You are on page 1of 4

1- (Unifor - CE) A gua atua com maior intensidade (maior rapidez de reao) sobre o ferro quando ela: a) est

quente e o ferro, em barras, est temperatura ambiente. b) vapor e o ferro, em limalha, est aquecido. c) est fria e o ferro, em barras, est frio. d) slida e o ferro, em limalha, est aquecido. e) vapor e o ferro, em limalha, est temperatura ambiente. 3-(Unifor - CE) Um prego de ferro foi colocado em uma soluo aquosa cida e aconteceu a reao representada pela equao: + 2+ Fe(s) + 2H (aq) Fe (aq) + H2(g) Para tornar essa reao mais rpida, pode-se repetir o experimento fazendo o seguinte: I. aquecer a soluo de cido II. usar soluo de cido mais diluda III. triturar o prego A rapidez SOMENTE aumentada quando se realiza: a) I b) II c) III d) I e II e) I e III 5- (Unioeste - PR - Adaptada) Em vrios processos industriais de grande importncia o controle da velocidade das reaes qumicas envolvidas. Em relao cintica das reaes qumicas, podemos afirmar que: (01) o aumento da concentrao dos reagentes diminui a velocidade das reaes. (02) a velocidade de uma reao independe da superfcie de contato. (04) em geral, o aumento da temperatura leva a um aumento da velocidade das reaes qumicas. (08) um catalisador tem como funo diminuir a energia de ativao e, conseqentemente, aumentar a velocidade da reao. (16) as enzimas so protenas que atuam como catalisadores biolgicos. (32) para que uma reao se processe rapidamente, necessrio que as molculas de reagentes no colidam entre si. (64) a concentrao de apenas um reagente no influencia a velocidade de uma reao qumica. 8- (ITA-SP)Uma certa reao qumica representada pela equao: 2 A(g) + 2 B(g) ordem da reao: a) v = k [A] [B] e 4. c) v = k [A] [B] e 2. e) v = k [A] e 2.
2 2 2 2 2

2- (OSEC) Em uma reao, o complexo ativado: a) possui mais energia que os reagentes ou os produtos. b) age como catalisador. c) sempre forma produtos. d) composto estvel. e) possui menos energia que os reagentes ou os produtos 4- (U. F. Juiz de Fora-MG) Muitas das reaes qumicas que ocorrem no nosso organismo, nas indstrias qumicas e na atmosfera so afetadas por certos catalisadores. Por exemplo, no homem, as enzimas so os catalisadores das reaes bioqumicas. A funo destes nas reaes qumicas : a) diminuir a energia de ativao da reao. b) tornar espontnea uma reao no espontnea. c) deslocar o equilbrio da reao. d) diminuir a entalpia total de uma reao. 6- (U. Caxias do Sul-RS) Considere a equao genrica representada por: 2A + B 1/2 C + D + 2E.

correto afirmar que a velocidade de formao de: a) E igual velocidade de desaparecimento de B. b) D igual velocidade de desaparecimento de A. c) C igual velocidade de desaparecimento de B. d) C igual velocidade de desaparecimento de A. e) D igual velocidade de desaparecimento de B. 7- (UFV-MG) A formao do dixido de carbono (CO2) pode ser representada pela equao: C(s) + O2(g) CO2(g)

Se a velocidade de formao do CO2 for de 4 mol/minuto, o consumo de oxignio, em mol/minuto, ser: a) 8 b) 16 c) 2 d) 12 e) 4

9- (UFRGS-RS) Indique, entre as alternativas abaixo, a forma mais rapidamente oxidvel para um material

C(g)

de ferro, supondo-as todas submetidas s mesmas condies de severidade.

a expresso correta da velocidade e o valor correto da


2 2

b) v = k [A] [B] e 3. d) v = k [A] e 4.


2

a) Limalha. d) Basto.

b) Chapa plana. e) Lingote.

c) Esferas.

