You are on page 1of 6

VESTIBULAR 2013 1 Fase LNGUA PORTUGUESA Grade de Correo

Instrues Gerais:
Hoje voc dever elaborar uma Redao e responder s questes de Lngua Portuguesa e de Ingls. Voc ter 4 horas para realizar as trs provas. O verso das pginas poder ser utilizado para rascunho. Os rascunhos no sero considerados para efeito de correo. As respostas das questes, bem como a Redao, devero ser redigidas nos espaos destinados a elas, com letra legvel e, obrigatoriamente, com caneta azul ou preta. No se esquea de assinar as tarjetas das capas de todos os cadernos da prova, no local indicado. No se identifique em nenhuma das folhas do corpo da prova, pois isso implicar risco de anulao.

Instrues para a prova de Lngua Portuguesa:


A prova de Lngua Portuguesa composta por cinco questes e vale, no total, 10 pontos, assim distribudos: Questes 1 a 5 2 pontos cada uma (sendo 1 ponto para o subitem A e 1 ponto para o subitem B). Estar automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver nota bruta inferior a 3,0 na prova de Lngua Portuguesa.

Questo 1 - Leia estas frases: I Mandou, chegou. (Slogan publicitrio de uma empresa de servio de encomenda expressa) II Vim, vi, venci. (Traduo de uma frase latina, atribuda ao general e cnsul romano Jlio Csar) A A ordem dos verbos, nas duas frases, aleatria ou determinada por algum fator especfico? Explique. Resposta: No aleatria. Os verbos, nos dois casos, exprimem aes que se sucedem no tempo, na ordem em que foram colocados na frase. Portanto, a ordem dos verbos foi determinada pelo fator temporal, cronolgico. Sem os conectivos, a ordem dos elementos torna-se fundamental para a gerao do sentido. Grade de pontuao: Resposta completa e escrita de forma correta obter 100% dos pontos correspondentes. Caso haja erro gramatical ou estrutural, haver desconto de 25% ou 50%, conforme a gravidade do(s) erro(s). Se houver uma explicao para cada frase e uma delas estiver correta, atribuir-se-o 50% dos respectivos pontos questo. B Transcreva essas frases, unindo as oraes que compem cada uma delas mediante o emprego das conjunes adequadas relao de sentido que nelas se estabelece. I Resposta: Se mandou, chegou. Ou: Mandou, portanto chegou. Obs. H outras conjunes possveis de serem usadas, desde que o sentido pretendido pelo contexto em que as frases foram produzidas estiver garantido: passar a ideia de certeza e segurana. II Resposta: Vim e vi e venci. Obs. A famosa citao contm um assndeto. Grade de pontuao: 50% dos pontos correspondentes para cada texto. Resposta parcial ou com erro formal receber 25% dos respectivos pontos para cada caso.

Questo 2 - Leia o seguinte texto. Se alguma dvida paira ainda, depois dos ltimos acontecimentos, sobre o carter e a natureza do Mercosul, a Copa Libertadores da Amrica est a para ajudar a dissip-la. Mercosul e Copa Libertadores so duas instituies da Amrica Latina. Atuam em ambientes diversos, cada qual com os prprios personagens e os prprios instrumentos, mas se unem na essncia. Uma espelha e explica a outra. Os locutores chamam de "esprito da Libertadores" o conjunto de eventos que caracterizam o torneio. Eles dividem os times entre os que tm e os que no tm "esprito da Libertadores". Classificam as partidas mais tomadas pelo af sanguinrio dos contendores como "tpicas da Libertadores". E se animam com isso. Os jogadores se estraalham em campo, a plateia ulula, e os locutores entoam: o es-p-ri-to da Li-ber-tado-res!!!". O Mercosul uma instituio de livre-comrcio que permite a seus membros impedir o livrecomrcio entre si por meio de medidas protecionistas. Quando as medidas protecionistas no bastam, inventam-se papis necessrios circulao das mercadorias e bloqueia-se a passagem dos caminhes nas fronteiras. " o es-p-ri-to do Mer-co-sul!!!", comemoraria o locutor, se locutor houvesse como h no futebol.
Roberto P. de Toledo, Veja, 11/07/2012.

