You are on page 1of 35

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT

DIREITO PENAL MILITAR APLICADO


DIREITO PENAL MILITAR CONSTITUCIONAL A matria militar desde sempre esteve inscrita nas Constituies e Cartas polticas promulgadas ou outorgadas em nosso pas. Alm de princpios e regras de administrao militar, as Constituies tambm consignaram, e consignam, princpios e regras de direito penal militar. Posto que no bojo da Constituio Federal em vigor existe um sistema de normas constitucionais cujo objeto a disciplina militar em seus aspectos orgnico, funcional e institucional. O direito militar pode ser definido como o conjunto harmnico de princpios e normas jurdicas que regulam matria de natureza militar, podendo ser de carter constitucional, penal ou administrativo. Este direito tem como fonte principal a lei, mais exatamente a lei militar, qual seja, aquela promulgada sobre matria militar. Tomando-se a lei strictu sensu, a primeira e principal lei militar no Brasil a Carta Magna, seguida pelas seguintes leis ordinrias: Cdigo Penal Militar (Decreto-Lei n 1.001, de 21 de Outubro de 1969), Cdigo de Processo Penal Militar (Decreto-Lei n 1.002, de 21 de Outubro de 1969), e as diversas leis que versam sobre direitos e deveres dos servidores pblicos militares. Considerando-se a lei lato sensu, h muitas normas (mormente administrativas) que exteriorizam o direito militar, a exemplo dos regulamentos disciplinares, de atos normativos reguladores do funcionamento do aparato burocrtico militar, etc. A primeira referncia matria penal militar encontrada no texto da Constituio em vigor ocorre no campo dos direitos e garantias fundamentais, mais exatamente no inciso LXI do art. 5, quando se cuida das formalidades necessrias priso, disciplina matria militar ao legitimar excluso liberdade de locomoo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.
LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; Grifo meu.

Temos ainda, a diferenciao entre os militares federais e os policiais e bombeiros militares, vejamos que em nosso ordenamento jurdico, militares so os membros das foras armadas (Marinha, Exrcito e Aeronutica) art. 142, 3, enquanto que Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares so foras auxiliares art. 144, 6, e seus integrantes so denominados militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios art. 42, todos da Carta Magna.
Art. 42 - Os membros das Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituies organizadas com base na hierarquia e disciplina, so militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 18, de 1998). Grifo meu. Art. 142 ... 3 Os membros das Foras Armadas so denominados militares, aplicando-se-lhes, alm das que vierem a ser fixadas em lei, as seguintes disposies: (Includo pela Emenda Constitucional n 18, de 1998). Grifo meu.

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 1

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Logo, temos uma Justia Militar da Unio e uma Justia Militar Estadual. O art. 92 da Constituio da Repblica cuida que so, dentre outros, rgos do Poder Judicirios os Tribunais e Juzes Militares.
Art. 92 - So rgos do Poder Judicirio: ... VI - os Tribunais e Juzes Militares;

Embora no seja matria propriamente militar, mas sim de organizao judiciria, quando cuida da organizao dos Poderes, mais exatamente do Poder Judicirio, a Constituio dispe acerca da competncia para julgar matria militar, estabelecendo uma disciplina harmnica na matria, merecendo relevo os comandos dos artigos 122 a 124 que cuidam dos Tribunais e Juzes Militares.
Art. 122 - So rgos da Justia Militar: I - o Superior Tribunal Militar; II - os Tribunais e Juzes Militares institudos por lei. ... Art. 124 - Justia Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei. Pargrafo nico. A lei dispor sobre a organizao, o funcionamento e a competncia da Justia Militar. Grifo meu.

J os 3 e 4 do art. 125 da CF traam os parmetros para instituio da Justia Militar nos Estados e sua competncia.
3 A lei estadual poder criar, mediante proposta do Tribunal de Justia, a Justia Militar estadual, constituda, em primeiro grau, pelos juzes de direito e pelos Conselhos de Justia e, em segundo grau, pelo prprio Tribunal de Justia, ou por Tribunal de Justia Militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 4 Compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004). Grifo meu.

CRIME MILITAR O professor Jos Csar de Assis leciona que crime militar toda violao acentuada aos deveres e obrigaes militares, como tambm afeto aos deveres gerais e comuns a todos os indivduos, previstas nos art. 136 a 354 (355 a 408 crimes militares em tempo de guerra) do Cdigo Penal Militar. Os bens jurdicos tutelados pelo direito penal militar representam os interesses das instituies militares, mormente os da disciplina e da hierarquia militar. H tambm outros bens eleitos, tais quais: a preservao da integridade fsica e do patrimnio. Dessa forma, para que exista crime militar necessria uma conduta que viole qualquer dever militar, e que essa leso ou perigo de leso esteja colocando em risco algum interesse da Instituio Militar.
INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO Pgina 2

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Para compreender melhor o crime militar a doutrina estabeleceu os seguintes critrios: ratione materiae, ratione persona, ratione loci, ratione temporis e ratione legis. RATIONE MATERIAE - exige a dupla qualidade do militar, no ato e no agente. Isto , h uma necessidade prvia do conhecimento da qualidade de militar do agente e da vtima, como requisito essencial para a tipificao de crime militar. RATIONE PERSONA - basta que o sujeito ativo seja militar, atendendo o requisito essencial qualidade de militar do agente. RATIONE TEMPORIS So aqueles crimes praticados em determinadas pocas, por exemplo, os ocorridos em tempo de Guerra. RATIONE LOCI leva em conta o local de crime, bastando, portanto, que o delito ocorra em lugar sujeito a administrao militar. RATIONE LEGIS diz que crime militar quela conduta em que o cdigo penal militar o define como crime e os enumera no seu artigo 9. O critrio adotado em nosso ordenamento jurdico militar com referncia a crime militar, a exemplo do adotado na Alemanha e Itlia, o ratione legis. Isto , so crimes militares aqueles enumerados pela lei penal militar, na parte geral art. 9 (tipificao indireta) e na parte especial dos artigos 136 a 408 (tipificao direta). Esse critrio adotado desde a CF de 1946, evidenciado, na atual Carta Magna pelo disposto nos artigos 124 e 125, 4. Portanto, um fato s poder ser considerado crime militar se estiver previsto no Cdigo Penal Militar (CPM) nas hipteses de interpretao indireta e expressas diretamente na parte especial. O crime militar distribudo em trs grupos, a saber: 1. Crimes essencialmente militares (prprios). 2. Crimes militares por compreenso normal da funo militar (imprprios). 3. Crimes acidentalmente militar (que so praticados por civis, estes somente na esfera federal). CRIME MILITAR PRPRIO X CRIME MILITAR IMPRPRIO O professor Coimbra ensina que, antes de verificar a distino se faz necessrio indicar dois dispositivos que, seno os nicos, so os principais a exigirem o conhecimento da diferenciao em curso. Inicia por uma abordagem processual e constitucional, atrelada previso do art. 18 do CPPM e do inciso LXI do art. 5 da Constituio Federal. O art. 18 do CPPM dispe que:
Art. 18 - Independentemente de flagrante delito, o indiciado poder ficar detido, durante as investigaes policiais, at trinta dias, comunicando-se a deteno autoridade judiciria competente. sse prazo poder ser prorrogado, por mais vinte dias, pelo comandante da Regio, Distrito Naval ou Zona Area, mediante solicitao fundamentada do encarregado do inqurito e por via hierrquica. Grifo meu.

Note-se que pelo dispositivo em comento, possvel a deteno do indiciado sem a existncia de flagrante delito ou de ordem judicial fundamentada. Ocorre que o artigo 5, inciso LXI da Constituio Federal no recepcionou plenamente tal dispositivo, ao dispor que LXI ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. Grifo meu.
INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO Pgina 3

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Fcil perceber, por essa construo, que o art. 18 do CPPM foi recepcionado em parte, somente podendo ser aplicado para crimes propriamente militares. Feito o apontamento acima passamos ento a estudar os crimes militares prprios, os quais so aqueles cujo tipo penal encontrado apenas e to somente no Cdigo Penal Militar; como exemplo; pode-se citar o crime de recusa a obedincia (art. 163 do CPM). Inobstante, a doutrina traz trs teorias importantes sobre o crime propriamente militar, a saber: 1. Teoria Inominada (Mirabete, Delmanto) - crime propriamente militar aquele cuja descrio tpica se encontra apenas e to somente no Cdigo Penal Militar, independente da qualidade do agente. 2. Teoria Clssica (Clio Lobo, Jorge Csar de Assis) - crime propriamente militar aquele cuja descrio tpica se encontra apenas e to somente no Cdigo Penal Militar, porm pede-se que o sujeito ativo seja militar. 3. Teoria Processual (Jorge Alberto Romeiro) - crime propriamente militar aquele cuja descrio tpica se encontra apenas e to somente no Cdigo Penal Militar, porm pede-se que o sujeito ativo seja militar, a destacar sua condio no curso da ao penal, a exemplo da insubmisso (art. 183 do CPM). Portanto, os delitos propriamente militares nunca podem ser crimes comuns. Assim, o crime propriamente militar o que s por militares pode ser praticado, isto , aquele que constitui uma infrao especfica e funcional da profisso de soldado. So exemplos de crime propriamente militares: a covardia, o motim, a revolta, a violncia contra superior, o desrespeito a superior, etc. No h previso de tais condutas no Cdigo Penal ou em qualquer outra lei de carter penal comum, da dizer que so crimes propriamente militares. Para a interpretao do crime propriamente militar utilizaremos a teoria clssica, a qual adotada pelos doutrinadores j citados e tambm pela estrutura do Cdigo Penal Militar. J o crime impropriamente militar aquele cujo tipo penal pode ser encontrado tanto no Cdigo Penal Militar, como tambm no Cdigo Penal ou nas leis penais especiais, exemplificando pode-se citar o crime de leso corporal contida na norma penal militar no artigo 209, bem como pode ser encontrada no artigo 129 do Cdigo Penal. O crime impropriamente militar , em linhas gerais, aquele crime comum cujas circunstncias alheias ao elemento constitutivo do fato delituoso o transformam em crime militar transportando-o para o CPM. Desta forma, podemos dizer que o fato definido como crime impropriamente militar tambm est previsto no Cdigo Penal. Art. 157
Violncia contra superior

Art. 158
Violncia contra militar de servio

Art. 183
Insubmisso

Art. 209
Leso corporal leve

Art. 241
Furto de uso

Teoria 1 Teoria 2 Teoria 3

Prop. Prop. Prop.

Prop. Improp. Improp.

Prop. Prop. Prop.

Improp. Improp. Improp.

Prop. Improp. Improp.


