You are on page 1of 12

SOCIOLOGIA

1 ANO CAP. 1: O que Sociologia?

Fonte: Tempos modernos, tempos de sociologia. Coordenao Helena Bomeny, Bianca Freire-Medeiros. So Paulo: Editora do Brasil, 2010, p. 8-9. (texto adaptado) Prof. Hudson Oliveira

Conhecimentos Possveis
Os conhecimentos so classificados em trs tipos, a saber: vulgar (senso comum, ingnuo ou espontneo), cientfico e filosfico. A Sociologia uma das cincias que auxiliam na desnaturalizao das definies de realidade implicadas pelo senso-comum.

Cincia versus Senso Comum


O senso comum se refere ao conhecimento adquirido por tradio, herdado dos antepassados e ao qual acrescentamos os resultados da experincia vivida na coletividade a que pertencemos. um conhecimento ingnuo, fragmentrio, assistemtico, incoerente e conservador. A cincia exige um mtodo. Enquanto o senso comum emprico e transmitido de gerao para gerao por meio da educao informal, o conhecimento cientfico transmitido por intermdio de treinamento apropriado, sendo um conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos cientficos.

A cincia deve buscar o ideal de racionalidade e objetividade. A racionalidade est ligada sistematizao coerente de enunciados fundamentados e passveis de verificao, e deve ser obtido muito mais por intermdio de teorias (que constituem o ncleo da cincia) do que pelo conhecimento comum (acumulao de partes ou peas de informao frouxamente vinculadas). A objetividade se refere construo de imagens da realidade, verdadeiras e impessoais, o que torna necessrio ultrapassar os estreitos limites da vida cotidiana e da experincia particular para formular hipteses sobre a existncia de objetos e fenmenos alm da prpria percepo dos sentidos, submetendo-os verificao planejada e interpretada com o auxlio das teorias. No senso comum, a objetividade e a racionalidade so limitadas por serem estreitamente vinculadas percepo e ao.

... A seduo da Sociologia provm de ela nos fazer ver sob uma outra luz o mundo da vida cotidiana.
(Peter Berger)

Sociologia ou Cincia da Sociedade


Origem:
tempo: segunda metade do sculo XIX; espao: Europa.

Fatores que contriburam para o surgimento da Sociologia:


Revolues Industrial e Francesa e a expanso urbana promoveram o aumento da percepo dos problemas sociais.

Objeto de estudo: a vida em sociedade ... Como a vida em sociedade possvel?.

O que Sociologia? Conceito(s):


Cincia que se atribui a tarefa de compreender, situar, modificar e contestar a sociedade dos novos tempos. Sociologia o estudo das interaes e interrelaes humanas, suas condies e circunstncias. (M. Ginsberg)

O assunto da Sociologia a interao dos espritos humanos. (L. T. Hobhouse) a cincia do comportamento coletivo. (R. E. Park e E. . Burgess) a cincia da sociedade ou dos fenmenos sociais. (Ward) A sociologia geral , em conjunto, a teoria da vida humana em grupo. (Tnnies)

uma cincia social especial que se concentra no comportamento inter-humano, nos processos de socializao, na associao e dissociao como tais. (Von Wiese) Sociologia a cincia geral e coordenadora por ser a cincia social fundamental. Longe de ser apenas a soma das cincias sociais, ela antes a sua base comum. (Giddings)

A sociologia pergunta o que acontece com os homens e quais as regras de seu comportamento, no no que se refere ao desenvolvimento perceptvel de suas existncias individuais como um todo, porm, na medida em que formam grupos e so influenciados, devido s interaes, por sua vida grupal. (Simmel)

A sociologia busca descobrir os princpios de coeso e ordem dentro da estrutura social, os modos pelos quais esta se radica e cresce em dado ambiente, o equilbrio estvel da estrutura mutvel e do ambiente transformvel, as tendncias principais da mudana incessante, as foras que determinam sua direo em dado momento, as harmonias e conflitos, os ajustamentos e desajustamentos no ntimo da estrutura conforme se revelam luz dos desejos humanos, e, assim, a aplicao prtica dos meios aos fins nas atividades criadoras do homem social. (MacIver)

Objetivo principal da Sociologia:


Despertar, de acordo com Charles Wright Mills, a imaginao sociolgica, ou seja, despertar a capacidade de perceber e conectar nossa vida pessoal e a sociedade mais ampla e sua histria.

You might also like