A Qual o principal argumento utilizado pelo autor para afirmar, comparando a natureza do Mercosul com a da Copa Libertadores: Uma espelha e explica a outra? Resposta: Em ambos os casos, em lugar de prevalecer o esprito de unio ou cooperao, o que vale a agresso mtua, a defesa intransigente de interesses particulares. Trata-se de uma analogia: o que ocorre na Copa Libertadores serve de modelo para o Mercosul. Grade de pontuao: Receber 100% dos pontos correspondentes a resposta correta e completa. Caso haja erro gramatical ou estrutural, haver desconto de at 50% dos pontos, conforme a gravidade do(s) erro(s). B Qual o efeito de sentido produzido pelos hfens e exclamaes usados nas frases o es-p-ri-to da Li-ber-ta-do-res!!!" e " o es-p-ri-to do Mer-co-sul? Resposta: Denotativamente, esses recursos instalam no texto marcas de oralidade, uma vez que pretendem sugerir a fala dos locutores com as respectivas pausas e entonao. Conotativamente, considerando o posicionamento do autor sobre ambas as instituies, esses sinais conferem s frases uma nfase irnica. Grade de pontuao: Receber 100% dos pontos correspondentes a resposta correta e completa. A identificao de apenas um dos sentidos valer 50% dos pontos. Caso haja erro gramatical ou estrutural, haver desconto de 25% dos pontos.

Texto para as questes 3 e 4

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26

Sr. Diretor do Imposto de Renda: (...) Minha dvida, meu problema, Sr. Diretor, consiste na desconfiana de que sou, tenho sido a vida inteira um sonegador do Imposto de Renda. Involuntrio, inconsciente, mas de qualquer forma sonegador. Posso alegar em minha defesa muita coisa: a legislao, embora profusa e at florestal, omissa ou no explcita; os itens das diferentes cdulas no preveem o caso; o rgo fiscalizador jamais cogitou disso; todo mundo est nas mesmas condies que eu, e ningum se acusa ou reclama contra si mesmo. Contudo, no me conformo, e venho expor-lhe lealmente as minhas rendas ocultas. A lei manda cobrar imposto a quem tenha renda lquida superior a determinada importncia; parece claro que s tributam rendimentos em dinheiro. A seguir, entretanto, a mesma lei declara: So tambm contribuintes as pessoas fsicas que perceberem rendimentos de bens de que tenham a posse, como se lhes pertencessem. E aqui me vejo enquadrado e faltoso. Tenho a posse de inmeros bens que no me pertencem e que desfruto copiosamente. Eles me rendem o mximo, e nunca fiz constar de minha declarao tais rendimentos. Esses bens so: o Sol, para comear do alto (s a temporada de praia, neste vero que acabou, foi uma renda fabulosa); a Lua, que, vista do terrao ou da calada da Avenida Atlntica, diante do mar, me rendeu milhes de cruzeiros-sonho; (...) as crianas brincando no play-ground ou a caminho da escola; em particular, trs meninos que vm e vo pelo ar, to moleques e to rendosos para este corao; (...) certos prazeres como andar por andar, ver figura em edies de arte, conversar sem sentido e sem clculo, um filmezinho como Le petit poisson rouge, em que o gato salva o peixe para ser gentil com o canrio, indicando um caminho aos senhores da guerra fria; e isso e aquilo e tudo mais de alta rentabilidade... no em espcie. Estes os meus verdadeiros rendimentos, senhor; salrios e dividendos no computados na declarao. Agora estou confortado porque confessei; invente depressa uma rubrica para incluir esses lucros e taxe-me sem piedade. Multe, se for o caso; pagarei feliz. Atenciosas saudaes.
Carlos Drummond de Andrade, Cadeira de balano.

Questo 3 - Responda ao que se pede. A H alguma expresso no texto, alm da palavra cruzeiros (L. 17), que permite identificar o contexto histrico em que ele foi escrito? Justifique e explique. Resposta: Sim. A expresso guerra fria remete a um contexto histrico especfico, no caso, o perodo histrico que vigorou entre o final da Segunda Grande Guerra e o incio dos anos de 1990 e que se caracterizou-se pela diviso do mundo em dois blocos, liderados, respectivamente, por Estados Unidos e Unio Sovitica. Essa diviso foi responsvel por conflitos de toda ordem. Grade de pontuao: Receber 100% dos pontos correspondentes a resposta correta e completa. A simples meno da expresso valer 25% dos pontos. Caso haja erro gramatical ou estrutural, haver desconto de at 50% dos pontos. B Explique o que o cronista pretendeu dizer com a expresso no em espcie (L. 21 e 22). Resposta: Ele se referiu a valores no representados por dinheiro vivo, como as belezas da natureza, os bons sentimentos, os prazeres simples da vida etc. Grade de pontuao: Receber 100% dos pontos correspondentes a resposta correta e completa. Apenas o significado da expresso valer 50% dos pontos. Caso haja erro gramatical estrutural, haver desconto de at 50% dos pontos, conforme a gravidade do erro.

