You are on page 1of 4

Estrutura Geolgica

1. Estrutura Geolgica 2.1. A Deriva Continental ou Tectnica de Placas: A tectnica de placas responsvel pela dinmica interna da Terra. Ela responsvel pelos movimentos tectnicos. O GELOGO Alfred Wegener autor da teoria da deriva continental os continentes teriam se separado de uma nica massa de terra (Pangia) e se deslocando at o ponto em que se encontram nos dias de hoje.

1.1. Origem do Planeta H cerca de 4,5 bilhes de anos, uma densa nuvem de poeira e gs se contraiu e constituiu o Sol. As demais partes dessa nuvem formaram partculas slidas que se agregaram formando o planeta Terra. No incio, era uma grande massa incandescente que com o passar de milhes de anos foi se resfriando e se cristalizando os minerais, formando ento a crosta terrestre. Depois, quando a superfcie tornou-se mais espessa, e os vulces entraram em erupo e comearam a emitir gases, que formaram a atmosfera. O vapor de gua se condensou, constituindo os oceanos. Do interior do planeta para a superfcie, reconhecese a existncia das seguintes camadas: Ncleo Central: a parte do globo terrestre mais interna, constituda de nquel e ferro, da chamar-se tambm de NIFE. Magma: a parte interna do globo terrestre dividida em manto e camada intermediria. Litosfera: a parte slida da crosta terrestre e subdivide-se em SIAL e SIMA. - SIAL formada por silcio e alumnio. Nela predominam as rochas sedimentares e magmticas. - SIMA parte que vem em seguida do SIAL e formada por silcio e magnsio. Nela predominam rochas baslticas. A cristalizao dos minerais e as transformaes das estruturas moleculares das rochas deram origem a estrutura geolgica, a saber: Escudo Cristalino: so os primeiros ncleos de rochas que afloram na superfcie terrestre, portanto os mais antigos. So formados por rochas magmticas, metamrficas e onde encontram-se os minerais metlicos como o ferro, o ouro, o mangans, etc. Bacias Sedimentares: so depresses preenchidas com sedimentos oriundos das reas mais altas que as circundam que foram sedimentadas em eras geolgicas bem antigas. nesta estrutura que se encontra o carvo mineral e o petrleo. Dobramentos Modernos: so grandes dobramentos rochosos provocados por movimentos tectnicos, que correspondem as cadeias montanhosas de origem recente (Tercirio). 2. Eras Geolgicas e suas Caractersticas

A superfcie terrestre formada por um conjunto de placas colocadas lado a lado as placas tectnicas_ que deslizam sobre o magma. Esses movimentos promovem o contato entre as placas e exercem presso umas sobres as outras. ela que explica a ocorrncia de terremotos, de erupes vulcnicas e a formao de grandes cadeias montanhosas. As reas interiores das placas so mais estveis.

Geografia - 3 Srie
2) (Ufes)

3. Estrutura Geolgica do Brasil O territrio brasileiro formado, essencialmente, por escudos cristalinos e bacias sedimentares. O escudo cristalino corresponde a 36% do territrio e foi formado nas Eras Arqueozicas e Proterozicas. Possuem grande importncia econmica, pois neles so encontrados as principais reservas de minerais metlicos do pas, como: ferro, mangans e cassiterita. J as bacias sedimentares correspondem a 64% da rea do Brasil. So datadas do paleozico, as mais antigas, e as mais recentes so do cenozico. Tambm possuem grande importncia econmica, pelo fato de abrigarem as jazidas de petrleo e carvo mineral.

Adaptado de Ross, J. L. S. (org.) Geografia do Brasil. 1995. Observando a figura anterior, podemos afirmar que I - a estrutura 1 tem sua origem relacionada com os processos orognicos que datam do Pr-Cambriano; II - os terrenos que compem a estrutura 4 apresentam as maiores altitudes do continente sul-americano; III - as bacias sedimentares Amaznica, do Meio-Norte ou do Maranho e do Paran pertencem superfcie demarcada pelo nmero 3; IV - a formao da estrutura da Amrica do Sul, representada pelo nmero 2, refere-se plataforma patagnica. So VERDADEIRAS as afirmaes a) I e III. d) II, III e IV. b) I e IV. e) I, II, III e IV. c) III e IV. 3) (Ufrj) Os vulces causam a destruio de cidades e de vidas, mas tambm podem significar fonte de recursos. No mapa abaixo esto representadas as zonas de vulcanismo no mundo.

