You are on page 1of 11

A PROPOSTA DE VYGOTSKY: A PSICOLOGIA SCIOHISTRICA 1

Com a inteno de contribuir para a fundamentao do trabalho docente, o presente estudo tem por objetivo apresentar os principais pontos da psicologia scio-histrica proposta por Vygotsky, um dos autores que na atualidade uma das referncias no embasamento do trabalho educacional. Para o atendimento do objetivo proposto, este estudo est dividido em trs grandes partes. Na primeira, abordaremos o contexto histrico em que nasce o projeto de Vygotsky; na segunda, discorreremos sobre a fundamentao da teoria e na ltima parte trataremos da psicologia scio-histrica.

1. INTRODUO Falar da proposta de Vygotsky implica considerar que seu trabalho extremamente complexo, visto que sua elaborao tem por meta constituio de um projeto de psicologia que pudesse analisar os problemas de aplicao prtica do homem, em atendimento s necessidades emergentes da nao russa que acabava de nascer aps a revoluo socialista de 1917. Sua vasta produo acadmica, aproximadamente 180 trabalhos, realizada num curto espao de tempo, dez anos apenas, segundo Bonin (1996), envolve um importante esquema terico complexo e integrado que, ao mesmo tempo, aberto. Vygotsky, ao lado de seus colaboradores diretos, Luria e Leontiev, prope um estudo scio-gentico do ser humano, assim como estabelece relaes com as condies biolgicas, principalmente nos aspectos neurolgicos, na tentativa de evitar reducionismos e simplificaes de qualquer espcie. Essa caracterstica dos trabalhos de Vygotsky tem gerado, segundo Blanck (1996), diversas interpretaes e aplicaes, pois alm de toda essa complexidade e diversidade de aspectos tratados, o autor, ao longo de seus trabalhos, foi modificando seus objetivos. Blanck destaca, ainda, que essas hesitaes so fruto da ambio de seus projetos e da batalha que travava contra o tempo, devido a seu estado de sade terminal. De qualquer forma, os seus seguidores entendem que sua teoria permeou um desenvolvimento coerente; j alguns autores, tais como o prprio Blanck, Veer, Kozulin, Valsiner e Wertch, descobrem na sua obra antagonismos irreconciliveis. Davis (1993), por outro lado, no considera que os seus postulados constituam uma escola de psicologia, mas apenas um delineamento, ainda que geral, de uma psicologia de inspirao materialista-dialtica. Ressalvadas tais caractersticas da obra do autor em questo, cumprenos esclarecer que trataremos neste espao dos aspectos gerais de sua produo. Nesse sentido, antes de incursionarmos por suas idias, faz-se necessrio retomar o contexto histrico no qual essas idias nasceram. 2. CONTEXTO EM QUE NASCE O PROJETO DE VYGOTSKY A revoluo socialista de outubro de 1917 enfrentou nos primeiros anos um perodo tumultuado, marcado por uma guerra civil, pela interveno estrangeira e por uma situao econmica sufocante que levou a nao russa escassez de alimentos, penalizando sua populao com um longo perodo de fome, vitimando muitas pessoas, inclusive Vygotsky, com tuberculose. Esta situao levou o novo regime a implantar um comunismo de guerra, o que culminou em 1921, sob a liderana de Lenin, com a consolidao do regime comunista no pas. Vitoriosa a Revoluo, a Rssia encontrava-se em estado lastimvel. Tudo estava por construir. Um dos mais srios problemas a enfrentar era o da educao. Consta que por aquela poca o ndice de analfabetismo girava em

torno de 70%. Mesmo sob essas circunstncias, porm os dirigentes que conduziam o novo estado desejavam promover uma renovao que no se limitava somente a reconstruir o pas. O objetivo maior era construir, sob a tutela da teoria marxista, uma nova sociedade, o que implicaria, tambm, a construo de uma nova cincia. Nos dizeres de Rosa & Montero (1996),
o conhecimento deveria ter sido um dos pilares dessa nova sociedade, considerando que, de acordo com a teoria marxista, ele evita a alienao no trabalho e liberta o homem. Mas, (...), a filosofia marxista contm uma epistemologia materialista e uma lgica dialtica que requer o desenvolvimento de uma nova concepo de cincia. (p.70)

