You are on page 1of 40

1 de 40 - http://rotadosconcursos.com.

br

Simulado: Servio Social


1. Os processos de avaliao das polticas, programas e projetos sociais, se organizam a partir das seguintes etapas: I) identificao do problema (construo da agenda com base nas demandas); II) formulao de objetivos relativos ao problema identificado; III) tomada de deciso; IV) execuo; V) avaliao de processo e/ou impacto; VI) finalizao ou manuteno da poltica, programa ou projeto em decorrncia da avaliao. Esse modo de conduzir os processos de avaliao tem sido objeto de crtica por deixar de apreender as polticas e, consequentemente, os programas e projetos, em sua perspectiva A) B) C) D) E) financeira. metodolgica. histrica. diagnstica. tcnica.

Fonte: / 2013 / Ministerio Publico Estadual - MPE / Analista - rea Servio Social / Questo:62

2. Uma instituio contratou uma equipe especializada em avaliao de programas e projetos para a realizao de um estudo sobre as aes que realiza a cada ano como parte de suas funes sociais numa determinada rea de atuao no campo das polticas sociais. Esse estudo avaliativo deveria identificar a efetividade, a eficincia e a eficcia de suas aes, assim como o impacto das mesmas. Para tanto, a equipe contratada teria que realizar uma avaliao ex?post. A partir da situao apresentada identificam?se diferentes tipos de avaliao de polticas e programas. Eles esto classificados, na sequncia em que aparecem no texto, respectivamente, A) em funo dos objetivos, do destinatrio da avaliao e da posio de quem a realiza. B) em funo dos objetivos, da posio de quem realiza e do destinatrio. C) em funo da posio de quem realiza, dos objetivos e do momento em que realizada. D) em razo do momento em que realizada, do destinatrio da avaliao e dos objetivos. E) em funo da posio de quem realiza, do momento em que realizada e do alcance.

2 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Fonte: / 2013 / Ministerio Publico Estadual - MPE / Analista - rea Servio Social / Questo:63

3. A avaliao de polticas sociais tem sido tratada terica e metodologicamente sob a nfase das formas de conduo de um conjunto diversificado de tcnicas e instrumentos de verificao de processos e de resultados, sem pensar a funo das polticas na consolidao do Estado democrtico e de direito. Sob um ponto de vista mais crtico, a avaliao das polticas sociais deve se dirigir A) mensurao da relao custo?benefcio de seus programas, projetos e aes. B) verificao da eficcia e eficincia dos programas sociais. C) ao conjunto de programas, projetos e aes que universalizaram direitos. D) verificao da efetiva capacidade de cobertura dos mais necessitados pelos programas sociais. E) adequao constante das aes previstas com as metas definidas.
Fonte: / 2013 / Ministerio Publico Estadual - MPE / Analista - rea Servio Social / Questo:65

4. Os indicadores sociais utilizados nos processos de planejamento e formulao de polticas sociais, so caracterizados como A) B) C) D) E) elementos de ligao entre a teoria social e a evidncia emprica dos fenmenos. dados brutos recolhidos da observao da realidade social. informaes detalhadas sobre grupos sociais desfavorecidos. instrumentos operacionais para formar o sistema geral de estatstica pblica. informaes restritas e relacionadas a dados da dinmica demogrfica do pas.

Fonte: / 2013 / Ministerio Publico Estadual - MPE / Analista - rea Servio Social / Questo:67

5. Segundo Miriam Veras Baptista (1981) O ___________ um processo que pressupe um conjunto de fases que no so aleatrios, mas independentes entre si, de maneira a formar o todo e atingir seus objetivos. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: A) B) C) D) E) Estudo; Pesquisa; Fato; Planejamento; Objeto.

Fonte: / 2012 / Prefeitura de Nova Tebas / Assistente Social / Questo:2

6. A avaliao de programas sociais uma categoria de estudo que focaliza diferentes aspectos, com o objetivo de melhorar a qualidade dos processos de implementao ou de verificar seus resultados. Para tanto, pode ser compreendida como
3 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

A) auditoria anual que visa corrigir desperdcios, improbidade, negligncia e omisso, tendo como foco a legalidade dos atos da administrao pblica. B) estudos que tenham como objeto as dimenses de processos e resultados que englobem desempenho, impactos e efeitos. C) processo no qual deve ser excluda a participao de instituies externas com realizao de pesquisas com perguntas genricas. D) expresso de fenmenos que indiquem validade, confiabilidade, sensibilidade, desagregao e periodicidade. E) coleta regular e processamento de dados, produo, acompanhamento e anlise dos indicadores priorizando os quantitativos.
Fonte: / 2012 / Tribunal de Justia - TJ / Analista Judicirio - rea Assistente Social / Questo:35

7. O Assistente Social, pautado pela teoria dialtico-crtica, ao formular projetos que materializaro o trabalho a ser desenvolvido, necessita explicitar A) o conhecimento pragmtico e descritivo que utilizar nas instrues processuais, responsabilizando os sujeitos, famlias e grupos das mazelas sociais a que esto submetidos. B) o princpio norteador de sua prtica profissional, so a perspectiva da prestao de um servio que corrobore com o alcance dos objetivos institucionais para a manuteno do status quo. C) a defesa intransigente em favor dos critrios seletivos de acesso aos bens e servios relativos aos programas e polticas sociais, considerando a necessidade de controle e tutela das classes subalternas. D) o compromisso profissional com o espao scio-ocupacional, delineando proposies focadas nas solues determinadas e requeridas pela instituio, que j possui um manual a ser seguido para a diversidade dos casos atendidos. E) a interconexo das particularidades que enfeixam a demanda a ser atendida com as determinaes gerais da sociedade, sem as quais o trabalho fica reduzido, perdendo a potencialidade de transformao, do qual deve ser portador.
Fonte: / 2012 / Tribunal de Justia - TJ / Analista Judicirio - rea Assistente Social / Questo:50

8. Enquanto processo racional, o planejamento se organiza por operaes complexas e interligadas em um processo dinmico e contnuo. Estas operaes so definidas, segundo Ferreira (1965), como sendo as seguintes: de reflexo, de deciso, de ao e de retomada de reflexo. Com base nestas assertivas, analise as proposies abaixo, marcando (V) para verdadeiro e (F) para falso: ( ) Reflexo diz respeito ao conhecimento de dados, anlise e estudo de alternativas, superao e reconstruo de conceitos e tcnicas de diversas disciplinas relacionadas com a explicao e quantificao dos fatos sociais. ( ) Deciso indica o conjunto de aes que viabilizaro a execuo do processo. ( ) Ao representa os objetivos finais, as metas a serem alcanadas. ( ) Retomada da reflexo a fase de crtica dos 40 - http://rotadosconcursos.com.br processos e dos efeitos da ao4 de planejada, com objetivo de fundamentar as aes

posteriores do planejamento. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo: A) B) C) D) E) VVFV FVVV V V F F VFFV VFVF

Fonte: / 2012 / Prefeitura de Quatro Barras / Assistente Social / Questo:27

9. Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir: De acordo com Baptista (2000), o termo planejamento, pela perspectiva de sua dimenso lgico-racional, refere- se ao processo permanente e metdico de abordagem racional e cientfica de questes que se colocam no mundo social. Enquanto o processo permanente supe ao contnua sobre um conjunto dinmico de situaes em um determinado momento histrico. O processo metdico de abordagem racional e cientfica supe uma _____. A) sequncia de atos decisrios, ordenados em momentos definidos e baseados em conhecimentos tericos, cientficos e tcnicos. B) sequncia de matriz de relaes, em que prescindem as variveis dependentes das variveis independentes. C) sequncia do roteiro de anlise de plano. D) sequncia de retomada do processo caracterizada pelo momento em que so delineadas novas polticas. E) sequncia de avaliaes sobre as questes vistas como uma totalidade parcial integrada totalidade mais ampla.
Fonte: / 2012 / Prefeitura de Quatro Barras / Assistente Social / Questo:29

10. Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir: No planejamento, o profissional atravs de sucessivas aproximaes apreende o real e suas determinaes e o constri e reconstri num determinado momento histrico. Na medida em que a realidade social que lhe posta como desafio uma realidade dinmica, no ter o profissional um determinado momento, no qual poder afirmar ter perfeitamente delineado e delimitado ___________________. A) B) C) D) E) o estabelecimento de prioridades. o estudo de situao. o objeto da interveno. o levantamento de hipteses preliminares. o conhecimento terico e tcnico-cientifico da questo.

