You are on page 1of 14

O MARKETING PESSOAL E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETNCIAS PARA A CARREIRA PROFISSIONAL.

Karine Maria Charpinel1 Letcia Paste Rodrigues Adriana Sartrio Ricco2 Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar por meio de estudo de amostra de depoentes, como o Marketing pessoal pode influenciar a carreira profissional de uma pessoa, avaliando o quanto o profissional se preocupam com a sua imagem, e como elas projetam esta imagem no mercado de trabalho, e tambm mostrar como o marketing pessoal poder ajudar o profissional a crescer e permanecer no mercado de trabalho. Palavras-Chave: Marketing Pessoal, Carreira Profissional e Desenvolvimento de competncias.

Abstract This article aims to demonstrate the influence of marketing on the career of people. In its methodology it is a descriptive research, whose instrument of data collection in the field was the questionnaire. The result is that investing in marketing staff, the professional features and develop skills that will be able to put it in a prominent position, making it valuable in the labor market.

1 INTRODUO

O Marketing pessoal visto como uma ferramenta de sucesso profissional. A forma como voc se vende, e se mostra para o mercado, pode influenciar no sucesso profissional. Saber se comunicar de forma correta ajuda a se promover, liderar, se mostrar sem parecer arrogante, pode nos ajudar a obter o sucesso profissional.

As pesquisadoras so graduando do curso superior de Administrao de empresas da faculdade Estcio de S. 2 Mestre em educao, administrao e comunicao, pela Universidade so Marcos e professora das Faculdades Estcio de S ES

Embora o comportamento e aparncia sejam vistos por muitos profissionais como detalhes secundrios, eles so itens importantes que no podem ser

desconsiderados, principalmente se considerarmos a tendncia do mercado cada vez mais competitivo e seletivo. Para se tornar um profissional completo, importante que se invista na imagem pessoal, pois cada um o produto que se mostra e se vende. E para crescer profissionalmente importante saber como vender bem o produto pessoal, buscando as oportunidades de cada profisso. Com um mercado cada vez mais dinmico, voltil a todos os reflexos de uma economia globalizada e a conseqente acelerao na velocidade do giro das informaes, existe a necessidade das pessoas se adequarem a este contexto. Por isto imprescindvel que os profissionais estejam bem preparados e que conheam suas virtudes e dificuldades, e as saibam utilizar em benefcio das organizaes. Este artigo apresenta como problema de pesquisa: Como o marketing pessoal pode auxiliar na carreira do profissional, especificamente avaliar at que ponto as pessoas esto preocupadas com o marketing pessoal para desenvolvimento profissional; de que forma o Marketing pessoal pode ajudar o profissional a se inserir e permanecer no mercado de trabalho; apresentar o Marketing pessoal como uma ferramenta de competitividade, utilizando o marketing pessoal de forma correta pode ser um diferencial para a carreira profissional. A seleo dos entrevistados que compuseram a amostra utilizada na pesquisa foi efetuada pelo critrio de acessibilidade, sendo acionada a rede de relacionamentos das pesquisadoras. A amostra foi do tipo quantitativo, devido o grande nmero de questionrios preenchidos, onde foram consultadas 70 pessoas com diferentes profisses. A forma de contato com os entrevistados para preenchimento dos questionrios foi por e-mail, onde informamos o seu objetivo e pessoalmente, sendo assim a amostra foi realizada no perodo de seis de novembro de dois mil nove a treze de novembro de dois mil e nove. A amostra de depoentes foi selecionada a partir de diferentes perfis profissionais, contemplando professores, estudantes universitrios, vendedores, profissionais de

marketing, advogados, empresrios, administradores de empresas, profissionais de telecomunicao, dentre outros, totalizando cerca de 70 questionrios aplicados. Este trabalho tem como inteno mostrar como o Marketing pessoal pode fazer de um indivduo, um profissional bem preparado para o mercado, e que saiba se adaptar as suas mudanas. Buscando na formao e na comunicao atributos necessrios para o sucesso de uma carreira profissional. 2 REFERENCIAL TERICO 2.1 O MARKETING PESSOAL: FUNDAMENTOS

Entender o marketing pessoal, seus fundamentos, e a sua importncia, explica porque algumas pessoas ganham fama e notoriedade, alcanando o sucesso profissional, enquanto outras permanecem em atividades sem grandes relevncias, mesmo tendo mesmo tendo capacidade para realizar um excelente trabalho em qualquer atividade. Visibilidade o que todo profissional que almeja o sucesso busca. Ter um bom posicionamento emocional, saber se comunicar, ter uma boa e qualitativa rede de relacionamentos, saber posicionar sua imagem no mercado e ter empatia, so caractersticas que faz do profissional um produto que chama ateno do mercado.

