You are on page 1of 17

Red de Revistas Cientficas de Amrica Latina, el Caribe, Espaa y Portugal

Sistema de Informacin Cientfica

Guilherme Moreira Fernandes, Paulo Roberto Figueira Leal FOLKCOMUNICAO, MEDIAO E HIBRIDISMO CULTURAL: DO LDER DE OPINIO AO ATIVISMO MIDITICO Razn y Palabra, nm. 77, agosto-octubre, 2011 Instituto Tecnolgico y de Estudios Superiores de Monterrey Mxico
Disponvel em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=199520010014

Razn y Palabra, ISSN (Verso impressa): 1605-4806 octavio.islas@proyectointernet.org Instituto Tecnolgico y de Estudios Superiores de Monterrey Mxico

Como citar este artigo

Fascculo completo

Mais informaes do artigo

Site da revista

www.redalyc.org
Projeto acadmico no lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

FOLKCOMUNICAO, MEDIAO E HIBRIDISMO CULTURAL: DO LDER DE OPINIO AO ATIVISMO MIDITICO Guilherme Moreira Fernandes1 Paulo Roberto Figueira Leal2 Resumo A realidade contempornea , cada vez mais, marcada pela presena cotidiana dos meios de comunicao de massa na vida social. Fenmenos de variados campos polticos, econmicos, culturais so impactados, em alguma medida, pelas variveis relativas aos processos de mediao efetivados pelos veculos de comunicao. Neste sentido, perscrutar qual a efetiva extenso desses impactos constitui questo crucial para a compreenso da contemporaneidade. Diante disso necessrio recuperar e colocar em dilogo uma contribuio eminentemente brasileira no campo comunicacional muitas vezes negligenciada ou subaproveitada: a Folkcomunicao, desenvolvida pelo pernambucano Luiz Beltro. Palavras-Chave Mediao, hibridismo cultural: folkcomunicao.

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

Luiz Beltro nasceu em 08 de agosto de 1918, em Olinda (PE), oriundo de uma famlia de classe mdia, faleceu em 24 de outubro de 1986. Sua vida foi dedicada a estudar o fenmeno da Comunicao. Escreveu diversos livros sobre a prtica do jornalismo, sobre a teoria da comunicao, alm de romances. A criao da Teoria da Folkcomunicao lhe rendeu o primeiro ttulo de doutor em Comunicao no Brasil, em 1967. Fundou o Instituto de Cincia da Informao ICINFORM, em dezembro de 1963, o primeiro que se props a estudar a comunicao como cincia. Fruto deste trabalho, surgiu a primeira revista cientfica da rea, Comunicao & Problemas, lanada em maro de 1965. (GOBBI, 2006). Foi nessa revista que o professor publicou O ex-voto como veculo jornalstico. Assim, uma nova possibilidade de pesquisa em comunicao era l defendida. Nessa perspectiva, no seria somente atravs dos meios ortodoxos tradicionais que a comunicao poderia ser realizada. Existiria uma forma rudimentar de estabelecer o processo comunicativo, atravs do folclore: pois tempo de no continuarmos a apreciar nessas manifestaes folclricas apenas os seus aspectos artsticos, a sua finalidade diversional, mas procurarmos entend-las como a linguagem do povo, a expresso do seu pensar e do seu sentir tantas e tantas vezes discordante e mesmo oposta ao pensar e ao sentir das classes oficiais e dirigentes. (BELTRO, 2004, p. 118). O artigo foi recebido com entusiasmo pelo folclorista potiguar Cmara Cascudo que enviou uma carta, publicada na segunda edio da revista. O pesquisador potiguar (1965, p.133) dizia que o estudo de Beltro era um soberbo programa de necessidade imediata e ratifica que o ex-voto uma voz informadora da cultura coletiva, no tempo e espao, to legitima e preciosa como uma parafernlia arqueolgica. Cascudo o estimulava a continuar seus estudos. Beltro assim o fez. Ousou e criou uma nova disciplina, estritamente brasileira, que buscava dar voz aos anseios populares.

Em 1967, em sua tese de doutorado, Beltro (2001, p. 79) definiu a Teoria da Folkcomunicao como sendo o processo de intercmbio de informaes e manifestaes de opinio, ideias e atitudes da massa, por intermdio de agentes e meios ligados direta ou

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

indiretamente ao folclore, e exps que a importncia da teoria era expor a necessidade imprescindvel de estarmos atentos a essa forma esquisita do intercmbio de informaes e ideias entre os dois brasis, no interesse da afirmao e do desenvolvimento nacional. A tese foi lanada em 1971 com o nome de Comunicao e Folclore e teve a sua primeira parte retirada, sendo substituda por uma simples introduo. Porm, em 2001, a EDIPUCRS, por iniciativa do professor Antnio Hohlfedt, lanou a tese do professor Beltro na integra. Nela, Beltro (2001, p.53) percebe que a comunicao o problema fundamental da sociedade contempornea isso acontece pela diversidade de grupos e pela heterogeneidade de culturas existentes no Brasil.

A partir desse ponto, o estudioso passa a analisar os efeitos que os meios massivos causam em seus receptores. Beltro (2001, p. 56) detecta que a simples aquisio de dados estatsticos insuficiente para apurar os efeitos das suas mensagens e reaproveitar a reao dos receptores para as novas e atualizadas comunicaes.

Assim, para realizar o balano dos efeitos da comunicao necessrio analisar, de acordo com Beltro (2001, p. 56), alguns pontos, a saber: personalidade dos grupos organizados (lideranas comunitrias); situao socioeconmica e cultural da comunidade; diretrizes polticas e a influncia das elites dirigentes sobre o todo e, por fim, o quadro psicolgico da atualidade universal (reflexes na natureza e espcie humana).

Os veculos comunicativos devem analisar os efeitos por ele produzidos, de modo a escolher o contedo e at mesmo alterar a forma de suas novas mensagens, para assegurar sua sobrevivncia. O mesmo vlido aos grupos organizados, que devem buscar nos variados canais de comunicao um meio de expressar seus ideais ou seus interesses estaro ameaados.

Outro diagnstico de Beltro que o levou a definir a Folkcomunicao foi a dicotomia tico-cultural entre as elites e a massa, que utilizam veculos e linguagens diferentes para exprimir seus ideais. Para ele,

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

A nossa elite, inclusive a intelectual, tem o folk-way das classes trabalhadoras das cidades e do campo apenas como objeto de curiosidade, de anlise mais ou menos romntica e literria. (...) O que impossibilita a comunicao e a comunho entre Governo e povo, elite e massa. (BELTRO, 2001, p. 62) Assim, o povo, costumeiramente, no tem nos veculos ortodoxos de comunicao meios de expressar suas opinies e ideais - o que leva utilizao de veculos no tradicionais. Nesse nterim, aparece a figura do lder de opinio, como personagem quase sempre do mesmo nvel social e de franco convvio com seus pares, tendo sobre eles uma vantagem: tem mais acesso aos meios de comunicao do que seus liderados.

Os lderes nem sempre so autoridades reconhecidas, mas possuem carisma e alcanam a posio de conselheiros ou orientadores da estabelecida audincia folk. Beltro utiliza como parmetro os estudos do norte-americano Paul Lazarsfeld, porm com um diferencial: Beltro no considera o grau de instruo acadmico como caracterstica necessria ao lder de opinio, que submete os contedos recebidos ao crivo de ideias, princpios e normas do seu grupo.

A partir desse ponto, Beltro constata em algumas personagens ou manifestaes folclricas uma dimenso jornalstica, a exemplo: cantadores; caixeiro-viajante; chofer de caminho; folhetos; almanaques; calendrios e livros de sorte; Queima de Judas; Serra dos Velhos3; mamulengo; bumba-meu-boi, alm do artesanato e das artes plsticas. A caracterizao dessas manifestaes como jornalsticas advm do fato de elas servirem como fonte informativa de fatos correntes, devidamente interpretados (pelos lderes de opinio, que muitas vezes, no apercebem sua funo) e periodicamente transmitidos sociedade, com o objetivo de difundir conhecimentos e orientar a opinio pblica, no sentido de promover o bem comum.

Treze anos mais tarde, Beltro continua sua investigao acerca da Folkcomunicao e lana o livro Folkcomunicao: a comunicao dos marginalizados. Nesse volume, o pesquisador confronta o sistema de comunicao social com o sistema da folkcomunicao. Para ele o sistema de comunicao social o conjunto de procedimentos, modalidades e

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

meios de intercmbio de informaes, ideias, experincias e sentimentos adotado pelas elites eruditas (BELTRO, 1980, p. 20). Tal sistema vertical de comunicao exige do receptor duas caractersticas fundamentais. Primeiro o nvel intelectual, responsvel por decodificar as informaes veiculadas e, o segundo, a capacitao econmica para a posse dos mass media.

J o sistema de comunicao sub-reptcio de milhes de indivduos alienados do acesso ao pensamento das elites dirigentes utiliza-se da transmisso de informaes com base em processos artesanal e horizontal, baseando-se em linguagens e canais familiares audincia.Beltro percebe que o usurio do sistema da folkcomunicao um indivduo frequentemente marginalizado, ou seja, vive margem de duas culturas: a hegemnica e aquela especfica de seu grupo. Deste modo, sofre influncia de ambas, constituindo um hbrido cultural. O marginal um indivduo margem de duas culturas e de duas sociedades que nunca se interpenetram e fundiram totalmente (BELTRO, 1980, p. 39).

Juntamente com Luiz Beltro, outros tantos pesquisadores se dedicaram aos estudos acerca da Folkcomunicao. Destaque-se o alagoano Jos Marques de Melo, que j em seu primeiro livro Comunicao Social: teoria e pesquisa aponta a teoria formulada por Beltro como um novo territrio da metodologia da pesquisa em comunicao. Marques de Melo escreveu diversos artigos e captulos de livros acerca desse assunto, mas s lanou um livro de folkcomunicao Mdia e cultura popular: histria, taxionomia e metodologia da folkcomunicao.

De acordo com Jos Marques de Melo (2008),

A Folkcomunicao adquire cada vez mais importncia pela sua natureza de instncia mediadora entre a cultura de massa e a cultura popular, protagonizando fluxos bidirecionais e sedimentando processos de hibridao simblica. Ela representa inegavelmente uma estratgia contra-hegemnica das classes subalternas. (MARQUES DE MELO, 2008, p. 25).

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

V-se, nos dizeres do professor, uma aproximao da teoria da Folkcomunicao com os Estudos Culturais Latino-americanos. Marques de Melo (2004 p. 17) afirma que as observaes empricas de Beltro, em certo sentido, anteciparam a teoria das mediaes culturais proposta por Jess Martn-Barbero. Outra aproximao pode ser feita com a proposta os hibridismos culturais, cerne da contribuio comunicacional de Nstor Garcia Canclini.

Marques de Melo (1998, 2008) ainda faz aproximaes do pensamento beltraniano com aporte em Edgar Morin e Marshall McLuhan. Conforme Marques de Melo (1998), Morin identifica a cultura como um complexo de smbolos que penetram o indivduo em sua intimidade atravs da projeo e identificao, formando, assim, focos culturais de naturezas diferentes. Com isso, ao lado de uma cultura nacional ou religiosa, sobrevivem interdependentes uma cultura popular.

Beltro (1971, 2001), ao estudar a manifestao folclrica como veculo de intercmbio de informaes, permite deduzir que ritos e rituais folclricos possam sobreviver concomitante com prticas culturais tradicionais. Assim, as mltiplas identidades assumidas pelo indivduo levam a estudos especficos dos focos culturais, pois em um comum repertrio cultural distinto cada ser humano percebe um smbolo de diferentes formas.

J em relao ao midilogo canadense McLuhan, Marques de Melo (2008) observa que o homem industrial de McLuhan, vivendo nas periferias das megalpoles americanas, inseriase numa cultura de massa enraizada nas tradies populares graas ao papel desenvolvido pelos mass media - alicerado no arsenal simblico das comunidades rurais massificando a cultura dos ianques primitivos e adventcios.

Beltro diagnosticara o oposto, ou seja, uma sociedade marcada pela vigncia de uma mdia elitista, ancorada nos valores da cultura elitista. Isso dificultava a decodificao dessas mensagens por parte de grande parcela da populao, que criavam veculos alternativos para estabelecer sua comunicao. Esse processo denominou-se folkcomunicao.

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

Hoje, evidencia-se, no Brasil, a emergncia de uma corrente oposta, em que veculos massivos utilizam elementos populares para a emisso de suas mensagens, a esse fenmeno d-se o nome de folkmdia. Marques de Melo (2008) aponta que tais processos comearam a ser desvendados pela nova gerao que integra a Rede Brasileira de Folkcomunicao e que estaramos reproduzindo o fenmeno diagnosticado por McLuhan meio sculo depois.

O ATIVISMO MDIATCO NOS ESTUDOS DA FOLKCOMUNICAO Seguindo a tica dos estudos latino-americanos, Osvaldo Trigueiro (2008) apresenta o conceito de ativista miditico como substituto ao conceito de lder de opinio. Segundo o autor, esses ativistas seriam os intermedirios cognitivos entre os produtores de cultura e os consumidores. O pesquisador (2008) chama a ateno para o fato da televiso est presente em 99%4 do territrio nacional. Trigueiro no apocalptico em relao a esse veculo e mostra como so reinventados os produtos miditicos no uso cotidiano. Suas pesquisas se concentram em comunidades rurbanas5 no serto da Paraba. O estudioso aponta que a presena, cada vez maior, da televiso torna os estudos sobre audincia ainda mais complexos na sociedade midiatizada,

onde cada sujeito representa uma identidade sociocultural, que interage com outros diferentes grupos,mas com as mesmas aproximaes socioculturais que reinventam os seus produtos de uso, ao invs de serem meros consumidores passivos das mensagens miditicas. So as interaes midiatizadas, nos vrios nveis, dos sujeitos da audincia televisiva que geram os ativismos miditicos, os avanos, as transformaes e/ou renovaes das culturas populares, quando incorporam os produtos miditicos nas suas prticas cotidianas, ou se apropriam deles. (TRIGUEIRO, 2008, p. 21) V-se, contudo, que os estudos de recepo ainda carecem de focalizar mais especificamente os choques da cultura marginal com os valores hegemnicos. Assim, o portador dessa cultura tende a decodificar as informaes sobre sua identidade de forma distinta do no-portador. Como mostra Trigueiro (2008), quando a decodificao realizada por um ativista miditico, mais provvel que reinterprete a informao para transmitir a seus influenciados.

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

O professor tambm aponta que no existe espao vazio na comunicao. Os constituintes da audincia so ativos, mesmo que todos no atuem com a mesma intensidade. Porm, existe ainda um tipo especialmente mobilizado, que o indivduo ativista (2008, p. 47). O ativo exerce uma ao, participa de atividade e est sempre em movimento; o ativista um militante que organiza, planeja a participao de outros nos movimentos que se posiciona contra ou a favor de determinada situao. Assim, O ativista miditico age motivado pelos seus interesses e do grupo ao qual pertence na formatao das prticas simblicas e materiais das culturas tradicionais e modernas. um narrador da cotidianidade, guardio da memria e da identidade local, reconhecido como porta-voz do seu grupo social e transita entre as prticas tradicionais e modernas, apropria-se das novas tecnologias de comunicao para fazer circular as narrativas populares nas redes globais. (TRIGUEIRO, 2008, p. 48) No ambiente globalizado que vivemos, de acordo com Trigueiro (2008), muitos dos intermedirios concebidos por Beltro (chofer de caminho, caixeiro viajante, ambulantes, ciganos, etc) j no tm tanta importncia para o sistema folkcomunicao, visto que os moradores de pequenas cidades e distantes municpios brasileiros tm acesso televiso, telefone fixo, rdio, internet, entre outros veculos de informao.

A MEDIAO E A HIBRIDIZAO NO SISTEMA DA FOLKCOMUNIO Martn-Barbero (2008) se prope estudar as mediaes6 a partir das delimitaes e configuraes da materialidade social e expresso cultural da televiso. Mostra trs lugares de mediao: cotidianidade familiar, temporalidade social e competncia cultural.

O autor se aproxima do pensamento beltraniano ao propor um estudo do folclore como matriz histrica da mediao de massa. Martn-Barbero (2008) afirma que a literatura oral um meio que busca os leitores na rua, muitos no sabem escrever, mas sabem ler: por isso, o cordel escrito em forma de linguagem oral. Nesse sentido, o pesquisador constata que a literatura oral no somente um meio, ela tambm uma mediao. Outro elemento folclrico capaz de realizar mediaes, segundo Martn-Barbero (2008) o melodrama (representaes populares realizadas, a princpio, em forma de teatro urbano).

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

Assim, o autor chega na cultura de massa. Segundo ele, massa designa o modo como as classes populares vivem as novas condies de existncia, tanto no que elas tm de opresso quanto no que as novas relaes contm de demanda e aspiraes de democratizao social. A cultura de massa no aparece de repente, ou seja, no uma ruptura com a cultura popular, j que o massivo foi gerado do popular.

O que chama ateno no trabalho de Martn-Barbero (2008) a constatao da mediao no campo da recepo e dos dispositivos atravs dos quais a hegemonia transforma por dentro o sentido do trabalho e da vida da comunidade.

Assim, a cotidianidade familiar, no estudo sobre a televiso, realizado por Martn-Barbero (2008), ganha visibilidade no momento em que personagens se aproximam do cotidiano familiar num discurso que os torna prximos, produzindo, portanto, uma preleo de hegemonia Na construo de uma interpelao que fala s pessoas a partir dos dispositivos que do forma a uma cotidianidade familiar, que no apenas subproduto da pobreza e das artimanhas da ideologia, mas tambm espao de algumas formas de relao primordial e de algumas vivncias que no so menos fundamentais s por serem ambguas. (MARTN-BARBERO, 2008, p. 297). Em relao temporalidade social, Martn-Barbero (2008) afirma que cada texto televisivo remete seu sentido ao cruzamento de gneros e tempos, fazendo a mediao entre o tempo do capital e da cotidianidade. Assim, no tempo de cio o indivduo faz uso do contedo televisivo.

J no que diz respeito competncia cultural, o autor enfatiza a televiso como espao cultural, pois a prpria noo de cultura, sua significao social, o que est sendo transformado pelo que a televiso produz e em seu modo de reproduo (MARTNBARBERO, 2008, p. 300).

Martn-Barbero (1995) tambm analisa a excluso cultural como dimenso da recepo. O autor aponta trs tipos de excluso. A primeira seria a deslegitimao do gosto popular, por

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

vanguardistas, em programas televisivos, como a telenovela, a luta livre, a comdia pastelo norte-americana. A segunda remete a cultura de gneros narrativos, ou seja, deve-se cultuar um filme pelo diretor e no pela caracterstica narrativa (drama, comdia, aventura, terror, etc.). J a terceira remete aos modos populares de desfrutar das coisas, a exemplo do culto a artistas. Assim, Martn-Barbero argumenta que no se pode estudar a recepo sem levar em conta a excluso.

O pesquisador (1995) ainda aponta que o estudo de recepo no deve estudar o que fazem os meios com as pessoas, mas sim, o que as pessoas fazem com elas mesmas e com os meios a partir das leituras delas. Segundo ele, a recepo deve ser analisada em quatro etapas: vida cotidiana, consumo, esttica e semitica da leitura e, por fim, histria social e cultural dos gneros.

No que se refere vida cotidiana esta no est mais ligada fora de trabalho e no h mais valores hegemnicos nicos. A sociedade atual se encontra fragmentada, assim, a vida cotidiana o lugar em que os atores sociais se fazem visveis do trabalho ao sonho, da cincia ao jogo (MARTN-BARBERO, 1995, p. 59). O consumo o lugar de diferenciao social, distino simblica. Ele pode ser encarado como prtica de apropriao dos produtos sociais, como sistema de integrao e de comunicao de sentidos. o cenrio de objetivao de desejos. Um lugar de processo ritual.

Uma terceira chave conceitual de estudos de recepo refere-se leitura. Remetendo ao fato que cada espectador tem a sua prpria forma de ver um fato (e isso depende da sua cultura), um mesmo fato tenha interpretaes e envolvimentos sentimentais distintos. O ltimo ponto proposto por Martn-Barbero o estudo de gnero. O autor aponta que o espectador tem que ter uma afinidade como gnero que ele est consumindo. A familiaridade vem com o tempo, assim cada gnero uma expresso de cultura distinta.

O tema mediaes tambm foco de estudos do mexicano Guillermo Orozco Gmez, que preferiu denomin-la de multimediaes, pois so vrias fontes envolvidas, como cultura, poltica, economia, classe social, gnero, idade, etnicidade, os meios, instituies,

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

movimentos sociais, entre outros. Para Orozco Gmez (1996) as mediaes, em seu carter mltiplo, se dividem em quatro grupos: individual, situacional, institucional e vdeotecnolgica.

Em territrio brasileiro, Maria Immacolata Lopes, Slvia Borelli e Vera Rezende (2002) em uma experincia de relacionar o receptor no mbito cultural da telenovela, reelaboraram o conceito de mediao e definiram a mediao descrita como lugar, perspectiva e estrutura. Assim, numa tentativa de ver a mediao no como um mtodo especfico e sim como uma imbricao metodolgica, definiram os quatro lugares de mediao: a famlia, a subjetividade, o gnero e a videotcnica. Segundo as autoras (2002) o lugar famlia assume mltiplas dimenses, nas formas das comunidades de consumo, esttica, afeto, poder e de interpretao, assim, so definidos trs categorias de anlise: espacialidade familiar, temporalidade familiar e competncia cultural. Na anlise da subjetividade discute a interface entre a psicologia e os estudos culturais, assim, a mediao aparece como campo de iluso, intermedirio entre o imaginrio e imagem, uma mediao da realidade e mantenedora do habitus e do estilo de vida. O estudo de gnero aparece como o pacto de recepo que possibilita o dilogo entre leitores e receptores. O gnero definido como elemento de articulao de duas lgicas, a dos usos sociais e a dos produtores. J a mediao videotcnica efetua os nexos entre produo e consumo.

Luiz Signates (2006) aponta falhas quanto ao uso do conceito de mediao. O pesquisador sugere que Martn-Barbero deixou lacunas ao definir a palavra. Posteriormente Orozco Gmez e Lopes et al. buscaram novas dimenses para o uso desta categoria, mas, segundo Signates, ainda requer maior preciso terica. Nessa abordagem crtica, o autor sustenta que o termo no pode ser usado como intermediao, interveno e como filtro, ambos de uso recorrente. Alm de afirmar que enquanto os limites tericos e metodolgicos do termo mediao no for suficientemente definido, dificilmente dotar os estudos de comunicao de um suporte terico que possa ser admitido como uma superao das teorias e interpretaes existentes. Embora as crticas de Signates sejam pertinentes, o uso do termo

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

de mediao recorrente em muitos trabalhos no mbito da comunicao, especialmente no que diz respeito ao estudos dos meios e das audincias.

Trigueiro (2008) utiliza o conceito de mediao em seus trabalhos e aponta uma unio do pensamento de Martn-Barbero e Beltro, j que ambos, em lugares e tempos distintos, investigam

Os meios de comunicao e suas relaes com vrios contextos histricos, culturais e sociais latino-americanos, percebem a existncia e a importncia dos modos de comunicao vindos desses grupos populares que se espalham pelas redes cotidianas. Tambm percebem que as mensagens miditicas, no percurso da emisso audincia, so perpassadas por vrias instncias das redes de comunicao cotidiana onde so ressignificadas. (TRIGUEIRO, 2008, p. 43) Trigueiro (2008) ainda aponta que os dois tericos tambm se aproximam quando afirmam que praticamente impossvel entender-se a importncia que os meios tm na vida das pessoas, sem estudar as redes de comunicao cotidiana dessas. Deve-se investigar o que os indivduos, nos diferentes lugares de encontro cotidiano, fazem como seus contedos e formas. Ambos fazem uma mediao nas interaes sociais e culturais nos movimentos sociais, nos grupos populares e nos produtores da indstria cultural.

O terico latino-americano Nstor Garca Canclini considerado um dos nicos crticos culturais latino-americanos que no v com pessimismo todas as mudanas trazidas pela globalizao econmica. Ele considera positivo o fato de nossas culturas transformarem-se cada vez mais, devido ao estreitamento das relaes entre os pases, em culturas hbridas na qual o global no est substituindo o local.

A existncia de culturas perifricas reflete, segundo Canclini (2008), a reproduo desigual da sociedade, uma vez que tal fato gera a apropriao desigual na produo e no consumo dos bens econmicos e culturais, proporciona o estabelecimento prtico dessas culturas perifricas e responsvel pela interao conflitiva entre elas e as hegemnicas. Especialmente nas sociedades complexas, onde a heterogeneidade da oferta cultural garante a coexistncia de vrios estilos de compreenso e recepo, um mesmo indivduo pode

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

integrar-se a diversas culturas, e as mesclas culturais podem ocorrer de modo noplanejado, resultando de processos sociais no-previsveis como migraes e intercmbios.

A hibridizao cultural, contudo, no se caracteriza pela simples mescla de estruturas e prticas sociais; sua compreenso resulta da anlise do processo conflitivo, considerando as culturas perifricas dentro da massa cultural. Afinal, estas vivenciam as novas condies de existncia tanto no que sofrem de opresso como no que contm de demanda e aspiraes de democratizao social.

Canclini (2008) afirma ainda que o popular no contexto globalizado , na verdade, o excludo. O autor completa dizendo que a modernizao da cultura popular confirma, para os grupos hegemnicos, que o tradicionalismo no tem sada, para os defensores das causas populares torna-se outra evidncia da forma como a dominao os impede de ser eles mesmos (CANCLINI, 2008, p. 206).

Mesquita Nascimento (2000) aponta interaes no pensamento de Beltro e Canclini no que tange ao estudo de culturas populares. A pesquisadora constata que a folkcomunicao se aproxima das pesquisas que envolvem a comunicao entre culturas, ou seja, a presena de traos da cultura de massas absorvidos pelas culturas populares, foco das anlises de Canclini. Outro ponto de convergncia o fato de que a cultura popular no pode ser analisada de forma desvinculada da cultura da sociedade em que ela est inserida.

CONSIDERAES FINAIS V-se, contudo, que a Folkcomunicao busca compreender quais so os mecanismos e canais existentes para expressar os valores identitrios de grupos minoritrios ou excludos (dando voz e vez a eles), ela acaba por jogar luzes nas disputas simblicas travadas em todos os espaos existentes da comunicao massiva ou no. Tambm podemos afirmar que embora a folkcomunicao esteja ancorado nos estudos funcionalistas ela tambm dialoga com os estudos culturais britnicos e latino-americanos. Conceitos como o de mediao e de hibridismo so frequentementes utilizados nas pesquisas de

folkcomunicao.

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

Pesquisadores respeitveis no mbito das cincias da comunicao como Antnio Hohlfeldt, Jos Marques de Melo e Osvaldo Trigueiro mostraram uma aproximao do pensamento beltraniano e os estudos culturais. No entanto, as pesquisadoras Nilda Jacks e Ana Carolina Escosteguy (2003) se mostram contra essa aproximao em virtude dos estudos seminais de Beltro estar ancorado no pensamento Paul Lazerfeld. Assim, acreditamos que o conceito de ativista miditico de Trigueiro fundamental para a evoluo do pensamento da Folkcomunicao. Para constru-lo, o pesquisador paraibano utilizou os pressupostos da interao entre Beltro e alguns pesquisadores dos estudos Culturais para afirmar que os estudos de comunicao no podem mais ser desenvolvidos sem a indissociabilidade da cultura da mdia e da cultura popular. Trigueiro (2008, p.30) afirma que comunicao e cultura devem ser estudadas juntas, porque representam realidades muito prximas, so campos multidimensionais e integrativos

to evidente a relao entre comunicao e cultura nos estudos de folkcomunicao e a acrescente busca por referncias de tericos dos Estudos Culturais, que Srgio Gadini e Karina Woitowicz (2007), ao organizarem um livro de verbetes sobre a folkcomunicao dedicaram uma parte do livro para retratar temas ligados comunicao e cultura, prprios dos estudos culturais britnicos e latino-americanos, como: multiculturalismo; identidades culturais; hibridismo cultural; excluso e resistncia cultural; mediaes culturais; matrizes culturais; hegemonia cultural e prticas culturais. Na obra, so amplamente citados autores como: Stuart Hall, Martn-Barbero e Canclini.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BELTRO, Luiz. Comunicao e Folclore. So Paulo: Melhoramentos, 1971. BELTRO, Luiz. Folkcomunicao: a comunicao dos marginalizados. So Paulo: Cortez, 1980. BELTRO, Luiz. Folkcomunicao: um estudo dos agentes e dos meios populares de informao de fatos e expresso de ideias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

BELTRO, Luiz. Folkcomunicao: teoria e metodologia. So Bernardo do Campo: Umesp, 2004. CANCLINI, Nstor Garcia. Culturas Hbridas estratgias para entrar e sair da modernidade. So Paulo: EDUSP, 2008. CASCUDO, Lus da C. Carta sobre o ex-voto. In: Comunicaes & Problemas. n 02. Recife: Icinform, 1965. GADINI, Srgio e WOITOWICZ, Karina J. (org.). Noes Bsicas de Folkcomunicao. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007. GOBBI, Maria Cristina Luiz Beltro: um homem frente do tempo. In: SCHMIDT, Cristina (org.). Folkcomunicao na arena global: avanos tericos e metodolgicos. So Paulo: Ductor, 2006. pp. 297-316. JACKS, N. e ESCOSTEGUY, Ana C. Objees associao entre estudos culturais e folkcomunicao. In: Verso e Reverso Ano XVII - Nmero 37. So Leopoldo: Unisinos, 2003. Disponvel em: http://www.versoereverso.unisinos.br/index.php?e=1&s=9&a=10 LOPES, Maria Immacolata. et. al.. Vivendo com a telenovela. So Paulo: Summus, 2002. MARQUES DE MELO, Jos. Teoria da Comunicao: paradigmas latino-americanos. Petrpolis: Vozes, 1998. MARQUES DE MELO, Jos. Introduo Folkcomunicao: gnese, paradigmas e tendncias. In: BELTRO, Luiz. Folkcomunicao: teoria e metodologia. So Bernardo do Campo: Umesp, 2004. pp. 11-24. MARQUES DE MELO, Jos. Mdia e cultura popular: histria, taxionomia e metodologia da folkcomunicao. So Paulo: Paulus, 2008. MARTN-BARBERO, Jess. Amrica Latina e os anos recentes: o estudo da recepo em comunicao social. In: SOUZA, Mauro W. (org.) Sujeito: o lado oculto do receptor. So Paulo: Brasiliense, 1995. pp. 39-68. MARTN-BARBERO, Jess. Dos meios mediao comunicao, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008. NACIMENTO MESQUITA, Mariana. Folkcomunicao e hibridizao cultural: interao de aportes para pensar as culturas populares. In: Comunicao & Sociedade n 34. So Bernardo do Campo: Umesp, 2000. OROZCO GMEZ, G. Televisin y audiencias. Madri: Ediciones de la Torre, 1996. SIGNATES, Luiz. Estudo sobre o conceito de mediao e sua validade como categoria de anlise para os estudos de comunicao. In: SOUSA, Mauro W. (org.) Recepo miditica e espao pblico: novos olhares. So Paulo: Paulinas, 2006.

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

RAZN Y PALABRA Primera Revista Electrnica en Amrica Latina Especializada en Comunicacin www.razonypalabra.org.mx

TRIGUEIRO, Osvaldo M. Folkcomunicao e Ativismo Miditico. Joo Pessoa: Editora UFPB, 2008.

Membro da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicao (Rede Folkcom). Graduado em Comunicao Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestrando em Comunicao e Sociedade pelo programa de Ps-Graduao em Comunicao (PPGCom) da UFJF.
2

Professor adjunto da Faculdade de Comunicao Social e do PPGCom da UFJF. Graduado em Comunicao Social pela UFRJ, mestre e doutor em Cincia Poltica pelo Iuperj.

Queima ou malhao de Judas e Serra dos Velhos so costumes tradicionais celebrados na Semana Santa representam crticas a pessoas da comunidade que incorrem no desagrado popular. (BELTRO, 2001, p. 221).
4

IBGE, 2000. Apud: TRIGUEIRO, 2008, p. 15

Neologismo empregado por Gilberto Freyre para definir uma comunidade que habita um permetro conceitualmente definido como urbano, mas que na realidade continua mantendo suas caractersticas rurais. Apud: TRIGUEIRO, op cit., p. 16 Mediao consiste em tudo aquilo que influencia a maneira como um indivduo vai receber e reelaborar as mensagens a que ele exposto.

Folkcomunicacin NMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011

You might also like