You are on page 1of 32

MINISTRIO DA INTEGRAO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HDRICA

Manual para apresentao de propostas PROGRAMA 1138 DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL

BRASLIA - 2009

MINISTRIO DA INTEGRAO NACIONAL GEDDEL QUADROS VIEIRA LIMA Ministro da Integrao Nacional JOO REIS SANTANA FILHO Secretrio Executivo MARCELO PEREIRA BORGES Secretrio de Infraestrutura Hdrica SEBASTIO JANDER DE SIQUEIRA Diretor de Obras Hdricas ELUZA CAVALCANTI BARRA Coordenadora Geral de Anlise de Projetos STANLEY RODRIGUES BASTOS Coordenador Geral de Superviso de Obras JOO PEDRO PEROTTI Coordenador Geral de Acompanhamento de Acordos e Convnios Impresso e Acabamento Brbara Bela Editora Grfica LTDA Ministrio da Integrao Nacional Secretaria de Infraestrutura Hdrica Esplanada dos Ministrios, bloco E, 9 andar, sala 900 CEP: 70062-900 - Braslia - DF Contedo disponvel em http://www.mi.gov.br permitida a reproduo desta publicao, em parte ou no todo, sem alterao do contedo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.

SUMRIO
1 - APRESENTAO.............................................................................................................. 07 2 - OBJETIVO ....................................................................................................................... 07 3 - DIRETRIZES GERAIS ........................................................................................................ 07 4 - ORIGEM DOS RECURSOS............................................................................................... 08 5 - APRESENTAO DE PROPOSTAS ................................................................................... 08 6 - AES CONTEMPLADAS PELO PROGRAMA.................................................................. 08 6.1 - ELABORAO DE ESTUDOS E PROJETOS DE DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL ................................................................................ 08 6.1.1 - MODALIDADES ................................................................................................ 09 6.1.2 - DIRETRIZES ESPECFICAS .................................................................................... 09 6.2 - EXECUO DE OBRAS DE DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL .................................................................................................... 11 6.2.1 - TIPOS DE INTERVENES .................................................................................. 12 6.2.2 - DIRETRIZES ESPECFICAS .................................................................................... 13 7 - COMPOSIO DOS INVESTIMENTOS ........................................................................... 14 7.1 - PROPOSTA PARA ELABORAO DE ESTUDOS E PROJETOS .........................................14 7.2 - PROPOSTA PARA EXECUO DE OBRAS.............................................................. 14 8 - CONTATOS ..................................................................................................................... 14 9 - ANEXOS .......................................................................................................................... 15 ANEXO 1 - DIRETRIZES PARA ELABORAO DO PLANO DE MANEJO SUSTENTVEL DE GUAS PLUVIAIS ...................................................................................................... 16 ANEXO 2 - GLOSSRIO DE TERMOS TCNICOS ........................................................... 24

MANUAL PARA APRESENTAO DE PROPOSTAS

1 - APRESENTAO
Este manual apresenta os fundamentos tcnicos do Programa Drenagem Urbana e Controle de Eroso Martima e Fluvial, no mbito do Ministrio da Integrao Nacional, acrescido das orientaes necessrias apresentao de propostas pelos rgos ou entidades da administrao pblica estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, e outros, conforme legislao.

2 - OBJETIVO
As aes do Programa Drenagem Urbana e Controle de Eroso Martima e Fluvial objetivam promover, em articulao com as polticas de desenvolvimento urbano, de uso e ocupao do solo e de gesto das respectivas bacias hidrogrficas, a gesto sustentvel da drenagem com aes estruturais e no estruturais dirigidas recuperao de reas midas, preveno, ao controle e minimizao dos impactos provocados por fatores climticos e ao antrpica gerando enchentes urbanas e ribeirinhas e problemas de macrodrenagem, bem como, o controle dos efeitos da dinmica martima na zona costeira.

3 - DIRETRIZES GERAIS
Para enquadramento no programa, o proponente dever atender ao disposto no Decreto n 6.170, de 25 de julho de 2007, e na legislao correlata, nas orientaes constantes no portal SICONV e nas diretrizes constantes deste manual. A execuo, descentralizada, ser regulada por meio de convnios com rgos ou entidades dos governos municipais, estaduais e distrital, ou mediante descentralizao para outros rgos federais. A implementao das aes do programa ser viabilizada a partir da aprovao do plano de trabalho e da celebrao do termo de convnio. Preferencialmente, o Ministrio da Integrao Nacional apoiar as iniciativas previstas no plano diretor de drenagem urbana, plano diretor do municpio, planos de manejo de guas pluviais, plano diretor da bacia, plano nacional de saneamento, orientaes de drenagem, manejo de guas pluviais urbanas e outros considerados cabveis em face s particularidades da proposta apresentada. No sero admitidas propostas que contemplem exclusivamente a aquisio de materiais, equipamentos ou terrenos para execuo de instalaes ou servios futuros. 7

PROGRAMA DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL As intervenes podero ser priorizadas em funo das carncias identificadas, densidade populacional, relao custo/benefcio e prazos de execuo. O Anexo 2 deste documento apresenta o glossrio dos termos tcnicos utilizados.

4 - ORIGEM DOS RECURSOS


I. Oramento Geral da Unio (OGU); II. Contrapartida dos estados, Distrito Federal e municpios; III. Outras fontes que vierem a ser definidas.

5 - APRESENTAO DE PROPOSTAS
A apresentao de propostas dever observar as instrues contidas nos stios http://www.convenios.gov.br (SICONV) e http://www.mi.gov.br (Ministrio da Integrao Nacional) e demais diretrizes constantes deste manual.

6 - AES CONTEMPLADAS PELO PROGRAMA


As aes contempladas pelo Programa Drenagem Urbana e Controle de Eroso Martima e Fluvial, no mbito do Ministrio da Integrao Nacional, compreendero: I. Elaborao de Estudos e Projetos de Drenagem Urbana e Controle de Eroso Martima e Fluvial; II. Execuo de Obras de Drenagem Urbana e Controle de Eroso Martima e Fluvial. 6.1 - ELABORAO DE ESTUDOS E PROJETOS DE DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL A ao Elaborao de Estudos e Projetos de Drenagem Urbana e Controle de Eroso Martima e Fluvial contempla intervenes voltadas drenagem e ao manejo de guas pluviais urbanas, ao controle das inundaes e melhoria das condies de sustentabilidade e segurana sanitria, patrimonial e ambiental.

