You are on page 1of 39

COMO VASO NAS MOS DO OLEIRO DE CSAR SANTOS

Palavra Proftica do Ms
Somos como barro nas mos do Oleiro! Portanto, deixemos que o Esprito de Deus realize em ns a Sua obra. Ele pode moldar tanto o nosso carter como o nosso servio, segundo a Sua soberana vontade. Sendo assim, permita que Ele trabalhe em sua vida at que a beleza de Cristo resplandea atravs de voc. Sua submisso determinar ho apenas a obra que Ele realizar em voc, mas tambm a Sua operao atravs de voc. Ele disse a Jeremias: Eis que, como o barro na mo do oleiro, assim sois vs na minha mo (Jr 18.6). O profeta havia sido instrudo a descer casa do oleiro e, enquanto observava o trabalho que ele fazia, o vaso que estava sendo feito quebrou-se em sua mo. Entretanto, o oleiro tomou a fazer dele outro vaso conforme o que pareceu bem aos seus olhos (v.4). Profeticamente, Deus est nos dizendo que, se Ele quiser, pode mudar os Seus planos em relao s nossas vidas. Mas acalme-se! Sua vontade sempre boa, perfeita e agradvel (Rm 12.2). Embora Ele no mude em Si mesmo, pode mudar de idia ou reconsiderar sobre uma determinada situao. Isso positivo, quando pensamos que Deus considera as mudanas das pessoas. Lembre-se de Jonas e da profecia que Ele entregou aos ninivitas. Se nos arrependermos do mal cometido, Deus pode reconsiderar a sentena que havia sido declarada. Ele disse a Jeremias: Eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe (Jr 18.8). Contudo, se endurecermos o nosso corao, sofreremos as consequncias da nossa rebeldia. Seja sensvel aos apelos do Esprito Santo, d valor Sua Palavra e caminhe em retido diante Dele e dos homens. Fomos criados para a Sua glria e nada justifica a nossa existncia, seno a nossa obedincia a Ele.
Bispo Csar Santos bispocesar@ministeriocesarsantos.org

Nas Mos do Oleiro


TEXTO DO DIA: JEREMIAS 18 Eis que, como o barro na mo do oleiro, assim sois vs na minha mo (Jr 18.6). Somos como barro nas mos do Oleiro! Portanto, deixemos que Ele realize a Sua obra em ns. O Senhor conhece a nossa estrutura e sabe que precisamos ser moldados. Nascemos para um propsito proftico, por isso Deus pode moldar tanto o nosso carter como o nosso servio, segundo a Sua soberana vontade. Ento, renda-se a Ele! Nossa submisso ao Esprito Santo determinar no apenas a obra que Ele realizar em ns, mas tambm a Sua operao atravs de ns. Ele disse a Jeremias: Eis que, como o barro na mo do oleiro, assim sois vs na minha mo (Jr 18.6). O profeta havia sido instrudo a descer casa do oleiro e, enquanto observava o trabalho que ele fazia, o vaso que estava sendo feito quebrou-se em sua mo. Entretanto, o oleiro tornou a fazer dele outro vaso conforme o que pareceu bem aos seus olhos (v.4). H um significado proftico neste episdio. Deus, se quiser, pode mudar os Seus planos em relao s nossas vidas. Mas acalme-se! Sua vontade sempre boa, perfeita e agradvel (Rm 12.2). Embora Ele no mude em Si mesmo, pode mudar de idia ou reconsiderar sobre uma determinada situao. Isso positivo, quando pensamos que Deus considera as mudanas das pessoas. Se nos arrependermos do mal cometido, Ele pode revogar a sentena que havia sido declara da. Ele disse a Jeremias: Eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe (Jr 18.8). Contudo, se endurecermos o nosso corao, sofreremos as consequncias da nossa rebeldia. Seja sensvel aos apelos do Esprito Santo, d valor Sua Palavra e caminhe em retido diante Dele e dos homens. Fomos criados para a Sua glria e nada justifica a nossa existncia, seno a nossa obedincia a Ele.

Vasos de Honra para o Senhor


TEXTO DO DIA: 2TMTEO 2
se algum se purificar destas coisas, ser vaso para honra, santificado e idneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra (2Tm 2.21).

Mantenha-se limpo diante de Deus. Para Ele, a limpeza tem mais valor do que o talento. Por isso, no importa de que material o vaso feito. Seja de barro ou de ouro, para Deus ele precisa estar limpo para que possa ser usado. Portanto, busque a santificao (Lv 20.7). Ela obra do Esprito Santo, mas depende da nossa disposio de obedecer a Palavra de Deus. Na medida em que a absorvemos pela f, nossa alma limpa e transformada pelo poder de Deus. Lembre-se que Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da gua, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mcula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensvel (Ef 5.25 -27). Ele nos ensinou que o amor verdadeiro se caracteriza por uma renncia total. Por isso, devemos romper com o pecado, o diabo e o mundo e vivermos uma vida de consagrao e dedicao ao Senhor. De sorte que, se algum se purificar destas coisas, ser vaso para honra, santificado e idneo para uso do Senhor e preparado para toda a boa obra (2Tm 2.21). Paulo afirmou para Timteo que Ele conhece os que s o seus e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade (2Tm 2.19). H muitos que, semelhana de Himeneu e Fileto, se desviaram da verdade e perverteram a f de alguns, tornando-se vaso de desonra. Entretanto, sempre haver no meio do povo de Deus um remanescente que caminhar em unidade de esprito, disponvel para servir ao Senhor e ao Seu povo. Fundamentados na Palavra, eles descobriram o privilgio e a responsabilidade de realizarem um trabalho digno Dele perante os homens. Por isso declaram: Mas agora, Senhor, tu s nosso Pai; ns o barro e tu o nosso oleiro; e todos ns a obra das tuas mos (Is 64.8).

Deixe Deus Trabalhar


TEXTO DO DIA: ISAAS 45
Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dir o barro ao que o formou: Que fazes? (Is 45.9).

Deus bom e sabe que o faz! At das maiores lutas e dificuldades Ele pode extrair algo proveitoso para o nosso crescimento e amadurecimento. Pare de contender com Ele e de question-lo por conta das coisas que voc no consegue compreender. Isaas profetizou: Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dir o barro ao que o formou: Que fazes? (Is 45.9). O oleiro tem a liber dade de dar ao barro o formato que desejar. Da mesma forma, o Eterno tem o curso das nossas vidas em Suas mos. O Senhor o que tira a vida e a d; faz descer ao Seol e faz subir dali. O Senhor empobrece e enriquece; abate e tambm exalta. Levanta do p o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os prncipes, para os fazer herdar um trono de glria; porque do Senhor so as colunas da terra, sobre elas ps ele o mundo. Ele guardar os ps dos seus santos, porm os mpios ficaro mudos nas trevas, porque o homem no prevalecer pela fora (ISm 2.6 9). Sendo assim, desista de interrog-lo como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artfice: No me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe (Is 29.1 6). Ele tem o controle do universo e no h nada oculto aos Seus olhos. Ele sabe exatamente o que voc est vivendo e se-importa com os seus sofrimentos. Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos p (SI 103.13,14). Quando a nossa fragilidade banhada com a gua de Sua palavra, o barro pode ser moldado e transformado em vaso de honra para o Seu louvor. Portanto, deixe Deus trabalhar!

