You are on page 1of 32

GEOGRAFIA: CONCEITOS E PARADIGMAS - APONTAMENTOS PRELIMINARES

COSTA, Fbio Rodrigues da1; ROCHA, Mrcio Mendes2


RESUMO: O presente artigo, de carter introdutrio, tem como objetivo discutir a constituio e os desdobramentos da geografia como cincia, bem como seus principais conceitos orientadores. Para isso buscamos apresentar no transcorrer do texto os principais paradigmas geogrficos e as novas possibilidades para o sculo XXI, isto feito atravs da leitura de livros e artigos cientficos. Desta forma, pretendemos apresentar uma abordagem geral sobre a geografia, seus paradigmas e conceitos. Palavras-chave: Geografia. Paradigmas. Conceitos.

GEOGRAPHY: CONCEPTS AND PARADIGMS PRELIMINARY NOTES


ABSTRACT: This article aims to discuss the evolution of the geography as science and its main concepts guiding. Are presented in the course of the text the main geographical paradigms and new possibilities for the twenty-first century, this by reading books and scientific articles. Thus, we intend to present, in a preliminary way, a general approach and introduction on the geography, its paradigms and concepts. Keiwords: Geography. Paradigms. Concepts.

INTRODUO O presente artigo tem como objetivo principal apresentar uma discusso introdutria sobre a Geografia a partir da construo histrica de seus paradigmas e conceitos. Em virtude da complexidade do assunto no possvel, no presente texto, o aprofundamento das questes expostas. Desta forma, a inteno oferecer uma base orientadora para os estudantes sobre o processo de desenvolvimento da geografia. Assim,

Professor assistente do Departamento de Geografia - FECILCAM, doutorando pelo Programa de Psgraduao em Geografia UEM. fabiorcmestrado@bol.com.br - Bolsa de estudo Fundao Araucria.
2

Professor associado do Departamento de Geografia - UEM


Campo Mouro, PR v.1n.2 p.25 - 56 2Sem 2010 ISSN 2178-3306

Rev. GEOMAE

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

buscamos discutir os paradigmas e os conceitos considerados como de maior relevncia. Cabe ao leitor aprofundar os estudos atravs das referncias indicadas Inicialmente fazemos uma breve discusso sobre a geografia pr-cientfica que se estendeu at o sculo XVIII, e foi caracterizada por ser um saber totalizante desprovido de sistematizao. Na sequncia buscamos apresentar os principais debates sobre a geografia cientfica. Abordamos os seguintes paradigmas: determinismo ambiental, possibilismo, mtodo regional, nova geografia e geografia crtica. Tambm trazemos para o debate as discusses referentes s novas possibilidades para o sculo XXI, atravs da geografia global. No terceiro momento apresentamos os principais conceitos geogrficos: espao, territrio, regio, paisagem e lugar. As contribuies que a geografia vem trazendo para a sociedade so resultados de intensas descries, anlises, discusses, debates, divergncias e at mesmo profundos enfrentamentos tericos e metodolgicos. Os enfrentamentos vo marcar a reviso de seus paradigmas e conceitos, o que demonstra o dinamismo e as constantes crticas pelas quais passou e est passando. Debater e refletir sobre o desenvolvimento histrico da geografia, mesmo que isso j tenha sido realizado por inmeros estudiosos, nunca demais, visto que proporciona um melhor entendimento sobre o tema. relevante o resgate e a reviso de importantes pensamentos e pensadores, pois permite novos olhares sobre essa dinmica e importante cincia.

BREVE RELATO SOBRE O PERODO PR-CIENTFICO DA GEOGRAFIA O perodo pr-cientfico corresponde aos saberes geogrficos desprovidos de sistematizao e organizao metodolgica produzidos pelos seres humanos desde a prhistria at a consolidao cientfica. Abarcam as pinturas rupestres encontradas em cavernas representando a organizao espacial da sociedade, os estudos de astronomia, cartografia, correntes marinhas, organizao social entre outros. Manuel Correia de Andrade (1987), considera que os povos que viviam na prhistria j desenvolviam conhecimentos que podem ser considerados geogrficos. Cita como exemplo os quchuas na Amrica Andina que possuam noo de orientao, visto que as estradas que partiam da capital seguiam na direo dos quatro pontos cardeais. Os polinsios, povos navegadores, conheciam a direo dos ventos e das correntes marinhas e utilizavam seus conhecimentos para a locomoo entre as diversas ilhas que compem o arquiplago.
26

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

Na antiguidade as civilizaes da Mesopotmia e do Egito estudavam tcnicas de irrigao, regime, extenso dos rios e variao do volume da gua. Os estudos eram realizados em razo da necessidade de compreender a dinmica fluvial para a prtica da agricultura. Andrade (1987) considera tais abordagens como os primeiros passos para o desenvolvimento da hidrografia fluvial. A contribuio dos gregos, na antiguidade clssica, considerada a mais relevante e significativa. Os principais destaques foram: a medio do espao e a discusso da forma da Terra, o estudo da fsica da superfcie terrestre e a descrio dos aspectos fsico-espaciais. Podemos destacar que:
Ao mesmo tempo em que se ampliava o conhecimento do espao geogrfico, aguando a pesquisa dos sistemas de relao entre a sociedade e a natureza sistemas agrcolas, tcnicas de uso do solo, relacionamento entre as cidades e o campo, relaes entre as classes sociais e entre o Poder e o povo -, desenvolvia-se tambm a curiosidade sobre as caractersticas naturais, os sistemas de montanha, os rios com os seus variados regimes, a distribuio das chuvas, a sucesso das estaes do ano etc. (ANDRADE, 1987, p. 24).

Os estudos geogrficos realizados pelos gregos tinham na maioria das vezes carter descritivo e informativo. O principal objetivo era descrever as caractersticas do espao e sua possibilidade de utilizao e explorao. Tambm estavam preocupados com o estudo da esfericidade da Terra, com o processo de eroso, com as variaes do clima, com os mares, rios e com a poltica. A partir da decadncia do Imprio Romano do Ocidente no sculo V, ocorreu, na Europa, um retrocesso do pensamento. Foram descartadas importantes contribuies realizadas pelos gregos. Entre elas podemos destacar a negao da esfericidade da Terra, entendendo-a como um disco plano. O sistema de produo feudal e a fragmentao do poder e do espao, somados com a intensa influncia exercida pela igreja catlica, contriburam para a retrao do pensamento cientfico. Neste contexto histrico os conhecimentos que se enquadravam na geografia ficaram estagnados, havendo poucos avanos. Merece destaque na Idade Mdia a contribuio dos povos rabes que motivados pelo processo de expanso territorial buscavam compreender melhor o espao. Estudavam a herana grega, ampliando e inovando. Conforme Rodrigues (2008), os muulmanos contriburam para a evoluo das cincias e das artes, realizaram a traduo da obra de Ptolomeu, desenvolveram a geografia, a geometria, a astronomia e a matemtica. Os sculos XV e XVI so marcados pelas grandes navegaes portuguesas e espanholas. A maior preocupao no perodo foi com a espacializao, atravs do
27

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

desenvolvimento de tcnicas cartogrficas. Tal fato explicado em virtude das necessidades de expanso impostas pelo capitalismo comercial. A escola de navegao de Sagres em Portugal, criada pelo infante D. Henrique, teria contribudo para o aprimoramento das tcnicas de navegao e de cartografia. At o sculo XVIII, se destacam os estudos sobre relatos de viagens, estudos dos fenmenos naturais e a elaborao de mapas. Os conhecimentos caracterizados como geogrficos estavam fragmentados e desorganizados, cabendo a filosofia, a matemtica e a fsica as discusses e debates pertinentes. A organizao cientfica ocorreu somente no sculo XIX, na Alemanha. possvel notar que o desenvolvimento dos conhecimentos geogrficos anteriores a sistematizao estavam ligados ao processo expansionista territorial. Isso pode ser aplicado aos quchuas nos Andes, aos gregos e romanos na Europa, aos povos rabes e italianos em busca de rotas comerciais no mediterrneo e aos portugueses e espanhis com as grandes navegaes nos sculos XV, XVI e XVII. O objetivo principal era o conhecimento e a descrio do espao para, entre outros aspectos, a elaborao de rotas que possibilitassem a ampliao do comrcio. Tambm estavam preocupados com a expanso territorial e o domnio econmico de novos espaos. O que denota o papel estratgico da geografia para os povos que a desenvolviam.

A ORGANIZAO DA GEOGRAFIA E SEUS PARADIGMAS Milton Santos (1986) nos ensina que se queremos encontrar os fundamentos filosficos da geografia no momento da sua construo como cincia entre o final do sculo XIX e inicio do XX, temos que busc-los em Descartes (1596 - 1650), Kant (1724 1804), Darwin (1809 1882), Comte (1789 1857), Hegel (1770 1831) e Marx (1818 1883) . Os pensamentos dos referidos autores contriburam de forma diferente, peculiar e ideolgica, para a construo dos paradigmas da geografia. O filsofo francs Ren Descartes considerado o pai da filosofia moderna, tendo como principal contribuio o racionalismo. O filsofo alemo Immanuel Kant analisou o espao e o tempo. O naturalista britnico Charles Darwin, na obra A origem das Espcies apresenta a seleo natural, que impactou profundamente as cincias naturais. O filsofo francs August Comte elaborou o positivismo. O filsofo alemo Georg Hegel o idealismo, e o filsofo, economista e revolucionrio alemo Karl Marx o materialismo histrico dialtico. Esses conhecimentos tericos ofereceram suporte para o desenvolvimento dos
28

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

paradigmas da geografia. No entendimento de Antnio Christofoletti (1985), a organizao da geografia como cincia parte decisivamente das obras do gelogo, botnico e naturalista alemo Alexander von Humboldt, e do filsofo e historiador tambm alemo Karl Ritter. Esses pesquisadores construram os alicerces necessrios para a edificao de uma geografia cientfica. Para Camargo e Reis Jnior (2007):
[...] somente nos meados do sculo XIX, na Alemanha, com A. von Humboldt, K. Ritter e F. Ratzel, que ela passou a ter status de cincia, sendo, a partir dessa poca, ensinada e praticada nas universidades. Formou-se ento uma corrente de pensamento no seio da geografia que ficou conhecida como escola alem, cuja caracterstica central era o fato de ser iminentemente determinista e naturalista (CAMARGO; REIS JNIOR, 2007, p. 83).