MANUAL PARA APRESENTAO DE PROPOSTAS 6.1.1 - MODALIDADES As iniciativas para promover e qualificar o planejamento de futuras intervenes destinadas ao fortalecimento da dinmica de deteno e infiltrao para escoamento regular das guas pluviais, prevenindo inundaes jusante e montante, bem como controle da eroso e dos efeitos da dinmica fluvial e martima na zona costeira proporcionando segurana sanitria, patrimonial e ambiental - sero viabilizadas por intermdio das seguintes modalidades: I. Planos de drenagem e manejo de guas pluviais urbanas integrantes de planos de saneamento bsico; II. Elaborao de planos diretores de drenagem; III. Estudos e projetos visando ao controle dos efeitos da dinmica fluvial e martima na zona costeira; IV. Elaborao de projetos bsicos e executivos de engenharia para intervenes necessrias. Esta ao no contempla a execuo de medidas estruturais (obras, aquisio de equipamentos etc.). 6.1.2 - DIRETRIZES ESPECFICAS Para a solicitao de recursos destinados contratao de plano diretor de drenagem, plano de manejo de guas pluviais, projetos para obras de controle de cheias, controle de eroso e controle dos efeitos da dinmica martima na zona costeira devero ser apresentados os termos de referncia com as condies e especificaes para a elaborao do plano, estudo ou projeto, incluindo atividades mnimas a serem desenvolvidas, produtos a serem elaborados ou obtidos, oramento dos servios e cronograma. Os termos de referncia devero atender s diretrizes a seguir: I. Planos de drenagem e manejo de guas pluviais urbanas integrantes de planos de saneamento bsico ou o plano diretor de drenagem especfico a ser elaborado devem ser compatveis com o plano diretor municipal, se existente. Na ausncia, o objeto da ao dever ser o levantamento de dados, diagnstico de servios de drenagem urbana, cadastro de infraestrutura existente para tal, anlise da efetividade das aes de drenagem urbana no que diz respeito reduo dos riscos sade, proteo do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida para os diferentes extratos socioeconmicos da populao, com vistas a agregar as informaes necessrias para a elaborao do plano diretor municipal, indicando preferencialmente as medidas no estruturais imprescindveis ao alcance da drenagem e do manejo sustentvel das guas pluviais urbanas;

PROGRAMA DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL II. O plano diretor de drenagem dever conter, alm de outros aspectos, solues que limitem o impacto da transferncia de inundao e orientem o escoamento das guas pluviais para reas permeveis ou infraestruturas hdricas destinadas deteno e/ou infiltrao, de forma que seja alcanada a sustentabilidade ambiental e, ainda, solues de recuperao dos custos dos investimentos, operao e manuteno; III. Os projetos bsico e executivo de engenharia para atividades associadas drenagem urbana, ao manejo de guas pluviais urbanas e macrodrenagem, a serem elaborados, devem apresentar compatibilidade com o plano diretor de drenagem urbana e/ou plano diretor municipal e/ou plano de saneamento bsico, alm de opes para sustentabilidade do sistema; IV. O apoio elaborao de projetos de engenharia para intervenes de macrodrenagem dever ser precedido pela elaborao do plano diretor de drenagem urbana do municpio e manter compatibilidade com o plano de saneamento bsico contendo a drenagem e o manejo de guas pluviais urbanas; V. A macrodrenagem deve preservar as condies ambientais e as necessidades de drenagem agrcola; VI. Os projetos bsico e executivo de engenharia devero adequar inovaes de carter tecnolgico aos sistemas de drenagem de guas pluviais, permitindo diminuir, a um s tempo, problemas relacionados com as inundaes e com a poluio difusa dos meios receptores, para que sejam criadas alternativas de valorizao de corpos de gua em contexto urbano, ampliando-se espaos verdes e reas de lazer que possam, nas reas de espraiamento, servir de apoio necessidade de minimizao dos efeitos das cheias e criao de permeabilidade para infiltrao e recarga do subsolo; VII. Sero priorizados, na seleo, os planos e projetos que valorizem solues compensatrias de drenagem urbana, para reduo do excedente de gua gerado pela impermeabilizao, controle da poluio de origem pluvial e reduo do poder erosivo; VIII. Sero priorizadas, tambm, as propostas que atendam aos princpios de sustentabilidade das intervenes de drenagem, desde que sejam enfatizados aspectos como a compatibilidade com o uso e a ocupao do solo no local da interveno, o desestmulo ao incremento da rea impermeabilizada, a reduo da rea j impermeabilizada e a responsabilizao do usurio pela conteno das vazes de cheia; IX. Priorizar-se-, ainda, projetos em que sejam apresentados os objetivos dos sistemas de drenagem pluvial por meio de solues mltiplas e complementares entre si, evidenciando, sempre que possvel, a associao do controle das cheias e da poluio difusa criao de reas verdes e espaos de lazer;

10

MANUAL PARA APRESENTAO DE PROPOSTAS X. Para o dimensionamento das estruturas hidrulicas, os projetos devem considerar cenrios futuros quanto ao uso e ocupao do solo e o respectivo grau de impermeabilizao; XI. Os sistemas de drenagem das guas pluviais apresentados nos projetos devem ser compatveis com as polticas de proteo ambiental e de reduo de riscos sade; XII. Os estudos dos principais problemas relacionados com o controle de cheias e da poluio hdrica devem atentar para o adequado emprego de tcnicas compensatrias e de tratamentos de fundo de vale ou de alternativas de sustentabilidade; XIII. Os estudos devem definir usos menos vulnerveis ocorrncia de inundaes, tais como parques lineares, bacias de deteno, utilizao de pisos permeveis que tenham como finalidade mitigar os problemas causados pelas inundaes, permitindo a ampliao da recarga do subsolo e do tempo de concentrao. 6.2 - EXECUO DE OBRAS DE DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL A ao Execuo de Obras de Drenagem Urbana e Controle de Eroso Martima e Fluvial contempla intervenes estruturais (implantao, recuperao ou ampliao) voltadas reduo das inundaes, controle de eroses e melhoria das condies de segurana sanitria, patrimonial e ambiental dos municpios. As intervenes estruturais devem, preferencialmente, privilegiar o manejo das guas pluviais de forma integrada e sustentvel. Estas intervenes incluem, entre outras, implantao de reservatrios de amortecimento de cheias, sistemas de drenagem por infiltrao e parques lineares, adequao de canais para a reduo da velocidade de escoamento, recuperao de vrzeas, restaurao de cursos de gua e realizao de obras convencionais de galerias de guas pluviais, de canalizao etc. Esta ao contempla, tambm, as intervenes para controle de inundaes e eroses provocadas pelo efeito da dinmica fluvial e martima na zona costeira. As solues adotadas devero estar suficientemente embasadas em estudos de alternativas que contemplem aspectos tcnicos, econmicos, sociais e ambientais.