Pgina 4

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Obviamente que, tanto o crime propriamente como o impropriamente militar so crimes militares julgados pela justia militar, com exceo, dos crimes dolosos contra a vida de civil, na esfera estadual, julgado pelo Tribunal do Jri. REGRA DO ARTIGO 9 DO CPM O dispositivo em comento possui trs incisos, sendo importante ter como dado preliminar que o inciso III ser aplicado apenas quando o crime for praticado por militares inativos, entenda-se militares da reserva ou reformados, ou por civis, o que leva concluso de que quando um fato for praticado por militar em situao de atividade, haver a aplicao dos incisos I ou II. Para a exata compreenso dessa sistemtica, deve-se ter em mente que militar da ativa aquele que ainda no est aposentado, enquanto o militar inativo aquele que, por alguma razo, no presta mais servio sua Instituio Militar, podendo ser classificado em duas categorias, reserva ou reforma. Uma das principais dificuldades no estudo do Direito Penal, sem sombra de dvidas, est em diferenciar o delito militar do comum. O professor Coimbra, aduz que a forma mais fcil de distinguir os delitos atentar para a tipicidade do crime. Entende por tipicidade como a previso do fato concreto pela norma penal militar abstrata. Em outras palavras, tal fato somente ganhar o predicado de tpico se houver a sua previso em uma norma penal militar incriminadora. Por norma penal incriminadora entenda-se os delitos capitulados na Parte Especial do Cdigo Penal Militar, vez que no h, atualmente, nenhuma lei penal militar extravagante. Para ser crime militar, no basta somente a tipicidade estar prevista como crime na norma penal militar, devemos, combinar tal tipificao com as situaes previstas no artigo 9 do Cdigo Penal Militar. Portanto, existem dois tipos de tipificao a ser observada: Tipificao Direta: A conduta do agente tem que estar prevista como crime na parte especial do Cdigo Penal Militar, que compreende os artigos 136 a 354 (355 a 408 crimes militares em tempo de guerra). Tipificao Indireta: Essa mesma conduta tem que ser analisada e complementada pelos critrios previstos no artigo 9 do Cdigo Penal Militar, sendo regra no Direito Penal Militar. O inciso I do artigo 9, os crimes de que trata ste Cdigo, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela no previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposio especial; bem claro na sua compreenso e no requer explicaes prolongadas. Em sua primeira parte, o dispositivo trata dos crimes definidos de modo diverso na legislao comum, como exemplo, temos os crimes de dano e corrupo passiva.

CPM Dano simples Art. 259 - Destruir, inutilizar, deteriorar ou fazer desaparecer coisa alheia:

CP Dano Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia:

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 5

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
CPM Corrupo passiva Art. 308 - Receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes de assumi-la, mas em razo dela vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: CP Corrupo passiva Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

J a segunda parte do referido inciso refere-se queles crimes que so capitulados apenas no Cdigo Penal Militar, no havendo correspondente na legislao comum. Assim temos o desrespeito a superior (artigo 160), a insubmisso (art. 183) e a desero (art.187), que se enquadram neste contexto. A parte final do dispositivo, ao consignar a expresso qualquer que seja o agente, busca dar uma amplitude norma que, na esfera estadual, no ocorre. Por esse dispositivo, o furto de viatura da Polcia Militar com inteno de restituio posterior (furto de uso - art. 241 do CPM), quando praticado por civil, seria crime militar, portanto, passvel de reprimenda aplicada pela Justia Militar Estadual. Porm, com base no exposto no artigo 125 4 da CF, o civil jamais cometer tal delito na esfera estadual, pois a Justia Castrense Estadual no julga civil, levando tipicidade do fato para o foro comum. A simplicidade verificada no primeiro inciso no se repete no inciso II do art. 9, os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados:, que trata de crimes com definies idnticas no Cdigo Penal Militar e na legislao penal comum, no bastando a capitulao na Parte Especial para que a hiptese de crime se concretize. Somente teremos o crime com a ocorrncia concomitantemente de um plus de condies. Alnea a:
a) por militar em situao de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situao ou assemelhado;

Existe a eleio do critrio ratione personae, onde o crime praticado caracterizar-se- como militar em funo das pessoas envolvidas (sujeito ativo e passivo). No se deve confundir militar da ativa com militar de servio, sendo certo que na presente alnea basta a situao de atividade, no se exigindo que o sujeito ativo e/ou passivo estejam em servio. Deve-se notar que a eleio do critrio ratione personae afasta todos os outros, podendose dizer que o crime cometido entre militares da ativa ser crime militar ainda que no haja pertinncia do fato com matria militar, ainda que cometido fora de local sob administrao militar e ainda que cometido em perodo em que no se tenha uma operao, manobra ou exerccio militar. Ponto polmico o reconhecimento do crime militar ratione personae nos casos em que o sujeito ativo seja militar federal e o passivo seja militar estadual. No h viso pacfica no plano jurisprudencial, muito embora a doutrina majoritria, a nosso exemplo, de Jorge Csar de

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 6

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Assis e de Clio Lobo, tem-se colocado contrria equiparao dos cargos para fins penais militares. J com relao ao crime militar entre militares de diferentes Unidades Federativas (policial militar de So Paulo provoca leso corporal em policial militar do Rio de Janeiro), no h polmica instalada, postulando-se majoritariamente que h a configurao de crime militar ratione personae, competindo Justia Militar do Estado do sujeito ativo processar e julgar o crime. Uma ltima abordagem relevante acerca da alnea em estudo, a saber, a necessidade ou no de que o agente conhea a condio de militar da vtima para que o critrio ratione personae seja reconhecido. A posio majoritria na jurisprudncia a de que conhecer a condio de militar desnecessrio ao reconhecimento do crime militar trazido pela alnea a, bastando apenas que sujeito ativo e passivo sejam militares da ativa. Alnea b:
b) por militar em situao de atividade ou assemelhado, em lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil;

Nessa alnea, a lei consagrou o critrio ratione loci, j que o local onde o crime praticado prevalente para a caracterizao do crime militar. Uma primeira observao diz respeito ao sujeito passivo do crime aqui tratado. Note-se que o sujeito ativo, como em todo o inciso II, o militar da ativa, porm, no plo passivo, para subsumir-se alnea b, tem que ser militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado ou civil. Mas a principal anlise no estudo da presente alnea est no lugar do crime, ou seja, no local onde o crime praticado que, em estando sob a administrao militar, caracterizar o delito como militar. Assim, quando um fato criminoso praticado em lugar administrado pela Instituio Militar, teremos um crime militar. O grande problema dessa alnea que o legislador no definiu o que um lugar sujeito administrao militar, cumprindo tal tarefa doutrina e jurisprudncia, no caso concreto. Um ponto bem polmico dessa alnea est na aceitao ou no da viatura como local sujeito administrao militar. No mbito federal, praticamente unnime a viso de que o interior das viaturas caracteriza-se como local sob administrao militar.

Alnea c:
c) por militar em servio ou atuando em razo da funo, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito administrao militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil; (Redao dada pela Lei n 9.299, de 8.8.1996).

Diversamente das alneas anteriores, em que o plo ativo era preenchido por militar em situao de atividade, na presente alnea h a necessidade de que o militar da ativa esteja em servio, em comisso de natureza militar, em formatura ou, no mnimo, atuando em razo da funo. Perceba-se que, aqui sim, elege-se o critrio ratione materiae como prevalente para a configurao do crime militar, no importando onde o crime praticado.

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 7

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
A exemplo da alnea b, o plo passivo no comporta militar da ativa, mas apenas militar da reserva, reformado ou civil, sequer mencionando o assemelhado. Militar em servio aquele no desempenho de suas funes corriqueiras, ou seja, aquele que est desempenhando atividade ligada sua instituio, para a qual est designado de forma perene ou temporria. Assim, est em servio o policial militar escalado no policiamento ostensivo de ruas, mas tambm o estar aquele designado para servios de manuteno de prdios da Instituio Militar. A expresso atuando em razo da funo foi acrescida pela j citada Lei n 9.299/96, ampliando as possibilidades do crime militar ratione materiae para alm da formalidade do servio militar. Assim, mesmo que o militar esteja de folga, ao agir imbudo do esprito do cumprimento do dever, estar em atuao anloga ao servio militar, naquilo que foi intitulado como crime militar em razo do dever jurdico de agir, como bem se sabe, por mandamento legal dos art. 301 do CPP e art. 243 do CPPM. Alnea d:
d) por militar durante o perodo de manobras ou exerccio, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil;

Aqui, o critrio prevalente o ratione temporis, ou seja, o momento em que o crime praticado importa em sua caracterizao como militar. Alguns doutrinadores, como Clio Lobo, entendem que essa alnea uma espcie do gnero servio, sendo, portanto, abarcada pela alnea anterior. Da mesma forma que na alnea b, o plo passivo no comporta militar da ativa, mas apenas militar da reserva, reformado, civil e o assemelhado, de modo que, se um militar da ativa em perodo de exerccio ou de manobra agredir outro militar da ativa, prevalecer a alnea a. Em princpio, manobra militar a movimentao de um grupo de militares, em situao real, enquanto o exerccio refere se ao treinamento para obteno da excelncia do efetivo militar, podendo, s vezes, anteceder uma manobra. No raramente, manobra e exerccio so termos tidos como sinnimos. Alnea e:
e) por militar em situao de atividade, ou assemelhado, contra o patrimnio sob a administrao militar, ou a ordem administrativa militar;

Por fim, a alnea e do inciso II do art. 9 dispe que ser crime militar o praticado por militar em situao de atividade, ou assemelhado, contra o patrimnio sob a administrao militar, ou a ordem administrativa militar. O sujeito ativo tambm deve ser militar da ativa, porm, no plo passivo no h uma pessoa natural, mas uma pessoa jurdica, qual seja, a prpria Instituio Militar, por sua administrao, lesada em seu patrimnio ou em sua ordem administrativa. Por patrimnio sob a Administrao Militar deve-se entender no s os bens da instituio, nela includos em controle formal, mas tambm aqueles sob sua responsabilidade em razo de convnios, apreenses etc. No podem ser includo nessa concepo os bens pertencentes a associaes, sociedades recreativas administradas por militares, como exemplo a
INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO Pgina 8

