You are on page 1of 2

Origens do Direito Empresarial

Desde o incio das transaes comerciais, que surgiram na antiguidade e se desenvolveu rapidamente, houve a necessidade de regulamentao do comrcio. Com pice na idade mdia, o comrcio teve maior intensidade durante formao das cidades que se desenrolou ao redor dos feudos. Consequentemente com o surgimento das cidades, houve o surgimento dos estados e nesse diapaso houve a necessidade inegvel da criao de regulamentao do comrcio no campo jurdico, surgindo portanto o direito comercial.

Formao do direito empresarial: A formao do direito empresarial se d em trs fases, so elas: a fase de corporaes de ofcio; fase da teoria dos atos de comrcio e fase da teoria da empresa.

A fase de corporaes de ofcio, denominada a primeira fase do direito empresarial. O funcionamento do direito empresarial ou comercial nesta fase simples, tratava-se do agrupamento de comerciantes atrs das chamadas corporaes de ofcio. Nesta fase o direito era tratado de forma classista e subjetivo e era regido por regras criadas por estes comerciantes e para estes comerciantes. Tal aglutinao por parte das corporaes tinha o cunho de formar uma tutela jurdica em torno de suas atividades, buscando portanto mais segurana.

Com a eficcia advinda dos julgamentos realizados pelo juzes classistas das corporaes de ofcio, houve a presso da sociedade, com base na revoluo francesa, para que tais juzes julgassem no apenas lides comerciais mas sim sociais. Todo esse movimento deu-se atravs do surgimento dos ideais do liberalismo, nos quais pregavam a igualdade poltica, social e jurdica de uma sociedade.

Nasce a partir da a segunda fase ou fase do direito empresarial conhecida como fase dos atos de comrcio. Tal fase teve como guardio o Code de Commerce elaborado pelos juristas de Napoleo Bonaparte. Com fulcro em um direito mais amplo, houve o abandono do subjetivismo que antes abarcava a primeira fase, sendo excludo ainda o corporativismo e sendo adotado uma ampla ordem comercial, assim deu-se lugar ao objetivismo dos atos legais. Desta forma, o que se levava em considerao no julgamento de uma lide comercial,

no eram as partes em si mas o que cada parte fez, a parti da analisava-se a conduta de acordo com o estipulado nas regras.

O diploma francs tornou-se referncia em todo o mundo. No Brasil, em 1850, foi editado o nosso Cdigo Comercial inspirado na Teoria dos Atos de Comrcio. O Cdigo Comercial (Lei 556 de 25 de junho de 1850) descrevia comerciante como aquele que praticava mercancia, todavia, sem definir esta. Foi o regulamento 737, tambm de 1850, que definiu os atos considerados de comrcio (ex.: compra e venda de imveis, cambio, operaes de seguro, transporte de mercadorias, etc.). Assim, s seriam considerados atos de comrcio, contando com a proteo das normas comerciais, aqueles atos expressamente definidos como tal. Foi a Itlia que, com a promulgao do Codice Civile de 1942, consagrou a terceira e ltima fase de formao do Direito Empresarial, at hoje vigente, a chamada fase da Teoria da Empresa. De acordo com essa teoria, o amparo do Direito Comercial recai no em razo da condio de comerciante, no em razo da presena ou no do ato em uma lista, mas sim em razo da caracterizao ou no da atividade como empresarial. A Teoria da empresa teve a sua efetiva insero no ordenamento nacional somente com o advento do novo Cdigo Civil de 2002 (Lei 10.406/02), o qual derrogou a primeira parte do Cdigo Comercial de 1850. Atualmente somente a parte referente ao comrcio martimo continua vigente no Cdigo Comercial.

You might also like