11

PROGRAMA DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL 6.2.1 - TIPOS DE INTERVENES A ao Execuo de Obras de Drenagem Urbana e Controle de Eroso Martima e Fluvial contempla, entre outros, os seguintes tipos de intervenes: I. Reservatrio de amortecimento de cheias; II. Revitalizao ou urbanizao de reas alagveis, incluindo wetlands; III. Restaurao de margens de cursos de gua, incluindo parque linear ribeirinho, restaurao de margens, recomposio de vegetao ciliar, renaturalizao de rios e crregos etc.; IV. Conteno de encostas; V. Controle de eroso; VI. Bacias de conteno de sedimentos; VII. Dissipadores de energia; VIII. Adequao de canais para retardamento do escoamento, incluindo: a) Soleiras submersas; b) Degraus; c) Aumento da rugosidade do revestimento; d) Ampliao da seo e reduo da declividade. IX. Dragagem de rios e canais; X. Canalizao de crregos quando associada a obras e aes no estruturais que priorizem a reteno, o retardamento e a infiltrao das guas pluviais; XI. Controle de enchentes e eroses provocadas pelos efeitos da dinmica martima na zona costeira, incluindo construo de espiges, construo de quebramares e muros de proteo, diques de conteno e outros tipos de obras a serem indicadas ou definidas nos estudos e projetos; XII. Componentes de sistemas de microdrenagem, assim considerados: a) Sistema de galerias de guas pluviais; b) Pavimentao; c) Guias, sarjetas e grandes sarjetas; d) Dispositivos para captao de guas pluviais; e) Poos de visita ou de inspeo; f) Pavimentos permeveis. Podero ser includas nos planos de trabalho aes que garantam a viabilidade e sustentabilidade das obras, tais como: a) Medidas de preservao ou compensao ambiental; b) Medidas mitigadoras de impactos ambientais negativos; c) Elaborao de estudos e projetos complementares; d) Plano de desenvolvimento social e ambiental.

12

MANUAL PARA APRESENTAO DE PROPOSTAS 6.2.2 - DIRETRIZES ESPECFICAS O proponente dever comprovar que as obras de implantao ou ampliao do sistema de drenagem que compem o empreendimento seguem, dentre outras, as seguintes diretrizes especficas: I. Compatibilidade com o plano diretor municipal, plano diretor de drenagem urbana, plano de manejo de guas pluviais, plano da bacia hidrogrfica ou planos equivalentes, quando existentes. Caso no exista plano diretor municipal ou equivalente, o empreendimento dever enquadrar-se nas perspectivas de uso e ocupao do solo urbano do municpio; II. Compatibilidade com a infraestrutura de drenagem urbana existente no municpio. Para comprovar essa situao, sugere-se a apresentao no projeto da indicao da rea beneficiada, mostrando o cadastro do sistema existente e o traado das obras propostas, com a indicao de suas dimenses principais; III. O empreendimento deve estar integrado s diretrizes do plano da bacia hidrogrfica local, se existente; IV. Compatibilidade dos empreendimentos propostos com programas e projetos existentes ou em andamento na rea de interveno; V. Garantia da viabilidade do empreendimento a ser executado, compreendendo: a) A melhor relao custo/benefcio, abrangendo aspectos tcnicos, sociais, econmicos e ambientais, destacando-se a adoo de tcnicas apropriadas de acordo com os conceito de sustentabilidade tcnica, operacional, ambiental, social e econmica; b) Plena funcionalidade das obras e servios propostos para o Final de Plano, resguardadas as particularidades das obras de grande porte executadas em etapas; VI. Atendimento ao maior nmero possvel de famlias, de forma a ampliar o alcance social dos recursos destinados ao empreendimento; VII. Plano de desapropriao e de relocao da populao, quando necessrio, conforme orientao da Portaria n 696, de 26 de julho de 2005, do MI; VIII. Avaliao do comprometimento das condies de funcionamento dos sistemas pr-existentes, montante ou jusante; IX. Definio clara do responsvel pela operao e manuteno do empreendimento aps sua implantao; X. Em caso de sistemas operados diretamente pelo municpio, deve haver a comprovao de que os servios de drenagem urbana so gerenciados por uma entidade institucionalizada na forma de autarquia, departamento, empresa municipal ou outro rgo da administrao indireta.

13

PROGRAMA DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL

7 - COMPOSIO DOS INVESTIMENTOS


O valor dos investimentos a soma de todos os preos necessrios execuo da proposta apresentada, devendo ser observados os seguintes parmetros: 7.1 - PROPOSTA PARA ELABORAO DE ESTUDOS E PROJETOS Quando se tratar de proposta para elaborao de estudos e projetos previstos no item 6.1, o oramento dever considerar todos os custos, diretos e indiretos, necessrios ao desenvolvimento dos trabalhos, observando-se as particularidades de cada um. No sero admitidos nos oramentos custos para aquisio de equipamentos de uso permanente como veculos, microcomputadores etc.

7.2 - PROPOSTA PARA EXECUO DE OBRAS Quando se tratar de proposta para execuo de obras prevista no item 6.2, o oramento dever considerar todos os custos com materiais, equipamentos, mo de obra e servios necessrios sua execuo, devendo ser observado o seguinte: I. Prever, quando for o caso, recursos para elaborao do projeto executivo; II. Prever custos destinados elaborao de cadastro tcnico (as built), a ser apresentado aps a concluso da implantao do sistema; III. Na composio dos investimentos devero ser previstos, quando for o caso, recursos para contratao de empresa supervisora para acompanhamento das obras. No ser admitido o desenvolvimento de planos, estudos, projetos e superviso por meio de contrato com a empresa construtora.

