You are on page 1of 77

.

DimXpert Ferramenta para dimensionamento geomtrico e tolerncias, com a qual as dimenses e tolerncias para as peas so aplicadas de acordo com requisitos da norma ASME Y14.412003. Para realizar o trabalho de cotagem, o DimXpert utiliza dois mtodos para reconhecer os recursos: Reconhecimento dos recursos do modelo Reconhecimento topolgico (geomtrico) Reconhecimento dos recursos do modelo O benefcio desta forma de reconhecimento est no fato de os recursos reconhecidos serem atualizados caso seja modificado o modelo, especialmente ao acrescentar recursos. O DimXpert reconhece os seguintes recursos: Ressalto, Cilindro, Furo Simples, Entalhe, Plano, Ranhura, Largura e Cone Reconhecimento topolgico Se o Reconhecimento dos recursos do modelo falhar em reconhecer os recursos, o DimXpert pode utilizar o Reconhecimento topolgico. A vantagem do Reconhecimento topolgico que este reconhece recursos manufaturados, tais como rasgos, rebaixos e aberturas. O Reconhecimento topolgico utilizado, exclusivamente, para recursos de corpos importados. Ele se atualiza com as alteraes no modelo, porm no acrescenta novas cotas em recursos de padro.

Utilizando o DimXpert Desenhar uma pea, conforme imagem ao lado (Retngulo de 80 x 50 mm, com 4 furos dimetro 10 mm)

Antes de se iniciar o trabalho de cotagem manual, configura-se o recurso Ferramentas Propriedades DimXpert Geomtrica. DimXpert / do / Marcar Opes documento a em: / /

Tolerncia opo

Criar dimenses bsicas.

Demais podem DimXpert.

configuraes ser feitas

tambm de

dentro

Para

inserir

manualmente e

as

dimenses

tolerncias

geomtricas, na Guia DimXpert, seleciona-se a opo Referncia Primria e, logo aps, selecionase uma face, conforme imagem ao lado. Repete-se o processo para as demais referencias.

Com

Dimenso ao

de

tamanho DimXpert

podemos cotar os furos, conforme imagem lado. reconhece a existncia dos 4 furos.

Com

Dimenso

de

local entre

podemos acrescentar cotas de comprimento, centros, etc distancia

A barra de seleo ajuda selecionar os recursos desejados.

O comando Tolerancia geomtrica permite acrescentar tolerncias geomtricas as geometrias.

Exibir estado da Tolerancia nos mostra, atravs de cores, se a pea esta completamente cotada. Amarelo = Falta dimenses Verde = Com todas as cotas necessrias Vermelho Conforme de Esquema de dimenso automtica permite cotar automaticamente a pea. = a Cotas imagem a mais abaixo, ou (desnecessrias) precisamos definir se o processo cotagem Prismtico Torneado; em seguida, o tipo de tolerncia e o Dimensionamento padro, Linear ou Polar.

Em lado).

seguida,

as

faces

de

referncia (conforme imagem ao Tambm Escopo (se Todos os Recursos ou somente Recursos Selecionados)... ... e por ultimo, os tipos de recursos que devem ser selecionados automaticamente.

Ao confirmar o comando, as cotas so acrescentadas.

Observao: As cotas do DimXpert podem ser aproveitadas no mdulo de detalhamento (desenho).

DFMXpress uma ferramenta que analisa e verifica a manufaturabilidade dos projetos. Pode se identificar as reas que so difceis de fabricar, dispendiosas ou impossveis de usinar, na etapa inicial do processo do projeto. Dentro de Ferramentas, selecionar DFMXpress...

Verificao de regra Aps escolher um processo: Somente fresa/broca, Tornear com fresa, Chapa metlica ou Molde por injeo... O DFMXpress valida as peas de acordo com as seguintes regras de projeto: Razo profundidade/dimetro do furo: verifica se existem furos muito profundos ou muito estreitos para remoo eficiente de cavaco. Recursos inacessveis: verifica se existem recursos inacessveis, que podem exigir ferramentas especiais de corte ou procedimentos especiais. Regra de tolerncia linear e angular: verifica a existncia de tolerncias restritas que podem no permitir o uso de ferramentas bsicas e/ou parmetros de processo. Fresamento de cantos internos agudos: verifica se os cantos so muito agudos para as operaes de fresamento padro. Furos parciais: verifica se os furos que atravessam os limites da pea esto com determinada porcentagem dentro do material (em relao ao seu eixo). Alvio de furo mandrilado para peas torneadas: verifica se os furos mandrilados cegos tm alvio na extremidade final. Bolso/ranhura profunda: verifica se as ranhuras so muito profundas ou muito finas para fresas padro. Superfcie de entrada/sada de furo: verifica se as superfcies de entrada e sada dos furos de broca so perpendiculares aos seus eixos, de modo que as pontas das brocas no se desviem ou produzam rebarbas irregulares na sada.

Furos com fundo plano: verifica se os furos cegos tm um fundo cnico ao invs de um fundo plano, facilitando a perfurao e o escareamento. Raio de canto mnimo para peas torneadas: verifica se os cantos acomodam ferramentas que tm um raio de ponta grande. Conformar aos tamanhos de broca padro: verifica se os tamanhos dos furos correspondem aos tamanhos de broca padro. Filetes em arestas externas: verifica se esto especificados chanfros em vez de raios para as arestas de limite da face superior. Furo intercepta cavidade: verifica se existem furos de broca que interceptam cavidades.

Diferentes escolhas de Processo de manufatura nos resultam em diferentes verificaes. Aps escolher o processo adequado, clicar em Executar para fazer a analise . Aps executar a anlise, DFMXpress retorna itens aprovados/reprovados, conforme imagem abaixo.

Deteco de interferncia Em uma montagem complexa, poder ser difcil determinar visualmente se os componentes esto com interferncia. Com Deteco de interferncia, possvel identificar todas as interferncias das peas e pode-se configur-las.