Por isso estar atendo as mudanas em sua sociedade e no mundo, pode garantir uma vantagem em relao a outros profissionais. Saber por exemplo, novas tendncias de mercado e suas aplicaes, variando de acordo com a rea de atuao do profissional.

O marketing pessoal o meio pelo qual o profissional pode aplicar tcnicas de marketing em sua carreira profissional, e dessa forma se promover

profissionalmente, sendo assim o profissional vai buscar um conhecimento do seu produto para poder promove-lo.

Ainda para Jesus (2007), o marketing pessoal o reconhecimento de competncias e habilidades, fundamental para diferenciar e situar um individuo no contexto social

em que vive e determina, em grande parte, a maneira como ele estar posicionado para o sucesso profissional e pessoal.
O marketing pessoal pode ser definido como uma estratgia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade caracterstica, habilidades e competncias relevantes na perspectiva da aceitao e do 3 relacionamento por parte de outros. (JESUS, 2007) .

Ter um bom posicionamento emocional, saber se comunicar, ter uma boa e qualitativa rede de relacionamentos, saber posicionar sua imagem no mercado e ter empatia, so caractersticas que fazer do profissional um produto que chama ateno do mercado.
O modelo de sociedade em que vivemos, dita padres de competitividade extremamente elevados em praticamente todas as reas. Tanto em aspectos visuais, de comunicao e de conhecimento, quanto em outros aparentemente secundrios, pequenas diferenas podem determinar o 4 sucesso ou o fracasso. (JESUS, 2007)

Portanto o mercado de trabalho sendo to competitivo faz-se necessria a adaptao do profissional as exigncias de apresentao pessoal, que se enquadram no modelo socialmente aceito, e ainda aqueles que no e enquadram so, na maioria das vezes, excludos ou ficam com cargos menos importantes, geralmente de pouca visibilidade. De acordo com Peters (2000, p.72), o marketing pessoal fortalece o crescimento pessoal e profissional da marca da pessoa. Trata -se da capacidade individual de atrair e manter relacionamentos pessoais e profissionais entre a equipe, com clientes, com gerentes, diretores etc., de forma permanente para que atravs e por meio deles se realizem ciclos de atendimento de necessidades mtuas, gerando satisfao a todos. Essa capacidade de relacionamento primordial para se manter bons

relacionamentos pessoais e profissionais de forma saudvel e duradoura, pois atitudes corretas tomadas fortalecem o posicionamento diante da sociedade em que vive. Sendo assim, o marketing pessoal resume-se que em pequenas atitudes tomadas, que propiciam um resultado positivo para o futuro profissional.

3 4

Disponvel em http://www.professorajacque.kit.net/mktpessoal.pdf. Acesso em 27 Set. 2009. Disponvel em http://www.professorajacque.kit.net/mktpessoal.pdf. Acesso em 27 Set. 2009.

Um bom profissional est antenado as mudanas do mercado, est sempre se adiantando aos novos desafios e sabe vender bem a sua imagem. importante entender que no se fala somente em imagem externa, mas todo um conjunto. No basta apresentar uma imagem, preciso ser a apresentao desta imagem. (JESUS, 2008).

Ainda segundo Cunha (2006, p. 54) Fazer de si mesmo um bom produto e saber vend-lo as empresas, requisito fundamental para garantir a permanncia no mercado de trabalho [...]. Com o profissional sabendo como trabalhar o seu produto, ele cria para o mercado o diferencial que vai fazer com que ele se torne mais desejado e capacitado para lidar com o mercado dinmico. Atravs do marketing pessoal, o profissional pode se fazer importante e visvel para o mercado o quanto ele quiser, basta saber usar a seu favor todas as ferramentas disponveis de promoo pessoal. Segundo Gomes (2008, p.1) O marketing pessoal tornou-se uma ferramenta estratgica essencial no processo de se conduzir uma marca pessoal. Sendo assim, criar uma estratgia de marketing pessoal, que seja eficiente no mercado globalizado e competitivo, esta cada vez mais difcil, exigindo que o profissional busque capacitaes, informaes, alem de estar em constante processo de aprendizado e autoconhecimento e promoo pessoal.