8 - CONTATOS
Ministrio da Integrao Nacional Esplanada dos Ministrios, bloco E, 9 andar, sala 900 CEP 70.062-900 - Braslia - DF Telefone: (61) 3414-5828 FAX: (61) 3414-5493 Internet: http://www.mi.gov.br

14

MANUAL PARA APRESENTAO DE PROPOSTAS

9 - ANEXOS
ANEXO 1 - DIRETRIZES PARA ELABORAO DO PLANO DE MANEJO SUSTENTVEL DE GUAS PLUVIAIS ANEXO 2 - GLOSSRIO DE TERMOS TCNICOS

15

PROGRAMA DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL

ANEXO 1 DIRETRIZES PARA ELABORAO DO PLANO DE MANEJO SUSTENTVEL DE GUAS PLUVIAIS 1 - PRINCPIOS DE MANEJO SUSTENTVEL DAS GUAS PLUVIAIS
Este anexo apresenta os princpios que regem as iniciativas apoiadas pela Unio, relativas melhoria, ampliao e implantao de sistemas municipais de guas pluviais. Os princpios adotados tm como fundamento o conceito de desenvolvimento urbano de baixo impacto, que se traduz em solues ambientais e sociais mais eficazes e mais econmicas quando comparadas s solues tradicionais de drenagem urbana. Este conceito consiste na preservao do ciclo hidrolgico natural a partir da reduo do escoamento superficial adicional, gerado pelas alteraes da superfcie do solo decorrentes do desenvolvimento urbano, e da induo infiltrao da gua. As tcnicas utilizadas so diferentes das utilizadas pela engenharia convencional que privilegiam o afastamento rpido das guas pluviais. O controle do escoamento superficial realizado o mais prximo possvel do local onde a precipitao atinge o solo (controle de escoamento na fonte). A reduo do escoamento acontece pela infiltrao do excesso de gua no subsolo, pela evaporao e pela evapotranspirao que devolvem parte da gua para a atmosfera. Pelo armazenamento temporrio da gua, possibilita-se a infiltrao e a recarga do solo, o aumento do tempo de concentrao e um descarte lento aps a chuva, ou ainda o uso especfico desta gua armazenada. O resultado que a rea alterada passa a ter um comportamento similar s condies hidrolgicas de pr-desenvolvimento antrpico, significando maior tempo de deteno, menor escoamento superficial, menores nveis de eroso e de poluio das guas e, consequentemente, menores investimentos para a mitigao de impactos jusante.

2 - PLANO SUSTENTVEL DE MANEJO DE GUAS PLUVIAIS


Ao requerer recursos da Unio para aes de melhoria do sistema de guas pluviais, o proponente dever apresentar um plano de manejo de guas pluviais para o seu municpio, considerando a bacia hidrogrfica como unidade de planejamento e gesto. Com esse procedimento, pretende-se assegurar que a ao proposta tenha sido planejada dentro do contexto das polticas pblicas regionais, apresentando indicaes de desenvolvimento territorial sustentvel. 16

MANUAL PARA APRESENTAO DE PROPOSTAS A simples canalizao de um trecho de crrego, por exemplo, poder reduzir os riscos de inundao de uma determinada rea por certo tempo. Entretanto, essa soluo causar srios impactos. A acelerao do escoamento agravar as inundaes jusante, aumentar o transporte de resduos slidos que se acumularo nos trechos de menor velocidade, aumentando assim a eroso no trecho subsequente quele j canalizado. A sensao de segurana provocada pela obra atrair a populao e as atividades econmicas para as reas mais prximas ao crrego, reduzindo o espao natural das enchentes. Alm disso, se juntamente com a obra no houver o controle da impermeabilizao da bacia, as vazes aumentaro gradativamente at que a capacidade do canal seja superada. Para contornar esses impactos, dentro dessa mesma viso tradicional, amplia-se mais ainda a capacidade e a extenso do trecho canalizado, instalando-se a um crculo vicioso que levar necessidade de investimentos cada vez maiores para solucionar um problema que poderia ter sido evitado na origem com medidas de controle na fonte e medidas no estruturais. O plano de guas pluviais uma ferramenta de planejamento que possibilita implantar solues efetivas que trazem ao municpio benefcios tangveis e duradouros. No desenvolvimento do plano de guas pluviais devero ser considerados os objetivos, os princpios e as atividades listados a seguir: 2.1 - OBJETIVOS O plano de manejo de guas pluviais tem como finalidade dotar o municpio de um programa de medidas de controle estruturais e no estruturais com os seguintes objetivos bsicos: I. Reduzir os prejuzos decorrentes das inundaes; II. Melhorar as condies de sade da populao e do meio ambiente urbano dentro de princpios econmicos, sociais e ambientais; III. Planejar os mecanismos de gesto urbana para a preveno e o manejo sustentvel das guas pluviais e da rede hidrogrfica do municpio; IV. Planejar a distribuio da gua pluvial no tempo e no espao, com base na tendncia de evoluo da ocupao urbana; V. Ordenar a ocupao de reas de risco de inundao por meio de regulamentao; VI. Restituir paulatinamente o ciclo hidrolgico natural, reduzindo ou mitigando os impactos da urbanizao; VII. Formatar um programa de investimentos de curto, mdio e longo prazo que, associado aos benefcios produzidos por esses investimentos, viabilize a obteno de recursos para a implantao das medidas propostas no plano.