5 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Fonte: / 2012 / Prefeitura de Quatro Barras / Assistente Social / Questo:30

No que concerne a dimenso investigativa, processos de planejamento e de interveno profissional, julgue os itens a seguir. 11. O processo de planejamento implica pensar antes de agir, analisar cada uma das possibilidades e suas respectivas vantagens e desvantagens, ou seja, visa traar os possveis caminhos em direo ao futuro, sem, contudo, prediz-lo. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2012 / Ministrio Pblico Estadual - MPE / Analista Ministerial - rea Servio Social / Questo:108

12. So documentos resultantes da planificao o plano %u2014 documento que detalha a poltica, as diretrizes, metas e medidas instrumentais %u2014, o programa %u2014 que sistematiza e estabelece o traado prvio da operao de um conjunto de aes %u2014 e o projeto %u2014 instrumental mais prximo da execuo. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2012 / Ministrio Pblico Estadual - MPE / Analista Ministerial - rea Servio Social / Questo:110

Julgue os prximos itens, a respeito dos fundamentos histricos, tericometodolgicos, bem como do projeto tico e poltico-profissional do servio social. 13. O profissional do servio social direciona, em suas diversas e variadas atribuies das intervenes mais simples s mais complexas do cotidiano , suas aes, com valorao tica especfica, necessariamente, para um projeto societrio. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2012 / Fundao Universidade de Braslia - FUB / Residente Multiprofissional em Ateno Oncolgica - rea Servio Social / Questo:4

Acerca da dimenso investigativa no exerccio da profisso de assistente social, julgue os prximos itens. 14. Consoante o que determina a lei que regulamenta a profisso de assistente social, a pesquisa deve ser elemento constitutivo do trabalho desse profissional, exigncia considerada precondio para o exerccio profissional competente e qualificado. C) Certo E) Errado

6 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Fonte: / 2012 / Fundao Universidade de Braslia - FUB / Residente Multiprofissional em Ateno Oncolgica - rea Servio Social / Questo:24

Julgue os itens subsequentes, relacionados poltica de sade no Brasil. Nesse sentido, considere que as siglas CNS e SUS, sempre que utilizadas, se referem, respectivamente, ao Conselho Nacional de Sade e ao Sistema nico de Sade. 15. De acordo com a Lei n. 8.080/1990, vigilncia sanitria representa o conjunto de aes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2012 / Fundao Universidade de Braslia - FUB / Residente Multiprofissional em Ateno Oncolgica - rea Servio Social / Questo:29

16. Com relao etapa de concepo do planejamento, assinale a opo correta. A) No momento normativo/prescritivo, um dos momentos de operacionalizao do planejamento, aborda-se o modo de examinar a viabilidade poltica do plano. B) No momento ttico-operacional, versa-se sobre o processo de construo da viabilidade poltica das operaes no viveis na situao inicial. C) O planejamento tradicional assemelha-se ao planejamento estratgico: ambos consideram os distintos atores no processo social. D) O conceito de realidade no planejamento tradicional explicado com base na teoria das situaes e da apreciao situacional. E) Entre as definies de planejamento inclui-se a que o caracteriza como o processo tcnico-poltico resultante da interao, do conflito, da cooperao e das alianas entre os atores.
Fonte: / / / / Questo:38

17. A respeito de operacionalizao e avaliao de planos e programas, assinale a opo correta. A) A totalidade a perspectiva que preside a avaliao de eficincia, que se relaciona, por sua vez, ao estudo dos efeitos da ao sobre a questo objeto do planejamento. B) A avaliao participativa a tcnica que combina os procedimentos das avaliaes externa e interna com o objetivo de superar as dificuldades e os limites de cada um desses mtodos avaliativos. C) A avaliao processo por meio do qual se busca a adequao permanente do que foi planejado e executado com o que foi intencionado na etapa de planejamento. D)
7 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

A elaborao do plano de pesquisa de avaliao, uma das atividades preliminares ou preparatrias da avaliao, consiste na etapa de definio prvia dos seguintes aspectos: passos fundamentadores do estudo avaliativo, marco terico de referncia, universo do programa, definio de objetivos e metas. E) O programa consiste no documento em que os objetivos e metas so sistematizados e compatibilizados a fim de o uso dos recursos ser otimizado.
Fonte: / / / / Questo:39

18. Em relao ao planejamento em Servio Social, pode-se afirmar: I. O planejamento pode ser considerado como um processo de reflexo preparatria da ao e como uma disciplina que instrumentaliza transformaes a serem alcanadas na realidade social. II. O planejamento est implcito em algumas etapas das atividades a serem desenvolvidas pelos Assistentes Sociais. III. O processo de planejamento pressupe algumas fases bsicas e fundamentais: escolha e delimitao do objeto, estudo da situao, identificao de prioridades, definio de objetivos, anlise de alternativas, planificao, implementao, implantao e execuo, controle, avaliao e retomada do processo. IV. O planejamento elemento importante e estratgico de uma prxis democrtica. V. O planejamento, analisado por todas as vertentes terico-metodolgicas, imprimir sempre prtica profissional eficincia, eficcia e efetividade. Est correto o que se afirma APENAS em A) B) C) D) E) I, II e III. I, III e IV. II, III e V. II, IV e V. III, IV e V.

Fonte: / 2012 / Ministrio Pblico Estadual - MPE / Analista do Ministrio Pblico - rea Servio Social / Questo:36

19.
8 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

A) B) C) D) E)

Plano, Projeto, Programa e Poltica. Plano, Programa, Poltica e Projeto. Programa, Projeto, Plano e Poltica. Projeto, Poltica, Plano e Programa. Poltica, Plano, Programa e Projeto.

Fonte: / 2012 / Ministrio Pblico Estadual - MPE / Analista do Ministrio Pblico - rea Servio Social / Questo:55

20. Dentre as atribuies previstas para o assistente social est a avaliao de poltica e projetos sociais. Existem diferentes linhas que explicam a concepo de avaliao. A chamada emancipatria tem como pressuposto A) a descrio, a anlise e a crtica de uma dada realidade visando transform-la, permitindo que as pessoas envolvidas em uma ao possam gerar suas prprias alternativas e se colocar como sujeitos dessa histria. B) a apreciao do cumprimento de objetivos, metas e anlise das metodologias adotadas, assim como a possibilidade de avanos dos caminhos metodolgicos. C) o processo sistemtico de anlise isolada de atividades, fato ou coisas, entendendo-os de forma contextualizada para estimular seu aperfeioamento. D) a leitura pautada no impacto social, assim como nos processos de eficincia, eficcia e efetividade social, considerando a realidade cotidiana e as normas institucionais que regulamentam as instituies e os projetos sociais. E) a avaliao do grau de consecuo de determinados objetivos, considerando o tempo de sua execuo, os indivduos envolvidos, e o custo dos seus resultados.
Fonte: / 2012 / Tribunal Regional do Trabalho / 6 Regio - TRT 6 / Analista Judicirio - rea Apoio Especializado Especialidade: Servio Social / Questo:38

21. O planejamento constitui-se como um importante instrumento no cotidiano profissional do assistente social. A formulao e a escolha das alternativas de interveno podem ser definidas tomando por base diferentes caminhos, cabendo ao planejador analisar uma proposta considerando suas vantagens e desvantagens. Esse estudo deve considerar A) as consequncias sociais da ao que implicaria medir a transposio dos segmentos mais vulnerveis para uma nova classe social, como foi o caso daqueles que saram das classes E e D para a classe C. B) as operaes que se referem aos procedimentos adotados especialmente em relao aos aspectos financeiros e materiais no que concerne proposio do projeto. C) a anlise das operaes que considera o grau de envolvimento dos sujeitos atribuindo-lhe valor quantificado com indicadores previamente definidos. D)
9 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

a anlise do rendimento poltico que considera a legalidade e a legitimidade poltica das alternativas e perceber as potencialidades para aglutinar alianas e provocar rupturas. E) as alternativas referentes apenas a procedimentos de natureza tcnica relativos ao modo de confronto do objeto do planejamento, sem que expresse uma intencionalidade de cunho poltico e ideolgico.
Fonte: / 2012 / Tribunal Regional do Trabalho / 6 Regio - TRT 6 / Analista Judicirio - rea Apoio Especializado Especialidade: Servio Social / Questo:39

22. O assistente social, em sua atuao profissional, possui a competncia de elaborar projetos sociais. Esses projetos, podem ser compreendidos pela A) pequena abrangncia que podem alcanar, no obtm impactos com mudanas mais perenes. B) elaborao de forma isolada, no fazem parte de programas e polticas mais ampliadas. C) sua realizao em curto prazo, no permite reformulao, sendo uma soluo de mbito estritamente tcnico. D) praticidade e agilidade, possibilitam participao de vrios atores, estabelecimento de parcerias e o enfrentamento de problemas sociais com organizao. E) objetividade de sua interveno, sendo adequada para situaes mais complexas que envolvem mudana nas relaes sociais.
Fonte: / 2012 / Ministrio Pblico Estadual - MPE / Analista Ministerial - rea Servio Social / Questo:47

23. Na avaliao de programas sociais h especificidades que podem ser destacadas com relao I. metodologia: possibilita a avaliao do desempenho do programa, por meio da obteno, combinao e comparao dos dados e metas. II. finalidade: que permite identificar a efetividade e eficcia dos programas. III. ao papel: atua na verificao de eventuais falhas, o que possibilita corrigir ou confirmar rumos, alm de aferir os mritos do programa durante sua elaborao. Est correto o que se afirma em A) B) C) D) E) I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I, II e III.

