You are on page 1of 5

OAB X EXAME DE ORDEM 2 FASE Direito Penal Geovane Moraes e Ana Cristina Mendona

AGRAVO EM EXECUO
1. CONCEITO, CARACTERSTICAS E HIPTESES DE CABIMENTO. O Agravo em Execuo um recurso criminal que NO est expressamente previsto no Cdigo de Processo Penal e sim na Lei de Execuo Penal LEP, Lei n. 7.210/84, em seu artigo art. 197. Ele ser cabvel contra as decises, despachos ou sentenas proferidas pelo Juiz da Vara de Execues Penais. Neste sentido, vale lembrar o teor do artigo:
Art. 197. Das decises proferidas pelo Juiz caber recurso de agravo, sem efeito suspensivo.

Quanto s hipteses de cabimento do RESE, deve-se ter muito cuidado em relao redao do art. 581 do CPP, tendo em vista que antes da LEP ele previa algumas hipteses de Recurso em Sentido Estrito, entretanto, aps a LEP, caber Agravo em Execuo da deciso, despacho ou sentena proferida pelo juiz da Vara de Execues Penais que: 1) Conceder, negar ou revogar livramento condicional 2) Decidir sobre a unificao de penas 3) Decretar medida de segurana, depois de transitar a sentena em julgado 4) Impuser medida de segurana por transgresso de outra 5) Mantiver ou substituir a medida de segurana, nos casos do art. 774 6) Revogar a medida de segurana 7) Deixar de revogar a medida de segurana, nos casos em que a lei admita a revogao O agravo em execuo no se destina a discutir mrito, e sim uma questo de execuo da pena que foi obstada pelo juiz. Ou seja, a deciso do juiz das execues penais ter algo ligado execuo de pena e que dever ser reanalisado por meio do agravo em execuo. Ex. Pedir para revogar medida de segurana e o juiz decide por no conceder a revogao, caber o agravo em execuo. Ex. O ru tem decretada pelo juiz da vara das execues penais a perda dos dias remidos porque cometeu uma falta leve, pode ser interposto agravo em execuo sob o fundamento de que a perda dos dias remidos somente seria possvel se o ru tivesse cometido falta grave. O procedimento do agravo em execuo no trazido de forma expressa pela LEP, entretanto o entendimento doutrinrio e jurisprudencial dominante no sentido de que deve ser aplicado o mesmo do Recurso em Sentido Estrito. Por esta razo o seu prazo de 5 dias para a petio de interposio e 2 dias para a apresentao de razes ou contrarrazes.

www.cers.com.br

OAB X EXAME DE ORDEM 2 FASE Direito Penal Geovane Moraes e Ana Cristina Mendona

Desta forma, o endereamento da petio de interposio para o prprio juiz da vara de execues que proferiu a deciso a ser recorrida, devendo haver, assim como no recurso em sentido estrito, um pedido de retratao (o chamado efeito regressivo). Por sua vez, as razes do agravo em execuo sero endereadas ao Tribunal de Justia ou Tribunal Regional Federal, a depender do caso se a deciso for proferida por juiz das execues penais da alada da Justia Estadual ou Justia Federal, respectivamente. Quanto aos efeitos do Agravo em Execuo este, via de regra, no possui efeito suspensivo, por expressa disposio do art. 197 da LEP, entretanto excepcionalmente ter efeito suspensivo contra a deciso que julga extinta a medida de segurana pela cessao da periculosidade, consoante entendimento doutrinrio e por interpretao do art. 179 da LEP.

OBS.: OBS.:

O prazo do Agravo em Execuo est previsto expressamente na Smula 700 do STF e NO se confunde com o prazo do Agravo da esfera civil que de 10 dias:
Smula 700 STF de cinco dias o prazo para interposio de agravo contra deciso do juiz da execuo penal.

A lei de execuo penal aplica-se ao preso provisrio e ao preso definitivo, ou seja, as regras da LEP no so aplicadas somente ao preso definitivo, incluindo tambm o preso provisrio, conforme art. 2, pargrafo nico da LEP. Ex. Pessoa presa preventivamente est sujeita a uma srie de direitos da LEP, como a remio. No interessa se a pena provisria, caso o juiz no conceda esta e seja hiptese de concesso deste direito caber o Agravo em Execuo.