17

PROGRAMA DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL 2.2 - PRINCPIOS Numa viso de desenvolvimento urbano sustentvel, os princpios que regem o plano de manejo de guas pluviais so os seguintes: I. Abordagem interdisciplinar e intersetorial no diagnstico e na soluo dos problemas de inundao; II. O plano de guas pluviais um dos componentes do plano de desenvolvimento urbano da cidade, assim como o so o plano diretor, a lei de zoneamento, os planos de esgotos sanitrios, de resduos slidos, virio e de transportes e o cdigo de posturas. A drenagem faz parte da infraestrutura urbana, portanto deve ser planejada em consonncia com os outros sistemas que compem essa infraestrutura, de maneira a permitir as integraes e a evitar interferncias prejudiciais ao conceito de sustentabilidade. O escoamento pluvial no pode ser ampliado pelo desmatamento, compactao e impermeabilizao causados pela ocupao urbana da bacia. Cada empreendimento urbano deve implantar medidas de controle para que a cheia natural no aumente. O plano de guas pluviais tem como unidade de planejamento cada bacia hidrogrfica do municpio em que h necessidade de adoo de medidas para a sustentabilidade. As medidas de controle propostas para uma bacia no devem transferir impactos negativos para outra. Caso isso ocorra, devem ser previstas medidas mitigadoras. O sistema de guas pluviais deve ser integrado ao sistema de saneamento ambiental. O plano deve propor medidas para evitar a carreao do material slido, para seu controle e para a reduo da carga poluente das guas pluviais. Para que os parmetros negativos de escoamento superficial planejados no sejam ampliados, o plano de guas pluviais deve regulamentar a ocupao do territrio por meio do controle das reas de expanso e da limitao do adensamento e da impermeabilizao das reas ocupadas. A regulamentao da ocupao deve ser elaborada considerando-se cada bacia hidrogrfica como um todo, no se limitando a reas isoladas. O controle de inundaes um processo permanente. No basta legislar, regulamentar e construir obras de proteo. Faz-se necessria a ateno s violaes potenciais das propostas do plano. Por isso recomendvel que: a) Nenhuma rea de risco seja desapropriada ou desocupada sem que seja utilizada ou tenha sua destinao regularizada imediatamente pelo poder pblico, de maneira a ficar livre de ocupao; b) A comunidade participe da elaborao do plano para que possa compreender seu funcionamento, perceber seus benefcios e colaborar com suas sugestes, e assim, empenhar-se pela sua plena realizao;

18

MANUAL PARA APRESENTAO DE PROPOSTAS c) Os tcnicos, as associaes comunitrias e as entidades definidas como responsveis pela gesto das medidas propostas, pela manuteno e operao das obras devem participar ativamente da elaborao do plano. , tambm, recomendvel que esses responsveis passem por um processo de capacitao orientado ao manejo e conservao dos componentes dos sistemas das guas pluviais urbanas dentro das propostas do plano; d) Seja desenvolvido um trabalho de divulgao voltado para os profissionais locais que atuam nas diversas reas afetadas pelo plano, tais como engenheiros, arquitetos, urbanistas, paisagistas, gelogos, agrnomos, administradores pblicos, incorporadores, empreendedores e educadores ambientais; e) Seja desenvolvido, junto populao, um trabalho de educao ambiental orientado para o tema das guas urbanas. 2.3 - ATIVIDADES SUGERIDAS A ttulo de orientao, so sugeridas as seguintes atividades para a elaborao do plano de manejo de guas pluviais: I. Preparao das bases cartogrficas a) Uma base cartogrfica atualizada e confivel fator essencial para que a elaborao do plano tenha eficcia; b) Os dados e informaes coletadas, bem como os produtos gerados nas demais atividades, quando justificveis, devero ser armazenados e tratados em bancos de dados georreferenciados; c) A cartografia bsica preparada para o mapeamento dos diversos temas que sero abordados na elaborao do plano de guas pluviais; d) recomendvel que sejam utilizadas aerofotografias e imagens de satlite georreferenciadas. II. Levantamento de dados e informaes a) Cadastramento de todos os sistemas de drenagem tradicionais existentes, sustentveis e naturais; b) Levantamento dos dados pluviomtricos de postos da regio e equaes de chuvas intensas; c) Cadastramento dos reservatrios e lagos artificiais e naturais; d) Levantamento das cartas geolgicas e pedolgicas do municpio; e) Mapeamento dos pontos crticos de inundao; f) Mapeamento dos pontos crticos de instabilidade geotcnica; g) Levantamento dos dados censitrios e mapeamento das densidades demogrficas;

19

PROGRAMA DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL h) Levantamento dos prejuzos causados pelas inundaes populao, s atividades econmicas e administrao pblica; i ) Mapeamento das reas livres que podem ser utilizadas para a implantao de sistemas de deteno, reteno ou retardamento do escoamento; j ) Levantamento de estudos de evoluo populacional existentes; k) Levantamento e mapeamento da legislao municipal, estadual e federal de uso do solo e de preservao ambiental; monitoramento dos indicadores de nveis de cheias, com diversos tempos de recorrncia; l ) Identificao das fontes de recursos para a concretizao das propostas do plano de guas pluviais; m) Caracterizao do atual sistema institucional de gesto das guas pluviais; n) Levantamento de programas de educao ambiental e da participao comunitria em curso; o) Levantamento das organizaes sociais e comunitrias, entidades de classe e demais agentes potencialmente participantes da elaborao do plano de guas pluviais; p) Levantamento e avaliao de planos, projetos e sistemas j existentes ou em desenvolvimento, que tenham alguma interface com o sistema de drenagem; q) Levantamento de reas de interesse histrico, cultural, ambiental, tnico e arqueolgico. III. Formulao de cenrios Nesta atividade so formulados os cenrios que possibilitaro avaliar a eficincia das medidas de controle propostas, otimizar as solues e fornecer elementos para o programa de manejo de guas pluviais, produzido na fase final do plano. Geralmente so estudados os cenrios descritos abaixo. No entanto, podero ser propostos outros cenrios que possam contribuir para o aprimoramento do plano: a) Cenrio atual, no qual estudado o impacto da urbanizao atual sobre o sistema de drenagem existente; b) Cenrio tendencial, no qual estudado o impacto da urbanizao futura sobre o sistema de drenagem existente; c) Cenrios alternativos de planejamento, no qual so representados os efeitos das diversas alternativas de controle estudadas no plano de guas pluviais; d) Cenrio proposto que, dentre os cenrios alternativos de planejamento, o que apresenta maior eficincia quando considerados os critrios de melhor relao custo/benefcio, menor impacto ambiental e sustentabilidade operacional.