Um dos grandes problemas enfrentados pelos pesquisadores que deveriam levar avante a construo da nova cincia foi justamente o fato dos limites impostos pelos dirigentes da nao, isto , tomar por base, to-somente, a filosofia marxista. O desafio era grande, principalmente, porque no havia unicidade, entre os marxistas russos, sobre a interpretao do materialismo. A controvrsia entre eles os dividia em duas correntes: uma mecanicista e outra dialtica. Segundo os mecanicistas, a cincia auto-suficiente e descobre suas prprias leis por meio da pesquisa; j os dialticos defendiam um princpio exploratrio aberto e no determinista, acreditando que os eventos so dependentes da ao humana, ou seja, a conscincia uma caracterstica humana, e ela que favorece a disposio para a construo dos eventos. Outro fator importante a subida de Stalin ao poder, aps a morte de Lenin em 1924. Stalin, por meio de sua interpretao pessoal das idias de Lenin e do marxismo, promove um dos maiores expurgos da esquerda comunista, mas, ao mesmo tempo, implementou as polticas que esta linha defendia e, posteriormente, eliminou a faco direitista, passando a exercer um governo absolutista. O prximo passo foi a interferncia na rea educacional. Sob a alegao de que o desempenho das crianas na escola era deficiente, foi imposto um currculo fechado, e o sistema de projetos, adotados logo aps a revoluo, foi suprimido. O ponto culminante da interferncia poltica ocorre na psicologia com a edio do decreto intitulado Sobre as Perverses Pedolgicas no Sistema de Comissariado do Povo para a Educao. Este decreto baniu os testes psicolgicos, assim como a psicologia, das reas da educao e da indstria. Como conseqncias vrios peridicos sobre psicologia deixaram de ser editados; cursos e institutos foram fechados; o ensino de psicologia ficou relegado ao plano de treinamento de professores nas faculdades, e muitos pesquisadores da rea, inclusive Vygotsky, que j havia falecido, passaram a fazer parte de uma lista negra do poder que proibia, em todo o territrio nacional, as suas obras. Foi somente aps a morte de Stalin, em 1953, de acordo com Rosa & Montero (1996), que os trabalhos de Vygotsky voltam a ser publicados, a partir de 1956. Esse foi o cenrio no qual Vygotsky idealizou, desenvolveu e aplicou seu trabalho, mas no o viu ser banido e reintegrado.

3. A FUNDAMENTAO DE SUA PROPOSTA Vygotsky surge na psicologia num momento significativo para a nao russa. Logo aps ter-se consolidado a revoluo, emerge uma nova sociedade, que, conseqentemente, exige a constituio de um novo homem. Nesse sentido, a primeira misso que a Revoluo imprimiu para a psicologia foi a anlise dos problemas de aplicao prtica. Por sua formao humanista e sua bagagem cultural, Vygotsky reunia as condies necessrias para idealizar uma nova concepo de Educao, Pedologia (cincia da criana) e Psicologia. Segundo aponta Molon (1995), os interesses de Vygotsky pela psicologia originam-se na preocupao com a gnese da cultura. Por entender que o homem o construtor da cultura, ele se contrape psicologia clssica que, segundo sua viso, no respondia adequadamente sobre os processos de individuao e os mecanismos psicolgicos dos indivduos. Em contrapartida, elabora sua teoria da gnese e natureza social dos processos psicolgicos superiores. Vygotsky, de acordo com Bonin (1996), empenhou-se em criar uma nova teoria que abarcasse uma concepo de desenvolvimento cultural do ser humano por meio do uso de instrumentos 2 , em especial a linguagem, tida como instrumento do pensamento. A teoria por ele proposta surge como meio de superar o quadro apresentado pela psicologia, que se encontrava dividida em duas orientaes: a naturalista e a mentalista. Na sua percepo, tal diviso acentuava a questo do dualismo mente-corpo, natureza-cultura e conscincia-atividade. Segundo Vygotsky, um dos reflexos do dualismo a diversidade de objetos de estudo eleitos pelas abordagens em psicologia o inconsciente (psicanlise); o comportamento (behaviorismo) e o psiquismo e suas propriedades (gestalt) e a incapacidade delas em darem as respostas para os fenmenos psicolgicos, por trabalharem com fatos diferentes. Ou seja, para ele, as abordagens no davam conta de explicitar claramente a gnese das funes psicolgicas tipicamente humana. Diante de tal quadro, ele props, ento, uma nova psicologia que, baseada no mtodo e nos princpios do materialismo dialtico, compreendesse o aspecto cognitivo a partir da descrio e explicao das funes psicolgicas superiores, as quais, na sua viso, eram determinadas histrica e culturalmente. Ou seja, prope uma teoria marxista do funcionamento intelectual humano que inclui tanto a identificao dos mecanismos cerebrais subjacentes formao e desenvolvimento das funes psicolgicas, como a especificao do contexto social em que ocorreu tal desenvolvimento.

