You are on page 1of 10

O PRECONCEITO LINGUSTICO NA MDIA TELEVISIVA Mara lidy Brito Junqueira (UNEB) mairaelidy@hotmail.

com Adriana Bastos Souza (UNEB) Genilson Dias Silva (UNEB) Luciene Ferreira da Silva (UNEB) Vanda Alves da Silva Almeida (UNEB)

1.

Linguagem e sociedade

A linguagem um sistema organizado de smbolos a servio das sociedades humanas. Esse sistema amplo, complexo, extenso, possibilita a transmisso de sentidos e favorece a interao entre os seres humanos. Segundo Marilena Chau (1993, p. 04), a palavra se encontra no limiar do universo humano, pois caracteriza fundamentalmente o homem e distingue do animal. Esta um fator preponderante para a compreenso do universo simblico ao qual pertencemos, j que o ser humano o nico ser capaz de criar smbolos e estabelecer todo e qualquer ato comunicativo. atravs da linguagem que adquirimos a capacidade de pensar, organizar, de expressar e desenvolver nossas ideias. Nota-se que ela constitui e situa o homem historicamente, ratifica as crenas, estilo de vida e compe os traos culturais de uma determinada sociedade, refletindo a identificao de cada indivduo de acordo com seu status na comunidade, e como afirma Yonne Leite (2002, p. 07), na linguagem que se reflete a identificao de cada comunidade e tambm a insero do indivduo em diferentes agrupamentos status social, faixa etrias, gneros, graus e escolaridade. Nessa perspectiva, h uma linha muito tnue entre a linguagem e sociedade, pois, linguagem o reflexo daquilo que a sociedade constri culturalmente, agindo como mecanismo de transmisso dos costumes, crenas, saberes e tradies, construindo deste modo a identidade de um povo. Desde que nascemos, estamos mergulhados no mundo da linguagem, crescemos imersos em um universo de sons, de gestos e sinais atravs dos quais passamos a interagir com tudo que nos cerca, a linguagem
Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 3, pg. 2459

uma atividade, uma forma de ao entre os indivduos, um lugar de interao que possibilita aos membros de um contexto social a prtica dos mais diversos tipos de atos. a partir da linguagem que nos identificamos como um ser histrico e cultural, na medida em que nos vemos como sujeitos atuantes da nossa prpria histria.

2.

O preconceito lingustico e sua relao com o poder

Preconceito lingustico uma atitude em que o ser faz um prjulgamento da forma de usar a lngua, seja na fala como na escrita, do outro semelhante. Nessa conduta ocorre o preconceito, uma vez que o julgador se acha superior linguisticamente ao julgado e consequentemente se acha melhor como indivduo. Conforme Bagno (2003, p. 75) os preconceitos lingusticos impregnam-se de tal maneira na mentalidade das pessoas que as atitudes preconceituosas se tornam parte integrante do nosso prprio modo de ser e de estar no mundo. Tambm certo que o indivduo no restringe suas ideias pr-concebidas apenas a uma modalidade de preconceito, certamente quem manifesta o preconceito lingustico tambm preconceituoso em relao cor, opo sexual, de classe social, etc. E tudo gerado pela ignorncia em relao complexidade desses fatores sociais. inquestionvel a influncia exercida pela lngua na vida dos seres humanos, por isso, a forma como falamos e escrevemos diz (ou pode dizer) muito sobre a pessoa, da vem a inter-relao do lingustico com o social. A linguagem influencia a convivncia entre as pessoas, ao mesmo tempo em que influenciada por ela, com isso, considerar a fala do prximo como erro e inferior no implica apenas em questes lingusticas, mas em questes sociais. So conhecidos em estudos da lingustica e da sociolingustica termos como Norma culta e Norma padro, esses servem para designar uma modalidade lingustica que est presente nas gramticas, dicionrios etc. e tem como base os clssicos da literatura e o idioma arcaico. nesse idioma padronizado que os preconceituosos linguisticamente se baseiam, considerando qualquer desvio dessa norma como errado e sem importncia.