20

MANUAL PARA APRESENTAO DE PROPOSTAS IV. Diagnstico e prognstico das inundaes Nesta atividade estudado o impacto da urbanizao atual e futura sobre o sistema de drenagem existente (cenrio atual e cenrio tendencial). O diagnstico deve apontar as causas das inundaes, abrangendo reas de risco, contornos e cotas das linhas de inundao, trechos crticos, singularidades do sistema, eventos pluviomtricos crticos e custos dos prejuzos causados pelas inundaes. O diagnstico deve apresentar a anlise da legislao de uso e ocupao do solo em vigor, do sistema atual de gesto da drenagem, identificando as posturas legais mais impactantes e os gargalos institucionais. O prognstico deve mostrar o comportamento futuro das inundaes caso no haja a implantao das propostas do plano de guas pluviais. V. Otimizao das medidas estruturais de controle Para o estudo das medidas estruturais e sua otimizao so utilizados modelos matemticos de simulao. A modelagem abrange os trechos crticos identificados no diagnstico e no prognstico. O plano deve propor medidas de controle no estruturais para as reas com baixo ndice de urbanizao ou ainda no urbanizadas. Como resultado desta atividade fica definido o cenrio proposto com o dimensionamento das obras a serem implantadas por sub bacia de planejamento. VI. Anteprojetos das medidas estruturais de controle O nvel de detalhamento dos anteprojetos compatvel com o nvel de planejamento. Esses anteprojetos so utilizados para a previso de reas a serem reservadas para as medidas de controle, as quais devero ser includas nas medidas no estruturais, como as de uso pblico prioritrio e para a elaborao de oramentos estimativos que servem de referncia para o planejamento da implantao dessas medidas. VII. Proposio de medidas de controle no estruturais As medidas de controle no estruturais so apresentadas tanto para as reas urbanizadas como para as ainda no urbanizadas. Englobam propostas para: a) Controle do uso e da ocupao do solo a ser incorporado pelo plano diretor do municpio, incluindo o zoneamento das reas de risco e a reduo da impermeabilizao do solo; b) Reformulao do sistema de gesto, considerando as caractersticas do sistema proposto; c) Obteno de recursos por meio de repasses, financiamentos e tributao especfica;

21

PROGRAMA DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL d) Legislao voltada para o manejo das guas pluviais e controle de impactos decorrentes do desenvolvimento municipal; e) Bases para um programa de educao ambiental, contemplando a comunicao, a mobilizao, a participao e a capacitao comunitria; f ) Criao de parques lineares e reas de amortecimento ao longo das vrzeas de inundao natural ainda no ocupadas; g) Criao de parques e reas de proteo e preservao nas cabeceiras dos rios principais para sua proteo contra assoreamento e proteo da qualidade da gua; h) Outras propostas pertinentes. VIII. Anlise custo/benefcio As anlises custo/benefcio sero desenvolvidas para auxiliar a seleo de alternativas e para instrumentalizar os processos de obteno de recursos. IX. Elaborao do programa municipal de manejo de guas pluviais O Programa municipal de drenagem elaborado dentro dos princpios e objetivos do plano diretor. o instrumento de planejamento para a implantao das medidas propostas, sendo fundamental para a definio das atividades prioritrias a serem elencadas com vistas obteno de recursos e concretizao do plano. O programa municipal de manejo de guas pluviais deve conter: a) As medidas emergenciais de curto prazo que podero ser tomadas pela prefeitura para reduo imediata dos riscos de inundao, sem que prejudiquem o planejamento e a implantao das demais medidas propostas; b) Metas e prioridades; c ) Propostas a serem incorporadas pelo plano diretor do municpio e pela lei de zoneamento; d) Proposta para a gesto da implementao do plano com a avaliao do sistema de gesto atual e a definio das entidades que sero envolvidas nas aes previstas; e) Procedimentos para fiscalizao da implantao dos componentes do sistema, aprovao de projetos, operao e manuteno do sistema de manejo de guas pluviais e reas de risco, e fiscalizao do conjunto das atividades; f ) Indicadores para avaliao de resultados intermedirios de cada etapa e dos finalsticos do programa; g) Definio das fontes de recursos; h) Etapas de implantao das medidas de controle, de definio da sequncia de aes no tempo e no espao, relacionadas com o plano de cada sub bacia, e de definio do cronograma fsico e financeiro;

22

MANUAL PARA APRESENTAO DE PROPOSTAS i) Avaliao dos benefcios esperados de cada etapa do programa; j) Programas complementares de mdio e longo prazo abrangendo: a complementao do cadastro da rede de drenagem; o monitoramento e os estudos complementares necessrios ao aprimoramento; o detalhamento do plano; a manuteno, fiscalizao e divulgao; a interao com a comunidade e a educao. X. Elaborao de manual de manejo das guas pluviais urbanas O manual tem como funo orientar os profissionais da prefeitura, prestadores de servios e empreendedores que atuam no planejamento de projetos de drenagem de guas pluviais, no planejamento urbanstico e na aprovao de novos empreendimentos. O manual deve estabelecer critrios de planejamento e controle dos projetos, abordando, entre outros, os seguintes assuntos: a) Variveis hidrolgicas regionalizadas para projetos de drenagem urbana; b) Elementos hidrulicos para o projeto de estruturas de controle; c ) Critrios para a avaliao e controle dos impactos do desenvolvimento urbano sobre o sistema de drenagem; d) Critrios para o controle da qualidade da gua pluvial; e) Legislao e regulamentao associada.