Foi na Alemanha que se encontraram as condies tericas para a organizao da geografia como cincia. Horacio Capel aponta Humboldt como um dos principais responsveis pelo desenvolvimento da geografia moderna:
Quase todos os estudiosos da histria da geografia concordam em considerar Alexander von Humboldt como o pai da moderna cincia geogrfica. Sua obra, sem dvida, foi decisiva para a configurao de muitas das idias geogrficas, particularmente no campo da geografia fsica (CAPEL, 2004, p. 11).

Humboldt realizou inmeras viagens ao redor do mundo entre o final do sculo XVIII e inicio do XIX, o que contribuiu decisivamente para a formulao de suas principais ideias. Em suas viagens teve a preocupao em entender as diferenas e similaridades entre as paisagens da superfcie terrestre, usando para isso o mtodo comparativo. Conforme relata Capel:
Em relao ao mtodo comparativo usado por Humboldt, cabe destacar somente que o usou de forma abundante e que alguns consideram que precisamente este uso de comparaes universais sua contribuio mais importante. Humboldt comparava, de fato, sistematicamente as paisagens do setor que estudava com outras partes da Terra. Assim, por exemplo, comparava as plancies do Orinoco com os Pampas, os desertos do velho continente e os da Amrica, o altiplano do Mxico e o da Pennsula Ibrica, as montanhas da Europa e as do Novo Mundo (CAPEL, 2004, p. 14).

Humboldt buscou reconhecer as relaes gerais e as causas genticas comuns entre reas similares em diversas partes da superfcie terrestre. A comparao foi sua principal contribuio. O estudo da distribuio espacial de diferentes fenmenos fsicos tambm est entre as suas importantes investigaes. Tambm foi o primeiro a
29

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

unir, atravs de linhas, os pontos que possuam a mesma temperatura mdia anual (isotermas). Foi o primeiro a fazer referncia s paisagens naturais com relao a reas de caractersticas homogneas. Para Andrade (1987), as ideias de Humboldt foram influenciadas pelo racionalismo francs, idealismo alemo e pelo positivismo. Disso resulta sua preocupao em estabelecer leis gerais que explicassem o mundo em que vivia. No entendimento de Vitte (2007), a partir da herana humboldtiana, a geografia fsica tem como objeto de estudo a superfcie da Terra, mais precisamente sua epiderme, visando entender a lgica dos fenmenos fsicos e humanos em uma perspectiva sinttica. Assim, teramos a constituio das paisagens naturais, nas quais a diferenciao na superfcie terrestre seria o resultado da dialtica entre as foras endogenticas e exogenticas. Isso permitiria o zoneamento dos fenmenos da natureza na face da Terra. Karl Ritter tambm apresentou importante contribuio para o desenvolvimento da geografia. Segundo Capel (2004), ele foi catedrtico na Universidade de Berlim e em sua obra prope de forma direta o estudo das relaes entre a superfcie terrestre e a atividade humana. Em seu trabalho o estudo das relaes era central e as mesmas se estabeleciam entre fatos fsicos e humanos. A superfcie terrestre considerada o palco onde se desenvolviam as atividades praticadas pelo homem. Para Ritter o princpio essencial da geografia estava na relao dos fenmenos e formas da natureza com a espcie humana. Capel (2004), explica como o gegrafo alemo entendia a geografia citando um trecho da obra Erdkunde:
A expresso geografia, utilizada no sentido de descrio da Terra, infeliz e tem confundido as pessoas; parece-nos que com isso simplesmente refere-se aos elementos, cujos fatores so a verdadeira cincia da geografia. Esta cincia tenta possuir a mais completa e csmica imagem da Terra; resumir e organizar em uma bela unidade de tudo o que conhecemos do globo [...]. A geografia a parte da cincia que estuda o planeta em todas suas caractersticas, fenmenos e relaes, como uma unidade interdependente, e mostra a conexo deste conjunto unificado com o homem e com o Criador do homem (RITTER IN: CAPEL, 2004, p. 41).

Ritter buscava entender as relaes dos fenmenos e formas da natureza com o homem. Por isso tinha um profundo interesse na histria, entendendo que a mesma estava bastante prxima da geografia. Compreendia que as relaes espaciais no podem prescindir de uma relao temporal. Assim, o estudo da geografia no pode ser desvinculado ou separado do estudo da histria.
30

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

Andrade (1987), analisa que ao tentar formular leis gerais para explicar os fatos humanos, Ritter teve dificuldades, pois as leis sociais no eram uniformes com as leis fsico-naturais. Essa teria sido sua grande dificuldade. Isto vem do fato de que as bases metodolgicas usadas no nascimento da geografia foram oriundas das cincias naturais, sendo que tais metodologias no podem ser aplicadas diretamente nas cincias humanas. No entanto, notvel sua contribuio. No entendimento de inmeros estudiosos, entre eles Morais (1983), Christofoletti (1985), Andrade (1987) e Capel (2004), os estudos de Humboldt e Ritter foram decisivos e abriram as portas para o estabelecimento da geografia como cincia. A organizao cientifica ocorreu principalmente sobre as bases do positivismo. nessa concepo filosfica e metodolgica que os gegrafos vo buscar suas orientaes gerais. Para o positivismo, os estudos devem restringir-se ao visvel, real, mensurvel e palpvel; como se os fenmenos se demonstrassem diretamente ao cientista, que seria um simples observador (MORAES, 1983). Andrade (1987), traz a seguinte explicao para o surgimento da geografia como cincia dentro das bases positivistas:
As condies culturais, econmicas e polticas do incio do sculo propiciaram as diretrizes intelectuais e cientficas que mudariam o pensamento do sculo XIX e levariam as idias ao positivismo, estruturado por Augusto Comte [...] Os cientistas procuraram acumular conhecimentos empricos e fazer as suas formulaes tericas; os governos dos pases mais comprometidos com a expanso colonial, como a Inglaterra, a Frana, a Prssia e, com a expanso colonial aps 1871, a Alemanha, a Rssia etc. estimularam a formao de sociedades geogrficas que patrocinavam expedies cientficas ao interior da frica, da sia e da Amrica do Sul, procura de recursos susceptveis de explorao (ANTRADE, 1987, p. 49-50).

O contexto do surgimento e organizao da geografia est relacionado com o processo imperialista e expansionista das grandes potncias europias entre os sculos XVIII e XIX. Isso estruturado sobre as bases do positivismo. O fato contribuiu decisivamente para a constituio de uma cincia preocupada em atender aos anseios capitalistas e voltada para a expanso territorial e comercial. A geografia cientfica nasce durante o trunfo da burguesia na Alemanha e passou a ser usada com fins polticos expansionistas. Os alemes, que entram tardiamente nas relaes capitalistas de produo, em razo da unificao tardia, utilizaram a nova cincia para atingir suas necessidades imperialistas de expanso territorial e comercial. Santos (1986), esclarece que a geografia teve profundas dificuldades para se
31

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

desligar dos interesses imperialistas inclusos em sua formao. Neste sentido, era grande o apoio do Estado e do capital para a criao e efetivao de centros de pesquisa, porm, o que se desejava efetivamente era a constituio de uma cincia que atendesse as necessidades do Estado e do capital. Corra (2003), argumenta que o determinismo ambiental foi o primeiro paradigma a caracterizar a geografia no sculo XIX, em razo da passagem do capitalismo da sua fase comercial concorrncial para uma fase monopolista e imperialista. O determinismo ambiental foi amplamente utilizado para justificar o processo de expanso no continente africano e asitico. Ainda para Corra (2003), as idias deterministas tiveram no gegrafo alemo Friedrich Ratzel o grande organizador e divulgador. Os defensores deste paradigma argumentavam que as condies naturais, especialmente as climticas, determinam o comportamento do homem, interferindo na sua capacidade de progredir. Para Moraes (1983), a obra de Ratzel foi um instrumento poderoso de legitimao do expansionismo do Estado alemo. Segundo Andrade (1987):
Friedrich Ratzel tornou-se famoso por haver dado maior nfase ao homem na sua formulao geogrfica. Vivendo na Alemanha e tendo assistido sua unificao, sob a gide de Prssia, formulou uma concepo geogrfica que correspondia aos anseios expansionistas do novo Imprio. Dedicando-se s cincias naturais, sobretudo Antropologia, encarou o homem como uma espcie animal e no como elemento social. Tentando explicar a evoluo da humanidade dentro dos postulados de Darwin. A evoluo se processaria atravs da luta entre as vrias espcies, vencendo as mais capazes na sua adaptao ao meio natural. Se isso ocorria entre as vrias espcies, ocorria tambm entre as raas humanas e os povos, sendo selecionadas para a sobrevivncia e para o mundo as mais capazes de se adaptar e de controlar o meio natural. Da a ideia da superioridade dos europeus, povos com uma civilizao mais dinmica frente aos coloniais, ditos selvagens, brbaros e com civilizaes estagnadas (ANDRADE, 1987, p. 54).