O Poder do Jejum e da Orao


TEXTO DO DIA: MARCOS 9,17-29 E disse-lhes: Esta casta no pode sair com coisa alguma, a no ser com orao e jejum (Mc 9.29). Vena as resistncias atravs do jejum e da orao. O problema nunca est em Deus, mas em ns. Por isso, busque o Senhor em orao, dizendo: Sonda-me, Deus, e conhece o meu corao; prova-me e conhece os meus pensamentos. E v se h em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno (SI 139.23,24). Certamente, Ele revelar ao seu cora o onde esto os impedimentos. Se forem pecados, confesse-os; se forem atitudes erradas, conserte-se diante Dele. Se o problema diz respeito a outras pessoas, pea ajuda ao Esprito Santo e resolva esta situao. O jejum leva humilhao e sobre a nossa fraqueza que repousa o poder de Deus. Jesus disse que as portas do inferno no prevalecero contra ns! Ento, bata com autoridade nesta porta at que ela se abra. O jejum tambm quebrantar o seu esprito e mortificar a sua carne, tornando-o mais sensvel s realidades espirituais. S assim voc discernir os seus verdadeiros inimigos. Certa vez, um pai desesperado foi ao encontro de Jesus, pedindo-lhe socorro para um filho endemoninhado. Seus discpulos j haviam tentando libert -lo, mas no obtiveram x ito. Jesus disse ao pai do menino: Quanto tempo h que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infncia. E muitas vezes o tem lanado no fogo e na gua para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixo de ns e ajuda-nos (Mc 9.21,22). Ele repreendeu os demnios e o menino foi liberto. Os discpulos, admirados, perguntaram: Por que o no pudemos ns expulsar? E disse -lhes: Esta casta no pode sair com coisa alguma, a no ser com orao e jejum (vs.28,29). Acrescente poder a sua vida espiritual fazendo desta combinao sobrenatural uma arma de guerra.

A Providncia de Deus
TEXTO DO DIA: SALMO 37 Confia no Senhor e faze o bem; habitars na terra, e verdadeiramente sers alimentado (SI 37.3). Confie na absoluta providncia de Deus. Este o segredo da paz e do descanso em todos os momentos de nossas vidas. Embora parea que em determinados momentos Deus no esteja recompensando devidamente Seus servos nem punindo seus inimigos como mereciam, o salmista nos aconselha: Descansa no Senhor, e espera nele; no te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos (SI 37.7). Eles no permanecero. Cala-te e descansa! Pois ainda um pouco, e o mpio no existir; olhars para o seu lugar e no aparecer. Mas os mansos herdaro a terra e se deleitaro na abundncia de paz, completa (vs.10,11). Leia todo o salmo e voc perceber que em todo o tempo Davi est exortando os crentes a no serem impacientes nem a darem lugar ao desapontamento ou a um violento ressentimento. Mesmo que parea injusto, no devemos nos indignar. A indignao uma manifestao da nossa carne e justia prpria. Contudo, a ira do homem no opera a justia de Deus (Tg 1.20). Quando isso acontece, devemos crer, mesmo diante das desigualdades e aparentes injustias, porque Deus tem a soluo certa para a inquietao. Ainda que no gostemos da idia, Ele nos manda esperar e confiar. No se esquea de que o Oleiro est trabalhando o barro para fazer um vaso novo. Todas as vezes que pedirmos a Deus o fruto da pacincia, Ele criar oportunidades para que sejamos pacientes. Se pedirmos para que Ele aumente a nossa f, Ele nos ensinar a esperar, pois a f a certeza das coisas que se esperam (Hb 11.1). Ento, no lamente a provao, pois jamais seremos desamparados. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e o mais Ele far.

As Chaves do Reino
TEXTO DO DIA: MATEUS 16.1-19 E eu te darei as chaves do reino dos cus e tudo o que ligares na terra ser ligado nos cus... (Mt 16.19). Cristo nos deu a chave da vitria! Por isso no haver portas fechadas diante de ns, seno, aquelas que o prprio Deus fechar para o nosso livramento. As chaves so smbolos de autoridade na Bblia. Quando Jesus fez meno das chaves do reino em Mateus 16.19, Ele estava se referindo autoridade espiritual que estava sendo delegada Sua igreja e as diversas formas como esta autoridade se manifestaria na terra e nos cus. Desde a criao do homem que esta autoridade lhe foi conferida, entretanto, por um tempo ela permaneceu nas mos do diabo. Mas para isso se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo (l Jo 3.8 Jesus Cristo veio ao mundo e assumiu a nossa condenao, foi condenado e morreu numa cruz por ns. Mas conforme havia sido profetizado, ao terceiro dia Ele venceu a morte e ressuscitou. Ele disse a Joo na ilha de Patmos: E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amm. E tenho as chaves da morte e do inferno (Ap 1.18). Ele resgatou a autoridade perdida e devolveu-a aos legtimos donos, dizendo: E eu te darei as chaves do reino dos cus e tudo o que ligares na terra ser ligado nos cus e tudo o que desligares na terra ser desli gado nos cus (Mt 16.19). Esta palavra no foi dada exclusivamente a Pedro, mas a todos aqueles que fazem parte da igreja, o Crpo de Cristo na terra. E ao anjo da igreja que est em Filadlfia escreve: Isto diz o que santo, o que verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ningum fecha; e fecha, e ningum abre: Conheo as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ningum a pode fechar; tendo pouca fora, guardaste a minha palavra, e no negaste o meu nome (Ap 3.7,8). Esta a nossa herana!

O Brasil do Senhor Jesus


TEXTO DO DIA: SALMO 96 Porque grande o Senhor, e digno de louvor, mais temvel do que todos os deuses (SI 96.4). Deus est sarando a nossa terra! Ainda que haja sobre os cus da nao uma pequena nuvem, do tamanho da mo de um homem, ns cremos e profetizamos que as chuvas torrenciais do Esprito Santo cairo sobre ns. Porque a terra se encher do conhecimento da glria do Senhor, como as guas cobrem o mar (Hc 2.14). Ele reina sobre toda a terr a e o avano do seu domnio nunca ter fim! H uma promessa de restaurao e cura ardendo em nossos coraes: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, ento eu ouvirei do cu, perdoarei os seus pecados e sarar ei a sua terra (2Cr 7.14). Se Deus falou, se cumprir! Aproprie- se da palavra que foi dada Igreja e assuma o seu lugar de responsabilidade na redeno da nao. O [Brasil], sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calaro; vs, os que fazeis lembrar ao Senhor, no haja descanso em vs, nem deis a ele descanso, at que confirme, e at que ponha o [Brasil] poi louvor na terra (Is 62.6,7 destaque do autor). Deus nos colocou como intercessores e atalaias em favor deste povo, por isso no podemos nos calar. O Brasil do Senhor Jesus. No h lugar para outro deus. Os deuses dos povos no passam de dolos, diz a Bblia (SI 96.5), mas o Senhor fez os cus e a terra. No h outro Deus alm do Senhor! Jesus referiu-se ao Pai como nico Deus verdadeiro (Jo 17.3). Ele disse: Quem me v a mim, v ao Pai, porque somos um (Jo 14.9,10). Por isso Jesus o herdeiro de todas as coisas e tem o Nome sobre todo nome. E ao nome de Jesus se dobrar todo joelho, nos cus, na terra e debaixo da terra, e toda lngua confessar qut Jesus Cristo o Senhor para a glria de Deus Pai (Fp 2.10,11). O Brasil do Senhor Jesus. Povo de Deus declare isso!