Fonte: / 2012 / Ministrio Pblico Estadual - MPE / Analista Ministerial - rea Servio Social / Questo:48

24. Ao compor a equipe de trabalho no Ministrio Pblico, um assistente social foi solicitado a participar de uma fiscalizao em uma instituio para idosos de longa permanncia, de carter no governamental. Esta atividade configurou-se como processo de avaliao que tem por objetivo 10 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

A) conhecer o desenvolvimento das aes de um determinado servio de forma a ultrapassar a dimenso aparente dos resultados, buscando compreender melhor as propostas previstas e as aes empreendidas, considerando para alm das dimenses meramente operacionais, mas tambm sua dimenso poltica, que perpassa todo o processo desde a proposio at o alcance de metas e objetivos. B) realizar uma atividade terica, cuja concepo da proposta e a realidade da ao no permitem introduzir novos elementos que no tenham sido compostos no projeto inicial, permitindo assim uma anlise simtrica e administrativa dos componentes de anlise institucional. C) aferir resultados pautados em metas quantitativas, pois estas expressam a realidade de forma mais concreta. No se pode considerar neste tipo de ao as evidncias da dimenso poltica, pois contribuiriam para ofuscar a realidade concreta das metas contratadas, na medida em que expressam o convnio firmado com o Poder Pblico Local em relao ao cumprimento do direito do idoso. D) cumprir os reclamos do cidado requerente e, para tanto, se deve elaborar um plano de visitas sequenciais s quais s podem acontecer com a presena da equipe tcnica, o CMDCA e as demais autoridades que tratam dessa poltica setorial no mbito do Poder Local. E) construir um dossi com informaes pautadas pela orientao tcnica e administrativa, pois num processo avaliativo de servios socioassistenciais no pode ser considerada a dimenso poltica da avaliao que se expressa pelas estratgias de interveno previstas na ateno aos direitos sociais.
Fonte: / 2012 / Ministrio Pblico Estadual - MPE / Analista Ministerial - rea Servio Social / Questo:49

11 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

25. Quanto ao diagnstico do problema central do projeto, incorreto afirmar que A) as dimenses descritiva e explicativa do diagnstico referem-se respectivamente descrio e dimensionamento das manifestaes mais evidentes do problema/busca de explicaes sobre as causas e conseqncias do problema. B) o diagnstico prescinde da reviso da bibliografia sobre o tema, de consulta a documentos, da busca e anlise de dados secundrios, de entrevistas e visitas a campo. C) o diagnstico implica a coleta e anlise de dados e informaes de natureza quantitativa e qualitativa. D) so elementos do diagnstico: como o fenmeno se apresenta ao longo do tempo e do espao, suas caractersticas, sua incidncia, a magnitude, extenso e percepo da populao e de outros atores sobre o problema.
Fonte: / 2012 / Tribunal de Justia - TJ / Assistente Social / Questo:45

26. Carla Bronzo (2004) desenvolve o seguinte raciocnio sobre projetos sociais: Um projeto social deve ser entendido como o nvel mais bsico de aes articuladas dirigidas ao campo social. a unidade bsica da interveno e tem sempre por objetivo produzir alteraes nas condies de vida de indivduos, grupos, famlias e regies. Busca satisfazer necessidades insatisfeitas, construir capacidades, modificar condies de vida ou promover alteraes nos comportamentos e atitudes de grupos sociais (Nogueira, 1998). Os projetos so tradues de intenes, idias e concepes em aes com consequncias diretas sobre a realidade. Para serem executados, os projetos exigem recursos de diversos tipos. Primeiro de poder (....). Recursos de conhecimentos (...). Recursos de legitimidade (...). E por ltimo recursos institucionais/organizacionais (...). Como artfices da poltica os gestores realizam a mediao entre as intenes declaradas no desenho do projeto e os produtos, efeitos e impactos esperados com a interveno. Leia os seguintes enunciados: I. Unidade bsica de interveno refere-se hierarquia existente entre outras formas de planejamento (Polticas, Planos, Programas) e o projeto e no situaes de vulnerabilidade a serem superadas de forma que no se traduzam em risco pessoal e social. II. Recursos de poder e de legitimidade dizem respeito respectivamente a estabelecimento de objetivos e viabilizao de sua realizao/ que possibilita a participao nas aes e a adeso a elas. III. Os gestores intercedem para que as intenes declaradas no desenho do projeto no sejam meros discursos polticos artificiais. Est correto apenas o que se afirma em: A) B) C) D) I e II. I e III. II. II e III.
12 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Fonte: / 2012 / Tribunal de Justia - TJ / Assistente Social / Questo:52

27. Ricardo Carneiro (2004) apresenta o seguinte conceito de planejamento: O planejamento pode ser entendido, numa concepo ampla, como o processo de elaborao de um roteiro ou programa de aes, articuladas entre si, com vistas implementao de qualquer empreendimento ou atividade mais complexa. Todas as alternativas abaixo so corretas, EXCETO: A) Este instrumento serve de guia para a ao, contrapondo-se tempestividade e improvisao na escolha de condutas ou procedimentos a serem adotados. B) A idia do planejamento no se encontra associada ao processo decisrio do agente. C) No faz sentido falar em planejamento no havendo alternativas de ao a serem consideradas no processo decisrio. D) O planejamento, ao sistematizar e compatibilizar as aes entre si, contribui para o processo de coordenao da execuo das decises referentes quilo que se pretende fazer no mbito de uma dada atividade.
Fonte: / 2012 / Tribunal de Justia - TJ / Assistente Social / Questo:57

28. Todas as alternativas abaixo esto corretas, EXCETO: A) Todo projeto tem um conjunto de hipteses vinculadas que orientam a interveno. B) A concepo de um problema, suas causas e conseqncias determinam a escolha da estratgia de interveno. C) Todos os projetos identificam a causa dominante do problema e tornam-se frgeis e improdutivos se trabalharem com a multicausalidade. D) A no explicitao dos critrios de escolha e dos pressupostos tericos altera o planejamento das aes e os resultados.
Fonte: / 2012 / Tribunal de Justia - TJ / Assistente Social / Questo:60

29. O processo de avaliao de poltica e programas sociais pode se constituir como um instrumento de conquista de direitos sociais e um dos pontos de sua fora se encontra na capacidade de publicizar as informaes. Nesta linha, suas principais caractersticas so: I. forma de pesquisa social aplicada, sendo, portanto uma atividade sistemtica, planejada e dirigida. II. identifica, obtm e propicia informaes vlidas e confiveis suficientes e relevantes para fundamentar um juzo sobre o mrito ou valor de um programa ou atividade especfica. III. serve de base para tomada de deciso racional sobre o desenvolvimento de programas ou aes. Est correto o que consta em A) I, apenas. B)
13 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

II, apenas. C) III, apenas. D) I e II, apenas. E) I, II e III.


Fonte: / 2012 / Ministrio Pblico Estadual - MPE / Analista Ministerial - rea Servio Social / Questo:24

30. O Planejamento pode ser tratado sob diferentes perspectivas e dimenses, assim compreendidas: I. a perspectiva lgico-racional: refere-se ao processo permanente e metdico de abordagem racional e cientfica de questes que se colocam no mundo social. II. a dimenso poltica: decorre do fato de ser um processo contnuo de tomada de decises, inscritas nas relaes de poder. III. a perspectiva cientfica: aponta para a necessidade da neutralidade axiolgica, desprovida de valores tico-polticos. Est correto o que consta em A) B) C) D) E) I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I, II e III.

Fonte: / 2012 / Ministrio Pblico Estadual - MPE / Analista Ministerial - rea Servio Social / Questo:35

31. O planejamento, na perspectiva lgico-racional, refere-se ao processo permanente e metdico de abordagem racional e cientfica de questes que se colocam no mundo social. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. A) Enquanto instrumento de deciso, o planejamento no pode estar ligado a estrutura de poder nem to pouco a questes ideolgicas. B) A reconstruo do objeto profissional efetua um nico movimento: de sntese no plano do conhecimento e da ao em um movimento que vai do universal para o particular e retorna ao universal em outro patamar. C) O planejamento, como processo metodolgico de abordagem racional e cientfica, supe uma sequncia de atos decisrios, ordenados em momentos definidos e baseados em conhecimentos tericos, cientficos e tcnicos. D) Avaliao e oramento so operaes complexas e interligadas que organizam o processo de planejamento. E) Na atualidade, os profissionais que operacionalizam as polticas pblicas devem ser os personagens centrais do processo de planejamento.
Fonte: / 2012 / Tribunal de Justia - TJ / Analista Judicirio - rea Assistente Social / Questo:46

32. No que concerne a planejamento, planos, programas e projetos, assinale a opo correta.
14 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

A) No planejamento, o controle instrumento de fiscalizao do oramento previsto. B) A planificao, no processo de planejamento, realizada no momento em que, aps a tomada de decises definidas em face de determinada realidade, inicia-se o trabalho de sistematizao das atividades e dos procedimentos necessrios para o alcance dos resultados previstos. C) O plano traa as decises de carter particular do sistema. D) No oramento de um projeto, a previso dos gastos deve estar contemplada apenas na primeira etapa, uma vez que as demais despesas so imprevisveis. E) O programa a unidade elementar do processo sistemtico de racionalizao de decises.
Fonte: / 2012 / Tribunal de Justia - TJ / Analista Judicirio - rea Assistente Social / Questo:47

33. A avaliao e o monitoramento constituem um imperativo da prtica profissional. A esse respeito, assinale a opo correta. A) Monitoramento e avaliao so instrumentos estratgicos para a execuo do plano: identifica ganhos e dificuldades, prov os agentes sociais de informaes que levam ao contnuo ajuste e aperfeioamento, bem como possibilita o exerccio do controle social pela sociedade. B) A avaliao um instrumento pedaggico utilizado para controlar as aes existentes e fiscalizar as tcnicas utilizadas. C) No mbito da assistncia social, a avaliao deve ser realizada somente ao final dos trabalhos a fim de elucidar o que se obteve com as intervenes. D) A avaliao, para ser efetiva, deve obedecer a critrios rgidos, independentemente do cenrio poltico encontrado no territrio. E) O monitoramento e a avaliao tm por funo evitar os ajustes e as adequaes do previsto em um processo de planejamento.
Fonte: / 2012 / Tribunal de Justia - TJ / Analista Judicirio - rea Assistente Social / Questo:49

15 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Acerca dos aspectos conceituais e metodolgicos da avaliao de planos, programas e projetos, julgue os seguintes itens. 34. A anlise estratgica tem como objetivo responder questionamentos acerca da adequao do diagnstico da situao-problema, das bases tericas, da racionalidade tcnica, dos dados empricos e da dimenso proposta para o programa. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2012 / Tribunal de Justia - TJ / Assistente Social / Questo:60