Fica claro que o determinismo ambiental, apoiado no darwinismo social, veio para justificar o processo expansionista da poca. Ingleses, alemes, italianos, russos, norte-americanos, entre outros Estados, assumiram as ideias deterministas com vistas a atender seus projetos imperialistas. O homem introduzido nas discusses, porm visto como uma espcie animal que busca se adaptar e controlar o meio natural. Em reao ao determinismo ambiental surge, na Frana no final do sculo XIX, um outro paradigma o possibilismo. A viso possibilista focaliza as relaes entre o homem e o meio natural, mas no o faz considerando a natureza determinante do
32

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

comportamento humano (CORRA, 2003). O francs Vidal de La Blache foi o grande expoente do possibilismo. De acordo com Moraes (1983), a proposta do autor manifestava um tom mais liberal, consoante com a revoluo francesa. As crticas ao determinismo dizem respeito ao tratamento das questes polticas, ao seu carter naturalista, a minimizao do elemento humano e a concepo mecanicista das relaes entre homens e natureza. Segundo Moraes (1983), o gegrafo francs definiu o objeto da geografia como a relao homem-natureza, na perspectiva da paisagem. O homem deve ser compreendido como ser ativo que sofre a influncia do meio, porm que atua sobre este, transformandoo. No entanto, como nos alerta Suertegaray (2001), em La Blache a geografia a cincia dos lugares e no dos homens, visto que a preocupao estava em estudar a ao humana materializada sobre o espao e no as relaes sociais e seus efeitos. Conforme aponta Andrade (1987), La Blache admitia que o meio exercesse alguma influncia sobre o homem, mas o homem, dependendo das condies tcnicas e dos recursos disponveis poderia exercer influncia sobre o meio. Assim, surgia a expresso possibilismo, divulgada principalmente por Lucien Febvre. Os estudos estavam voltados para pequenas reas, ficando conhecidos como estudos regionais. Levavam em conta os aspectos fsicos e a eles sobrepondo os humanos e econmicos. Admitiam que o meio fsico o suporte que os seres humanos utilizam para sobreviver, fazendo suas construes e produzindo o que necessitam. Sobre a Geografia Regional, Rodrigues (2008), explica que:
[...] ele divide o estudo geogrfico em quadros fsicos, humanos e econmicos. Assim, tem-se, por exemplo, nos trabalhos monogrficos e regionais: a localizao da rea, por meio de projees cartogrficas; o quadro fsico; como relevo, solo, hidrografia, clima vegetao etc.; a formao histrica de ocupao humana do territrio; a estrutura agrria; a estrutura urbana; a estrutura industrial etc. Finalmente, apresenta-se uma concluso, com um conjunto de cartas, objetivando demonstrar uma relao entre os elementos humanos e naturais da regio (RODRIGUES, 2008, p. 86).

O gegrafo francs tinha em seus estudos regionais a preocupao em descrever minuciosamente os quadros fsicos, humanos e econmicos para posteriormente apresentar as relaes existentes. Formou importante escola na Frana, tendo inmeros discpulos que levaram seus estudos adiante. Os possibilistas, assim como os deterministas, no consideravam o homem como um ser social. Os avanos do possibilismo esto em compreender a influncia e a capacidade de transformao do homem sobre o meio natural. O que interessava no debate era a ao transformadora do
33

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

homem, porm, foram deixadas de lado as relaes sociais constitudas historicamente e seus efeitos polticos e econmicos sobre o meio. Torna-se famosa na primeira metade do sculo XX, a polmica entre deterministas e possibilistas, os segundos arrogando-se o privilgio de incluir a ao do homem e admitindo que os deterministas deram prioridade aos fatores naturais (SANTOS, 1986). De acordo com Corra (2003), o terceiro paradigma da geografia tradicional o mtodo regional. Nesta escola a diferenciao de reas no vista a partir das relaes entre o homem e a natureza, como ocorria em La Blache, mas sim tendo como referncia a integrao de fenmenos heterogneos em uma poro da superfcie da Terra. Richard Hartshorne, gegrafo norte-americano, foi o grande expoente do mtodo regional. Nele busca a integrao entre os fenmenos heterogneos em sees do espao terrestre. Moraes (1983) aponta que os conceitos bsicos formulados por Hartshorne foram de rea e de integrao. Em Rodrigues (2008), encontramos que Hartshorne articulou a Geografia Geral e a Regional:
[...] diferenciando-as pelo nvel de profundidade das inter-relaes dos elementos estudados, quanto menor o nmero de elementos inter-relacionados, maior a possibilidade de generalizao; quanto maior o nmero de elementos interrelacionadas, mais profunda a anlise efetuada, maior o conhecimento da singularidade da rea, maior possibilidade de estudo regional (RODRIGUES, 2008, p. 95).

Christofoletti (1985), explica que o mtodo regional considerava que cada categoria de fenmeno era objeto de determinada cincia (sociologia, economia, demografia, botnica, hidrologia, etc.). Todas essas cincias executavam a anlise sobre os assuntos particulares. geografia, considerando a totalidade, correspondia o trabalho de sntese, reunindo e coordenando todas as informaes a fim de salientar a viso global da regio. Com base nas discusses apresentadas e nos autores consultados, podemos classificar o determinismo ambiental, o possibilismo e o mtodo regional como os trs principais paradigmas da geografia tradicional. Estes dominaram a produo geogrfica e o debate durante o final do sculo XIX, at meados da dcada de 1950. Mesmo na atualidade, ainda podemos observar vestgios das escolas tradicionais tanto no ensino como na pesquisa. No perodo ps Segunda Guerra Mundial se iniciou o movimento de renovao. Segundo Santos (1986), a geografia no podia escapar s enormes transformaes ocorridas em todos os domnios cientficos aps 1950. As modificaes vivenciadas a
34

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

partir do inicio da segunda metade do sculo XX, principalmente as inerentes as novas tecnologias desenvolvidas, levaram inmeros pesquisadores a refletir e buscar novas possibilidades tericas e metodolgicas. Moraes (1983), aponta que a renovao advm do rompimento de grande parte dos gegrafos com os paradigmas tradicionais. O movimento de renovao denominado de Nova geografia por Manley em 1966. Santos (1986), explica que a nova orientao queria se caracterizar por no ser apenas diferente, mas tambm ser oposio geografia tradicional. Conforme Camargo e Reis Jnior (2007):
Denomina-se Geografia Teortica e Quantitativa ou Geografia Neopositivista a corrente que comeou a se formar logo aps a Segunda Guerra Mundial e que terminou por trazer profundas modificaes tericas e metodolgicas. Esta escola se caracterizou pelo emprego macio das tcnicas matemtico-estatsticas na geografia, provocando uma verdadeira revoluo no seio dessa cincia [...] (CAMARGO; REIS JNIOR, 2007, p.84).

A Nova geografia se manifestou, sobretudo, atravs da quantificao e da abordagem sistmica. Para Santos (1986), a quantificao ocorreu em razo da procura de uma linguagem matemtica para dar cientificismo geografia. Na abordagem do positivismo lgico para ser considerado cientifico o conhecimento deve ser mensurvel por tcnicas matemticas. Assim, so utilizados o emprego de tcnicas estatsticas como: mdia, desvio-padro, coeficiente de correlao, entre outras (CORRA, 2003). Na interpretao de Christofoletti (1985), a geografia quantitativa se caracterizou pelo maior rigor na aplicao da metodologia cientfica embasada no positivismo lgico ou neopositivismo, no uso de tcnicas de estatstica e matemtica, na abordagem sistmica e no uso de modelos. Desenvolveu-se especialmente na Sucia, nos Estados Unidos, na Gr-Bretanha e na Rssia. O positivismo lgico ou neopositivismo, teoria na qual foi embasada a geografia quantitativa, tem como caractersticas:
- s descartando a metafsica alcana-se o conhecimento cientfico; - o empirismo deve ser estendido a todo o domnio do pensamento; - todas as cincias so matematizveis; - cincia significa compreenso do mundo e no intuio dele; - experincia e linguagem completam-se reciprocamente; - s tem sentido o que fisicamente verificvel; - proposies que no se prestam verificao e mensurao so destitudas de sentido; - a cincia no estuda leis objetivas da natureza, mas somente os dados da experincia mediada pelos sentidos ou por instrumentos (SCIACCA, 1968 IN: CAMARGO; REIS JNIOR, 2007, p.91).
35

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

Camargo e Reis Jnior (2007) concordam com Santos (1986), em que o uso da filosofia neopositivista teve como objetivo dotar a geografia de cientificismo, ou seja, torn-la mais cientfica. Visto que o uso de tcnicas matemticas, modelos, o empirismo e a experimentao seriam os requisitos bsicos de uma cincia. Os crticos deste paradigma argumentam que a quantificao deixou de ser uma ferramenta auxiliar do gegrafo em sua anlise e passou a ser o referencial bsico das pesquisas. Os estudos passaram a se preocupar mais com os modelos matemticos e com a estatstica do que em compreender as relaes sociais e espaciais presentes no espao. A quantificao tem como mritos o enriquecimento da geografia com o uso de modelos matemticos-estatisticos, insero dos computadores na anlise e a busca de aprimoramento metodolgico. No entanto, o uso e abuso de tcnicas e modelos tpicos das cincias naturais no davam respostas a todas as questes e inquietaes impostas as cincias sociais. Assim, a partir da dcada de 1970, a Nova geografia e os paradigmas tradicionais so intensamente questionados, surgindo a geografia crtica. Christofoletti (1985) classifica as tendncias crticas em: geografia radical, geografia humanstica e geografia idealista. O vetor mais significativo da geografia radical est baseado no materialismo histrico dialtico elaborado pelos alemes K. Marx e F. Engels no final do sculo XIX. Marx e Engels buscaram entender as contradies inerentes ao sistema capitalista de produo e a diviso da sociedade em classes. A burguesia, minoria e dona dos meios de produo concentra a maior parte do capital em suas mos; j o proletariado, a maior parte da populao, detentora de pouco ou quase nenhum recurso financeiro. Para a dialtica marxista o mundo deve ser compreendido como dinmico, em movimento, contraditrio, histrico e a perspectiva da cincia a transformao da realidade objetivando novas snteses. Tais pensamentos chegam tardiamente no mbito geogrfico. Isto no significa que inexistiam anteriormente. O que ocorria que os pensadores sociais crticos foram abafados pelo pensamento tradicional que dominava e influenciava a geografia antes da dcada de 1970. O aprofundamento dos problemas sociais, a ampliao da concentrao de renda, as constantes migraes para as cidades que no possuam infraestrutura capaz de atender a grande demanda, foram construindo um espao degradado, especialmente na Amrica Latina, frica e sia. Os fatores apontados foram decisivos para a penetrao do pensamento marxista na geografia e sua difuso entre um nmero significativo de pensadores.
36