Determinar a interferncia entre componentes: Exibir o volume real da interferncia como um volume sombreado. Alterar as configuraes de exibio dos componentes com e sem interferncia para visualiza-la melhor. Optar por ignorar interferncias que se deseja excluir, tais como encaixes de presso, interferncias de componentes de fixao rosqueados, etc... Optar por incluir interferncias entre corpos de uma pea com mltiplos corpos. Optar por tratar uma submontagem como um componente nico, para que as interferncias entre os componentes da submontagem no sejam includas no relatrio. Diferenciar interferncias de coincidncia e padro. Componentes selecionados Componentes a verificar

Exibe os componentes selecionados para verificao de interferncia. Por padro, a montagem de nvel superior exibida, a menos que se tenha configurado outros componentes. Quando se verifica as interferncias em uma montagem, todos os componentes so verificados. Ao selecionar-se um s componente, somente as interferncias que envolvem este componente sero includas no relatrio; ao selecionar-se mais componentes, somente as interferncias entre os componentes selecionados sero includas no relatrio.

Calcular Resultados

Exibe as interferncias detectadas. O volume de cada interferncia exibido direita de cada lista. Quando se configura uma interferncia em Resultados, ela realada em vermelho na rea de grficos. Ignorar/Cancelar ignorar: Clique para alternar o modo da interferncia selecionada. Se uma interferncia estiver definida como Ignorar, permanecer ignorada durante os clculos de interferncia. Consulte Exibir interferncias ignoradas em Opes. Vista de componente: Exibe as interferncias por nome do componente, ao invs do nmero da interferncia. Opes Tratar coincidncia como

interferncia: Relata as entidades coincidentes como interferncias. Exibir interferncias ignoradas: Seleciona-se para exibir as interferncias ignoradas na lista Resultados, cone em cinza. Quando essa opo desmarcada, as interferncias ignoradas no so listadas. Tratar submontagens esta opo, como Quando as componentes: selecionada Componentes sem interferncia Exibe os componentes sem interferncia no modo selecionado: Estrutura de arame

submontagens so tratadas como componentes nicos, portanto, as interferncias entre os componentes da submontagem no so includas no relatrio.

Oculto Transparente Usar atual: Usa as configuraes de exibio atuais da montagem. Verificao de folga/espaamento

Incluir interferncias de pea com mltiplos corpos: Selecionase esse parmetro para relatar as interferncias entre corpos em peas com mltiplos corpos. Tornar transparentes as peas com interferncia: Seleciona-se para exibir os componentes da interferncia selecionada no modo transparente. de Criar pasta de componentes fixao: Separa as

interferncias entre componentes de fixao (como parafuso, porcas, arruelas...) com uma pasta independente em Resultados. A Verificao de espaamento permite verificar a folga entre os componentes selecionados em uma montagem. Verifica a distncia mnima entre os componentes e informa as folgas que no atendem ao valor mnimo aceitvel especificado. Podem-se selecionar componentes inteiros ou faces especficas dos componentes. Podem-se verificar as folgas apenas entre os componentes selecionados, ou entre os componentes e o restante da montagem. Para verificar a folga, clica-se em Verificao de espaamento (barra de ferramentas Montagem) ou em Ferramentas / Verificao de espaamento. Para exibir a falha de folga na rea de grficos, seleciona-se em Resultados no PropertyManager.

Componentes selecionados

Componentes selecionados: Lista entidades selecionadas para a verificao de espaamento. Clica-se em Selecionar componentes ou em Selecionar faces para filtrar o tipo de entidade que voc quer selecionar. Verificar a folga entre: Especifica-se a verificao somente entre as entidades selecionadas ou entre as entidades selecionadas e o restante da montagem. Dica: Em Opes, pode-se selecionar a opo Espaamento mnimo permitido: Os espaamentos menores que ou iguais a esse valor so relatados em Resultados. parmetro menores especificado. Resultados Lista os espaamentos que no atendem aceitvel. na lista. ao O valor valor de mnimo cada um de relata que ignorar iguais. o somente os Esse os valor espaamentos Seleciona-se uma das opes: Itens selecionados Itens selecionados e o restante da montagem

espaamento que falhou aparece Seleciona-se espaamento em Resultados, e ele destacado na rea de grficos.

Ignorar/Cancelar ignorar: Seleciona-se para alternar entre o modo ignorado e no ignorado do espaamento selecionado. Se estiver definido como Ignorar, o

espaamento ser ignorado durante os clculos de espaamentos. Consulte Exibir espaamentos ignorados em Opes. Vista de componente: Lista os espaamentos por nome de componente ao invs de o nmero de espaamento. Opes Exibir espaamentos ignorados: Seleciona-se para exibir os espaamentos ignorados na lista resultados, cones na cor cinza. Quando essa opo desmarcada, os espaamentos ignorados no so listados. Tratar submontagens como componentes: As submontagens so tratadas como componentes nicos, portanto, os espaamentos entre os componentes da submontagem no so marcados. Ignorar espaamento igual ao valor especificado: Relata somente os

espaamentos menores que o valor especificado. Tornar transparentes as peas em estudo: Exibe em modo transparente os componentes cujos espaamentos esto sendo verificados. Criar pasta de componentes de fixao: Separa os espaamentos entre componentes de fixao (como parafusos, porcas, etc.) com uma pasta independente em Resultados. Componentes no envolvidos Usa o modo selecionado para exibir todos os componentes no envolvidos na verificao de espaamentos. Estrutura de arame Oculto Transparente Usar atual: usa as configuraes de exibio atuais da montagem

Alinhamento de Furos O recurso Alinhamento de furos verifica se h furos desalinhados nas montagens. Esta opo baseada nos recursos. O alinhamento dos furos do Assistente de Perfurao, furos simples e recursos de corte cilndrico so verificados. O Alinhamento de Furos no reconhece os furos em corpos derivados, espelhados ou importados. Componentes selecionados Componentes a verificar: Exibe os componentes selecionados para verificao de alinhamento de furos. Por padro, a montagem de nvel superior exibida, a menos que sejam configurados outros componentes. Ao verificar o alinhamento de furos de uma montagem, todos os componentes so verificados. Se selecionar dois ou mais componentes, somente as falhas de alinhamento entre os furos dos componentes selecionados sero includas no relatrio. Desvio de centro de furo: Especifica a distncia mxima entre os centros a ser verificada nos conjuntos de furos. Calcular: Clica-se para verificar o alinhamento de furos.

