You are on page 1of 3

http://eletronicacorrea.blogspot.

com

Dicas sobre Rdios


Muitos acreditam que o rdio a parte principal de uma estao, porm no raro ouvirmos macanudos de regies distantes chegando at ns operando rdios pequenos em AM, que trabalham com baixa potncia (3 a 4 Watts). O que faz uma boa estao seu sistema irradiante (cabo coaxial bem regulado e uma boa antena), localizao da estao e o rdio certamente vem em terceiro lugar. Quando for adquirir um rdio verifique primeiro se ele homologado pela ANATEL, se o rdio no for homologado voc poder ter problemas, levando at selagem do mesmo. Veja o nmero de canais do rdio, geralmente 40 em AM, LSB, e USB. Verifique se ele tem LSB e USB que so bandas laterais que operam com uma potncia muito superior ao AM, permitindo assim contactos entre localidades mais distantes. Procure saber se o rdio ou modelo no so falsificados, observe na parte traseira se existe uma placa com o nmero de srie. Se voc for adquirir um rdio de segunda mo (usado), deve estar atento a alguns detalhes que vou descrever a seguir , pois um rdio "mexido", mesmo sendo homologado, est fora das normas Anatel, e tambm pode ocorrer selagem do mesmo. Infelizmente existe muita gente executando ajustes em bobinas e trimpots, olhando apenas a evoluo do ponteiro do s/meter, sem saber a real funo destas bobinas e controles e, se houver um desajuste de "repouso", seu transistor de sada pode durar bem menos tempo ou levar queima de componentes de transmisso e mesmo da recepo. Para saber se o seu querido rdio no sofreu um desajuste desse tipo e se est mesmo legal, vai abaixo uma srie de testes que voc mesmo pode fazer.

Teste 1
Fechar o ganho do PTT, colocar o rdio no modo LSB ou USB e apertar o PTT durante 5 minutos (sem falar), no poder haver aquecimento na parte traseira do rdio que ultrapasse ao morno. Explicao : Todos os rdios PX e PY que possuem banda lateral, vm com um circuito indispensvel e muito importante chamado repouso , que responsvel pelo controle de consumo dos transistores de sada, impedindo a queima por avalanche trmica. Este circuito especial sacrifica alguns poucos milsimos de watts de um transmissor para que haja um balano para mais ou menos da polarizao quase negativa de base dos transistores de potncia, assessoradas pelos diodos, que informam o aquecimento do dissipador de calor. Desajustar esses controles faz a potncia subir um "pouquinho", mas a j se foi a vida til dos transistores, pois eles so ajustados atravs de intensa observao de polarizao e no olhando apenas o medidor de potncia como muitos fazem.

Teste 2
Nos rdios LSB/USB: Desconectar a antena do rdio, ligar SOMENTE o positivo (+) da alimentao na fonte (deixar o negativo (-) do rdio solto), ligar o negativo da fonte na lataria do rdio (chassis) e ligar o rdio normalmente atravs de seu boto de liga/desliga. O rdio no dever ligar (em alguns rdios somente AM, normal se ligar). Explicao : Quase todos os rdios PX e PY possuem o que se chama de "lataria levantada", que o corpo de lata do rdio que conhecemos com o nome de chassi. Ele no o negativo que se supe e, por incrvel que parea, alguns tcnicos usam essa lataria para soldar o fio negativo de bips, pr de PTT, ecos e outras porcarias. O levantamento da lataria uma coisa muito importante para um transmissor por impedir a transio de RF na caixa e normal quando "destruda" com a colocao do conector da antena. muito importante dizer que quase todos os rdios chegam a ter at 3 pontos de terra distintos e esses terras no podem

http://eletronicacorrea.blogspot.com
ser confundidos, pois o uso errado deles, pode causar apitos, roncos, comprometer a qualidade de udio de modulao e a invaso de RF na prpria fonte do rdio.

Teste 3
No modo LSB ou USB, apertar o PTT com o ganho aberto e falar durante 5 minutos, modulando em forma de teste e depois parar sem soltar o PTT. O s/meter dever repousar no zero sem nenhuma indicao de sinal. Explicao : Rdios com USB e LSB so modulados atravs de um circuito integrado que faz a supresso de udio na portadora, mas quando esse circuito integrado est com problemas ou o ajuste de supresso est fora do lugar, aparece uma irritante portadora quando o PTT est apertado sem modulao nessa modalidade. O calor de uma caixa fechada vindo do dissipador, tambm pode influir e, s vezes, estes problemas podem acontecer somente depois de alguns minutos modulando. Em vrios tipos de rdios actuais, um novo circuito integrado muito sensvel a isso, mas uma operao muito importante pode resolver em 100% esta incidncia.