OBS.: OBS.:

O direito priso especial subsiste apenas at o trnsito em julgado da sentena penal. Nem sempre a competncia de aplicar a execuo penal ao preso ser do juzo das execues penais. No apenas a vara de execues penais que cabe aplicar a pena. Se existir no caso concreto um ru com competncia por prerrogativa da funo a execuo da pena ser realizada pelo rgo ao qual o sujeito tem foro por prerrogativa da funo. Neste caso especfico a petio de interposio ser endereada ao presidente do tribunal ao qual o ru vinculado, e as razes para o Egrgio Tribunal, representando uma exceo. 2. ESTRUTURA DO AGRAVO EM EXECUO. 2.1. Petio de interposio.
Endereamento: EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA DE EXECUES CRIMINAIS DA COMARCA DE _______________________ (Regra Geral) EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ____ VARA DE EXECUES CRIMINAIS DA SECO JUDICIRIA DE _______________________(Crimes da Competncia da Justia Federal) Processo nmero:

www.cers.com.br

OAB X EXAME DE ORDEM 2 FASE Direito Penal Geovane Moraes e Ana Cristina Mendona

(Nome do Recorrente), j qualificado nos autos do processo que lhe move o Ministrio Pblico, fls.__, por seu advogado formalmente constitudo que esta subscreve, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, inconformado com a respeitvel sentena ____, conforme fls.__, interpor tempestivamente o presente AGRAVO EM EXECUO com fundamento no artigo 197 da Lei de Execues Penais. Requer a realizao do juzo de retratao e, em sendo mantida a deciso atacada, seja o presente recurso encaminhado a superior instncia para o devido processamento e julgamento. Termos em que, Pede deferimento. Comarca, data Advogado, OAB

2.2. Razes ou Contrarrazes.


Endereamento: RAZES (OU CONTRARRAZES) DO AGRAVO EM EXECUO. RECORRENTE: RECORRIDO: PROCESSO NMERO: EGRGIO TRIBUNAL COLENDA CMARA NCLITOS DESEMBARGADORES 1. Dos Fatos. Seja mais sucinto no resumo dos fatos e mais enftico no resumo do processo. Cita-se o mnimo necessrio para os fatos e o mximo para o processo. Deve-se expor como se chegou a sentena. No final dos fatos, para, sem pular linhas, fazer um pargrafo com o seguinte teor: A respeitvel deciso proferida merece ser reformada pelos motivos de fato e direito a seguir aduzidos. 2. Do Direito. Fale inicialmente qual foi o equvoco cometido pelo juiz das execues penais para depois mencionar o direito aplicado ao caso concreto que ser o fundamento do agravo em execuo. 3. Do Pedido. Deve-se fazer o pedido pleiteando o provimento do recurso para aplicar o direito referente a execuo da pena ao caso concreto. Termos em que, Pede deferimento. Comarca, data Advogado, OAB

3. CASOS PRTICOS Caso Prtico Resolvido. Caio foi definitivamente condenado pelo crime de furto, art. 155, caput, do Cdigo Penal e estava cumprindo pena privativa de liberdade em regime aberto. No decorrer do cumprimento de sua pena foi acusado, em um novo processo, ainda no sentenciado, do cometimento de um crime de extorso mediante sequestro, art. 159, caput, do Cdigo Penal. Chegou ao conhecimento do juiz da 6 Vara das Execues Penais da Comarca H,
www.cers.com.br