Deus Cuida de Ns
TEXTO DO DIA: J 10 . Peo-te que te lembres de que como barro me formaste e me fars voltar ao p (J 10.9). Deus cuida de ns! Ele tem prazer em nossas vidas, por isso est executando um plano maravilhoso em cada um de ns. Nos momentos de aflio e sofrimentos, somos tentados a pensar como J: As tuas mos me fizeram e me formaram completamente; contudo me consomes. Peo-te que te lembres de que como barro me formaste e me fars voltar ao p (J 10.8,9). Observe que o fato de termos as garantias da cura divina no significa que nunca morreremos. Da mesma forma, o fato de servirmos a Deus no nos isenta de passarmos por aflie.s. Mas ainda que o seu servo parta para o lar, Deus fiel para continuar cuidando dos seus descendentes. Davi disse: Fui moo, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o po (SI 37.25). Descanse seu corao na fid elidade de Deus. Ele cuidar da sua semente e se os seus filhos continuarem nos Seus caminhos, sero conduzidos e guardados pelo cuidado providencial do Pai das luzes. Nele no h mudanas nem sombra de variao (Tg 1.17). Est escrito: O Senhor conhece os dias dos retos e a sua herana permanecer para sempre (SI 37.18). Como na histria de J, jamais seremos deixados a merc de nossos inimigos. O Senhor o nosso abrigo nas horas de tribulao, e no momento certo, Ele virar o nosso cativeiro. Acredite nisso: no h sofrimento que dure para sempre! Entretanto, faamos das palavras de Paulo a nossa confisso de f: Segundo a minha intensa expectao e esperana, de que em nada serfei confundido; antes, com toda a confiana, Cristo ser, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver Cristo e o morrer ganho (Fp 1. 20, 21).

Um Vaso Escolhido
TEXTO DO DIA: ATOS 9.1-20 Vai, porque este para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios e dos filhos de Israel (At 9.15). Nada justifica a nossa existncia, seno a nossa obedincia a Deus. Ele nos criou com um propsito e nos salvou para que vivssemos este chamado. Porque os que dantes conheceu tambm os predestinou para serem conformes imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primognito entre muitos irmos (Rm 8.29). O desejo do Pai que sejamos iguais a Cristo. Para isso, temos de permitir o trabalho incansvel do Esprito em nosso homem interior, a fim de que sejamos moldados e transformados, de glria em glria, na Sua semelhana. Isso possvel porque a obra est sendo realizada pelo Todo Poderoso. O apstolo Joo escreveu sobre isso, dizendo: Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda no manifestado o q ue havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como o veremos (lJo 3.2). Ele est trabalhando em seu favor, mas voc tem parte nesta obra gloriosa! Deus est mudando voc para que o mundo possa ser mudado. Sim, voc um vaso escolhido para levar o nome do Senhor em todos os lugares. Ide e pregai o evangelho a toda criatura (Mc 16.15). Um dia Ele encontrou um homem chamado Saulo na estrada de Damasco e o comissionou a pregar o evangelho a todos os povos. provvel que at aquele momento, ele no tivesse idia da proporo daquele chamado, mas o propsito de Deus foi anunciado claramente a Ananias, que relutava em ir encontr-lo: Vai, porque este para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios e dos filhos de Israel (At 9.15). A mesma verdade se aplica a mim e a voc. Fomos criados para sermos salvos e santos, e tambm para sermos sal e luz nesta terra.

Perfume sua Casa com a Uno


TEXTO DO DIA: MARCOS 14 ...veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro, de muito preo, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabea (Mc 14.3). Perfume a sua casa com a uno de Deus! Mas para isso, o vaso de alabastro tem de ser quebrado. S assim o bom perfume de Cristo ser liberado. Esta doce fragrncia est dentro de voc, mas semelhana do que fez aquela mulher em Betnia, temos de renunciar o nosso maior tesouro para obter um bem de valor incalculvel: o seu divino favor. Marcos relatou este episdio, dizendo: E, estando ele em Betnia, assentado mesa, em casa de Simo, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preo, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabea (Mc 14.3). A reao dos convidados foi de espanto e desaprovao, mas Jesus agradou-se de sua oferta, tremendamente. Para uma mulher oriental, o vaso de alabastro era indispensvel, pois aquele perfume seria usado em suas npcias, contudo, Maria renunciou aquele bem correndo o risco de ser rejeitada pelo seu futuro esposo. Ela reconhecia que Cristo era o seu maior amor e que Ele era digno dos tesouros do seu corao. Quebrar aquele vaso foi uma atitude grandiosa e decisiva. Seu impacto projetou o nome daquela mulher para o futuro da humanidade. Em verdad e vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, tambm o que ela fez ser contado para sua memria (v.9). Perceba que a sua rendio e entrega ao Senhor refletir no apenas em sua vida ou famlia, mas abenoar todas as famlias da terra. Abrao tambm conheceu o preo da renncia a fim de obter a beno divina: Abenoar -te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu sers uma bno. E abenoarei os que te abenoarem, e amaldioarei os que te amaldioarem; e em ti sero benditas todas as famlias da terra (Gn

12.2,3).

Coraes Quebrantados e Contritos


TEXTO DO DIA: SALMO 34 Perto est o Senhor dos que tm o corao quebrantado, e salva os contritos de esprito (SI 34.18). Deus jamais desprezar um corao quebrantado. Como est escrito: Os sacrifcios para Deus so o esprito quebrantado; a um corao quebrantado e contrito no desprezars, Deus (SI 51.17). Esta declarao do salmista deve nos incentivar a jejuar e a orar mais e mais, buscando quebrantamento e contrio espirituais. Neste aspecto, a histria de Gideo e seus valentes tm um sentido proftico para ns. Deus deu a eles uma estratgia para vencerem os seus inimigos e eles seguiram risca a instruo divina . Assim tocaram as trs companhias as buzinas, e quebraram os cntaros; e tinham nas suas mos esquerdas as tochas acesas, e nas suas mos direitas as buzinas, para tocarem, e clamaram: Espada do Senhor, e de Gideo (Jz 7.20). Tal qual eles, devemos quebrar o domnio da nossa carne com jejuns e oraes para que o fogo do Esprito Santo possa ser irradiado atravs de nossas vidas. Gideo tinha medo do inimigo, mas quando o poder do Esprito Santo veio sobre ele, seu corao se encheu de f e ousadia. Da mesma forma, o jejum liberar uma nova uno de poder para que a autoridade que possumos no nome de Jesus seja dinamizada. Mas note que h uma diferena entre jejum e orao. Imagine que a orao seja a sua mo direita e o jejum a sua mo esquerda. A orao busca no invisvel e traz para o visvel as respostas das nossas oraes. O jejum pega no visvel aquilo que est impedindo a resposta da orao e lana no invisvel, para que o caminho da vitria possa ser liberado. Neste sentido, o jejum torna as nossas oraes mais fortes. Mas jejum no penitncia, troca ou autoflagelo. um ato de f. Ns ios esvaziamos de ns mesmos para sermos cheios de Deus. D lugar ao Esprito Santo e Ele preencher sua vida com Sua graa e paz.

