You are on page 1of 17

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN UTFPR TECNOLOGIA EM MANUTENO INDUSTRIAL

DAYANE RIBEIRO DA SILVA

ENSAIOS DESTRUTIVOS E NO DESTRUTIVOS.

PATO BRANCO, PR 2013


1

DAYANE RIBEIRO DA SILVA

ENSAIOS DESTRUTIVOS E NO DESTRUTIVOS

Trabalho

apresentado

Universidade

Tecnolgica Federal do Paran, Campus Pato Branco, Professor Andr Hekermann Buss, como requisito parcial para obteno de mdio final na disciplina de Gerncia da Manuteno, quarto perodo do curso de Tecnologia em Manuteno Industrial.

PATO BRANCO, PR 2013

INDICE

1 INTRODUO

2 ENSAIOS NO DESTRUTIVOS (END)

Ensaios no destrutivos so realizados sobre peas semi acabadas ou acabadas, no prejudicam nem a estrutura nem a utilizao das mesmas. Os ensaios no destrutivos permitem a inspeo de uma pea antes de sua utilizao inicial ou tambm inspees contnuas ao longo da vida til de uma determinada pea, apontando o momento exato de sua substituio antes mesmo de sua ruptura em servio. A substituio das tcnicas destrutivas como forma de avaliao de produtos e equipamentos, por tcnicas no destrutivas um fato incontestvel nos dias de hoje, atendendo aos custos cada vez mais elevados de matrias-primas. Os ENDs consistem na aplicao de tcnicas de ensaios que visam analisar a sanidade de vrios tipos de equipamentos soldados, fundidos, forjados, laminados, entre outros. Deste modo possvel detectar falta de defeitos atravs de princpios fsicos definidos, sendo que ensaios no intrusivos no provocam qualquer alterao nos mesmos. Estes ensaios so umas das principais ferramentas para o controlo de qualidade de produtos. De uma forma sucinta pode-se dizer que a correta aplicao dos END na produo, assegura a confiabilidade de um produto. Os END tambm permitem um melhor controlo de fabricao, diminuindo os custos de produo e mantendo o nvel de qualidade uniforme, e em ltima anlise garantir a satisfao do cliente final.

3 CLASSIFICAO

A classificao dos ensaios no destrutivos pode ser efetuada atravs de vrios critrios, tais como: Em funo dos seus princpios fsicos, pelas suas aplicaes, ou em funo das condies do material.

3.1 CLASSIFICAO POR PRINCPIOS FSICOS:


Devido s inmeras tecnologias de END existentes, estes podem ser classificados em funo dos princpios fsicos associados, por exemplo: Eletromagnetismo; Ondas eletromagnticas; Ondas mecnicas; Capilaridade; Difuso.

3.2 CLASSIFICAO DOS ENDs EM FUNO DE SUAS APLICAES:


Deteco e avaliao de descontinuidades, isto , deteco defeitos tanto a nvel interno como externo e em vrios tipos de materiais; Metrologia (realiza-se a verificao das dimenses, como medio de espessuras ou at mesmo quantificao da corroso); Caracterizao de materiais

3.3 CLASSIFICAO EM FUNO DA CAPACIDADE DE DETECO.


Os END podem ser classificados em funo da capacidade de deteco, isto , qual o ensaio a realizar para determinar volumes ou defeitos superficiais, subsuperficiais e at mesmo internos. Anlises volumtricas possibilitam estimar o volume da pea (medio de espessuras). Podem ser utilizados ensaios, radiogrficos, ultra sons (US). Anlises superficiais permitem avaliar a superfcie. Utilizam-se ensaios por lquidos penetrantes (LP), inspeo visual (IV) e partculas magnticas (PM). Anlises sub-superficiais possibilitam avaliar a sanidade abaixo da superfcie da pea em estudo. Utilizam-se ensaios de partculas magnticas (PM) e correntes induzidas (CI). Anlises internas permitem avaliar defeitos ou descontinuidades internas nas peas em estudo. Utilizam-se ensaios radiogrficos e ultra sons (US)

4 LQUIDOS PENETRANTES

O ensaio por lquidos penetrantes um processo no destrutivo de deteco de descontinuidades que surgem superfcie nos materiais slidos (metlicos, cermicos e polmeros) com uma superfcie no muito grosseira. Trata-se, portanto, de um ensaio superficial de inspeo indireta j que utiliza um penetrante que se introduz nos defeitos superficiais, no qual aps a aplicao de um revelador, que mostra de uma forma clara, esses defeitos. O mtodo LP desenvolvido em larga escala na indstria aps a segunda guerra mundial, devido a necessidade de encontrar um controlo vlido e alternativo ao ensaio por partculas magnticas, no qual este ensaio requer materiais ferromagnticos. Com o desenvolvimento da indstria aeroespacial o ensaio apresentou um desenvolvimento expressivo, devido necessidade de se examinar materiais que no so ferromagnticos.