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

As principais discusses dentro da linha de orientao marxista so encontradas em David Harvey, Yves Lacoste, Massimo Quaine, James Anderson, Neil Smith entre outros. No Brasil, importante destacar a intensa produo cientifica desenvolvida pelos gegrafos Milton Santos e Ruy Moreira. A influncia do marxismo significou uma nova orientao na prtica poltica dos gegrafos, que buscaram romper com a neutralidade pregada pelo positivismo e se envolver mais em propostas de mudanas sociais. Para Moraes (1983), os gegrafos crticos, em suas diferenciadas orientaes, assumem a perspectiva da transformao da ordem social. A perspectiva vem da anlise das grandes contradies do sistema capitalista e da produo de espaos desiguais. A pobreza, a misria, as desigualdades sociais, o desemprego, a corrupo e at mesmo a fome onde se produz alimentos se manifestam de forma escancarada. A somatria desses problemas levou a configurao de uma geografia marcada pelo materialismo histrico dialtico. Passou-se a compreender o homem como ser social e as relaes polticas e econmicas so introduzidas no debate com o objetivo de compreender as profundas desigualdades espaciais existentes. Frigotto (1989, p. 73), compreende o materialismo histrico e dialtico como uma postura, uma concepo de mundo um mtodo que permite uma apreenso radical (que vai raiz) da realidade e, enquanto prxis, isto , unidade de teoria e prtica na busca da transformao e de novas snteses no plano do conhecimento e no plano da realidade histrica. O materialismo histrico e dialtico diz respeito s contradies da realidade, a concepo de mundo e de movimento que o pesquisador possui, deve ser radical3 e ter por finalidade a transformao da realidade. Fica evidente a preocupao do mtodo com a transformao da realidade. No basta apenas compreender a essncia, necessrio compreender para mudar. O pesquisador busca compreender a essncia oculta nas relaes sociais historicamente produzidas com a finalidade de transform-las. Marx deixa isso claro na XI tese sobre Feuerbach. J a geografia humanstica, embasada na fenomenologia, procura valorizar a experincia do individuo ou do grupo, visando compreender o comportamento e as maneiras de sentir das pessoas em relao aos seus lugares (CHRISTOFOLETTI, 1985). Para cada individuo existe uma viso de mundo, que se expressa atravs das suas atitudes

A palavra radical deve ser compreendida no sentido de ir raiz.


37

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

e valores com relao ao meio ambiente. As noes de espao e lugar surgem como conceitos chaves na geografia humanstica. O lugar aquele em que o indivduo se encontra ambientado, no qual est integrado. O lugar no toda e qualquer localidade, mas aquele que tem significncia afetiva para uma pessoa ou grupo de pessoas (CAVALCANTI, 1998). Um dos principais gegrafos que discutem o conceito sobre a tica da percepo Yi-Fu Tuan, na obra Topofilia. Conforme Tuan (1980), o termo topofilia definido como o elo afetivo entre a pessoa e o lugar, um termo concreto como experincia pessoal vivida. O autor considera a percepo, as atitudes e os valores envolvidos na relao entre os seres humanos e o meio ambiente. A geografia cultural, inserida na vertente humanstica, tem origem nos estudos sobre paisagem de Otto Schlter e August Meitzen no final do sculo XIX e inicio do XX, e de Carl Sauer a partir da dcada de 1920, sendo retomados posteriormente com o movimento de renovao da geografia na dcada de 1970. Atualmente tem em Paul Claval seu principal expoente. Este gegrafo francs est ligado renovao dos estudos culturais. Estuda as relaes entre a cultura e a vida social, a transmisso dos conhecimentos e regras de conduta, a relao do indivduo com a sociedade e tambm as articulaes e relaes entre cultura e poder. Para Claval (2001), o desaparecimento da geografia cultural que parecia estar programado para a dcada de 1970 no ocorreu. Mesmo com a uniformizao das tcnicas e tambm da vida material, fato comum nos dias atuais, os estudos culturais no desapareceram, pelo contrrio, o que se observa a sua retomada, agora com nfase nas representaes, outrora negligenciadas. Ainda para Claval (2001):
Desde que, em 1976, Yi-Fu Tuan prope falar simplesmente de abordagem humanista, a partida est ganha. A nova corrente aparece como um dos componentes indispensveis de toda dmarche geogrfica. Insistindo sobre o sentido dos lugares, sobre a importncia do vivido, sobre o peso das representaes religiosas, torna indispensvel um estudo aprofundado das realidades culturais. necessrio conhecer a lgica profunda das ideias, das ideologias ou das religies para ver como elas modelam a experincia que as pessoas tm do mundo e como influem sobre sua ao (CLAVAL, 2001, p. 53).

No Brasil merece destaque os estudos dos gegrafos Roberto Lobato Corra e Zeny Rozendahl. Ambos esto debruando esforos significativos para a divulgao e o desenvolvimento de uma geografia cultural no pas.
38

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

O idealismo, para Christofoletti (1985), uma alternativa ao positivismo, tomando plena considerao da dimenso do pensamento do comportamento humano. O idealismo considera que as aes humanas no podem ser explicadas adequadamente a menos que se compreenda o pensamento subjacente a elas. Onde os positivistas procuram explicar o comportamento como uma funo dos atributos externos dos fenmenos, o idealista procura compreende-lo em termos dos princpios internos do indivduo ou do grupo.

A GEOGRAFIA GLOBAL COMO NOVO PARADIGMA? No sculo XXI, a tecnologia passa cada vez mais a fazer parte da vida e tambm das necessidades dos seres humanos. O computador e a internet no so mais artigos de luxo ou de uso restrito. Esto presentes nas casas, nos carros, nas ruas, no comrcio, no trabalho, etc. A geografia tambm se encontra inserida nessa realidade, pois o espao, seu objeto de estudo, tambm se torna espao virtual. No artigo Geografia y tecnologias digitales del siglo XXI: Uma aproximacin a las nuevas visiones del mundo y sus impactos cientfico-tecnolgicos, o gegrafo argentino Gustavo Buzai (2004), procura apresentar um panorama geral referente s relaes entre geografia e tecnologia. Atenta para os seguintes temas: paradigma geotecnolgico, geografia global, ciberespao e cibergeografia. As discusses so sobre a apropriao das novas tecnologias digitais pela geografia, aplicaes, perspectivas e possibilidades. Buzai (2004) apresenta uma breve retomada histrica dos principais paradigmas que nortearam o pensamento geogrfico desde sua sistematizao como cincia no final do sculo XIX. Explica que os movimentos renovadores podem se apresentar em ondas curtas (20-25 anos), ondas mdias (50 anos) e ondas largas (100 anos). Com relao s ondas curtas teramos no sculo XX: paradigma regional (dcada de 10), racional (dcada de 30), quantitativo (dcada de 50) radical crtico e humanista (dcada de 70) e ecologia da paisagem, geografia Ps-moderna e geografia automatizada (dcada de 90). Os ciclos de ondas mdias representariam em finais do sculo XX, o paradigma geotecnolgico, ou seja, o positivismo ligado informtica. E os movimentos de ondas longas, representado atualmente pela geografia global, pelo qual a geografia apresenta uma viso espacial a partir da incorporao em seus conceitos e mtodos dos sistemas computacionais amplamente difundidos. A geografia global e seus conceitos includos no interior das geotecnologias propiciam uma nova viso do mundo. No como um paradigma de geografia e sim como
39