Resultados Exibe as falhas de alinhamento detectadas e relata o desvio mximo entre os centros de cada conjunto de furos com falha de alinhamento: Selecionar itens para real-los na rea de grficos. Expandir os itens para listar os furos individuais envolvidos na falha de alinhamento. Clicar com o boto direito do mouse nos itens e selecionar Zoom na seleo. Se o Alinhamento de furos reconhecer alguns furos em uma pea, mas detectar que no pode analisar uma parte da pea, esta ser listada em uma pasta denominada Componentes parcialmente analisados em Resultados. Por exemplo, se criar uma pea atravs do recurso de espelhamento com pea que contm furos do Assistente de perfurao, o Alinhamento de furos reconhece que esta pea contm furos, mas no capaz de executar a anlise porque esta contm um corpo espelhado. Neste caso, examina-se a pea e os componentes relacionados manualmente, em busca de furos desalinhados. Sensores Os sensores de monitoram peas e propriedades montagens, selecionadas

alertando quando os valores se desviam dos limites especificados.

Tipos de sensor Os tipos de sensores incluem: Propriedades de massa: Monitora propriedades como Massa, Volume e rea da superfcie.

Medida: Monitora as dimenses selecionadas. Deteco de interferncia: (disponvel somente em montagens): Monitora a montagem para ver se h interferncias entre os componentes selecionados. Dados da simulao: (disponvel em peas e montagens para uso no SolidWorks Simulation): Monitora dados como Tenso, Deformao, Deslocamento, etc. Ao clicar em Adicionar sensor, a caixa de dilogo ao lado mostrada. Em Tipo de sensor, pode-se escolher entre: Dados do Simulation, Propriedades de Massa e Medida. Ao escolher Propriedades de Massa, tm-se mais opes para usar: Ao escolher Medida, seleciona-se a cota desejada. Alerta determina a condio da mensagem e o valor de referncia.

Nota: Para o sensor de Medida, deve-se escolher uma cota dentro do recurso de Esboo ou uma Cota dimensionada atravs do DimXpert No exemplo acima, sabendo que o valor da massa 36.85, colocada uma condio para o sensor, que deve avisar quando o valor ficar abaixo de 35g ou acima de 38g.

Ao efetuar uma alterao na pea, e esta ficar fora do especificado, uma mensagem mostrada.

Componentes inteligentes Criam-se componentes inteligentes a partir dos componentes, cujo uso freqente, e que requerem a adio de recursos diversos ou componentes associados. Exemplos: Um conector com parafusos de montagem, porcas, furos de parafusos e um corte. Um anel de reteno com uma ranhura. Um motor com parafusos e furos de montagem. Quando se torna um componente inteligente, associam-se a ele outros componentes e recursos. Quando se insere o componente inteligente em uma montagem, pode-se escolher se os componentes e recursos associados ao componente sero ou no inseridos. Os seguintes recursos podem ser associados a um componente inteligente: Ressaltos e cortes extrudados. Ressaltos e cortes revolucionados. Furos simples. Furos do Assistente de Perfurao. possvel mapear configuraes do componente inteligente para as configuraes dos componentes e recursos associados. possvel adicionar o autodimensionamento em componentes inteligentes cilndricos. Quando se insere o componente inteligente em um componente cilndrico, o dimetro do componente inteligente se ajusta ao dimetro do componente cilndrico. Criar componentes inteligentes Criam-se os componentes inteligentes em ambiente de montagem. Os seguintes dados so capturados no componente para um Recurso inteligente: Referncias externas aos arquivos dos componentes associados Informaes para criar os recursos associados

Informaes para reconstruir a montagem de definio Aps definir o componente como inteligente, no so mais necessrios os arquivos da montagem de definio ou das peas que contm os recursos associados. Entretanto, ainda so necessrios os arquivos dos componentes associados.

Para compreender melhor como componentes inteligentes funcionam, cria-se primeiro uma pea retangular, de 100 x 60 x 30 mm e salva-se como Chapa.SLDPRT.

Agora, cria-se um pino, conforme as dimenses ao lado, o qual salva-se com o nome de Pino Inteligente.SLDPRT.

Em seguida, criar uma montagem e salv-la com um nome qualquer, por exemplo:

Conjunto de exemplo. SLDASM.

Pode-se, ento, montar o Pino sobre a chapa, sendo que a posio no muito importante; no entanto foram utilizados 15 mm em relao s faces, conforme imagem ao lado:

Aps

montado,

usa-se

tcnica Contexto,

de

Trabalho gerar o para

em um Pino

para

alojamento Inteligente.

Ao observar a imagem ao lado, percebe-se que o furo da cabea maior e o furo do corpo tem o mesmo dimetro que este. Realizado o alojamento para o pino, pode-se dar continuidade para gerar o componente inteligente Para transformar a pea em um componente inteligente, clica-se em Ferramentas / Criar componente inteligente. Para a janela Componentes inteligentes, seleciona-se a pea Pino. A janela de Componentes ficar em branco, pois no h outros componentes envolvidos. Na janela de Recursos esto os furos realizados. Para este exemplo, no ser utlizado o recurso Dimensionar Automaticamente e Tabela do Configurador. Ao confirmar, o Pino Inteligente recebe uma estrela sobre seu cone, mostrando que se tornou inteligente.

