You are on page 1of 15

MICROBIOLOGISTA:

Microbiologia o ramo da biologia que estuda os microrganismos, incluindo eucariontes, unicelulares e procariontes, como as bactrias, fungos e vrus. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia feita com mtodos de bioqumica e gentica. Tambm relacionada com a patologia, j que muitos organismos so patognicos. A microbiologia uma vertente da biologia de necessidade cada vez maior para a sociedade. As bactrias, os fungos e os vrus esto presentes em nosso dia a dia promovendo tanto benefcios, quanto malefcios. A percepo e compreenso do mundo microscpico pelos alunos no fcil, tendo em vista que vivem no mundo com dimenso oposta aos dos micro-organismos.

REAS DE ATUAO Bacteriologia; Biologia; Bioqumica; Geomicrobiologia; Gentica; Gnotobiologia; Imunologia; Micologia; Parasitologia: Virologia.

BILOGO

Bilogo um cientista da rea da biologia. Desenvolve seus estudos por meio do mtodo cientfico. Trabalha em laboratrios de pesquisa, laboratrios de rotina como os de biologia clnica, campos abertos como savanas, florestas e todo lugar onde h vida para ser estudada.

REAS DE ATUAO Conservao, manejo e sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas; Ecotoxicologia; Gesto ambiental; Ecoturismo; Estudos e invetrios das espcies animais, vegetais e microbianas; Gesto de bacias hidrogrficas; Gesto de efluentes e resduos; Gesto de museus, jardins botnicos e zoolgicos; Gesto de parques, reservas e outras Unidades de Conservao; Jardinagem e Paisagismo; Licenciamento e controle ambiental; Recuperao / restaurao de ambientes degradados; Tratamento, controle e monitoramento biolgico da qualidade do ar, gua e solo. Bioensaios; Bioinformtica; Bioprospeco; Biorremediao; Bioterismo; Desenvolvimento, controle e comercializao de equipamentos e materiais de laboratrios; Engenharia gentica; Floricultura; Genmica; Processos fermentativos; Produo, cultivo, criao e comercializao de espcies animais e vegetais nativas, exticas e domesticadas; Produo de clulas, tecidos, rgos e organismos, entre outros.

BIOMDICO

O biomdico o profissional formado para exercer a Biomedicina; deve ter ampla e slida formao bsica generalista, com conhecimento profundo do organismo humano como um todo, sua organizao e funcionamento nos diversos nveis e as interaes com os demais seres vivos e com os meios ambiente e social. Est apto a diagnosticar doenas e mediar interaes do ser humano com o seu meio ambiente e o seu ambiente social, estando certificadas por leis as limitaes e atribuies para tal. Deve manter o sigilo e ter extrema responsabilidade nos laudos referentes aos seus pacientes. um profissional mais voltado s reas celular (Microbiologia, Micologia, Citopatologia, Embriologia, Histologia, Parasitologia etc.) e molecular (Bioqumica, Biofsica, Radiobiologia, Gentica, Imunologia etc.), mas podendo atuar em reas antomo-fisiolgicas e sociais (Anatomia Patolgica, Fisiologia, Farmacologia, Sade Pblica, Perfuso Extra-Corprea etc.). Os biomdicos podem ser generalistas ou especialistas em determinada rea. Para exercer suas atividades o biomdico dever, alm de estar inscrito em seu respectivo Conselho Regional de Biomedicina, atuar dentro de sua habilitao ou especialidade, a qual dever ser reconhecida pelo Conselho Federal de Biomedicina.

REAS DE ATUAO Acupuntura, Anlise forense, Anlises ambientais, Anlises bromatolgicas, Anlises clnicas (patologia clnica), Anatomia patolgica, Auditoria, Banco de sangue, Biofsica, Biologia molecular, Bioqumica, Citologia onctica, Embriologia, Esttica, Farmacologia, Fisiologia, Fisiologia geral, Fisiologia humana, Gentica, Hematologia, Histologia, Imagenologia, Imunologia, Informtica de sade, Micologia mdica, Microbiologia, Microbiologia de alimentos, Parasitologia, Patologia, Perfuso extracorprea, Psicobiologia, Radiologia, Reproduo humana, Sanitarista, Sade pblica, Toxicologia, Virologia.

BIOQUMICO

Bioqumico (contrao de bio e qumico= qumico da vida) o profissional que aplica as leis da qumica para o entendimento e aplicao tecnolgica dos organismos vivos, ou seja, de um modo geral, estuda processos qumicos que ocorrem para a manuteno da vida e usa este conhecimento para benefcios comerciais ou aplicao nas reas de sade, agropecuria e indstria. O conhecimento bioqumico muito importante para as indstrias: farmacutica (sntese de frmacos, excipientes), mdica (novos tratamentos e curas para doenas, como na nutrio alimentar), agrcola (melhora da fixao de nitrognio em plantas como a soja), alimentcia (fermentao de bebidas alcolicas, leite e derivados, produo de chocolates), cosmtica (novos produtos de beleza e higiene) e at tecnolgica (produo de compsitos sustentveis de origem renovvel).