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Associao de Cabos e Soldados da Polcia Militar, de modo que, o furto de um bem ou valor dessas entidades deve ser enquadrado como delito comum. Ordem administrativa militar traduz-se pela prpria harmonia da instituio, abrangendo sua administrao, o decoro de seus integrantes, etc. So delitos contra a ordem administrativa militar aquelas infraes que atingem a organizao, existncia e finalidade da instituio, bem como o prestgio moral da administrao, conforme j se posicionou o STF. Os crimes contra a administrao militar, a exemplo da prevaricao (art. 319 do CPM) configuram-se em crime contra a ordem administrativa militar. Alnea f:
f) por militar em situao de atividade ou assemelhado que, embora no estando em servio, use armamento de propriedade militar ou qualquer material blico, sob guarda, fiscalizao ou administrao militar, para a prtica de ato ilegal;

Temos tambm o previsto na Smula 47 do STF, seno vejamos, Compete a justia Militar processar e julgar crime praticado por militar contra civil, com emprego de arma pertencente corporao, mesmo no estando em servio. Grifo meu. A alnea em questo foi revogada pela Lei 9.299/96, portanto, no se configurando mais crime militar o fato praticado com arma da instituio, salvo se enquadrvel em outra alnea, desta feita, no se aplica a Sumula 47. O inciso III do art. 9 consigna que tambm so crimes militares em tempo de paz os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos: passando a enumerar algumas condies adicionais para que o crime militar ocorra. Antes do estudo das alneas, deve-se verificar alguns pontos relevantes constantes do prprio inciso, iniciando-se pelos sujeitos ativos consignados no dispositivo em estudo. Menciona a lei penal militar que o militar da reserva, o reformado e o civil so pessoas aptas a preencherem a sujeio ativa nos casos do inciso III. Como j vimos, militares da reserva e reformados so aqueles que no mais esto em atividade, ou seja, em termos no tcnicos para o pblico militar, so militares aposentados. Quanto a figura do civil, no mbito federal, ou seja, no crime militar de mbito federal, no h grandes problemas na hiptese de um civil figurar como sujeito ativo de crime militar, j que por previso do art. 124 da CF, a Justia Militar da Unio julga qualquer pessoa que cometa crime militar. Para a Justia Militar Estadual, no entanto, a disciplina constitucional no seguiu a mesma linha, colocando, no 4 do art. 125, como jurisdicionados apenas os militares dos Estados, no possibilitando que um civil que pratique o crime militar seja julgado por esse fato nas justias castrenses das Unidades Federativas. Nesse sentido temos a Smula n 53 do STJ Compete a Justia Comum Estadual processar e julgar civil acusado de pratica de crime contra a administrao militar estadual.
INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO Pgina 9

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Findando a analise preliminar do inciso III, deve-se verificar que o civil e os militares inativos (reserva ou reforma) somente praticaro crime militar quando sua conduta atentar contra as instituies militares. No havendo o reconhecimento de que o crime tenha atingido, ou tentado atingir, as instituies militares, dever-se- considerar o fato como crime comum. Alnea a:
a) contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar;

A alnea em questo dispe ser crime militar a conduta praticada por civil ou inativo quando cometida contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar, elementos j explicados quando da anlise da alnea e do inciso II do art. 9. Dessa forma, em exemplo, ser crime militar de competncia da Justia Militar da Unio o furto de material blico do Exrcito Brasileiro praticado por um civil, independentemente de onde o fato ocorra. Alnea b:
b) em lugar sujeito administrao militar contra militar em situao de atividade ou assemelhado, ou contra funcionrio de Ministrio militar ou da Justia Militar, no exerccio de funo inerente ao seu cargo;

Quanto as expresses lugar sujeito administrao militar e militar em situao de atividade, j discutimos sua compreenso, razo pela qual fazemos referncia ao estudo acima, quando tratamos das alneas a e b do inciso II. No que concerne ao crime praticado contra funcionrio da Justia Militar ou de Ministrio militar, deve-se firmar, primeiro, que no existem mais ministrios militares, mas apenas os comandos militares, realidade que tomou corpo com a criao do Ministrio da Defesa, em 10 de junho de 1999. Ocorre que para eles a posio doutrinria sustenta sua total inaplicabilidade, ou seja, havendo sujeito passivo um funcionrio civil dos Comandos Militares ou das Justias Militares, a competncia seria da Justia Comum, Federal ou Estadual, conforme o caso. Dessa forma, prevalece para o estudo da alnea b do inciso III a possibilidade de crime militar praticado por civil ou inativo contra militar da ativa, desde que cometido em lugar sujeito administrao militar, a exemplo do reformado que pratique leso corporal contra um militar da ativa, de folga, no interior de um quartel. Alnea c:
c) contra militar em formatura, ou durante o perodo de prontido, vigilncia, observao, explorao, exerccio, acampamento, acantonamento ou manobras;

O sujeito passivo, um militar da ativa, estando em qualquer das funes enumeradas, o delito praticado ser militar. Como exemplo, pode-se citar o civil que pratique leso corporal em um militar que esteja em perodo de acampamento, no no interior do acampamento, caso em que aplicar-se-a a alnea b do inciso em estudo, mas no perodo de acampamento.

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 10

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Alnea d:
d) ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar em funo de natureza militar, ou no desempenho de servio de vigilncia, garantia e preservao da ordem pblica, administrativa ou judiciria, quando legalmente requisitado para aqule fim, ou em obedincia a determinao legal superior.

Note-se que aqui se exige que o sujeito passivo esteja no desempenho das funes enumeradas, por exemplo, em uma comisso de natureza militar. Assim, em exemplo, um civil que agrida um militar da Marinha, quando este esteja em uma comisso de recebimento de material blico, ter perpetrado um crime militar, ainda que o fato seja praticado fora de lugar sujeito administrao militar. A Lei 9.299/96 acrescentou ao art. 9 do CPM o pargrafo nico (posteriormente alterado pela Lei 12.432/11, no trazendo nenhuma aplicabilidade para os militares estaduais) instituindo que os crimes enquadrados em alguma das hipteses do art. 9, quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil, sero da competncia da justia comum. Pargrafo nico:
Pargrafo nico. Os crimes de que trata este artigo quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil sero da competncia da justia comum, salvo quando praticados no contexto de ao militar realizada na forma do art. 303 da Lei no 7.565, de 19 de dezembro de 1986 - Cdigo Brasileiro de Aeronutica. (Redao dada pela Lei n 12.432, de 2011)

Lembrando que, crime doloso contra a vida no CPM h apenas dois: o homicdio - art. 205 e a provocao direta ou auxlio ao suicdio - art. 207. Inicialmente, com toda a pertinncia, questionou-se a constitucionalidade da referida alterao, j que seu surgimento significou a supresso de competncia constitucional das justias militares, da Unio e Estadual, ferindo, assim, o art. 124 e o 4 do art. 125, todos da Lei Maior.
Art. 124. Justia Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei. Art. 125 ... 4 - Compete Justia Militar estadual processar e julgar os policiais militares e bombeiros militares nos crimes militares, definidos em lei, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas (Redao anterior a EC 45/04).

Realmente, o acrscimo importou em patente inconstitucionalidade que, todavia, no mbito estadual, no foi reconhecido, sendo unnime a viso de que a nova disposio deveria ser imediatamente aplicada no mbito das justias estaduais, de modo que todo crime doloso contra a vida de civil, ainda que enquadrado no Cdigo Penal Militar, nas hipteses do art. 9, portanto, um crime militar, passou a ser julgado pela justia comum, entenda-se, do Tribunal do Jri. No entanto, tal imbrglio, foi resolvido pela EC 45/04, pelo menos no mbito estadual, quanto discusso sobre a inconstitucionalidade da Lei 9.299/96, j que agora tal competncia foi alterada na prpria Carta Magna, ao contrrio do que teria ocorrido quando na elaborao da supracitada lei ordinria, que atacava a competncia constitucional da Justia Militar Estadual.

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 11

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
4 Compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004). Grifo meu.

Entretanto, sua apurao de competncia da Polcia Militar, conforme previsto no art. 82, 2 do CPPM (includo pela Lei 9.299/96) Nos crimes dolosos contra a vida, praticados contra civil, a Justia Militar encaminhar os autos do inqurito policial militar justia comum., que aps concluso do IPM, os autos sero enviados justia comum, por intermdio da Justia Militar Estadual. importante lembrar aos desavisados, que a competncia para processar e julgar crime militar doloso contra a vida, praticados contra militar, permanece na competncia da Justia Militar. Ex: Cb PM Alacid 9 BPM. MACETE, para sabermos se a conduta praticada pelo policial militar configura crime militar devemos responder sobremaneira trs perguntas indispensveis: 1. Pergunta: O fato analisado possui tipificao na Parte Especial do CPM? 2. Pergunta: As circunstncias do fato analisado encontram subsuno no art. 9 do CPM? 3. Pergunta: O sujeito ativo pode cometer crime militar na esfera analisada? Vamos analisar um fato para que possamos compreender melhor. Num servio de policiamento ostensivo, um policial militar devidamente escalado e no exerccio de sua funo, mata algum. 1 - O fato analisado possui tipificao na Parte Especial do CPM? Este comportamento est previsto no artigo 205 do CPM (tipificao direta), a primeira pergunta est respondida. 2 - As circunstncias do fato analisado encontram subsuno no art. 9 do CPM? O Policial Militar estava em servio, logo sua conduta vai enquadrar-se no artigo 9, inciso II, alnea c do Cdigo Penal Militar, vejamos:
Art. 9 - Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: c) por militar em servio ou atuando em razo da funo, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito administrao militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil.

3 - O sujeito ativo pode cometer crime militar na esfera analisada? Sim, pois o policial militar da esfera estadual, conforme artigo 42 CF. Portanto, respondidas as trs perguntas, pode-se ento afirmar que o crime em comento de natureza militar. Obviamente, que se o delito militar s estiver capitulado no Cdigo Penal Militar, bastar, para que haja crime militar, a subsuno de acordo com os elementos dos tipos
INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO Pgina 12

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
legais, constantes da Parte Especial, salvo se o agente for militar inativo (reformado ou reserva remunerada) ou civil, quando ser imprescindvel a complementao pelo inciso III do artigo 9. Outro fato para analise: Imaginemos que estamos analisando um caso em que um soldado da ativa da Polcia Militar agride outro soldado da ativa, seu conhecido, provocando-lhe leses corporais, estando ambos de folga em um clube recreativo. EQUIPARAO A MILITAR DA ATIVA Para entendermos melhor esse dispositivo devemos lembrar que militar da ativa aquele que ainda no est aposentado, enquanto o militar inativo aquele que, por alguma razo, no presta mais servio sua Instituio Militar, podendo ser classificado em duas categorias, reserva ou reforma. A reserva, por sua vez, pode ser remunerada ou no remunerada, aplicandose o dispositivo em comento apenas aos militares da reserva remunerada que mantm ainda um vnculo com sua instituio, podendo, inclusive serem chamados para a atividade, por ato de reverso. Vejamos o conceito dado pelo art. 12 do CPM, seno vejamos:
Equiparao a militar da ativa Art. 12 - O militar da reserva ou reformado, empregado na administrao militar, equipara-se ao militar em situao de atividade, para o efeito da aplicao da lei penal militar.