Teste 4
No modo AM, em recepo e ganho de RF aberto, colocar um fio no conector da antena apenas no positivo (furo do conector) e apertar o PTT de um OUTRO rdio tambm em AM, colocado ao lado no mesmo canal e usando a antena normal. O ponteiro do s/meter dever marcar maior que s/9+10 e, no mximo, s/9+30, no podendo ultrapassar a escala.

Teste 5
No modo LSB ou USB, em recepo e ganho de RF aberto, colocar um fio no conector da antena apenas no positivo (furo do conector) e apertar o PTT de um OUTRO rdio tambm em AM, colocado ao lado no mesmo canal e usando a antena normal. Movimentar o boto da sintonia para o s/meter marcar o maior sinal. O ponteiro do s/meter variar de acordo com o apito reproduzido no alto falante, mas sua marcao dever ser maior que s/9+10 e, no mximo, s/9+30, no podendo ultrapassar a escala.

Teste 6
No modo LSB, apertar o PTT com o ganho abaixo da metade e falar emitindo um som contnuo (sem assobiar), fazendo o ponteiro do s/meter no chegar at o final e mudar repentinamente para USB, ainda emitindo o mesmo som. O s/meter dever continuar marcando a mesma portadora ao mudar a banda. tolervel uma diferena de 10%. Explicao : Com certeza, poucos tcnicos conhecem uma importante calibragem de 3 bobinas na parte das bandas laterais que alinha a recepo com a transmisso do AM, USB e LSB (frequncia intermediria). Quando essas bobinas esto erradas na sintonia, o AM passa a ter a recepo e transmisso fora de alinhamento, sendo necessrio ajustar com a prpria sintonia da banda a frequncia certa todas as vezes que apertar e soltar o PTT e, como os rdios actuais possuem o receptor do AM com a sua largura bem menor que os 6kHz dos rdios antigos (cerca de 1.8 MHz), um erro deste tipo pode causar muita dor de cabea. Em USB ou LSB, o som da sintonia fica muito grave ou aguda, sendo difcil de se obter uma boa qualidade de som. Felizmente, este erro facilmente perceptvel por pessoas experientes no assunto e compromete tambm as potncias das bandas, ficando portanto, fcil detectar se esse erro existe com este simples teste.

Teste 7
Ligar o rdio, retirar o PTT do conector e, com uma lmpada para "toca-fitas" (aquelas que possuem 2 fios saindo de um bulbo de vidro), ligar um plo no negativo da fonte e o outro nos pinos do conector PTT separadamente, um a um. A lmpada no dever acender em nenhum dos pinos testados e, se houver transmisso repentina do rdio, ser normal. Explicao : Em 1972, comearam a ser fabricados nos EUA, rdios PX de 23 canais da marca Lafayette e depois outras marcas, que tinham um sistema primitivo de comutao, que implicava na introduo de 12 volts (a tenso da fonte) em um dos pinos do conector do PTT para fazer a comutao TX/RX com ou sem rel. Em 1976, depois de muita fumaa saindo dos

http://eletronicacorrea.blogspot.com
fios dos PTTs e rdios queimados, os fabricantes passaram a usar o negativo comum, eliminando de vez a presena de tenses positivas nos pinos do PTT e todos os problemas pareciam ter sido resolvidos. Mas hoje em dia, o tcnico coloca um pequeno circuito amplificador de 1 transistor dentro da caixa do ptt e, para aliment-lo, liga um fio directo da chave liga/desliga at o conector em um dos pinos para aliment-lo, mas mal sabe ele que a corrente ali existente a mesma da fonte e capaz de alimentar at outro rdio. Este tcnico no tem noo de consumo de corrente eltrica e, por isso, incapaz de saber que o "przinho" necessita apenas de alguns poucos miliampres para funcionar. Um resistor de 1k, ligado da alimentao at o conector, mais que suficiente para alimentar esse pr, sem colocar em risco a vida do rdio, da fonte e de outros PTTs que, por ventura, algum queira colocar neste conector assassino.
Fonte: Estao de CB Gavio

You might also like