OAB X EXAME DE ORDEM 2 FASE Direito Penal Geovane Moraes e Ana Cristina Mendona

vara esta onde Caio cumpre pena, a existncia deste novo processo contra Caio, tendo o juiz, de ofcio, revogado o regime aberto e determinado a regresso de Caio para o regime fechado de cumprimento da pena. Caio foi intimado da deciso e, no mesmo dia, deu cincia a seu advogado. Na qualidade de advogado contratado por Caio, redija a pea processual mais adequada sua defesa.
EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 6 VARA DE EXECUES CRIMINAIS DA COMARCA H. Processo nmero: Caio, j qualificado nos autos do processo que lhe move o Ministrio Pblico, fls.__, por seu advogado formalmente constitudo que esta subscreve, vm, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, inconformado com a respeitvel sentena que indeferiu o pedido de livramento condicional ao recorrente, conforme fls.__, interpor tempestivamente o presente AGRAVO EM EXECUO com fundamento no artigo 197 da Lei de Execues Penais. Requer a realizao do juzo de retratao e, em sendo mantida a deciso atacada, seja o presente recurso encaminhado a superior instncia para o devido processamento e julgamento. Termos em que, Pede deferimento. Comarca H, data. Advogado, OAB RAZES DO AGRAVO EM EXECUO. RECORRENTE: RECORRIDO: PROCESSO NMERO: EGRGIO TRIBUNAL COLENDA CMARA NCLITOS DESEMBARGADORES 1. Dos Fatos. O recorrente teve revogado, de ofcio, pelo juiz da 6 Vara das Execues Penais da Comarca H, o regime de cumprimento de pena aberto, que cumpria pelo cometimento do crime de furto, art. 155, caput, do Cdigo Penal, regredindo para o regime fechado de cumprimento de pena, em virtude de ter sido acusado, em novo processo, ainda no sentenciado, pelo suposto cometimento do crime de extorso mediante sequestro, art. 159, caput, do Cdigo Penal. A respeitvel deciso proferida merece ser reformada pelos motivos de fato e direito a seguir aduzidos. 2. Do Direito. Pela simples exposio dos fatos acima narrados percebe-se o grande equvoco do juiz da vara de execues penais, tendo em vista que determinou a regresso de regime de cumprimento de pena do recorrente, de ofcio, pelo simples fato de existir um novo processo ainda no sentenciado contra este, atribuindo-lhe a prtica do crime de extorso mediante sequestro, art. 159, caput, do Cdigo Penal. Percebe-se que o juiz da vara de execues penais no procedeu de forma correta, tendo em vista que no oportunizou que o recorrente fosse ouvido previamente, como bem determina o art. 118, pargrafo 1, da Lei de Execues Penais, havendo um visvel desrespeito a este dispositivo legal e ao contraditrio e ampla defesa, previstos no art. 5, LV, da Constituio Federal. Desta forma, deveria o recorrente ter tido a oportunidade de ser ouvido previamente para apresentar a sua devesa para a manuteno do regime aberto de cumprimento de pena, at porque, at o presente momento no existe nenhuma sentena em seu desfavor.

www.cers.com.br

OAB X EXAME DE ORDEM 2 FASE Direito Penal Geovane Moraes e Ana Cristina Mendona

3. Do Pedido. Diante do exposto pleiteia-se o provimento do recurso para que seja decretada a reforma da deciso para que seja concedido o direito de o recor rente ser previamente ouvido antes de ser decretada eventual regresso de seu regime, nos temos do art. 118, pargrafo 1, da Lei de Execues Penais e art. 5, LV, da Constituio Federal. Termos em que, Pede deferimento. Comarca H, data Advogado, OAB

Caso Prtico Proposto. Mvio foi definitivamente condenado pelo crime de latrocnio, art. 157, pargrafo 3 do Cdigo Penal, a uma pena de 20 anos de recluso em regime inicialmente fechado. Ocorreu que o ru cumpriu mais de 2/5 da pena e requereu ao juiz das execues penais a progresso do seu regime para o semiaberto, nos termos do art. 1, pargrafo 2 da Lei 8.072/1990, entretanto, o juiz indeferiu o seu pedido sob o fundamento de que o seu crime hediondo e foi de grande repercusso no municpio onde vive. Em face da situao hipottica acima apresentada, na qualidade de advogado de Mvio, apresente a pea processual que atenda aos interesses do seu cliente? Pea Agravo em execuo nos termos do art. 197 da LEP. Endereamento Petio de Interposio = Juiz de Direito da Vara das Execues Penais. Razes = Tribunal de Justia do Estado. Tese Demonstrar que o recorrente tem direito a concesso de progresso de regime, mesmo tratando-se de crime hediondo, tendo em vista o disposto no art. 2, pargrafo 2 da Lei 8.072/1990. Pedido Provimento do recurso e reforma da deciso para que seja concedida a progresso de regime do recorrente para o regime semiaberto.

www.cers.com.br

You might also like