You are on page 1of 4

D

Sociedade Espiritualista Mata Virgem Curso de Umbanda


GUAS
Sua utilidade variada. Serve para os banhos de amacis, para cozinhar, para lavar as guias, para descarregar os maus fludos, para o batismo. Dependendo de sua procedncia (mares, rios, chuvas e poos), ter um emprego diferente nas obriga!es. " gua poder concentrar uma vibra#o positiva ou negativa, dependendo do seu emprego. " $gua um fator preponderante na %mbanda. &la mata, cura, pune, redime, enfim ela acha'se presente em todas as a!es e rea!es no orbe terr (ueo, basta e)emplificar com as l grimas, (ue s#o gua demonstrando o sentimento, (uer se*a positivo ou negativo. Sabemos (ue trs (uartas partes do globo, do planeta (ue habitamos, s#o cobertas por gua+ ,-,./ do corpo humano composto de gua ou carboidratos+ mais ou menos 01/ de tudo (ue e)iste na 2erra leva gua, tornando'se desta forma o fator predominante da vida no 3laneta. 3or esta raz#o, ela utilizada na 4uartinha, no copo de firmeza de "n*o de 5uarda. $s vezes, um guia indica6 Coloque um copo com gua do mar ou gua com sal atrs da porta. 4ual o por(u disto7 3or (ue a gua tem o poder de absorver, acumular ou descarregar (ual(uer vibra#o, se*a benfica ou malfica. 8unca se deve encher de gua, o copo at a boca, por(ue ela crepitar . "o rezar'se uma pessoa com um copo de gua, todo o malefcio, toda a vibra#o negativa dela passar para a gua do copo, tornando'a embaciada+ caso n#o ha*a mal algum, a gua ficar fluidificada. 8unca se deve acender vela para o "n*o da 5uarda, para cruzar o terreiro, para *ogar b9zios, enfim, sem ter um copo de gua do lado. " gua (ue se apanha na cachoeira, gua batida nas pedras, nas (uais vibra, crepita e livra'se de todas as impurezas, assim como a gua do mar, batida contra as rochas e as areias da praia, tambm acontece o mesmo, por isso nunca se apanha gua do mar (uando o mesmo est sem ondas. " gua da chuva, (uando cai benfica, pura, porm, depois de cair no ch#o, torna'se pesada, pois atrai : si as vibra!es negativas do local. 3or esse motivo nunca se deve pisar em bueiros das ruas, por(ue as guas da chuva, passando pelos trabalhos nas encruzilhadas, carregam para os bueiros toda a carga e a vibra#o dos trabalhos+ convm notar (ue os bueiros mais pr;)imos da encruzilhada s#o os mais pesados, porm n#o isenta de carga, embora menos intensa, os demais bueiros da rua. " import<ncia da gua pode ser traduzida numa 9nica palavra6 =>?D"@= Sem gua (AB"C") a vida impossvel. " $gua est presente em praticamente todos os trabalhos de %mbanda, e sua fun#o importantssima. 3or seu poder de propiciar vida ela atrai a vida : sua volta, se*a material ou &spiritual. "s guas utilizadas para descarrego, tm funcionamento parecido com a fumaa, sendo (ue a fumaa carrega as energias consigo similar ao vento, e a gua absorve estas energias.

