You are on page 1of 6

Espiritualidade pauta o turismo na ndia Redao O Estado do Paran Nirav Sood Viajar para a ndia mergulhar num mundo

o incomensurvel de tradies, um legado histrico que o tempo jamais vai apagar, afinal, so cinco mil anos de civilizao. Essa terra extica e mstica proporciona tambm ao turista vivenciar um mundo de contrastes. Dos palcios dos marajs s casas de barro, do silncio dos templos aos milhes de habitantes, das luxuosas jias aos ps no cho dos peregrinos.Ningum volta indiferente da ndia. O O suntuoso Taj Mahal, maior segundo pas mais populoso do mundo, com seu 1,1 smbolo turstico da ndia, bilho de habitantes, guarda uma cultura milenar em de construo muulmana e uma das maravilhas do mundo. seus templos e castelos; suas cidades coloridas, suas danas tpicas, seus sons, sua culinria, temperos e aromas, convidando o turista a entrar no imprio dos sentidos. A ndia um pas que abriga grandes tradies, vastas em sua abrangncia espiritual e que transitam pelos campos da experincia religiosa, da reflexo filosfica existencial e da intimidade com a alma.L, a maioria da populao pratica o hindusmo, a terceira religio com mais seguidores no mundo, aps o cristianismo e o islamismo. O jainismo e o budismo tambm conduzem a f de muitos indianos. No so muitos os pases ou destinos que oferecem e proporcionam um mergulho no mundo espiritual como a ndia, com inmeros templos coloridos e cidades sagradas. Fotos: Nirav Sood Alguns programas bem tursticos como visitar o Taj Mahal e os palcios feitos de mrmore, incrustados de pedras preciosas, so experincias que costumam ficar na memria principalmente de quem visita o pas pela primeira vez. Talvez seja o exotismo que faz com que o pas, que tem um tero do tamanho do Brasil, receba anualmente quatro milhes de turistas.A melhor poca para conhecer a ndia entre outubro e Palcio mostra um pouco da riqueza da arquitetura de Jaipur, dezembro, perodo em que o clima seco e a temperatura, agradvel durante a dia. Por isso, a Cidade Cor-de-Rosa. nesse perodo tambm que o pas recebe grande parte de seus turistas. Um indiano que mora no Brasil oferece pacotes, exclusivamente para brasileiros, com roteiros de dez e quinze dias para o pas. Eles tm sadas previstas para 1. de outubro e 27 de dezembro. Tudo novidade na milenar ndia

Visitar monumentos como o famoso Taj Mahal, na cidade de Agra, obrigatrio para quem vai a ndia. o cone maior do turismo no pas, alm de ser uma das mais belas construes do mundo. Jaipur, a Cidade Cor-de-Rosa, capital do Rajasto, tambm merece ser includa em um pacote de viagem para o pas, principalmente por sua rica arquitetura. Tanto o monumento quanto a cidade so atrativos que Passeio de elefante? Turista de dificilmente no vo estar em um roteiro turstico primeira viagem tem que fazer. tradicional. Porm, a proposta do indiano Nirav Sood mostrar um pouco alm da face turstica da ndia. Ele, que mora em Porto Alegre (RS), se dedica h oito anos a divulgar o seu pas aqui, levando brasileiros a conhecer de perto seus atrativos milenares.Ele organiza, todos os anos, viagens de dez a quinze dias, que contemplam os principais pontos tursticos e, servindo como guia, oferece um grande diferencial: mostrar o cotidiano dos indianos e seus hbitos exticos, tendo a noo de quanto isso tudo diferente aos olhos de um brasileiro. Por isso, alm de visitar Ashrams de yoga e templos, passear de elefante, provar os poderosos temperos da culinria indiana e passar pelos milenares locais de peregrinao, os turistas que viajam com Nirav podem, por exemplo, entrar numa casa de famlia e fazer chapati, o po indiano, ou parar num bar de beira de estrada para aprender fazer chai (ch).Pode tambm entrar numa sala de aula e observar as crianas com Detalhe do templo que pequenos quadros nas mos aprendendo a escrever reverencia o deus Shiva. ou ainda participar de rituais na beira de um lago sagrado. Em meio a uma visita e outra, Nirav procura contar as histrias e as curiosidades que rondam os atrativos, os costumes religiosos, a estrutura social, os casamentos arranjados e a meditao, uma prtica comum entre os indianos. Roteiros abrangem Nepal e Tibet Aos interessados em conhecer a ndia, Nirav Sood, um indiano que mora no Rio Grande do Sul, organiza viagens para o pas, especialmente dirigida a brasileiros. Este ano, ele oferece duas opes, com sadas dia 1. de outubro e dia 27 de dezembro. O roteiro da primeira viagem abrange Dlhi, Agra, Fatephpur Sikri, Jaipur, Jodhpur, Ranakpur e Udaipur. So quinze dias em que o turista vai explorar um dos mais fascinantes estados da ndia, o Rajasto. Desse estado vm as imagens coloridas e marcantes do pas: Sacerdote em momento camelos, elefantes, desertos, palcios e mulheres com de prece ao deus Krishna. seus coloridos saris e jias. Os meios de transporte so os mais diversos, dentre os quais elefantes, camelos, trem e tuk tuk (espcie de txi local).Quem quiser esticar a viagem, ser oferecido um roteiro opcional de dez dias, que a continuidade do roteiro principal. Ele inclui atraes do Nepal e do Tibet, pases de cultura milenar e fortes traos budistas.