2.2 A PRTICA DO MARKETING PESSOAL

O grande desafio do marketing criar marcas fortes que vo ao encontro das necessidades e desejos dos consumidores e, por essa via, possam aspirar uma vida longa. Se assim acontece com os produtos e os servios, da mesma forma acontece com as pessoas.

Segundo Coelho (2009) o marketing pessoal usado para projetar uma imagem de marca em relao prpria pessoa, fazendo com que o profissional seja realmente tomado como um produto. O profissional que deseja praticar o marketing pessoal em sua carreira deve encarar o mercado como um consumidor e si prprio como uma marca, um produto.

Marketing pode ser definido como um conjunto de estratgias e aes visando promover o lanamento, desenvolvimento e sustentao de um produto ou servio no mercado consumidor. Transitando este conceito para o marketing pessoal, podemos ressaltar que seu objetivo aumentar a aceitao e fortalecer a imagem de uma pessoa pelo pblico em geral ou 5 por determinado segmento deste pblico. (COELHO, 2009)

O profissional que investe em marketing pessoal para alavancar a sua carreira profissional deve saber que aquilo que ele vende que so os seus servios, deve ser uma propaganda fiel, ou seja, no adianta inventar, e tentar ser uma coisa que no o profissional deve sim conhecer e dar nfase as suas qualidades, de forma que os defeitos no ganhem destaque.

Construir uma marca pessoal no mercado onde atua, sendo essa a principal ferramenta do profissional, para se posicionar diante de um mercado competitivo. A falta de iniciativa, nos dias de hoje, custa muito caro, em termos de carreira profissional e pode afetar inclusive as atividades do seu dia-a-dia.

O profissional no sentido de preocupar-se somente com a execuo do seu trabalho e esquecer-se do que esta a sua volta, no ser lembrado e dificilmente atingir cargos de destaque, onde preciso ter bom relacionamento interpessoal e iniciativa. Segundo Martins (2009)
6

O primeiro passo construir uma auto-imagem positiva e

otimista. As pessoas esquivam-se daqueles que esto sempre mal humorados ou torcendo para tudo dar errado.

Sendo assim o profissional alem de cuidar do seu produto, deve ser sempre agradvel com os outros, exercendo suas funes, para manter uma boa rede de relacionamentos. A importncia de uma rede de relacionamento para Cunha (2006, p. 57) :
Manter uma rede de relacionamentos e aliment-la constantemente essencial. Sendo assim, se faz necessrio a construo de um bom relacionamento com os pblicos-alvo, sejam eles clientes, subordinados, colegas de trabalho ou chefias.

Com isso o profissional deve saber de que a forma como lembrado vai definir se ele ou no um bom profissional para o mercado de trabalho. Para isso ele deve
5

Disponvel em http://www.gestaoelideranca.com.br/gestaoelideranca/principal/ Acessado em 03/10/2009 6 O texto pode ser encontrado em: http://www.gestaoelideranca.com.br

saber se comunicar de forma eficiente alm de ter uma ampla e boa rede de relacionamentos e claro a sua imagem, que o que primeiro contato com qualquer pessoa.

Praticar o marketing pessoal pode parecer fcil, quando falamos dele muitas pessoas tm a idia de que somente vestir-se bem e ser amigo de todos, porm o marketing pessoal consegue levar um profissional que o pratica a um nvel mais elevado de capacidade e visibilidade no mercado. Segundo Gomes (2008, p. 3):
O grande desafio para se praticar o marketing pessoal ou gerenciar a prpria marca pessoal com excelncia est em responder seguinte questo: "O que e como fazer para que a pessoas nos escolham para fazermos parte da vida delas?". Deve-se ter em conta o pblico-alvo com o qual a nossa marca pessoal deseja e precisa se relacionar para que as aes sejam especificamente dirigidas a este pblico, no momento certo e no lugar certo.

O marketing pessoal quando bem utilizado e da maneira correta, pode galgar o caminho para o sucesso profissional do individuo, alem de ser um dos fatores chave para que ele se posicione no mercado e permanea em lugar de destaque.

2.3 DESENVOLVENDO COMPETENCIAS PARA A CARREIRA.

Segundo Dutra (2002), a valorizao da competncia uma importante mudana de paradigma, com relao a conceitos e valores, que ter grande influncia nos destinos das organizaes, nas carreiras das pessoas e em evolues na sociedade. Mas, o fato das pessoas possurem habilidades e atitudes esperadas pelo mercado de trabalho, no significa que o profissional as use. Isto s ocorrer se houver a entrega por parte do funcionrio. O Sistema tradicional de gesto privilegia os cargos e as funes em detrimento a anlise individual dos atos e realizaes dos funcionrios (FLEURY,2001, P.52). Na prtica organizacional, vrias caractersticas e circunstncias especficas so levadas em conta na avaliao do envolvimento e comprometimento do colaborador. Estas caractersticas so: nvel de atuao; abrangncia da atuao; escopo de responsabilidade; nvel de estruturao das tarefas; tratamento da informao; e autonomia e grau de superviso (SILVA & HIPLITO, 2000, p 13).

neste contexto que o modelo tradicional de organizar o trabalho e gerenciar pessoas no est mais de acordo com a realidade das organizaes. necessrio substituir, como unidade bsica de gesto, o cargo pelo indivduo. O conceito de competncia e modelo de gesto de pessoas por competncia ganha impulso tanto no mundo acadmico como no empresarial. (FLEURY, 2001, P. 52).

De acordo com Dutra (2004), o conceito de competncia foi proposto de forma estruturada pela primeira vez em 1973, por David McClealland na busca de uma abordagem mais efetiva que os testes de inteligncia nos processos de escolha de pessoas para as organizaes. O conceito foi rapidamente ampliado para dar suporte a processos de avaliao e para orientar aes de desenvolvimento profissional. Para Fleury e Fleury (2001), o conceito de competncia pensado como conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (isto , conjunto de capacidades humanas) que justificam um alto desempenho, acreditando-se que os melhores desempenhos esto fundamentados na inteligncia e personalidade das pessoas. Em outras palavras, a competncia percebida como estoque de recursos, que a pessoa tem.
... um saber agir responsvel e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econmico organizao e valor social ao individuo (Fleury 2001).

No mundo do trabalho a palavra competncia vem assumindo diversos significados ligados a caracterstica das pessoas, como conhecimento, habilidades, atitudes e outros relacionados a tarefas e resultados positivos para a organizao. O relacionamento da organizao na carreira profissional de seus funcionrios fundamental, para desempenhar em seus colaboradores a melhor competncia profissional e pessoal de cada um, ocasionando assim motivao profissional, comprometimento e trabalho em equipe, sem que j seja comparado a um padro estabelecido. Com isso a organizao busca resultados atravs de desenvolvimento, remunerao, com apenas um objetivo permanente de alcance de metas.

Entretanto como aspectos negativos desta tendncia de cobrana de cada vez mais competncias pelos empregadores, Deluiz aponta a intensificao do trabalho e a desprofissionalizao, que so conseqncias de um caminho estreito, decorrente

do reagrupamento das tarefas pela supresso de postos de trabalho, ou pelo enxugamento dos quadros das empresas com demisses.

A intensificao da explorao do trabalho se traduz no fato de os trabalhadores operarem simultaneamente vrias mquinas, ou desempenharem vrias tarefas, em um ritmo e velocidade determinados pela mediao da automao e da informatizao, ampliando a jornada de trabalho que passa a depender muito menos de contratos previamente acordados entre capital e trabalho, e muito mais das necessidades da produtividade capitalista.

Segundo Deluiz a desprofissionalizao ocorre sempre que o trabalhador deixa de atuar dentro da esfera de saberes, atividades, responsabilidades e referenciais prprios de sua profisso, e que so negociados em acordos coletivos e corporativos, e passa a desempenhar papis e funes prprios de outras reas e ocupaes, com conseqncias para a sua qualificao ou desqualificao profissional.