pg. 2460

Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

Trava-se assim, uma batalha entre os estudiosos da linguagem e os chamados puristas. Os primeiros levam em conta que a lngua algo histrico e, consequentemente, sofre as mudanas dentro dos contextos sociais, culturais e histricos, com isso, so contra a normatizao daquela. J os segundos, esto do lado da elite dominante e querem preservar a lngua, considerada por eles como correta, das intromisses errneas dos dialetos desprestigiados socialmente. Ainda podemos colocar ao lado dessa segunda corrente, a imprensa e os meios miditicos em sua grande maioria. Cotidianamente vemos exemplos bem explcitos do preconceito lingustico sendo divulgados em rdios, nos jornais e principalmente na televiso. Esses sistemas tm o poder de criar esteretipos, fazendo o senso comum aceitar como verdadeiro retrato da sociedade. Ento a mdia faz uma distoro do conceito de lngua e no leva em conta que ela a identidade do povo que a usa. Quando falamos em uso, no estamos colocando esta questo como fazer uso de um determinado objeto, mas inserimos este termo para dizer que a lngua est intrinsecamente em ns, somos certamente a lngua que usamos. Por isso, acusar algum de no saber falar a sua prpria lngua materna to absurdo quanto acusar essa pessoa de no saber usar corretamente a viso (BAGNO, 2010, p. 17), e, portanto qualquer parte do corpo. Este crculo preconceituoso acarreta problemas em outras prticas sociais, ou seja, o no uso das normas prestigiadas gera segundo algumas reportagens desconhecedoras do contexto lingustico uma situao em que empregos so perdidos, ou nem so conquistados, se as pessoas no dominam a norma culta. Essas pessoas que no dominam a norma culta, em tese, so excludas das benesses da sociedade (LEITE, 2004, p. 62). Desse preconceito descrito acima, que paira no inconsciente coletivo, vem outro que tambm est impregnado na mente das pessoas. Trata-se daquela lgica na qual, o no saber falar acarreta que a pessoa no sabe pensar. Esta forma de discriminao to grave e to sem coerncia, que pensar assim, como dizer que mais de 150 milhes de pessoas em nosso pas so simplesmente desumanizados. Importa frisar que de acordo com os postulados da sociolingustica e da lingustica no existe "erro" numa construo lingustica, uma vez que todas so capazes de comunicar e apenas retratam as variaes dialetais presentes em qualquer lngua. Ento, questiona-se: por que continuar
Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 3, pg. 2461

a discriminar estes falantes por seus usos da linguagem? Aqui entra a concepo de poder e status social, j que no somente a maneira de falar que sofre preconceito, mas a identidade do falante. Com isso, se ele pertencente classe abastada, se branco e detm o poder, pode tranquilamente falar as variantes estigmatizadas. Entre as vrias formas de preconceito existente em nossa sociedade, o lingustico, talvez, seja a mais sutil, justamente por est embutido nos graus valorativos do social. Geralmente, no se discrimina o que algum fala, mas quem fala, da no podermos distanciar o lingustico do social, nem a linguagem das relaes de poder. Com relao a isso Bagno (2010, p. 16) vem confirmar que o preconceito lingustico no existe. O que existe, de fato, um profundo e entranhado preconceito social. Portanto, levando em conta que a norma culta simplesmente um fantasma e por isso ela oculta; que a lngua um instrumento de discriminao econmica e social, reforados pela escola, pela mdia, pelos intelectuais, etc. cabem a todos ligados ao estudo da linguagem (linguistas, professores), preocupados e interessados no que realmente envolve a complexidade dos fenmenos lingusticos, lutar contra a norma dita como a certa, contra o preconceito, divulgando o que uma lngua e assim construindo uma sociedade imune de qualquer forma de excluso e dominao pelo uso da linguagem.

3.

A linguagem nos meios miditicos

perceptvel que a mdia possui poder de persuaso, uma vez que ela tem o poder de influenciar as atitudes e os comportamentos dos indivduos, determinando o que deve ou no fazer de suas vidas cotidianas, alm de utilizar uma linguagem mais popular para poder conquistar a adeso de seu pblico. Muitas vezes, a influncia dos meios de comunicao de massa colabora para a valorizao da norma culta mesmo com a veiculao de modismos de linguagem trazidos pela mdia. Dessa forma, ao mesmo tempo em que incorpora sua prtica diria uma forma lingustica que garanta a comunicao e o sucesso comercial, a mdia, paradoxalmente, mantm um nvel doutrinrio, a defesa de um portugus puro, correto, estabelecido a partir das gramticas tradicionais, mostrando grande preconceito particularmente com as variedades populares.

