You are on page 1of 4

a) Equipe Lucas Carmo, Janio Evilasio De Abreu, Fbio Nascimento Bittencourt E Patryck Pacheco da Silveira.

b) Base terica NEVES JNIOR, Idalberto Jos; ALMEIDA, Deives Mendes de; DAMASCENO, Jefferson Silva. Gesto de valor: o que a abordagem de criao e destruio de valor modifica no ranking das 27 maiores empresas... In: XVI Congresso Brasileiro de Custos, 2009, Fortaleza - CE. Anais de Resumos do XVI Congresso Brasileiro de Custos. Fortaleza - CE : ABC - Associao Brasileira de Custos, 2009. v. 16.

c) Artigo O foco nos resultados tem levado as empresas a buscar ferramentas que possibilitem anlises mais eficazes do seu gerenciamento financeiro. O artigo em anlise prope a aplicao do indicador de valor econmico agregado (EVA) para soluo deste problema. A referncia bibliogrfica base para o artigo foi a edio anual do guia Melhores & Maiores, elaborado pela Exame, revista do Grupo Abril. Os autores elaboraram um novo ranking, com base no indicador de valor econmico agregado, para efeito de comparao entre os critrios elaborados pela revista, considerados tradicionais, ante um indicador contemporneo e capaz de evidenciar a eficincia da criao ou destruio de valor, como o EVA. A anlise descartou as empresas do sudeste brasileiro e conseguiu reunir 27 empresas cujos dados estavam disponveis no sistema Economtica. Os critrios tradicionais utilizados para anlise financeira (e tambm na edio anual do guia da revista Exame) so baseados em trs indicadores: retorno sobre investimento (ROI), retorno sobre o ativo (ROA) e retorno sobre o patrimnio lquido (ROE). Os dois primeiros indicam qual o retorno sobre o capital investido (no caso do ROI) e identificam o grau de eficincia dos ativos (ROA).

A remunerao mnima exigida pelos investidores deve ser utilizada como taxa mnima de atratividade e servir como base para decises de investimentos e captao de recursos. Representa, sinteticamente, o custo de oportunidade do investidor. No Brasil, utiliza-se o mtodo CAPM (precificao do ativo) para custo de capital prprio. J o custo de capital de terceiros a relao entre as despesas financeiras e os passivos onerosos, sempre apresentado de forma lquida dos efeitos tributrios. O artigo cita ainda a definio para o custo mdio ponderado de capital WACC, que viabiliza uma anlise melhor dos recursos da empresa podendo levar a decises estratgicas, como o custo de oportunidade. A gesto de valor atravs do EVA precisa de trs informaes para ser obtida: resultado operacional lquido, investimento total e custo mdio ponderado de capital cujo valor obtido com base na participao ponderada das fontes de recursos na estrutura de capital. O artigo apresenta as vantagens e desvantagens dos mtodos de anlise de desempenho tradicionais versus a gesto de valor. A facilidade de compreenso, a verificao da rentabilidade da empresa, a possibilidade de o acionista observar a gesto de recursos e a predominncia do capital prprio sobre o capital de terceiros so as principais vantagens do primeiro mtodo. J o mtodo de gesto de valor mais vantajoso no sentido de mensurar a criao de valor econmico, identificar custo de capital, foco em custos reduzidos, impedir estratgicas que no agreguem valor, usar o custo de oportunidade e fazer o descarte de atividades ineficientes. A Tabela 01 mostra a criao / destruio de valor nas regies estudadas. REGIO SUL CENTRO-OESTE NORTE/NORDESTE TOTAL CRIA VALOR 8 3 6 17 DESTROI VALOR 7 1 2 10

Tabela 01: Sntese dos resultados da pesquisa. Fonte: Congresso Brasileiro de Custos, 16., 2009, Fortaleza.

Atravs da anlise de gesto de valor foi possvel elaborar uma nova ordem no ranking do Grupo Abril, gerando desconexo entre os resultados. Os autores, entretanto, salientam que a anlise da gesto de valor no visa substituir a anlise tradicional, mas complement-la, de modo a ampliar o grau de alcance das anlises, permitindo melhor entendimento do papel dos investimentos dentro do planejamento financeiro.

d) Anlise crtica O artigo apresentado evidencia o dinamismo das ferramentas de gesto disponveis no mercado e salienta a importncia de realizar, sempre, uma anlise bastante criteriosa a respeito das informaes dispostas. Observamos a disparidade entre o mtodo tradicional de anlise (apresentado pela revista do Grupo Abril) e o mtodo de gesto de valor, que tem se mostrado muito eficiente e importante na tomada de decises de investimento e gerenciamento financeiro. A grande vantagem do EVA a facilidade de entendimento e aplicao de seus conceitos. Os indicadores possuem suma importncia para analise econmica das empresas, mas falham em alguns pontos que s o EVA consegue detalhar e entregar de forma simples o quanto a empresa est criando ou destruindo de valor. Assim podemos afirmar que esse sistema mais vantajoso para os acionistas. Observamos que aps a aplicao da anlise do modelo em questo houve uma mudana nada discreta de posio no ranking das empresas em relao anlise feita pela revista Exame de 2008. Observamos que esse modelo foca a riqueza dos acionistas ou proprietrios da empresa. Sem menosprezar os outros indicadores tradicionais, pois estes ainda servem de fontes de informaes para o modelo EVA. Observou-se tambm que possvel medi-lo nos diferentes nveis das organizaes e traduzi-lo em aes orientadas para todos os nveis.

e) Realidade regional O grande mix de negcios e a quantidade de EPPs e MPEs em nossa regio, aliada s peculiares atividades de gesto familiar levam a problemas de decises

administrativas muitas delas na gesto financeira e por muitas vezes no conseguindo interpretar os resultados pela falta de instrumentos adequados de gesto. Oriundas na maioria das vezes de pequenos investimentos e investidores com insuficiente conhecimento em ferramentas de gesto financeira, as empresas da nossa regio sofrem com conselhos administrativos formados por membros da famlia, que no possuem o conhecimento tcnico suficiente para passar informaes adequadas para seus familiares, muitas vezes, em pontos bsicos, mas cruciais para a alavancagem do negcio. Percebe-se a falta de planejamento da estrutura financeira e a no utilizao de ferramentas contbeis como forma de gesto, apenas com objetivos fiscais. Por muitas vezes por ter um modo de gesto armadora e voltada apenas em seu conhecimento emprico, o gestor da empresa volta a maior parte de seus problemas administrativos para os governos, reclamando por muitas vezes dos tributos cobrados. Sendo por grande maioria das vezes o que afeta realmente a sua empresa uma melhor forma de controle na sua gesto financeira, muitos na nossa regio no sabem sequer quanto obtiveram de lucro no ms. Uma boa anlise dos resultados importante principalmente por estarmos tratando de empresas pequenas, que carecem de recursos e precisam aproveitar o mximo de oportunidades de ganho em gesto. Desta forma o conhecimento emprico que por muitos dos gestores da regio possuem, atrelados com um conhecimento tcnico, conseguiro administrar melhor seus dados financeiros, realizando projees e futuros perodos crticos que a empresa possa a vir enfrentar. Expandir o horizonte do gestor financeiro nas empresas da regio uma necessidade. Mesmo que para alguns empresrios da regio, isto possa assustar no primeiro momento, mais ao longo do tempo com a entrada de um gestor financeiro ou at mesmo com a expanso do conhecimento deste empresrio nesta rea to importante na empresa, conseguiro expandir para um novo horizonte, alm do crescimento empresarial, conseguiro contribuir na expanso da economia da regio que a empresa est alocada.

You might also like