No se pode confundir o militar da ativa com militar em servio. O militar em servio aquele que, na ativa, est desempenhando a funo que possui na instituio, contrapondo-se a ao militar de folga ou fora de servio. Dessa forma, um militar da ativa pode estar em fruio de folga ou em servio. Os militares da reserva ou reformados podem responder por crime militar como se fossem da ativa, desde que equiparados ou em concurso de pessoas, pela comunicao de circunstncias pessoais que tambm so elementares do tipo penal. Acerca do concurso de pessoas, a previso da possibilidade de comunicao das circunstncias pessoais est na segunda parte do 1 do art. 53, vejamos, 1 A punibilidade de qualquer dos concorrentes independente da dos outros, determinando-se segundo a sua prpria culpabilidade. No se comunicam, outrossim, as condies ou circunstncias de carter pessoal, salvo quando elementares do crime. Assim, quando o militar inativo estiver empregado na administrao militar de forma regular, ou seja, por fora de ato da Corporao militar respectiva, poder ele perpetrar os crimes que tenham por elemento tpico a palavra militar. MILITAR DA RESERVA OU REFORMADO Conceito dado pelo art. 13 do CPM, seno vejamos:
Militar da reserva ou reformado

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 13

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Art. 13. O militar da reserva, ou reformado, conserva as responsabilidades e prerrogativas do psto ou graduao, para o efeito da aplicao da lei penal militar, quando pratica ou contra le praticado crime militar.

A inatividade do militar determinada pela transferncia dele para a reserva remunerada ou pela reforma. A reserva situao temporria de inatividade em que o militar fica obrigado a determinados deveres e conserva alguns direitos. A reforma a situao de inatividade que desobriga o militar definitivamente do servio ativo. A transferncia para a reserva remunerada ou para a inatividade mediante reforma, dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Mato Grosso, est previsto no Estatuto dos Militares do Estado de Mato Grosso, nos artigos 112 a 120, tudo da LC n 231/05. CONCEITO DE ASSEMELHADO Por vezes o CPM utiliza o termo assemelhado, a exemplo da alnea a, do inciso II do art. 9. Devemos, ento, saber o que se entende por assemelhado para a escorreita aplicao do Cdigo Penal Militar. Conceito dado pelo art. 21 do CPM, seno vejamos:
Assemelhado Art. 21 - Considera-se assemelhado o servidor, efetivo ou no, dos Ministrios da Marinha, do Exrcito ou da Aeronutica, submetido a preceito de disciplina militar, em virtude de lei ou regulamento.

Este dispositivo letra morta no Cdigo Penal Militar, aduzida desde a CF de 1934, o conceito de assemelhado pelo cdigo da armada eram todos aqueles que, no sendo combatentes, faziam parte do Exrcito e das Armadas, sujeitos s leis militares, gozando dos direitos, vantagens e prerrogativas dos militares, tais so os que fazem parte das classes anexas. O Decreto n 23.203, de 18Jun47, no seu art. 4, revogou a alnea b do Cdigo da Armada, de modo a excluir a figura do assemelhado da legislao militar, em conseqncia disso no sujeitando mais o civil disciplina militar. A partir de 1947, o funcionrio pblico civil no poderia ser mais conceituado como assemelhado, por no estar mais sujeito a disciplina militar. Portanto, o art. 22 do CPM, est revogado, sendo que a Lei n. 8.457, de 04.09.92, que organizou a Justia Militar da Unio regulou o funcionamento de seus servios auxiliares em seu artigo 84. E hoje os servidores pblicos civis da Unio que servem em Ministrios da Defesa (Exrcito, Marinha e Aeronutica) esto sujeitos ao Cdigo Disciplinar aprovado pela Lei n. 8112, de 11Dez90. CONCEITO DE MILITAR H crimes no CPM que consignam como elemento tpico a palavra militar, sendo necessrio, portanto, compreender a exata dimenso dessa palavra. Vejamos o conceito dado pelo art. 22 do CPM, seno vejamos:

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 14

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Pessoa considerada militar Art. 22. considerada militar, para efeito da aplicao dste Cdigo, qualquer pessoa que, em tempo de paz ou de guerra, seja incorporada s fras armadas, para nelas servir em psto, graduao, ou sujeio disciplina militar.

Esse conceito de militar foi revogado, hoje o conceito utilizado o previsto nos artigos 42 e 142, 3, da Carta Magna, sendo que servidor pblico militar gnero. De modo que surgem duas espcies, a saber: Servidores Militares Federais: que so os integrantes das Foras Armadas. Servidores Militares Estaduais, Territrios e Distrito Federal: que so os integrantes das Policias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. No olvidar de que a EC 18/98, passou a tratar dos militares em artigos distintos, sem lhes alterar, entretanto, a classificao constitucional. De maneira que, o artigo 42 e seus pargrafos passaram a tratar dos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios, enquanto que os militares federais (integrantes das Foras Armadas) tiveram sua situao disciplinada no 3 do artigo 142, todos da CF/88. EQUIPARAO A COMANDANTE Conceito dado pelo art. 23 do CPM, seno vejamos:
Equiparao a comandante Art. 23 - Equipara-se ao comandante, para o efeito da aplicao da lei penal militar, tda autoridade com funo de direo.

A Lei n. 6.880, de 09Dez80, que dispe sobre o Estatuto dos Militares (Foras Armadas) elucida no seu artigo 34 que:
Comando a soma de autoridade, deveres e responsabilidade de que o militar investido legalmente quando conduz homens ou dirige uma organizao militar. O Comando vinculado ao grau hierrquico e constitu uma prerrogativa impessoal, em cujo exerccio o militar se define e se caracteriza como chefe

Sendo complementada, pelo artigo 36 do mesmo diploma Legal que o Oficial uma autoridade com funo de direo, seno vejamos, O oficial preparado, ao longo da carreira, para o exerccio de funes de comando, de chefia e de direo. Logo, a autoridade referida neste artigo ser sempre autoridade militar. CONCEITO DE SUPERIOR O CPM, buscando a tutela da hierarquia, da disciplina e da autoridade, por vezes, dispe em seus tipos penais as condies de superior ou inferior como elementos, levando necessidade do exato entendimento desses elementos para a justa aplicao da lei penal militar. Obviamente, compreendendo o conceito de superior, por contraposio, entende-se tambm o de inferior, facilitando um pouco nossa tarefa. Conceito dado pelo art. 24 do CPM, seno vejamos:

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 15

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Conceito de superior Art. 24 - O militar que, em virtude da funo, exerce autoridade sbre outro de igual psto ou graduao, considera-se superior, para efeito da aplicao da lei penal militar.

O Cdigo Penal Castrense trabalha com duas conceituaes de superior: superior hierrquico e superior funcional. Superior hierrquico Essa no definida pelo CPM, porquanto inerente s instituies militares. Por exemplo, o Coronel superior hierrquico do Tenente-Coronel, que superior hierrquico do Major e assim por diante. Superior Funcional Este est expresso no CPM, no art. 24, supra. Por exemplo, se um Soldado agride um Primeiro-Tenente, teremos a possibilidade de crime capitulado no art. 157 do CPM (violncia contra superior). Contudo, tambm haver o mesmo delito se um PrimeiroTenente agredir a outro militar do mesmo posto, estando este na funo de Comandante de Companhia daquele, estabelecendo-se a superioridade funcional. EXCLUSO DE CRIME O CPM, em seu art. 42, institui as quatro excludentes legais, a semelhana do Cdigo Penal, apenas com algumas diferenas no estado de necessidade, que apresentou uma clara disposio pela teoria diferenciadora. Outra distino, diz respeito a uma quinta excludente legal, que pode ser resumida no uso de fora necessria para compelir subordinado ao cumprimento do dever, prevista no pargrafo nico do art. 42 do CPM. 1 - ESTADO DE NECESSIDADE Diferentemente do Cdigo Penal comum, que adotou a teoria unitria do estado de necessidade, o CPM adotou a teoria diferenciadora desse instituto, segundo a qual o estado de necessidade pode exculpar ou justificar a conduta. Dessa forma, no CPM h o estado de necessidade justificante, art. 42, inciso I, e o exculpante, previsto no art. 39 do CPM. O artigo 43 do Cdigo Penal Militar dispe que considera-se em estado de necessidade (justificante) quem pratica o fato para preservar direito seu ou alheio, de perigo certo e atual, que no provocou, nem podia de outro modo evitar, desde que o mal causado, por sua natureza e importncia, consideravelmente inferior ao mal evitado, e o agente no era legalmente obrigado a arrostar o perigo. Para fixar, pode-se sintetizar, com Jorge Csar de Assis, que os requisitos do estado de necessidade justificante so: a) Perigo de leso que o agente no provocou e nem podia de outro modo evitar (resultante de caso fortuito ou de fora maior); b) Inevitabilidade da leso ao bem prprio ou de outrem (perigo certo e atual); c) Conflito entre bens protegidos pela ordem jurdica; d) Balanceamento dos bens e deveres em conflito;
INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO Pgina 16

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
e) Elemento subjetivo do agente, ou seja, o seu agir visando a salvar bem ameaado; f) Inexigibilidade de dever do agente em enfrentar o perigo; militares, policiais e bombeiros tm o dever de enfrentar o perigo - dever jurdico de agir. 2 - LEGTIMA DEFESA A legtima defesa uma causa (legal) que exclui a antijuridicidade da conduta e, nos termos do art. 42, II do Cdigo Penal Militar, tambm exclui o prprio crime. Sua previso amide est no art. 44 do CPM, que dispe estar em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem, previso idntica quela existente no art. 25 do Cdigo Penal. A agresso deve ser injusta, ou seja, ilcita, no aprovada, no aceita pelo Direito; assim, a repulsa de uma pessoa a uma agresso, por exemplo, amparada por estado de necessidade, no se configura em legitime defesa. A agresso deve ser atual ou iminente, ou seja, estar acontecendo ou prestes a acontecer. A titularidade do direito preservado pelo autor da repulsa, pode ser dele prprio ou de outrem. Deve o autor da repulsa buscar o meio menos lesivo sua disposio, bem como utilizlo de forma moderada, ou seja, dentro dos limites suficientes para conter a agresso, sob pena de excesso que poder gerar responsabilidade a ttulo de dolo ou de culpa. 3 - ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL No desempenho de suas atividades, os agentes pblicos, por vezes, devem agir interferindo na esfera privada dos cidados, exatamente para assegurar o cumprimento da lei. Essa ao, por vezes, redunda em agresso a bens jurdicos, a exemplo da liberdade de locomoo, a integridade fsica e, at mesmo, a prpria vida. Essa interveno, todavia, poder ser enquadrada em uma causa de justificao, tambm excludente de crime, desde que esteja dentro de certos limites, caracterizando-se o estrito cumprimento do dever legal, outra causa legal de excluso da ilicitude prevista no inciso III, do art. 42 do Cdigo Penal Militar. Embora os Cdigos Penais (comum e militar) no tragam a definio dessa excludente em artigo especfico, a doutrina tem fixado alguns requisitos para seu reconhecimento. Em primeiro lugar o reconhecimento dessa causa de justificao condicionado existncia de competncia territorial e material para a ao. Em outros termos, preciso que a funo exercida pelo funcionrio pblico confira a ele atribuio sobre aquele territrio onde age. necessrio que a matria objeto do ato do agente pblico tenha pertinncia temtica com a funo por ele desempenhada. Assim, um militar das Foras Armadas no poder
INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO Pgina 17

