You are on page 1of 4

REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO. 13.04.

2013

RDD apesar o nome no um regime de cumprimento de pena, mas sim um castigo disciplinar. Os castigos so: a. Advertncia b. Repreenso c. Suspenso de direitos (suspender o lazer, visita, e contato com mundo exterior por meio escrito). At 30 dias s comunica o juiz. d. Isolamento. At 30 dias s comunica o juiz. e. RDD f. OBS: A suspenso de direitos e o isolamento podem ser aplicadas pelo diretor do estabelecimento carcerrio com prazo de ate 30 dias. O isolamento devera ser comunicado ao juiz da execuo. RDD 1. Caractersticas do RDD a. Isolamento por ate 360 dias (o juiz deve fundamentar) que pode ser renovado em caso de nova falta desde que no ultrapasse 1/6 da pena. Art.52 LEP b. Banho de sol de 02h dirias. c. Visita de 02 pessoas por semana, sem contar criana. (Advogado no conta) 2. Quem pode receber RDD? a. Tanto preso provisrio como definitivo. Nacional ou estrangeiro. 3. Hipteses de RDD so alternativas a. Pratica de crime doloso capaz de gerar subverso da ordem interna b. Se o sujeito um risco para ordem interna ou externa. c. Fundada suspeita de envolvimento em organizao criminosa, quadrilha ou bando. 4. Procedimento do RDD a. Tem o pedido da autoridade administrativa (diretor do estabelecimento, secretrio da penitenciria) b. O juiz vai examinar o cabimento de liminar examinou a liminar vai para o MP se manifestar, ai vai para a Defesa, ai o juiz decide o mrito do RDD. OBS: s juiz pode decretar RDD PROGRESSO a passagem de um regime mais grave para outro mais ameno. No se permite progresso por salto, sumula 491 STJ. Regresso pode por salto. Regime aberto casa de albergado SINTESE DOS REGIMES a. Regime fechado o cumprido em estabelecimento de segurana mxima ou mdia. (penitenciria)

b. Semiaberto o cumprido em colnia agrcola industrial ou similar trabalhe dentro da colnia. c. Regime Aberto = trabalha durante o dia e se recolhe em casa de albergado nos dias de folga (maior de 70 anos, doente grave, gestante e condenada com filho pequeno ou portador de deficincia, pode se recolher em casa). d. Sumula 493 STJ = No pode ser imposta pena restritiva de direitos como condio do regime aberto. REQUESITOS DA PROGRESSAO OBJETIVOS a. Objetivo cumprimento de parcela da pena. b. Crimes comuns = 1/6 no importa se primrio ou reincidente c. Crimes hediondos e equiparados (tortura/terrorismo/trafico) = 2/5 primrio e 3/5 reincidente. d. OBS: digamos que os sujeito tenha sido condenado 90 anos ele vai cumprir 30. O calculo da progresso em cima dos 90 anos. e. Sumula 715 STF = que os benefcios da execuo penal sero calculados sobre a pena total aplicada e no sobre a unificao em 30 anos. f. Sumula vinculante 26 e sumula e 471 STJ - Os marcos de 2/5 e 3/5 s sero aplicveis aos crimes hediondos e equiparados posteriores a 29 de maro de 2007. Aos anteriores vale o marco de 1/6. g. O cara praticou roubo e trafico, a progresso sera como? 6anos do roubo + 5anos trafico 1/6 de 6 anos + 2/5 de 5 anos = soma os dois para poder comear a progredir. Na condenao ser exigida a frao de cada pena independentemente. REQUESITOS DA PROGRESSAO SUBJETIVO a. Subjetivo tem que ser merecido, ser demonstrado pelo atestado de conduta carcerria, firmado pelo diretor do estabelecimento. b. A smula 439 do STJ esclarece que o exame criminolgico no esta proibido, mas s ser admitido se a deciso judicial fundamentar a necessidade no caso concreto. REQUESITO ESPECIAL a. Nos crimes contra a administrao pblica a progresso fica condicionada a reparao do dano, com acrscimos legais. REMIAO Desconto na pena a cumprir pelo trabalho ou estudo. Que a remio conta para todos os fins, a pratica de falta grave permite a perda de ate 1/3 dos dias remidos. A remio ser declarada pelo juiz. possvel cumular remio pelo trabalho e estudo. S possvel nos regimes fechado e semiaberto. Cada 03 dias trabalho ganha 1 de pena.

REMIO PELO ESTUDO A cada 12h de estudo divididas em ao menos 3 dias, ganha um dia de pena. A remisso pelo estudo possvel em qualquer regime. Que nos termos do art. 126, paragrafo 5 se o sentenciado completa o ciclo bsico fundamental, mdio ou superior ganha um bnus de 1/3 dos dias remidos.

LEI DE DROGAS a lei 11.343/06 lei penal em branco O contedo da expresso droga disciplinado em resoluo do ministrio da sade = que a retirada de uma substancia do rol daquelas consideradas drogas gera abolitio criminis extingue a punibilidade e retroage. PORTE DE DROGAS Continua sendo crimes porte de drogas, crime sim. Penas previstas? a. Advertncia b. Prestao de servios a comunidade c. Medida educativa. Podem ser aplicadas alternativamente ou cumulativamente. Qual a durao? a. Advertncia b. Prestao de servio e medica educativa durao mxima de 5 meses aos primrios e 10 meses aos reincidentes. c. No tem priso porte de drogas no prende nem pedindo d. Descumprida a sano imposta, devero ser aplicadas sucessivamente admoestao (cobrar) verbal e a multa. Usar drogas no crime = atpico. O STF aceita insignificncia em casos de nfima quantidade. O cultivo de pequena quantidade para consumo pessoal recebe as penas do porte. A prescrio do artigo 28 tem prazo de 02 anos. PROCEDIMENTO DO PORTE DE DROGAS o procedimento sumarssimo com duas peculiaridades. a. No h priso em flagrante mesmo se recusado o compromisso de comparecer em juzo. b. Pode deter. c. O contedo da transao penal ser uma das penas do art. 28 TRAFICO DE DROGAS a. Trafico de drogas no precisa ser com lucro, pode ser gratuita.

b. O art. 33 um tipo misto alternativo, ou seja, a pratica de mais de um verbo no mesmo contexto configura um s crime. c. Auxilio ao uso = induz, instiga ou auxilia algum ao uso de drogas. d. Hoje admite suspenso condicional do processo, pena mnima de 01 ano. Toma pena mas menor. e. STF Marcha da maconha no configura crime. f. STF Marcha pela descriminalizao no configura crime. g. Uso compartilhado oferecer drogas eventualmente sem intuito de lucro, a pessoa de seu relacionamento para juntos consumirem infrao de menor potencial ofensivo, pena no supera dois anos. h.

You might also like