Ainda assim, o sofrimento no trabalho advindo do stress e da ansiedade decorrentes do medo de perda do emprego, das relaes de trabalho inseguras, da intensificao e expanso da jornada de trabalho, do enfrentamento cada vez maior de responsabilidades no trabalho sem a contrapartida do aumento do salrio ou da estabilidade no emprego e de ambientes de trabalho extremamente competitivos e individualistas. A insatisfao dos trabalhadores, advinda de uma participao restrita e de uma autonomia prescrita, definidas pela lgica do capital, consolida-se a partir da conscincia da solido de sua atuao, desprovida do respaldo de suas organizaes de classe. (DELUIZ, 1995).

Considera a noo de competncia como "multidimensional, envolvendo facetas que vo do individual ao sociocultural, situacional (contextual-organizacional) e processual. Por tudo isso, no pode ser confundida com mero desempenho". Neste sentido, a noo de competncia profissional engloba no s a dimenso individual, de carter cognitivo, relativa aos processos de aquisio e construo de conhecimentos produzidos pelos sujeitos diante das demandas das situaes concretas de trabalho, mas envolve outra dimenso: a de ser uma construo

10

balizada por parmetros socioculturais e histricos. A noo de competncia est, assim, situada e referida aos contextos, espaos e tempos socioculturais e ancorada em dimenses macro socioculturais de classe social, gnero, etnias, grupos geracionais, entre outras.

3 ANLISE DOS DADOS Esse capitulo apresenta os resultados dos dados coletados em campo. Utilizou como instrumento de coleta o questionrio aplicado a setenta pessoas no perodo de seis de novembro de dois mil e nove a treze de novembro de dois mil e nove.

Em todas as perguntas o valor de referncia de 100% de questionrios respondidos.

Na primeira pergunta, onde questionamos ao entrevistado se ele achava que um produto para o mercado de trabalho, 67% das pessoas responderam que SIM e 33% para NO.

Na segunda pergunta onde o entrevistado questionado sobre a sua preocupao com a imagem pessoal, 49% responderam que se preocupam com a sua imagem, 14% que no se preocupam e 37% disseram que isso no tem tanta relevncia.

11

Com isso, nestas duas perguntas, podemos concluir que os entrevistados sabem da importncia de estar visvel para o mercado. Aparentar ter competncia to importante quanto prpria competncia. Ainda segundo Coelho (2009) a embalagem o princpio de tudo. E voc nunca ter uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impresso.

Na terceira pergunta questionamos ao profissional se ele procura estar sempre aprimorando a sua comunicao, a sua imagem e estar bem informado, onde 93% responderam que SIM, e 7% responderam que nem sempre procuram se aprimorar nos aspectos perguntados.

Na quarta pergunta, questionamos o entrevisto sobre a relao com seus colegas boa a ponto de indicao a cliente ou empregadores, 96% responderam que SIM que existe uma boa relao com seus colegas e 4% responderam que NO tem boa relao com seus colegas a ponto de indicarem para algum cliente ou empregadores.

Em uma matria com o titulo: Como conseguir indicao de seus conhecidos e amigos da revista emprego, fala que o QI (quem indica) o principal caminho para o recrutamento de executivos, 22% a 24% dos executivos so contratados por indicao de pessoas de dentro ou fora da empresa.

Na quinta pergunta, questionamos aos entrevistados se suas qualidades chamam mais ateno do que seus defeitos, 91% responderam que suas qualidades chamam mais ateno do que seus defeitos e com 9% responderam que seus defeitos chamam mais ateno do que suas qualidades.

12

Na sexta pergunta, perguntamos se ficam atentos a movimentaes do mercado de trabalho como forma de possibilidades de crescimento profissional, 79% responderam que ficam atentos as movimentaes do mercado de trabalho, 1% respondeu que no ficam atentos as movimentaes do mercado de trabalho e 20% disseram que nem sempre ficam atentos as movimentaes do mercado de trabalho.

Segundo a Revista Pequenas empresas & Grandes Negcios publicada em 28/08/2009 foi constatado que ao buscar uma empresa para trabalhar o jovem visa, o crescimento profissional que ela propicia o que mais pesa na deciso.