Agora, insere-se outro Pino e posiciona-se ao lado do pino existente... Conforme a imagem ao lado, o segundo Pino tem uma estrela destacada.

Ao clicar sobre a estrela, os furos sero inseridos automaticamente, conforme a imagem abaixo. Dentro de Referncias, seleciona-se a face no qual o Pino est montado.

Ao lado, o resultado. Agora, toda vez que se insere o Pino, pode-se ativar, atravs da estrela, a furao, para que esta seja realizada automaticamente.

Ex. 01: Abaixo, uma roda dentada com dimetro do furo para o eixo igual a 18 mm. Tambm h outras duas rodas dentadas, com dimetros do furo para o eixo igual a 15 e 20 mm. O eixo e a chaveta esto configurados e montados na roda dentada. Precisa-se apenas fazer o rasgo da chaveta, aps, tornar eixo, chaveta e rasgo componentes inteligentes.

Antes, porm, observar o eixo. Ele possui trs configuraes, Diam 15, Diam 18 e Diam 20, que correspondem aos dimetros dos furos nos quais monta-se o eixo.

Essa informao ser importante, em virtude dos recursos que sero utilizados para transformar em um Componente inteligente.

Na montagem, realizase a furao e a alocao para inserir a chaveta no sistema de propulso.

A profundidade do corte a ser realizado deve ser maior que a espessura da chaveta e deve ser fixa e inaltervel. O valor utilizado na imagem ao lado de 10 mm de profundidade.

Na imagem ao lado, destaque para o corte da chaveta.

Ao clicar em Criar Componentes inteligentes: Em Componentes inteligentes, seleciona-se o eixo. Em Componentes, seleciona-se a Chaveta. Em Recursos, seleciona-se o Corte realizado no eixo, em contexto.

Observa-se que os demais componentes so temporariamente escondidos para facilitar a seleo.

Dimetro a face do eixo na qual est inserido o alojamento do furo. Devido a esse motivo, restries automticas sero geradas automaticamente. Ao clicar em Tabela do configurador, uma janela informa as configuraes que o eixo possui. Pode-se definir Dimetro mnimo e Dimetro mximo, conforme a imagem abaixo.

Iniciar um novo conjunto, com outra roda dentada, na qual o dimetro do furo seja diferente de 18 mm. Observar que, na imagem ao lado, est sendo utilizada a opo com dimetro de 15 mm

Ao inserir o eixo no furo, este se ajusta ao dimetro do furo automaticamente. Porm, o eixo no est completamente montado.

Necessita-se, ainda, colocar uma restrio de coincidente entre as faces planas do eixo com a roda dentada.

Na imagem acima, o eixo j est montado e devidamente configurado. Sobre a estrela, clica-se para ativar o Componente inteligente. Na imagem abaixo, o eixo montado com a chaveta e o rasgo, para um dimetro de furo para o eixo de 15 mm.

SolidWorks Explorer

O SolidWorks Explorer um programa includo no SolidWorks. O SolidWorks Explorer utilizado para localizar, informar, visualizar e modificar arquivos de peas, montagens e desenhos do SolidWorks, alm de arquivos contidos no site 3DContent Central. Ao clicar sobre um arquivo com o boto direito do mouse, a barra de ferramentas instantnea mostrada. As duas opes em destaque esto relacionadas ao SolidWorks Workgroup, disponveis com o SolidWorks Professional ou Premium. Abrir: Primeira opo, abre um arquivo no programa apropriado com base no tipo de arquivo. O SolidWorks iniciado para peas, montagens e desenhos, caso esteja instalado. Preparar e enviar do SolidWorks: Segunda opo, copia um arquivo do SolidWorks, incluindo as referncias, com opes de adicionar sufixo ou prefixo a cada arquivo de referncia, alm da possibilidade de criar um arquivo compactado. Renomear: Renomeia um arquivo do SolidWorks e atualiza seu local de uso. Substituir: Substitui o arquivo por outro do mesmo tipo. Em uma montagem, todas as instncias do componente so substitudas.

Renomear Ao clicar sobre uma pea com o boto direito do mouse, pode-se renomear um arquivo sem que haja qualquer tipo de erro de referncia nas peas. Ao clicar em Renomear, a caixa de dilogo ao lado exibida: Atualizar local de uso: lista todos os locais onde o componente utilizado. Clicar em OK para confirmar. Preparar e enviar Ao clicar sobre uma pea ou conjunto com o boto direito do mouse, podemos coletar todos os arquivos pea ou referenciados

referenciados ao conjunto.

Ao clicar em Preparar e Enviar, a caixa de dilogo acima exibida. Conforme imagem acima, arquivos que pertencem ao conjunto so selecionados. Podero ser includos desenhos ou ainda resultados de simulaes do Simulation. Vista aninhada mantm a estrutura de pais e filhos. Vista Plana desfaz a estrutura pai e filho, mostrando todos os arquivos no mesmo nvel. Salvar na pasta determina o local em que os arquivos sero salvos. Salvar no arquivo zip compacta todos os arquivos e os coloca na pasta que determinou-se. Adicionar prefixo (e/ou sufixo)

permite acrescentar um texto ao nome do arquivo, destacando dos originais e evitando problemas como arquivos duplos. Planificar para pasta nica coloca todos os arquivos em uma nica pasta. Aps selecionar e configurar opes, clicar em Salvar para concluir a tarefa. Substituir Ao clicar sobre uma pea direito pode-se com do o boto mouse, o A de

substituir

arquivo, selecionando Substituir. seguinte Atualizar local de uso altera a pea dentro do conjunto no qual est inserida. Observar que podemos escolher se queremos substituir em todos os locais, somente em alguns ou em nenhum lugar. Ao clicar sobre um componente ou conjunto, tem-se acesso a algumas informaes essenciais do arquivo, conforme mostra a imagem acima. Ao clicar sobre um arquivo, temos acesso a varias informaes sobre o arquivo. A primeira lista delas e nos Informaes, gerais da pea. Dentro pea caixa de com dilogo exibida: Com, a qual coloca-se o nome da iremos substituir.

propriedades

Permite acessar as propriedades personalizadas do arquivo, e altera-las.