REAS DE ATUAO Universidades pblicas e privadas; Indstrias bioqumicas, farmacuticas, agroqumicas, qumicas e biotecnolgicas; Empresas de biotecnologia; Fundos de investimento financeiro em biotecnologia; Escritrios de advocacia especializados em patentes de biotecnologia e biodireito; rgos e institutos governamentais, Laboratrios de anlise gentica: testes de paternidade e identificao de transgnicos, Laboratrios de pesquisa e desenvolvimento de reas afins com bioqumica, tais como alimentos, nutrio, veterinria, agrcola, farmacutica, cosmticos, biotecnolgica e outras que necessitem de coordenao em pesquisa bioqumica; Laboratrios de pesquisa em biotecnologia - Projeto Genoma, Projeto Proteoma; Laboratrios de pesquisa em diversas reas relacionadas, como biologia celular, biofsica, biologia molecular, fisiologia, endocrinologia, microbiologia, farmacologia, bioenergtica, qumica orgnica, imunologia, Operadores e desenvolvedores de equipamentos e programas computacionais sofisticados voltados para biotecnologia e bioqumica, com treinamento especializado na realizao de testes e avaliao de resultados, para atuao em laboratrios e indstrias pblicas ou privadas, entre outros.

DENTISTA

Um dentista, cirurgio-dentista ou mdico dentista o profissional da sade capacitado na rea de odontologia, e apesar de terem um mbito de aco semelhante, no deve ser confundido com o mdico estomatologista. A atividade pode ser executada em consultrio prprio ou em mbito pblico. Visitas ao dentista consistem, na maioria das vezes, em reviso da higiene bucal e integridade dos dentes, incluindo limpeza e profilaxia. Devem ser repetidas a cada seis meses, com o objetivo de manter os dentes em um estado adequado e evitar que se desenvolvam problemas bucais.

REAS DE ATUAO Ortodontia, odontopediatria, odontogeriatria, pacientes especiais, endodontia, periodontia, cirurgia, traumatologia bucomaxilofacial, dentstica, sade coletiva, odontologia legal, radiologia odontolgica

ENFERMEIRO

Enfermagem a arte de cuidar e a cincia cuja essncia e especificidade a assistncia/cuidado ao ser humano, individualmente, na famlia ou em comunidade de modo integral e holstico, desenvolvendo de forma autnoma ou em equipe atividades de promoo, proteo, preveno, reabilitao e recuperao da sade, tendo todo embasamento cientfico para tal. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construdo na interseco entre a filosofia, que responde grande questo existencial do homem, a cincia e tecnologia, tendo a lgica formal como responsvel pela correo normativa e a tica, numa abordagem epistemolgica efetivamente comprometida com a emancipao humana e evoluo das sociedades. Prestam assistncia ao paciente ou cliente em clnicas, hospitais, ambulatrios, empresas de grande porte, transportes areos, navios, postos de sade e em domiclio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam servios de enfermagem, implementam aes para a promoo da sade junto comunidade.

REAS DE ATUAO Hemodinmica, Homecare, Infeco Hospitalar, Informtica, Nefrologia, Neonatologia, Nutrio Parenteral, Obstetrcia, Ocupacional, Oftalmologia, Oncologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Percia e Auditoria,Psiquiatria e Sade Mental, Sade Coletiva, Sade da Famlia, Sexologia Humana, Traumato-Ortopedia, Terapia Intensiva (UTI), Terapias Naturais/Tradicionais e Complementares/No Convencionais, Central de Esterilizao e Reprocessamento, Centro Cirrgico, Perfusionista (Circulao extracorprea), Clnica Cirrgica, Clnica Mdica, Dermatologia, Diagnstico por Imagem, Doenas Infecciosas, Educao em Enfermagem, Emergncia, Endocrinologia, Endoscopia, Enfermagem offshore, Enfermagem do Trabalho, Estomaterapia (exclusivo do enfermeiro), tica e Biotica, Gerenciamento de Servios de Sade, Gerontologia e Geriatria, Ginecologia.

MDICO

O mdico, antigamente tambm chamado de fsico1 , o profissional autorizado pelo Estado para exercer a Medicina; se ocupa da sade humana e/ou animal, prevenindo, diagnosticando, tratando e curando as doenas, o que requer conhecimento detalhado de disciplinas acadmicas (como anatomia e fisiologia) por detrs das doenas e do tratamento - a cincia da medicina - e tambm competncia na sua prtica aplicada - a arte da medicina. Tanto o papel do mdico e o significado da palavra variam significativamente ao redor do mundo, mas como compreenso geral, a tica mdica requer que mdicos demonstrem considerao, compaixo e benevolncia frente a seus pacientes. Os mdicos podem ser generalistas, isto , no especializados em nenhuma rea especfica da medicina, ou especialistas, quando especializados em alguma rea.

