You are on page 1of 15

DOM AQUINO CORREA E A CONSTRUO DO CAMPO LITERRIO EM MATO GROSSO

Ao entrar para a Academia, senti que, tambm eu, galgava as alturas de uma acrpole, no de uma acrpole em runas, mas acrpole imortal, onde os Propileus no perdem a elegncia tica de seus mrmores, e o Parteno cristaliza, para sempre, o sorriso divino da beleza. (D. Aquino Correa, em seu discurso de posse na ABL)

Francisco de Aquino Correa, Dom Aquino, nasceu em Cuiab, Mato Grosso, em 2 de abril de 1885 e faleceu em So Paulo, a 22 de maro de 1956. Foi padre, prelado, 2 arcebispo de Cuiab, membro da Academia Brasileira de Letras, fundador do Instituto Histrico e Geogrfico de Mato Grosso e da Academia Matogrossense de Letras, nico religioso a assumir um cargo poltico no Brasil foi governador de Mato Grosso entre os anos de 1918 a 1922. A primeira referncia a um texto seu pode ser encontrada no vol II tomo III dos Discursos, em que D. Aquino revela que encontrou, entre seus guardados de adolescncia, um de seus primeiros escritos: um hexmero em latim com a data de 9/07/1901. A Revista Mato Grosso, de 1904, elogia a inteligncia sem afetao do jovem D. Aquino, quando este se submeteu aos Exames de Madureza, reforando o fato de que, poca, ele foi o nico cuiabano a prestar esse exame para o qual se preparou sozinho, uma vez que seu pai no tinha como pagar-lhe os estudos do curso preparatrio, no Rio de Janeiro. Iniciou os estudos no Colgio So Sebastio e fez o curso secundrio no Seminrio da Conceio. Depois, freqentou o Liceu Salesiano So Gonalo, em que recebeu o grau de bacharel em humanidades. Em 1902 ingressou no Noviciado dos Padres Salesianos de D. Bosco em Cuiab, ordenando-se sacerdote em 1903 e iniciando o curso de Filosofia. Em 1904 seguiu para Roma, e matriculou-se, simultaneamente, na Universidade Gregoriana e na Academia So Toms de Aquino, doutorando-se em Teologia por esta ltima, em 1908. Em 1909, j havia recebido todas as Ordens Menores e Maiores, e foi ordenado presbtero. De volta ao Brasil, foi nomeado diretor do Liceu Salesiano de Cuiab, cargo que desempenhou at 1914, quando foi designado, pelo papa Pio X, para titular do Bispado de Prusade e Auxiliar do Arcebispo da Diocese de Cuiab, cargo em que foi investido

em 1 de janeiro de 1915, aos 29 anos, sendo o mais moo entre todos os bispos do mundo. Publicou as seguintes obras: Odes, Discursos, oratria (1927); O Brasil novo, discurso (1932); Castro Alves e os moos, discurso (1933); Orao aos soldados, discurso (1937); O Padre Antnio Vieira, discurso (s.d.); Nova et vetera, poesia (1947); Cartas pastorais, A fronteira de Mato Grosso/Gois, memria sobre os limites entre os dois estados, e o Brasil em Genebra (1919). Odes, poesia, 2 vols. (1917); Terra natal, poesia (1920); A flor d'aleluia, poesia (1926), Discursos, 4 volumes (1985); alm desses, h ensaios e conferncias publicadas na imprensa do pas, no reunidas em livro1. Dom Aquino um cone em Mato Grosso. No discutiremos a qualidade de seus textos, seno seu papel na formao do campo literrio em Mato Grosso. Se a literatura um campo de legitimao, h legitimadores e legitimados. Sem dvida, D. Aquino criou, com a Academia Mato-grossense de Letras do qual foi aclamado por unanimidade Presidente de honra e o Instituto Histrico e Geogrfico de Mato Grosso do qual foi eleito Presidente Perptuo, um espao de legitimao para muitos autores e escritores. A grande questo : quem ou o que legitimou Dom Aquino? Como j vimos, o campo literrio est subordinado a outros campos e instncias de poder, como a economia, a poltica e a cultura (Bourdieu, 2004). D. Aquino transitava em quase todos eles. Na interseco entre os campos poltico e religioso, D. Aquino inscreveu-se como literato. No por acaso seu nome conhecido fora do Estado, independentemente do valor literrio de sua obra , seu nome aparece como referncia de literatura em Mato Grosso. Escritor de formao clssica lia Ovdio, Virglio, Horcio, Dante... era um parnasiano por opo. Almejava o rigor formal, o purismo lingstico, a erudio lexical e a nobreza temtica, nas quais colocou a descrio paisagstica do Estado de Mato Grosso. Para Hilda Gomes Dutra Magalhes (2001:42)