Exerccios 1) (Fuvest) As rochas mesozicas da bacia sedimentar do Paran ocupam extensas reas na regio Sudeste. Em especial, sobre os ......................, a pedognese deu origem a solos com boa fertilidade natural. Com o avano da cultura ......................, acelerou-se a devastao das florestas primrias. Atualmente, os maiores produtores dessa cultura so os Estados de ...................... e ...................... . Que alternativa completa, na seqncia correta, as lacunas do texto? a) derrames baslticos / cafeeira / Minas Gerais e Esprito Santo. b) derrames baslticos / cafeeira / Minas Gerais e Rio de Janeiro. c) depsitos elicos / canavieira / Rio de Janeiro e So Paulo. d) depsitos elicos / canavieira / Minas Gerais e Esprito Santo. e) depsitos aluviais / cafeeira / Rio de Janeiro e So Paulo.

a) Explique os condicionantes da ocorrncia de erupes vulcnicas no Crculo do Fogo e nas dorsais ocenicas. b) Apresente e explique uma possibilidade de aproveitamento econmico das reas sujeitas a vulcanismo. 4) (Enem) O continente africano h muito tempo desafia gelogos porque toda a sua metade meridional, a que fica ao sul, ergue-se a mais de 1.000 metros sobre o nvel do mar. (...) Uma equipe de pesquisadores apresentou uma soluo desse desafio sugerindo a existncia de um esguicho de lava subterrnea empurrando o planalto africano de baixo para cima. (Adaptado de Revista Superinteressante. So Paulo: Abril, novembro 1998, p. 12.) Considerando a formao do relevo terrestre, correto afirmar, com base no texto, que a soluo proposta : a) improvvel, porque as formas do relevo terrestre no se modificam h milhes de anos. b) pouco fundamentada, pois as foras externas, como as chuvas e o vento, so as principais responsveis pelas formas de relevo. c) plausvel, pois as formas do relevo resultam da ao de foras internas e externas, sendo

Estrutura Geolgica
importante avaliar os movimentos mais profundos no interior da Terra. d) plausvel, pois a mesma justificativa foi comprovada nas demais regies da frica. e) injustificvel, porque os movimentos mais profundos no interior da Terra no interferem nos acidentes geogrficos que aparecem na sua superfcie. 5) (Fuvest) Uma seqncia de rochas similares encontrase na frica, Amrica do Sul, ndia e em outras terras emersas, no hemisfrio suI. As rochas so principalmente de origem continental e indicam que, quando se formaram, as terras do hemisfrio sul eram parte de um mesmo supercontinente (Adap. Eicher. 1969)

O mapa representa a posio aproximada dessas massas continentais no final do perodo Jurssico. O texto e o mapa fazem referncia ao supercontinente chamado: a) Avalnia d) Gondwana b) Laursia e) Atlntida c) Eursia 6) (Pucsp) No sculo XX, muitas dvidas sobre a estrutura de nosso planeta comearam a ser explicadas de forma convincente e sedutora. Uma das teorias mais importantes que vo nessa direo a clebre teoria da deriva continental. Verificando que os contornos da Amrica do Sul e da frica correspondiam, Alfred Wegener, geofsico alemo, admitiu a hiptese de um continente nico (Pangia), no passado, que teria se dividido em duas partes, devido ao movimento de deslocamento das massas slidas sobre massas lquidas. Essa hiptese abre caminho para a teoria das placas tectnicas. Assim, juntando-se a teoria da deriva continental teoria das placas tectnicas, temos o apoio explicativo para um conjunto de fenmenos de nosso planeta. Assinale a alternativa INCORRETA. a) A teoria da deriva continental ajuda, em muitos casos, a explicar as semelhanas e as diferenas de espcies animais e vegetais distribudos nos cinco continentes do planeta. b) A teoria das placas tectnicas explica a gnese dos dobramentos modernos (Andes, Montanhas Rochosas, Himalaia etc.), que teriam ocorrido a partir do choque dessas placas. c) Apoiado na teoria das placas tectnicas, o entendimento da dinmica dos terremotos se torna mais claro, assim como a identificao das reas mais afeitas a essas ocorrncias. d) A diviso do continente nico at a configurao atual modificou a distribuio das superfcies slidas e lquidas do planeta, resultando em mudanas climticas ao longo do tempo. e) Os processos erosivos que esculpem os relevos, dando-lhes as formas conhecidas no interior dos continentes, so explicados, fundamentalmente, com base na teoria das placas tectnicas. 7) (Ufpe) Examine atentamente o mapa abaixo. As afirmativas a seguir referem-se s reas salientadas no mapa. Analise-as.

(0) Na Amrica do Sul, um trecho da rea salientada corresponde zona ssmica e vulcnica decorrente da coliso das placas de Nazca e Sul-americana. (1) A faixa salientada na frica corresponde zona dominada pelos climas temperado continental e equatorial. (2) A faixa limitada ao longo do planeta representa algumas das principais zonas ssmicas e vulcnicas do planeta, decorrentes de contatos de placas litosfricas. (3) Os vulces indicados pelos pontos escuros no oceano Atlntico correspondem s reas de ascenso do material magmtico denominadas pontos quentes. (4) A nica parte do planeta Terra onde no se verifica coliso de placas litosfricas situa-se na poro ocidental da Amrica do Norte; da, a calma tectnica reinante na rea. 8) (Unirio)

O a) b) c)

esquema anterior serve para explicar a(s): intensa atividade ssmica na regio. formao da cordilheira meso-ocenica do Atlntico. ocorrncia de grandes tempestades de gelo no continente europeu. d) existncia de maremotos na costa leste americana. e) alteraes na zona intertropical da convergncia dos ventos. 9) (Fuvest)

Fonte: Simielli, Geoatlas, 2000. O mapa apresenta a localizao de vrios sismos de grande magnitude. Analise-o e responda: a) Por que ocorrem sismos e quais suas conseqncias? b) Justifique a ausncia de sismos de grande magnitude no Brasil.