Na questo sete, onde pedimos para o respondente marcar dentre as opes dadas, quais ele considerava mais importante para ter sucesso profissional, demos as seguintes opes: vestimenta e figurino; educao e tratamento; rede de relacionamentos; comunicao interpessoal; empatia; investir em estudo; estar atento as mudanas do mercado.

Analisando as respostas, vimos que as opes mais marcadas foram: educao e treinamento e estar atento as mudanas do mercado. E a menos marcada foi: Empatia. Com isso conclumos que as pessoas procuram investir em estudo e na aparncia para se destacar no mercado profissional.

Porm ter empatia com o seu colega de trabalho ou mesmo com um cliente ou fornecedor, significa estar atento ao comportamento dele, identificando suas necessidades e dificuldades, tentando colocar-se no lugar dele. Isso ajuda o profissional a criar e manter uma boa rede de relacionamentos, alm de criar um clima agradvel de trabalho.

13

4 CONSIDERAES FINAIS

O marketing pessoal surge como uma ferramenta para alcanar o sucesso profissional sem se descuidar dos detalhes. Em qualquer local de trabalho h pessoas que se destacam, alcanam postos importantes nas empresas e a carreira pontilhada pelo sucesso. Praticar o marketing pessoal considerado um fator altamente positivo para o profissional e sua carreira. Cuidar bem da imagem garantir e ampliar as oportunidades de crescimento profissional, uma vez que fundamental ter uma imagem de pessoa de valor, inteligente, simptica, tica e cooperativa.

O marketing pessoal valoriza o ser humano em todos os seus atributos e caractersticas. Visa possibilitar a utilizao plena das capacidades e potencialidades humanas na rea profissional e na vida pessoal. A cada dia o tema ganha mais importncia.

Sua capacidade de auxiliar a insero de profissionais no mercado efetivamente, uma vantagem competitiva que deve ser buscada numa economia em que, o verdadeiro diferencial competitivo das organizaes a natureza, a qualidade e a capacidade dos homens e mulheres que as fazem.

REFERNCIAS

14

COELHO, T., Marketing pessoal construindo sua marca, disponvel em http://www.gestaoelideranca.com.br/gestaoelideranca/principal/conteudo.asp?id=344 4, acesso em 03/10/2009 CUNHA, J. L. de S, Marketing pessoal a servio da ascenso profissional e poder, So Paulo, 2006. DELUIZ, N. O Modelo das Competncias Profissionais no Mundo do Trabalho e na Educao: Implicaes para o Currculo DELUIZ, N. Formao do trabalhador: produtividade e cidadania. Rio de Janeiro: Ed. Shape, 1995. DUTRA, J. S., Gesto de Pessoa: Modelos, processos, tendncias e perspectivas. So Paulo: Atlas, 2002 . FLEURY, A. & FLEURY, M. T. L. Estratgias Empresariais e formao de competncias um quebra-cabea caleidoscpio da indstria brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Atlas, 2001. FLEURY, M. T. L., A gesto de competncia e a estratgia organizacional. In _____. (org.) As pessoas na organizao. So Paulo, Editora Gente, 2002. REVISTA PEQUENAS EMPRESAS E GRANDES NEGCIOS, Jovens acham do crescimento profissional mais importantes que bons salrios publicada em 28/08/2009. GOMES, A., Voc precisa de marketing pessoal na sua trajetria profissional. 2008. JESUS, S. L. de. O que Marketing Pessoal. Disponvel em http://www.professorajacque.kit.net/mktpessoal.pdf. Acesso em 27 de Set.2009. JESUS, S. M.; MONTEIRO, A. P. L.; SOARES, A. P. G.; Marketing pessoal. 2008 MARTINS, R., Marketing pessoal, sucesso global, Disponvel em http://www.gestaoelideranca.com.br/gestaoelideranca/principal/conteudo.asp?id=344 6, acessado em 28 de Set.2009 SILVA, C. M.; Hiplito, J M. H. Metodologia de Pesquisa Salarial por competncias: aplicao e resultados. Trabalho apresentado no XXIV ENANPAD, Florianpolis, 2000. PETERS, T. Reinventando o trabalho. So Paulo: Campus, 2000. Revista Emprego, Disponvel em http://emprego.destaca.com.br/executivos/indicacao.htm. Acessado em 22 de Nov. 2009.

You might also like