You are on page 1of 5

1. Como o candidato poder se inscrever? R.: Somente pela internet, nesta pgina.

O Manual do Candidato tambm est disponvel para consulta, com todas as informaes sobre o exame.

2. E quem no dispe de internet em casa? R.: Neste caso, a Vunesp direciona para endereos de servios pblicos com acesso internet, na Capital e no Interior, como o Programa Acessa So Paulo, e os endereos das unidades da Unesp.

3. Como o candidato pode ter acesso a essa e a outras informaes? R.: Pelo servio Disque Vunesp: (11) 3874-6300. O servio est disponvel de segunda a sbado, das 8 s 20 horas.

4. Que novidade traz o Vestibular 2014? R.: Novos cursos de Engenharia nas unidades de Botucatu (Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia), Itapeva (Engenharia de Produo), Rosana (Engenharia de Energia) e Tup (Engenharia de Biossistemas), alm da criao da carreira de Artes Cnicas, na capital. No Vestibular 2014, o Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Bsica Pblica (SRVEBP) garante um mnimo de 15% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino mdio em escola pblica. Isso deve aumentar a proporo desses alunos nos cursos da Unesp, que j foi de cerca de 40% dos ingressantes no Vestibular 2013.

5. Como funciona a lista de aprovados com o Sistema de Reserva de Vagas? R.: Os candidatos que fizeram integralmente o ensino mdio em escola pblica e se autodeclararem pretos, pardos ou indgenas (PPI) tambm concorrem s vagas do Sistema Universal e do Sistema de Reserva de Vagas para Educao Bsica Pblica (SRVEBP). Inscritos pelo SRVEBP e no declarados PPI concorrero s vagas pelo seu sistema e s pelo Sistema Universal.

6. Como se d a classificao para a segunda fase? R.: A classificao da primeira fase, composta por 90 questes de mltipla escolha, feita numa escala de 0 a 100. So convocados para a segunda fase at dez candidatos por vaga oferecida no processo.

7. O candidato poder usar o Enem? R.: Sim. A Unesp utiliza o Enem para composio da nota final dos candidatos aprovados na segunda fase, desde que seja maior que a nota da prova da primeira fase. A nota do Enem compor ento 10% da nota final para os cursos sem provas de habilidades. Para as carreiras com prova de habilidades, o Enem representar 6,66% da sua nota final.

8. E quem no fez o Enem? R.: Para esses candidatos, ser considerada apenas a nota da prova de Conhecimentos Gerais (primeira fase), sem qualquer espcie de prejuzo.

9. O candidato poder trocar a opo de curso aps realizar sua inscrio? R.: No.

10. Quanto custa a taxa de inscrio? A Unesp concede isenes da taxa? R.: Ser de R$ 130,00. Oferecemos iseno para socioeconomicamente carentes, sempre em nmero similar ao total de vagas, que foi de 7.259 no ltimo exame.

11. E com relao reduo de 50%, prevista por Lei Estadual? R: O benefcio de 50% de reduo da taxa est de acordo com a Lei Estadual n. 12.782 e concedido a candidatos que recebam remunerao mensal inferior a dois salrios mnimos ou estejam desempregados e ainda sejam estudantes (no ensino mdio ou equivalente, em curso pr-vestibular ou em curso superior, em nvel de graduao ou ps-graduao). O documento com o calendrio e os critrios, bem como os procedimentos, pode ser visto nesta pgina.

12. Alunos da rede pblica tm iseno da taxa? R.: Os alunos do ltimo ano do ensino mdio da rede pblica (cerca de 400 mil pessoas) tm reduo de 75% para o vestibular do final do ano, por meio de convnios entre a Fundao Vunesp, a Unesp, a Secretaria de Estado da Educao e o Centro Paula Sousa (escolas tcnicas). A Unesp tambm oferece iseno para os alunos de cursinhos comunitrios conveniados Universidade, atingindo cerca de 5 mil alunos.

13. O custo da taxa de inscrio no alto, sendo a Unesp uma universidade pblica? R.: A taxa de inscrio cobre os custos operacionais de preparao e aplicao das provas.

14. Este ano houve um aumento do nmero de vagas e de cursos. Por qu? R.: A Unesp criou novas carreiras de Engenharia em cidades onde j havia outros cursos, alm de criar vagas para bacharelado em Artes Cnicas na capital.

15. Qual o curso mais concorrido na Unesp? R.: A relao candidato-vaga do ltimo exame de final de ano pode ser consultada no site da Vunesp. A mdia de candidatos por vaga foi de 13,5 inscritos por vaga para cada curso.