Geografia - 3 Srie
10) (Ufes) Observe a figura adiante e responda: GABARITO 1) A 2) C 3) a) No Crculo do Fogo a ocorrncia de erupes vulcnicas est associada fuso da crosta terrestre nas zonas de convergncia (coliso, encontro, subduco) de placas tectnicas. Nas dorsais ocenicas, o extravasamento de material magmtico est relacionado formao da crosta terrestre nas zonas de divergncia (separao, afastamento) das placas tectnicas. b) as reas sujeitas a vulcanismo podem oferecer as seguintes possibilidades de aproveitamento econmico; 1) aproveitamento agrcola de solos frteis resultantes da decomposio das rochas baslticas; 2) aproveitamento turstico devido beleza dos cones vulcnicos e ocorrncia de giseres; 3) aproveitamento da gua quente e do vapor dos giseres como fonte de energia (centrais geotrmicas), como por exemplo na Costa Rica, Guatemala, Islndia, Japo, Itlia e Nova Zelndia; 4) aproveitamento econmico de rochas e minerais associados atividade vulcnica. 4) C 5) D 6) E 7) V F V V F 8) A 9) a) Os sismos, tambm denominados terremotos, so tremores de curta durao da crosta terrestre, normalmente originados a partir do movimento das placas tectnicas. A crosta terrestre no se apresenta como uma capa rochosa contnua, mas sim como um conjunto de slidas placas assentadas sobre o manto, camada com comportamento elstico. Os choques das placas so causadores de alteraes no modelado da superfcie, dando origem a elevadas montanhas, fossas tectnicas, vulces, terremotos e maremotos em vrias regies do planeta. Portanto, os terremotos so agentes transformadores da crosta terrestre, e, entre suas principais conseqncias, destacam-se a destruio de reas urbanas e rurais (represas, prdios, reas residenciais, etc.) e a formao de grandes falhas tectnicas. b) A ausncia de sismos de grande magnitude no Brasil deve-se principalmente sua localizao geogrfica. Situado na poro central da placa Sul-americana, distante das bordas instveis, esse pas tem grande estabilidade tectnica. 10) a) I - aproximao de placas II - afastamento de placas b) I - terremotos e vulcanismo II - abertura do leito marinho com derrames de magma formando novas rochas. 11) A 12) B 13) C

Legenda: 1- Placa Eurasitica 2- Placa Africana 3- Placa Indo-australiana 4- Placa Antrtica 5- Placa do Pacfico 6- Placa Norte-americana 7- Placa Nazca 8- Placa Sul-americana a) Que tipo de contato existe entre as placas tectnicas I - Nazca e Sul-Americana? II - Sul-Americana e Africana? b) Quais os fenmenos tectnicos que ocorrem em cada tipo de contato apresentado por essas placas? 11) (Mackenzie) As zonas ssmicas do globo esto associadas: a) s reas de contacto das placas tectnicas. b) presena de estruturas geolgicas muito antigas. c) formao das bacias sedimentares. d) aos escudos cristalinos ou macios antigos. e) aos dobramentos antigos. 12) (Ufc) A estrutura geolgica da Terra composta por trs grandes conjuntos, sendo as bacias sedimentares um deles. Entre as caractersticas de formao destas bacias, considere as afirmaes abaixo. I. So os primeiros ncleos de rochas que afloraram na superfcie da Terra. II. So dobras ou enrugamentos de parte superficial da crosta terrestre, provocadas por movimentos tectnicos. III. So depresses preenchidas com detritos provenientes das reas que as circundam Com base nas afirmaes acima, correto indicar que: a) apenas II e III so verdadeiras. b) apenas III verdadeira. c) apenas I verdadeira. d) apenas I e II so verdadeiras. e) I, II e III so verdadeiras. 13) (Ufpe) Consiste basicamente numa ruptura das rochas que compem a crosta terrestre e o conseqente deslocamento de um bloco contra o outro. Essa ruptura produzida em decorrncia de um determinado esforo que ultrapassa o limite de plasticidade das rochas. (JATOBA, L. & LINS R. C. Introduo Geomorfologia. Ed. Bagao, 1998.) No texto, os autores esto definindo: a) um fenmeno denominado dobramento de rochas plsticas. b) a interao entre fatores endgenos e exgenos do relevo. c) uma falha geolgica. d) a meteorizao das rochas que atingiram o limite de plasticidade. e) a formao de montanhas de dobramento.

You might also like