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
interditar uma barulhenta casa noturna em rea residencial, porquanto tal atitude no estaria, em princpio, ligada defesa da Ptria e nem a uma operao de garantia da ordem pblica. Tambm condio para a existncia de estrito cumprimento do dever legal que o agente utilize forma prescrita em lei. Finalmente, deve ser observada a necessidade e a proporcionalidade da prtica do ato, ou seja, a atuao agressiva a um direito por um agente pblico devesse dar apenas quando no houver outra forma (necessidade) e de maneira proporcional, sem exageros, sob pena tambm de excesso na excludente. Um bom exemplo de estrito cumprimento do dever legal est no ato de priso efetuado pelo policial militar, dever imposto a ele por disposio constante do art. 243 do CPPM. 4 - EXERCCIO REGULAR DE UM DIREITO tambm causa legal de excluso da antijuridicidade, conforme previso inserta no inciso IV do art. 42 do Cdigo Penal Militar, traduzindo-se pela possibilidade de execuo de um ato fomentado pelo Direito, ou seja, considerado como uma prerrogativa de ao da pessoa. Alm do conhecimento da condio justificante, h aqui tambm a exigncia de observncia da proporcionalidade, ou seja, deve-se guardar uma equiparao de grandezas entre o direito exercido e aquele violado na ao. Um bom exemplo est na violncia resultante da prtica desportiva, como ocorre em um campeonato de jud entre militares, resultando leso corporal. 5 - USO DA FORA NECESSRIA CONTRA SUBORDINADO O pargrafo nico do art. 42 dispe que no h crime quando o comandante de navio, aeronave ou praa de guerra, na iminncia de perigo ou grave calamidade, compele os subalternos, por meios violentos, a executar servios e manobras urgentes, para salvar a unidade ou vidas, ou evitar o desnimo, o terror, a desordem, a rendio, a revolta ou o saque. CRIMES MILITARES EM ESPCIE TTULO II DOS CRIMES CONTRA A AUTORIDADE OU DISCIPLINA MILITAR MOTIM Art. 149 do CPM
Motim Art. 149 - Reunirem-se militares ou assemelhados: I - agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la; II - recusando obedincia a superior, quando estejam agindo sem ordem ou praticando violncia; III - assentindo em recusa conjunta de obedincia, ou em resistncia ou violncia, em comum, contra superior; IV - ocupando quartel, fortaleza, arsenal, fbrica ou estabelecimento militar, ou dependncia de qualquer dles, hangar, aerdromo ou aeronave, navio ou viatura militar, ou utilizando-se de qualquer daqueles locais ou meios de transporte, para ao

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 18

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
militar, ou prtica de violncia, em desobedincia a ordem superior ou em detrimento da ordem ou da disciplina militar: Pena - recluso, de quatro a oito anos, com aumento de um tro para os cabeas.

Pela teoria clssica, um crime propriamente militar, porquanto, somente o militar poder comet-lo. Objetividade Jurdica O bem jurdico protegido a disciplina militar, valor constitucionalmente ressaltado para as instituies militares, conforme os art. 42 e 142 da CF. Inegavelmente, um grupo de militares recalcitrantes ao cumprimento da ordem de um superior fragiliza a disciplina, tornando inequvoca a afronta ao bem jurdico focado. Da mesma forma, tutela-se a autoridade militar, tanto a do superior que teve a sua determinao descumprida, quanto a da lei ou norma que venha a ser violada. Sujeitos do delito Trata-se de crime plurisubjetivo, ou de concurso necessrio, sendo necessrio que existam dois militares para que seja possvel o cometimento do delito. O sujeito passivo a Instituio Militar, mesmo porque a autoridade e a disciplina constituem sua prpria essncia. Elemento objetivo Como hipteses de motim, o tipo penal apresenta quatro possibilidades, descritas nos incisos do art. 149. Inciso I Os militares agem contra ordem recebida do superior implicando em postura ativa (modalidade comissiva), em que os autores fazem algo contrrio ao que deveriam, por fora de ordem superior, que pode ser escrita ou verbal. Na segunda parte do inciso, prev-se a situao em que os autores negam o cumprimento ordem superior, ou seja, adotam postura passiva em relao ao assunto da ordem (modalidade omissiva). Nesse caso, a negativa pode ser expressa ou tcita.

Inciso II Os militares recusam-se a obedecer a superior no momento em que esto agindo contrrio ordem praticando violncia fsica (contra pessoa ou coisa). Assim os autores esto em pratica ilegal quando sofrem interveno de superior que tenta resgatar a normalidade oportunidade em que esse interventor no acatado. Em verdade, essa situao denota maior gravidade, pois os militares, alm de j estarem atentando contra a ordem, recusam obedincia ao superior que tenta resgat-la. Inciso III Os militares assentem, concordam, consentem, anuem, com a recusa conjunta de obedincia ou com resistncia ou a violncia. No so os cabeas, mas sim os que aderem queles, aliando-se ao grupo, fortalecendo-o quantitativamente, o que certamente gera efeito na agremiao dos que ainda se definiram em relao ao motim.

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 19

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Inciso IV Neste caso, basta a mera presena coletiva no espao delimitado e sujeito a Administrao Militar para que ocorra o delito, desde que isso seja desencadeado em sentido contrrio ordem de superior ou afronte a ordem ou a disciplina. Como exemplo, um grupo de militares grevistas que, de folga, dirijam-se aos quartis ocupando-os e impedindo, por fora disso, o desempenho das misses legais e cotidianas daquela Unidade, lesionando de forma mpar a ordem e a disciplina militar. Note-se que greve, por si s, no configura o delito, mas o modo de manifestao pela ocupao de instalaes turbando a ordem e a disciplina. No crime de motim a pena dos cabeas majorada de um tero, cumprindo esclarecer que a definio de cabeas est nos pargrafos quarto e quinto, do artigo 53 do CPM, da Parte Geral. Elemento subjetivo o dolo, a vontade livre e consciente de macular a autoridade e a disciplina militares, seja atravs do descumprimento de ordens dadas, seja atravs da prtica de atos sem ordem, seja atravs de ocupao de instalaes ou do uso de viaturas para essa finalidade. O dolo, nesse caso, direto, pois no h que se falar em assuno de risco de eventual prtica delituosa, pois inequvoco que qualquer dessas condutas caracteriza infrao penal, sendo que essa certeza elide o pretenso risco. Consumao O iter criminis se completa com a execuo do verbo de cada qual das condutas descritas. Consuma-se, portanto, com a ao ou omisso contrria ordem, com a negativa de obedincia, com o consentimento diante do ato delituoso do grupo, com a ocupao delituosa do quartel (sentido amplo) ou da viatura militar. Tentativa possvel nas formas comissivas, exceto no anncio verbal do no cumprimento da ordem e na mera anuncia do inciso III. REVOLTA Pargrafo nico do Art. 149 do CPM
Revolta Pargrafo nico. Se os agentes estavam armados: Pena - recluso, de oito a vinte anos, com aumento de um tro para os cabeas.

A anlise pormenorizada desse delito idntica quela conferida ao crime de motim, bastando que agora apenas se faa meno aos pontos distintivos. A revolta, nome dado ao motim qualificado pela presena de armas, passa a existir, tecnicamente, quando, em meio ao grupo de amotinados, existirem dois agentes, pelo menos, que estejam armados. Note-se que o verbo nuclear utilizado no plural (estavam), o que conduz interpretao de que se apenas um dos agentes estiver armado, o delito de motim no se qualificar como revolta. Para que se verifique a presente qualificadora basta que os militares do Estado estejam armados, ainda que no as utilize efetivamente, podendo estar em punho, no coldre, por sobre as
INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO Pgina 20

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
vestes etc., sendo necessrio, no entanto, que os militares conheam a condio de estar armado dos demais, ou, do contrrio, aqueles que ignorarem a presena de armas, respondero pelo tipo base (motim). VIOLNCIA CONTRA SUPERIOR Art. 157 do CPM
Violncia contra superior Art. 157. Praticar violncia contra superior: Pena - deteno, de trs meses a dois anos. Formas qualificadas 1 Se o superior comandante da unidade a que pertence o agente, ou oficial general: Pena - recluso, de trs a nove anos. 2 Se a violncia praticada com arma, a pena aumentada de um tro. 3 Se da violncia resulta leso corporal, aplica-se, alm da pena da violncia, a do crime contra a pessoa. 4 Se da violncia resulta morte: Pena - recluso, de doze a trinta anos. 5 A pena aumentada da sexta parte, se o crime ocorre em servio.

Pela teoria clssica, um crime propriamente militar, porquanto, somente o militar poder comet-lo. Objetividade Jurdica O bem jurdico protegido a autoridade do superior, bem como a disciplina militar. Sujeitos do delito O sujeito ativo o inferior, hierrquico ou funcional, o que restringe o cometimento do delito ao militar. Porm, pela no utilizao da palavra militar, abre-se a sujeio ativa tambm para militar inativo. O sujeito passivo, titular dos bens jurdicos aviltados a prpria Instituio Militar, mas no podemos esquecer do prprio superior agredido, ainda que inativo, que vtima secundria (ofendido), configurando-se, ademais, em sujeito passivo mediato. Elemento objetivo Violncia consiste na fora fsica empregada, no caso, contra o corpo do superior. Tratase da vis corporalis, quando o agente utiliza o prprio corpo, ou da vis physica, quando o agente utiliza-se de um instrumento para praticar a violncia. Dessa forma, considera-se violncia no s o empurro, mas tambm o arremesso de um objeto, a ordem para um animal atacar ou investidas similares. No h que se falar na ocorrncia do delito quando a violncia praticada contra coisa, como por exemplo, atingir o veculo no qual se encontra o superior. Em suma, temos como exemplo o empurro caracterizador de vias de fato, a bofetada, o ato de arrancar distintivo, boto do bolso ou outra parte do fardamento ou do traje civil, dar tapa na cobertura, lanando-a ao cho ou simplesmente deslocando-a, assim como empurrar o superior com o corpo ou com um objeto, segurar-lhe o brao, bater-lhe com a mo ou com qualquer objeto. Por outro lado, no se configura violncia contra superior o ato de cuspir sobre o superior, conduta que poder caracterizar outros delitos, como o desrespeito a superior (art. 160 do CPM) ou mesmo o desacato a superior (art. 298 do CPM).