Com Local de usos, podemos identificar onde o arquivo esta sendo utilizado. Esta deseja informao alterar o

importante quando se componente.

Exibir: esse recurso permite a visualizao dos arquivos em computadores que no possuem o SolidWorks instalado. Juntamente com o recurso de Propriedades, esta torna-se uma ferramenta importante para a integrao dos setores da empresa. Em Propriedades, pode-se clicar sobre uma propriedade do SolidWorks e alter-la. Logo, se criar propriedades personalizadas, como preo, fornecedor, etc., demais departamentos, como compras, PCP, etc. podero preencher estes campos, utilizando esse recurso como uma ferramenta de integralizao. Essas informaes tambm podem ser utilizadas na lista de material (BOM), tanto em conjuntos como em detalhamentos e, ainda, serem exportadas para uma tabela do Excel.

Exibir permite visualizar o arquivo em 3D e rotacionar. eDrawings Ferramenta para visualizao e compartilhamento de arquivos. Divide-se em duas opes: eDrawings, que pode ser adquirido diretamente no site da SolidWorks (gratuito), e eDrawings Professional, que disponibilizado no pacote SolidWorks Professional ou Premium.

Abaixo, podemos verificar os recursos de que cada verso dispe: Recurso Pulicar arquivos do eDrawing a partir de mltiplas plataformas CAD Arquivos ultracompactos Visualizador interno Layout de desenho Hyperlink 3D Pointer Animao selecionando e clicando Compartilhar e visualizar analises Compartilhar e visualizar arquivos do MoldFlowXpress Salvar arquivos em STL e outros formatos Ferramentas avanadas de colaborao Marcao Medidas Proteo por senha Corte de seo dinmico Mover componentes Explodir vistas Visualizar configuraes Visualizar animaes Propriedades de massa X X X X X X X X X X X eDrawings (Gratuito) X X X X X X X X X eDrawings Professional X X X X X X X X X

Observar que o eDrawings Professional pode ser adquirido individualmente, o que

permite a utilizao nos departamentos de compra, PCP, fbrica, etc. A ferramenta que ser utilizado nos treinamentos o eDrawings Professional.

Ao clicar em Abrir, alm das opes do eDrawings, se tem a possibilidade de abrir peas, conjuntos e detalhamentos do SolidWorks qualquer tipo sem de realizar converso.

Tambm se pode abrir arquivos DWG e DXF.

Ao clicar em Senha..., pode-se proteger o arquivo atravs de uma senha pessoal. Importante: Observar que senhas perdidas no podero ser recuperadas!

Ferramentas visualizao

de

Da esquerda para direita: Zoom para ajustar, Zoom para rea, Aumentar/Diminuir Zoom, Girar, Pan, Sombreado e Pespectiva.

Ferramentas animao

para

Da esquerda para direita: Anterior, Parar, Avanar e Reproduo continua.

Ferramentas Edio Da esquerda

de

para Corte

direita: Medida, transversal e Carimbo

Marcao: permite cotar, inserir notas, traar linhas, crculos, etc. Ferramenta que permite os departamentos que no possuem Solidworks, acrescentar comentrios no projeto, para que a engenharia possa rever os com projeto, trabalho, etc..) comentrios base e dar continuidade ao trabalho nessas (alterar complementar rever projeto, informaes

Medir: arestas pontos

permite ou e faces

medir para

selecionar

medio. O resultado mostrado em uma caixa de dialogo na janela principal e lateral.

Corte transversal: permite realizar um corte para visualizar determinadas regies ou reas internas. Permite realizar o corte em uma regio qualquer, selecionar primeiro a face na qual se quer o corte. Carimbos: janela podemos principal do

colocar um carimbo na eDrawings.

Para criar um carimbo personalizado: Podem ser adicionadas imagens (*.png, *.tif, *.gif, *.jpeg, *.bmp) pasta de carimbos especificada. O eDrawings tem suporte para os formatos *.png, *.tif ou *.gif e suporta transparncias. Nos modelos, as estampas permanecem fixas em relao janela quando os modelos so escalados, girados ou arrastados. Nos desenhos, as estampas se comportam como carimbos aplicados a desenhos em folhas de papel. Os carimbos tornam-se permanentes quando voc salva o documento.

Tutorial DriveWorksXpress Ferramenta utilizada na automatizao de projetos. Normalmente conhecida como configurador de produto, tem a capacidade de automatizar a criao de peas, conjuntos e detalhamentos.

Como primeiro exemplo, usaremos uma pea, um tubo retangular, em que iremos gerar diferentes valores para altura, largura, espessura e comprimento.

Para isso, desenhar um tubo qualquer. Vamos convencionar tambm os

campos que criaremos e que sero associados s dimenses: Largura Altura Espessura Comprimento Salvar a pea como Tubo.SLDPRT.

Fazer um detalhamento e salvar como Tubo.SLDDRW. Ao iniciar o DriveWorksXpress, podemos Criar/Alterar banco de dados, Adicionar/Editar modelos ou Executar modelos. Como esta a primeira vez que utilizaremos o DriveWorksXpress, precisamos Criar/Alterar banco de dados. Escolher esta opo e clicar em Avanar

Uma caixa de dilogo ser aberta, onde colocaremos o nome da Base de dados que queremos criar (e o local). Base de Dados o local onde todos os

O nome da base de dados Tubo.

parmetros, relaes e informaes que criarmos, ficar armazenado.

Agora, o DriveWorksXpress nos leva automaticamente prxima etapa, que capturar o modelo. Clicar em Prximo. Usaremos o modelo aberto. Clicar em Prximo. nesta janela que capturamos as Dimenses, Propriedades, Desenho e Configuraes. Clicar em Dimenses e recursos para capturar as dimenses do Tubo. Ao clicar sobre o tudo, as dimenses aparecem.

