You are on page 1of 5

VESTIBULAR 2013 1 Fase REDAO

Instrues Gerais:
Hoje voc dever elaborar uma Redao e responder s questes de Lngua Portuguesa e de Ingls. Voc ter 4 horas para realizar as trs provas. O verso das pginas poder ser utilizado para rascunho. Os rascunhos no sero considerados para efeito de correo. As respostas das questes, bem como a Redao, devero ser redigidas nos espaos destinados a elas, com letra legvel e, obrigatoriamente, com caneta azul ou preta. No se esquea de assinar as tarjetas das capas de todos os cadernos da prova, no local indicado. No se identifique em nenhuma das folhas do corpo da prova, pois isso implicar risco de anulao.

Instrues para a prova de Redao:


A prova de Redao vale, no total, 10 pontos, assim distribudos: adequao ao tema e estrutura 4 pontos; articulao e argumentao 3 pontos; domnio da norma culta 3 pontos. A Redao dever ter, no mnimo, 30 e, no mximo, 40 linhas. Textos fora desses limites no sero corrigidos, recebendo, portanto, nota zero. A Redao tambm ter nota zero caso haja fuga total ao tema ou estrutura indicados. D um ttulo a sua Redao. Estar automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver nota bruta inferior a 3,0 na prova de Redao.

Texto 1 Um espectro ronda a Europa o espectro do comunismo. Todas as potncias da velha Europa aliaram-se numa sagrada perseguio a esse espectro, o Papa e o Czar, Metternich e Guizot, radicais franceses e policiais alemes. (...) J tempo de os comunistas exporem abertamente perante o mundo todo, sua maneira de pensar, os seus objetivos, as suas tendncias, e de contraporem ao conto da carochinha sobre o espectro do comunismo um manifesto do prprio partido. (...) Os comunistas recusam-se a dissimular suas vises e suas intenes. Declaram abertamente que os seus objetivos s podem ser alcanados pela derrubada violenta de toda a ordem social vigente at aqui. Que tremam as classes dominantes em face de uma revoluo comunista. Nela os proletrios nada tm a perder seno as suas cadeias. Eles tm um mundo a ganhar. Proletrios de todos os pases, uni-vos!
Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista.

Texto 2

Laerte, Folha de S. Paulo, 02 de julho de 2012.

Texto 3

Laerte, Folha de S. Paulo, 30 de junho de 2012.

Texto 4

Laerte, Folha de S. Paulo, 29 de junho de 2012.

Texto 5 Plebiscito Venceu o sistema de Babilnia E o garo de costeleta Copacabana, 15-4-1946


Oswald de Andrade, O escaravelho de ouro, 1946.

Texto 6 Vivemos num mundo conquistado, desenraizado e transformado pelo titnico processo econmico e tecnocientfico do desenvolvimento do capitalismo, que dominou os dois ou trs ltimos sculos. Sabemos, ou pelo menos razovel supor, que ele no pode prosseguir ad infinitum. O futuro no pode ser uma continuao do passado, e h sinais, tanto externamente quanto internamente, de que chegamos a um ponto de crise histrica. (...) No sabemos para onde estamos indo. S sabemos que a histria nos trouxe at este ponto. (...) Contudo, uma coisa clara. Se a humanidade quer ter um futuro reconhecvel, no pode ser pelo prolongamento do passado ou do presente. Se tentarmos construir o terceiro milnio nessa base, vamos fracassar. E o preo do fracasso, ou seja, a alternativa para uma mudana da sociedade, a escurido.
Eric Hobsbawm, Era dos extremos: o breve sculo XX: 1914-1991.

A presente coletnea alinha textos que se referem investidura do proletariado como classe revolucionria (texto 1), atual desinvestidura revolucionria dessa mesma classe (textos 02, 03 e 04) e s vitrias do capitalismo sobre as foras que o antagonizavam (textos 05 e 06). Com base nas sugestes e reflexes neles apresentadas, redija uma dissertao argumentativa sobre o tema: O atual triunfo do capitalismo: consequncias e perspectivas.

Obs. Releia as instrues na capa deste caderno.

(Ttulo)

-----------X-----------

You might also like