You are on page 1of 4

Professora Andria Ribas Gesto de Passoas Teoria e Exerccios

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL CONCEITO O comportamento organizacional o ramo que investiga o impacto que indivduos, grupos e a estrutura tm sobre o comportamento dentro das organizaes com o propsito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficcia organizacional. Seguindo do entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas. Papis dos Executivos segundo Mintzberg Papel INTERPESSOAIS Figura de Proa Lder - Ligao INFORMAO Monitor Disseminador - Porta-vez Descrio o smbolo da liderana, necessrio para o desempenho de diversas atividades rotineiras de natureza legal ou social. Responsvel pela motivao e direo dos subordinados - Mantm uma rede externa de contatos que fornece favores e informaes - Recebe uma grande variedade de informaes; funciona como o sistema nervoso central para as informaes internas e externas da organizao. - Transmite as informaes recebidas de fontes externas ou de subordinados para os demais membros da organizao. - Transmite externamente informaes sobre os planos, polticas, aes e resultados da organizao; atua como um especialista no setor econmico ao qual pertence a organizao. - Busca oportunidades dentro do ambiente organizacional e inicia projetos de mudanas. - responsvel por aes corretivas quando a organizao enfrenta distrbios srios e inesperados. - Toma decises organizacionais significativas, ou d apoio a elas. - Responsvel por representar a organizao em negociaes importantes.

DECISES Empreendedor Gerenciador de turbulncias Alocador de recursos - Negociador

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professora Andria Ribas Gesto de Passoas Teoria e Exerccios


HABILIDADES DOS EXECUTIVOS habilidades tcnicas: englobam a capacidade de aplicao de conhecimentos ou especialidades especficas. habilidades humanas: capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto mente como em grupos, define as habilidades humanas. habilidades conceituais: os administradores precisam entender com clareza como as partes e as funes da organizao se ajustam e inter-relacionam.

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professora Andria Ribas Gesto de Passoas Teoria e Exerccios


(CESPE ANAC/TCNICO ADMINISTATIVO/2012) As contribuies da psicologia social para a rea de comportamento organizacional incluem os estudos sobre motivao. (CESPE ANAC TCNICO ADMINISTRATIVO/2012) Os estudos desenvolvidos pela rea de cincias polticas sobre os conflitos no trabalho contriburam para a compreenso dos comportamentos individuais nas organizaes. ALGUMAS CARACTERSTICAS INDIVIDUAIS: O HOMEM PRO-ATIVO: o comportamento orientado para a satisfao das necessidades pessoais e para alcanar objetivos e aspiraes. As pessoas tanto podem resistir como colaborar com as polticas e os procedimentos da organizao, dependendo das estratgias de liderana adotada pelo gestor. O HOMEM SOCIAL: A participao em organizao muito importante na vida das pessoas, porque as leva ao envolvimento com outras pessoas em grupos ou em organizaes. As pessoas procuram manter sua identidade e seu bem estar psicolgico. Em sua relao com as outras pessoas procuram obter relaes sobre si e sobre o ambiente em que vivem. O HOMEM TEM NECESSIDADES DIFERENTES: o comportamento humano motivado por um grande nmero de necessidades que tm valor e quantidade diferente. Um fator pode motivar uma pessoa hoje e pode no ter o poder de motivar seu comportamento amanh. O HOMEM PERCEBE E AVALIA: o homem seleciona os dados dos diferentes aspectos do ambiente, avalia-os de acordo com suas vivncias passadas e avalia o que est acontecendo de acordo com seus valores e necessidades. O HOMEM PENSA E ESCOLHE: o seu comportamento proposital, pro-ativo e cognitivamente ativo. O homem pensa, escolhe e executa para alcanar seus objetivos pessoais. O HOMEM COMPLEXO: As pessoas no so capazes de se comportar de todas as formas, pois suas caractersticas pessoais so limitadas e restritas. As diferenas individuais, faz com que as pessoas variem consideravelmente em seus comportamentos. A capacidade de resposta funo das aptides (inatas) e da aprendizagem (aquisio). O homem tem muitas motivaes em vrios nveis de importncia, que mudam de acordo com a situao e o momento. (CESPE/TELEBRAS/2013 ASSISTENTE ADMINISTRATIVO) O indivduo, no mbito organizacional, ter um comportamento proativo, proposital e cognitivamente ativo, selecionando suas aes a fim de alcanar seus objetivos pessoais.

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professora Andria Ribas Gesto de Passoas Teoria e Exerccios


RELAO INDIVDUO/ORGANIZAO Barnard (1971) faz uma interessante distino entre eficcia e eficincia quanto aos resultados na interao das pessoas com a organizao. Para ele, o indivduo precisa ser eficaz (atingir os objetivos organizacionais por meio de sua participao) e ser eficiente (satisfazer a suas necessidades individuais mediante sua participao) para sobreviver dentro do sistema. ATENO! Bernard distingue a participao das pessoas na organizao: - Eficincia alcance dos objetivos individuais como promoo pessoal, prestgio, carreira, salrio. - Eficcia alcance dos objetivos organizacionais como produtividade, reduo custos, lucro. Equilbrio Organizacional em termos de Gesto de Pessoas quando as contribuies dadas pelos colaboradores so compatveis em quantidade e qualidade com as respectivas recompensas ofertadas pela organizao. Incentivos (induzimentos) so pagamentos feitos pela organizao aos seus participantes (salrios, prmios, benefcios sociais, oportunidades de crescimento, segurana no emprego, superviso aberta, elogios etc.) Contribuies so pagamentos que cada participante efetua organizao a que est ligado (trabalho, esforo, dedicao, pontualidade, assiduidade, comprometimento etc.) (CESPE 2012 - MP PI - Tcnico ministerial - rea administrativa) O equilbrio organizacional pode ser alcanado mediante a troca de contribuies e incentivos na relao entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realizao de seus objetivos pessoais.

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

You might also like