23

PROGRAMA DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL

ANEXO 2 GLOSSRIO DE TERMOS TCNICOS


1 - ADEQUAO DE CANAIS PARA RETARDAMENTO DO ESCOAMENTO Consiste em intervenes na calha de canais com a finalidade de reduzir a velocidade do escoamento, retardando os picos de cheia e reduzindo os riscos de inundao jusante. Este tipo de interveno inclui as seguintes obras: a) Soleiras submersas: barramentos instalados abaixo da linha de gua que promovem a elevao do nvel de gua; b) Degraus: estruturas que reduzem a declividade de um canal; c ) Aumento da rugosidade do revestimento; d) Ampliao da seo e reduo da declividade. 2 - BACIAS DE CONTENO DE SEDIMENTOS So reservatrios ou tanques implantados em pontos estratgicos do sistema de drenagem (geralmente nos pontos de quebra de greide ou de inflexo de declividade) que, por meio da reduo da velocidade de escoamento, promovem a sedimentao dos slidos suspensos nas guas pluviais. 3 - BANHADOS CONSTRUDOS (WETLANDS) Wetlands so zonas de transio situadas no trajeto das guas que escoam por uma bacia entre as regies mais altas e os talvegues. Incluem pradarias midas, mangues, pntanos, charcos e vrzeas. As wetlands abrigam flora e fauna tpicas de solos inundados ou saturados, favorecendo, por isso, o desenvolvimento de um rico ecossistema. Elas funcionam como uma espcie de filtro natural, retendo e transformando sedimentos, absorvendo nutrientes e purificando a gua. Este processo o resultado de dezenas de transformaes fsicas e biolgicas, incluindo sedimentao, absoro, adsoro, mineralizao e transformaes microbiolgicas. Os processos naturais de tratamento em wetlands so movidos pelas energias solar e elica. Para muitos poluentes, a capacidade de tratamento renovada continuamente, o que faz com que funcionem como sistemas ecolgicos praticamente autossustentveis, exigindo pouca manuteno. As wetlands construdas podem ter capacidade de assimilao de poluentes igual ou maior que as naturais. Alm disso, funcionam como bacias de reteno e de infiltrao, reduzindo as vazes e os volumes de cheia. Entre as principais funes das wetlands, destacam-se: a) Tratamento de efluentes secundrios ou de guas poludas do sistema de drenagem, promovendo a melhoria da qualidade da gua dos corpos hdricos jusante; 24

MANUAL PARA APRESENTAO DE PROPOSTAS b) Controle de cheias; c ) Aumento da recarga do aqufero; d) Restaurao de ecossistemas naturais; e) Criao de reas verdes e de contemplao; f ) Promoo de educao ambiental por meio de visitas monitoradas. Alm dessas finalidades, a implantao de wetlands uma maneira eficiente de ocupar regies que sofrem forte presso da expanso urbana. 4 - CANALIZAO DE CRREGOS QUANDO ASSOCIADA A OBRAS E AES NO ESTRUTURAIS QUE PRIORIZAM A RETENO, O RETARDAMENTO E A INFILTRAO DE GUAS PLUVIAIS Da mesma forma que os sistemas de galerias, a canalizao de crregos pode causar a transferncia de inundaes para jusante alm de outros impactos negativos, sendo, portanto, necessrias medidas mitigadoras que reduzam esses impactos. 5 - CONTENO DE ENCOSTAS INSTVEIS Consiste em obras de recuperao e estabilizao de encostas desestabilizadas pela ao das guas pluviais. Abrange retaludamento, revestimento de taludes, muros de arrimo e readequao do sistema de drenagem na rea de interveno. 6 - CONTROLE DE ENCHENTES E EROSES PROVOCADAS PELOS EFEITOS DA DINMICA MARTIMA NA ZONA COSTEIRA, INCLUINDO: CONSTRUES DE ESPIGES, QUEBRA-MARES, MUROS DE PROTEO E DIQUES DE CONTENO Compreende obras destinadas a controlar eroses, inundaes e assoreamentos na zona costeira, fenmenos causados pelo efeito da dinmica martima, apresentando, entre outros, os seguintes tipos de intervenes: a) ALIMENTAO ARTIFICIAL DAS PRAIAS Diferente das obras anteriores, esta interveno tem por finalidade corrigir o dficit sedimentar da praia e consiste na injeo de areia para estabelecer o perfil de equilbrio, sem perturbar os processos naturais atuantes no litoral. As intervenes na zona costeira devero ser precedidas de estudos que avaliem os aspectos tcnicos da dinmica martima, de forma a no comprometer ou alterar outras reas pelos efeitos das intervenes, bem como, os aspectos ambientais inerentes. b) ESPIGES So obras dispostas de forma mais ou menos perpendicular linha de costa, com o objetivo de reter o sedimento transportado pela corrente de deriva litornea. O projeto para a instalao de espiges deve ser criteriosamente estudado com anlise de todas as condies ambientais, devendo ser assegurada sua manuteno.

25

PROGRAMA DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL Esse tipo de interveno recomendado para as reas que apresentam um grande volume de transporte de sedimentos. Nesse caso, os espiges podem estabilizar trechos de praias que passam a apresentar um aspecto segmentado em compartimentos adequados. c) MUROS DE PROTEO So obras geralmente dispostas paralelamente linha da costa, muitas vezes associadas a enrocamentos, destinadas a proteger construes instaladas muito prximas ao mar do ataque frontal das ondas, . d) QUEBRA-MARES So obras longitudinais em relao linha da costa, que diferem dos muros de proteo, na medida em que so implantadas a certa distncia da praia. Os quebra-mares tm, geralmente, perfil trapezoidal, construdos com material de grande tamanho (blocos de rocha, concreto, tetrpodes etc.) e tm como objetivo principal quebrar as ondas antes que elas atinjam a praia, reduzindo o efeito das ressacas. 7 - DESASSOREAMENTO DE RIOS E CANAIS Obras de limpeza e remoo de sedimentos acumulados para o aumento da capacidade de escoamento. O projeto das obras de desassoreamento deve cuidar para que no haja desestabilizao das margens, devendo ser precedido de estudos de controle dos impactos jusante decorrentes do aumento da capacidade hidrulica do rio ou canal. 8 - DISSIPADORES DE ENERGIA So estruturas que tm como finalidade a reduo da energia do escoamento para proteger contra a eroso, os trechos jusante daqueles j canalizados. Os dissipadores de energia so recomendados nos seguintes casos: a) Desemboque de galerias, canaletas, bueiros, escadas hidrulicas e canais naturais em rios ou crregos; b) Transio entre trechos canalizados e no canalizados; c) Em todos os demais casos onde houver risco de eroso por alterao no regime antecedente de escoamento. 9 - PARQUE ISOLADO ASSOCIADO A RESERVATRIO DE AMORTECIMENTO DE CHEIAS OU REA PARA INFILTRAO DE GUAS PLUVIAIS Trata-se de um parque situado em posio estratgica na bacia hidrogrfica, que tem como finalidade aumentar a rea permevel e amortecer as vazes de cheias, reduzindo a necessidade de ampliao da capacidade do sistema de drenagem jusante. O parque isolado deve ser concebido de modo a promover a infiltrao das guas de chuva e contar com lagos que, alm da funo ornamental, devem ser projetados para amortecer o escoamento. 26

