You are on page 1of 7

1. Diferencie, com exemplos, um bem privado de um bem pblico.

Bem privado aquele que possui duas caractersticas principais em seu consumo: rivalidade e excluso. Isso quer dizer que uma pessoa, ao consumir um bem privado, exclui outra pessoa de consumilo e os benefcios deste consumo so exclusivos daquele consumidor. Bem pblico aquele em que o consumo no-rival e no excludente, ou seja, no se pode evitar o compartilhamento de seu consumo. 2. O que significa em Economia a expresso ceteris paribus e para que serve? Expresso em latim que significa "todo o resto constante", na economia implica que, em uma anlise de mercado, por exemplo, apenas um fator considerado e todas as outras variveis relacionadas so mantidas constantes, sem interferir naquilo que se est analisando. 3. Quais as principais variveis que definem uma funo de demanda e de oferta respectivamente? Demanda: definida pela riqueza e a renda do consumidor, os preos dos produtos relacionados (substitutos e complementos), preferncias e expectativas de preo. Oferta: modelada em funo do preo, mas influenciada por muitas outras variveis, como as quantidades de bens que o produtor est disposto e apto a trazer ao mercado. Ou variveis potenciais, como tecnologia de produo, preos de insumos, impostos e subsdios e as expectativas de preo. 4. Por que o preo da demanda ou a disposio pagar considerado uma medida de benefcio marginal do consumidor? Porque este valor que vai mensurar o quanto ele precisou para consumir uma unidade a mais do bem e consequentemente o benefcio que este consumo lhe trouxe. 5. Por que as empresas precisam elevar o preo de cada unidade extra produzida? Devido a relao custo marginal (CM), razo entre a variao do custo total e a variao da quantidade produzida, que o custo adicional para se produzir uma unidade adicional do bem. Conforme a quantidade produzida aumenta o CM vai aumentar tambm.Implicando na elevao do preo de cada unidade extra produzida, sustentando uma relao positiva preo/quantidade. 6. Suponha que Qd = 200 4P e Qs = 100 descrevam a demanda e a oferta de mercado em um mercado desconhecido: a. Encontre algebricamente o preo e a quantidade de equilbrio. b. Quais as funes inversas da demanda e da oferta respectivamente? c. Trace o grfico que representa o mercado em equilbrio. d. O que incomum sobre esse mercado? e. D um exemplo de um bem ou servio que possa ser caracterizado dessa maneira.

8. Dada a tabela abaixo para um mercado de concorrncia perfeita: Produo e vendas (por dia) Custo Total (CT) - em R$ 1,00Preo unitrio de mercado (P) em R$ 1,00
Produo e vendas (por dia) (Q) Custo Total (CT) Preo unitrio de mercado (P) Receita Total Lucro Total Custo Marginal (CM) Receita Marginal (MR)

0 10,00 5,00 0,00 -10,00 0,00 0,00 1 15,00 5,00 5,00 -10,00 5,00 5,00 2 18,00 5,00 10,00 -8,00 3,00 5,00 3 20,00 5,00 15,00 -5,00 2,00 5,00 4 21,00 5,00 20,00 -1,00 1,00 5,00 5 23,00 5,00 25,00 2,00 2,00 5,00 6 26,00 5,00 30,00 4,00 3,00 5,00 7 30,00 5,00 35,00 5,00 4,00 5,00 8 35,00 5,00 40,00 5,00 5,00 5,00 9 41,00 5,00 45,00 4,00 6,00 5,00 10 48,00 5,00 50,00 2,00 7,00 5,00 11 56,00 5,00 55,00 -1,00 8,00 5,00 a) Completar a tabela com os valores da Receita Total, do Lucro Total, do Custo Marginal e da Receita Marginal. b) Qual a produo em que o lucro mximo? Quando se produz 1 unidade do bem ou 8 unidades. 10. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso(F): a) O bem-estar da sociedade medido pela diferena entre os excedentes do consumidor e do produtor, que maximizado quando a eficincia alocativa alcanada. (f) b) A perda lquida do bem-estar para a sociedade mede a mudana lquida de excedentes do consumidor e do produtor causada por um distrbio de mercado alocativamente ineficiente. (v) c) Em concorrncia perfeita, o lucro mximo ocorre quando RM=CM, o que equivale a dizer que o lucro marginal igual a zero. (f) d) Eficincia tcnica surge quando um mnimo de recursos utilizado para atingir um dado nvel de produo. (v)