pg. 2462

Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

A linguagem da mdia , antes de tudo, uma linguagem impressiva. Ela vai criando no subconsciente de quem a v pela repetio das notcias e pelos valores ali embutidos uma forma de colagem, sobretudo quando utilizam aspectos ldicos, como msica, beleza, cor, movimento, grias, personagens nordestinos estereotipados tudo para atrair o pblico mesmo que com isso agrida toda uma cultura ou forma de pensar. Como expe Bagno (2006, p. 44):
um verdadeiro acinte aos direitos humanos, por exemplo, o modo como a fala nordestina retratada nas novelas de televiso, principalmente da Rede Globo. Todo personagem de origem nordestina , sem exceo, um tipo grotesco, rstico, atrasado, criado para provocar o riso, o escrnio e o deboche dos demais personagens e do espectador. No plano lingustico, atores nonordestinos expressam-se num arremedo de lngua que no falada em lugar nenhum no Brasil, muito menos no Nordeste

A linguagem da mdia, de modo geral, pode ser emotiva. Ela no lida, na maioria das vezes, com a verdade, mas com alguma meiaverdade, quando usa de uma pequena notcia para sensibilizar o ouvinte. Outra caracterstica da linguagem da mdia ser monolgica, no dialgica. Ela se faz, antes de tudo, em uma nica e s direo. Isto no um mal em si, mas tambm traz consequncias, na medida em que no existe o dilogo. O locutor fala e ns ouvimos, no interagimos, no retrucamos, no divergimos dialogicamente. O poder de condicionar (poder sociolgico) est presente na linguagem miditica, porque por meio dele ela pode fazer com que uma pessoa faa o que ela (mdia) quer e mais pode fazer com que a pessoa pense o que ela quer que pense. Isso poder, efetivamente, e a mdia lida com esse poder. A televiso uma mdia que possui posio de proeminncia nacional como veculo de comunicao. Alm disso, a capacidade da TV bastante estimada por influir no comportamento dos indivduos, sendo inclusive para a maioria da populao um meio de entretenimento e fonte de informao, mais completo e fascinante que o rdio, jornal ou revista. Isto porque, a televiso possui o apelo audiovisual, e neste caso acaba tornando-se o foco nico de ateno, pois exige olhos e ouvidos. Porm, deve-se destacar que o aparelho televisivo e a mdia em geral no transmitem o que ocorre na realidade social, impondo o que elas constroem no espao pblico. E assim, as mdias persuadem, mostrando a suas concepes ideolgicas. E se consideradas como um espelho da realidade, elas so espelhos deformadores, alis, muitos destes ao
Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 3, pg. 2463

mesmo tempo disputando qual deforma mais. Isso um fato extremamente explcito na sociedade brasileira, onde ocorrem diariamente disputas para conseguir a aceitao do grande pblico. Tudo isso, configura o espao do sistema miditico.

4.

A influncia da mdia no uso da linguagem

Os meios de comunicao foram concebidos a partir de uma primeira tecnologia de reprodutibilidade tcnica da imagem: a fotografia. Esta revoluo nos meios de produo da imagem visual acarretou a popularizao desta, por tornar as imagens acessveis a um maior nmero de pessoas e tambm por possibilitar a entrada da linguagem visual no universo da propaganda de forma mais intensa na sociedade atual. S a mdia capaz de nos fornecer um relatrio rpido e completo dos acontecimentos que se produzem nossa volta. Sendo assim, a influncia miditica to forte que torna possvel a alterao do imaginrio das pessoas. Atravs de uma viso crtica do tema, reconhecemos a influncia dos rgos dos meios de comunicao social na linguagem das pessoas, como os bordes. Estes exercem uma autoridade nas mentes das pessoas e at interferem na forma de ver e de reagir sua realidade poltica, social e cultural. Muitos de ns j utilizamos desses bordes de personagens conhecidos na TV, assim como as pessoas que pouco assiste aos programas e mesmo assim fazem uso dessas expresses por se tornarem to famosas pelo uso e repetio macia realizada pelos telespectadores. Geralmente aceitamos os meios miditicos sem um olhar crtico a sua autntica influncia e funo. Os programas, novelas, propagandas sempre disponibilizam de signos particulares, distintos dos signos normais, criando assim, um universo prprio na linguagem televisiva de forte influncia na criatividade cotidiana do falar brasileiro e, por muitas vezes, esses signos promovem, estimulam e reforam o preconceito na linguagem. Atualmente a maioria dos programas exibidos expe ao pblico uma imagem estereotipada da concepo de linguagem. Comportamento sexual, preconceito regional, lingustico, tnico, entre outros, so pontos de partida para as criaes de supostos tipos sociais e a partir deles, a criao do que chamam de humor. O que Marcondes (2003) chama de clichs explorados ao mximo, reafirmando preconceitos, [...] O humor
pg. 2464

Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

quase que totalmente limitado a bordes. Isso quando ele no explora a vida privada de uma pessoa pblica. Nessa perspectiva, procuramos analisar o uso de bordes televisivos que passam a fazer parte do repertrio lingustico da maioria dos indivduos, alguns permanecendo por um perodo maior, e outros so substitudos por novos vocbulos. Alguns estudos da linguagem privilegiaram o universo televisivo dos bordes, e foram elencadas expresses que caram no gosto popular, como vemos a seguir: Chocolate pooooode Chique de doer Detesto pobre! a treva! Epa, epa, epa! Eu aumento, mas no invento Eu tenho catiguria! Eu vi, meninos, eu vi Jesus, apaga a luz Muita calma nessa hora! No brinquedo, no! Olha a Faca! Sou chique, benh! T pagaaaanu! Gislane em Zorra Total Elvira, em "Sete Pecados" Tina Pepper, em Cambalacho Bianca, em Caras e Bocas Juvenal Antena, em Duas Caras de Nelson Rubens Bebel, na novela Paraso Tropical Juca Pirama, em Salvador da Ptria Yasmin, em Malhao Juvenal Antena, em Duas Caras Dona Jura, na novela "O Clone" Patrick, no Zorra Total Mrcia, em "Chocolate com Pimenta" Lady Kate, no Zorra Total

Com isso percebemos como os bordes repetidos pelos telespectadores soam como sinnimo de audincia dos programas. E vemos no nosso cotidiano como estes se impregnam no inconsciente das pessoas, passando a fazer parte de seus repertrios lingusticos. Porm, a maioria dos telespectadores no possui uma concepo mais ampla de lngua, de sua capacidade diversificadora e heterognea fazendo com que eles no percebam a intolerncia e o preconceito que vo embutidos, camuflados nos bordes televisivos o que estimula que ele seja visto como algo natural, comum e intrnseco sociedade. Assim, o preconceito lingustico vai sendo inserido na sociedade de forma subentendida, acomodada e, at deflagrada e o indivduo no faz uso de seu poder crtico para uma anlise reflexiva dos fatores e aspectos que o motiva, ento a comunidade, aceita o que lhe imposto e transmite, sem perceber, atitudes intolerantes para com as "pessoas reais" que os personagens que criam os bordes retratam.