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

um paradigma geogrfico, onde a geografia oferece as outras disciplinas uma imensa possibilidade de aes e aplicaes (BUZAI, 2004). O autor entende ciberespao como uma matriz eletrnica de interconexo entre bases de dados digitais atravs dos sistemas computacionais conectados em rede. um novo espao que se sobrepe ao espao real. A partir deste ponto de referncia explica o que significa cibergeografia, que o estudo da natureza espacial das atuais redes de comunicao. A ciber-cartografia, para o autor, um dos pontos mais atraentes da cibergeografia, pois permite a representao cartogrfica do ciberespao. Buzai (2004) toca em um ponto de fundamental importncia que o mito de uma rede mundial sem centro. Assim como os romanos dominaram os caminhos terrestres, os ingleses as rotas martimas e os estadunidenses as rotas areas e espaciais, existe uma luta para controlar o ciberespao. Isso ocorre em razo do grande interesse das potncias mundiais em controlar este importante vis no sculo XXI. Como exemplo cita o sistema ECHELON, controlado pelos Estados Unidos, que intercepta as comunicaes. As informaes que circulam pelo ciberespao acabam passando por centros de controle das grandes potencias. Buzai (2004) tambm argumenta que no ciberespao a informao pode chegar mais rapidamente em um local distante da fonte de origem do que em um pas vizinho. De Buenos Aires (Argentina) para New York (EUA) a informao demora (480 milsimos de segundo) e de Buenos Aires para o Paraguai, pas vizinho, (2765 milsimos de segundo). A incorporao dos conceitos e metodologias desenvolvidas nos ltimos cinqenta anos tem ingressado nos sistemas de computadores para serem distribudas nos mais variados mbitos da geografia. Na atualidade, em razo da perspectiva global, a geografia tem tido um maior impacto em outras cincias e um maior reconhecimento com relao a sua importncia. Essa geografia pode ter uma infinidade de aplicaes a partir da simulao digital. Buzai (2004) esclarece que aprender a aplicar os procedimentos geoinformticos se converteu em uma tarefa dinmica e de descobrimentos de novos sentidos. As ferramentas tecnolgicas oferecem oportunidades inovadoras que geram novos desafios. Entre eles est utilizar a tecnologia como meio atravs do qual a atividade cientfica promova solues concretas para os problemas que enfrentam a populao. Podemos perceber que um novo panorama se abriu para a geografia a partir do uso das novas tecnologias. Com o uso do computador, GPS, SIG, INTERNET, entre outros. Novos termos foram cunhados a exemplo de: cibergeografia, ciber-cartografia, geotecnologia e geografia global. Estes impem novos desafios e amplas possibilidades
40

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

para o gegrafo. Desta forma, a geografia enfrenta novos desafios. Ao seu objeto de estudo se dever agregar um novo plano, que o virtual e sua grande variedade de relaes. No entanto, demasiadamente importante no perder de vista que estas novas possibilidades tecnolgicas devem ser usadas para promover o bem estar social e melhorar a qualidade de vida da populao. Sem esta premissa corremos o risco da tecnologia servir apenas aos interesses financeiros de restritos e poderosos grupos internacionais. O pensamento crtico deve estar sempre presente para avaliar os custos e os ganhos sociais em questo.

A GEOGRAFIA E SEUS CONCEITOS Nesta etapa do artigo buscamos discutir os conceitos considerados basilares para a geografia. So discutidos os seguintes conceitos: espao, territrio, regio, paisagem e lugar. Procuramos, de forma sucinta, destacar suas principais caractersticas e seus desdobramentos histricos. Faz-se necessrio realar que no h convergncia absoluta entre os estudiosos em relao quais so os conceitos geogrficos. Nem mesmo existe consentimento sobre a sua descrio, pois cada um encontra sua explicao de acordo com o paradigma no qual est incluso. Tal fato evidencia o dinamismo da geografia. No temos como objetivo, inicialmente, entrar nesta discusso. O que propomos apresentar os conceitos que compreendemos como referenciais. Iniciamos pela conceitualizao de espao, pois entendemos que a partir dele que se desdobram os conceitos de territrio, regio, paisagem e lugar. Cada um com sua nfase, como procuramos demonstrar. Espao Primeiramente ratificamos que o espao o conceito basilar para a geografia. dotado de complexidade e vem sendo discutido demasiadamente desde a antiguidade. Os gregos clssicos conceituavam espao como localizao dos lugares, o que j demonstra a existncia de uma preocupao com a espacializao da superfcie terrestre. Na concepo de Kant, importante filsofo do sculo XVIII, o espao uma representao necessria a priori, que serve de fundamento a todas as percepes exteriores. O espao considerado como a condio de ocorrncia dos fenmenos. Assim, todas as relaes somente podem ocorrer no espao e a partir do espao.
41

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

Na geografia tradicional encontramos em Ratzel a noo de espao vital, que se refere necessidade territorial de uma sociedade, em busca pelo equilbrio entre os recursos naturais disponveis e o total de populao. O referido autor traz importante contribuio para o estudo da geografia, mesmo estando inserido dentro do processo imperialista e expansionista alemo. O conceito de espao, segundo Sposito (2004), esteve durante um longo perodo desvinculado do conceito de tempo. A geografia ficava responsvel pelos estudos espaciais e a histria se preocupava efetivamente com o tempo. Depois dos estudos de Albert Einstein referentes relatividade na fsica, espao e tempo no podem mais ser analisados separadamente. Para Suertegaray (2001):
A viso crtica da Geografia, ao romper com a viso de estabilidade, passa a conceber o tempo como espiral. Neste sentido, o tempo entendido como seta e ciclo, ou seja, o espao geogrfico se forma (no sentido de formao, origem) e se organiza (no sentido de funcionalidade), projetando-se como determinao ou como possibilidade. Esta projeo se faz por avanos (seta) e retornos (ciclo). Neste contexto, o espao geogrfico a coexistncia das formas herdadas (de uma outra funcionalidade), reconstrudas sob uma nova organizao com formas novas em construo, ou seja, a coexistncia do passado e do presente ou de um passado reconstitudo no presente (SUERTEGARAY, 2001, p. 3).

Na anlise de Santos (1986), um dos gegrafos mais comprometidos com a discusso, o espao deve ser considerado como um conjunto de relaes realizadas atravs de funes e de formas que se apresentam como testemunho de uma histria escrita por processos do passado e do presente. resultado da ao dos homens sobre o prprio espao intermediados pelos objetos naturais e artificiais. Nesse ponto, a tcnica tambm importante, pois atravs dela que o homem produz e transforma o espao. Atravs da tcnica de produo os humanos foram organizando e produzindo espacialidades de acordo com as necessidades e foras produtivas disponveis. As novas necessidades e desejos foram conduzindo a novas tcnicas e a novas formas de organizao espacial. Para Santos (2008):
Um conceito bsico que o espao constitui uma realidade objetiva, um produto social em permanente processo de transformao. O espao impe sua prpria realidade; por isso a sociedade no pode operar fora dele. Consequentemente, para estudar o espao, cumpre apreender sua relao com a sociedade, pois esta que dita a compreenso dos efeitos dos processos (tempo e mudana) e especifica as noes de forma, funo e estrutura, elementos fundamentais para a nossa compreenso da produo do espao (SANTOS, 2008, p. 67).
42

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

O autor assim define forma, funo, estrutura e processo:


Forma o aspecto visvel de uma coisa. Refere-se, ademais, ao arranjo ordenado de objetos, a um padro. Tomada isoladamente, temos uma mera descrio de fenmenos ou de um de seus aspectos num dado instante do tempo. Funo, de acordo com o Dicionrio Webster, sugere uma tarefa ou atividade esperada de uma forma, pessoa, instituio ou coisa. Estrutura implica a inter-relao de todas as partes de um todo; modo de organizao ou construo. Processo pode ser definido como uma ao contnua desenvolvendo-se em direo a um resultado qualquer, implicando conceitos de tempo (continuidade) e mudana (SANTOS, 2008, p. 69).

Forma, funo, estrutura e processo so as categorias primrias que permitem o entendimento da atual organizao do espao. So quatro termos disjuntivos, contudo associados. Tomados individualmente, representam apenas realidades parciais, limitadas, do mundo. Considerados em conjunto, porm, e relacionados entre si, eles constroem uma base terica e metodolgica a partir da qual podemos discutir os fenmenos espaciais em totalidade (SANTOS, 2008, p. 71). Henrique (2003), compreende que na obra de Milton Santos o espao entendido como a natureza transformada e socializada, ou seja, uma segunda natureza historicizada. A transformao da primeira natureza natureza natural, para a segunda natureza natureza socializada, ocorre pelo uso das tcnicas e ferramentas desenvolvidas pelos homens. Desta forma, os humanos transformam a natureza e produzem espao. Corra (2003) utiliza o termo organizao espacial na sua anlise. O autor explica que a organizao espacial reflexo da ao humana ao longo do tempo, conseqncia do trabalho e da diviso do trabalho. O espao entendido como espao social, vivido, em estreita correlao com a prtica social. A produo do espao resultado da ao do homem sobre a natureza. A organizao do espao reflete em como a populao utiliza-o em virtude das tcnicas disponveis e das necessidades humanas. Ainda para Corra (2003):
O longo processo de organizao e reorganizao da sociedade deu-se concomitantemente transformao da natureza primitiva em campos, cidades, estradas de ferro, minas, voorocas, parques nacionais, shopping centers, etc. Estas obras do homem so as suas marcas apresentando um determinado padro de localizao que prprio a cada sociedade. Organizadas espacialmente, constituem o espao do homem, a organizao espacial da sociedade ou, simplesmente, o espao geogrfico (CORRA, 2003, p. 52).