12. Busque na web informaes recentes sobre a importncia das questes ambientais como varivel de deciso de demanda do consumidor argumente, com um exemplo, como as preocupaes ambientais tem claramente afetado os hbitos de compra dos consumidores. Apesar do conceito de sustentabilidade, para grande parte das pessoas, no ser muito claro, muitos se preocupam com vrios fatores socioambientais na escolha de seus produtos, como embalagem reciclvel, produto biodegradvel entre outros. Um bom exemplo o marketing verde, o qual vem sendo cada vez mais explorado pelas empresas a fim de conquistar seus consumidores, que uma maneira de expor alguma relao entre o meio ambiente, a empresa e o consumidor, ou seja, mostrar que um produto ou servio ecologicamente correto e tambm mais saudvel, pois reduzem os danos ambientais, fazendo com que a qualidade de vida das pessoas, direta ou indiretamente, apresente melhorias. 13. Busque na web informaes recentes, com um exemplo, que apontem que as empresas esto percebendo que os lucros e a responsabilidade ambiental no precisam ser mutuamente excludentes.

Com o apelo ambiental cada vez mais consolidado e presente no cotidiano das pessoas, as empresas tem procurado satisfazer estes " requisitos ambientais de consumo", alm de terem atentado que ao atender estes requisitos no necessariamente teriam sua lucratividade comprometida de alguma maneira, podendo, ao invs, at mesmo aument-la. Uma prova disso so as certificaes de qualidade ambiental, como ISO 14001, LEED, entre outras, as empresas buscam obt-las, pois sabem que estes consolidam sua conduta ambientalmente correta e aumentam a segurana de consumidores que procuram por estes tipos de produtos.

14. Caracterize um modelo de mercado competitivo (concorrncia perfeita). o mercado em que nenhum participante tem poder suficiente para definir o preo de um produto homogneo. No entanto as condies para a concorrncia perfeita so restritas, a competio perfeita serve apenas como ponto de referncia para avaliar mercados de concorrncia imperfeita no mbito prtico. 16. Explique o que o peso morto (perda lquida de bem-estar para a sociedade) e porque ele surge em uma poltica de preos que force preos de mercado acima do Custo Marginal (CM) de produzi-los. Peso morto a perda lquida do excedente do consumidor e do produtor, e o aumento de preo surge devido a um evento que provoca uma ineficincia alocativa, apesar de o montante se manter dentro do mercado.

17. O que mercado? Mercado o mbito no qual agentes econmicos promovem a troca de bens por uma unidade monetria ou por outros bens e buscam se equilibrar na lei da oferta e demanda.

18. Qual o propsito do modelo de oferta e demanda? A lei da oferta e demanda estabelece uma relao entre a oferta e a procura de um produto, podendo a partir de sua analise estabelecer o comportamento de consumidores de determinado bem ou servio a partir de preo e quantidade oferecida do mesmo. 19. Qual o critrio econmico de eficincia? Baseado em duas referncias: Eficincia Alocativa: trata da alocao de recursos entre usos alternativos; Eficincia Tcnica: trata da economia de recursos na produo. 20. Como se mede o bem-estar social no mercado? O modelo de oferta e demanda fornece dados para a anlise de dois conceitos: excedente do consumidor e excedente do produtor. Comparando estes dois parmetros, antes e depois de uma mudana ocorrida no mercado, obtm-se, quantitativamente, como a sociedade foi afetada. 21. Pesquise na internet sobre a termo "economia verde". a) Qual a sua definio?

Pode ser considerada um conjunto de aes e ou processos adotados na produo de bens e servios que promovam a sustentabilidade econmica, ambiental e social. b) Quais as suas controvrsias? Pode se considerar as maiores controvrsias na economia verde, diferenciar efetivamente o que realmente economia verde e o que no passa de marketing, viabilidade econmica de sua implantao levando em considerao as possibilidades de aumento de custos, reduo de lucratividade e ou aumento de preos ao consumidor.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA

ATIVIDADE ECONOMIA n 2

ALUNO: LUCAS DE SOUZA OLIVEIRA BACHARELADO EM CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS

You might also like