Usaremos Endereo para selecionar uma dimenso e Nome, para nomea-la. Usar nomes lgicos no separados por espao. Evitar acentos e .

No exemplo ao lado, selecionamos a cota de e a campo (Largura) 30 mm. Esta no aparece no Endereo, nomeamos Nome

Clicar em acrescentar dimenso.

para a

Esta aparece na lista de dimenses.

Repetiremos esse procedimento para todas as dimenses, aonde: 100 mm = Comprimento 40 mm = Altura 3 mm = Espessura 3 mm = Espessura_1 R6 = Raio_externo R3 = Raio_interno Ao final, teremos:

Em seguida, vamos acrescentar o Desenho. Dentro de Desenhos e configuraes, clicar em Procurar e selecionar o desenho chamado Tubo.slddrw.

Aps selecionar, clicar em Prximo

Nesta etapa, chamada Formulrio, vamos criar os campos que devemos preencher, para criar novos tubos.

Dentro de Tipo, temos vrias opes de seleo:

A primeira pergurntas ser: Altura Valor mnimo e valor mximo permite colocar limites para os valores que vamos inserir. Clicar em Proximo

Altura aparecer na lista de Formulrios. Clicar em Adicionar para acrescentar novas perguntas. As prximas perguntas sero: Largura, Caixa de texto numrico, Valor mnimo 25 e Valor mximo 80 Comprimento, mximo 1000. Espessura, Lista suspensa, 1, 2, 3, 4. Caixa de texto

numrico, Valor mnimo 100 e Valor

Clicar em Testar para ver o resultado, conforme imagem ao lado. Clicar em Prximo

Dentro de Regras, faremos as relaes entre Dimenses e Perguntas (passo anterior). Observar na imagem ao lado a tabela que nos mostras o numero de regras total e as regras Faltando. Vamos iniciar por Dimenses. Marcar Editar...

...e em seguida, Prximo. e temos as relacionadas. dimenses a serem

Clicar sobre Largura e Construir.

Ao Clicar em Construir, a caixa Gerador de Regras mostrada.

Dentro de entradas, selecionados o campo criado dentro de Formulario, com o qual queremos relacionar a Dimenso. Largura, relacionaremos com Largura.

Clicar em OK para confirmar a relao.

Temos ento, Largura relacionado com Largura, conforme imagem acima. Repetir o processo para as Dimenses restantes. Observar na imagem ao lado, as relaes. Em por 2. destaque, Raio_externo, que

corresponde a Espessura multiplicada

Ao finalizar esta etapa, clicar em Voltar.

Observamos apenas uma

ento regra,

que,

falta

chamada

Nomes de arquivos, que se refere a forma como o arquivo ser codificado.

Marcar Editar, para Nomes de arquivos, e Prximo.

Selecionar referente construir. a

Linha Tubo, e

Ao lado, temos o contedo a ser colocado no campo no Gerador de Regras. Observar que & serve de ligao entre um texto e outro. Tambm, x far a unio entre Altura e Largura e Comprimento. Aspas () devem ser usadas entre textos que queremos incluir. Ao fazer uma pea, teremos (por exemplo): Tubo 60 x 40 x 500 Clicar em OK para confirmar a relao.

Observando a imagem ao lado, veremos que no nos falta nenhuma relao, ou seja, a configurao esta pronta e podemos ento gerar novas peas. Clicar em Executar

Preencher os campos, e em seguida clicar em Criar. Se um valor no valido for digitado no campo, este muda de cor, indicando o erro.

Temos, abaixo, a nova pea. Observar o nome de arquivo.

O detalhamento tambm esta pronto, porm, a escala do desenho no foi modificada, de acordo com o formato. Esta uma limitao desta verso:

Criar novos arquivos.

Agora que fizemos nossa primeira configurao, de uma pea, vamos configurar um conjunto simples, chamado Base, composto de duas peas Perfil C Maior e Perfil C menor, conforme imagem abaixo. Neste exemplo, queremos aumentar o tamanho dos Perfis C e o comprimento e largura da Base.

Observar que a montagem do conjunto ocorre de forma normal, ou seja, no necessria uma montagem por planos (neste caso) ou qualquer outra sistemtica avanada de montagem. Porm, em muitos casos, necessrio avaliar antes como ocorrer a troca de componentes e a parametrizao, e caso necessrio, utilizar tcnicas avanadas de montagem.

Ao lado, dimenses gerais do Perfil C. O Perfil C maior tem um comprimento de 1000 mm e o Perfil C menor tem um comprimento menor de 600 mm. ngulo das pontas 45 graus. A espessura da parede permanecer constante, 3 mm. Para facilitar a manipulao dos arquivos, salvalos em uma pasta chamada Base

Ateno: Para este exemplo, vamos considerar a sistemtica de trabalho com o DriveWorksXpress assimilada, e seremos menos detalhistas, nos passos a serem tomados. Ao lado, dimenses gerais do Perfil C. O Perfil C maior tem um comprimento de 1000 mm e o Perfil C menor tem um comprimento menor de 600 mm. ngulo das pontas 45 graus. A espessura da parede permanecer constante, 3 mm. Para facilitar a manipulao dos arquivos, salvalos em uma pasta chamada Base

Criar uma nova base de dados chamada conforme Base,

imagem ao lado. Clicar Como em novamente. em Prximo. o

usaremos

modelo aberto, clicar Prximo

Observar uma uma chamada

que,

como temos opo, de

estamos trabalhando com montagem, nova

Estrutura

montagem captura... Esta opo permite

selecionar as peas que compem a montagem, e que queremos configurar. Marcar as peas.

Clicar duas vezes sobre a pea Perfil C Maior. Esta aparecer na tela, e em seguida, poderemos capturar as Dimenses e Recursos. Capturaremos Altura, podemos sendo usar o que estes

Comprimento, Largura e

nomes para o nome de cada Parmetro. Ou seja, 1000 = Comprimento, 80 = Altura e 40 = Largura.