35. A elaborao do plano de pesquisa da avaliao requer a definio de um marco terico de referncia, que deve explicitar a concepo de avaliao orientadora do processo avaliativo. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2012 / Tribunal de Justia - TJ / Assistente Social / Questo:61

36. A respeito da Poltica Nacional de Assistncia Social - PNAS/ 2004 e a famlia, assinale a opo correta. A) A famlia, como espao de proteo e de socializao primria dos indivduos, admite substituies. B) A famlia constituda por um ncleo de pessoas unidas apenas por laos de consanguinidade. C) Os servios, programas, projetos de ateno s famlias e indivduos devero ser executados sem o estabelecimento de parcerias com as entidades no governamentais de assistncia social. D) A famlia precisa de proteo pblica, o que a coloca na condio de sujeito de direitos e no apenas de deveres. E) Os indivduos constituem o ncleo bsico e matricial das seguranas assistenciais previstas na PNAS.
Fonte: / 2012 / Ministrio da Integrao Nacional - MI / Assistente Social - rea Assistncia Humanitria / Questo:89

37. Com relao questo da descentralizao preconizada na Poltica Nacional de Assistncia Social - PNAS/2004, assinale a opo correta. A) A descentralizao diz respeito distribuio de poderes, responsabilidades de encargos entre os trs entes federados: Unio, Estados e Municpios, incluindo-se a o Distrito Federal como um misto de Estado e de Municpio. B) O estabelecimento de prioridades sociais leva em conta recortes de territrios
16 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

que contenham populaes com problemas, culturas e histrias similares. C) A PNAS/2004 privilegia as demarcaes geogrfi cas tradicionais, estabelecendo prioridades sociais com base na heterogeneidade populacional. D) Na defi nio da descentralizao proposta, a nfase recai na defi nio do espao fsico formal. E) O desenho tradicional da rede de assistncia social funcional descentralizao proposta na PNAS/2004.
Fonte: / 2012 / Ministrio da Integrao Nacional - MI / Assistente Social - rea Assistncia Humanitria / Questo:97

38. Com relao proteo social especial na Poltica Nacional de Assistncia Social - PNAS, indique a opo correta. A) A Ateno Integral s famlias constitui um exemplo de servio de Proteo Social Especial. B) Os Centros de Convivncia para Idosos constituem um exemplo de servio de Proteo Social Especial. C) Os Programas de Incentivo ao Protagonismo Juvenil, com fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios, constituem um exemplo de servio de Proteo Social Especial. D) O Servio de Habilitao e Reabilitao na comunidade das pessoas com defi cincia constitui um exemplo de servio de Proteo Social Especial. E) Os Centros de Informao e Educao para o trabalho constituem um exemplo de servio de Proteo Social Especial.
Fonte: / 2012 / Ministrio da Integrao Nacional - MI / Assistente Social - rea Assistncia Humanitria / Questo:98

39. A respeito da Assistncia Social prevista na Constituio de 1988 e operacionalizada pela Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS) e o Sistema nico de Assistncia Social (SUAS), indique a opo incorreta. A) O assistencialismo desde o Brasil colnia era ditado por valores e interesses que se confundiam com o dever moral, a vocao religiosa etc. B) A constituio de 1988 considera a assistncia social poltica pblica de seguridade social, ao lado da Sade e da Previdncia. C) A assistncia social fundamentalmente baseada na distribuio de benefcios e de servios. D) A segurana de sobrevivncia (Poltica Nacional de Assistncia Social - PNAS) ser viabilizada por meio do Benefcio de Prestao Continuada BPC. E) A segurana de convvio (Poltica Nacional de Assistncia Social-PNAS) diz respeito restaurao dos laos familiares e comunitrios dos demandantes da assistncia com fracos vnculos afetivos e sociais.

17 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Fonte: / 2012 / Ministrio da Integrao Nacional - MI / Assistente Social - rea Assistncia Humanitria / Questo:100

40. Segundo o Manual de Formulao e Avaliao de Projetos Sociais, proposto pelo PROPOSAL Programa Conjunto sobre Polticas Sociais para Amrica Latina, correto dizer: A) todos os projetos sociais so formulados em relao aos benefi cirios diretos. B) os projetos sociais produzem impacto positivo em outras pessoas, identifi cadas como benefi cirios pblicos. C) benefi cirios indiretos legtimos so os que no se consideram expressamente como populao-objetivo, mas cujo favorecimento concorda com o esprito do projeto. D) benefi cirios indiretos ilegtimos so favorecidos pelos projetos apesar de estarem fora do esprito dos mesmos. E) benefcios pblicos so aqueles incorporados no s pela populao-objetivo, mas pela sociedade como um todo.
Fonte: / 2012 / Ministrio do Planejamento Oramento e Gesto - MPOG / Analista Tcnico de Polticas Sociais - rea Gesto Social / Questo:81

O instrumental tcnico do servio social contempla um conjunto articulado de instrumentos e tcnicas que permitem a operacionalizao da ao do profissional de servio social. Com relao a esse assunto, julgue os itens que se seguem. 41. O uso de instrumental tcnico requer interaes de comunicao oral e escrita, o que pressupe a utilizao de linguagens por parte do assistente social. Caso seja necessrio utilizar a modalidade escrita, deve-se empregar o padro culto e tcnico de lngua. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos - ECT / Analista de Correios - Especialidade: Assistncia Social / Questo:70

Considerando a relao entre dimenso investigativa, processos de planejamento e de interveno profissional, julgue os itens seguintes. 42. A interveno e a investigao no mbito do servio social compreendem dialeticamente o modo de ser da profisso, expresso nas competncias e atribuies profissionais. C) Certo E) Errado

18 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado de Educao - SEDUC / Assistente Social / Questo:68

Julgue os itens seguintes, referentes administrao e ao planejamento do servio social. 43. O planejamento realiza-se a partir de um processo de aproximaes perante questes que, em dado momento histrico, demandam respostas mais complexas que aquelas construdas no nvel imediato da prtica profissional. C) Certo E) Errado
Fonte: / / / / Questo:112

44. O planejamento normativo caracteriza-se pelo exerccio da liberdade e participao, estando, no centro de sua reflexo, a estratgia para o processo de tomada de deciso. C) Certo E) Errado
Fonte: / / / / Questo:113

45. Plano, programa e projeto no se confundem com o planejamento, pois so meios pelos quais este se expressa. C) Certo E) Errado
Fonte: / / / / Questo:114

46. A formulao de um plano deve partir de caracterizao da situao e evidenciar os pontos crticos sobre os quais a ao profissional deve incidir, sendo de competncia do profissional a leitura da realidade ou o aprofundamento do diagnstico. C) Certo E) Errado
Fonte: / / / / Questo:115

47. No planejamento, os objetivos, por corresponderem s finalidades, referem-se s diretrizes polticas muito gerais, ou seja, filosofia da ao. C) Certo E) Errado
Fonte: / / / / Questo:116

48. No planejamento, cada objetivo deve ser preciso e explicitar os diversos resultados esperados, a fim de garantir a eficcia de sua anlise e interpretao. C)
19 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Certo E) Errado
Fonte: / / / / Questo:117

49. No processo de avaliao, necessrio distinguir a avaliao poltica da avaliao de poltica, que se caracteriza pela identificao dos princpios, critrios e diretrizes que fundamentam a deciso sobre a realizao de determinado programa. C) Certo E) Errado
Fonte: / / / / Questo:120

50. Um projeto de trabalho em Servio Social, alm de atender a legislao pertinente, deve tambm ser desenvolvido de acordo com uma metodologia. Considere o quadro abaixo:

Para o desenvolvimento de um Projeto de trabalho em Servio Social est correta a sequncia: A) B) C) D) E) 5, 2, 3, 1 e 4 5, 1, 3, 4 e 2 1, 5, 3, 4 e 2 1, 3, 5, 4 e 2 3, 5, 1, 4 e 2

Fonte: / 2011 / Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroporturia - INFRAERO / Analista Superior I - rea Assistente Social / Questo:43

51. Um projeto de trabalho do Assistente Social exige I. o reconhecimento, por parte do profissional, daquilo que lhe compete. II. a reproduo como seu do projeto institucional. III. a viabilizao da participao efetiva dos usurios nas decises institucionais. IV. o desenvolvimento de trabalho com outros profissionais, sempre que possvel. Est correto o que se afirma APENAS em A) B) C) D) E) I, II e IV. I, III e IV. II, III e IV. I e II.
20 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

I, II e III.
Fonte: / 2011 / Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroporturia - INFRAERO / Analista Superior I - rea Assistente Social / Questo:45

52. Com a adoo de mtodos e tcnicas de pesquisa, foi possvel avaliar um programa de saneamento bsico que abasteceu um determinado estrato populacional com sistemas de gua e esgoto num certo perodo de tempo, o que repercutiu positivamente nas condies de sade na regio abrangida. Nesse exemplo, foi possvel verificar a relao de A) B) C) D) E) funcionalidade entre o programa e o produto causalidade entre o programa e o resultado correspondncia entre o programa e a metodologia equivalncia entre o programa e o prazo de execuo condicionalidade entre o programa e o financiamento

Fonte: / 2011 / Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP / Analista - rea Servio Social / Questo:26

53. Ao avaliar um programa de educao pr-escolar, observou- se que, num universo de 10 milhes de crianas na faixa etria entre 0 e 4 anos, apenas 10% foram beneficiadas por esse programa. No caso descrito, que indicador desse programa foi avaliado? A) B) C) D) E) abrangncia elegibilidade intersetorialidade gesto natureza

Fonte: / 2011 / Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP / Analista - rea Servio Social / Questo:27

54. No planejamento, o estudo da situao constitui um movimento de reflexo que articula a descrio, a interpretao, a compreenso e a explicao da realidade. A esse respeito, analise as afirmaes a seguir. I - A exposio circunstanciada de base factual relacionada ao problema imediato corresponde descrio. II - A interpretao busca os signifi das situaes com base em conhecimentos, valores e modelos normativos. III - A compreenso e a explicao da realidade desvelam a estrutura imanente do objeto em estudo, situando-a na conjuntura scio-histrica que a gerou. Est correto o que se afirma em A) I, apenas. B) I e II, apenas. C) I e III, apenas. D)
21 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

II e III, apenas. E) I, II e III.