Os instrumentos so meios externos utilizados pelos indivduos para interferir na natureza, mudando-a e, conseqentemente, provocando mudanas nos mesmos indivduos. (Lucci, 2002:140)

Os objetivos de sua teoria so:


caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipteses de como essas caractersticas se formam ao longo da histria humana e de como se desenvolvem durante a vida do indivduo. (Vygotsky, 1996:25)

Deste modo, as assertivas de sua teoria so: a) o homem um ser histrico-social ou, mais abrangentemente, um ser histrico-cultural; o homem moldado pela cultura que ele prprio cria; b) o indivduo determinado nas interaes sociais, ou seja, por meio da relao com o outro e por ela prpria que o indivduo determinado; na linguagem e por ela prpria que o indivduo determinado e determinante de outros indivduos 3 ; c) a atividade mental exclusivamente humana e resultante da aprendizagem social, da interiorizao da cultura e das relaes sociais; d) o desenvolvimento um longo processo marcado por saltos qualitativos que ocorrem em trs momentos: da filognese (origem da espcie) para a sociognese (origem da sociedade); da sociognese para a ontognese (origem do homem) e da ontognese para a micrognese (origem do indivduo nico); e) o desenvolvimento mental , em sua essncia, um processo sociogentico; f) a atividade cerebral superior no simplesmente uma atividade nervosa ou neuronal superior, mas uma atividade que interiorizou significados sociais derivados das atividades culturais e mediada por signos 4 ; g) a atividade cerebral sempre mediada por instrumentos e signos; h) a linguagem o principal mediador na formao e no desenvolvimento das funes psicolgicas superiores; i) a linguagem compreende vrias formas de expresso: oral, gestual, escrita, artstica, musical e matemtica; j) o processo de interiorizao das funes psicolgicas superiores histrico, e as estruturas de percepo, a ateno voluntria, a memria, as emoes, o pensamento, a linguagem, a resoluo de problemas e o comportamento assumem diferentes formas, de acordo com o contexto histrico da cultura; k) a cultura interiorizada sob a forma de sistemas neurofsicos que constituem parte das atividades fisiolgicas do crebro, as quais

Ressalta-se, como apontado em Molon (1995), que h diferentes leituras da obra de Vygotsky e, portanto, so identificados, pelo menos, dois tipos de determinao do sujeito: a interao com outros sujeitos e a linguagem. Dessas determinaes resulta o sujeito interativo, isto , aquele que no nem ativo e nem passivo, e que constitudo na e pela relao interpessoal, e o sujeito semitico, sujeito constitudo na e pela linguagem, sendo que apareceu como sujeito resultante da relao (...), e como sujeito constitudo na relao constitutiva EU-OUTRO, numa relao dialtica. (p.106). 4 Signos so mediadores internos, os instrumentos psicolgicos que dirigem e controlam as aes psicolgicas do prprio indivduo ou de outros indivduos.