MANUAL PARA APRESENTAO DE PROPOSTAS Assim como os parques lineares, os parques isolados possuem mltiplas funes: ampliao da rea verde, aproveitamento de reas passveis de invaso, recarga do aqufero subterrneo e preservao de rea de contemplao e lazer para a populao. 10 - PARQUE LINEAR RIBEIRINHO Parque implantado em uma faixa ao longo de um rio, crrego ou canal, na zona de amortecimento ou transio. Tem mltiplas funes, sendo a principal delas a de proteger a zona ribeirinha contra ocupaes irregulares que possam vir a confinar o corpo de gua e reduzir a largura da rea destinada inundao. Dentre as funes que um parque linear pode ter, destacam-se a restaurao de vrzeas, proteo das margens contra eroso, recomposio da vegetao ciliar, reduo da velocidade de escoamento com a reduo dos picos de cheias, reduo da poluio difusa, criao de rea de lazer e incremento da rea verde. Recomenda-se que os parques lineares abranjam as reas de preservao permanente (APP), conforme estabelecido pela Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965, e as disposies complementares. 11 - RECOMPOSIO DE VEGETAO CILIAR Consiste na recuperao da vegetao ao longo da faixa de APP quando a vegetao tiver sido removida por ao antrpica. A recomposio poder ser feita por meio do plantio de espcies originais da regio ou pelo isolamento da rea aps a remoo das espcies exticas, para que a vegetao se recomponha naturalmente. 12 - RENATURALIZAO DE RIOS OU CRREGOS Trata-se de tcnica ainda pouco utilizada no Brasil, mas muito difundida em outros pases. Pode ser aplicada em conjunto com a implantao de parques lineares e consiste na promoo das condies necessrias para que o curso de gua recupere suas condies naturais. Os benefcios principais alcanados com essa tcnica so a reduo dos picos de cheia, a diminuio dos processos erosivos, a melhoria da qualidade da gua e o restabelecimento do ecossistema. 13 - RESERVATRIO DE AMORTECIMENTO DE CHEIAS uma estrutura que acumula temporariamente as guas pluviais com a funo de amortecer as vazes de cheias e reduzir os riscos de inundaes jusante. De acordo com seu posicionamento em relao ao canal que contribui para seu abastecimento, os reservatrios de amortecimento podem ser em linha ou lateral. O reservatrio em linha posicionado ao longo do canal. Possui uma estrutura de barramento dotada de um descarregador de fundo e de extravasor.

27

PROGRAMA DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSO MARTIMA E FLUVIAL A capacidade do descarregador limitada capacidade do trechso de canal jusante. O extravasor funciona como um dispositivo de segurana para vazes superiores vazo de projeto. O reservatrio lateral implantado ao lado do canal e recebe a vazo excedente por um vertedor lateral. O nvel da soleira do vertedor definido em funo do nvel mximo admitido no canal e suas dimenses so determinadas em funo da vazo excedente a ser lanada no reservatrio. A descarga do reservatrio lateral pode ser feita por gravidade ou por meio de vlvulas de reteno que se abrem quando o nvel do canal baixa. Pode, tambm, ser realizada por bombeamento, quando o nvel do fundo do reservatrio estiver abaixo do nvel do fundo do canal. Quando mantido seco na estiagem, o reservatrio chamado de reservatrio ou bacia de deteno. Quando o reservatrio mantm um volume permanente de gua chamado de reservatrio ou bacia de reteno. 14 - RESTAURAO DE REAS MIDAS So obras que visam recompor as reas de inundao natural de rios e crregos. Podem ser associadas aos parques lineares e se aplicam geralmente s reas ribeirinhas alteradas, ainda no densamente ocupadas. A restaurao de reas midas importante para restabelecer as reas naturais de inundao, com efeitos positivos na reduo das inundaes jusante e das cargas poluidoras de fontes difusas e na restaurao do ecossistema ribeirinho. 15 - RESTAURAO DE MARGENS Refere-se estabilizao e recomposio de margens de rios e canais rompidas pelo efeito da eroso, piping, sobrecarga de macio, colapso de estruturas de conteno, dentre outros motivos. Os servios de restaurao de margens incluem retaludamento, recuperao da vegetao, revestimento e estruturas de conteno. Dever ser dada preferncia a solues que no envolvam estruturas pesadas. Sempre que for vivel, devero ser utilizadas tcnicas que procurem recompor as condies naturais do corpo de gua. 16 - SISTEMA DE GALERIAS DE GUAS PLUVIAIS QUANDO ASSOCIADO A OBRAS OU AES NO ESTRUTURAIS QUE PRIORIZEM A RETENO, O RETARDAMENTO E A INFILTRAO DESSAS GUAS Os sistemas convencionais de galerias de guas pluviais, embora reduzam as inundaes das reas onde so implantados, tm a propriedade de acelerar e concentrar o escoamento. Como consequncia, provocam impactos negativos jusante, transferindo as inundaes para a mesma e acelerando os processos de eroso. 28

MANUAL PARA APRESENTAO DE PROPOSTAS Para compensar esse efeito, sistemas de galerias devem ser implantados em conjunto com outras medidas de controle, estruturais e no estruturais, que promovam a reteno, o retardamento e a infiltrao das guas pluviais e que mitiguem os impactos negativos. 17 - SISTEMA PARA REUSO DAS GUAS PLUVIAIS So sistemas que permitem a reutilizao das guas pluviais armazenadas em reservatrios de amortecimento ou microrreservatrios. As utilizaes tpicas so: lavagem de pisos, rega de jardins, bacias sanitrias, circuitos industriais de refrigerao e outros usos que no exijam a utilizao de gua potvel. Para o reuso das guas pluviais recomendvel um pr-tratamento, cuja capacidade de remoo de poluentes deve ser estabelecida a partir da qualidade das guas utilizadas e da qualidade requerida pelo uso.

29

You might also like