Rveillon no oriente: O turista pode optar tambm por passar o rveillon em clima mstico e um ambiente para l de extico. o que prope o roteiro que tem sada em dezembro do Brasil, que inclui Dlhi, Jaipur, Agra, Orcha, Khajuraho, Varanasi e Katmandu. A noite da virada est prevista para a cidade Cor-de-Rosa, Jaipur, capital do Rajasto. Depois, o turista levado a conhecer o Nepal. So quinze dias de viagem, em que sero contemplados templos, rios sagrados, montanhas e palcios.

mahatma Gandhi: uma historia e vida de superaes:


Mas quem foi Mahatma Gandhi? Qual a sua proposta de vida da no-violncia, j que libertou 700 milhes de pessoas (em 1947) sem o derramamento de uma s gota de sangue da sua parte? Vamos conhecer um pouco mais deste Apstolo da religiosidade indiana e mundial, comeando pela sua desencarnao, continuando com a anlise da sua proposta da no-violncia para o mundo todo e tecendo ao final algumas consideraes sobre Nosso Senhor Jesus, acerca de Gandhi e da Doutrina Esprita.

A morte de Gandhi
Ao mesmo tempo em que aconteceu a Independncia da ndia, este pas foi dividido em dois Estados: a Unio Indiana (hindu), e o Paquisto (muulmano), uma vivisseco que Gandhi considerou inaceitvel. Dedicou-se, ento, o Mahatma, a reconciliar as duas comunidades, mas este fato provocou o dio de ambas as partes, at que aconteceu um fato muito lamentvel para aquele pas e para o mundo. Era o dia 30 de janeiro de 1948. Mohandas Karamchand Gandhi tinha 78 anos. Quando se dispunha para orar junto a 500 pessoas, foi assassinado brutalmente com vrios tiros de revlver por Nathuran Vinayak Godse, um hindu fantico que nunca aceitou seus sentimentos fraternos para com os muulmanos. Suas ltimas palavras foram: He Rama! (Oh, meu Deus!)

O Mahatma e a no-violncia Analisando a Vida e a Obra do Mahatma (denominao que significa Alma Grande, dada a Gandhi por um dos maiores poetas e escritores da ndia: E as suas idias e sua conduta (discurso e ao) liberaram a mais de 700 milhes de indianos e muulmanos do jugo, da opresso e domnio do

imprio ingls, sem o derramamento de uma s gota de sangue da sua parte


Mas o que a no-violncia? Em que consiste a sua prtica? Nas seguintes palavras textuais de Gandhi entenderemos melhor qual a essncia do pensamento-ao da no-violncia: O que quer que faam conosco, no iremos atacar ningum nem matar ningum; estou pedindo que vocs lutem, que lutem contra o dio deles (do governo ingls), no para provoc-lo. Ns no vamos desferir socos, mas toler-los, e atravs do nosso sofrimento faremos com que vejam suas prprias injustias e isso ir fer-los, como todas as lutas ferem, mas no podemos perder, no podemos... Eles podero torturar meu corpo, quebrar meus ossos, at me matar, ento tero meu corpo inerte, mas no a minha obedincia.