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 21

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Elemento subjetivo O tipo penal em estudo s admite o dolo, a inteno, a vontade livre e consciente de investir fisicamente contra o superior. Preciso frisar que neste delito a ao incriminada a violncia empregada contra o superior, no importando o resultado que pode somente qualificar o delito. Destarte, a condio de superior deve ser conhecida pelo agente ou, de outra forma, no haver conformao tpica subjetiva, desconstituindo-se esta infrao, por ausncia do elemento subjetivo (inciso I do Art. 47 do CPM). No h que se reconhecer tambm o elemento subjetivo quando o agressor busca atingir a pessoa e no a figura do superior. Assim, por exemplo, inexiste dolo de violncia contra superior no ato de o pai, Soldado PM, agredir o filho, Aspirante a Oficial PM, com nimo de correo. Consumao O delito se consuma quando o autor atinge fisicamente o superior, seja direta ou indiretamente. Tentativa possvel no caso em que o agente investe contra a vtima, mas circunstncias alheias a sua vontade o impedem de atingi-la. VIOLNCIA CONTRA MILITAR DE SERVIO Art. 158 do CPM
Violncia contra militar de servio Art. 158. Praticar violncia contra oficial de dia, de servio, ou de quarto, ou contra sentinela, vigia ou planto: Pena - recluso, de trs a oito anos. Formas qualificadas 1 Se a violncia praticada com arma, a pena aumentada de um tro. 2 Se da violncia resulta leso corporal, aplica-se, alm da pena da violncia, a do crime contra a pessoa. 3 Se da violncia resulta morte: Pena - recluso, de doze a trinta anos.

Para a teoria clssica, trata-se de crime impropriamente militar. Objetividade jurdica Continua sendo a autoridade e a disciplina militar, vez que a agresso na forma descrita pelo tipo em estudo perturba sobremaneira a regularidade das Instituies Militares e, conseqentemente, a ordem disciplinar vigente. Sujeitos do delito O sujeito ativo poder ser qualquer pessoa. O sujeito passivo, titular dos bens jurdicos aviltados, a prpria Instituio Militar, mas no podemos nos esquecer do prprio militar agredido que vtima secundria (ofendido) ou ainda sujeito passivo mediato. Contudo, aqui no falamos de qualquer militar, mas to somente daquele que exerce as funes descritas no tipo estudado.

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 22

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Elemento objetivo Como j ressaltado, no tipo ora estudado, qualquer pessoa pode praticar a conduta nuclear que, mais uma vez, refere-se violncia, sendo, portanto, vlidas as construes consignadas no art. 157 do CPM. A conduta violenta direcionada contra o militar de servio, nas funes grafadas no tipo penal, ou seja, contra oficial de dia, de servio, ou de quarto, ou contra sentinela, vigia ou planto. Elemento subjetivo Da mesma forma que no delito anterior, o tipo penal estudado s admite o dolo, a inteno, a vontade livre e consciente de investir fisicamente contra militar nas funes descritas pelo tipo. A condio do militar de servio deve ser conhecida pelo agente. Consumao O delito se consuma quando o autor atinge fisicamente o ofendido, seja direta ou indiretamente, pela utilizao de objetos. Tentativa possvel no caso em que o agente investe contra o ofendido, mas circunstncias alheias a sua vontade o impedem de atingi-lo. DESRESPEITO A SUPERIOR Art. 160 do CPM
Desrespeito a superior Art. 160. Desrespeitar superior diante de outro militar: Pena - deteno, de trs meses a um ano, se o fato no constitui crime mais grave. Desrespeito a comandante, oficial general ou oficial de servio Pargrafo nico. Se o fato praticado contra o comandante da unidade a que pertence o agente, oficial-general, oficial de dia, de servio ou de quarto, a pena aumentada da metade.

Crime propriamente militar de acordo com a teoria clssica, j que somente inferior hierrquico, portanto, militar, pode perpetrar este delito. Objetividade jurdica O bem jurdico protegido continua sendo a autoridade militar, personificada no superior que desrespeitado, e a disciplina militar, ordem essencial que permite a regularidade das atividades da Instituio Militar. Sujeito do delito O sujeito ativo o inferior, hierrquico ou funcional, o que restringe o cometimento do delito ao militar. O sujeito passivo, titular dos bens jurdicos aviltados, a prpria Instituio Militar, mas no podemos nos esquecer do prprio superior desrespeitado que vtima secundria (ofendido), configurando-se, ademais, sujeito passivo mediato. Elemento objetivo O verbo nuclear do tipo desrespeitar, compreendido como a falta de considerao, de respeito, de acatamento, o que pode ser realizado atravs de palavras, gritos, desenhos, escritos, imitao e at caricaturas.

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 23

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Exige o tipo penal que o desrespeito seja praticado diante de outro militar. Nessa compreenso, se o fato se der diante de civis, inexistir o delito em estudo. Ainda nesse aspecto, deve-se ter em mente que o militar que presencia a atitude desrespeitosa h de ser integrado ao corpo da ativa ou, do contrrio, no haveria sequer potencial leso disciplina do ambiente da caserna. O delito de desrespeito um delito subsidirio, isso de forma expressa, como se denota do texto do preceito secundrio se o fato no constitui crime mais grave. O crime em estudo possui uma causa especial de aumento de pena, se praticado contra o Comandante da Unidade a que pertence o agente, Oficial-General, Oficial de Dia, de Servio ou de Quarto. Elemento subjetivo S se admite o dolo, a inteno, a vontade livre e consciente de ofender aquele que se sabe ser superior. Consumao O delito se consuma quando o autor ofende a vtima secundria, seja de que forma for. Tentativa Hipoteticamente possvel, exceto se perpetrada por gesto, por imitao, palavra ou qualquer outro meio que se exaura em si mesmo. RECUSA DE OBEDINCIA Art. 163 do CPM
Recusa de obedincia Art. 163. Recusar obedecer a ordem do superior sbre assunto ou matria de servio, ou relativamente a dever impsto em lei, regulamento ou instruo: Pena - deteno, de um a dois anos, se o fato no constitui crime mais grave.

Como o delito s pode ser perpetrado por militar, pela teoria clssica trata-se de crime propriamente militar.

Objetividade jurdica O bem jurdico protegido a prpria Instituio Militar, bem como autoridade militar (traduzida no descumprimento da ordem do superior) e a disciplina militar (perturbada por esse descumprimento). Sujeito do delito O sujeito ativo o inferior, hierrquico ou funcional, o que restringe o cometimento do delito ao militar. Como no contm a expresso militar pode ser praticado por militar da inatividade, exceto na compreenso de superior funcional. O sujeito passivo a prpria Instituio Militar, tendo o superior como vtima secundria ou sujeito passivo mediato. Elemento objetivo O ncleo da conduta recusar, negar acatamento, obedincia ordem superior, o que pode se materializar por uma conduta omissiva (simplesmente permanecer inerte sem acatar o que lhe foi determinado) ou comissiva (agindo de forma contrria ao determinado, fazer quando o superior manda no fazer).
INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO Pgina 24

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Muito embora parea estar ultrapassada, bom que se consigne que tradicionalmente entendeu-se a recusa de obedincia como somente possvel por omisso, distinguindo-se do crime de desobedincia, capitulado no art. 301, possvel apenas por comissiva. Preferimos, no entanto, entender que ambos os tipos podem ser perpetrados tanto por omisso como por comisso. No existe obrigao, portanto descaracterizando o delito, do subordinado cumprir uma ordem ilegal emitida pelo superior. A essa compreenso se chega pela anlise do que dispe o pargrafo segundo do art. 38 do CPM, in verbis: Se a ordem do superior tem por objeto a prtica de ato manifestamente criminoso, ou h excesso nos atos ou na forma da execuo, punvel tambm o inferior. Deve-se ressaltar, ademais, que a ordem, como ato administrativo em que se constitui, deve possuir seus requisitos de validade, a saber, emitida por autoridade competente, ter por finalidade o bem comum, obedecer forma prescrita pela lei, ter como nascedouro um motivo relevante e adequado e versar sobre objeto lcito e possvel. De modo que a ordem deve possuir alguns requisitos importantes, a saber: 1. Que seja de um superior: o conceito de superior nos dado pelo artigo 24 do Cdigo Penal Militar. J o conceito de ordem nos dado por Renato Astrosa Herrera como a expresso da vontade do superior dirigida a um ou mais subordinados para que cumpram com uma prestao ou absteno no interesse do servio. 2. Que a ordem seja relativa ao servio: entende-se por aquela relacionada com as funes do inferior, dentro de suas atribuies funcionais, que atendam aos interesses da corporao a que pertence, no as que beneficiam interesses particulares. 3. Que a ordem seja da competncia funcional do superior: os regulamentos militares e normas gerais de ao dispem a respeito das atribuies do posto e graduao de todo militar. Conseqentemente, a ordem emanada do superior deve relacionar-se com sua funo, com seu dever de ofcio. 4. Que a ordem obedea aos requisitos formais: a ordem pode ser de natureza escrita, verbal e por sinais convencionais. O tipo em estudo consigna ordem sobre assunto ou matria de servio, ou relativamente a dever imposto em lei, regulamento ou instruo. Ordem sobre assunto ou matria de servio engloba todo e qualquer servio prestado pelas Corporaes Militares, seja a atividade exclusivamente militar de uma manobra (treinamento) de fuzileiros navais ou, ainda, o resgate de feridos presos nas ferragens em acidente de trnsito, promovido pelo Corpo de Bombeiros, como tambm a desenvolvida na seo de estatstica (administrativa) de um rgo policial-militar. Tambm pode compor o contedo da ordem desobedecida, para que haja adequao tpica neste delito, o dever imposto em lei, regulamento ou instruo. Aqui, o conceito de lei, regulamento ou instruo deve ser entendido no sentido genrico, pois h, por exemplo, muitos ordenamentos que esto expressos em decretos, decretos-lei, portarias, etc. Elemento subjetivo S admite o dolo, a inteno, a vontade livre e consciente de recusar obedincia ao superior, afrontando a autoridade e disciplina militares. A excludente de dolo prevista no inciso I do art. 47 tambm aplicvel ao tipo em estudo, ou seja, se o subordinado ignorar a qualidade de superior do emitente da ordem, no haver dolo de recusa de obedincia.
INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO Pgina 25

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Tambm possvel que a excludente de dolo do inciso II do art. 47 seja aplicada neste tipo estudado. Assim, o militar que descumpre ordem emitida por superior, verbalizada com improprios, no estar cometendo o delito, por falta do elemento subjetivo. Consumao O delito se consuma quando o autor recusa obedincia ordem, seja por ao ou omisso, contudo sempre acompanhado de afronta autoridade que determinou ou que est fazendo cumprir a ordem, bem como afronta disciplina. Tentativa No possvel, em razo de o crime ser crime unissubsistente. VIOLNCIA CONTRA INFERIOR Art. 175 do CPM
Violncia contra inferior Art. 175. Praticar violncia contra inferior: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Resultado mais grave Pargrafo nico. Se da violncia resulta leso corporal ou morte tambm aplicada a pena do crime contra a pessoa, atendendo-se, quando fr o caso, ao disposto no art. 159.