Fonte: / 2011 / Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP / Analista - rea Servio Social / Questo:35

55. No planejamento, a participao pode ser exercida em diferentes nveis e de variadas formas. No caso do planejamento participativo, A) a autoridade e o poder esto distribudos igualmente entre as pessoas, e h uma construo conjunta. B) a autoridade conclama as pessoas a participarem e colaborarem para o alcance daquilo que ela estabeleceu como proposta. C) o carter democrtico mais acentuado, e a deciso se realiza como uma escolha entre alternativas traadas pela autoridade. D) as pessoas devem participar com seu trabalho e dar o seu apoio para que as decises da autoridade tenham bons resultados. E) as decises so conduzidas pela autoridade em plenrio e dependentes das diferenas entre as pessoas que o compem.
Fonte: / 2011 / Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP / Analista - rea Servio Social / Questo:36

56. No processo de planejamento, a avaliao est presente e quando se inicia a ao planejada, ocorre concomitantemente sua avaliao. Um documento especfico de avaliao deve conter, entre outros, A) B) C) D) E) o confronto entre parmetros e metas e a anlise dos desvios. a finalidade, os objetivos e as metas definidas com clareza. a justificativa para a realizao do projeto. a tcnica adequada, economicamente vivel para atender ao problema. o conjunto de aes, sequncia e interdependncia para a execuo do projeto.

Fonte: / 2011 / Tribunal Regional do Trabalho / 23 Regio - TRT 23 / Analista Judicirio - rea Servio Social / Questo:44

57. No processo de planejamento, a avaliao de eficincia est diretamente relacionada com a ao desenvolvida, seus critrios, e com A) o efeito direto resultante da interveno e os efeitos indiretos relacionados intencionalidade do planejamento. B) o estudo da adequao desses critrios, para o alcance dos objetivos e das metas. C) a otimizao dos recursos disponibilizados. D) o estudo do impacto do planejamento sobre a situao e a adequao dos objetivos definidos. E) o procedimento para anlise dos efeitos da ao sobre o processo no qual se intervm.
22 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Fonte: / 2011 / Tribunal Regional do Trabalho / 1 Regio - TRT 1 / Analista Judicirio - rea Apoio Especializado Especialidade: Servio Social / Questo:33

58. So instrumentos que registram e marcam diferentes nveis de deciso no processo de planejamento, em maior ou menor proximidade com a ao, e guardam entre si coerncia e um relativo grau de interdependncia: A) B) C) D) E) laudo, parecer e estudo social. entrevista, visita domiciliar e estudo social. estudo social, planejamento estratgico e projeto. estudo de caso, diagnstico e parecer social. plano, programa e projeto.

Fonte: / 2011 / Tribunal Regional do Trabalho / 1 Regio - TRT 1 / Analista Judicirio - rea Apoio Especializado Especialidade: Servio Social / Questo:63

59. O planejamento uma mediao terica e metodolgica que significa organizar, dar clareza e preciso prpria ao. Planejar envolve estabelecer metas e traar objetivos, assim um passo indispensvel do processo de planejamento A) B) C) D) E) a pesquisa. a avaliao do mtodo de trabalho. o organograma. o controle. a articuo.

Fonte: / 2011 / Tribunal Regional do Trabalho / 1 Regio - TRT 1 / Analista Judicirio - rea Apoio Especializado Especialidade: Servio Social / Questo:64

60. No planejamento, acompanhamento e avaliao de polticas e programas sociais, o analista se orienta por uma concepo de direitos, cidadania e poltica que pressupe o desenvolvimento social com sustentabilidade. Com essa perspectiva, na particularidade brasileira, o analista social de recursos hdricos: A) adota a liberdade como valor universal, privilegiando as aes que se vinculam ao mercado, as parcerias com a sociedade civil e a descentralizao com iseno de responsabilidade do Estado. B) posiciona-se favoravelmente s omisses do Estado decorrentes de decises constitudas por jogos de interesse. C) privilegia a adoo de estratgias que visam concretizao dos direitos, universalizao do acesso aos recursos hdricos, sem contrariar os investimentos do capital e o status vigente. D) valoriza iniciativas orientadas para a universalizao do acesso aos direitos como uma via para equidade e justia social. E)
23 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

implementa o iderio da sociedade solidria como garantia da descentralizao e da lgica redistributiva.


Fonte: / 2011 / Agncia Pernambucana de guas e Clima - APAC / Analista Social / Questo:35

61. Na perspectiva de que as polticas sociais se desenvolvem num contexto contraditrio, so elementos fundamentais que devem permear e estruturar o processo de anlise e avaliao de polticas e programas sociais: 1) a viso do Estado como esfera pacfica, desprovido de interesses e luta de classe. 2) o significado das polticas pblicas como resultado de decises polticas dos tcnicos responsveis pelo planejamento das instituies governamentais. 3) o papel do Estado em sua relao com os interesses das classes sociais. 4) os sujeitos coletivos de apoio e/ou de resistncia a determinada poltica social. 5) a configurao do financiamento e gastos como expresso da relao custo/benefcio, eficcia e efetividade do programa. Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 1, 2 e 3. 2 e 3. 2, 4 e 5. 1 e 5. 3 e 4.

Fonte: / 2011 / Agncia Pernambucana de guas e Clima - APAC / Analista Social / Questo:36

62. Ao avaliar direitos e benefcios estabelecidos e assegurados por um determinado programa social, constituem indicadores: 1) direo dos gastos, aplicao dos recursos e critrios para o atendimento das demandas. 2) natureza e tipo de direitos e benefcios previstos e/ou implementados. 3) mecanismos e procedimentos de gesto e de interveno. 4) expresses de satisfao dos dirigentes. 5) formas e mecanismos de articulao com outras polticas e programas sociais. Est(o) correta(s), apenas: A) B) C) D) E) 3, 4 e 5. 1, 2 e 5. 3 e 4. 2 e 5. 1.

Fonte: / 2011 / Agncia Pernambucana de guas e Clima - APAC / Analista Social / Questo:37

63. Pode-se afirmar que projeto a unidade mais operativa dentro do processo de planejamento, sendo, portanto, o elo final de tal processo. Sobre planejamento de projetos sociais, assinale a alternativa INCORRETA. A) Vrios projetos sociais com o mesmo objetivo final podem compor um mesmo
24 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

programa. B) O objetivo a situao que se deseja obter ao final do perodo de durao do projeto, mediante a aplicao dos recursos e das aes previstas. C) O impacto consequncia dos efeitos de um projeto. Nesse sentido, expressa o grau de consecuo dos objetivos em relao populao-meta do projeto. D) Boa parte dos projetos sociais tem como objetivo prestar servios a um grupo focal. Os servios do projeto so prestados para satisfazer as necessidades do grupo focal. E) Eficincia o grau em que se alcanam os objetivos e metas do projeto na populao beneficiria, em um determinado perodo de tempo, independentemente dos custos implicados.
Fonte: / 2011 / Companhia Editora de Pernambuco - CEPE / Assistente Social / Questo:27

64. O planejamento comea a integrar a matriz discursiva do Servio Social com maior intensidade, na dcada de 70, parametrado pelo discurso da racionalidade e da interveno nos processos de mudana, necessrios e em curso nos pases subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo: I. O planejamento, como instrumento, est condicionado politicamente, o que determina que seu direcionamento ocorra no interesse da maioria, quando democraticamente utilizado ou de alguns grupos. II. Planejar a ao profissional garante a possibilidade de formalizar a articulao intrnseca entre as dimenses do fazer profissional. III. O planejamento exige instrumentos de consolidao das decises, compostos, apenas, pelos planos e programas. IV. O planejamento se constri no mbito das relaes societrias e institucionais que so marcadas pelas divergncias, oposies e apoio entre os atores envolvidos. V. A implementao do planejamento dever produzir uma alterao sensvel no real, alteraes, no entanto, que no devero ser incorporadas nova situao. Esto CORRETAS A) B) C) D) E) III, IV e V. II, IV eV. I e II. I, II e V. I, II, III, IV e V.

