You are on page 1of 1

1. Imagine-se caminhando em uma calada, de mos dadas com algum. Os passos esto sincronizados e vocs avanam no mesmo ritmo.

Nesta situao, podemos afirmar ue! a" tanto voc como essa pessoa esto em movimento em relao # rua$ %" voc est& em repouso em relao a esse algum$ c" a pessoa est& em repouso relativamente a voc$ d" um poste de iluminao da rua est& em movimento em relao a vocs dois$ e" todas as afirmativas anteriores esto corretas. '. (uando o navegador )m*r +lin, cruzou o oceano )tl-ntico em um %arco a remo pro.etado pelo I/0 Iinstituto de /es uisas 0ecnol1gicas", no ano de 1234, ele percorreu uma dist-ncia de cerca de 5.666 ,m, em um tempo de apro7imadamente 166 dias. 8alculando a sua velocidade mdia em m9s e ,m9h, temos por volta de! a" 6,31 m9s ou ',2' ,m9h. %" 4,3: m9s ou 15,;6 ,m9h. c" 6,42 m9s ou 1,5: ,m9h. d" 1,:' m9s ou ;,3< ,m9h. e" 6,22 m9s ou <,;: ,m9h. <. Na figura a seguir est& es uematizado um tipo de usina utilizada na gerao de eletricidade.

durante a ueda, a altura de elevao utilizada por essas aves , em metros! a" 1;. %" <6. c" 4;. d" :6. e" 26. ;. O te7to a seguir foi e7tra=do de uma matria so%re congelamento de cad&veres para sua preservao por muitos anos, pu%licada no .ornal o Estado de S. Paulo de '19659'66'. )p1s a morte cl=nica, o corpo resfriado com gelo. Bma in.eo de anticoagulantes aplicada e um fluido especial %om%eado para o corao, espalhando-se pelo corpo e empurrando para fora os fluidos naturais. O corpo colocado numa c-mara com g&s nitrognio, onde os fluidos endurecem em vez de congelar. )ssim ue atinge a temperatura de -<'1C, o corpo levado para um tan ue de nitrognio l= uido, onde fica de ca%ea para %ai7o. Na matria no consta a unidade de temperatura usada. 8onsiderando ue o valor indicado de -<'1C este.a correto e ue pertena a uma das escalas, +elvin, 8elsius ou Dahrenheit, pode-se concluir ue foi usada a escala! a" +elvin, pois trata-se de um tra%alho cient=fico e essa a unidade adotada pelo Eistema Internacional. %" Dahrenheit, por ser um valor inferior ao zero a%soluto e, portanto, s1 pode ser medido nessa escala. c" Dahrenheit, pois as escalas 8elsius e +elvin no admitem esse valor numrico de temperatura. d" 8elsius, pois s1 ela tem valores numricos negativos para a indicao de temperaturas. e" 8elsius, por trata-se de uma matria pu%licada em l=ngua portuguesa e essa ser a unidade adotada oficialmente no Frasil.

)nalisando o es uema, poss=vel identificar ue se trata de uma usina! a" hidreltrica, por ue a &gua corrente %ai7a a temperatura da tur%ina. %" hidreltrica, por ue a usina faz uso da energia cintica da &gua. c" termoeltrica, por ue no movimento das tur%inas ocorre a uecimento. d" e1lica, por ue a tur%ina movida pelo movimento da &gua. e" nuclear, por ue a energia o%tida do n>cleo das molculas de &gua. 4. )s gaivotas utilizam um mtodo interessante para conseguir degustar uma de suas presas favoritas ? o carangue.o. 8onsiste em suspend-lo a uma determinada altura e a= a%andonar sua v=tima para ue chegue ao solo com uma velocidade de <6 m9s, suficiente para ue se ue%re por inteiro. )dota-se, para o local, g @ 16 m9sA. 8onsiderando-se desprez=veis todas as perdas poss=veis

You might also like