You are on page 1of 3

O espelho descobrindo o meu cabelo crespo

H exatamente um ano e seis meses atrs tomei a uma deciso que provocou uma reviravolta totalmente positiva na minha vida. O meu Big Chop foi a chave para uma elevao tanto pessoal, intelectual e poltica. Assumir meu cabelo foi um processo solitrio e rduo, o que me fez atentar para as mutilaes sociais, pessoais e psicolgicas que a mulher negra sofre quando e obrigada a se embranquecer . No incio, assim que cortei todo o cabelo quimicamente tratado acredito que a pior fase era me olhar no espelho e no me enxergar como uma mulher negra, natural e linda, foi hard!!! No conseguia de maneira alguma me achar bonita, no compreendia a forma e a textura do meu cabelo. Agonia, desespero e medo eram os sentimentos que me definiam no incio do processo. Tanto que chorava ao me olhar no espelho, no queria sair, me sentia mal com os olhares, a minha vontade era me trancar dentro de casa e no sair mais ou alisar o cabelo novamente. Como sempre fui curiosa, e este processo no conseguiu anular esta caracterstica, comecei a pesquisar leituras que tratassem do assunto at para tentar compreender o que estava acontecendo comigo, estava a beira de uma depresso, li Bell Hooks, Sueli Carneiro e Neuza Santos me ajudaram a compreender que no era a primeira e nem a nica a passar por este processo. Comecei a entender o que estava acontecendo comigo, ns, negros/as no somos preparados para nos amar, amar o que somos realmente, amar nossa cultura, nossos defeitos para a sociedade so defeitos e s, no enxergam qualidades em ns e quando enxergam revestida de racismo. Somos preparados para nos espelhar em um ideal de ego branco. Pesquisas e mais pesquisas, leituras e mais leituras, e ainda cercada de um povo preto maravilhoso que o Leafro da UFRRJ, pessoas com plena conscincia do que ser negro e militantes pela igualdade me ajudaram intensamente nesse caminho, consegui obter total compreenso do que queriam que eu fosse e o que realmente deveria ser. No campo familiar, no tinha tanto apoio assim, todos questionavam o porque abandonei tantos anos de hen quente, se eu ia deixar meu cabelo duro assim mesmo, se no ia passar nada pra amansar meu cabelo ou se eu relaxasse um pouquinho a raiz ia ficar show de bola... Por a vai. Luta dentro de casa, luta fora de casa, mas o que no cessava era a minha luta interna, compreendia, mas ainda no me achava bonita, me questionava, brigava comigo mesma tentando descobrir o que era, quem eu era na frente daquele espelho. At que um dia, dentro do metr uma senhora me fez o seguinte elogio : - Nossa! Que cabelo lindo! Est muito na moda n ? Eu, imediatamente respondi: - No sei, est? Mas, meu cabelo assim no por causa da moda no, porque eu sou assim. ( Risos).

Na mesma hora a senhora fechou a cara, me bateu um sentimento de culpa por respond-la to agressivamente, entretanto me foi surgindo uma segurana indescritvel e aps uma felicidade imensa, sorri quando me olhei no vidro do metr, descobri ali o melhor amor de todos... o amor prprio, enfim conseguia me enxergar, enxergar o amor pela minha cor, minha herana e pelo meu cabelo, no era convenincia e nem modismo, era eu negra me descobrindo, me cicatrizando (ou tentando) e enfrentando e dizendo no a o que queriam me impor, me transformar. Segui inquieta at a estao de Botafogo, meia sem ar, meia engasgada e chegando no trabalho, segui direto para o banheiro, l sorri, chorei, isso tudo na frente do espelho, porm era pura felicidade, me olhei e me identifiquei, me encontrei no que sempre insistiam e insistem em apagar, a minha raiz. A medida que minha segurana e certeza crescia, meu cabelo tambm cumpria o mesmo processo e fomos e estamos crescendo juntos, e isto extremamente fantstico. Como pesquisei muito na internet, como cuidar do cabelo crespo, encontrei pginas extremamente maravilhosas que realizam um verdadeiro trabalho de terapia. Eu, em particular enchi o saco das Meninas Black Power e elas me ajudaram muito neste processo, era verdadeiramente uma terapia online, porm notava que no era a nica e veio a necessidade de fazer algo por ns, que passamos por este processo, criei a Indiretas Crespas, que no incio era somente para fazer as indiretas para quem tinha cabelo crespo, j que no via nenhuma indireta que sequer mencionasse a valorizao do cabelo crespo, s que foi tomando uma proporo enorme e comecei a receber mensagens de amigas, segue abaixo o trecho de uma conversa com uma f da pgina, que autorizou a publicao desde que sua identidade fosse mantida em sigilo:

Mas venho me questionando: est errado no achar o MEU tipo de crespo bonito? Acordar de manh e ver a baguna terrvel. Tenho dores de cabea se dormir com ele amarrado (com tranas tudo bem), acordo sem leno ou touca. Ele ainda est curto.

Somos anuladas, obrigadas a nos moldar e encaixar em um ideal de ego branco, pouintr vrias vezes li a seguinte frase: Eu nem sei mais como meu cabelo de verdade! Ns no nos conhecemos, eu quando cogitei a ideia de me livrar de vez do hen foi um pouco antes de entrar para faculdade, eu simplesmente no queria mais meu couro cabeludo queimado, ferido e resolvi cortar e por implante, ainda no satisfeita, porm amando o volume do cabelo cacheado, tirei o implante e fui tentar fazer o permanente, sentindo o meu cabelo percebi que ele s ficava no volume que eu queria quando eu no passava a qumica, foi ento que resolvi cortar tudo, debati com a minha famlia, alguns amigos a minha posio, e me redescobri como parte de um todo que tem liberdade de ser o que realmente , sigo sedenta pela minha cultura e histria, alm de lutar para que a mulher negra possa se achar linda ao natural, que no negue suas razes e que se ame plenamente e claro, amando me olhar no espelho .

You might also like