A Excelncia do Poder
TEXTO DO DIA: 2 CORNTIOS 4 Temos, porm, este tesouro em vasos de barro, para que a excelncia do poder seja de Deus, e no de ns (2Co 4.7). Humilhai-vos! Esta pode no ser a sugesto mais agradvel, mas a mais sbia neste momento. Se voc tem de escolher entre fazer o que acha certo e o que a Palavra de Deus diz, fique com a segunda opo. Deus tem um compromisso irrefutvel com a Sua Palavra, e ela diz: Humilhai -vos, pois, debaixo da potente mo de Deus, para que a seu tempo vos exalte (IPe 5.6). Este o segredo da honra de Deus. O fato que mesmo nos melhores dias, todos somos p. Se nos concentrarmos nos nossos erros ou nas falhas dos outros, perderemos a beno que advm da comunho e do perdo. Como tenho ensinado, aquilo que nos une maior do que aquilo que nos separa: Cristo. Somente Ele poderoso para extrair coisas boas das coisas ruins. Em tudo somos atribulados, mas no angustiados; perplexos, mas no desanimados. Perseguidos, mas no desamparados; abatidos, mas no destrudos (2Co 4 .8,9). Por isso, insisto em que voc acrescente o jejum sua vida espiritual. Associado orao, ele mortifica a nossa natureza carnal e aumenta o nosso poder espiritual. Por isso no desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentnea tribulao produz para ns um peso eterno de glria mui excelente; no atentando ns nas coisas que se vem, mas nas que se no vem; porque as que se vem so temporais, e as que se no vem so eternas (vs. 16 -18). Tudo passa! No se abata com as presses, crises ou circunstncias adversas. Deixe Deus trabalhar o barro e fazer para Si um vaso segundo o Seu agrado. Ento, a excelncia do poder ser apenas de Deus e no de ns mesmos.

Levante-se para Lutar


TEXTO DO DIA: COLOSSENSES 2 E, despojando os principados e potestades, os exps , publicamente e deles triunfou em si mesmo (Cl 2.15). Levante-se em nome de Jesus! Ainda que seja em profunda dor e exausto, aquele que se levantar e permanecer de p nesta luta ser reconhecido como vencedor e ser declarado o novo campeo. Voc pode at estar cado, mas o diabo tambm est. Levante-se e reivindique o seu prmio. Davi sabia desta verdade, por isso declarou: Os passos de um homem bom so confirmados pelo Senhor e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, no ficar prostrado, pois o Senhor o sustm com a sua mo (SI 37.23,24). Reaja e ponha-se de p. O Senhor a sua fora! Mesmo que voc esteja na lona deste ringue, olhe para o lado e voc ver o estado do seu inimigo. Se voc se acha digno de pena, imagine como deve ser horrvel ser declarado o perdedor. E exatamente isso que Ele : um derrotado. Paulo disse que Jesus, havendo riscado a cdula que era contra ns nas suas ordenanas, a qual de alguma maneira nos era contrria, a tirou do meio de ns, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os exps publicamente e deles triunfou em si mesmo (Cl 2.14 -15). Isso um fato: Cristo se manifestou para destruir as obras do diabo. Na cruz, Ele decidiu o nosso destino quando disse: Est consumado! Em Cristo voc est no time vencedor. O diabo sabe disso, mas no quer que voc saiba. Por isso, ele far o possvel para que o seu foco esteja nas suas feridas e dores bem como nas perdas e prejuzos em sua vida e famlia. Concentre-se naquilo que realmente importante: a obra da cruz. Mesmo sofrendo, voc sair da luta mais forte que o diabo. Enquanto ele usa a tribulao para faz-lo sofrer, Deus usa para faz-lo crescer. Reivindique o seu prmio porque a vitria j foi dada atravs de Cristo.

O Galardo da Obedincia
TEXTO DO DIA: PROVRBIOS 13 O que despreza a palavra perecer, mas o que teme o mandamento ser galardoado (Pv 13.13) . A ignorncia mata! Por isso, busque o conhecimento. Deus disse atravs do profeta Osias: O meu povo foi destrudo, porque lhe faltou o conhecimento (Os 4.6). No por falta de bnos, revelaes, unes ou manifestaes da graa e do poder de Deus que ainda hoje o Seu povo destrudo. Salomo disse que o que despreza a palavra perecer, mas o que teme o mandamento ser galardoado (Pv 13.13). O desejo do Pai que vivamos e no que morramos, mas cabe a ns decidir qual ser o nosso destino. Faa a escolha certa! A maior parte dos problemas que enfrentamos fruto das nossas ms decises. No despreze a Palavra de Deus, porque no h vitria na desobedincia. Se voc ainda no entregou a sua vida a Jesus e no O recebeu como seu Salvador pessoal, no h vida abundante nem vida eterna para voc. Est escrito: Aquele que cr no Filho tem a vida eterna; mas aquele que no cr no Filho no ver a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece (Jo 3.36). Se o Esprito Santo est falando ao seu corao, no resista. Tudo pode mudar a partir da sua escolha! Reconhea e receba a Jesus Cristo como nico Senhor de sua vida. Esta a escolha que pode mudar todas as outras (leia agora mesmo a mensagem que est na ltima pgina deste devocional). Confesse que Jesus o seu Salvador pessoal porque esta a vontade de Deus para voc (Rm 10.9,10). Se a desobedincia leva morte, a obedincia garante proteo e produz vida, porque toda a Palavra de Deus pura e escudo para os que confiam Nele. Eis que o Senhor Deus vir com,poder; eis que o seu galardo est com ele e a sua recompensa diante dele (Is 40.10). Voc no precisa temer a morte, porque Cristo tem a vida para voc!

S Jesus Satisfaz
TEXTO DO DIA: EFSIOS 3.14-20 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios at a inteira plenitude de Deus (Ef 3.19). S Jesus satisfaz! Se o seu corao est faminto e sedento, saiba que Cristo a plenitude de Deus para voc. Ele tem prazer na sua busca, por isso busque O com intensidade atravs da orao, da leitura da Palavra e da adorao. Ele espera, realmente, que o Seu povo saia ao Seu encontro. E serei achado de vs, diz o Senhor (Jr 29.14). Se formos saudveis, espiritualmente, manteremos o nosso apetite espiritual e teremos fome e sede, continuamente. O salmista declarou: A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus? (SI 42.2). Este desejo por Deus traz vida e alegria ao corao! Bem -aventurados os que tm fome e sede de justia, porqu e eles sero fartos, disse Jesus (Mt 5.6). Esta promessa de abundncia para todo aquele que O desejar. O seu corao tem clamado pela presena de Deus e por Sua palavra? Isso maravilhoso porque nada mais poder preencher o espao que somente Ele digno de ocupar. Quando disseste: Buscai o meu rosto; o meu corao te disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei. Se meu pai e minha me me abandonarem, ento o Senhor me acolher (SI 27.8,10). Este o propsito do Pai: ter -nos em Seus braos. Para isso Ele nos deu Seu Filho Jesus. Ele a resposta de Deus para as necessidades mais profundas da alma humana. Entretanto, no so todos os homens que O desejam e h at os que O rejeitam. O apstolo Paulo disse: Por esta razo dobro os meus joelhos perante o Pa i, para que Cristo habite pela f nos vossos coraes, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios at a inteira plenitude de Deus. Sua vontade que todos sejam saciados e salvos pelo Seu poder.