Como o delito s pode ser perpetrado por militar, pela teoria clssica trata-se de crime propriamente militar. Objetividade Jurdica O bem jurdico protegido a Instituio Militar, bem como a autoridade e a disciplina, subsidiariamente protege-se a integridade fsica do ofendido. Sujeitos do delito O sujeito ativo o superior, hierrquico ou funcional. Tal delito pode ser praticado por militar da ativa e inativa, desde que seja contra inferior. Porquanto, o militar inativo s ser sujeito ativo, na compreenso de superior hierrquico. O sujeito passivo, titular do bem jurdico aviltado, a Instituio Militar, tendo como sujeito passivo mediato o inferior agredido. Elemento Objetivo A conduta cingi-se a prtica da violncia contra o inferior, hierrquico ou funcional. Elemento Subjetivo S admite o dolo, a inteno, a vontade livre e consciente de investir fisicamente contra o subordinado (inferior hierrquico ou funcional). No esquecer de que a qualidade do sujeito passivo tem que ser conhecida. Consumao Quando o autor do delito atinge o subordinado fisicamente. Tentativa possvel no caso de autor investir fisicamente contra seu subordinado, sendo impedido por terceiro.

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 26

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
TTULO III DOS CRIMES CONTRA O SERVIO MILITAR E O DEVER MILITAR ABANDONO DE POSTO Art. 195 do CPM
Abandono de posto Art. 195. Abandonar, sem ordem superior, o psto ou lugar de servio que lhe tenha sido designado, ou o servio que lhe cumpria, antes de termin-lo: Pena - deteno, de trs meses a um ano.

Como o delito s pode ser perpetrado por militar, pela teoria clssica trata-se de crime propriamente militar. Objetividade Jurdica O bem jurdico protegido e o dever militar e o servio militar. Sujeitos do delito O sujeito passivo o militar, devendo ser entendido como o militar em situao de atividade. Alm de militar da ativa, preciso que o militar esteja de servio em posto (fixo ou mvel), em um lugar delimitado ou em execuo de uma tarefa especfica. O sujeito passivo a prpria Instituio Militar. Elemento Objetivo A conduta nuclear abandonar, sair do posto do qual presta servio, sem ordem superior. Entende-se por posto local fixo e demarcado onde o militar cumpre a misso, seja de guarda, controle, segurana, etc. No esquecer que para configurar o delito tem que haver sempre uma rea geograficamente demarcada. Se no haver rea demarcada o militar vai incidir no mesmo artigo na sua parte final, ou seja, abandonar o servio antes de termin-lo. Elemento Subjetivo S admite o dolo, a inteno, a vontade livre e consciente de abandonar o posto, lugar de servio ou o prprio servio. Consumao Quando o autor se afasta do seu posto, deixar o lugar em que devia, por imposio de sua funo, permanecer, ou ainda, no momento em que interrompe a atividade que desempenhava em servio. Tentativa No possvel. DESCUMPRIMENTO DE MISSO Art. 196 do CPM
Descumprimento de misso Art. 196. Deixar o militar de desempenhar a misso que lhe foi confiada: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, se o fato no constitui crime mais grave. 1 Se oficial o agente, a pena aumentada de um tro. 2 Se o agente exercia funo de comando, a pena aumentada de metade. Modalidade culposa 3 Se a absteno culposa: Pena - deteno, de trs meses a um ano.

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 27

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Como o delito s pode ser perpetrado por militar, pela teoria clssica trata-se de crime propriamente militar. Objetividade jurdica O bem jurdico protegido o dever e o servio militar. Sujeitos do delito O sujeito ativo o miltar, visto que assim dispe o proprio tipo. A palavra miltar, como elemento tpico do crime, conduz a concluso de que somente o miltar da ativa que pode figurar como sujeito ativo do delito. O sujeito passivo a prpria Instituio Militar. Elemento objetivo Trata-se de delito omisso prprio em que o autor no cumpre misso que lhe foi determinada. Tambm h consignar que o crime estudado de perigo e no de dano. Por misso entenden-se que a atividade especifica, certa, definida e inequvoca, evidentenmente legal. Dessa forma, a misso envolve qualquer atividade certa e definida que pertence ao conjunto de atribuies legais do oficio do militar. Elemento subjetivo O tipo base e seus 1 e 2 so modalidades dolosas, ou seja, exige a inteno, a vontade livre e consciente de descumprir a misso. O crime em apreo comporta tambm a modalidade culposa, exposta no 3, o que obviamente, limitar-se- negligencia, forma omissiva de culpa. Consumao O delito se consuma com a inrcia do autor no momento limite em que deveria cumprir a misso que lhe foi confiada. Tentativa No possvel a tentativa em vista de a conduta ser omissiva. EMBRIAGUEZ EM SERVIO Art. 202 do CPM
Embriaguez em servio Art. 202. Embriagar-se o militar, quando em servio, ou apresentar-se embriagado para prest-lo: Pena - deteno, de seis meses a dois anos.

Como o delito s pode ser perpetrado por militar, pela teoria clssica trata-se de crime propriamente militar. Objetividade Jurdica O bem jurdico protegido o servio e o dever militar, em risco extremado pela presena de um integrante embriagado. Sujeito do delito O sujeito ativo o militar, devendo ser entendido como o militar em situao de atividade. O militar inativo pode configurar como sujeito ativo na compreenso do artigo 12 do CPM. O sujeito passivo, titular dos bens jurdicos aviltados, a prpria Instituio Militar.
INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO Pgina 28

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Elemento Objetivo A conduta nuclear embriagar-se, estando o autor em servio ou apresentar-se embriagado, para o servio. O agente deve livremente ingerir substancia que o conduza ao estado de embriaguez, no caber o delito se for obrigado a ingerir. O fato pode ser comprovado atravs de dois exames: clnico ou laboratorial. Exame clnico a simples observao do mdico sobre os efeitos da substncia, aparncia (sonolento, faceis congestais, olhos vermelhos, baba, soluo, vmito, vestes desalinhadas), atitudes (excitado, arrogante, loquaz, deprimido), orientao no tempo e no espao (onde est, que dia e que horas so), memria (onde mora, lembra-se do que fez), prova de clculo simples, elocuo (fala com clareza, consegue ler trecho qualquer), marcha e equilbrio (anda com olhos fechados), coordenao motora (apanha um objeto pequeno), prova escrita, pupilas (dimenses e reaes), sensibilidades (ttil, trmica e dolorosa) e hlito. Exame laboratorial dosagem alcolica atravs de exame de sangue, este exame carece de prvia autorizao do militar, pois ir provocar uma leso corporal. No obrigado a fazer esse exame, em razo de que o sujeito no est obrigado a produzir prova contra si mesmo. Elemento Subjetivo S admite o dolo, a inteno, a vontade livre e consciente de embriagar-se em servio, ou prestes a assumi-lo. Consumao O delito se consuma quando autor alcana o estado de embriaguez, mensurado por avaliao mdica (clinica ou laboratorial) ou por provas testemunhais. Tentativa No possvel, em vista de ser crime instantneo.

TTULO VII DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO MILITAR DESACATO A SUPERIOR Art. 298 do CPM
Desacato a superior Art. 298. Desacatar superior, ofendendo-lhe a dignidade ou o decro, ou procurando deprimir-lhe a autoridade: Pena - recluso, at quatro anos, se o fato no constitui crime mais grave. Agravao de pena Pargrafo nico. A pena agravada, se o superior oficial general ou comandante da unidade a que pertence o agente.

Crime propriamente militar de acordo com a teoria clssica, j que somente militar pode perpetrar este delito. Objetividade jurdica O bem jurdico tutelado a Instituio Militar, personificada no superior que desacatado, bem como a autoridade e a disciplina militar, ordens essenciais que permitem a regularidade das atividades da Instituio Militar.

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 29

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Sujeito do delito O sujeito ativo o inferior, hierrquico ou funcional, o que restringe o cometimento do delito ao militar. O sujeito passivo, titular dos bens jurdicos aviltados, a prpria Instituio Militar, mas no podemos nos esquecer do prprio superior desacatado que vtima secundria (ofendido), configurando-se, ademais, sujeito passivo mediato. Elemento objetivo O verbo nuclear do tipo desacatar, compreendido na inteno de ofender a dignidade ou o decoro, procurando deprimir-lhe a autoridade, o que pode ser realizado por meio de xingamentos. Destacando que no exige a presena de outro militar, ou qualquer outra pessoa. Elemento subjetivo S se admite o dolo, a inteno, a vontade livre e consciente de ofender aquele que se sabe ser superior, com o fim especial de desprestigiar a autoridade do superior. Consumao O delito se consuma quando o autor ofende a vtima secundria, seja de que forma for. Tentativa Hipoteticamente possvel, exceto se perpetrada por gesto, por imitao, palavra ou qualquer outro meio que se exaura em si mesmo. DESACATO A MILITAR Art. 299 do CPM
Desacato a militar Art. 299. Desacatar militar no exerccio de funo de natureza militar ou em razo dela: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, se o fato no constitui outro crime.

