You are on page 1of 2

01) (Unicamp) O Sr. P. K.

Aretha afirmou ter sido seqestrado por extraterrestres e ter passado o fim de semana em um planeta da estrela Alfa da constelao de Centauro. Tal planeta dista 4,3 anos-luz da Terra. Com muita boa vontade, suponha que a nave dos extraterrestres tenha viajado com a velocidade da luz 8 7 (3,0x10 m/s), na ida e na volta. Adote 1ano=3,2x10 segundos. a) Quantos anos teria durado a viagem de ida e volta do Sr. Aretha? b) Qual a distncia (em m) do planeta Terra? 02) (FAAP) Observa-se que, estando o sol a pino, a sombra projetada por uma nuvem no solo tem a mesma forma e o mesmo tamanho da prpria nuvem. Isso ocorre devido ao fato de os raios solares serem: a) de baixa freqncia. b) praticamente paralelos. c) convergentes para um mesmo ponto. d) pouco numerosos. e) muito numerosos. 03) (PUC-SP) A um aluno foi dada a tarefa de medir a altura do prdio da escola que freqentava. O aluno, ento, pensou em utilizar seus conhecimentos de ptica geomtrica e mediu, em determinada hora da manh, o comprimento das sombras do prdio e dele prprio projetadas na calada (S e s, respectivamente). Facilmente chegou concluso de que a altura do prdio da escola era de cerca de 22,1 m. As medidas por ele obtidas para as sombras foram S=10,4m e s = 0,8 m. Qual era a altura do aluno?

06) (UFRJ) Na figura a seguir, F uma fonte de luz extensa e A um anteparo opaco.

Pode-se afirmar que I, II e III so, respectivamente, regies de: a) sombra, sombra e penumbra. b) sombra, sombra e sombra. c) penumbra, sombra e penumbra. d) sombra, penumbra e sombra. e) penumbra, penumbra e sombra. 07) (VUNESP) Em trs de novembro de 1994, no perodo da manh, foi observado, numa faixa ao sul do Brasil, o ltimo eclipse solar total do milnio. Supondo retilnea a trajetria da luz, um eclipse pode ser explicado pela participao de trs corpos alinhados: um anteparo, uma fonte e um obstculo. a) Quais so os trs corpos do Sistema Solar envolvidos nesse eclipse? b) Desses trs corpos, qual deles faz o papel: De anteparo? De fonte? De obstculo? 08) (VUNESP) Quando o Sol est a pino, uma menina coloca um lpis de 7,0x10-3m de dimetro, paralelamente ao solo, e observa a sombra por ele formada pela luz do Sol. Ela nota que a sombra do lpis bem ntida quando ele est prximo ao solo, mas, medida que vai levantando o lpis, a sombra perde a nitidez at desaparecer, restando apenas penumbra. Sabendo-se que o dimetro do Sol de 8 10 14x10 m e a distncia do Sol a Terra de 15x10 m, pode-se afirmar que a sombra desaparece quando a altura do lpis em relao ao solo de: a) 1,5 m. b) 1,4 m. c) 0,75 m. d) 0,30 m. e) 0,15 m.

04) (FUVEST) Um aparelho fotogrfico rudimentar constitudo por uma cmara escura com um orifcio em uma face e um anteparo de vidro na face oposta. Um objeto em forma de L encontra-se a 2 m do orifcio e sua imagem no anteparo cinco vezes menor que seu tamanho natural.

a) Esboce a imagem vista pelo observador O indicado na figura. b) Determine a largura d da cmara. 05) 05) (Cesgranrio) Numa aula prtica de fsica foi feito o experimento esquematizado nas figuras I e II, onde o professor alternou a posio da fonte e do observador. Com esse experimento, o professor pretendia demonstrar uma aplicao da(o): a) reflexo difusa. b) fenmeno da difrao. c) princpio da reflexo. d) princpio da reversibilidade da luz. e) princpio da independncia dos raios luminosos.

09) (UEL) Durante um eclipse solar, um observador: a) no cone de sombra, v um eclipse parcial. b) na regio de penumbra, v um eclipse total. c) na regio plenamente iluminada, v a Lua eclipsada. d) na regio da sombra prpria da Terra, v somente a Lua. e) na regio plenamente iluminada, no v o eclipse solar.

(08) uma folha verde porque difrata luz azul e amarela; (16) um objeto preto no reflete luz; (32) a luz proveniente de uma lanterna comum, envolvida por um papel celofane, tem a cor da luz transmitida atravs dele. 14) (UFPR) Um menino olha a imagem de uma estrela refletida numa poa de gua. Com base no diagrama ao lado, onde os segmentos de reta AB e BC representam o trajeto de um raio luminoso, determine a altura (em cm) em que se encontram os olhos do menino em relao ao nvel da gua. Considere: cos53 = 0,6 e sen53 = 0,8.

10) (UEL) Considere as seguintes afirmativas: I- A gua pura um meio translcido. II- O vidro fosco um meio opaco. III- O ar um meio transparente. Sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta. a) Apenas a afirmativa I verdadeira. b) Apenas a afirmativa II verdadeira. c) Apenas a afirmativa III verdadeira. d) Apenas as afirmativas I e a III so verdadeiras. e) Apenas as afirmativas II e a III so verdadeiras. 11) (FEI) A luz solar se propaga e atravessa um meio translcido. Qual das alternativas a seguir representa o que acontece com a propagao dos raios de luz?

15) (FUVEST) A figura mostra uma vista superior de dois espelhos planos montados verticalmente, um perpendicular ao outro. Sobre o espelho OA incide um raio de luz horizontal, no plano do papel, mostrado na figura. Aps reflexo nos dois espelhos o raio emerge formando um ngulo com a normal ao espelho OB. O ngulo vale:

12) (UFGO) Suponha que a bandeira do Brasil seja colocada em um quarto escuro e iluminada com luz monocromtica amarela. Diga, justificando suas respostas, com que cor se apresentaro as seguintes partes da bandeira: a) o crculo central; b) o losango; c) a faixa do crculo central e as estrelas; d) o restante da bandeira. 13) (UFGO) Os corpos materiais podem emitir, absorver, refratar, refletir, difratar e transmitir luz. Contemplando-se a natureza, correto afirmar que (d como resposta a soma das alternativas corretas): (01) o mar azul est absorvendo luz azul; (02) verde e amarelo so cores emitidas pela bandeira brasileira; (04) o arco-ris produzido pela luz solar refratada nas gotas de gua da chuva;

a) 0 b) 10 c) 20 d) 30 e) 40

RESPOSTAS 16 01)a.8,6anos b.4,1x10 m 02)b 03)1,7m 04)a. b.0,4m 05)d 06)c 07)a.Sol, Lua e Terra b.Terra: anteparo; Sol: fonte luminosa; Lua: obstculo. 08)c 09)e 10)c 11)a 12)a.crculo: preto b.losango: amarelo c.faixa central e estrelas: amarelas d.restante: preto 13)2+4+16+32=54 14)96cm 15)c

You might also like