A ao humana tende a modificar o meio natural e transform-lo em meio


43

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

geogrfico, ou seja, moldado e trabalhado pela interveno do homem e realizado no transcorrer da histria. Assim, ao longo do tempo a atuao da sociedade (re)transforma o espao em uma ao dinmica continua. Smith (1988), explica que necessrio insistir no significado de espao, porque seu entendimento ainda vago e visto com multiplicidade de significados muitas vezes contraditrios: espao como campo, como receptculo, como simples vcuo. O autor aponta que demasiadamente importante distinguir a concepo de espao geogrfico dos outros significados atribudos. Aponta que duas concepes de espao tm sido objeto de destaque: o espao absoluto e o espao relativo. O espao absoluto compreendido como vcuo. desprovido de matria, porm o receptculo de ocorrncia e existncia dos objetos. O espao relativo no independente da matria As relaes espaciais so, na realidade, relaes entre partes especficas da matria e, assim, so puramente relativas ao movimento, ao comportamento e a composio da matria e dos eventos materiais (SMITH, 1988, p. 112). Com base no exposto o autor avana para a questo do espao fsico e do espao social.
Como o exemplo do espao absoluto ilustrou, os conceitos absolutos de espao tm influenciado consideravelmente nossas concepes sociais mais amplas de espao, pelo menos desde Newton. Entretanto, as concepes contemporneas de espao no tm nenhuma semelhana com os espaos n-dimensionais abstratos da Fsica matemtica. Qualquer que tenha sido a relao histrica, o espao social hoje completamente diferente do espao cientfico. Enquanto o espao cientfico tenta completamente se abstrair da atividade e dos eventos sociais, o espao social geralmente tratado como sendo justamente o campo dessa atividade. Como sugerimos, a base conceitual para o surgimento de um espao social separado reside mais claramente na separao feita por Newton de espao relativo e do espao absoluto. Com o espao absoluto de Newton, o mundo dos fenmenos fsicos, biolgicos e geogrficos poderia ser tratado como a base natural do espao fsico. O espao social, por outro lado, poderia ser tratado como um espao puramente relativo, existindo dentro do espao absoluto a relatividade do espao social determinada pelas relaes sociais particulares que ocorrem numa dada sociedade (SMITH, 1988, p. 119).

A bifurcao entre espao fsico e espao social est no desenvolvimento da segunda natureza a partir da primeira. Ocorreu que a sociedade foi separada da natureza antes que o espao social fosse distinguido do espao fsico. O espao fsico absoluto foi associado ao espao natural da primeira natureza. J o conceito de espao social foi abstrado do espao natural. O espao social entendido como um campo abstrato
44

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

constitudo por eventos sociais. Para Smith (1988, p. 120) Um objeto ou uma relao pode ser bastante real, por exemplo, a classe trabalhadora, ou a relao salrio-trabalho, mas coloc-los como pontos no espao social no implica absolutamente nada sobre sua localizao no espao fsico ou natural. As discusses levantadas tm as seguintes implicaes na Geografia:
Agora o espao geogrfico algo novamente diferente. Por mais social que ele possa ser, o espao geogrfico manifestadamente fsico; o espao fsico das cidades, dos campos, das estradas, dos furaces e das fbricas. O espao natural, no sentido de espao absoluto herdado, no mais sinnimo de espao fsico, haja vista que o espao fsico, por definio, pode ser social. Esta distino surge no debate sobre o espao geogrfico, porque os gegrafos tm que lidar com o espao fsico em geral e no apenas com o espao natural da primeira natureza. Com seus objetos de estudo localizados enquadradamente dentro do espao social, a maioria das cincias sociais poderia abstrair do espao fsico, incorporando-o nas anlises somente como um dado externo ocasional. A Geografia evidentemente no se deu a esse luxo e, somente em anos recentes, tem tido que enfrentar face a face a contradio aparente entre espao fsico e espao social, e a diferenciao interna do espao natural e do espao fsico em geral (SMITH, 1988, p. 120).

A contradio aparente entre espao fsico e espao social se caracterizou atravs do dualismo entre espao e sociedade. Romper com o dualismo e demonstrar a unidade do espao e da sociedade no tarefa fcil, como procura demonstrar o autor:
Ns chegamos a entender e a afirmar a unidade do espao e da sociedade, mas ainda difcil dar o prximo passo, da afirmao para a demonstrao, sem alterar, na prtica, nossa concepo de espao. A noo de que o espao e a sociedade interagem ou que os padres espaciais refletem a estrutura social no somente grosseira e mecnica na sua elaborao, mas tambm impede mais discernimentos com relao ao espao geogrfico [...] Duas coisas somente podem interagir ou refletir-se mutuamente se elas forem definidas, em primeiro lugar, como coisas separadas [...] A concepo da produo do espao deve-nos apresentar um meio de dar o prximo passo e de nos permitir demonstrar, mais do que simplesmente afirmar, a unidade do espao e da sociedade (SMITH, 1988, p. 122-123).

Assim, com a produo do espao, a prtica dos homens e o espao so integrados no prprio conceito de espao. O que rompe com a dicotomia espao e sociedade e possibilita avanar sobre o entendimento de espao geogrfico. Suertegaray (2001), compreende o espao como um conceito balizador da geografia, entendendo-o como uno e mltiplo Sua dinmica representada pelo
45

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

movimento, o girar do crculo. Este giro expressa a ideia: um todo uno, mltiplo e complexo (2001, p. 09). Entendemos que a partir da complexidade e dinamismo do espao geogrfico que se desdobram os conceitos de territrio, regio, paisagem e lugar. O que os diferencia a nfase dada por cada autor de acordo com os objetivos do estudo a ser realizado. Territrio O conceito territrio vem sendo amplamente debatido nas ultimas dcadas, existindo divergncias entre pesquisadores sobre sua definio. Etimologicamente a palavra territrio, territorium em latim, derivada do vocbulo terra e compreendido como o pedao de terra apropriado, dentro dos limites de uma jurisdio polticoadministrativa. No Brasil, durante muito tempo, a noo de territrio ficou restrita a uma poro de terra limitada por fronteiras sob uma jurisdio. O conceito vem ganhando destaque e amplitude em razo de novos olhares sobre a temtica. Na geografia tem por base a obra de Ratzel, que o entendia como o aproveitamento de uma poro do espao por um grupo organizados pela ao do Estado. Sua concepo est diretamente ligada ao momento histrico de sua poca, que foi a consolidao das relaes capitalista e imperialista na Alemanha. Para Haesbaert (2004), pode-se agrupar a concepo de territrio em trs vertentes bsicas: i) poltica (referente s relaes espao-poder), ii) cultural (que prioriza a dimenso simblica e mais subjetiva), e iii) econmica (como fonte de recursos). O autor apresenta as possibilidades de anlise sobre o tema, demonstrando sua complexidade. Santos (2005) compreende sob a perspectiva do uso. Para o autor o territrio usado constitui-se como um todo complexo onde se tece uma trama de relaes complementares e conflitantes. Deve ser compreendido como uma totalidade que vai do global ao local. Em sua anlise argumenta que o territrio em si no um conceito, ele s se torna um conceito quando o consideramos na perspectiva do seu uso. Tal entendimento demasiadamente importante, visto que tem como preocupao principal a ao e a utilizao desempenhada pelos seres humanos na produo do espao. Em Robert Sack (1986), territrio est ligado ao controle de pessoas e/ou recursos atravs do controle de uma rea. A escala varia muito, podendo ir do nvel pessoal, de uma sala, ao internacional. Nesta anlise est evidente as relaes de poder
46

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

abordadas no conceito. As relaes de poder estabelecidas no territrio esto entre as contribuies mais importantes, visto que buscam entender como ocorrem a apropriao e dominao territorial em diferentes escalas de poder. Raffestin apud Saquet (2004), aponta que o territrio objetivado por relaes sociais concretas e abstratas, de poder e dominao, o que implica a cristalizao de uma territorialidade. Em Raffestin o espao anterior ao territrio. O territrio se forma a partir do espao, sendo o resultado de uma ao conduzida. Para Saquet (2004), outra contribuio importante de Raffestin est relacionada ao processo TDR (territorializao, desterritorializao e reterritorializao) relacionado s aes econmicas e culturais. considerado um processo de relaes sociais, de perda e reconstruo de relaes (SAQUET, 2004, p. 126). O territrio tambm apresenta carter poltico, um espao modificado pelo trabalho e apresenta relaes de poder.
Um territrio produzido, ao mesmo tempo, por relaes polticas, culturais e econmicas, nas quais as relaes de poder inerentes s relaes sociais esto presentes num jogo contnuo de dominao e submisso, de controle do espao geogrfico. O territrio apropriado e construdo socialmente, fruto do processo de territorializao, do enraizamento; resultado do processo de apropriao e domnio de um espao, cotidianamente, inscrevendo-se num campo de poder, de relaes socioespaciais (SAQUET, 2004, p. 128-129).

Podemos perceber, conforme as anlises de Sack (1986), Haesbaert (2004), Saquet (2004), Santos (2005), que o conceito tornou-se mais complexo e abrangente, estando relacionado ao uso, a apropriao do espao, as relaes sociais, polticas, econmicas, culturais, de poder e de controle. O conceito de territrio ganhou novas perspectivas em virtude das possibilidades de abordagem estabelecidas sobre o tema por importantes estudiosos. O avano sobre o entendimento de territrio vem contribuindo para a produo de pesquisas crticas e preocupadas com as relaes estabelecidas a partir do uso e apropriao. O que evidencia o carter dinmico do conceito e da prpria geografia como cincia. Regio Partimos agora para o conceito de regio, que foi demasiadamente desenvolvido e trabalhado pela escola francesa e est associado noo de diferenciao de reas. Segundo Corra (2003, p. 22), a aceitao do conceito est na ideia de que a superfcie
47

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

da Terra constituda por reas diferentes entre si. O conceito vai assumindo caractersticas distintas conforme os paradigmas da geografia. No determinismo ambiental era entendido como regio natural, sendo caracterizado pela uniformidade resultante da integrao dos elementos da natureza: clima, vegetao, relevo, etc. O elemento humano ficava de fora na anlise, pois se entendia que os elementos naturais determinam as condies do homem. Corra (2003) explica que:
A regio natural entendida como uma parte da superfcie da Terra, dimensionada segundo escalas territoriais diversificadas, e caracterizadas pela uniformidade resultante da combinao ou integrao em reas dos elementos da natureza: o clima, a vegetao, o relevo, a geologia e outros adicionais que diferenciariam ainda mais cada uma destas partes. Em outras palavras, uma regio natural um ecossistema onde seus elementos acham-se integrados e so interagentes (CORRA, 2003, p. 24).