A poesia de Dom Aquino (...) sela um estreito compromisso com a ptria e com a terra mato-grossense. (...) Como poeta do amor cristo e da esperana, o bispo poeta preza a beleza da forma e da

Informaes da ABL. Disponvel em www.academia.org.br

matria, entendida a primeira como rigor formal e a segunda como temas nobres, ligados terra natal.

O excerto acima corrobora o que, segundo todos os pesquisadores da obra de D. Aquino, serviam como moto para sua criao: o sentimento religioso e o amor ao Estado de Mato Grosso. Nesse ltimo aspecto, ele nos lembra Jos de Alencar e o movimento de construo de uma identidade nacional, atravs da literatura. Antonio Candido (2000) compreende que o desejo de ter uma literatura materializou-se na escolha do elemento local e suas particularidades como representativos de uma dada cultura, de uma identidade forjada, tanto no sentido de construda, quanto no sentido de falsa, ou, por outra, inventada. Essa postura, comum aos romnticos, subsistiu em outras escolas, como no Parnasianismo que, se de um lado pregava a arte pela arte a escrita sem comprometimento com a realidade social em que se inseria por outro lado buscava construir, atravs da defesa de ideais moralizantes, um retrato de nao, no parnasianismo tambm tomada como estado. Isso facilmente verificvel em Olavo Bilac, autor do Hino Bandeira, fundador da Liga da Defesa Nacional, e ferrenho defensor do servio militar obrigatrio e da alfabetizao e, em D. Aquino, mais fcil ainda essa identificao, uma vez que seus textos so sempre de cunho religioso, mesmo quando ufanista (a terra vista como presente de Deus). Pode-se notar, em D. Aquino, a preocupao em construir uma imagem que se aproxime do ideal pregado pelo romantismo: a natureza selvtica servindo de bero para uma civilizao forte, eivada de lirismo e heris, com a nomeao exaustiva da cartografia, fauna e flora mato-grossenses, e, na contra-mo do movimento modernista, o apelo para uma lngua portuguesa absolutamente erudita, aos moldes parnasianos, embora tea crticas severas ao decadentismo. O tom didtico pontua e reafirma o projeto identitrio proposto pelo bispopoeta. A professora do departamento de Histria da UFMT, Lylia Galetti, em sua tese de doutoramento (2000), afirma que o clima poltico tenso e instvel em que governou D. Aquino fez ver a necessidade de tornar sua legitimao inconteste. Vrias manifestaes foram realizadas com apoio moral e intelectual da administrao estadual, como a eleio de certos cidados como smbolos de Mato Grosso e da elite nortista, representada por D. Aquino:

(Inclusive) pelo momento propcio que seu perfil de religioso e intelectual favorecia, o bispo presidente foi capaz de mobilizar as energias intelectuais e afetivas de parte significativa da sociedade mato-grossense para algo mais duradouro: definir novos critrios de construo de sua identidade, a partir do qual fosse possvel elaborar uma imagem de Mato Grosso como a qual o conjunto de sua populao pudesse se identificar e, principalmente, se orgulhar. (Galetti, 2000:296) (grifos meus)

Segundo Zil Bernd (2003:15) as literaturas, especialmente as emergentes, esto destinadas a desempenhar um papel fundamental na elaborao da conscincia nacional. Assim, o que temos em D. Aquino a tentativa de fundar uma literatura mato-grossense com caractersticas prprias atravs da valorizao da terra, enquanto espao geogrfico rico em belezas naturais e ainda a ser desbravado. Mais que o preenchimento da memria coletiva, o que pode ser facilmente verificvel a apropriao pelo sujeito do espao existencial em que o discurso literrio produzido visa manipulao do imaginrio coletivo, tanto do Estado em relao a si mesmo e ao Outro, quanto do Outro em relao ao Estado, o que o torna bastante representativo de seu tempo, segundo o que prope Maingueneau (2001), para quem o autor representativo de seu tempo e de seu grupo e nele se reconciliam o individual e o coletivo. D. Aquino, de forma anacrnica, entrecruzou caractersticas da escola romntica religiosidade, telurismo, construo imagtica do paraso com a perfeio formal do parnasianismo sua declarada paixo potica. interessante notar que a legitimao de D. Aquino como escritor veio da sua atuao como religioso e poltico. To importante quanto ser fundador da Academia Mato-grossense de Letras e nosso nico representante na Academia Brasileira de Letras, foi a fundao do Instituto Histrico e Geogrfico de Mato Grosso que lhe garantiu um lugar positivado na histria do Estado. Sua literatura edifica o que Angel Rama (1984:93) chama de culto dos heris e:

Redescobre as contribuies populares regionalistas como formas incipientes do sentimento nacional e, timidamente, as contribuies tnicas mestias; sobretudo, confere organicidade ao conjunto, interpretando este desenvolvimento secular sob a perspectiva da maturao nacional, da ordem e progresso que leva adiante o Poder. (grifo do autor)

Se trocarmos a maturao nacional por maturao regional, teremos um quadro aproximado do que buscou D. Aquino em e para Mato Grosso. Os versos do arcepisbo-poeta parecem corroborar seu comprometimento com a histria e a cultura mato-grossenses. Seu poder poltico intrnseco a sua arte literria. Sua legitimao advm tambm de coisas extrnsecas Academia e aparentemente simples, como o fato de que, quela poca, era considerada letrada a pessoa que no conseguisse se fazer entender em seus discursos. Para a gente simples que freqentava a Igreja para ouvir D. Aquino, quanto mais complicado seu texto, mais admirao causava. Para os que possuam instruo formal suficiente para entender-lhe as palavras, D. Aquino era respeitado por ser capaz de construir, com frases de efeito, a imagem de um estado que, parece, s existia em seus versos. A seu respeito, podemos encontrar no site da Academia Brasileira de Letras:
O seu domnio na tribuna pblica era absoluto. No s como orador sacro era admirado, seno tambm na tribuna das conferncias, como o confirmou, em vrias entidades culturais. Destacam-se a conferncia magnfica sobre o Centenrio do Bispado de Cuiab, proferida no Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, onde foi recebido em 1926; a Mensagem aos homens de letras, proferida na Academia Brasileira de Letras; A verdade da Eucaristia, orao inaugural do V Congresso Eucarstico de Porto Alegre, em 28 de outubro de 19482.

Em sua Mensagem aos homens de letras (1985:72), seu discurso de posse na ABL, D. Aquino lembra assistncia o fato de serem homens cultos no sentido de educao formal refinada e dizia-se temeroso de no saber conduzir-se a contento na escolha de seus temas:

Ao falar desta tribuna da Academia Brasileira tenho a impresso de que, fechado embora neste breve recinto, ouve-me toda a intelectualidade da nossa Ptria. Nem cuideis se deva tanto o milagre ao poder misterioso e mgico do rdio, quanto ao prestgio dos vossos nomes, que no somente representais a flor do pensamento nacional, seno tambm, semelhana dos grandes mastros, acumulando os fluidos eltricos, atras todas as atenes do nosso mundo bem-pensante, que, em meio tempestade das paixes e crticas desencontradas, acende em vossas frontes os santelmos luminosos da admirao e da glria. Bem de imaginar , pois, a responsabilidade que em tal circunstncia h de sentir um arcebispo, nico do Clero em vossa douta
2

Disponvel em http:www.academia.org.br Biografia Dom Aquino Correia Cadeira 34. Acessado em 15/12/2005

companhia, e para quem toda e qualquer tribuna, mesmo sem a eminncia, a distino e a aristocracia desta que ora ocupo, deve de ser sempre sagrada. Assim que recearia profan-las, se, em hora to grave qual a que vivemos, para aqui trouxesse assuntos, por mais importantes que fossem, mas no passassem dessas questes, que vo apenas da ortografia sintaxe, ou da filologia estilstica, De outro lado, porm, tenho medo de entrar aqui em teses que entendam com a vida, e, por isso mesmo, com a moral e a religio, persuadido, como estou, de que no fcil trat-las em assemblias como esta, que no sois apenas vs, como j disse, mas todos os intelectuais do Brasil, alguns dos quais sorriem ante a convico dogmtica, com que soem os catlicos versar matrias de f e costumes. (grifos meus)

