as prticas socioespaciais mais determinantes da espacialidade complexa na qual os alunos esto inseridos. Trata-se do tpico mais estruturador da dimenso geogrfica do urbano, que se justifica por trazer a tona a relao do visvel no espao- as paisagens- para traduzir os processos que as conformam. Diante do fenmeno de metropolizao e de desmetropolizao, as prticas espaciais que configuram o espao geogrfico precisam ser objeto de reflexo permanente dos alunos. Neste estudo que se buscam suportes conceituais para se entender as questes relacionadas ao lazer e ao trabalho, ao meio ambiente, ou mesmo economia, no movimento de mundializao da sociedade demarcado pelas transformaes do meio-tcnico-cientfico-informacional. A vivncia cidad de prticas sociais no compreendidas em sua especificidade e complexidade, dificultam que o ser humano, com seus gestos, trabalhos, aes sociais, transformem o espao com vistas justia social e ambiental, e mesmo construo de uma sociedade sustentvel.
Condies para ensinar

Conhecer o processo de urbanizao e dentro dele o fenmeno da metropolizao e o que esse fenmeno desencadeia na rede urbana. Compreender a rede urbana. Relacionar a questo global, as escalas envolvidas nas prticas espaciais conformadas na organizao territorial excludente: quais prticas, quais grupos sociais mais atingidos, quais alternativas e explicaes. Trata-se de um conceito muito abrangente, e que demanda que os ouros, menos estruturantes, ajudem na construo deste. O aluno deve entender o que a globalizao e a fragmentao provocam no cotidiano urbano. Deve identificar o global no local. Deve entender que a paisagem o visvel do espao, e que precisa ser analisada em suas nuances para que a espacialidade complexa seja traduzida: porque existe a violncia, trfico de drogas, conflitos scio-ambientais, crise nos movimentos sociais urbanos e a ingovernabilidade urbana. Deve conhecer seus direitos na busca de vivncia de cidadania, deve compreender como os direitos de moradia, como parte dos direitos humanos, so debatidos internacionalmente. Ou seja, a sntese dos tpicos do eixo temtico se expressa no estudo desse tpico. Para isso, uma sugesto de que ele seja trabalhado como sistematizao da aprendizagem.
O que ensinar

O fenmeno de metropolizao e de desmetropolizao nos pases que se industrializam Os efeitos da globalizao e fragmentao nas paisagens urbanas: as desigualdades territoriais A ordem espacial global manifestada nos lugares atravs da infra-estrutura urbana, da privatizao do territrio, das divises do trabalho
Como ensinar

Um trabalho a ser feito nesse tpico o de relacionar o processo de metropolizao dos pases- e focar o processo no Brasil- com o movimento populacional e a polarizao das questes industriais e administrativas nos grandes

centros urbanos. Para isso importante que o aluno trabalhe com a identificao e a resoluo de problemas, tendo a identificao de problemas do centro urbano mais prximo levantado em atividades de observao e outros atravs do uso de textos e vdeos que so muito freqentes sobre cidade milionrias, cidades globais, megacidades, regies metropolitanas, megametrpoles e megalpoles. Outro trabalho importante a localizao das regies metropolitanas com mapas temticos e anlise de dados que sustentam os fenmenos de crescimento das metrpoles regionais e nacionais. Atividades ordenadas para que o aluno perceba a rede estabelecida devem ser bem seqenciadas. Definindo-se por processos pedaggicos como trabalho de campo, resoluo de problemas e registros, uma seleo de imagens e dados levantados pelos alunos em diferentes textos e sites devem ser muito explorados. Para desenvolver a possibilidade de leitura da paisagem devem ser feitas muitas atividades com indicadores de anlise do que a paisagem mostra para o aluno(e o que ela esconde). Localizar as habitaes subnormais e discutir porque esto nos pases e regies em que se encontram com mais freqncia um indicador de leitura. Relacionar essas habitaes subnormais s discusses ambientais e polticas que suscitam anlise outro indicador. Analisar indicadores sociais-educacionais e de crescimento populacional- so atividades importantes. Para isso sugere-se trabalhar com mapas e grficos e o site do IBGE quando o problema estudado for no Brasil. Os mapas de atlas escolares ajudam muito no estudo dessas questes e desenvolvem o potencial de leitura codificada. Para garantir a compreenso das dimenses ambiental e econmica presentes no tpico, a qualidade de vida deve ser tratada - a simulao do IDH e anlise dos dados de diferentes anos so tambm boas atividades. Para a leitura de imagens importante explorar, como o aumento da tenso nas metrpoles aparece em charges, como a inserida a seguir que foi objeto de questo de vestibular no Rio de Janeiro:

Famlia de classe mdia alta gozando de seu merecido lazer, em terrenos cedidos pelas prefeituras cariocas dos ltimos 30 anos.

Como avaliar Iniciar por registros individuais do aluno sobre o que ele consegue depreender de paisagens urbanas Trabalhar com os testes do banco de itens Propor anlise de textos e imagens que tragam tona a possibilidade de expressar os fenmenos e processos implicados na espacialidade complexa Propor um jri simulado sobre a fragmentao no espao urbano colocando em questo as polticas que sustentam ou no propem alternativas de soluo. Avaliar com o debate as possibilidades dos alunos problematizarem a dimenso poltica e a qualidade de vida decorrente de problemas graves das metrpoles Relacionar, como desafio, a cidadania, os direitos humanos e os problemas urbanos para resoluo de problemas pelos alunos: trabalho, emprego/desemprego;moradia/falta de moradia, habitaes subnormais; gua e falta de gua/acesso gua tratada e saneamento bsico e sade(sugestes) Utilizar questes de vestibular que tratam dos desafios metropolitanos, principalmente analisando as nossas metrpoles, seu tamanho, suas desigualdades, suas favelas e periferias, sua violncia so conseqncias necessrias da histrica disjuno entre economia, sociedade e territrio, que caracteriza a nossa expanso perifrica na economia-mundo capitalista. Esperar que o aluno perceba que por esse motivo que o enfrentamento do desafio metropolitano implica a adoo de uma estratgia de desenvolvimento capaz de juntar a nao e a economia. Assim ele estaria demonstrando o entendimento do conceito de espacialidade Referncias Bibliogrficas LEFEBVRE, Henri. O direito cidade. So Paulo: Centauro, 2001.______A revoluo urbana. Belo Horizonte: editora UFMG,1999. SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record,2001. SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.______ O desafio metropolitano:um estudo sobre a problemtica scio-espacial nas metrpoles brasileiras. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

Paradidticos ALVES, Jlia Falivene. Metrpoles: cidadania e qualidade de vida. So Paulo: Moderna, 1992. BUORO, Andra. Violncia urbana: dilemas e desafios. So Paulo: Atual, 1999. CARMO, Paulo S. do. O trabalho na economia global. 2 ed. So Paulo: Moderna, 2001. RODRIGUES, Rosicler M. Cidades brasileiras: o passado e o presente. So Paulo: Moderna, 1992. RODRIGUES, Arlete M. Moradia na cidade. So Paulo: Contexto. 1998. Sites http://www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/consnac/ocupa/procurb/metropol/ - acesso 08/04/2005 15:14. http://www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/consnac/ocupa/procurb/metropol/apresent.htm- Acesso 08/04/2005 15:37. http://www.unilivre.org.br/banco_de_dados/textos/Forum/Mstr_MetrRecHidr_SPeMe.htm Acesso 08/04/2005 15:44 http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp?n=175&ed=4 Acesso 08/04/2005 15:48 http://www.cidades.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=322&Itemid=0 Acesso 08/04/2005 15:47 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782000000100014 Acesso em 08/04/2005 15:59 Sugesto de acesso: http://www.uff.br/cpgeconomia/v2n2/2-soniarocha.pdf http://www.seade.gov.br/produtos/ipvs/apresentacao.php http://cidade.usp.br/educar2001/mod1ses8.php- acesso em 17/04/05- 17:34

Orientao Pedaggica: Espacialidade Contedo Bsico Comum - Geografia Ensino Mdio Autora: Nair Apparecida Ribeiro de Castro Centro de Referncia Virtual do Professor - SEE-MG/2008

You might also like