You are on page 1of 2

UNISUL UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA PR-REITORIA ACADMICA CURSO DE ADMINISTRAO DISCIPLINA: HISTRIA DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: MARCELO

O MIGUEL ALUNO: LUCAS FERNANDO DO CARMO

ESCOLA CLSSICA

Ao mesmo tempo em que Taylor desenvolvia os primeiros estudos sobre a teoria da administrao, Fayol elaborava a teoria Clssica na Frana. No entanto, no comeo do sculo XX a escassa tecnologia aliada a um grande atraso impediu que suas ideias fossem difundidas nas Amricas. No entanto, Fayol props princpios bsicos de administrao semelhantes aos de Taylor, onde podemos observar que h muita semelhana nas duas escolas. Fayol relacionou 14 princpios de acordo com seus pensamentos. So estes: diviso do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direo, disciplina, prevalncia dos interesses gerais, remunerao, centralizao, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionrios, iniciativa e esprito de corpo. Tais princpios defendiam a especializao dos funcionrios a fim de aumentar a produtividade. Cada funcionrio respondendo apenas por uma determinada atividade incrementaria a produo. Sob uma viso focada na gerncia administrativa da empresa, Fayol, tambm rege a autoridade que os nveis hierrquicos da empresa devem ter em mos, tendo a responsabilidade dos funcionrios como garantia. Mas tambm deve haver critrios de quem receber as ordens. Cada grupo de funcionrios deve receber ordens de somente um superior, mantendo assim a unidade. Na diretoria da empresa, os interesses da corporao devem prevalecer os interesses da corporao jamais os individuais.

Quanto aos funcionrios, Fayol prega que deve haver disciplina, afinal, sem ela a organizao vira um caos. Deve haver ordem, cada funcionrio em seu devido lugar com sua devida funo. Os funcionrios devem manter-se estveis (um alto ndice de rotatividade tem consequncias negativas sobre o desempenho da empresa) e sua remunerao deve estar de acordo com suas necessidades, garantindo, assim, sua satisfao. Fayol foca bastante a gerncia administrativa em sua teoria e classifica as suas funes em planejar (estabelecer quais so os objetivos e como sero alcanados), comandar (os nveis hierrquicos devem ser claramente definidos, possibilitando aos funcionrios saber de quem devem receber ordens), organizar (alocar todos os recursos da empresa), controlar (estabelecer padres de desempenho afim de que as medidas tomadas sejam as corretas) e coordenar ( o departamento pessoal, que, para Fayol, deve dispor sobre as atitudes e esforos dos membros da equipe). O autor possui uma obsesso pelo comando, v a empresa de cima para baixo, dando sempre um enfoque maior gerncia administrativa. Outra notria observao sobre o fato de Fayol ver a empresa como um sistema fechado, que no funcionaria, j que todas empresas sofrem influncias externas no seu contexto. Fayol tambm peca na explorao dos trabalhadores, atravs de teorias tendenciosas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS FERREIRA, Ademir A., REIS, Ana Carla F., PEREIRA, Maria Isabel. Gesto Empresarial: de Taylor aos nossos dias. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

You might also like