D. Aquino, ao que parece, realmente acreditava na formao acadmica como instrumento de desenvolvimento do Pas e acreditava que os homens de letras eram responsveis por discusses mais profundas que a forma da lngua, embora no questionasse, alis, estimulasse, a importncia desses estudos. Sua posio assumida no plpito acerca da condio e conduo do Estado em 1916, aliada a sua posio eclesistica, tornaram-no o nome por excelncia para assumir a Presidncia do Estado. fato que em 1917, Mato Grosso atravessava uma crise poltica de propores considerveis. Segundo Estevo de Mendona, havia sido nomeado um Interventor Federal pelo ento presidente Wenceslau Brs a fim de encontrar um nome, fora dos partidos beligerantes, para a sucesso presidencial. O nome de consenso foi o de D. Aquino. Em seu primeiro discurso oficial como candidato Presidncia do Estado, o Bispo coloca sua disposio em tentar unir o Estado em torno das idias positivistas, to ao gosto do poeta Olavo Bilac. Em 21 de janeiro de 1918, D. Aquino torna-se o nico clrigo a atingir o patamar de Presidente de um Estado. Esse fato deu respaldo poltico formao do Instituto Histrico e Geogrfico de Mato Grosso (1919) e Academia Mato-grossense de Letras (1932). Magalhes (2001) esclarece que, embora fosse o nome de consenso, houve grandes protestos contra o governo de D. Aquino, tomado como protecionista pelo poeta Indalcio Proena, por exemplo, que critica dura e ironicamente seus assessores. Interessante notar que as crticas foram dirigidas aos assessores, no ao Presidente do Estado. Para Maria Manuela Novis Neves (2001), o que houve na poca foi uma disputa entre lees (o poder pela fora) e raposas (o poder pela astcia). D.

Aquino no representava qualquer dos dois, mas por suas caractersticas, pode ser colocado ao lado das raposas e em busca da construo de um Estado sem divises, sejam elas geogrficas ou polticas. D. Aquino procurou a unificao do Estado em torno daquilo que acreditava e usou para isso a criao dos smbolos que marcariam a presena republicana no estado, na forma do Hino, do Braso e da Bandeira de Mato Grosso que, julgou, despertaria o se ntimento cvico em lees e raposas, em prol da construo de uma identidade mato -grossense e brasileira (nessa ordem). Segundo Jos Murilo de Carvalho (2004), a identidade de uma regio est intrinsecamente ligada escolha de smbolos bandeira e hino que marcam o territrio de atuao das faces polticas na manipulao do imaginrio coletivo. No parece que D. Aquino ignorasse isso, uma vez que tanto o Braso quanto o Hino de Mato Grosso so significativamente representativos da defesa de ideais em que a moral e o civismo devem ser supervalorizados. A respeito desses smbolos, D. Aquino comps um soneto Virtute plusquam auro em que une as caractersticas selvticas da terra ao lema latino de exaltao virtude: (Confiemos na) virtude, mais que (n)o ouro:

Braso da minha terra, tu que ostentas O ouro do ptrio solo abenoado, A sinopla das matas opulentas E das campinas, onde pasta o gado! Tu que, em teu cu de blau, nos representas Esse pendo do bandeirante ousado, Em cujas dobras lcidas e bentas, A cruz de Cristo diz todo um passado! Tu que nos fala de um ideal infindo, No surto dessa fnix estupenda, Braso da minha terra! Como s lindo! E como lindo, nobre, imorredouro O poema dessa flgida legenda: Confiemos na virtude, mais que no ouro!3

O mesmo ideal encontra-se na letra do Hino de Mato Grosso, como de resto em quase toda obra de D. Aquino. Originalmente, o poema que hoje o Hino de Mato Grosso foi escrito em oitavas, em mtrica de nove slabas e divididos em quatro estrofes de 36 versos. H que se observar que essa letra s se tornou oficialmente o Hino de Mato Grosso atravs do decreto 208/1983, durante o governo
3

Virtute plusquam auro. In Terra natal. Potica. Vol. 1, tomo II, p. 39.

de Jlio Jos de Campos. Alguns estudiosos atribuem a no-oficializao do hino a fatores polticos diversos advindos dos sucessores de Dom Francisco de Aquino Corra. Depois, a implantao do Estado Novo aboliu todos os smbolos oficiais do estado, sendo que Mato Grosso s apresentava como smbolo a bandeira e o braso de armas. Embora poca de sua oficializao o Estado j estivesse dividido geogrfica e politicamente4, houve consenso entre os administradores de que a letra no deveria sofrer mudanas porque D. Aquino falava da regio que conhecera e porque, mesmo dividido, Mato Grosso ainda o terceiro Estado em extenso territorial do pas. Ainda hoje, vez por outra, alguns se manifestam no sentido de mudar a parte da letra do hino que fala de Corumb, em Mato Grosso do Sul, mas a fora do cone se manifesta e a letra continua assim:
Hino de Mato Grosso Letra: Dom Aquino Corra Maestro: Emilio Heine Limitando, qual novo colosso, O ocidente do imenso Brasil, Eis aqui, sempre em flor. Mato Grosso, Nosso bero glorioso e gentil! Eis a terra das minas faiscantes, Eldorado como outros no h Que o valor de imortais bandeirantes Conquistou ao feroz Paiagus! (BIS) Salve, terra de amor, terra de ouro, Que sonhara Moreira Cabral! Chova o cu dos seus dons o tesouro Sobre ti, bela terra natal! Terra noiva do Sol! Linda terra! A quem l, do teu cu todo azul, Beija, ardente, o astro louro, na serra E abenoa o Cruzeiro do Sul! No teu verde planalto escampado, E nos teus pantanais como o mar, Vive solto aos milhes, o teu gado, Em mimosas pastagens sem par! Hvea fina, erva-mate preciosa, Palmas mil so teus ricos flores, E da fauna e da flora o ndio goza,
4

Desde 1974 a separao esteve em curso. Em 1977, o governo federal decretou a separao, que foi assinada em 1978 por Jlio Jos de Campos, governador de Mato Grosso, e Pedro Pedrossian, governador do novo estado de Mato Grosso do Sul.

A opulncia em teus virgens sertes. O diamante sorri nas grupiaras Dos teus rios que jorram, a flux, A hulha branca das guas to claras, Em cascatas de fora e de luz. Dos teus bravos a glria se expande De Dourados at Corumb, O ouro deu-te renome to grande Porm mais, nosso amor te dar! Ouve, pois, nossas juras solenes De fazermos em paz e unio, Teu progresso imortal como a fnix Que ainda timbra o teu nobre braso. (grifos meus)

Extra-oficialmente, a cano j era executada em cerimnias oficiais e em solenidades escolares desde 1925. O poema foi adaptado pelo maestro Emlio Heini, ficando com oito estrofes, todas com quatro versos e o estribilho, que tinha quatro versos, passou a ter seis. A cano-hino, claramente ufanista, lembra em boa medida o Hino Nacional e, como neste, procura, na grandeza geogrfica, uma forma de criar no imaginrio popular a retomada do Estado como retrato da grandeza da ptria. As palavras eruditas, a construo formal rgida, a escolha pela temtica da natureza, tornam o hino um exemplo do pensamento aquineano. O professor Adenil da Costa Claro (2005), em sua dissertao de mestrado, estuda os aspectos ufanistas da obra de D. Aquino. Segundo ele, no pronunciamento de 7 de setembro de 1921 fundao do Centro Mato-grossense de Letras, que viria a ser a Academia Mato-Grossense de Letras o Arcebispopoeta, como o chama Claro (2005:15):

(...) deu um conselho aos fundadores que naquele momento estavam criando o Centro Mato-Grossense de Letras, sobre as implicaes e objetivos daquela agremiao, dentre elas, devotar, nas produes literrias, especial ateno terra e suas belezas. Complementa ainda que, como obrigao de todos, a criao daquele Centro seja difundido como marca registrada de cunho essencialmente matogrossense e nele devam existir as bases da literatura regional. (grifos meus)

No era, portanto, inocente o discurso acerca das belezas da terra, ou do quanto os moradores deste lugar deveriam orgulhar-se dele, ou da riqueza do Estado. Assim como no Hino Nacional, as referncias s riquezas da terra (minas, ouro, gado, hvea, erva-mate, diamante, hulha) atestam o discurso poltico por trs

dos versos. Desde Caminha, a imagem que se buscava construir era a de um pas belo, pujante e rico: acenar com a possibilidade de lucro econmico era uma das estratgias para a ocupao da terra recm-descoberta, do mesmo modo, D. Aquino deixa claro quo rico o Estado, num discurso poltico que, percorrendo a obra, tem por objetivo primeiro, segundo o prprio D. Aquino, exaltar as belezas de seu lugar e propiciar um estudo do vernculo em forma de versos e, no menos importante, manter o Estado unido em torno de um ideal: o de um Estado sem cises polticas ou geogrficas. Galetti (2000), compreende que a viso que se tinha (tem?) de Mato Grosso fora do estado um esteretipo, resqucio da forma como os portugueses viam o Brasil poca da colonizao. A partir da abundncia de guas e florestas nesta regio, tinha-se como lgica a riqueza material de quem habitava estas paragens, pois, segundo Pero Vaz de Caminha5,

(...)a terra em si de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre- Douro-e-Minho, porque neste tempo d'agora assim os achvamos como os de l. guas so muitas; infinitas. Em tal maneira graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se- nela tudo; por causa das guas que tem!6

D. Aquino confirma o esteretipo e oferece ao leitor a imagem de uma terra rica e ainda selvagem, o lugar onde jorra leite e mel, uma parte do paraso perdido descrito na Bblia, objeto de desejo de muitas geraes de cristos, com o atrativo ainda maior de ser uma terra tambm rica em ouro e pedras preciosas. Em D. Aquino, essa transposio clara e o modelo operativo, uma necessidade, considerando o estado poltico de Mato Grosso poca, uma vez que, segundo Angel Rama (1984:88) embora os escritores vivessem nas cidades:

nas capitais se fosse possvel, (...) no houve maior problema em transportar a natureza a um diagrama simblico fazendo dela um modelo cultural operativo onde ler, mais que a prpria natureza, a sociedade urbana e seus problemas, projetando-os ao nvel dos absolutos.

A carta a El-rei D. Manoel, o Venturoso, um exemplo de como a exaltao s caractersticas fsicas de uma regio atuam no desejo de conquista. Dificilmente os portugueses e espanhis se interessariam em explorar as terras de alm -mar se nelas no houvesse riqueza suficiente que justificasse o nobre desejo de trazer s almas (dos gentios ) a salvao (crist). 6 Disponvel em http://www.folhetim.com.br/livros.php?wautor=44&wlivro=346

Foi de um de seus poemas Cuiab, cidade verde, que rendeu capital o epteto de Cidade Verde, do qual transcrevo a primeira estrofe:
Sob os flabelos reais de mil palmeiras To verdes, sombranceiras E lindas como alhures no as h. Sobre alcatifas da mais verde relva, Em meio a verde silva, Eis a cidade verde: Cuiab.

Magalhes (2001) observa que, na poesia de D. Aquino, o ufanismo reiterado na cor local sempre em tom didtico-pedaggico, pastoral e moralista. Porm, mais que em seus poemas, sua prosa, a que o consagra como orador, vem carregada de um lirismo ao mesmo tempo professoral e religioso. Para Joo Antonio Neto (2001:07), crtico e escritor mato-grossense, D. Aquino foi um dos melhores oradores sacros que o Brasil j produziu. Em tempos do Brasil-Colnia, os jesutas faziam uso da oratria para a catequese dos ndios. Entretanto, foi no sculo XVII, com o padre Antonio Vieira, que a oratria sacra foi reconhecida como um dos meios mais eficazes de se conduzir a opinio pblica, uma vez que alguns padres transformaram o plpito em palanque e as pregaes desempenhavam ainda, alm da matria de f, funes que hoje cabem aos jornais, ao rdio, televiso. Magalhes (2001), nesse mesmo sentido, aponta para o fato de que a oratria sacra ocupava, no Brasil colnia, o papel de formador de opinio, lugar hoje ocupado pela comunicao de massa. Em Cuiab, esse estilo adquire propores semelhantes quelas do colonialismo, sendo que, para Magalhes, Joo Antonio, Estevo de Mendona e Jos de Mesquita, D. Aquino foi o ultimo da estirpe dos grandes oradores sacro-poticos (Magalhes, 2001:51) Antonio Candido (2000: 78/79), a respeito da oratria sacra, pronuncia-se:

Quando consideramos a literatura no Brasil, vemos que a sua orientao dependeu em parte dos pblicos disponveis nas vrias fases, a comear pelo catecmenos, estmulo dos autos de Anchieta, a eles ajustados e sobre eles atuando como lio de vida e concepo de mundo. Vemos em seguida que durante cerca de dois sculos, pouco mais ou menos, os pblicos normais da literatura foram os auditrios de igreja, academia, comemorao. O escritor no existia enquanto papel social definido; vicejava como atividade marginal de outras, mas requeridas pela sociedade pouco diferenciada: sacerdote, jurista, administrador. (...) e o grande pblico aprendeu a esperar dos intelectuais palavras de ordem ou incentivo, com referncia aos problemas da jovem nao que surgia.

Candido refere-se ao momento em que a literatura comea a desenvolver o sentimento nativista, durante o romantismo. Como j foi visto, a poesia aquineana abraou a temtica romntica e deslocada a ao no tempo/espao, em Mato Grosso D. Aquino representa exatamente esse momento: quando o escritor adquire conscincia de si mesmo e sente-se incumbido de difundir as luzes e trabalhar pela ptria (idem, 79). Nas palavras de Rama (1984: 26) a fonte mxima das ideologias procede do esforo de legitimao do poder, poder este de que ele esteve investido tanto pela Igreja Apostlica Romana, quanto pela conjuntura poltico-partidria da poca e atravs das quais granjeou respeito e admirao por sua verve, sua compostura e equilbrio no plpito e fora dele, embora nada disso tenha impedido as manifestaes contrrias ao seu governo, muitas delas carregadas de uma violncia contida, suponho, pelo lugar que ele ocupava dentro da Igreja Catlica. Joo Antonio Neto (2001:9) assegura que, no apenas no dom da palavra estava a fora de D. Aquino, mas tambm na consistncia de um pensamento lcido, e em um sistema de idias motrizes, refinadas e amadurecidas e a segurana quase diria fatalista do seu papel de intrprete de uma fora maior, emanada dos princpios da sua Religio e do seu Deus, opinio corroborada por Magalhes (2001:51) que afirma: so notveis ainda os discursos de D. Aquino, caracterizados pelo primor lingstico, pela beleza das imagens e pela sofisticao das idias. Sobre essa literatura, diz Dom Aquino no discurso de posse do acadmico Luis Philippe Pereira Leite, que a verdadeira literatura se faz aos moldes clssicos, recomenda o manuseio assduo de figuras como Heitor Pinto, Vieira, Virglio e Ruy Barbosa. Sugere, como frmula perfeita, a unio entre o til (uma viso educativa da literatura) e o agradvel (a presena controlada de fantasia)
O til, sem o agradvel, apenas e mal se l. O agradvel, sem o til, no vai alm do deleite ignbil dos sentidos, o que, em geral, mais dana, que aproveita. O agradvel aliado ao til, eis a frmula perfeita. (1985, vol 2, tomo 2:121)

No que recomende o abandono total da fantasia. Apenas que se a controle, para que os textos tenham sempre um lugar na galeria de coisas teis. Paradoxalmente, esse ponto de vista diverge da principal caracterstica parnasiana: a arte pela arte, esttica adotada pelo autor na elaborao de seus poemas.

Esse estilo, em que se misturam aspectos ufanistas romnticos, religiosidade e perfeio formal, levaram-no Academia Brasileira de Letras. Seu contendor era Lindolfo Collor, tambm considerado bom orador, cultor da perfeio verncula e poltico de projeo. Esse dado parece confirmar o quanto a poltica e a religio imbricam-se na legitimao ao menos, oficial de autores brasileiros. O padre Cometti (s/d:210) julga a situao pela tica da Igreja:

A Academia j se constitua em reduto da fina flor da intelectualidade patrcia. Assentar-se entre os imortais conferia lustre e prestgio, no s pessoa, mas agremiao qual pertencesse, neste caso, a Igreja Catlica. Fora essa a razo da insistncia de Dom Sebastio Leme em que, apesar da eventual derrota, D. Aquino se candidatasse Academia: com ele era a Igreja o Espiscopado que entrava para a imortalidade acadmica. (grifos meus)

Nesse caso especfico, no apenas a Igreja Catlica demarcava seu territrio dentro da ABL, mas o Estado de Mato Grosso tambm. Se considerarmos que, at a dcada de 80 Mato Grosso ainda era tido como territrio selvagem para o restante do pas7, teremos um vislumbre da importncia que a eleio do bispo poeta teve para o Estado. Ainda segundo Cometti, a admirao por D. Aquino e, claro, por sua influncia poltica, malgrado alguns desafetos, levou o ento Presidente da Repblica, Getlio Vargas a convid-lo para a cerimnia de inumao dos restos mortais dos heris de Laguna e Dourados, no monumento a eles erigido na Praia Vermelha (op.cit.:279). D. Aquino era um clrigo e isso pautou sempre sua apario pblica. Se ele foi um padre exemplar ou no, se foi um poeta maior ou no, no cabe discutir neste trabalho. Aqui, interessa-me encontrar o ponto em que homem pblico e artista se tornam uma coisa s. As crticas literrias tecidas ao trabalho de D. Aquino so impregnadas de admirao. Mesmo quem, a exemplo de Hilda Magalhes, consideram-no anacrnico, no deixam de tecer-lhe loas, deixando clara a admirao pelo homem pblico, que se confunde ou entra em simbiose com o poeta, tornando difcil discutir

At a dcada de 80 e, ouso dizer, ainda hoje, embora em menor grau ao mato-grossense que ia a passeio ou por qualquer outro motivo para fora do Estado, as perguntas giravam em torno da existncia de ndios nus andando pelas ruas, ou animais selvagens solta em pleno centro da cidade. O imaginrio dos que no conheciam esta regio levava a crer que aqui morvamos em plena selva, com todos os detalhes que o cinema e livros como Inocncia, do Visconde de Taunay, consagraram como sendo caractersticos de selva.

D. Aquino, uma vez que nem as Academias discutem sua obra, exceto para dizer que a atuao do personagem histrico D.Aquino Correa foi basilar para a construo da identidade mato-grossense. Embora concorde com isso afinal, poucos homens pblicos foram to proeminentes no Estado, causa-me um algum desconforto perceber que h um certo constrangimento em se discutir a obra do autor, exceto para dizer que ele foi e a figura mato-grossense de maior projeo nacional - mesmo que, em tom tmido, alguns crticos e estudiosos digam que sua arte potica, eivada de lirismo e religiosidade, no , literariamente falando, boa, o que nos leva a confirmao de que seu lugar no panteo de literatos mato-grossenses e brasileiros deu-se mais por sua atuao religiosa e poltica do que por sua produo artstica. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BERND, Zil. Literatura e identidade nacional. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003. CANDIDO, Antonio. A educao pela noite outros ensaios. 3. ed. So Paulo: tica, 2003. CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e histria literria. 8. ed. So Paulo: T. A. Queiroz, 2000. CARVALHO, Jos Murilo de. A formao das almas: o imaginrio da repblica no Brasil. So Paulo: Cia das Letras, 2004. CLARO, Adenil da Costa. Produo literria mato-grossense: a poesia ufanista. Dissertao (mestrado) Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Ps graduao em Estudos de Linguagem, Cuiab, 2005. COMETTI, Pedro. D. Aquino Corra, arcebispo de Cuiab: vida e obra. Cuiab: e. a., s/d CORREA, Francisco de Aquino. Discursos. Vol. II, Tomo II. Braslia, 1985. CORREA, Francisco de Aquino. Discursos. Vol. II, Tomo II. Braslia, 1985. GALLETI, Lylia S. Guedes. O poder das imagens: o lugar de Mato Grosso no mapa da civilizao. in SILVA, Lus Srgio Duarte da (ORG.). Relaes cidade-campo: Fronteiras 1. ed. Goinia: Editora UFG, 2000. MAGALHES, Hilda Gomes Dutra. Relaes de poder na literatura da Amaznia legal. Cuiab: EdUFMT, 2002. _____. Histria da literatura de Mato Grosso: sculo XX. Cuiab: Unicen, 2001.

NETO, Joo Antnio. D. Aquino: o orador; O modernismo em Mato Grosso: reencontro com Silva Freire. Cuiab, Academia Mato-grossense de Letras, 2001. NEVES, Maria Manuela Novis. Lees e raposas na poltica de Mato Grosso. Rio de Janeiro: Mariela, 2001. RAMA, Angel. A cidade das letras. So Paulo: Brasiliense, 1984.

You might also like