16. Como a Unesp atende os candidatos portadores de deficincia? A Unesp oferece exames especiais? Os locais de prova garantem o acesso dos deficientes? R.: O candidato que necessite de condies especiais para realizao das provas dever, alm de se inscrever pela internet, enviar pelo correio, em um nico envelope, um laudo emitido por especialista, que descreva com preciso a natureza, o tipo e o grau da deficincia, bem como as condies necessrias para a realizao das provas. O Manual do Candidato traz mais informaes sobre como ele deve proceder.

17. O que o candidato precisa apresentar na hora do exame? R.: O candidato dever apresentar em todas as provas o original de um dos seguintes documentos de identificao: RG, Carteira Nacional de Habilitao (modelo com foto), Certificado Militar, CTPS, Passaporte, Carteira de rgo ou Conselho de Classe e Carteira de Identidade expedida por instituies militares.

18. O que acontece se o candidato chegar atrasado por algum motivo forte, como um temporal ou o falecimento de um familiar ou a necessidade de internao hospitalar? Ele perde a prova? R.: Aps o fechamento dos portes, no entra nenhum candidato no prdio. Em caso de internao hospitalar, ele dever contatar a Vunesp com quatro horas de antecedncia, no mnimo, para que seja vista a possibilidade de aplicar a prova no hospital.

19. Que providncias a Unesp toma no caso de um calouro sofrer trote violento? R.: Desde 1999 existe uma resoluo da Unesp que probe o trote violento nas suas unidades. O aluno que sofrer esse tipo de trote deve procurar, imediatamente, a direo da sua faculdade ou instituto e fazer a denncia.

20. Os trotes, em geral, esto vinculados ao uso de bebidas alcolicas. Qual a posio da Unesp sobre isso? R.: A Unesp probe o uso de bebidas alcolicas nas suas unidades universitrias. Existem penalidades previstas e, caso isso ocorra, cabe direo da faculdade ou instituto tomar providncias.

21. Que livros a Unesp vai cobrar no Vestibular? R.: A Unesp no trabalha com lista de leituras obrigatrias.

22. A Vunesp tem um sistema de segurana reconhecido em seu vestibular. Como essa segurana feita, desde a elaborao das provas at a impresso e a correo? R.: Os procedimentos adotados pela Vunesp, desde seu primeiro vestibular, em 1980, garantem a segurana e o sigilo das provas em todas as suas etapas: elaborao, impresso, transporte e correo. No dia do exame, o candidato v em sua sala o pacote lacrado de provas sendo aberto pelo fiscal.

23. Que procedimentos o candidato dever tomar para a matrcula? R.: Todas as informaes sobre a matrcula, como prazos, documentos necessrios e lista de espera esto no Manual do Candidato, disponvel neste site.

24. O candidato desclassificado se zerar em alguma disciplina? R.: O candidato s desclassificado se no comparecer a uma das provas, se obtiver nota inferior a 20 na prova da primeira fase ou se zerar na prova de Conhecimentos Especficos da segunda fase (36 questes dos dois dias de exame) ou na redao.

25. Quais candidatos devem declarar interesse por vaga e quando? R.: O resultado ser divulgado em 27 de janeiro. Todos os candidatos que obtiveram classificao na segunda fase devero confirmar interesse por vaga nos dias 4 e 5 de fevereiro, por meio deste site.

26. Mais alguma recomendao ao candidato? R.: Algumas recomendaes importantes: - Ficar atento ao horrio de fechamento dos portes no dia das provas; - obrigatrio levar documento de identificao para todas as provas; - A 1 fase eliminatria; - Aos aprovados: ficar atento aos dias e horrios da matrcula e confirmao de interesse por vaga para todos os candidatos aprovados, inclusive o primeiro colocado, para no correr o risco de perder a vaga; - Em caso de dvidas, ligar para o Disque Vunesp, (11) 3874-6300. O servio est disponvel de segunda a sbado, das 8 s 20 horas.

27. Calendrio: 16 de setembro a 15 de outubro de 2013: Inscries 17 de novembro de 2012: Prova de Conhecimentos Gerais (1 fase) 3 de dezembro de 2013: Divulgao do resultado e da lista de convocados para a segunda fase 8 a 14 de dezembro de 2013: Aplicao das Provas de Habilidades (So Paulo e Bauru) 15 de dezembro de 2013: Prova de Conhecimentos Especficos (Cincias Humanas, Cincias da Natureza e Matemtica) (2 fase) 16 de dezembro de 2013: Prova de Conhecimentos Especficos (Linguagens e Cdigos) e Redao 27 de janeiro de 2014: Divulgao do resultado final

4 e 5 de fevereiro de 2014: Confirmao de interesse por vaga, destinada a todos os candidatos classificados (exclusivamente pela internet) 7 de fevereiro de 2014: Convocao para matrcula da primeira chamada 11 e 12 de fevereiro: Matrcula da primeira chamada Datas das convocaes e matrculas posteriores podem ser vistas no Manual do Candidato

You might also like