4.1 PRINCPIOS BSICOS


O mtodo de ensaio por LP consiste na aplicao de um lquido (penetrante) com caractersticas especiais (molhantes) sobre a superfcie da pea que deve estar devidamente limpa e seca, para que deste modo o lquido, aps algum tempo penetre nas descontinuidades presentes na pea. De seguida o excesso de lquido removido para que se possa aplicar sobre a superfcie um produto chamado revelador. Por sua vez este revelador ir absorver o lquido que ficou retido nas descontinuidades. A imagem da descontinuidade fica ento desenhada sobre a superfcie, que ser avaliada de acordo com a norma utilizada na fabricao da pea ou material. Pelas suas caractersticas bsicas e simplicidade o ensaio por lquidos penetrantes um dos mais utilizados pela indstria quando comparado com outros ensaios no destrutivos. Trata-se de um ensaio economicamente satisfatrio na revelao de defeitos superficiais. Estes podem ser aplicados durante o processo de fabricao ou como manuteno, que por sua vez podem ser aplicados numa grande variedade de produtos, 8

metlicos e no metlicos, forjados, fundidos, cermicos de alta densidade, sendo que estes no devem ser porosos. O ensaio por lquidos penetrantes pode ser utilizado para avaliar vrios tipos de componentes, sejam eles complexos, pequenos ou muito grandes. Algumas aplicaes comprovadas para ensaios de lquidos penetrantes, so: Na inspeo de ferramentas e matrizes. Na inspeo de tanques de alimentos, papel, reatores, tubulaes, petroqumica e indstrias de processamento. Na inspeo de peas de autocarros, especialmente eixos, rodas, engrenagens, blocos de cilindros, cilindros, transmisses e quadros.

4.2 LIMITAES DO MTODO


O mtodo LP apresenta algumas limitaes, como: Impossibilidade de avaliar descontinuidades no interior do material em estudo. O ensaio no apresenta resultados viveis se a superfcie do material for rugosa. As descontinuidades detectadas por este ensaio normalmente no so possveis de dimensionar.

5 ULTRA SOM

No incio dos anos cinquenta s era possvel determinar defeitos internos atravs de ensaios radiogrficos (raio-X ou gama). Em 1942, Firestone utilizara o princpio da ecossonda ou ecobatmetro para exames de materiais. Da at que o ensaio passa-se para a escala industrial foi um pequeno passo, pois j em l945 o ensaio US passou a ser utilizado pela indstria. Atualmente cada vez mais surgem inovadoras tecnologias que utilizam as ondas sonoras como meio interao com os materiais. O ensaio por ultra sons caracteriza-se num mtodo no destrutivo e amplamente utilizado pela indstria para controlo de qualidade e estudos de integridade de equipamentos e materiais, tanto a nvel interno como superficial. Atravs deste princpio possvel medir espessuras de vrios tipos de peas, como por exemplo, tubos metlicos. Este mtodo especialmente importante no estudo de degradao porque permite avaliar a evoluo de processos de corroso ou de desgaste. O mtodo de ensaio consiste na introduo de um feixe sonoro de alta frequncia originada por um aparelho eletrnico, na pea em estudo, com o objetivo de detectar descontinuidades e ao mesmo tempo determinar o seu tamanho, forma e localizao. O feixe sonoro sofre reflexes em interfaces da pea visto que defeitos como fissuras, poros, incluses diversas, falta de fuso e at mesmo, diferentes tipos de matrias, atuam como interface ao feixe sonoro logo possvel fazer uma deteco destes defeitos e detectar diferentes espessuras. Este mtodo tambm pode ser usado para determinar diferenas na estrutura do material e de propriedades fsicas.

5.1 PRINCPIO FSICO


O princpio bsico dos ultra-sons baseia-se no fato de materiais slidos serem bons condutores de ondas sonoras. A propagao sonora na matria obedece a princpios fsicos simples, embora vrios tipos de propagao sonora sejam possveis em matrias slidas (em funo do

10

tipo de vibrao provocada), a velocidade de propagao sonora para cada tipo de onda constante (ou praticamente constante) para cada material. A introduo de frequncias variveis permite-nos selecionar o comprimento de onda ajustados sensibilidade de deteco desejada. Um menor comprimento de onda acompanha um aumento da sensibilidade na deteco de pequenas descontinuidades.

11

6.1 ONDAS SONORAS

Os sons que so criados atravs da energia mecnica podem propagar-se atravs de slidos, lquidos ou gases. A facilidade com que o som se propaga nestes meios depende de algumas caractersticas do material como o seu mdulo de elasticidade, a sua densidade, bem como da frequncia da onda sonora. O ouvido humano consegue detectar ondas sonoras nas frequncias entre aproximadamente 20 Hz e 20.000 Hz. Ondas sonoras com frequncias abaixo de 20 Hz so designadas como infra sons e acima de 20.000 Hz por ultra sons. As ondas sonoras seguem muitas das regras fsicas podendo ser refratadas, refletidas e difratadas. Nos slidos, a sua estrutura suporta vrios tipos de vibraes, logo possvel o aparecimento de diferentes tipos de onda (modos de propagao). O som pode propagar-se atravs de um material por trs tipos fundamentais de ondas: as ondas longitudinais, transversais e ondas Rayleigh (superficiais)

6.1 VANTAGENS E LIMITAES DO ENSAIO


Cada mtodo de ensaio no destrutivo tem sempre as suas vantagens e limitaes. O ensaio por ultra-sons convencional apresenta algumas vantagens e limitaes, tais como:

6.1.1 Vantagens

A inspeo pode ser realizada a partir de uma superfcie e detectar descontinuidades no interior do material, bem como dimension-las corretamente. O ensaio permite no s detectar descontinuidades internas como permite detectar descontinuidades superficiais.