Vasos de Santidade e Honra


TEXTO DO DIA: 1 TESSALONISSENSES 4 Que cada um de vs saiba possuir o seu vaso em santificao e honra (lTs 4.4). O vaso velho tem de ser quebrado para que um vaso novo seja formado! Por isso, voc deve abandonar as velhas prticas e pecados e submctcr -sc ao tratamento divino. Deus no nos chamou para a imundcia, mas para a santificao. Portanto, quem despreza isto no despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu tambm o seu Esprito Santo (lTs 4.7,8). Ele que convence o homem do pecado, da justia e do juzo. Contudo, este convencimento que leva ao arrependimento no pode ficar limitado quele primeiro momento, quando confessamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas. Precisamos estar totalmente arrependidos ou continuamente conscientes da necessidade de mudarmos os nossos pensamentos e atitudes. A Bblia nos exorta a no darmos lugar ao diabo. Mas se existem ratos dentro de uma casa, no basta expuls - los. preciso remover o lixo para que eles no retornem outra vez. Por isso Paulo escreveu: Que cada um de vs saiba possuir o seu vaso em santificao e honra (lTs 4.4). Existem falsos padres de pensamentos e velhos paradigmas que precisam ser mudados, caso contrrio, no haver transformao. Arrependimento significa uma mudana de pensamento que gera um novo comportamento. E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus, afirmou o apstolo (Rm 12.2). E esta disposio de arrepender -se continuamente que dar ao Esprito Santo condies de executar em ns a obra de santificao. Sem ela ningum ver o Senhor! (Hb 12.14). Confie, portanto, a sua vida s mos deste habilidoso Oleiro.

Olhe Somente para Jesus


TEXTO DO DIA: MATEUS 17.1-8 E, erguendo eles os olhos, no viram a ningum seno a Jesus somente (Mt 17.8). Olhe somente para Jesus! Olhar para os lados pode ser perigoso e fatal. Atravs do Filho ns podemos ver o Pai e conhecer o Seu infinito amor por ns em todas as circunstncias. Filipe disse a Jesus: Senhor, mostra -nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou h tanto tempo convosco, e no me tendes conhecido, Filipe? Quem me v a mim v o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (Jo 14.8,9). Se voc precisa do socorro do Pai, clame o nome de Jesus. Nele voc ser fortalecido e transformado. Isaas viu o Senhor numa viso e ficou perplexo com a Sua majestade. Consciente de sua miservel condio, ele disse: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lbios impuros e habito no meio de um povo de impuros lbios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exrcitos (Is 6.5). Mas o anjo de Deus o tocou e o seu pecado foi purificado. Da mesma forma, cremos que a sua vida no ser a mesma depois deste toque de poder e santificao! Os discpulos tambm ficaram maravilhados quando viram Jesus'transfigurado entre Moiss e Elias. A primeira reao de Pedro foi a de construir ali trs tendas para eles. Estando ele ainda a. falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu e dela saiu uma voz que dizia: Este o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Os discpulos, ouvindo isso, caram com o rosto em terra, e ficaram grandemente atemorizados. Chegou se, pois, Jesus e, tocando-os, disse: Levantai- vos e no temais. E, erguendo eles os olhos, no viram a ningum seno a Jesus somente. Esta experincia dos discpulos pode nos ensinar algo maravilhoso. Nd basta enxergarmos a Jesus entre as pessoas e circunstncias. Ele precisa ocupar todo o campo da nossa viso. Hoje Ele diz a voc: Levantai-vos e no temais,

Tudo se Far Novo


TEXTO DO DIA: ROMANOS 8 "... aquele que dentre Os mortos ressuscitou a Cristo tambm vivificar os vossos corpos mortais pelo seu Esprito... (Rm 8.11). '[todo se far novo! Tome posse desta verdade sobrenatural. Eis que fao uma coisa nova, agora sair luz; porventura no a percebeis? (Is 43 .19). Em Cristo podemos viver em novidade de vida. Paulo disse que se algum est em Cristo, nova criatura ; as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo (2Co 5.17). O verbo fez no texto original grego tem o sentido de fez, faz e far. Por tanto, profetizamos sobre a sua vida uma contnua mudana rumo perfeio. O Esprito Santo o agente transformador que far novas todas essas coisas. Esta transformao deve fluir de dentro para fora para que as bnos do Senhor possam ser desfrutadas plenamente. Quando o homem interior transformado, ele domina o homem exterior, suas paixes e vontades. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus, disse Paulo (Rm 7.22). O homem exterior, que a carne, jamais se converter. Ela caminha na direo do mundo e em oposio a Deus. Porque a inclinao da carne morte; mas a inclinao do Esprito vida e paz (Rm 8.6). Somente Jesus pode mudar o curso da vida de um homem, da morte para a vida, libertando-o da escravido do pecado. Porque do interior do corao dos homens saem os maus pensamentos, os adultrios, as prostituies, os homicdios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissoluo, a inveja, a blasfmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem (Mc 7.21 -23). Mas ainda que o nosso homem exterior se corrompa [se desfaa ou se acabe], o interior, contudo, se renova de dia em dia (2Co 4.16 -18). Esta renovao diria o que chamamos de santificao. O maior milagre j aconteceu dentro de voc e fluir do seu interior para harmonizar toda a sua vida.

Vivos para Deus


TEXTO DO DIA: ROMANOS 6 Assim tambm vs considerai -vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus (Rm 6.11). No existe verdadeira mudana sem cruz! nela que morremos para a nossa prpria vontade e nos rendemos totalmente ao propsito de Deus. Foi por isso que Jesus disse: E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim (Jo 12.32). Ele estava se referindo ao momento da c rucificao e a necessidade de que todos ns passssemos pela cruz a fim de experimentarmos o poder da ressurreio. Para Deus isso aconteceu de fato: ns morremos juntamente com Cristo. Paulo afirmou aos romanos: Sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de no servirmos mais ao pecado (Rm 6.6). Portanto, siga o conselho de Paulo: Considerai -vos mortos para o pecado e vivos para Deus! Fomos comprados por um alto preo e pertencemos a Jesus. Ele nos deu uma herana gloriosa e nos revestiu de autoridade e poder, para proclamarmos esta verdade: Eis que tudo se fez novo (2Co 5.17). E como se no tivssemos passado! O sangue de Jesus nos livrou de toda maldio. Declare pela f: J estou crucificado e morto em Cristo. Ainda que o mundo tente nos seduzir com os seus fascnios e encantos, temos os nossos olhos espirituais abertos para ver a nossa verdadeira identidade. Porque todos vs sois filhos da luz e filhos do dia; ns no somos da no ite nem das trevas (lTs 5.5). Esta a mensagem da cruz que todos precisam compreender. Muitos sabem que, historicamente, Ele morreu na cruz por ns, mas no reconhecem que, espiritualmente, estvamos Nele e que morremos, juntamente com Ele. Fomos includ os na morte e na ressurreio de Jesus. Assim tambm vs, fostes mortos mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, quele que ressurgiu dentre os mortos... (Rm 7.4).