Gandhi/Ganesha: o mito histrico


Gandhi, tambm conhecido como Ganesha, o primeiro Deus a ser reverenciado em todos os rituais Hindus. Est nas portas dos templos e casas protegendo as suas entradas. Ganesha o Deus que remove todos os obstculos, ele o protetor de todos os seres. Ele tambm o Deus do conhecimento. Gandhi representa o sbio, o homem em plenitude, e os meios de realizao. Sua figura revela um significado profundo e necessita ser desdobrada.
Um dia Shiva chegou e quis entrar, Ganesha bloqueou sua entrada. Shiva no aceitou de ser impedido de entrar e ordenou que seus guardas lutassem, Ganesha venceu todo o seu exrcito ento Shiva lutou at decapitar Ganesha/Gandhi. Parvati chorou muito e reivindicou que Shiva devolvesse a vida a seu filho , Shiva disse que ele no podia ser seu filho, realmente ele era somente filho de Parvati - a matria mortal, assim Shiva ordenou que seu exrcito fossem para o norte e que trouxessem a primeira cabea de um ser vivo que encontrassem; encontraram um elefante. Shiva colocou a cabea de elefante sobre o corpo do menino e deu vida a ele. Parvati exigiu que Gandhi/Ganesha fosse o primeiro a ser reverenciado em todos os rituais. Ganesha passou a ser filho tambm de Shiva e se tornou um Deus. No dia de Ganesha aconselhavel no olhar para a lua, pois conta os puranas que a lua riu de Ganesha voando pelo cu em seu veculo o ratinho(corpo). A lua representa

o ignorante rindo do sbio. Esta imagem representa o Sbio tentando passar sua sabedoria infinita atravs de seus equipamentos finitos(corpo e mente). Ganesha possui quatro braos que so utilizados na ao de destruir os obstculos:A mo superior direita carrega uma machadinha - Ishvara na forma de Ganesha (senhor dos obstculos) decepa os apegos aos objetos como fonte de felicidade e a falsa identificao com o corpo , elimina os obstculos para que possamos ter uma mente tranqila e possibilitar o conhecimento.A mo superior esquerda leva um lao e ou um lotus - Com o lao ele prende a ateno na verdade, na realidade suprema, ou seja no Eu absoluto. O Lotus a natureza pura, absoluta e imaculada.A mo inferior direita abenoa com Abhya Mudr - Estra mudr abenoa com prosperidade e destemor.

Pensamentos de Mahatma Gandhi


O desejo sincero e profundo do corao sempre realizado; em minha prpria vida tenho sempre verificado a certeza disto. 11:O erro no se torna verdade por se difundir e multiplicar facilmente. Do mesmo modo a verdade no se torna erro pelo fato de ningum a ver. 12:O amor a fora mais abstrata, e tambm a mais potente, que h no mundo.
O Amor e a verdade esto to unidos entre si que praticamente impossvel separ-los. So como duas faces da mesma medalha. 14:O ahimsa (amor) no somente um estado negativo que consiste em no fazer o mal, mas tambm um estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem faz o mal. 15:O ahimsa no coisa to fcil. mais fcil danar sobre uma corda que sobre o fio da ahimsa. 16:S podemos vencer o adversrio com o amor, nunca com o dio. 17:A nica maneira de castigar quem se ama sofrer em seu lugar. 21A no-violncia a mais alta qualidade de orao. A riqueza no pode consegui-Ia, a clera foge dela, o orgulho devora-a, a gula e a luxria ofuscam-na, a mentira a esvazia, toda a presso no justificada a compromete. 24Para tornarse verdadeira fora, a no-violncia deve nascer do esprito. 25Creio que a noviolncia infinitamente superior violncia, e que o perdo bem mais viril que o castigo... 28Aps meio sculo de experincia, sei que a humanidade no pode ser libertada seno pela no-violncia. Se bem entendi, esta a lio central do cristianismo. 34Aqueles que tm um grande autocontrole, ou que esto totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ao juntas no andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silncio. 44Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, no pode estar preocupado com o amanh. 51A mulher deve deixar de se considerar o objeto da concupiscncia do homem. O remdio est em suas mos mais que nas mos do homem. 57Orar no pedir.

Orar a respirao da alma.66O dever do sacrifcio no nos obriga a abandonar o mundo e a retirar-nos para uma floresta, e sim a estar sempre prontos a sacrificarnos pelos outros. 67Quem venceu o medo da morte venceu todos os outros medos."No pode haver nenhuma paz dentro sem verdadeiro conhecimento ".

You might also like