Clicar em Modelos Capturados, para ver novamente a estrutura da montagem.

Repetir o procedimento de captura de dimenses com o Perfil C Menor. Ou seja, 600 = Comprimento, 80 = Altura e 40 = Largura Observar que os nomes de cada dimenso do Perfil C Menor podem ser iguais aos nomes do Perfil C Maior. Estas informaes se referem a cada pea, e por isso, no apresentam conflito.

Dentro da montagem, no h, para este exemplo, dimenses a serem capturadas. Para este exemplo, no vamos relacionar um Detalhamento. Clicar em Prximo. Dentro de Formulrio, vamos criar os campos de perguntas, conforme a imagem ao lado. Todas as opes sero Caixa de Texto Numrica. Comprimento da Base, Mnimo 800 Maximo 1200. Largura da Base, Mnimo 300 Maximo 700. Altura do Perfil C, Mnimo 50 Maximo 80. Largura do Perfil C, Mnimo 25 Maximo 50. Observar que agora temos 3 arquivos (Nomes de arquivos) para configurar. So duas peas e uma montagem. Tambm, temos 6 dimenses para relacionar. Vamos iniciar pelas dimenses.

Observar abaixo as relaes. O Comprimento do Perfil C Menor precisa ser relacionado com a pergunta Largura da Base.

Agora, configurar os nomes dos arquivos, conforme imagem abaixo.

O nome da Base ser Base seguida de Comprimento da Base e Largura da Base (por exemplo: Base 1200 x 900), os Perfis C, da Altura do Perfil e Largura do Perfil. A ordem dos parmetros, Altura e Largura, no so importantes, e podem ser modificados conforme convenincia. Ainda, podemos acrescentar mm depois de cada valor (por exemplo: =AlturadoPerfilC & mm & x & LarguradoPerfilC & mm. Maisculas e minsculas so importantes, assim como espaos. Tomar cuidado, quando digitar informaes.

Caso no houver mais relaes a serem feitas (certificar-se de que no foram relaes), Executar esquecidas podemos

Temos, abaixo, a nova Base:

O prximo exemplo visa trabalhar com conjuntos e clculos. Tambm utilizaremos detalhamentos. O conjunto abaixo se chama Conjunto dos tubos. composto por 2 tubos com 1000 mm de comprimento e 1 tubo menor, 600 mm. Ao parametrizar este conjunto, queremos aumentar o comprimento total, reutilizando os tubos de 1000 mm, mas, caso o valor for quebrado (por exemplo: 4350mm), um tubo de 350 mm deve ser criado. O dimetro externo do tubo 60 mm, parede de 2 mm.

Observar, na rvore de recursos, o Plano do Comp Total, que foi utilizado para restringir o Tubo B (Tubo de 600 mm). Observar tambm o padro linear, utilizado para multiplicar o Tubo A (Tubo de 1000 mm). Fazer um detalhamento do conjunto e das peas.

Criar uma base de dados chamada Conj Tubo.

Clicar em Prximo. Como utilizaremos o modelo aberto, clicar em Prximo.

Dentro

de

Estrutura

de

montagem

capturada, marcar Tubo B, conforme a imagem ao lado.

Como

trabalharemos

somente

com

comprimento, no necessrio selecionar o Tubo A, pois seu comprimento, 1000 mm, permanecer constante. Quanto ao Tubo B, o comprimento ir variar, compensando os valores quebrados que utilizarmos.

Dentro de montagem, vamos selecionar a distancia entre planos. O nome ser Comprimento Total Tambm vamos capturar o Numero de Instancias (Num_Instancias) dos tubos (pode ser selecionado clicando no Padro Linear, da rvore de recursos).

No de

Tubo

B,

vamos mm

capturar o comprimento 600 (ComprimentoTubo).

Vamos criar um campo de Pergunta, em Formulrio, chamado Comprimento, e que se refere ao comprimento total do conjunto. O valor pode variar entre 1000 e 5000 mm.

Avanar para as Regras. Observar que temos 2 nomes de arquivos para configurar e 3 dimenses. Vamos iniciar pelas dimenses. Para Num_Instancias, temos a seguinte expresso:

Rounddown((Comprimento/1000),0). Isso significa que, vamos dividir o valor do Comprimento por 1000 (comprimento do Tubo A) e arredonda-lo para baixo. O 0 aps a virgula o numero de casas.

Ento, se colocarmos um comprimento de 3750, teremos 3750/1000 = 3.75 e que arredondado para baixo retorna 3. Este ser o numero do Padro Linear dentro da montagem.

Para

comprimento

do

Tubo

temos:

((Comprimento/1000)-

(Rounddown((Comprimento/1000),0)))*1000.

Ento,

se

colocarmos

um

valor

de

3750,

teremos

((3750/1000)-

(Rounddown((3750/1000),0)))*1000. Efetuando as divises: ((3,75)-(3)) * 1000. Em seguida: (0,75)*1000, que resultar o comprimento de 750 mm para o Tubo B. Para os nomes dos arquivos, temos:

Para o Tubo B, temos: =IF(Comprimento =1000, Excluir,((Comprimento/1000)(Rounddown((Comprimento/1000),0)))*1000). Isso significa que, caso o comprimento for igual a 1000, o Tubo B ser excludo do conjunto. Caso for maior que 1000, o arquivo permanece e o valor de seu comprimento acrescentado ao nome.

Antes de Executar testes, retornar para Capturar, e relacionar os desenhos ao Tubo B e ao Conj Tubo.