permitem a formao e o desenvolvimento dos processos mentais superiores. Vygotsky formula sua teoria por entender que os mentalistas e os naturalistas no explicavam cientificamente os processos mentais superiores. No seu entender, os naturalistas, ao aderirem aos mtodos das cincias naturais, limitavam-se ao estudo de processos psicolgicos relativamente simples, tais como as sensaes ou comportamentos observveis, mas ao se depararem com funes complexas, fracionavam-nas em elementos simples ou adotavam um dualismo que abria espao para a especulao arbitrria. J com relao aos mentalistas, ele ponderava que estes, por sua vez, levavam em considerao os fenmenos do esprito e, a partir de um apriorismo fenomenolgico ou do idealismo, descreviam os processos mentais superiores, mas alegavam que era impossvel explic-los ou explicavam-nos de uma forma arbitrria e especulativa. Compartilhando da concepo marxista de que o essencialmente humano constitudo por relaes sociais, negou-se a buscar explicaes para as funes mentais superiores nas profundezas do crebro ou nas caractersticas etreas de uma alma separada do corpo. O trabalho de Vygotsky, segundo Molon (1995), fortemente influenciado pelas idias de Marx e Engels, pela dialtica de Hegel, pelo evolucionismo de Darwin, pela filosofia de Espinosa e pelas idias de Pierre Janet, entre outros pensadores. a partir das idias desses autores que Vygotsky formou sua base de entendimento de que: a) a psicologia uma cincia do homem histrico e no do homem abstrato e universal; b) a origem e o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores social; c) h trs classes de mediadores: signos e instrumentos; atividades individuais e relaes interpessoais; d) o desenvolvimento de habilidades e funes especficas, bem como a origem da sociedade, so resultantes do surgimento do trabalho - este entendido como ao/movimento de transformao - e que pelo trabalho que o homem, ao mesmo tempo em que transforma a natureza para satisfazer as suas necessidades, se transforma tambm; e) existe uma unidade entre corpo e alma, ou seja, o homem um ser total. Especialmente os postulados darwinianos de mutao, recombinao e seleo natural, que pressupem instabilidade e movimento no decorrer do tempo, assim como, tambm, a noo de ordem e a direo da evoluo, serviram de base para formulaes de Vygotsky, como, por exemplo, sobre: a) as mudanas nos prprios conhecimentos e significados sociais; b) que o desenvolvimento no pressupe uma sucesso de estgios lineares, fixos e aleatrios, mas que cada estgio supe o seguinte, isto , o fato de o processo de desenvolvimento ocorrer por estgios no significa que estes sigam um percurso contnuo, eles so marcados por avanos e retrocessos, mas seguem uma ordem de aparecimento, o que no implica que tenham que ser vivenciados em sua plenitude, e um estgio constitui um pr-requisito para o prximo; c)

que o desenvolvimento cultural segue as mesmas leis da seleo natural; d) que o indivduo adulto produto de comportamentos herdados, que so modificados pelas relaes sociais; e) que para explicar o comportamento humano preciso considerar as condies biolgicas e como estas so modificadas nas relaes sociais-culturais. Outra fonte de influncia foi a lingstica, por suas discusses sobre origem da linguagem e sua possvel influncia sobre o desenvolvimento do pensamento. Essa temtica influenciou sobremaneira o pensamento de Vygotsky, pois a encontramos permeando toda sua obra. Por ltimo, outro ponto de influncia o cenrio sociopoltico que valorizava a cincia, enquanto instrumento a servio dos ideais revolucionrios, na busca de respostas rpidas para a construo de uma nova sociedade. 4. A PSICOLOGIA SCIO-HISTRICA A teoria histrico-cultural ou sociocultural do psiquismo humano de Vygotsky, tambm conhecida como abordagem sociointeracionista, toma como ponto de partida as funes psicolgicas dos indivduos, as quais classificou de elementares e superiores, para explicar o objeto de estudo da sua psicologia: a conscincia. A teoria do desenvolvimento vygotskyana parte da concepo de que todo organismo ativo e estabelece contnua interao entre as condies sociais, que so mutveis, e a base biolgica do comportamento humano. Ele observou que o ponto de partida so as estruturas orgnicas elementares, determinadas pela maturao. A partir delas formam-se novas e cada vez mais complexas funes mentais, dependendo da natureza das experincias sociais da criana. Nesta perspectiva, o processo de desenvolvimento segue duas linhas diferentes em sua origem: um processo elementar, de base biolgica, e um processo superior de origem sociocultural. Nesse sentido, lcito dizer que as funes psicolgicas elementares so de origem biolgica; esto presentes nas crianas e nos animais; caracterizamse pelas aes involuntrias (ou reflexas); pelas reaes imediatas (ou automticas) e sofrem controle do ambiente externo. Em contrapartida, as funes psicolgicas superiores so de origem social; esto presentes somente no homem; caracterizam-se pela intencionalidade das aes, que so mediadas. Elas resultam da interao entre os fatores biolgicos (funes psicolgicas elementares) e os culturais, que evoluram no decorrer da histria humana. Dessa forma, Vygotsky considera que as funes psquicas so de origem sociocultural, pois resultaram da interao do indivduo com seu contexto cultural e social. As funes psicolgicas superiores, apesar de terem sua origem na vida sociocultural do homem, s so possveis porque existem atividades cerebrais. Ou seja, essas funes no tm sua origem no crebro, mas no existem sem

