You are on page 1of 4

A seguinte pesquisa tem como objetivo conhecer sobre a gesto escolar, como se apresenta, quais os papis que cada

gestor representa na comunidade e escola, e o que se espera realmente de uma gesto escolar democrtica, como ele vai funcionar. Vem atender a grade curricular do 8 er!odo do "urso de #icenciatura em edagogia da $aculdade %vanglica de &ras!lia A disciplina que atende a essa pesquisa de campo a 'esto %scolar.

A pesquisa foi reali(ada na %scola Vivenciando, situada )*+ ,- conjunto . lote /0, 1etor + *orte, 2aguatinga34$, que atende as modalidades de %duca5o 6nfantil com crian5as de 7 a 8 anos e %nsino $undamental com crian5as a partir dos - anos de idade.A entrevistada foi com a "oordenadora 9:bia do *ascimento +iranda, que graduada em edagogia pela faculdade %vanglica e tem especiali(a5o em 4oc;ncia do %nsino 1uperior e %duca5o 6nfantil, atua na rea h mais de < anos. 9:bia come5ou na escola Vivenciando como professora, e j o seu terceiro ano como "oordenadora pedag=gica.

A 'esto %scolar tem seus princ!pios baseados na constitui5o, sendo assegurada como princ!pio da educa5o p:blica. A partir desses marcos a 'esto passa a ter uma nova fun5o social, conquista a autonomia dentro da escola e dei>a de ser vista somente como administra5o de fundos e passa a ser vista como algo de e>trema import?ncia.

@utro ponto importante na gesto escolar a autonomia que a escola possui e que estar prevista na #ei de 4iretri(es e &ases da %duca5o *acional A#4&B de CDD-. Atravs dessa autonomia as escolas conseguem atender as especificidades regionais e locais, assim como as diversas clientelas e necessidades para o desenvolvimento de uma aprendi(agem de qualidade.

"om base nisso, podemos perceber que a gesto educacional compreendida atravs das iniciativas desenvolvidas pelos sistemas de ensino. . a

gesto escolar, situa3se no ?mbito da escola e trata das tarefas que esto sob sua responsabilidade, ou seja, procura promover o ensino e a aprendi(agem para todos.

A "oordenadora 9:bia fala sobre alguns apontamentos da gesto em sua escola, e come5a com a as atribui5Ees sobre a gesto escolar e ela di( que so as de coordena5o e implementa5o da proposta pedag=gica da escola, atravs dos planos de ensino, o incentivo de uso de recursos tecnol=gicos e materiais interativos, estimular os projetos pedag=gicos da escola, assegurar que todos estejam envolvidos com as estratgicas educacionais que favore5am a preven5o de problemas na escola. ara se e>ercer a gesto escolar com efici;ncia necessrio favorecer um ambiente que permita a escola cumprir sua misso e alcan5ar seus objetivos, e promover o envolvimento da comunidade no processo de ensino e saber que nem tudo se pode fa(er so(inho necessrio delegar e estimular essa gesto. )uando se fala de autonomia na escola, o mesmo que saber tomar decisEes satisfat=rias, sem precipitar3se e trabalhando em prol da comunidade e de um objetivo em comum. @ gestor pode influenciar muito na escola, e decisiva no desenvolvimento do trabalho escolar. Fm gestor no deve comandar tudo com mos de ferro, pois inibem os outros, em dar suas opiniEes, o gestor deve usar de sua autoridade m>ima quando necessrio, mas sem comprometer a autonomia dos outros funcionrios Fm diretor torna3se um gestor quando influencia todo o funcionamento da escola e promove o envolvimento de todos. A comunidade escolar tem que participar da escola, mas nem sempre fcil envolv;3las, mas se buscar projetos e eventos que no sejam somente feiras, ou festas de pais, mas de interesse e que possam contribuir para esses pais, torna3se mais fcil a participa5o da comunidade na escola.

A gesto pedag=gica a mais importante e mais significativa na gesto escolar visto que gerencia a rea educativa. G ela que determina os objetivos para o ensino, sejam eles gerias ou espec!ficos. As estratgias utili(adas so a de elabora5o e de objetivos juntos, como acompanhamento e verifica5o das metas atingidas, para junto com a equipe pedag=gica, vHbuscar solu5Ees caso, os objetivos no terem sidos cumpridos. 4e um modo geral, a gesto e>ercida de forma efica(, mas sem d:vidas que poderia ser melhor desenvolvidas, a escola deve se interar mais com a comunidade e os pais devem participar ativamente da vida dos filhos. Assim a gesto seria de mais efici;ncia.

"@*"#F1I@

"reio que a gesto que se aplica na %scola Vivenciando poderia ser melhor, a coordenadora sabe o que significa a 'esto %scolar, como se aplica, entretanto a escola no fa( o seu papel dentro da comunidade escolar na qual encontra3se. % no h intera5o com as escolas p:blicas vi(inhas, ou seja, ela fa( o papel de ensinar os alunos pagantes. )uando a "oordenadora, di( que a gesto poderia ser mais efica(, ela realmente di(, no fato de que a escola s= oferece para os pais, as festas cat=licas, dias dos pais. % ela sente falta de uma intera5o e apro>ima5o desses pais com a escola. A gesto escolar algo ainda muito novo para alguns professores e diretores das escolas, pois ainda se tem a imagem do 4iretor como o que deve fa(er tudo, o professor no se v; como um gestor atuante, s= em sua sala de aula. %ssa matria me fe( ver que se fa( autonomia coma a lideran5a, e essa pra ser efica( deve ser compartilhada. % a #ideran5a no inata, se pode aprender e e>ecut3la com destre(a. @ que falta nas escolas a consci;ncia dos educadores, coordenadores e diretores, e principalmente a dos pais, que a escola s= fa( seu papel com efici;ncia quando h uma participa5o m:tua. Assim se fa( a 'esto %scolar eficiente para todos e com um objetivo em comumJ A %duca5o para a vida.

You might also like