"s guas em copos nas obriga!es significam energia vital, e nos copos *unto :s velas de "n*o da 5uarda ou atr s das portas de entrada, tm a finalidade de atrair para si as energias (ue por ali passam, atradas pela Euz ou passando pela porta. Bs copos de gua utilizados para estes fins ("n*o de 5uarda ou atr s das portas) devem ser descarregadas pelo menos de 0 em 0 dias, pois sen#o ficar#o saturadas e perder#o seu poder de absor#o. &sta descarga deve ser feita em gua corrente (na pia com a bica aberta, por e)emplo), pois simboliza movimento, necess rio para transportar as energias absorvidas por ela. Aonhecemos e fazemos uso em rituais de gua de procedncia de dez campos sagrados. Rocha Mar Mina Mar oce Chu!a Cachoeira Rio "o#o $agos e $agoas %r!alho $gua detida em salincias nas rochas. Eigada a FangG ' entre suas fun!es, traz fora fsica, disposi#o, boa'vontade, sabedoria. Eigada a ?eman* ' im# de energias negativas, anti'sptico e cicatrizante, fertilidade, calma. Eigada a B)um e 8an# ' fora, vitalidade ' a mais indicada para se utilizar nas (uartinhas e em assentamentos de an*o'de'guarda. &ncontro de rio e mar. Eigada a &H ' trato do corpo sentimental, humor, bom senso e independncia. Eigada a 8ana e B)um ' e)celente fun#o de limpeza e descarrego. Eigada a B)um e FangG ' sentimentos, afeto, fora de pensamente, alegria, *ovialidade. Eigada a B)um (na correnteza) e a Bb (nas margens) ' determina#o, bons pensamentos. Eigada a 8an# ' resistncia, sabedoria. Eigada a B)umar ' inventividade, imagina#o. Iecolhido das folhas, ao alvorecer do dia. ' Eigado a B)al ' calma, pacincia, fecundidade. 2odas podem ser utilizadas em banhos, assim alm de portadoras de seus pr;prios a)s, serve de veculo para o a) dos demais componentes do banho. Em especial, a mayonga feita usando-se sete destas guas, dependendo do Orix da Ia, e no assentamento de Oxal da casa, enche-se o pote (quartilho, porro ! com todas as de" guas citadas &stas guas devem preferencialmente ser recolhidas e armazenadas, utilizando'se potes de loua branca virgem, e s; utilizadas para esse fim, por filhos de B)al ou ?ab s. "lgumas guas n#o podem e n#o devem ser armazenadas por muito tempo, J gua parada apodrece=.

AS GUAS E OS ORIXS FEMININOS (CANDOMBL) # gua muito utili"ada nas casas de $andom%l Em muitos ritos ela aparece tendo um significado muito importante, desde o rito do pad&, at o ritual das guas de Oxal $olocar gua so%re a terra significa no s' fecund-la, mas tam%m restituir-lhe seu sangue %ranco com o qual ela alimenta e propicia tudo que nasce e cresce em decorr&ncia, os pedidos e rituais a serem desen(ol(idos )eitar gua iniciar e propiciar um ciclo #s guas de Oxal pelas quais come*a o ano lit+rgico yoru% tem precisamente este significado , comum ao se chegar a uma entrada de uma casa de $andom%l (ir uma filha da casa com uma quartinha com gua e despe-ar esta gua nos lados direito e esquerdo da entrada da casa Este ato para acalmar Exu e tam%m para despachar qualquer mal que por (entura possa estar acompanhando esta pessoa .este caso, a gua entra como um escudo contra o mal Entre os orixs femininos, destacamos aqui .ana que est associada / terra, / lama e tam%m /s guas .ana no antigo )aom, considerada como o ancestral feminino dos po(os fons Outro orix feminino associado / gua a orix Oxum Oxum tem toda a sua hist'ria ligada /s guas pois, na .igria, Oxum a di(indade do rio que rece%e o mesmo nome do orix Oi ou Ians, di(indade dos (entos e tempestades, tam%m est ligada /s guas, pois na .igria Oi dona do rio .iger, tam%m chamado pelos yoru%s de Od0 Oy ou 12io de Oi1 .o diferente dos demais orixs femininos, Ieman- tam%m est muito ligada /s guas , o orix que em terra yoru% patrona de dois rios3 o rio 4emon-a e o rio Ogun 5 no confundir com o orix Ogum, )eus do ferro )a6 4eman-a estar associada / expresso Od0 Iy, ou se-a, 17e dos 2ios1 2esumindo, a gua um elemento natural aos orixs femininos .o s' dentro do culto de $andom%l, mas como em toda a (ida, ela de suma import8ncia pois, como dito, a gua o princ6pio da (ida

Voc& Aprendeu' 4ual a utiliza#o da gua na %mbanda. "s diversas M guas= classificadas por seu significado lit9rgico. " liga#o dessas guas com os ori) s. "s propriedades de cada uma destas $guas.

You might also like