Questo 4 - Atenda ao que se pede. A Reescreva o trecho embora profusa e at florestal (L. 5), substituindo a conjuno e os adjetivos por expresses equivalentes e introduzindo um verbo, sem alterar o sentido do texto. Resposta: Mesmo que (Ainda que etc.) seja abundante (extensa, copiosa, prolixa) e at complicada (complexa, labirntica, emaranhada). Grade de pontuao: Cada elemento da substituio e o verbo solicitado valem 25% dos pontos cada um, totalizando 100% dos pontos correspondentes. B As palavras renda (s) e rendimentos, usadas vrias vezes no texto, apenas no final foram substitudas por lucros (L. 24). Que palavras poderiam substituir rendosos (L. 18) e rentabilidade (L. 21), tendo em vista o contexto? Resposta: Seguindo o mesmo padro da substituio feita pelo autor, os termos so: lucrativos e lucratividade. Grade de pontuao: Cada substituio correta vale 50% dos pontos correspondentes. Erros formais na resposta podem redundar em desconto de 25% dos pontos para cada palavra. No caso de serem propostos sinnimos que no seguem o padro sugerido, desde que adequados ao contexto, ser atribudo 25% dos pontos para cada um.

Questo 5 - Leia o seguinte texto. A existncia de todo grupo social pressupe a obteno de um equilbrio relativo entre as suas necessidades e os recursos do meio fsico, requerendo, da parte do grupo, solues mais ou menos adequadas e completas, das quais depende a eficcia e a prpria natureza daquele equilbrio. As solues, por sua vez, dependem da quantidade e qualidade das necessidades a serem satisfeitas. So estas, portanto, o verdadeiro ponto de partida, todas as vezes que o socilogo aborda o problema das relaes do grupo com o meio fsico. Com efeito, as necessidades tm um duplo carter natural e social, pois se a sua manifestao primria so impulsos orgnicos, a satisfao destes se d por meio de iniciativas humanas que vo-se complicando cada vez mais, e dependem do grupo para se configurar. Da as prprias necessidades se complicarem e perderem em parte o carter estritamente natural, para se tornarem produtos da sociedade. De tal modo a podermos dizer que as sociedades se caracterizam, antes de mais nada, pela natureza das necessidades de seus grupos, e os recursos de que dispem para satisfaz-las. O equilbrio social depende em grande parte da correlao entre as necessidades e sua satisfao. E sob este ponto de vista, as situaes de crise aparecem como dificuldade, ou impossibilidade de correlacion-las.
Antonio Candido, Os parceiros do Rio Bonito.

A Segundo o texto, as necessidades dos grupos sociais tm um duplo carter. O que distingue um carter do outro? Resposta: Um natural e o outro, social. O primeiro compreende as manifestaes primrias, os impulsos orgnicos, que, para serem satisfeitos, pressupe o segundo, que compreende as iniciativas humanas e que depende do grupo para se configurar. Grade de pontuao: Receber 100% dos pontos correspondentes a resposta correta e completa. Caso haja erro gramatical ou estrutural, haver desconto de at 50% dos pontos. B Atenda ao que se pede: a) O referente dos pronomes sublinhados em satisfaz-las e correlacion-las o mesmo? Explique. Resposta: No. O primeiro pronome tem como referente necessidades de seus grupos; o segundo, as necessidades e sua satisfao. Grade de pontuao: Receber 100% dos pontos correspondentes a resposta correta e completa. Resposta correta apenas para um dos pronomes receber 25% dos pontos. Erro gramatical ou estrutural poder redundar em desconto, dependendo da gravidade do desvio. b) Reescreva a frase todas as vezes que o socilogo aborda o problema das relaes do grupo com o meio fsico, pondo o verbo na voz passiva. Resposta: todas as vezes que o problema das relaes do grupo com o meio fsico abordado pelo socilogo Grade de pontuao: Receber 100% dos pontos correspondentes a resposta correta e completa. Posicionamento incorreto de elementos da nova frase redundar em desconto proporcional ao desvio.

You might also like