O Lado Positivo da Vida


TEXTO DO DIA: J 42 E o Senhor virou o cativeiro de J e acrescentou, em dobro, a tudo quanto J antes possua (J 42.10). Aprenda a ver o lado positivo das coisas! Em Deus no existe negatividade, portanto, afaste de seus pensamentos e de seus lbios tudo aquilo que negativo. Infelizmente, temos uma enorme facilidade para focar aquilo que ruim, negativo e que s nos faz mal. Mas Deus no opera nem se move naquilo que negativo. Ele age por meio da f. Lembre-se que a f a certeza das coisas que se esperam! Ela positiva e abenoadora. Sendo assim, ao invs de vivermos focados nas nossas dores e sofrimentos, deveramos manter os nossos olhos em Deus e naquilo que Ele est realizando em nosso favor. Veja o exemplo de J. A maioria das pessoas ao ouvirem o seu nome lembra-se de do quanto ele sofreu e do que perdeu com o ataque do diabo. Este o lado negativo da histria e que permanece na mente de quase todos. Entretanto, essa no a mensagem principal da histria. Deus virou o cativeiro de J e mudou a sua sorte. O foco principal est em que um homem comum, de carne e osso, que tinha f, mas tambm tinha falhas, pisou a cabea do inimigo e prevaleceu sua investida mortal. Este o lado positivo que muitas vezes fica esquecido na mente da maioria. J no um pobre coitado, ele um campeo! Ele saiu mais forte daquela tribulao e tornou-se um exemplo de pacincia e perseverana. O nico interessado no negativismo o diabo. Esta a estratgia do maligno: desviar os nossos olhos da soluo, fitando-os nos problemas. Portanto, diga o fraco: Eu sou forte! Qualquer que seja a luta que voc esteja enfrentando, saiba que o poder de Deus se aperfeioa na fraqueza. Em Deus voc capaz! Se voc tem ousadia para lutar, no lamente as dificuldades da vida! Transforme-as pelo poder de Deus.

V ao Encontro do Propsito
TEXTO DO DIA: MATEUS 5.1-16 resplandea a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai... (MT 5.16). V ao encontro do propsito de Deus! Voc nasceu para ser diferente e para fazer diferena. Levanta -te, e desce casa do oleiro, e l te farei ouvir as minhas palavras (Jr 18.2). Sabemos pelo relato de Jeremias que o vaso que estava na mo do oleiro quebrou-se e que ele fez um vaso novo conforme a sua vontade. Voc o vaso novo que Deus deseja usar para a Sua glria. Atravs de voc Ele abenoar geraes! Consagre sua vida para Deus e busque diariamente esta uno de quebrantamento. Mais do que rachaduras e trincas, precisamos ser quebrados completamente para que sejamos teis no reino de Deus. Sua glria, que habita em ns, precisa resplandecer atravs de ns, para que o mundo creia que Jesus Cristo o Senhor. Ele disse: Vs sois luz do mundo. Assim resplandea a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que est nos cus (Mt 5.14 -16). Ento, faa diferena no lugar onde voc estiver e as pessoas vero Cristo em voc! Libere sua fonte interior e banhe esta gerao com a uno dos prncipes. Quem cr em mim, como diz a Escritura, do seu interior correro rios de gua viva, disse Jesus (Jo 7.38). E tempo de colhermos os frutos desta seara. Deixe Cristo viver, livremente, a vida Dele atravs de voc, e seja a boca, os olhos, as mos e o corao de Deus manifesto nesta terra. As pessoas ouviro o chamado do Senhor e se aproximaro de voc para serem abenoadas. Ento, deixe o Esprito Santo agir por intermdio de sua vida e as pessoas sero curadas e r estauradas pelo poder de Deus. Sempre haver necessitados pelo caminho, por isso o Senhor te diz: Fazei veredas direitas para os vossos ps, para que o que manco no se desvie, antes seja curado por meio de ti (Hb 12.13).

Deus no Falhar com Voc


TEXTO DO DIA: HEBREUS 11 Pela f Sara recebeu a virtude de conceber e deu luz j fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido (Hb 11.11). Deus no falhar com voc! No tenha medo de se render ao Seu plano perfeito porque nele voc encontrar a verdadeira razo de sua existncia. Deus absolutamente confivel e sempre cumpre as Suas promessas. Ele no brinca com os nossos sonhos, especialmente quando eles esto fundamentados em Sua Palavra. Mesmo que aos olhos humanos parecesse um absurdo, No decidiu crer na palavra de Deus. Ele havia planejado salvar a sua famlia da destruio, e quando as guas do Dilvio cobriram a terra, No viu a recompensa de sua confiana. Est escrito: Pela f No, divinamente avisado das coisas que ainda no se viam, temeu e para salvao da sua famlia, preparou a arca, pela qual condenou o mundo e foi feito herdeiro da justia que segundo a f (Hb 11.7). Deus planejou fazer de um homem , pai de multides. Abrao no duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na f, dando glria a Deus. E estando certssimo de que o que ele tinha prometido tambm era poderoso para o fazer (Rm 4.20,21). Da mesma forma, Ele planejou alegrar o corao de uma mulher estril e faz-la me em sua velhice. Pela f tambm a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu luz j fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido (Hb 11.11). Deus planejou algo maravilh oso para Moiss, mas Fara tentou impedir o cumprimento do sonho divino. Pela f ele deixou o Egito, no temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisvel (Hb 11.27). Moiss livrou o povo hebreu e viveu a promessa de Deus. Ele tambm planejou nos tirar de um lugar de escravido e sofrimento, por isso enviou Jesus Cristo ao mundo. Ele morreu por lhe amar, ressuscitou e hoje garante a voc: em Dejis possvel sonhar!

Tempo de Cantar
TEXTO DO DIA: CANTARES 2 Pois eis que j passou o inverno; aparecem as flores na terra; e o tempo de cantar chegou (Ct 2.11,12). tempo de cantar! Pois eis que j passou o inverno; aparecem as flores na terra; e o tempo de cantar chegou (Ct 2.11,12). Vamos juntos celebrar ao nosso Deus uma festa santa. Ele ordenou nao de Israel que celebrasse sete festas especiais. Eram festas memoriais que lembravam os Seus grandes feitos entre os israelitas. Para que eles no se esquecessem das maravilhas e dos milagres que o Eterno havia realizado pelo povo, o prprio Deus estabeleceu estas festas solenes. Alm disso, elas tinham um sentido proftico porque apontavam para a salvao divina futura. As primeiras quatro festas eram celebradas na primavera e elas tiveram seu cumprimento proftico na primeira vinda de Yeshua H Mashia (Jesus, o Messias). Foi Ele que transformou o nosso deserto em jardim e removeu de nossas vidas toda a tristeza e dor. No vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que fao uma coisa nova; agora est saindo luz; p orventura no a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo (Is 43.18,19). Verdadeiramente, Ele o Manancial das guas vivas que inundou a terra seca dos nossos coraes, trazendo a cura e fertilidade s nossas almas. Hoje, podemos nos alegrar com alegres cantos de livramento. Esquea o que ficou para trs e celebre a vida de Cristo que est em voc. A figueira comea a dar os seus primeiros figos; as vides esto em flor e exalam o seu aroma. Levanta-te, amada minha, formosa minha, e ve m, diz o Amado da nossa alma (Ct 2.13): No resista este chamado! Levante-se para danar com o Noivo. (empo de celebrar a vida abundante que Ele nos concedeu. Cantai ao Senhor um cntico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu brao santo lhe alcanaram a vitria (SI 98.1).

Sua Bno Vir no Amanhecer


TEXTO DO DIA: GENESIS 32 Jac, porm, respondeu: No te deixarei ir, se me no abenoares (Gn 32.26).