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 3,

pg. 2465

A mdia busca a todo custo imprimir ideias a serem seguidas e no discutidas e faz esta imposio tambm atravs do preconceito com a linguagem presente nos bordes. Agindo dessa forma, ela nega nossa caracterstica de ser um pas culturalmente diversificado, basta retornar ao nosso passado de nao colonizada e toda a influncia trazida por seus colonizadores e imigrantes, resultando numa miscigenao de raas, culturas e lnguas. Diante de toda essa diversidade torna-se impossvel moldar e enclausura a lngua, isso seria negar toda a histria de uma nao, pois acima de tudo a lngua um lugar de marcao de identidades (POSSENTI, 2002, p. 109). As diferenas no idioma que caracterizam e mesmo identificam os nativos de uma nao, esto longe de ser o nico e principal fator da diversidade lingustica. Uma lngua um objeto histrico, enquanto saber transmitido, estando sujeita s eventualidades prprias de tal momento histrico. Isso significa que se transforma no tempo assumindo uma diversidade no espao. Bortoni-Ricardo (1986) aponta ser um mito pensar que somos um pas privilegiado, no qual a comunicao ocorre sem problemas de entendimento, o que uma compreenso equivocada j que a sociedade e a lngua so heterogneas e diversificadas, da a existncia de variaes e variantes lingusticas e a desconsiderao por parte da mdia deste aspecto mostra-se presente nos bordes que veiculam o preconceito lingustico. A diversificao, um elemento caracterstico da prpria linguagem, foi utilizada como fator extremamente negativo nos discursos de Luiz Incio Lula da Silva que a mdia soube muito bem explorar para desqualificar e desmerecer sua capacidade poltica e gestora por ser um legtimo representante das variedades populares desprestigiadas. No pleito presidencial, em certo programa de auditrio na rede de televiso SBT, o ento candidato foi entrevistado sobre suas propostas. Na entrevista, o candidato fez questo de deixar claro seu lugar de cidado comum, de infncia pobre, pois cometia desvios em relao lngua culta, consequncia do pouco estudo que teve. Alm desse exemplo temos outros como o programa de talk-show do humorista J Soares que antes de entrevistar seus convidados, faz uma srie de comentrios e piadas sobre os considerados erros de portugus e ortografia arrancando risadas do auditrio. Em programa de rdio, o grupo de locutores do pnico caoa de ouvintes por possveis "erros de portugus", quando no criticam uns aos
pg. 2466

Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

outros, tendo mesmo entre eles uma pessoa marcada pela ideia de falta de inteligncia (Sabrina Sato). Esses e outros momentos apresentados pela mdia fazem com que, em pouco tempo perante a sua programao, as pessoas sejam induzidas a incorporarem em seu comportamento a ideia de intolerncia e de preconceito lingustico para com o outro.

5.

Consideraes finais

Considerando que a lngua um fator social e essencialmente humano, por isso, ela influencia nas prticas sociais e no comportamento dos seres humanos, levantamos a questo do preconceito lingustico na mdia televisiva, por entendermos a relevncia de se estar discutindo esta temtica. Essa forma de preconceito est enraizado na sociedade brasileira e ganha fora na medida em que escolas, intelectuais e mdia distorcem o conceito de lngua, fazendo com que o senso comum creia num nico conceito de se conceber o fenmeno da linguagem. A televiso com seu intenso poder de influenciar na vida das pessoas, poderia prestar um servio mais til em relao aos comportamentos lingusticos, buscando levar ao pblico o respeito a todas as variedades lingusticas e com isso, combater os diversos preconceitos inseridos em nossa sociedade. No entanto, percebe-se o contrrio, ou seja, a televiso cria esteretipos baseando-se no critrio de prestgio social, trata-se da lgica de que no importa o que a pessoa fala, mas quem ela . Por isso, extremamente relevante estar discutindo essas questes no mbito acadmico, uma vez que estudantes da linguagem, bem como professores, linguistas, sociolinguistas etc. tm que combater o preconceito lingustico e social, fazendo de seus alunos e seus leitores seres mais crticos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAGNO, Marcos. O preconceito lingustico: o que , como se faz. 25. ed. So Paulo: Loyola, 1999. ______. A norma oculta: lngua e poder na sociedade brasileira. So Paulo: Parbola, 2010.

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 3,

pg. 2467

BORDENAVE, Juan Daz. O que comunicao. So Paulo: Brasiliense, 1982. BRAGA, Adriana. Preconceito Lingustico na Mdia. Disponvel em: <http://viajandocombete.blogspot.com/2010/12/preconceito-linguisticona-midia.html>. Acesso em: 22-12-2010. CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mdias. Trad. ngela S. M. Corra. So Paulo: Contexto, 2007. GRANDES Pensadores. John Dewey. Revista Nova Escola. So Paulo: Abril, edio de janeiro e fevereiro de 2003, p. 45-46. LEITE, Yonne; CALLOU, Dinah. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. PRECONCEITO na TV. Revista Mundo Jovem. So Paulo, n 410, p. 5355, set./2008. SIMM, Juliana Fogaa Sanches; SORTO, Letcia Jovelina. Lula: as variaes e o preconceito lingustico que o cercam. Disponvel em: <http://www.letramagna.com/lulavariacao.pdf>. Acesso em: 12-01-2011.

pg. 2468

Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

You might also like