Para a teoria clssica, trata-se de crime impropriamente militar. Objetividade jurdica O bem jurdico tutelado a Instituio Militar, personificada no militar que desacatado. Sujeitos do delito O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, militar ou civil, este ltimo somente na esfera federal. O sujeito passivo, titular dos bens jurdicos aviltados, a prpria Instituio Militar, mas no podemos nos esquecer do militar desacatado (ofendido), sendo o sujeito passivo mediato. Elemento objetivo O verbo nuclear do tipo desacatar, procurando deprimir-lhe a autoridade, o que pode ser realizado por meio de xingamentos, quando no exercicio de funo de natureza miltiar. Elemento subjetivo S se admite o dolo, a inteno, a vontade livre e consciente de ofender o miltar que se sabe estar no exerccio de funo de natureza militar. Consumao O delito se consuma quando o autor ofende a vtima secundria, seja de que forma for.

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 30

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Tentativa Hipoteticamente possvel, exceto se perpetrada por gesto, por imitao, palavra ou qualquer outro meio que se exaura em si mesmo. DESOBEDINCIA Art. 301 do CPM
Desobedincia Art. 301. Desobedecer a ordem legal de autoridade militar: Pena - deteno, at seis meses.

Para a teoria clssica, trata-se de crime impropriamente militar. Objetividade jurdica O bem jurdico protegido a prpria Instituio Militar, bem como autoridade militar (traduzida na desobedincia da ordem emanada). Sujeitos do delito O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, militar ou civil, este ltimo somente na esfera federal. O sujeito passivo, titular dos bens jurdicos aviltados, a prpria Instituio Militar. Elemento objetivo O ncleo da conduta desobedecer, negar acatamento ordem legal de autoridade militar, o que pode se materializar por uma conduta omissiva (simplesmente permanecer inerte sem acatar o que lhe foi determinado) ou comissiva (agindo de forma contrria ao determinado, fazer quando o superior manda no fazer). Elemento subjetivo S admite o dolo, a inteno, a vontade livre e consciente de desobedecer a ordem legal emanada por autoridade militar. Consumao O delito se consuma quando o autor no acata a ordem emanada pela autoridade militar. Tentativa No possvel. CONCUSSO Art. 305 do CPM
Concusso Art. 305. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida: Pena - recluso, de dois a oito anos.

Para a teoria clssica, trata-se de crime impropriamente militar. Objetividade jurdica O bem jurdico tutelado a administrao militar, embora tambm se proteja subsidiariamente o patrimnio.

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 31

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Sujeitos do delito O sujeito ativo o Militar, alm do civil, exclusivamente na rbita federal. O sujeito passivo, titular do bem jurdico aviltado, a Instituio Militar, por sua administrao, ofendida pela ao do agente, que exerce uma funo pblica. Elemento objetivo O ncleo da conduta exigir, ou seja, impor, decidir unilateralmente. O agente, em razo de sua funo, exige do ofendido (vtima secundria ou sujeito passivo mediato) vantagem (de qualquer espcie) indevida. Em regra, a vantagem de ordem patrimonial, mas como o tipo no a restringe, h tipicidade em qualquer que seja o tipo dela. A exigncia pode ser feita pelo autor (diretamente) ou por terceiro (indiretamente), mas sempre se dar em detrimento da funo pblica a que o autor, com seu comportamento, est maculando. Elemento subjetivo nica e exclusivamente o dolo, vontade livre e consciente de exigir vantagem indevida. Como a vantagem destinada ao autor ou a terceiro, o dolo passa a ser especfico. Consumao Consuma-se com a exigncia, pois trata-se de crime essencialmente formal, sendo a obteno da vantagem mero exaurimento. Tentativa No possvel. CORRUPO PASSIVA Art. 308 do CPM
Corrupo passiva Art. 308. Receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes de assumi-la, mas em razo dela vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena - recluso, de dois a oito anos. Aumento de pena 1 A pena aumentada de um tero, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o agente retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. Diminuio de pena 2 Se o agente pratica, deixa de praticar ou retarda o ato de ofcio com infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influncia de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano.

Para a teoria clssica, trata-se de crime impropriamente militar. Objetividade jurdica O bem jurdico tutelado a administrao militar, embora tambm se proteja subsidiariamente o patrimnio. Sujeitos do delito O sujeito ativo o Militar, alm do civil, exclusivamente na orbita federal, que recebe ou aceita a vantagem. O sujeito passivo, titular do bem jurdico aviltado, e a Instituio Militar, por sua administrao.
INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO Pgina 32

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Elemento objetivo O ncleo da conduta receber e aceitar promessa. O agente, em razo de sua funo (que exerce na Administrao Militar), recebe ou aceita a promessa de vantagem (de qualquer espcie) indevida. Em regra, a vantagem e de ordem patrimonial, mas como o tipo no a restringe, ha tipicidade em qualquer que seja o tipo dela. O recebimento ou a aceitao pode ser feito pelo autor (diretamente) ou por terceiro (indiretamente), mas sempre se Dara em prejuzo da funo publica que o autor, com seu comportamento, esta maculando. Enfim, e uma barganha de interesses do funcionrio e do particular, onde o lesado e o Estado, cuja atividade foi prejudicada; decorre de acerto entre as partes e no de imposio unilateral, o que o diferencia da concusso. Elemento subjetivo nica e exclusivamente o dolo, vontade livre e consciente de exigir vantagem indevida; como a vantagem e destinada ao autor ou a terceiro, o dolo passa a ser especifico. Consumao Consuma-se com a simples solicitao ou aceitao de sua promessa, pois trata-se de crime formal, o efetivo recebimento da vantagem solicitada mero exaurimento do crime. Tentativa No possvel. CORRUPO ATIVA Art. 309 do CPM
Corrupo ativa Art. 309. Dar, oferecer ou prometer dinheiro ou vantagem indevida para a prtica, omisso ou retardamento de ato funcional: Pena - recluso, at oito anos. Aumento de pena Pargrafo nico. A pena aumentada de um tero, se, em razo da vantagem, ddiva ou promessa, retardado ou omitido o ato, ou praticado com infrao de dever funcional.

Para a teoria clssica, trata-se de crime impropriamente militar. Objetividade jurdica O bem jurdico tutelado a administrao militar, embora tambm se proteja subsidiariamente o patrimnio. Sujeitos do delito O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, militar ou civil, este ultimo somente na orbita federal. O sujeito passivo, titular do bem jurdico aviltado, e a Instituio Militar, por sua administrao. O corruptor civil, que corrompe militar estadual, ser processado e julgado pela justia comum, j que a Justia Militar Estadual tem competncia restrita e dela escapam os civis. Elemento objetivo O ncleo da conduta e dar (entregar), oferecer (propor com entrega imediata) ou prometer (propor com entrega futura); o autor da, oferece ou promete vantagem (de qualquer
INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO Pgina 33

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
espcie) indevida. Em regra, a vantagem e de ordem patrimonial (o caput ate menciona dinheiro), mas como o tipo no a restringe, ha tipicidade em qualquer que seja o tipo dela. A entrega, oferecimento ou promessa da vantagem ocorre como forma de convencer o funcionrio da Administrao Militar a cometer infrao funcional. Essa infrao pode se manifestar pelo no cumprimento de um dever de oficio (omisso), pelo seu retardamento (quando existe prazo e sua inobservncia prejudica o exerccio funcional) ou pela pratica dele de forma indevida (conduta ativa, mas em desconformidade com a norma legal). Elemento subjetivo nica e exclusivamente o dolo, vontade livre e consciente dirigida dao, oferta ou promessa de vantagem que sabe indevida Consumao Consuma-se com a dao, oferta ou promessa da vantagem indevida promovida pelo autor. Tentativa No possvel. PREVARICAO Art. 319 do CPM
Prevaricao Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra expressa disposio de lei, para satisfazer intersse ou sentimento pessoal: Pena - deteno, de seis meses a dois anos.

Para a teoria clssica, trata-se de crime impropriamente militar. Objetividade jurdica O bem jurdico tutelado a Instituio Militar, representado pela administrao militar. Sujeitos do delito O sujeito ativo o Militar, podendo, na esfera federal, ser, tambm, o civil. O sujeito passivo, titular do bem jurdico aviltado, e Instituio Militar atravs de sua administrao. Elemento objetivo Os ncleos das condutas so retardar (atrasar, ultrapassar o prazo regulamentar), deixar de praticar (no fazer) ou praticar (fazer). O agente retarda ato de oficio (de sua esfera de competncia), ou no o pratica, quando tinha o dever de oficio de pratic-lo ou pratica-o de forma diversa do que a lei determina (lei aqui em sentido amplo ordenamento) Elemento subjetivo o dolo especifico. O tipo em estudo exige que a motivao desse desvio de conduta deva ser a satisfao de interesse (vantagem como autopromoo, transferncia, deixar de ser responsabilizado por outro erro, etc.) ou sentimento (dio, raiva, amor, d, compaixo, etc.) pessoal (do autor).

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 34

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO QUARTEL DO COMANDO GERAL CORREGEDORIA GERAL DA PMMT
Consumao O delito se consuma quando o autor deixa de praticar o que deveria fazer por fora de seu oficio, ou ainda quando consuma o ato apos o termo final que lhe foi imposto ou quando o realiza no prazo, mas de forma indevida. Tentativa Impossvel na omisso e no retardamento, mas possvel na comisso. EXTRAVIO DE DOCUMENTO Art. 321 do CPM
Extravio, sonegao ou inutilizao de livro ou documento Art. 321. Extraviar livro oficial, ou qualquer documento, de que tem a guarda em razo do cargo, soneg-lo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente: Pena - recluso, de dois a seis anos, se o fato no constitui crime mais grave.

Para a teoria clssica, trata-se de crime impropriamente militar. Objetividade jurdica O bem jurdico tutelado a Instituio Militar, representado pela administrao militar. Sujeitos do delito O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, militar ou civil, desde que funcionrio pblico. Elemento objetivo Extraviar fazer desaparecer, fazer com que no chegue a seu destino; sonegar ocultar, deixando de descrever ou mencionar nos casos em que a lei exige a descrio ou a meno, esconder, encobrir; inutilizar tornar intil, imprestvel, destruir, danificar; livro oficial qualquer livro onde se faam registros sobre assunto que interessem administrao militar; documento qualquer escrito, instrumento ou papel pblico ou particular. Elemento subjetivo nica e exclusivamente o dolo, vontade livre e consciente dirigida a extraviar, sonegar ou inutilizar. Consumao Consuma-se com a pratica de qualquer das aes mencionadas no tipo penal, pouco importando se resulta, ou no, efetivo prejuzo, ao interesse administrativo. Tentativa possvel, na modalidade comissiva.

INSTRUTOR: CAP PM RENATO CARNEIRO MACEDO

Pgina 35

You might also like