O autor ainda avalia que para o determinismo ambiental o clima aparece como elemento primordial, sendo em alguns casos utilizado para justificar a explorao colonial e o racismo no perodo imperialista. No possibilismo a regio no mais natural, geogrfica. O homem passou a ser considerado como ser que influencia e influenciado pela natureza. A regio se torna objeto de estudo e abrange uma paisagem e sua extenso, onde se entrelaam os componentes da natureza com a ao humana. Para Corra:
Reagindo ao determinismo ambiental, o possibilismo considera a evoluo das relaes entre o homem e a natureza, que, ao longo da histria, passaram de uma adaptao humana a uma ao modeladora, pela qual o homem com sua cultura cria uma paisagem e um gnero de vida, ambos prprios e peculiares a cada poro da superfcie da Terra (CORRA, 2003, p. 28).

A regio geogrfica abordada pelo paradigma possibilista elaborada na Frana no final do sculo XIX, por La Blache. Posteriormente se expande para a Alemanha e para os Estados Unidos no sculo XX. A preocupao do gegrafo est em evidenciar as individualidades e singularidades oriundas da combinao entre elementos humanos e naturais, ou seja, a regio geogrfica. Foi construda sobre as bases tericas do empirismo. De acordo com Corra (2003), a nova geografia definiu regio como um conjunto de lugares onde as diferenas internas so menores que a existente entre eles e outros lugares. Originada sobre as bases tericas do positivismo lgico a nova geografia utilizou de tcnicas estatsticas para regionalizar as pores da superfcie.
48

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

Para se verificar as similaridades e as diferenas entre as reas so utilizados um conjunto tcnico-estatstico (moda, mediana, desvio padro, coeficiente de variao, anlise de agrupamento, etc.) que permite mensurar os lugares e definir uma diviso regional. Segundo Cavalcanti (1998), na viso da geografia crtica se analisa a regio a partir da caracterizao do capitalismo como um sistema que promove o desenvolvimento desigual. A regio considerada uma entidade concreta, resultado de mltiplas determinaes e das contradies materializadas no espao. O enfoque est dentro da temtica centro e periferia. O conceito de regio foi amplamente difundido na geografia, sendo considerado por alguns pesquisadores, como o caso de Hartshorne, um mtodo para o estudo da geografia. No entanto, na ltima dcada no Brasil, o conceito tem ficado em segundo plano nas discusses. Maior nfase passou a ser dada aos conceitos paisagem, territrio e lugar. Mesmo assim, os estudos regionais ainda esto inseridos em um considervel nmero de pesquisas que contribuem para o desenvolvimento do pensamento geogrfico. Paisagem Na geografia o conceito aparece inicialmente ligado a paisagem natural, entendida atravs da composio dos elementos naturais (clima, vegetao, relevo, solo, entre outros); e posteriormente a paisagem humanizada compreendida como resultado das relaes homem/natureza. Conforme Colavite e Passos (2010, p. 1143), a paisagem surge na geografia como um dos primeiros conceitos basilares e desenvolve-se sob variadas perspectivas terico-conceituais e metodolgicas, circunstanciadas pelo momento histrico atravessado. Os gegrafos geralmente compreendem a paisagem como a expresso materializada das relaes do homem com a natureza. Para alguns o limite da paisagem o que a viso alcana, para outros algo alm do visvel, resultado da articulao entre os elementos constituintes e deve ser estudada a partir da sua morfologia, estrutura e diviso (SUERTEGARAY, 2001). Suertegaray (2001, p. 5) continua sua argumentao explicando que entende paisagem como um conceito operacional [...] um conceito que nos permite analisar o espao geogrfico sob uma dimenso, qual seja o da conjuno de elementos naturais e tecnificados, scio-econmicos e culturais. A paisagem pode ser analisada como a materializao das condies sociais, podendo persistir elementos naturais, embora j
49

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

transfigurados pela ao humana. De acordo com Passos (2000), o termo paisagem, anteriormente envolto por uma carga romntico-naturalista, no sculo XX passou a ter carter cientfico. O autor compreende que a paisagem produzida historicamente pelos homens, segundo a sua organizao social, o seu grau de cultura e o seu aparato tecnolgico. um espao em trs dimenses: natural, social e histrico. Ainda para Passos (2000), natureza e paisagem so conceitos diferentes. A natureza no paisagem, a natureza existe em si, enquanto que a paisagem existe somente em relao ao homem, na medida em que a elabora historicamente. Na viso de Vitte (2007), foi Ab' Saber quem mais contribui no Brasil com os estudos sobre paisagens naturais, recuperando o conceito de fisiologia da paisagem e compreendendo-a como o resultado da relao entre os processos do passado (responsveis pela compartimentao regional da superfcie) e os atuais (responsveis pela dinmica atual das paisagens). Em Santos (1986), encontramos que a paisagem tudo o que visvel, o que a viso alcana, que a vista abarca. formada por cores, odores, sons e movimento. a materializado de um instante da sociedade. A paisagem tambm analisada sobre a perspectiva da fenomenologia, apresentando caractersticas subjetivas, como o caso da interpretao de Corra (2003), que compreende como um produto da ao do homem ao longo do tempo constituda de valores, crenas e uma dimenso simblica. Para Claval (2001):
A paisagem traz a marca da atividade produtiva dos homens e de seus esforos para habitar o mundo, adaptando-o s suas necessidades. Ela marcada pelas tcnicas materiais que a sociedade domina e moldada para responder s convices religiosas, s paixes ideolgicas ou aos gostos estticos dos grupos. Ela constitui desta maneira um documento-chave para compreender as culturas, o nico que subsiste frequentemente para as sociedades do passado (CLAVAL, 2001, p. 14).

Para o referido autor, inserido nos estudos da geografia cultural, a paisagem se constitui atravs das transformaes que o homem realiza sobre o meio natural usando as tcnicas disponveis, moldando o espao conforme as caractersticas culturais dos grupos humanos. Fica evidente a preocupao com a relao entre a cultura e a paisagem na anlise geogrfica, visto que a paisagem moldada de acordo com as tcnicas e as caractersticas culturais dos diversos grupos humanos. Atualmente se verificam na geografia duas correntes principais preocupadas com
50

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

o estudo da paisagem. Uma enfatiza as mltiplas relaes entre os elementos naturais (clima, relevo, solo, vegetao, geologia e hidrografia) mais a ao antrpica como os fatores responsveis pela morfologia da paisagem, foi denominada de sistmica ou geossistmica. A outra corrente prioriza a cultura humana e foi denominada paisagem cultural. A viso sistmica foi desenvolvida na geografia por Soctchava na dcada de 1960. Em seguida o francs Georges Bertrand define recortes espaciais e escala de anlise. Na perspectiva cultural analisado o vnculo que o homem estabelece com o lugar (COLAVITE; PASSOS, 2010). Uma das propostas mais complexas e tambm completas para o estudo da paisagem o modelo GTP elaborado pelo gegrafo francs Bertrand. Nesta abordagem so analisados o geossistema (source fonte), o territrio (ressource recurso) e a paisagem (ressourcement identidade). Assim, para Colavite e Passos (2010), o geossistema a anlise do meio natural e a paisagem do meio sociocultural. O territrio a anlise das inter-relaes entre cultura e geossistema, envolvendo sujeitos que atuam sobre o objeto, resultando na produo territorial. Em razo de melhor contemplar a complexidade da anlise geogrfica o modelo GTP comeou a ser amplamente utilizado por inmeros pesquisadores. O que fica em evidncia o fato da paisagem ser um importante e dinmico conceito no mbito da geografia, adquirindo interpretaes prprias e particulares em conformidade com os paradigmas e teorias nas quais foi gerada. Lugar O conceito de lugar, dentro da geografia tradicional, foi definido de acordo com as caractersticas naturais e culturais prprias de uma determinada rea. Estava ligado noo de localizao e individualidade das parcelas do espao. De acordo com Cavalcanti (1998), na perspectiva da geografia humanstica o lugar o conceito chave, compreendido com o espao vivido. onde a vida se realiza, est carregado de afetividade e significado. A perspectiva humanstica desenvolvida sobre as bases tericas da fenomenologia, que tem na percepo do sujeito sobre o objeto a principal referncia. Assim, o lugar estudado a partir das relaes e ligaes subjetivas estabelecidas entre o sujeito e o espao. Para Tuan (1980), o espao mais abstrato que o lugar, o que comea como espao indiferenciado, transforma-se em lugar medida que o conhecemos melhor e o dotamos de valor e significado. Segundo Claval (2001, p. 55), [...] os lugares no tem
51

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

somente uma forma e uma cor, uma racionalidade funcional e econmica. Eles esto carregados de sentido para aqueles que os habitam ou que os freqentam. Fica claro que na abordagem humanstica o entendimento de lugar vai muito alm da simples viso de localizao e de individualidade do espao. So acrescentadas a percepo, os significados, as caractersticas e heranas culturais dos indivduos. O lugar o espao vivido, dotado de significados prprios e particulares que so transmitidos culturalmente. So considerados nos estudos a percepo do individuo, os smbolos, a religiosidade, os valores e as identidades coletivas. A concepo de lugar, dentro da geografia crtica, passou a valorizar mais as questes polticas e econmicas. analisado como campo de embate, arena de combate entre as classes socias. O lugar o espao do particular, estando presentes os elementos histricos, culturais e a identidade; revelando as especificidades. no lugar que se materializam as contradies da globalizao, conforme suas particularidades e suas possibilidades (CAVALCANTE, 1998). Na viso crtica existe uma inter-relao dinmica entre as escalas: local, regional, nacional e global. Com a expanso das relaes capitalistas de produo no mais possvel estudar o lugar sem uma preocupao efetiva com suas conexes com o global atravs das redes e fluxos. Porm, mesmo com a globalizao, as especificidades do lugar no desaparecem. Pelo contrrio, as caractersticas prprias e peculiares conseguem coexistir, contraditoriamente a tendncia de homogeneizao imposta pelo capital internacional. Para Carlos (1997):
[...] o lugar aparece como um fragmento do espao onde se pode apreender o mundo moderno. Uma vez que o mundial no abale o local. O lugar se produz na articulao contraditria entre o mundial que se anuncia e a especificidade histrica do particular. Deste modo o lugar se apresenta como o ponto de articulao entre a mundialidade em constituio e o local enquanto especificidade concreta, enquanto momento (CARLOS, 1997, p. 303).