Fonte: / 2011 / Companhia Editora de Pernambuco - CEPE / Assistente Social / Questo:31

65. A elaborao de projetos de interveno pelos assistentes sociais ainda constitui uma lacuna no processo de sistematizao e materializao do trabalho profissional. Numa perspectiva ampla, que transcenda uma viso simplista e/ou burocrtica, a importncia de incorporar esse instrumental prtica cotidiana essencial para A)
25 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

responder de forma eficiente s possibilidades de pagamentos dos servios profissionais da instituio contratante. B) imprimir ao profissional um carter organizativo- -administrativo. C) mensurar a quantidade e a qualidade dos resultados alcanados. D) identificar a cultura corporativa dos espaos institucionais. E) estabelecer com clareza o que a profisso tem a oferecer para o atendimento das demandas que competem instituio empregadora.
Fonte: / 2011 / Petrobras / Assistente Social Jnior / Questo:58

66. O planejamento, segundo alguns estudiosos, um modo de pensar que implica a alterao de uma determinada realidade. Nesse sentido, esses estudiosos, ao rejeitarem uma viso meramente reducionista e mecanicista do trabalho, valorizam, principalmente, o conhecimento da realidade e a(o) A) articulao positiva entre meios e fins B) dimenso tico-poltica da profisso C) apreenso das condies do espao scio-ocupacional para a construo de estratgias empreendedoras da ao D) utilizao dos recursos profissionais e institucionais existentes E) manuseio adequado do instrumental operativo
Fonte: / 2011 / Petrobras / Assistente Social Jnior / Questo:59

Considerando as estratgias, os instrumentos e as tcnicas de interveno no exerccio profissional do assistente social, julgue os itens a seguir. 67. A documentao constitui instrumental tcnico que, alm de possibilitar organizao e difuso de informaes, permite a produo de informaes e conhecimento. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado de Gesto e Recursos Humanos - SEGER / Especialista em Desenvolvimento Humano e Social - rea Servio Social / Questo:57

Acerca de planejamento, gesto, programas e projetos, julgue os prximos itens. 68. O projeto, unidade central do planejamento, constitudo de anlises situacionais ou diagnsticos necessrios identificao dos pontos a serem atacados, dos objetivos, estratgias e metas de um governo, de um ministrio, de uma secretaria ou de uma unidade. C) Certo E) Errado
26 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado de Gesto e Recursos Humanos - SEGER / Especialista em Desenvolvimento Humano e Social - rea Servio Social / Questo:88

69. Em ambiente no homogneo, onde diferentes interesses e diferentes posies disputem o alcance de resultados e da hegemonia, a noo de estratgia confere sentido poltico gesto pblica e ao planejamento. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado de Gesto e Recursos Humanos - SEGER / Especialista em Desenvolvimento Humano e Social - rea Servio Social / Questo:89

70. O custo, elemento central no planejamento estratgico, viabiliza o alcance da qualidade social concreta das instituies e organizaes. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado de Gesto e Recursos Humanos - SEGER / Especialista em Desenvolvimento Humano e Social - rea Servio Social / Questo:90

71. A identificao dos aliados, oponentes e interessados, por meio do mapeamento da natureza e consistncia de seus vnculos, integra as aes de planejar no planejamento estratgico. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado de Gesto e Recursos Humanos - SEGER / Especialista em Desenvolvimento Humano e Social - rea Servio Social / Questo:91

72. De acordo com os princpios e diretrizes do SUS, o planejamento das aes relacionadas ateno primria em sade deve estar fundamentado exclusivamente em indicadores epidemiolgicos centrados no modelo biomdico. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado de Gesto e Recursos Humanos - SEGER / Especialista em Desenvolvimento Humano e Social - rea Servio Social / Questo:92

73. Ao elaborar um plano, que constitui instrumento tcnico-administrativo de execuo interventiva de uma atividade especfica no espao pblico, os assistentes sociais devem detalhar as operaes a serem executadas. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado de Gesto e Recursos Humanos - SEGER / Especialista em Desenvolvimento Humano e Social - rea Servio Social / Questo:93

74. Composto por um conjunto de planos, o programa considerado o maior nvel de agregao de decises de determinada poltica. C) Certo E) Errado
27 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado de Gesto e Recursos Humanos - SEGER / Especialista em Desenvolvimento Humano e Social - rea Servio Social / Questo:94

Julgue os itens seguintes, relativos preveno ao uso de lcool e de outras drogas. 75. No planejamento de polticas pblicas preventivas ao uso de lcool e outras drogas e de ateno integral a adolescentes, os governos estaduais e municipais devem adotar medidas de restrio ao acesso a bebidas alcolicas, em respeito ao Estatuto da Criana e do Adolescente. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado de Gesto e Recursos Humanos - SEGER / Especialista em Desenvolvimento Humano e Social - rea Servio Social / Questo:95

76. A preveno universal limita-se a fatores de risco individuais, devendo haver seleo de participantes para programas especficos destinados a usurios de drogas. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado de Gesto e Recursos Humanos - SEGER / Especialista em Desenvolvimento Humano e Social - rea Servio Social / Questo:96

77. Estudos comprovam que o repasse de informaes sobre as caractersticas e os efeitos das substncias psicoativas realizado de forma desvinculada dos programas de preveno tem obtido melhor resultado que a participao do usurio dessas substncias em programas preventivos, dada a natureza espontnea da interveno. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado de Gesto e Recursos Humanos - SEGER / Especialista em Desenvolvimento Humano e Social - rea Servio Social / Questo:98

78. Considerando que uma assistente social de uma organizao pblica foi convidada a elaborar um programa de assistncia ao dependente qumico e preveno ao uso e ao abuso de drogas e que essa profissional passou por formao especializada e tambm envolveu equipe multidisciplinar constituda por psiclogo, mdico, enfermeiro e tcnico de enfermagem, assinale a alternativa que apresenta uma das estratgias interventivas passvel de ser desenhada por essa profissional para o programa em tela. A) A preveno deve ser dirigida a grupos especficos da empresa, pois visa identificar os fatores de risco associados ao uso indevido de lcool e de outras drogas e atuar de forma a atrasar ou impedir seu uso. B) A preveno deve ser planejada principalmente para indivduos que j
28 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

apresentam os primeiros sinais de uso abusivo do lcool e de outras drogas. Tem por objetivo prevenir a evoluo para um possvel quadro de dependncia e suas complicaes. C) Um risco associado ao programa o de obter menor comprometimento dos trabalhadores nas funes da empresa em favor de um melhor aproveitamento das aes de preveno. D) A reduo de danos no se mostra como uma estratgia eficaz na preveno ao uso de drogas, pois se assenta na abstinncia total do usurio. E) A reduo de danos uma estratgia que aparece como alternativa aos programas convencionais de assistncia ao dependente qumico e preveno ao uso de drogas, embora sua prtica, para muitos, parea estar associada a certa liberalidade de comportamento e de consumo de drogas.
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado da Sade - SES / Assistente Social / Questo:32

79. A sistematizao da prtica tem sido um dos desafios do Servio Social, que se inicia com a delimitao dos referenciais que orientam a eleio dos aportes tericos, a conduo metodolgica e a definio de estratgias de interveno e avaliao. Com relao sistematizao da prtica, assinale a alternativa correta. A) Compreende o registro da prtica e material de anlise e reflexo para o planejamento e a ao. B) Caracteriza-se por um trabalho rotineiro, burocrtico e administrativo. C) Objetiva a prestao de contas aos organismos governamentais e s agncias financiadoras. D) Gera dados quantitativos para a otimizao de recursos e controle social. E) Mensura a capacidade produtiva e o desempenho institucional.
Fonte: / 2011 / Companhia Paranaense de Energia - COPEL / Assistente Social / Questo:15

80. No mbito do planejamento social, instrumento de carter elementar implementao das aes no cotidiano do trabalho profissional, sendo utilizado tanto nos espaos scio-ocupacionais pblicos e estatais quanto em empresas privadas ou organizaes do terceiro setor. Apresenta objetivos a serem alcanados pelas aes propostas, bem como descrio detalhada de sua metodologia e processo de implementao. Trata-se do: A) B) C) D) E) projeto Social. planejamento estratgico. planejamento normativo. sistema de informao. programa governamental.

29 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Fonte: / 2011 / Companhia Paranaense de Energia - COPEL / Assistente Social / Questo:23

81. Os profissionais de Servio Social atuam cotidianamente no mbito da gesto social: de modo direto nas polticas pblicas e indireto na medida em que nas organizaes privadas ou de terceiro setor se estabelecem relaes com polticas sociais pblicas. comum o contato com documentos de natureza diversa, tais como planos (documentos abrangentes e gerais que estabelecem objetivos, estratgias e metas de governo), programas (documento que indica um conjunto de projetos de uma determinada rea da interveno) e projetos (instrumento de execuo de atividades interventivas e de pesquisa no espao pblico ou privado). No mbito da gesto social, que outros instrumentos ou meios integram sua operacionalizao? 1. Oramento; relatrios de execuo financeira e oramentria. 2. Treinamento tcnico-utilitrio para a populao usuria. 3. Sistemas; benefcios e servios. 4. Mobilizao participao poltica e controle social. 5. Sistemas de informao e constituio de redes de polticas pblicas. Esto corretos os itens: A) B) C) D) E) 1, 2, 4 e 5 apenas. 2, 3 e 5 apenas. 1, 3, 4 e 5 apenas. 1, 3 e 4 apenas. 1, 2, 3, 4 e 5.

Fonte: / 2011 / Companhia Paranaense de Energia - COPEL / Assistente Social / Questo:33

82. Um dos processos que, historicamente, ficou margem na gesto de polticas e programas sociais a avaliao. Atualmente, o debate e a produo terica sobre monitoramento e avaliao de polticas sociais tm maior espao nas publicaes do Servio Social. Identifique como verdadeiros (V) os itens a seguir que correspondem a aspectos que integram os processos de avaliao de polticas sociais e como falsos (F) os que no correspondem: ( ) Critrios de acesso e permanncia dos cidados em determinada poltica ou programa social. ( ) Configurao e abrangncia dos direitos e benefcios (avaliao de efetividade). ( ) Gesto e controle social democrtico para assegurar o princpio constitucional de participao social. ( ) Configurao do financiamento e gasto, gerando maior transparncia e subsdio ao controle social. ( ) Desempenho e filiao ideolgica das organizaes da sociedade civil que operam programas, projetos e servios sociais. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. A) B) C) D) E) F V V F V. V V F V F. V F F F V. F F V V V.
30 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

V V V V F.
Fonte: / 2011 / Companhia Paranaense de Energia - COPEL / Assistente Social / Questo:34

83. Sobre a avaliao de projetos sociais, analise as proposies abaixo. 1. A avaliao dever ser isenta de valores pessoais, propiciando uma apreenso maior aos critrios prdefinidos pelo plano de avaliao. 2. de principal importncia divulgar os resultados da avaliao para o pblico interessado no projeto. 3. Um dos principais elementos da avaliao de projetos a prestao de contas transparente. 4. A avaliao de resultados desenvolve o foco na eficincia, enquanto a avaliao de impactos empreende uma anlise da efetividade das aes. Esto corretas A) B) C) D) E) 1 e 2, apenas. 2 e 4, apenas. 1, 2, 3 e 4. 3 e 4, apenas. 1 e 3, apenas.