Lute com Deus durante a noite porque no amanhecer vir a sua beno! No existem noites infindveis nem problemas sem soluo. A palavra de Deus afirma que Ele o ajudar ao romper da manh (SI 46.5). Creia nisso! O salmista disse a Deus: Eu, porm, Senhor, clamo a ti; de madrugada a minha orao chega tua presena (Sl 46.5), Neste tempo de espera, apresente ao Senhor o seu clamor. Ele est bem ao seu lado. H mais segurana para voc nesta noite escura, junto ao Senhor, do que em plena luz do dia, se voc estiver caminhando sozinho. O mundo est em trevas, mas ns temos a luz da vida. Cristo em ns, esta a grande diferena! No permita que a sua alma se abata com a opresso desse momento, mas siga o exemplo do salmista. No dia da minha angstia busco ao Senhor; de noite a minha mo fica estendida e no se cansa (SI 77.2). Firme -se na promessa de Deus e mantenha uma atitude de louvor diante desta situao. E acontecer que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei, diz o Senhor (Is 65.24). Esta a Sua disposio, por isso o socorro de Deus vir em tempo! A escurido jamais poder deter a revelao deste grande amor. Talvez Jac no compreendesse, num primeiro momento, porque o Sen hor queria quebrar aquele vaso, por isso ele ofereceu tamanha resistncia. Mas posso garantir -lhe que depois de ferido pelo anjo, sua vida nunca mais foi a mesma. Ele saiu daquela experincia no vau de Jaboque como um verdadeiro prncipe de Deus. Reconhea este momento como uma oportunidade de buscar a Deus, mais intimamente, e nesta necessidade Ele se revelar a voc de uma maneira nova e surpreendente.

De que Lado voc Ficar?


TEXTO DO DIA: XODO 32 Quem do Senhor, venha a mim. Ento se ajuntaram a e le todos os filhos de Levi(Ex 32.26). Tome posio ao lado de Cristo! Ele est convidando a todos os que crem Nele a se posicionarem e a deixarem o curso deste mundo, abandonando os seus bezerros de ouro. Eles representam tudo aquilo que nos afasta de Deus, tentando seduzir o nosso corao. Houve um dia em que Moiss teve de desafiar o povo hebreu, dizendo: Quem do Senhor, venha a mim! Isso aconteceu porque enquanto Deus entregava nas mos de Moiss os dez mandamentos, os filhos de Israel festejavam diante do dolo feito por Aro. As tbuas foram quebradas como uma demonstrao da ira divina. Os filhos de Levi atenderam ao apelo e se posicionaram como verdadeiros adoradores do Deus vivo. Eles ouviram o chamado proftico e fizeram a sua escolha, preferindo estar com Deus. Ns tambm podemos escolher de que lado estaremos. Pedro nos exortou a viver da ma neira correta, como filhos obedientes, no vos conformando coin as concupiscncias que antes havia em vossa ignorncia. Mas, como santo aquele que vos chamou, sede vs tambm santos eu Ioda a vossa maneira de viver. Porquanto est escrito: Sede santos, porque eu sou santo (IPe 1.14 -16). Fomos chamados por Deus para vivermos uma vida separada. Pedro disse que ns somos propriedade exclusiva de Deus (IPe 2.9). Este estilo de vida santa ou separada agradvel aos olhos do Senhor porque est associado ao temor dos coraes que reverenciam a Sua presena e santidade. O salmista disse: O Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericrdia (SI 147.11). Jesus Cristo foi enftico ao dizer: Quem no comigo contra mim; e quem comigo no ajunta, espalha, disse Jesus (Mt 12.30). De que lado voc ficar?

Hoje o Dia do seu Milagre


TEXTO DO DIA: MATEUS 7 Pedi e dar -se-vos-; buscai e encontrareis; batei e abrir-se-vos- (Mt 7.7). Que queres que eu te faa! Estas palavras so de Cristo e foram ditas ao cego Bartimeu. Ele respondeu: Mestre, que eu veja. Disse - lhe Jesus: Vai, a tua f te salvou. E imediatamente recuperou a vistae foi seguindo pelo caminho (Mc 10.51,52). A petio a forma mais simples e a mais comum de nos dirigirmos a Deus em orao. Embora haja pessoas que pensem que devemos nos aproximar Dele apenas para agradecer, pedir no errado nem pecado. Ao contrrio, uma prtica saudvel e necessria, afinal, foi o prprio Jesus que disse: Pedi e dar -se-vos-;... porque, aquele que pede, recebe (Mt 7.7,8). Se no temos recebido mais do Senhor por dois motivos: por no exercermos o nosso direito de pedir ou por pedir mos de maneira errada. Deus conhece os nossos coraes e as nossas motivaes. Nada tendes, porque no pedis. Pedis, e no recebeis, porque pedis mal, disse Tiago (Tg 4.2,3). O fato que, embora seja to simples, no sabemos o que pedir e nem como pedir . Foi o que Paulo relatou aos romanos: Do mesmo modo tambm o Esprito nos ajuda na fraqueza; porque no sabemos o que havemos de pedir como convm, mas o Esprito mesmo intercede por ns com gemidos inexprimveis (Rm 8.26). Sendo assim, conte com a ajud a deste Parceiro Fiel. Ele inspirar e direcionar a sua orao segundo a vontade de Deus. E esta a confiana que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que j alcanamos as coisas que lhe temos pedido (lJo 5.14,15). Sendo assim, faa uso do seu direito de pedir e Deus far uso do seu direito de agir. Hoje o dia do seu milagre!

Expulse o Cananeu de sua Casa


TEXTO DO DIA: JUZES 1 Quem dentre ns subir primeiro aos cananeus, para pelejar contra eles? (Jz 1.1). Expulse o cananeu de sua casa! Ele perigoso e quer impedir a obra do Esprito em sua vida. Conforme Deus havia dito a Abrao, a terra de Cana havia sido dada ao povo (Gn 15.18). Depois de conquistada, ela foi dividida por sorteio entre as doze tribos de Israel. Agora, cada tribo tinha de apossar se do que era seu, primeiro pela espada, e por fim, pelo arado e pela p. Da mesma forma, no basta estarmos certos de que Deus nos abenoou com todas as bnos espirituais nas regies celestes em Cristo (Ef 1.3). Precisamos nos apossar daquilo que nosso pela f. Alm da firme deciso, a f exige que tenhamos uma atitude prtica em relao promessa de Deus. Existem fontes nesta terra que precisam ser tomadas, tanto as inferiores como as superiores (Jz 1.15). Seja ousado para reivindic - las para si. Infelizmente, quando observamos a histria da conquista de Cana, descobrimos que a conquista da terra prometida foi parcial. O povo hebreu falhou em expulsar os antigos moradores da terra e logo, o convvio com aquele povo, levou ao declnio a raa escolhida. Onde houver uma f como a de Calebe, o cananeu ficar do lado de fora, mas no lugar onde Deus est de fora, o cananeu ficar do lado de dentro. Por isso, renda-se integralmente a Cristo e deixe-O governar sobre a sua personalidade. Assim, nenhuma paixo carnal ou vcio escravizador ir domin-lo. Paulo disse que a carne luta contra o Esprito o Esprito contra a carne; e estes se opem um a o outro, para que no faais o que quereis (G1 5.17). Voc tem Aquele que mais valente lutando por voc. Por isso, no renuncie a luta nem se entregue derrota. Levante-se em nome de Jesus e avance. D ao Esprito Santo plena liberdade para atuar em sua vida e expulse todos os invasores que tentam afast-lo de suas fontes.