ele, pois se utilizam das funes elementares que, em ltima instncia, esto ligadas aos processos cerebrais. Vale lembrar que: a) o crebro no um mero suporte das funes psicolgicas superiores, mas parte de sua constituio; b) o surgimento das funes superiores no elimina as elementares; o que ocorre a superao das elementares, sobressaindo as superiores, mas nunca deixando de existir as elementares; c) Vygotsky considera que o modo de funcionamento do crebro moldado ao longo da histria da espcie (base filognica) e do desenvolvimento individual (base ontognica), como produto da interao com o meio fsico e social (base sociognica). Segundo Vygotsky, o desenvolvimento mental marcado pela interiorizao das funes psicolgicas. Essa interiorizao no simplesmente a transferncia de uma atividade externa para um plano interno, mas o processo no qual esse interno formado. Ela constitui um processo que no segue um curso nico, universal e independente do desenvolvimento cultural. O que ns interiorizamos so os modos histricos e culturalmente organizados de operar com as informaes do meio. Segundo afirma Blanck (1996), as funes psicolgicas superiores esto na base do desenvolvimento ontogentico que, na sua avaliao, no ocorre de forma retilnea, demarcando uma acumulao quantitativa, mas como uma srie de transformaes qualitativas e dialticas. Elas so formadas em estgios, sendo cada um deles constitudo por um processo complexo de desintegrao e integrao. Eles se distinguem por apresentar uma organizao especfica da atividade psicolgica e por permitir o aparecimento de um dado comportamento. Vygotsky considerava que a aquisio da linguagem constitui o momento mais significativo no desenvolvimento cognitivo. Ela, a linguagem, representa um salto de qualidade nas funes superiores; quando ela comea a servir de instrumento psicolgico para a regulao do comportamento, a percepo muda de forma radical, novas memrias so formadas e novos processos de pensamento so criados. Um dos conceitos fundamentais da psicologia scio-histrica o de mediao, ou seja, do processo de interveno de um elemento intermedirio numa relao (Oliveira, 1993:26). O que segundo Molon (1995) um pressuposto norteador de toda a construo terica de Vygotsky. Na viso de Rego (1998), pela mediao que o indivduo se relaciona com o ambiente, pois, enquanto sujeito do conhecimento, ele no tem acesso direto aos objetos, mas, apenas, a sistemas simblicos que representam a realidade. por meio dos signos, da palavra, dos instrumentos, que ocorre o contato com a cultura. Nesse sentido, a linguagem o principal mediador na formao e no desenvolvimento das funes psicolgicas superiores. Ela constitui um sistema simblico, elaborado no curso da histria social do homem, que organiza os