Fonte: / 2011 / Servio Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC / Assessor Tcnico II - rea Pesquisa / Questo:20

84. Myrian Veras (2000) em seu livro Planejamento Social coloca que, enquanto processo racional, o planejamento se organiza por operaes complexas e interligadas, que, conforme Ferreira (1965), citado pela autora, so as de A) B) C) D) aprendizagem, aplicao, compreenso, avaliao. orientao, reflexo, aplicao, interao. reflexo, deciso, ao, retomada de reflexo. compreenso, estruturao, deciso, aprendizagem.

Fonte: / 2011 / Prefeitura de Nova Unio / Assistente Social / Questo:27

85. O documento que sistematiza e estabelece o traado prvio da operao de um conjunto de aes o A) B) C) D) plano. projeto. programa. planificao.

Fonte: / 2011 / Prefeitura de Nova Unio / Assistente Social / Questo:28

86. A compreenso da situao, o diagnstico e o processo de tomada de deciso se constituem como momentos A) do planejamento estratgico. B)
31 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

de qualquer planejamento. C) do plano de ao. D) do planejamento reflexivo.


Fonte: / 2011 / Prefeitura de Nova Unio / Assistente Social / Questo:31

Julgue os itens subsecutivos, relativos avaliao de programas de sade. 87. Monitoramento consiste no acompanhamento sistemtico de algumas das caractersticas dos servios, e avaliao pontual refere-se ao julgamento sobre os mesmos em um determinado ponto do tempo. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado da Sade - SESA / Especialista em Gesto - rea Assistente Social / Questo:78

88. Identificam-se trs objetivos primrios para a avaliao de programas de sade: fazer julgamentos, facilitar o desenvolvimento e contribuir para o conhecimento. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado da Sade - SESA / Especialista em Gesto - rea Assistente Social / Questo:79

89. De modo geral, so considerados parmetros para a avaliao de servios de sade o acesso da populao aos servios e a cobertura oferecida, ou seja, a proporo da populao atendida por diferentes programas. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado da Sade - SESA / Especialista em Gesto - rea Assistente Social / Questo:80

90. No Consenso de Gothenburg sobre avaliao de impactos em sade, foram definidas como possibilidades metodolgicas a estimativa rpida de impacto, a anlise do impacto em sade e a reviso de impactos em sade. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado da Sade - SESA / Especialista em Gesto - rea Assistente Social / Questo:81

Com relao a planejamento, programao, monitoramento e avaliao de programas de sade, julgue os itens que se seguem. 91. A Lei Orgnica da Sade estabelece que o processo de planejamento no SUS seja descendente do nvel federal ao local , de forma a garantir a centralidade na definio das aes e servios de sade. C) Certo E) Errado
32 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado da Sade - SESA / Especialista em Gesto - rea Assistente Social / Questo:82

92. A anlise situacional para a elaborao do plano de sade deve ser feita com base nas condies de sade da populao, nos determinantes e condicionantes de sade e na gesto em sade. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado da Sade - SESA / Especialista em Gesto - rea Assistente Social / Questo:83

93. Por envolver complexa tecnologia em sade e exigir altos investimentos financeiros, no se recomenda a utilizao do mtodo de estimativa rpida participativa no planejamento em sade. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado da Sade - SESA / Especialista em Gesto - rea Assistente Social / Questo:84

94. O relatrio de gesto, instrumento de uso exclusivo dos gestores de sade, no deve ser submetido aos conselhos de sade. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado da Sade - SESA / Especialista em Gesto - rea Assistente Social / Questo:85

95. A epidemiologia proporciona dados essenciais para o planejamento, a execuo e a avaliao das aes de preveno, controle e tratamento das doenas, como tambm para o estabelecimento de prioridades no atendimento populao. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado da Sade - SESA / Especialista em Gesto - rea Assistente Social / Questo:86

96. Na rea da sade, considera-se que o planejamento deve restringir-se ao plano de sade elaborado pelos tcnicos dos departamentos de planejamento das secretarias de sade. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado da Sade - SESA / Especialista em Gesto - rea Assistente Social / Questo:87

Os parmetros para a atuao de assistentes sociais na rea da sade, elaborados por iniciativa do Conselho Federal de Servio Social (CFESS), tm como finalidade referenciar a interveno dos profissionais de servio social nessa rea. Considerando o que dispe o mencionado documento e o debate acerca do exerccio profissional do assistente social no mbito da poltica de sade, julgue os prximos itens.

33 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

97. A avaliao socioeconmica dos usurios dos servios de sade tem a investigao de questes inerentes ao indivduo e ao seu ambiente como critrio de elegibilidade do acesso aos referidos servios. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2011 / Secretaria de Estado da Sade - SESA / Especialista em Gesto - rea Assistente Social / Questo:96

98. A privao da liberdade para adolescentes em conflito com a lei aplicada somente nos casos em que o ato infracional seja grave ou de violncia pessoa ou decorra de reiterao de outras infraes graves ou de descumprimento reiterado e injustificvel de medida anterior impos ta. Nesse caso, obrigatrio para as entidades A) listar os pertences do adolescente e colher sua autorizao expressa em documento para do-los como forma de quebra de vnculo anterior do acometi mento de atos infracionais. B) proceder o estudo social e pessoal de cada caso, reavaliado periodicamente a cada 12 meses, no mnimo, dando cincia dos resultados autoridade competente. C) encaminhar para programas de apoio e acompanhamento de egressos sob a responsabilidade da Se cretaria Municipal da Educao. D) informar o adolescente de sua situao processual somente quando estiver em vias de ser desligado para no criar falsas expectativas quanto aos enca minhamentos necessrios. E) comunicar autoridade competente todos os casos de adolescentes com doenas infectocontagiosas.
Fonte: / 2010 / Defensoria Pblica do Estado de So Paulo - DPE / Agente de Defensoria - rea Assistente Social / Questo:48

99. H uma populao de baixa renda que ocupa uma determinada rea urbana h vrios anos. Ao analisar os seus direitos, o profissional deve levar em considerao: A) as reas urbanas com mais de duzentos e cinquenta metros quadrados, ocupadas por populao de baixa renda utilizada apenas para o desenvolvimento de sua atividade de trabalho, para a garantia de sua so brevivncia, so susceptveis de serem usucapiadas. B) o possuidor no pode, para o fim de contar o prazo exigido, acrescentar sua posse de seu antecessor, mesmo utilizando-se de testemunhas oculares do tempo de moradia e tambm quando, na identificao de imveis ocupados, os possuidores no sejam proprietrios de outro imvel urbano ou rural. C) para a ao de usucapio especial urbana o autor no tem os benefcios da justia e da assistncia judiciria gratuita, nem perante o cartrio de registro de imveis. D)
34 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

as reas urbanas com mais de duzentos e cinquenta metros quadrados, ocupadas por populao de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, onde no for possvel identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, so susceptveis de serem usucapiadas coletivamente, desde que os possuidores no sejam proprietrios de outro imvel urbano ou rural. E) aquele que possuir como sua rea ou edificao urbana de at duzentos e cinquenta metros quadrados adquirir-lhe- o domnio, mesmo que seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural.
Fonte: / 2010 / Defensoria Pblica do Estado de So Paulo - DPE / Agente de Defensoria - rea Assistente Social / Questo:55

100. A Defensoria Pblica tem como uma de suas atribuies promover "a orientao e a representao judicial das entidades civis que tenham dentre as suas finalidades a tutela de interesses dos necessitados, desde que no disponham de recursos financeiros para a atuao em juzo". Nesta linha, coube ao assistente social realizar a avaliao de determinado programa social, devendo compreender avaliao como: I. deliberadas, sistemticas e complexas, orientandose pelo mtodo cientfico e apresentando carter pblico. Incluem-se necessariamente as dimenses tcnico-metodolgica e poltica de forma articulada. II. executadas somente no post factum, pois os resultados podem ser alterados durante o processo de execuo dos programas e projetos sociais. III. deliberadas, sistemticas e complexas, orientandose pelo mtodo cientfico e apresentando carter pblico, sem, contudo incluir a dimenso poltica para no prejudicar a avaliao tcnicometodolgica. correto o que se afirma APENAS em: A) B) C) D) E) I. II. III. I e II. II e III.

Fonte: / 2010 / Defensoria Pblica do Estado de So Paulo - DPE / Agente de Defensoria - rea Assistente Social / Questo:63

101.