No Silncio da Noite
TEXTO DO DIA: SALMO 30 Porque a sua ira dura s um momento; no seu favor est a vida (SI 30.5). O Senhor jamais abandona os Seus filhos! Mesmo quando falhamos, Ele no se afasta de ns. Seu amor incondicional e vai alm das nossas obras. O que precisamos compreender que existem momentos d nossa vida em que seremos tratados no silncio de Deus. Mas isso no significa que Ele esteja ausente ou indiferente s nossas dores e necessidades. Numa partitura musical existem pausas, mas mesmo nos tempos mudos, o maestro continua marcando o compasso e, repentinamente, a melodia retorna encantando os ouvintes. Da mesma forma, voc se surpreender com aquilo que Deus est fazendo no silncio desta noite espiritual. Ele transformar o seu viver! Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem (SI 103.13) . Ento, descanse o seu corao na fidelidade do Pai. Quando as Suas mos comeam a trabalhar o barro, temos a impresso que no suportaremos o tratamento. Mas para que haja verdadeira transformao, muitas vezes Deus usar a exortao e a disciplina para corrigir os nossos passos. Ele diz: Filho meu, no desprezes a correo do Senhor, nem te desanimes quando por ele s repreendido. Na verdade, nenhuma correo parece no momento ser motivo de gozo, porm de tristeza; mas depois produz um fruto pacfico de justia nos que por ele tm sido exercitados (Hb 12.5,11) . Assim como o trigo precisa ser esmiuado para ser tornar po, ns precisamos ser quebrados por Deus para nos tornarmos vasos novos. Seja no silncio ou na exortao, Deus sempre corrige a quem Ele ama. Seja sensvel e grato pela maneira como Ele est agindo em sua vida, porque, certamente, voc ser surpreendido pelo Seu mover!

A Autoridade do Crente
TEXTO DO DIA: LUCAS 10.1-24 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpies e sobre todo o poder do inimigo e nada vos far dano algum (Lc 10.19). Ns temos as chaves que abrem todas as portas! Ou seja, Deus nos deu autoridade no nome de Jesus para nos movermos em f sem sermos resistidos por coisa alguma. Contudo, a autoridade do crente no est baseada apenas no exerccio da f, mas tambm na observncia de alguns princpios bblicos. Se negligenciarmos a nossa parte, as portas permanecero fechamos ainda que tenhamos as chaves nas mos. A obedincia, por exemplo, um fator determinante para que a verdadeira autoridade possa se manifestar. Quando negligenciamos a Palavra de Deus e a sua vontade para as nossas vidas, desviamos os nossos ps dos caminhos da retido, somos enfraquecidos pelo pecado e resistidos pelo prprio Deus. Pedro disse que Ele resiste aos soberbos, mas d graa aos humildes (IPe 5.5). Portanto, se esta a sua situao, humilhe-se diante do Senhor e confesse a Ele o seu erro. A carne no pode governar o seu corao, por isso se arrependa e mude os seus pensamentos e atitudes! Ao corao quebrantado e contrito no desprezars, D eus (SI 51.17). A orao e o jejum so armas poderosas para remover os entulhos da nossa carne e todo lixo do nosso corao. Lembre-se que no adianta odiar os ratos. Remova o lixo e voc se livrar deles. Por isso temos insistido em que voc ore e jejue regularmente. As vezes pensamos que somente os grandes pecados podem nos separar de Deus e nos enfraquecerem espiritualmente. Porm, ignoramos os maus hbitos, as conversas inconvenientes, a mornido, a frieza espiritual, entre outras coisas nocivas nossa vida espiritual e a nossa comunho com Deus. Assuma o firme compromisso de obedecer a Deus e Ele confirmar as palavras de sua boca com poder e autoridade.

Confie no Trabalho do Oleiro


TEXTO DO DIA: 1 SAMUEL 17 Os meus passos apegaram -se s tuas veredas, no resvalaram os meus ps (SI 17.5). Se confiarmos no Senhor os nossos passos no vacilaro. o que nos ensina o Salmo 17, que o verdadeiro servo de Deus seguramente guardado. Davi escreveu este salmo na poca em que Saul o perseguia. Ele declara sua inocncia e roga para ser livre de seus inimigos. No final, conclui com alegria: Quanto a mim, em retido contemplarei a tua face; eu me satisfarei com a tua semelhana quando acordar (v.15). As nossas noites podem ser realmente muito difceis e as nossas provaes intensas. Contudo, importante discernirmos que as aflies deste mundo podem ser o alto-forno que Deus utilizar para endurecer o barro e transform-lo num vaso til, definitivamente. Davi tinha conscincia deste servio divino, por isso escreveu: Provas -me o corao, visitas-me de noite; examinas-me e no achas iniquidade; a minha boca no transgride (v.3). Ele sabia que a sua segurana e proteo estavam atreladas sua obedincia e compromisso com a Palavra de Deus. Ele clamava: Guarda -me como menina do olho; esconde-me, sombra das tuas asas (v.8). E interessante o exemplo da menina do olho, pois a pupila protegida pelas pestan as, plpebra, sobrancelha, pela cavidade ocular e normalmente, na hora do perigo, pela mo ou pelo brao levantado. assim que o Senhor nos esconde sombra de Suas asas. Como a guia desperta o seu ninho, adeja sobre os seus filhos e estendendo as suas asas, toma-os e os leva sobre as suas asas (Dt 32.11) . Davi conclui fazendo um paralelo entre aquilo que importante para o homem mundano e aquilo que satisfaz o corao de um homem de Deus, ou seja, a Sua face. Confie no trabalho do Oleiro, tendo por certo i sto mesmo, que aquele que em vs comeou a boa obra a aperfeioar at o dia de Cristo Jesus (Fp 1.6).

O Dia da Deciso
VERSCULO DO DIA: 2CORNTIOS 6.2 Ouvi-te em tempo aceitvel e socorri-te no dia da salvao;eis aqui agora o tempo aceitvel, eis aqui agora o dia da salvao A Bblia diz que Deus amou o mundo [voc] de tal maneira que deu o seu Filho Unignito para que todo aquele que Nele cr no perea mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Precisamos reconhecer diante Dele que todos pecaram e carecem da glria de Deus; e que o salrio do pecado a morte mas o dom gratuito de Deus a vida eterna em Cristo Jesus (Rm 3.23, 6.23). Mas Paulo disse aos Romanos: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu corao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos sers salvo (Rm 10.9). Se voc est disposto a receb -lo, faa isso agora mesmo atravs desta orao especial: Senhor Deus, reconheo que todos pecaram e foram separados da Tua glria, que o salrio do pecado a morte, mas Teu Dom gratuito a vida eterna. Reconheo que Jesus, o Teu filho o caminho, a verdade e a vida e que ningum vai Ti, seno atravs D'Ele. Por isso, peo o teu perdo, confessando Jesus Cristo como Senhor e Salvador de minha vida. Escreve o meu nome no Livro da Vida e salva- me pelo Teu grande poder, Esprito Santo de Deus. Sustenta a minha vida na Tua presena, pois quero amar-te e seguir-te por toda a minha vida. Em teu Santo Nome. Amm! Agora que voc de Cristo, participe conosco desta maravilhosa vida de comunho com Jesus! A Bblia diz: Se algum est em Cristo, nova criatura , as coisas velhas j passaram e tudo se fez novo (2 Corntios 5.17). Entre em contato conosco nos endereos abaixo ou pelo telefone indicado e estaremos ao seu lado para ajud-lo a caminhar nesta nova vida com Jesus. Ministrio Csar Santos: R. Presidente Roosevelt, 889 - Centro - Limeira-SP - Fone: 19.3444-8858 (ou pelo site wvw.ministeriocesarsantos.org). Aguardamos o seu contato e desejamos felicidades neste momento especial de sua vida. www.ifiladelfia.com

You might also like