signos em estruturas complexas permitindo, por exemplo, nomear objetos, destacar suas qualidades e estabelecer relaes entre os prprios objetos. O surgimento da linguagem, como j foi dito anteriormente, representa um salto qualitativo no psiquismo, originando trs grandes mudanas. A primeira est relacionada ao fato de que ela permite lidar com objetos externos no presentes. A segunda permite abstrair, analisar e generalizar caractersticas dos objetos, situaes e eventos. J a terceira se refere a sua funo comunicativa; em outras palavras, a preservao, transmisso e assimilao de informaes e experincias acumuladas pela humanidade ao longo da histria. (Rego, 1998:54) Em suma, a linguagem constitui o sistema de mediao simblica que funciona como instrumento de comunicao, planejamento e auto-regulao. justamente pela sua funo comunicativa que o indivduo se apropria do mundo externo, pois pela comunicao estabelecida na interao que ocorrem negociaes, reinterpretaes das informaes, dos conceitos e significados. De acordo com Vygotsky, a linguagem materializa e constitui as significaes construdas no processo social e histrico. Quando os indivduos a interiorizam, passam a ter acesso a estas significaes que, por sua vez, serviro de base para que possam significar suas experincias, e sero estas significaes resultantes que constituiro suas conscincias, mediando, desse modo, suas formas de sentir, pensar e agir. Considerando-se a origem do indivduo (ontognese), ocorrem dois saltos qualitativos no seu desenvolvimento. O primeiro, quando o indivduo adquire a linguagem oral, e o segundo, quando adquire a linguagem escrita. Um outro ponto de fundamental importncia no desenvolvimento das funes psicolgicas superiores o papel desempenhado pela aprendizagem. Desse ponto de vista, para que o indivduo se desenvolva em sua plenitude, ele depende da aprendizagem que ocorre num determinado grupo cultural, pelas interaes entre seus membros. Nessa perspectiva, a aprendizagem encarada como um processo que antecede o desenvolvimento, ampliando-o e possibilitando a sua ocorrncia. Em outras palavras, os processos de aprendizagem e desenvolvimento se influenciam mutuamente, gerando condies de que quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento e vice-versa. Nos estudos de Vygotsky, as relaes entre desenvolvimento e aprendizagem ocupam lugar de destaque, principalmente, na educao. Ele pondera que, embora a criana inicie sua aprendizagem muito antes de freqentar o ensino formal, a aprendizagem escolar introduz elementos novos no seu desenvolvimento. Ele considera a existncia de dois nveis de desenvolvimento. Um corresponde a tudo aquilo que a criana pode realizar sozinha e o outro, s

capacidades que esto se construindo; isto , refere-se a tudo aquilo que a criana poder realizar com a ajuda de outra pessoa que sabe mais. Esta ltima situao a que melhor traduz, segundo Vygotsky, o nvel de desenvolvimento mental da criana. Entre esses dois nveis, h uma zona de transio, na qual o ensino deve atuar, pois pela interao com outras pessoas que sero ativados os processos de desenvolvimento. Esses processos sero interiorizados e faro parte do primeiro nvel de desenvolvimento, convertendo-se em aprendizagem e abrindo espao para novas possibilidades de aprendizagem. Em sntese, a teoria psicolgica construda por Vygotsky rompe com as correntes at ento estruturadas e parte de uma nova concepo de realidade e de homem.
Referncias bibliogrficas ABBAGNANO, N.(2000). Dicionrio de filosofia.4.ed.,SP:Martins Fontes. BLANCK, G. (1996). Vygotsky:o homem e sua causa.In: MOLL,L.C.Vygotsky e a educao: implicaes pedaggicas a psicologia scio-histrica. (pp. 31-35). Porto Alegre, RS: Artes Mdicas. BONIN, L.F.R. (1996). A teoria histrico cultural e condies biolgicas. So Paulo (Brasil), Tese de Doutorado, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. CASTORINA, J. A. (1998). Piaget e Vygotsky: novos argumentos para uma controvrsia. (pp. 160-183). In Cadernos de Pesquisa. N. 105. So Paulo. DAVIS, C. (1993). O construtivismo de Piaget e o Scio-interacionismo de Vygotsky.In: Anais do Seminrio Internacional de Alfabetizao & Educao, 35-52. UNIJUI, RS. DOISE, W. (1985). Le developpement social de lintelligence. In:MUGNY, G. Psychologie sociale du developpement cognitif. Bern: Peter Lang. HERRNSTEIN,R.J. & BORING, E.G. (orgs). (1971). Textos bsicos de histria da psicologia. So Paulo: Heider-Edusp. JAPIASS, H. & MARCONDES,D.(1996). Dicionrio bsico de filosofia. 3. ed., rev. e amp.Rio de Janeiro:Jorge Zahar. KONDER, L. (1976). Marx: vida e obra. 3.ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra. La TAILLE, Y., OLIVEIRA, M. K. de & DANTAS.H. (1992). Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenticas em discusso. So Paulo: Summus. LUCCI, M.A. (2002). A importncia da interao na individuao: uma viso da abordagem scio-interacionista de Vygotsky. (PP.137-147). In Revista de Cinciada Educao. N. 6. So Jos dos Campos, So Paulo: Stiliano. LUCCI, M.A. (2004). Um estudo sobre as propostas de B.F.Skinner e as de L.S. Vygotsky: a contribuio de uma aproximao. So Paulo, Tese de Doutorado, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo.