A construo de condies para a diminuio deste quadro de desigualdade uma das atribuies da Defensoria Pblica. O assistente social tem como um dos instrumentos de sua ao profissional a elaborao de parecer social. O parecer social pode ser entendido como: A) esclarecimentos com base em conhecimento de vrias disciplinas que exponha
35 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

as condies de sobrevivncia individual, referenciada nos pressupostos e fundamentos das cincias humanas e biolgicas, com finalizao de carter conclusivo ou indicativo. B) exposio e manifestao, enfocando objetivamente a questo ou situao social analisada, e os objetivos do trabalho realizado, a anlise da situao, referenciada em fundamentos tericos, ticos e tcnicos, inerentes ao Servio Social, com base em estudo rigoroso e fundamentado e uma finalizao de carter conclusivo ou indicativo. C) documento resultante do processo de percia social que apresenta o registro das informaes mais significativas do estudo e da anlise realizada e do parecer social. D) uma introduo que indica a demanda judicial e os objetivos, a identificao dos sujeitos a metodologia para a sua construo e um relato sem construo analtica. E) exposio e manifestao, enfocando objetivamente a questo ou situao social analisada, e os objetivos do trabalho realizado, a anlise da situao, referenciada em fundamentos tericos, ticos e tcnicos, inerentes ao Servio Social, com base em estudo rigoroso e fundamentado e uma finalizao sem carter conclusivo ou indicativo.
Fonte: / 2010 / Defensoria Pblica do Estado de So Paulo - DPE / Agente de Defensoria - rea Assistente Social / Questo:65

No que concerne a planejamento estratgico, julgue os itens subsequentes. 102. Na concepo e perspectiva estratgica, a elaborao de projetos especficos deve ocorrer em momento anterior elaborao do plano. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Ministrio Pblico da Unio - MPU / Analista de Sade - rea Servio Social / Questo:70

103. A definio de papis, responsabilidades e limites dos diversos sujeitos envolvidos no processo de anlise e planejamento de uma situao concreta considerada elemento fundamental do planejamento tradicional ou normativo. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Ministrio Pblico da Unio - MPU / Analista de Sade - rea Servio Social / Questo:71

104. Entende-se por planejamento o conjunto de estratgias e dispositivos de antecipao de contextos e situaes que permitem a alocao de recursos e investimentos para a construo social de sistemas e ambientes. C) Certo E) Errado

36 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Fonte: / 2010 / Ministrio Pblico da Unio - MPU / Analista de Sade - rea Servio Social / Questo:72

105. O planejamento estratgico fornece organizao instrumentos necessrios para anlise de contedo, das potencialidades e fragilidades da organizao, da viabilidade e dos riscos de diferentes alternativas de ao que orientem as atividades institucionais. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Ministrio Pblico da Unio - MPU / Analista de Sade - rea Servio Social / Questo:73

106. A natureza linear das fases do ciclo de um projeto caracteriza o planejamento estratgico; por essa razo, o momento da avaliao deve restringir-se ao final da fase de implementao. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Ministrio Pblico da Unio - MPU / Analista de Sade - rea Servio Social / Questo:74

Com relao avaliao de programas e de polticas sociais na rea de sade, julgue os itens que se seguem. 107. A pesquisa avaliativa acerca das prticas sociais fundamenta-se em julgamentos originrios de noes do senso comum e em tcnicas no sistemticas de observao. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Ministrio Pblico da Unio - MPU / Analista de Sade - rea Servio Social / Questo:75

108. A dimenso subjetiva dos diversos atores envolvidos no processo de avaliao deve ser considerada de modo a preservar a interferncia de suas percepes no referido processo avaliativo. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Ministrio Pblico da Unio - MPU / Analista de Sade - rea Servio Social / Questo:77

109. A polissemia conceitual e a diversidade de abordagens caracterizam essa avaliao como uma disciplina cientfica com elevado grau de desenvolvimento. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Ministrio Pblico da Unio - MPU / Analista de Sade - rea Servio Social / Questo:79

110. Diferentemente do monitoramento, essa avaliao pontual corresponde ao acompanhamento sistemtico de determinados servios em execuo. C)
37 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Ministrio Pblico da Unio - MPU / Analista de Sade - rea Servio Social / Questo:80

Acerca da Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS), julgue os itens subsequentes. 111. De acordo com a LOAS, competncia do DF a execuo dos projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizaes da sociedade civil. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Ministrio Pblico da Unio - MPU / Analista de Sade - rea Servio Social / Questo:130

Um empregado com 36 anos de idade, solteiro, tcnico responsvel pela manuteno do sistema de informtica, foi encaminhado, pelo setor de recursos humanos da instituio em que trabalha, para ser atendido por um profissional de servio social, o qual identificou tratar-se de um quadro depressivo, que levava o empregado a ausentar-se do trabalho reiteradas vezes. A partir da situao hipottica acima apresentada, julgue os itens a seguir, relativos ao processo de interveno profissional. 112. Em situaes como a apresentada, recomenda-se usar, na entrevista inicial, a tcnica de questionamento, visto que nesse momento que se definem a dinmica de trabalho e a forma de coleta dos dados. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Agncia Brasileira de Inteligncia - ABIN / Oficial Tcnico de Inteligncia - rea Servio Social / Questo:51

113. A comunicao escrita pelo assistente social, que tem por finalidade registrar os atendimentos individuais e coletivos, deve limitar-se ao fato apresentado pelo empregado e por sua famlia, e ser desprovida de contedo ideolgico. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Agncia Brasileira de Inteligncia - ABIN / Oficial Tcnico de Inteligncia - rea Servio Social / Questo:55

No exerccio de sua atividade profissional, o assistente social deve informar o usurio acerca da natureza de sua interveno apenas quando esta estiver relacionada realizao de pesquisa social. 114. Para mudar uma situao ou realidade em determinado setor, necessrio planejamento, que pressupe o conhecimento do modo como se engendram e estruturam as diferentes instncias de poder que atuam dentro e fora desse setor e que agem sobre ele.
38 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Agncia Brasileira de Inteligncia - ABIN / Oficial Tcnico de Inteligncia - rea Servio Social / Questo:98

115. Para entender uma situao especfica, no se pode trat-la de maneira isolada de seu contexto social, assim como as propostas que digam respeito a estruturas parciais s podem abrir caminhos para mudanas mais amplas caso haja articulao com propostas que visem mudana na sociedade. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Agncia Brasileira de Inteligncia - ABIN / Oficial Tcnico de Inteligncia - rea Servio Social / Questo:99

116. No processo de definio da abrangncia de um projeto, a complexidade de um empreendimento considerada fator determinante. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Agncia Brasileira de Inteligncia - ABIN / Oficial Tcnico de Inteligncia - rea Servio Social / Questo:102

117. O gerenciamento de projeto incia-se na fase de implantao e termina na fase de balano da aplicao dos recursos financeiros. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Agncia Brasileira de Inteligncia - ABIN / Oficial Tcnico de Inteligncia - rea Servio Social / Questo:103

118. Os processos e funes que compem o conjunto estruturado e interativo do gerenciamento de projeto incluem as relaes de trabalho, que envolvem motivao, superviso, desenvolvimento de equipes e gerenciamento de conflitos. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Agncia Brasileira de Inteligncia - ABIN / Oficial Tcnico de Inteligncia - rea Servio Social / Questo:104

119. A responsabilidade sobre a conduo do mtodo de planejamento de projetos orientado para objetivos (ZOOP) do gerente da instituio executora, com a participao dos servidores ligados diretamente a ele. C) Certo E) Errado
Fonte: / 2010 / Agncia Brasileira de Inteligncia - ABIN / Oficial Tcnico de Inteligncia - rea Servio Social / Questo:105

120. Qual alternativa abaixo NO expressa a definio de plano? A) Plano um guia e tem a funo de orientar a prtica, partindo da prpria prtica e, portanto, no pode ser um documento rgido e absoluto. Ele a formalizao dos
39 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradies. B) Plano um documento utilizado para o registro de decises do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer. C) Sua exequibilidade est condicionada a uma pondervel centralizao de decises e de controle dentro do sistema: requer que as unidades dos diferentes nveis acompanhem as decises e aceitem o controle centralizado. D) O plano o documento que sistematiza e estabelece o traado prvio da operao de uma unidade de ao. a unidade elementar do processo sistemtico da racionalizao de decises, constituindose da proposio de produo de algum bem ou servio, com emprego de tcnicas determinadas e com o objetivo de obter resultados definidos.
Fonte: / 2010 / Prefeitura de Conselheiro Pena / Assistente Social / Questo:34

Gabarito
1-c 2-c 3-c 4-a 5-d 6-b 7-e 8-d 9-a 10-c 11-c 12-e 13-c 14-c 15-c 16-e 17-c 18-b 19a 20-a 21-d 22-d 23-e 24-a 25-b 26-a 27-b 28-c 29-e 30-d 31-c 32-b 33-a 34-c 35-c 36-d 37-b 38-d 39-c 40-b 41-c 42-c 43-c 44-e 45-c 46-e 47-e 48-e 49-e 50-b 51-b 52-b 53-a 54-e 55-a 56-a 57-c 58-e 59-d 60-d 61-e 62-d 63-e 64-c 65-e 66-c 67-c 68-e 69-c 70-e 71-c 72-e 73-e 74-e 75-c 76-e 77-e 78-e 79-a 80-a 81-c 82-e 83-c 84-c 85-b 86-b 87-c 88-c 89-c 90-c 91-e 92-c 93-e 94-e 95-c 96-e 97-e 98-e 99-d 100-a 101-b 102-e 103-e 104-c 105-c 106-e 107-e 108-e 109-e 110-e 111-c 112-c 113-e 114-c 115-c 116-c 117-e 118-c 119-e 120-d
Ateno: No deixe de lanar suas resposta no sistema. S assim voc conseguir controlar as questes que j resolveu, mantendo o seu histrico, e atualizar suas estatsticas, permitindo que voc acompanhe sua evoluo nos grficos de desempenho.

40 de 40 - http://rotadosconcursos.com.br

You might also like