O lugar, no dizer da autora, produto da articulao estabelecida entre o mundial e o especifico e particular.
O lugar permitiria desvendar a sociedade atual na medida em que aponta para a globalidade. Enquanto parcela do espao, enquanto construo social, o lugar abre perspectiva para se pensar o viver e o habitar, o uso e o consumo, os processos de apropriao do espao. Ao mesmo tempo, posto que preenchido por mltiplas coaes, expe as presses que se exercem em todos os nveis (CARLOS, 1997, p. 303).
52

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

A autora chama a ateno para a supremacia do valor de troca sobre o valor de uso do lugar. O lugar aparece como privado e o cidado apenas um consumidor, pois as relaes passam obrigatoriamente pela troca. No entanto, tambm no lugar que se manifesta a diferena e o conflito. O uso entra em choque com os interesses do capital. o uso reagindo contra a troca, contra os interesses dos especuladores. no lugar que se manifesta a luta de classes e a reao ao valor de troca atravs dos movimentos e organizaes populares como: movimento dos sem-teto e sem terra, associaes de bairro e de moradores, movimentos ambientais, movimentos dos estudantes da educao bsica e superior, movimentos em defesa da mulher e da criana, contra a violncia urbana, etc. Os movimentos sociais reagem contra o ordenamento do capital e buscam mobilizar a populao com o objetivo de transformar a realidade e melhorar as condies de vida. Os movimentos articulam e mediam as aes em diferentes escalas, com atuao local efetiva. Com base no exposto no transcorrer do texto entendemos que a compreenso dos conceitos de espao, territrio, regio, paisagem e lugar so de fundamental importncia para a anlise geogrfica. Sem a clareza do significado dos conceitos elementares e sem o entendimento de qual teoria lhes estabelece suporte, qualquer discusso ou debate que se queira fazer fica vago e desprovido de significado.

CONSIDERAES FINAIS O desenvolvimento do conhecimento geogrfico esteve fortemente ligado aos processos expansionistas territoriais. Isto vlido tanto para o perodo pr-cientfico como para o perodo da organizao cientfica. Porm, no significa a inexistncia de pensadores crticos preocupados com as questes sociais. O que ocorria que os governantes interessados em ampliar seus domnios territoriais, incentivaram determinados pensamentos e procuravam abafar e sufocar as ideias contrrias. O que caracterizou a constituio de uma geografia a servio do Estado. O despertar do pensamento social crtico ocorreu efetivamente a partir da dcada de 1970, com o movimento que ficou denominado como geografia crtica. As preocupaes sociais passaram a fazer parte das pautas e interesses de discusso dos gegrafos. As profundas desigualdades sociais oriundas do capitalismo comearam a ser intensamente discutidas, especialmente pela vertente marxista. O que se verifica na atualidade a busca por parte de inmeros gegrafos em
53

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

elaborar estudos inter-relacionando os aspectos sociais com os ambientais. A dicotomia entre geografia fsica e geografia humana ainda est presente, no entanto, os esforos para a integrao so crescentes. No inicio do sculo XXI, as discusses tambm caminham para a relao entre a geografia e as novas tcnicas de computao e comunicao. Sendo o espao virtual inserido no debate. No entanto, importante compreender quem o espao virtual beneficia: as grandes potncias e companhias transnacionais ou a populao trabalhadora? Sem esse entendimento corremos o risco de produzir novamente uma geografia direcionada para atender os objetivos de dominao e expanso financeira de um restrito grupo em detrimento da maioria da populao. Papel desempenhado outrora pela geografia e muito criticado na atualidade. No negamos a importncia da tecnologia e os avanos que ela proporciona. Mas, a tecnologia, assim como o espao virtual, devem estar inseridos em um projeto social mais amplo que auxilie na transformao de uma sociedade altamente desigual para uma sociedade onde o bem estar social seja o objetivo a ser alcanado. Como podemos perceber ao longo das discusses apresentadas so diversos os paradigmas e conceitos. Eles contriburam para o enriquecimento e dinamismo da geografia ao longo do seu desenvolvimento histrico como cincia. Cabe a cada gegrafo conhecer os paradigmas, avaliar os pontos negativos e os pontos positivos que cada um apresenta, efetuar a crtica e, conscientemente, escolher o seu caminho. como apontam Camargo e Reis Jnior (2007, p. 83-84), preciso, portanto, que os gegrafos da atualidade tenham presente o fato de na geografia existir uma variedade de enfoques e correntes alternativas detalhe que os obriga a repensar, constantemente, sua natureza. Aqui apresentamos, de forma geral, os pontos que julgamos bsicos e introdutrios para as discusses sobre a temtica proposta. Para o aprofundamento das discusses e das reflexes sugerimos a leitura das referncias citadas.

REFERNCIAS ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia, cincia da sociedade: uma introduo anlise do pensamento geogrfico. So Paulo: Atlas, 1987. BUZAI, Gustavo D. Geografia y tecnologias digitales del siglo XXI: uma aproximacin a las nuevas visiones del mundo y sus impactos cientfico-tecnolgicos. In: Scripta Nova.
54

COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M.

Vol. VIII, n. 170, 1 de agosto de 2004. CAMARGO, Jos Carlos Godoy; REIS JNIOR, Dante Flvio da Costa. A filosofia (neo)positivista e a Geografia Quantitativa. In: VITTE, Antonio Carlos (org.) Contribuies Histria e Epistemologia da Geografia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. CAPEL, Horacio. Filosofia e cincia na geografia contempornea: uma introduo geografia. Maring: Massoni, 2004. CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar: mundializao e fragmentao. In: SANTOS, Milton et. al. (Org.) O novo mapa do mundo: fim de sculo e globalizao. So Paulo: Hucitec, 1997. CAVALCANTE, Lana de Souza. Geografia, escola e construo de conhecimento. Campinas: Papirus. 1998. CHRISTOFOLETTI, Antnio. As caractersticas da nova geografia. In: Perspectivas da geografia. So Paulo: Difel, 1985, p.71-101. CLAVAL, Paul. A geografia cultural. Florianpolis: Ed. Da UFSC, 2001. COLAVITE, Ana Paula; PASSOS, Messias Modesto dos. Reflexes sobre a anlise da paisagem no GTP: da perspectiva sistmica cultural. Anais: V SIMPGEO Simpsio Paranaense de Ps-Graduao e Pesquisa em Geografia, estado da arte, tendncias e desafios. Curitiba: UFPR. 2010. CORRA, Roberto Lobato. Regio e organizao espacial. So Paulo: tica, 2003. FRIGOTTO, Gaudncio. O enfoque da dialtica materialista histrica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (Org.) Metodologia da pesquisa educacional. So Paulo: Cortez, 1989. HAESBAEST, Rogrio. Ds-caminhos e perspectivas do territrio. In: RIBAS, Alexandre Domingues; SPOSITO Eliseu Savrio; SAQUET, Marcos Aurlio. Territrio e desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltro: Unioeste, 2004. HENRIQUE, Wendel. A natureza nos interstcios do social uma leitura das idias de natureza nas obras de Milton Santos. Revista Terra Livre: So Paulo. Ano 19, v. 2, n. 21, jul/dez. 2003. MORAES, Antnio Carlos Robert de. Geografia: pequena histria crtica. So Paulo:
55

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, N 02, 2 SEM/2010

Hucitec, 1987. PASSOS, Messias Modesto. A Construo da Paisagem no Mato Grosso - Brasil. Maring: Editora da UEM, 2000. RODRIGUES, Auro de Jesus. Geografia: introduo cincia geogrfica. So Paulo: Avercamp, 2008. SACK, Robert. Human territoriality. Cambridge: Cambridge Press, 1986. SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crtica de geografia a uma geografia crtica. So Paulo: Hucitec, 1986. SANTOS, Milton. Tcnica, espao, tempo: globalizao e meio tcnico-cientficoinformacional. So Paulo, Hucitec, 1994. SANTOS, Milton. O retorno do territrio. In: Debates Territori y movimientos sociales. Ano VI, n. 16, enero-abril, 2005. SANTOS, Milton. Espao e Mtodo. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2008. SAQUET, Marcos Aurlio. O territrio: diferentes interpretaes na literatura italiana. In: RIBAS, Alexandre Domingues; SPOSITO Eliseu Savrio; SAQUET, Marcos Aurlio. Territrio e desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltro: Unioeste, 2004. SMITH, Neil. Desenvolvimento desigual: Natureza, Capital e a produo do espao. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988. SPOSITO, Eliseu Savrio. Geografia e filosofia: contribuio para o ensino do pensamento geogrfico. So Paulo: Unesp, 2004. SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Espao Geogrfico uno e mltiplo. Scripta Nova. n. 93, 15 de julio de 2001. TUAN, Yi-fu. Topofilia: um estudo da percepo, atitudes e valores do meio ambiente. So Paulo: Difel, 1980.

56

You might also like