Clicar em Executar, para realizar um teste. Realizar tambm um teste com 1000.

prximo

conjunto

que

vamos

configurar o Extrator (o qual modelado no Treinamento Nivel I). O objetivo trabalhar com um Ao ou finalizar 4 pernas; a configurao, aumentar ou vamos diminuir

conjunto com um numero maior de peas.

escolher um modelo de Aranha, com 2, 3

comprimento das garras e do parafuso e Todas as peas, e a montagem contm detalhamento (menos os pinos maiores e menores). escolher um tipo de rosca para o parafuso: M16 ou M20.

Criar uma base de dados Extrator. chamada

Com a opo Adicionar modelos marcada, clicar em Prximo. Usar o modelo aberto

Dentro de Estrutura de montagem capturada, selecionar os itens que sero configurados (Aranha, Parafuso e Garra). Observar que o Extrator selecionado

automaticamente.

Dois clicks sobre Aranha abrem a pea, para capturar o numero de pernas e o dimetro do furo. Clicar sobre Dimenses e recursos

Selecionar o numero de pernas, conforme imagem ao lado (nome do parmetro : NumeroPernas) e clicar em Adicionar.

Repetir o procedimento para o Furo de dimetro 18 ( parmetro nome : FuroRoscado).

Clicar sobre Modelos Capturados, e em seguida, dois Clicks sobre Parafuso, para abrir este.

Conforme comprimento

imagem

ao lado, selecionar o (CompParafuso) e o diametro da (DiamRosca). rosca

Clicar sobre Modelos Capturados, e em seguida, dois Clicks sobre Garra, para abrir este.

Selecionar Garra (CompGarra),

comprimento da

para acrescentar a dimenso.

Selecionar Desenho, Extrator,

o para Garra,

Parafuso e Aranha.

Clicar em Prximo, para Criar as Perguntas, em Formulrios.

Dentro de Formulrios, criar uma Lista Suspensa, conforme imagem ao lado, com 3 opes de variao de pernas: 2, 3 e 4.

Criar uma Lista Suspensa para Rosca, conforme imagem ao lado.

Para Comprimento do Parafuso, vamos utilizar Caixa de valores, aonde o valor mnimo 150 e o comprimento, 300 mm. O Incremento de 5 mm.

Para o Comprimento da Garra, vamos utilizar Lista Suspensa, com os valores conforme imagem ao lado.

Vamos ainda criar uma caixa de texto chamada Cliente. O nome do cliente far parte do cdigo do Extrator.

Conforme a imagem ao lado, temos 4 nomes de arquivos para configurar e 5 dimenses.

Vamos comear relacionando as dimenses

Vamos ainda criar uma caixa de texto chamada Cliente. O nome do cliente far parte do cdigo do Extrator.

Observar ao lado as relaes. Ateno especial

para DiamRosca e FuroRoscado. Em seguida, vamos configurar o nome dos arquivos. O nome do Extrator : "*" & Cliente & " P " & NumerodePernasdaAranha & " R " & Rosca & " Garra " & ComprimentodaGarra & " Parafuso " & ComprimentodoParafuso ... ... que resultar (exemplo) em SKA P 3 R M16 Garra 190 Parafuso 230. Observar que o * elimina o nome atual (Extrator). Quanto as peas, Aranha : " P " & NumerodePernasdaAranha & " R " & Rosca ... ... que resultar (exemplo) em Aranha P 3 R M16 . Quanto a Garra : =ComprimentodaGarra. Quanto ao Parafuso : " R " & Rosca & " Comp " & ComprimentodoParafuso.

Ao finalizar, podemos acrescentar valores e clicar em Criar, para fazer novos conjuntos. Os detalhamentos tambm sero atualizados.

prximo de

exemplo uma tampa

de e

Configurao, o conjunto ao lado, composto botoeiras. O objetivo escolher um tipo de tampa e botoeiras, sendo que temos duas opes: Botoeiras Quadradas (imagem ao lado) e Botoeiras Redondas. Ao escolher um tipo de Botoeira, vamos escolher uma tampa atravs de configuraes, e em seguida as Botoeiras. Observar no conjunto que, as

Botoeiras, tanto Quadradas como Redondas, j esto montadas, e aps escolha, eliminaremos aquele que no for necessria.

Criar uma base de dados chamada Tampa. Vamos utilizar o Modelo Aberto, logo, clicar em Prximo.

Apesar de selecionarmos todos os componentes, apenas Tampa sofrer alguma alterao a nvel de pea.

Dentro de Modelos Capturados, selecionar Tampa. Dentro de Desenhos e configuraes, vamos marcar a opo Sim, permita que eu crie uma regra para trocar configuraes

Dentro de configuraes, temos duas opes, que selecionam o tipo de Botoeira, conforme imagem abaixo:

Dentro de Modelos Capturados, voltar para o Conjunto da Tampa.

Dentro de Dimenses e Recursos, vamos capturar os dois padres, conforme imagem ao lado.

Quadrada e Redonda. Dentro de Formulrio, vamos utilizar Lista Supensa, e criar duas opes de escolha:

Na imagem ao lado, podemos observar que teremos que criar uma regra para Configuraes e duas para Recursos. Para Dimenses, no ser necessrio criar uma regra. Marcar Prximo. Criar uma formula Lgica conforme a imagem ao lado, para Configurao. Configuraes e clicar em

Marcar Recursos, e em seguida, clicar em Prximo. Para Padro de Botoeira Quadrada, criar a seguinte formula Lgica. =IF( Botoeira = "Quadrado" , "Cancelar Supresso" , "Excluir" ). Para Padro de Botoeira Redonda, criar a seguinte formula Lgica: =IF( Botoeira = "Redondo" , "Cancelar Supresso" , "Excluir" ). Marcar Nomes de Arquivos, e em seguida, clicar em Prximo. Conforme imagem ao lado, nome do Conjunto ser (exemplo) Conjunto Tampa Com Botoeira Redonda. A Tampa, ser (exemplo) Tampa Para Botoeira Redonda.

Observar agora que, para as Botoeiras, a formula Lgica vai mudar.

Para Botoeira Redonda.

Para Botoeira Quadrada Executar um teste.

You might also like