LURIA, A.R., LEONTIEV, A., VYGOTSKY,L.S. & outros. (1991). Psicologia e pedagogia: bases psicolgicas da aprendizagem e do desenvolvimento.So Paulo: Moraes. MOLON, S.I. (1995). A questo da subjetividade e da constituio do sujeito nas reflexes de Vygotsky. So Paulo, Dissertao de Mestrado, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. MONTOYA, A.O.D. (1995). Sobre as razes do pensamento e da linguagem:Vygotsky e Piaget. (pp. 26-37). In Cadernos de Pesquisa. N. 92. So Paulo. OLIVEIRA, M.K.de. (1993). Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sciohistrico. So Paulo: Scipione. (Srie pensamento e ao no magistrio). PALANGANA, I.C. (1989). Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky:a relevncia do social numa perspectiva interacionista. So Paulo, Dissertao de Mestrado, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. PERRET-CLERMONT, A.N. (1978). A construo da inteligncia pela interao social. Lisboa: Sociocultura. REGO, C.R. (1998). Vygotsky: uma perspectiva histrico-cultural da educao. 5. ed. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998. REY, F.G.L.S. (1996). Vigotsky: presencia y continuidad de su pensamiento en el centenario de su nacimiento. (pp. 63-81). In Psicologia & Sociedade. N. 8, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. ROSA, A. & MONTERO, I. (1996). O contexto histrico do trabalho de Vygotsky: uma abordagem scio-histrica. (pp.57-83). In: MOLL,L.C. Vygotsky e a educao:implicaes pedaggicas da psicologia scio-histrica. Porto Alegre, RS: Artes Mdicas. ROSA, E.Z. & ADRIANI, A.G. (2002). Psicologia scio-histrica: uma tentativa de sistematizao epistemolgica e metodolgica. (pp. 259-288). In: KAHHALE,E.M.P.(org). A diversidade da psicologia: uma construo terica.So Paulo:Cortez. SOUZA, S.J.& KRAMER, S. (1991). O debate Piaget/Vygotsky e as polticas educacionais. (pp. 69-80). In Cadernos de Pesquisa. N. 77. VYGOTSKY, L.S. (1979). El desarrollo de los procesos psicolgicos superiores. Barcelona: Crtica. VYGOTSKY, L.S. (1991). Problemas tericos y metodolgicos de la psicologa. Madrid: Visor Distribuiciones,v.1. VYGOTSKY,L.S. (1996). A formao social da mente: o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores. 5.ed. So Paulo (Brasil): Martins Fontes. VYGOTSKY,L.S. (1999). Teoria e mtodo em psicologia. 2. ed. So Paulo (Brasil): Martins Fontes. VYGOTSKY, L.S. et alii. (1988). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. So Paulo (Brasil):cone. WEISCHEDEL,W. (2001). A escada dos fundos da filosofia: a vida cotidiana e o pensamento de 34 grandes filsofos. 3. ed. So Paulo (Brasil):Angra.

You might also like