REAS DE ATUAO Administrao em sade, Alergia e imunologia peditrica, Angiorradiologia e cirurgia endovascular, Atendimento ao queimado, Cardiologia peditrica, Cirurgia crniomaxilo-facial, Cirurgia da coluna, Cirurgia dermatolgica, Cirurgia do trauma, Cirurgia videolaparoscpica, Citopatologia, Cosmiatria, Dor, Ecocardiografia, Ecografia vascular com Doppler, Eletrofisiologia clnica invasiva, Endocrinologia peditrica, Endoscopia digestiva, Endoscopia ginecolgica, Endoscopia respiratria, Ergometria, Foniatria, Gastroenterologia peditrica, Hansenologia, Hematologia e hemoterapia peditrica, Hemodinmica e cardiologia intervencionista, Hepatologia, Infectologia hospitalar, Infectologia peditrica, Medicina de urgncia, Medicina do adolescente, Medicina fetal, Medicina intensiva neonatal, Medicina intensiva peditrica, Nefrologia peditrica, Neonatologia, Neurofisiologia clnica, Neurologia peditrica, Neurorradiologia, Nutrio parenteral e enteral, Nutrio parenteral e enteral peditrica, Nutrologia peditrica, Pneumologia peditrica, Psicogeriatria, Psicoterapia, Psicopatologia, Psiquiatria da infncia e adolescncia, Psiquiatria forense, Radiologia intervencionista e angiorradiologia, Reproduo humana, Reumatologia peditrica, Sexologia, Sade Pblica, Ultra-sonografia em ginecologia e obstetrcia.

MDICO VETERINRIO

A medicina veterinria uma das muitas reas do conhecimento ligada manuteno e restaurao da sade. Ela trabalha, num sentido amplo, com a preveno e cura das doenas dos animais e dos humanos num contexto mdico. A medicina veterinria a cincia mdica que se dedica preveno, controle, erradicao e tratamento das doenas, traumatismos ou qualquer outro agravo sade dos animais, alm do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano. Busca tambm assegurar a qualidade, quantidade e a segurana dos estoques de alimentos de origem animal atravs do controle da sade dos animais e dos processos que visam obter seus produtos. O mdico veterinrio, tambm chamado popularmente de doutor, o profissional autorizado pelo Estado para exercer a Medicina Veterinria, ocupando-se da sade animal, prevenindo, diagnosticando e curando as doenas, o que requer conhecimento detalhado de disciplinas acadmicas (como anatomia e fisiologia) por detrs das doenas e do tratamento - a cincia da medicina - e tambm competncia na sua prtica aplicada - a arte da medicina.

REAS DE ATUAO Exerccio da profisso de mdico veterinrio em regime liberal; Tratamento das enfermidades e dos traumatismos que afectam os animais; Indstrias farmacuticas; Laboratrios de anlises; Sade pblica; Inspeco e segurana alimentar; Organismos do ministrios da agricultura e sade e direces regionais; Indstrias alimentares de produtos de origem animal; Indstrias de alimentos compostos para animais; Administrao autrquica; Pesquisa em diversos campos da sade, humana e veterinria.

FARMACUTICO

Os farmacuticos so profissionais da sade de tradio milenar, sucessores dos boticrios e apotecrios , peritos no uso de frmacos e medicamentos e suas consequncias ao organismo humano ou animal. De uma maneira geral, podem trabalhar numa farmcia, hospital, na indstria, em laboratrios de anlises clnicas, cosmticos, agricultura, preveno de pragas, distribuio, transporte e desenvolvimento de medicamentos, entre outras funes e lugares. Peritos no desenvolvimento, produo, manipulao, seleo e dispensao de medicamentos, este profissional, presta o trabalho de assistncia farmacutica, e pode assumir responsabilidade tcnica de laboratrios de anlises clnicas, distribuidoras, farmcias, etc. Podem tambm atuar na pesquisa e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados. Na rea alimentar responsabilizam-se tecnicamente pela anlise, interpretao e emisso de laudos. Com curso especfico habilitado para fazer acupuntura.

REAS DE ATUAO Acupuntura, Administrao de laboratrio clnico, Administrao farmacutica, Administrao hospitalar, Anlises clnicas, Assistncia domiciliar em equipes multidisciplinares, Atendimento pr-hospitalar de urgncia e emergncia, Auditoria farmacutica, Bacteriologia clnica, Banco de cordo umbilical, Banco de leite humano, Banco de sangue,Banco de smen, Banco de rgos, Biofarmcia, Biologia molecular, Bioqumica clnica, Biotcnologia, Bromatologia, Citologia clnica, Citopatologia, Citoqumica, Controle de qualidade e tratamento de gua, potabilidade e controle ambiental, