You are on page 1of 16

-1-

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE TAUBAT UNIDADE I CURSO DEADMINISTRAO DISCIPLINA: CINCIAS SOCIAIS

Equipe de Pesquisa e Desenvolvimento: Gisele Cristine Ribeiro de Almeida RA 7965693444 Iara Gouvea Galvo Silva RA 6377229259 Jssica Letcia do Prado Jacinto RA 7194539948 Josu Passos dos Santos RA 7965693409 Simone Fabiana de Oliveira Gouvea RA 6751335829

Tutor(a) Presencial: Fernanda Tutor(a) a Distncia: Vanessa Pereira Mendona Freire Professor :

Taubat, 21 de Novembro de 2013

-2-

Sumrio

Introduo ................................................................................................................................... 3 1 Concepes da Sociologia no cotidiano.................................................................................4 1.1 Cultura, Individuo e Sociedade .........................................................................................4 1.2 - A Construo Social da Realidade ....................................................................................5 2 A classe operria vai ao paraso............................................................................................8 3 Sociedade discriminada.......................................................................................................11 4 Situaes Cotidianas de explorao ao meio ambiente......................................................14 5 Consideraes Finais .......................................................................................................... 15 6 Referencias Bibliogrficas .................................................................................................. 16

-3-

INTRODUO Esta atividade prtica supervisionada ATPS tem por objetivo compreender a importncia das Cincias Sociais para a sociedade, uma vez que tal cincia estuda a vida dos indivduos em sociedade sua origem, desenvolvimento, organizao, grupos sociais e cultura, alm de investigar as relaes entre os sujeitos e seu coletivo.

Para o gestor, importante saber interpretar os problemas e refletir sobre os processos de transformao dessas relaes sociais, afim de que suas decises sejam coerentes com o ambiente social.

O captulo 1 abordar a compreenso dos conceitos de cultura, indivduo e sociedade, bem como uma reflexo e problematizao das concepes da Sociologia no cotidiano, permitindo ao grupo refletir sobre os conceitos e propor solues para estes problemas. O captulo 2 abordar aspectos sociais, polticos, histricos e culturais das Cincias Sociais, bem como problematizar a questo da estrutura social e de seu controle. Para alcanar este objetivo, h um crtico estudo sobre o filme do diretor Elio Petri, A classe operria vai ao paraso. O captulo 3 ir analisar situaes cotidianas de desigualdade social, ao relacionar tais fatores com os fundamentos sociolgicos por meio de uma reflexo crtica dos famosos filmes Ilha das Flores e Bumbando, bem como de imagens de situaes cotidianas de desigualdade social. O captulo 4 buscar evidenciar a reflexo do grupo acerca de situaes cotidianas de explorao do meio ambiente, relacionando esses fatores com os fundamentos sociolgicos. Por fim, no captulo 5 destinado s consideraes finais, tm-se as impresses do grupo, consideraes, reflexes e aprendizados obtidos ao longo das etapas das atividades anteriores.

-4-

1.0 - CONCEPES DA SOCIOLOGIA NO COTIDIANO

1.1 - CULTURA, INDIVDUO E SOCIEDADE

A cultura o diferencial entre o homem e o animal, a contnua aquisio de maneiras de agir, pensar e se comportar, so hbitos e costumes que vo se consolidando ao longo do tempo e que se interiorizam de tal modo no individuo que o faz considerar tais comportamentos naturais. No livro Fundamentos de Sociologia de Reinaldo Dias, ele define a palavra Cultura para o senso comum o significado de acmulo do saber, de conhecimentos. culto o individuo que tem conhecimento dos fatos. O individuo recebe a sua cultura como parte de uma herana social, no entanto poder introduzir mudanas que sero repassadas s futuras geraes. O homem que por meio das interaes recprocas cria uns cem nmeros de instituies, organizaes e fenmenos sociais ao nascer j encontra o grupo estruturado com uma incontvel quantidade de valores, normas e costumes. Desse modo, o homem pode ser definido como um ser social. O conceito de sociedade pressupe uma convivncia e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Toda Sociedade, sem excees, estabelece regras de convivncia entre os seus membros, e sem elas pode-se dizer que a convivncia social seria impossvel. Os membros de uma sociedade podem ser de diferentes grupos tnicos. Tambm podem pertencer a diferentes nveis ou classes sociais. O que caracteriza a sociedade a partilha de interesses entre os membros e as preocupaes mtuas direcionadas a um objetivo comum.

-5-

1.2 A CONSTRUO SOCIAL DA REALIDADE

Nesta obra a pretenso do autor sinalizar que a realidade do senso comum influenciada pelo mercado de ideias. A obra mostra o que constitui esta realidade cotidiana do mundo. Segundo os autores Peter L. Berger e Thomas Luckmann, para que seja possvel entender a realidade cotidiana faz-se necessrio que se tenha cincia de que a filosofia inerente, ou seja ligada, a essa construo. Na vida cotidiana o mundo no apenas uma garantia dada pelos membros da sociedade, no entanto surgem tambm de aspectos particulares como atitudes e pensamentos. O autor entende que a melhor tcnica para atender a natureza dessa realidade a fenomenologia, tendo em vista que essa se constitui como uma tcnica descritiva emprica, mas no cientifica do ponto de vista da cincia emprica. O autor tambm diz que atravs da linguagem que as coisas ganham significados, a linguagem demarca as coordenadas da minha vida e enche os objetos de significados. A realidade cotidiana sempre partilhada e o mundo mais coerente a interao que acontece frente a frente. Segundo o autor a realidade se forma a partir da relao com o outro, e mostra que impossvel construir a minha realidade sem o contato com os outros, deve-se entender tambm que esses outros possuem uma referencia da realidade que pode ser diferente da minha, mas de todo modo, sei que vivo com eles em um mundo comum e cheio de significados. Tambm segundo o autor, a subjetividade do outro, eu s tenho acesso atravs de indicadores corporais ou descritivos e at mesmo atravs de objetos que mostrem a subjetividade do outro. Podemos dar como exemplo, se vejo em uma loja uma pessoa escolhendo um aparelho eletrnico de ultima gerao, entendo que esta pessoa preze por um produto de tecnologia avanada, esta percepo foi possvel devido aos indicadores que a todo momento esto redor de objetos que indicam a subjetividade do outro. Por outro lado se vejo uma criana sorrindo percebo que ela est feliz, a felicidade algo subjetivo, se vejo lgrimas no rosto desta criana percebo outra subjetividade. J o sentido de realidade objetiva neste livro de coisas materiais e corpreas, ou seja, chamamos de realidade objetiva as coisas que sabemos que existem porque so corpreas (no sentido de que possuem um significado). A realidade objetiva uma construo de uma cadeia de sintetizastes que surge da ideia de algum, ou seja, algum tem a ideia de alguma coisa e transforma em algo material.

-6-

Podemos ter como exemplo o telefone celular, algum o imaginou e fez com que isso partisse da imaginao e que se materializasse e a partir da eu posso afirmar que o celular existe objetivamente, pois posso senti-lo empiricamente. Devemos entender o mundo como tendo muitas realidades, porm dentro de todas essas realidades a mais importante aquela da vida cotidiana, ou seja do dia-a-dia, pois essa a predominante. Por exemplo, se almoo em um restaurante todos os dias sempre no mesmo horrio provvel que eu encontre com as mesmas pessoas que tambm preferem este restaurante e almoam sempre neste mesmo horrio, no entanto se algum dia eu v a este restaurante em um horrio fora do que o de costume esta realidade pode mudar, provvel que encontre com outras pessoas e no aquelas a qual encontrava todos os outros dias, ou seja, diante da minha realidade h uma srie de outras realidades que independem da minha. Enquanto uns trabalhavam tranquilamente no dia 11 de Setembro, houve o atentado as Torres Gmeas em Nova York. Entendendo a realidade da vida cotidiana como sendo ordenada em padres que so independentes, ela se mostra ordenada por objetos que j esto l antes mesmo de eu entrar em cena, por exemplo, o restaurante que citei acima, independente de mim ser servido o almoo, as pessoas vo almoar nos seus horrios, depois voltam aos seus trabalhos e etc. A realidade cotidiana controlada por variveis e est organizada em torno do espao e do tempo, ou seja do aqui, do meu corpo e do agora, este o meu foco. A realidade demasiadamente complexa e grandiosa e devido a isso as pessoas tiram um pedao para si, ou seja, a recortam para que seja possvel viver nela. Mais prximo da minha realidade aquela cujo meu corpo est envolto, pois essa zona contem um mundo com realidades ao meu alcance, ou seja que eu posso modificar. Nesse mundo minha mente dotada de pragmatismo, sendo que no h interesse pragmtico por zonas distantes a minha, pois sei que talvez durante toda a minha vida no possa me ocupar com essas zonas. Neste trecho o autor est dizendo que o ser humano se interessa apenas pela realidade que lhe til, pois sabe que muito provavelmente no conseguir viver a realidade como um todo. Por exemplo: Estou agora em um treinamento de trabalho, estou achando chato e est um dia frio e l em Florianpolis est um dia lindo, ensolarado e est acontecendo um evento de Surf; eu posso viver a realidade do agora e tirar proveito do treinamento j que no posso estar neste momento em Florianpolis.

-7-

A sociedade um produto humano, a realidade uma realidade objetiva e o homem um produto social, segundo o autor. Ao mesmo tempo o mundo institucional exige certa legitimao, ou seja, modos pelos quais pode-se explicar que o homem um produto social. Com esta reflexo entendemos que a sociologia do conhecimento o estudo da construo social da realidade e compreender os fatos sociais na sua vertente subjetiva e objetiva constitui a inteno da investigao da maneira pela qual uma determinada realidade construda.

-8-

2 A CLASSE OPERRIA VAI AO PARAISO O filme A classe operria vai ao paraso se passa nos anos 70, poca em que as questes relativas aos direitos humanos caminhavam com morosidade. As normas trabalhistas e as condies de trabalho eram precrias, no havia muito amparo para os trabalhadores, os salrios defasados, sem adicionais de horas extras, horrio de almoo e nenhum outro tipo de benefcios. Os Empresrios estavam preocupados com o aumento de suas vendas e de produo, o que para eles, garantiria aumento de suas riquezas, independentemente das condies de seus cooperadores. O filme retrata a histria de Lulu Massa, um operrio-padro que influenciado pelo capitalismo, est na fabrica muitos anos. Dedicado, alcanava com seus esforos compulsivos as metas absurdas impostas pela empresa o que no lhe proporcionava uma boa impresso e admirao para os colegas que no possuam o mesmo talento de desempenho na produo. Esse operrio-padro, com sua tamanha ignorncia, acreditava que o trabalho rduo poderia lhe proporcionar meios para adquirir uma melhora de vida bem como seus sonhos de consumo, por isso sacrificava-se. Seu desgaste fsico e mental percebido por todos que o cercavam, principalmente em sua casa, isso se refletia nitidamente. Aps sofrer um acidente de trabalho onde perde um de seus dedos, e depois de uma conversa com um ex-companheiro de servio que se encontra na loucura, percebe que necessita de mudanas. V ento nos sindicalistas da poca que influenciavam os operrios na luta para abolio do sistema de produo e a busca por melhorias e condies dignas de trabalho, a chance de encontrar uma sada para seus problemas e passa a apoia-los em parte. Seus pensamentos comeam a desenvolver-se e sua perspectiva de vida muda totalmente. Numa assembleia onde seria discutida as questes em tese ele faz um discurso comparando-se a uma maquina que de tanto trabalhar j no tem mais serventia nem concerto, o que o leva a admirao de seus companheiros, passando a lutar e reivindicar por um ideal comum a todos. Lulu Massa encontra-se em um processo de mudana, e em sua casa cercado de objetos sem utilidade e sem valor, que depois de adquiridos no podem ser consumidos nem sequer revendidos, ou sequer podem ser usufrudos. Tem a noo de que nada serve seus bens, pois no encontra nenhuma satisfao no ambiente em que vive. Conclui-se que, para uma sociedade burguesa o mais importante conservar os bens, desejos, objetos e futilidades do que satisfazer e valorizar a figura do ser humano, a pea fundamental para uma sociedade. o que se mostrava claramente no capitalismo da poca,

-9-

onde o operrio se contentava em vender a sua fora de trabalho ao capitalista. Lulu consegue contornar essa situao, suas atitudes e comportamento no so os mesmos, bem como sua crena em que o muro que faz essa distino de classes viria ao cho, e a igualdade social seria um paraso para sociedade. O sistema social poltico-econmico que movimenta o mundo tem grande influencia nas atividades humanas e na construo da realidade de cada individuo, e, ao mesmo tempo influenciado pelos mesmos. Isso o que torna a percepo de diferentes expectativas de vida em sociedades ou culturas diferentes. A socializao consiste em fazer com que o indivduo seja capaz de interagir na sociedade, de interiorizar, subjetivar, objetivar e at mesmo ser capaz de modificar o meio em que vive no intuito de suprimir as suas necessidades, fazendo que a interao social, seja um elemento indispensvel na realidade da vida cotidiana. Desde cedo, cada ser humano que compe um grupo social norteado por algum tipo de influencia devido essa interao, e para manter suas necessidades, seu desenvolvimento baseia-se nas caractersticas do mercado de trabalho e nas estruturas do consumo, prprios de uma sociedade. A educao, a formao acadmica e profissional, a busca por mais conhecimentos, as atividades institucionais, os bens e servios, tudo isso compe o ciclo que mantm em funcionamento o sistema poltico-econmico capitalista que nos envolve. Todos esses direcionamentos so essenciais na vida do individuo e de suma importncia para que se possa ter uma oportunidade de fazer parte da concorrncia empresarial, da competitividade de um espao no mercado de trabalho, da elevao dos padres e da qualidade de consumo, entre outras coisas. Trabalho e consumo, na nossa sociedade atual, possuem caractersticas interdependentes. O trabalho e o consumo referidos iro depender do que a sociedade de determinado local ou regio necessita ou tenha abundncia, facilidade e garantias no meio de produo de determinado produto que atenda sua demanda, com predomnio de produtos de origem regional, baixo nvel de processamento e industrializao, uma estabilidade de padres de consumo, de forma mais sustentvel mais equilibrada e consciente. Traos importantes que embasam esses dois fatores, esto ligados ao desenvolvimento econmico, politico e social, bem como a competitividade, investimentos empresariais, tecnologia moderna, o que de grande interesse para as capitais em geral. Observa-se que nos dias de hoje esses conceitos tm acompanhado os avanos e desenvolvimento de cada regio, to fortemente, de tal modo, que se mostram no cotidiano das sociedades atuais, com a ajuda

- 10 -

da mdia, pelos governos e pelo senso comum. Adquirindo cada vez mais espao nos muitos outros sistemas sociais e atividades humanas, tais como o domnio artstico, ambiental, religioso, do lazer, da sade, da diversidade cultural, essenciais para o individuo. De acordo com a localidade a condio politica, econmica e social de uma determinada regio, que no disponha de investimento ou recursos, e que sofre com a mal distribuio de renda e de administrao pblica, no capaz atender a demanda, bem como as necessidades bsicas daquela sociedade, fazendo com que as caractersticas de modelo de trabalho e modelo de consumo, se mostram bem diferenciados dos padres que uma sociedade necessita, assumindo assim uma estrutura precria, desigual e desumana. No muito longe da realidade mostrada no filme de Petri, o ser humano, por instinto de sobrevivncia, induzido a se submeter s condies e imposies que lhe atribuda por aqueles que detm o poder de instituir um bem comum, a grande realidade de nosso pas.

- 11 -

3 SOCIEDADE DISCRIMINADA

Figura 1: Desigualdade social Fonte: http://www.desigualdadesocial.org

Figura 2: Desigualdade social Fonte: http://vivopelavida.com.br

Figura 3: Desigualdade social Fonte: http://www.lcapromo.com.br

- 12 -

O incio do documentrio Bumbando relata brevemente a histria do surgimento da moeda. Nesta fase do documentrio so mostradas cenas de desigualdade social, tais como duas mos cheias de moeda e uma outra suja trocando um peixe por poucas moedas. Somente com estas imagens podemos compreender quo extrema era e ainda a desigualdade social, vemos a concentrao de dinheiro nas mos de poucos enquanto muitos vo sobrevivendo em condies precrias. Podemos assimilar esta situao como um abismo, onde poucos tm muito e muitos quase nada. Como um dos principais defeitos do individualismo, podemos citar a ambio, a qual auxilia na formao desta desigualdade. O filme mostra tambm a difcil realidade de como sobrevivem as famlias, que por serem de baixa renda e sem perspectiva de obter um financiamento compatvel com a sua renda, optam por morar no morro do Bumba em Niteri - RJ , onde de 1970 a 1986 funcionou o segundo lixo da cidade. No inicio da desativao do lixo, foi proibida a ocupao do local, tendo em vista as condies precrias e os riscos que aquelas famlias estariam expondo-se, no entanto com a falta de fiscalizao e interesse por parte do poder publico para com estas famlias, foram construdas casas de alvenaria em uma rea de risco e interditada pela Defesa Civil. Ao invs de reprimir a ocupao irregular evitando um problema maior, o Poder Pblico incentivou a urbanizao do local com instalao de energia eltrica, saneamento bsico, escola municipal e at o Programa Mdico Famlia. O que vemos uma culpa geral, pois segundo mostrado no documentrio, todos sabiam, at mesmo a populao, dos riscos de se construir naquele local, no entanto foi a oportunidade que alguns encontraram para ter ao menos um teto para morar. Solues para a crescente ocupao e construes em locais de riscos devem ser cobradas pela populao, exigindo maior acesso a programas de incentivo a compra de imveis populares, afim de que seja vivel a esta grande parte da sociedade discriminada mais dignidade. Da parte do governo, caberia alm de criar estes programas de moradias dignas, o controle e a inibio atravs de fiscalizaes freqentes e eficientes. O que no pode ser feito maquiar o problema, pois uma hora a maquiagem no resiste, como aconteceu no morro do Bumba. J no documentrio Ilha das Flores do diretor Jorge Furtado, de forma divertida, apesar de ser um assunto extremamente srio, ele mostra a maneira como funciona o consumo, dando como exemplo o consumo de tomates, mostrando desde o momento da colheita at o

- 13 -

momento que alguns destes tomates aps serem descartados at mesmo para a alimentao de porcos, vo parar no lixo e servir de alimento para pessoas. Esta a primeira cena que marcante, onde mostra vrias mulheres e crianas de todas as idades recolhendo restos de alimentos, que antes de chegar neste lixo foi descartado por uma parte da sociedade e como j dito, at mesmo para a alimentao de porcos. Esta cena nos leva a uma grande comoo, pois nos confrontamos com situaes do nosso prprio dia-a-dia, onde por inmeras vezes desperdiamos tantas coisas que para ns no tem utilidade alguma. No decorrer de tantos anos, foram realizadas pouqussimas aes para resolver ou at mesmo amenizar este problema que ainda to presente na sociedade, pois como j dito anteriormente mascarar a situao e fazer de conta que est tudo indo bem, sai mais barato para as nossas autoridades. Pensar em como pode-se melhorar a vida destas pessoas um enorme desafio contemporneo e tambm do futuro. Portanto esta sociedade que vem sendo invisvel para muitos, merece uma ateno e cuidado especial por parte do Poder Publico e tambm de toda a nossa sociedade. No podemos fechar os olhos para esta situao e achar que porque estamos bem, tudo est bem. A misria problema nosso sim, e o pouco que fazemos pode ser de grande valor para os mais necessitados. Dessa forma, com base no conceito fornecido pelo autor Reinaldo Dias, eliminar a desigualdade social uma utopia, porm a reduo dos seus ndices no pas no.

- 14 -

4 SITUAES COTIDIANAS DE EXPLORAO AO MEIO AMBIENTE O documentrio Pajerama nos faz refletir atravs de uma animao o tema central, que foi o ndio e o processo de urbanizao, o qual nos dias atuais acontece cada vez de forma mais acelerada e at mesmo impensada. O curta do diretor Leonardo Cadaval nos trs um olhar crtico sobre a verdadeira selva em que vivemos atravs destes grandes processos de urbanizao das cidades, tudo isso atravs do olhar do passado representado por um jovem ndio que tem insights do futuro. Isto pode ser o ponto de partida para percebermos como o entorno do ndio muda, est mudando e no que ir se tornar. No de hoje que os problemas ambientais so motivos de preocupao. Todo material aproveitvel no meio ambiente entretanto isto leva um tempo para poder acontecer. Quando um elemento retirado do solo mais rapidamente do que sua devoluo, h um esgotamento que se manifesta atravs de uma queda de produtividade, uma vez que esgotados os recursos naturais no renovveis, no se refazem, e portanto sua utilizao deve ser de forma cautelosa e com conscincia. Nossas reservas esto em constante destruio. preciso uma conscientizao geral da nossa sociedade que alm do cuidado que de nossa obrigao ter, precisamos plantar novas florestas. O lanamento de gases feito pelos carros e pelas fbricas podem provocar diversas doenas respiratrias, os esgotos no tratados contaminam as guas que ao serem utilizadas nas irrigaes ou ingeridas, podem causar infeco e favorecer o desenvolvimento de parasitores. Uma medida de precauo tratar de maneira adequada os resduos para que o impacto no meio ambiente venha a diminuir cada vez mais e que de alguma forma possam ser reutilizados pela natureza. Nos ltimos tempos observamos que este tema tem sido cada vez mais presente no nosso cotidiano, est havendo uma maior conscientizao por parte da sociedade e tambm das autoridades. Isto tem levado a construo de parques, reservas, estaes ecolgicas e reas de proteo ambiental. preciso cultivar ainda mais este interesse e preocupao com o nosso meio ambiente pois toda a disperso para este assunto trar impactos para as nossas vidas e principalmente das geraes futuras.

- 15 -

5 CONSIDERAES FINAIS

Nesta atividade de pesquisa o grupo concluiu que as Cincias Sociais o estudo sistemtico das interaes humanas, bem como seu comportamento no ambiente em que vive, com finalidade de encontrar solues para os problemas sociais. A Sociedade formada por diversos grupos e estes por indivduos com diferentes vises de mundo, e independente de cada perspectiva o maior objetivo o bem comum. E para se alcanar este bem, preciso dar mais nfase para os valores e princpios morais de cada ser, que a maior fragilidade de um sistema., seja ele poltico, econmico ou social. Como j foi dito neste trabalho, o gestor est diretamente ligado ao individuo e para ele de grande relevncia estar atento ao ambiente social e cultural, afim de que suas decises sejam coerentes com este ambiente.

- 16 -

6 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

A CLASSE OPERRIA VAI AO PARASO. Diretor: Elio Petri. Itlia, 1971.

DIAS, Reinaldo. Fundamentos de Sociologia Geral. 4. ed. Campinas: Alnea, 2013.

BUMBANDO. Diretor: Coletivo Cinema para todos. Rio de Janeiro, 2010. Disponvel em: <http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=bumbando>. Acesso em: 10 Nov. 2013.

ILHA

DAS

FLORES.

Diretor:

Jorge

Furtado.

RS,

1989.

Disponvel

em:

<http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=ilha_das_flores>. Acesso em: 10 Nov. 2013.

PAJERAMA.

Diretor:

Leonardo

Cadaval.

So

Paulo,

2008.

Disponvel

em:

<http://www.portacurtas.com.br/filme/?name=pajerama>. Acesso em: 16 Nov. 2013.

Disponvel em: <http://vivopelavida.com.br/index.php/category/ajudando/ >. Acesso em 10 de Nov. 2013.

Disponvel em:< http://www.desigualdadesocial.org/> . Acesso em 10 de Nov. 2013.

Disponvel em:< http://www.lcapromo.com.br/blog/dica-de-filme-ilha-das-flores/ >. Acesso em 10 de Nov. 2013.

You might also like