12

Permite medir espessuras em vrios materiais, e tambm mostra se a presena de corroso ou desgastes dos materiais. Descontinuidades de pequena dimenso podem ser detectadas. um ensaio que apresenta vrias tcnicas de inspeo, permitindo assim avaliar vrias dimenses e vrios tipos de materiais (vrias estruturas). Possibilidade de realizar o ensaio sem que a produo seja parada, isto , realizar o teste de descontinuidades de fabricao em linhas de montagem. O ensaio pode ser realizado em materiais com elevadas temperaturas, utilizando o equipamento indicado para este efeito. O equipamento bastante leve, porttil e de fcil utilizao.

6.1.2 Limitaes

Descontinuidades que esto orientadas paralelamente ao feixe sonoro, normalmente no sero detectadas. Materiais fundidos podem apresentar gros muito grosseiros, isto , a estrutura dos materiais pode inviabilizar o ensaio. Seces finas podem apresentar problemas para a execuo do ensaio ou exigir a implementao de tcnicas especiais. Superfcies irregulares podem reduzir a eficcia do ensaio. Em geral, este mtodo requer um elevado grau de experincia e de formao, tanto na execuo do ensaio como na anlise das descontinuidades. Os sinais apresentados durante o ensaio podem ser mal interpretados, o que pode levar ao registro de uma descontinuidade que no existe ou no registrar todas as descontinuidades presentes no material a ensaiar. No possvel ter um registro grfico ou em imagem das descontinuidades detectadas, no permitindo relatrios to detalhados.

13

7 RADIOLOGIA INDUSTRIAL

A descoberta dos raios X ocorreu em 1895 por Wilhem Roentgen, quando no decorrer de um estudo sobre radiao se apercebeu que a radiao "invisvel" podia atravessar alguns materiais que a luz visvel no podia atravessar. Esta descoberta revelou-se uma nova e inovadora tcnica para a medicina, pois este tipo de radiao era capaz de atravessar o corpo humano e diferenciar o seu esqueleto que possua uma densidade muito distinta dos restantes tecidos orgnicos. Os ensaios radiogrficos industriais s surgiram no sculo XIX altura em que foram utilizados para detectar descontinuidades, como fissuras e porosidades internas nos materiais. O ensaio de radiografia industrial um mtodo no destrutivo, onde a espessura mxima das peas a ensaiar depende do tipo de material e os ensaios podero ser realizados em cmara de exposio ou em campo. A radiografia foi o primeiro mtodo de ensaio no destrutivo utilizado pela indstria para descobrir e quantificar defeitos internos em materiais. Este veio tornar-se num ensaio no destrutivo muito valioso, mas tem associado um risco substancial que consiste na exposio acidental do radiologista radiao (raios-X, raios-gama ) que deve ser controlada. Devido s diferenas da densidade e geometrias do material bem como o tipo de descontinuidades apresentadas pelo mesmo, o feixe de radiao (radiao penetrante) sofrer uma maior ou menor absoro pela pea em estudo, logo essa absoro diferenciada poder ser detectada atravs de um filme ou outro sistema de deteco, em tempo real, computadorizado. Esta variao que registrada ir indicar a existncia de uma falha ou defeito interno na pea em estudo. Este mtodo tem um enorme campo de aplicaes podendo ser usado, em soldaduras de chapas de navios, oleodutos, peas fundidas na indstria automobilstica, materiais plsticos entre outros O mtodo est baseado na diferente absoro da radiao Quando o tipo de defeito constitudo por um material que absorve mais radiao, que o material base da pea a imagem radiogrfica correspondente apresentar uma tonalidade mais clara que o material em estudo.

14

7.1 VANTAGENS DO ENSAIO


A possvel anlise de espessuras verificando ao mesmo tempo a existncia de algum corpo estranho no interior da pea em estudo, bem como uma possvel anlise da sua soldadura se est existir. Permite a deteco de defeitos de fabricao em linhas de montagem, verificao de erros de projeto. Anlise das espessuras sem que ocorra a remoo de pinturas, isolamentos ou revestimentos, sendo esta uma das grandes vantagens pois por vezes a sua remoo pode ficar bastante afetada. Tempos de exposio menores em relao ao ensaio radiogrfico convencional bem como raios de isolamentos menores.

15

6 CONCLUSO

16

7 BIBLIOGRAFIA

17

You might also like