10- (Covest-90) O que voc faria para aumentar a velocidade de dissoluo de um comprimido efervescente em gua? I) Usaria gua gelada. Assinale das alternativas abaixo a que responde II) Usaria gua a temperatura ambiente. corretamente questo. III) Dissolveria o comprimido inteiro. IV) Dissolveria o comprimido em 4 partes. a) I e IV. b) I e III. c) III. d) II e III. e) II e IV.

11- (Covest-98) Em qual das condies abaixo o processo de deteriorao de 1kg de carne de boi ser mais lento? a) pea inteira colocada em nitrognio lquido. b) fatiada e colocada em gelo comum. c) fatiada e colocada em gelo seco (CO2 slido). d) pea inteira em gelo comum. e) fatiada, cada fatia envolvida individualmente em plstico e colocada em uma freezer de uso domstico. 13- (Pucmg 2008) Considere o grfico a seguir, referente aos diagramas energticos de uma reao qumica com e sem catalisador

12- (Unifap-AP) As reaes qumicas, em geral, podem ser aceleradas. Um fator que acelera uma reao qumica :

a) o aumento da superfcie de contato. b) a diminuio da superfcie de contato. c) a diminuio da concentrao dos reagentes. d) a ausncia do contato entre os reagentes. e) a ausncia de substncias reagentes. 14- Seja a reao: X + Y Z. A variao na concentrao de X em funo do tempo :
[X] mol/L)

1,0

0,7

0,4

0,3

tempo(s)

120

300

540

A velocidade mdia da reao no intervalo de 2 a 5 minutos : a) 0,3 mol/L.min. . Assinale a afirmativa CORRETA. a) A reao endotrmica. b) A energia de ativao em presena do catalisador 150 kJ. c) A curva II representa o diagrama energtico da reao catalisada. d) A reao acontece em duas etapas. 15- (Ufsm 2007) Um comprimido efervescente de vitamina C intacto, pesando 5 g, quando colocado em um copo contendo gua a 25 C, ser dissolvido em dois minutos. Considerando essa informao, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das proposies. ( ) Se o comprimido efervescente estiver em pequenos pedaos, o tempo de dissoluo tambm ser de dois minutos, pois a massa continua sendo 5 g. ( ) O tempo de dissoluo do comprimido efervescente intacto mantm-se quando o comprimido for dissolvido em gua a 40 C, pois a rea de contato a mesma. ( ) Quanto maior a superfcie de contato do comprimido efervescente com a gua, maior o nmero de colises favorveis, portanto maior a velocidade de dissoluo. ( ) O aumento da temperatura diminui a energia de ativao, diminuindo, portanto, o tempo de dissoluo. A seqncia correta a) V - F - V - V. c) V - V - F - V. e) V - V - F - F. c) 0,5 mol/L.min. e) 1,5 mol/L.min. b) 0,1 mol/L.min. d) 1,0 mol/L.min.

16- (Ufsm) Para que ocorra uma reao qumica, necessrio que os reagentes entrem em contato, atravs de colises, o que se chama Teoria das Colises. Essa teoria baseia-se em que I - todas as colises entre os reagentes so efetivas (ou favorveis). II - a velocidade da reao diretamente proporcional ao nmero de colises efetivas (ou favorveis). III - existem colises que no so favorveis formao do produto. IV - maior ser a velocidade de reao, quanto maior for a energia de ativao. Esto corretas a) apenas I, II e III. b) apenas II e III. c) apenas I e IV. d) apenas I, II e IV. e) apenas III e IV.

b) F - V - F - V. d) F - F - V - F.

17- (Ufij) Considere o diagrama de energia da reao de decomposio do H2O2 representado

18- Para responder questo, relacione os fenmenos descritos na coluna I com os fatores que influenciam na velocidade dos mesmos, mencionados na coluna II. COLUNA I COLUNA II

. Assinale a alternativa INCORRETA: a) A reao de decomposio do H2O2 exotrmica. b) A curva "A" apresenta maior energia de ativao que a curva "B". c) A presena de um catalisador afeta o H da reao. d) A curva "B" representa a reao com a presena de um catalisador. e) A letra "Z" representa o H da reao de decomposio do H2O2.

1 - Queimadas se alastrando rapidamente quando est ventando. A - superfcie de 2 - Conservao dos alimentos no contato refrigerador. 3 - Efervescncia da gua B -catalisador oxigenada na higiene de ferimentos. C -concentrao 4 - Lascas de madeiras queimando mais rapidamente que uma tora de D -temperatura madeira. A alternativa que contm a associao correta entre as duas colunas a) 1 - C; 2 - D; 3 - B; 4 A c) 1 - A; 2 - B; 3 - C; 4 D e) 1 - C; 2 - D; 3 - A; 4 B 20- (UFPE) Considere a reao: 2N2O 4NO2 + O2.
Admita que a formao de gs oxignio tem uma velocidade mdia constante e igual a 0,05 mol/s. A massa de NO2 formada em 1 min : a) 96g b) 55,2g c) 12g d) 552g e) 5,52g

b) 1 - D; 2 - C; 3 - B; 4 - A d) 1 - B; 2 - C; 3 - D; 4 - A

19- (Mackenzie-SP) Observa-se que a velocidade de reao maior quando um comprimido efervescente, usado no combate azia, colocado: a) inteiro, em gua que est temperatura de 6C. b) pulverizado, em gua que est temperatura de 45C. c) inteiro, em gua que est temperatura de 45C. d) pulverizado, em gua que est temperatura de 6C. e) inteiro, em gua que est temperatura de 25C.

21- (FAFI-MG) No diagrama abaixo o valor da energia de ativao correspondente (em kcal) : a) 25. b) 85. c) 110. d) 65. e) 40.

22- (Mackenzie-SP) Analisando o grfico representativo do caminho da reao A + B C, pode-se dizer que o valor da energia de ativao e o tipo de reao so, respectivamente:

a) 8 kcal/mol e exotrmica. b) 20 kcal/mol e endotrmica. c) 20 kcal/mol e exotrmica. d) 28 kcal/mol e endotrmica. e) 30 kcal/mol e endotrmica.

23- No diagrama a seguir esto representados os caminho de uma reao na presena e na ausncia de um catalisador. Com base neste diagrama, correto afirmar que:

01) A curva II refere-se reao catalisada e a curva I refere-se reao no catalisada. 02) Se a reao se processar pelo caminho II, ela ser, mais rpida. 04) A adio de um catalisador reao diminui seu valor de H. 08) O complexo ativado da curva I apresenta a mesma energia do complexo ativado da curva II. 16) A adio do catalisador transforma a reao endotrmica em exotrmica. Soma = ( ) GABARITO 1- B 2- A 3- E 4- A 5- 28 6- E 7- E 8- A 9- A 10- E 11- E 12- A 13- C 14- B 15- D 16- B 17- C 18- A 19- B 20- D 21- E 22- C 23- 03 24- B

24- (UFC) As reaes qumicas metablicas so fortemente dependentes da temperatura do meio. Como conseqncia, os animais de sangue frio possuem metabolismo retardado, fazendo com que os mesmos se movimentem muito mais lentamente em climas frios. Isso os torna mais expostos aos predadores em regies temperadas do que em regies tropicais. Assinale a alternativa que justifica corretamente esse fenmeno. A) Um aumento na temperatura aumenta a energia de ativao das reaes metablicas, aumentando suas velocidades. B) Um aumento na temperatura aumenta a energia cintica mdia das molculas reagentes, aumentando as velocidades das reaes metablicas. C) Em temperaturas elevadas, as molculas se movem mais lentamente, aumentando a freqncia dos choques e a velocidade das reaes metablicas. D) Em baixas temperaturas, ocorre o aumento da energia de ativao das reaes metablicas, aumentando suas velocidades. E) A freqncia de choques entre as molculas reagentes independe da temperatura do meio, e a velocidade da reao independe da energia de ativao.

You might also like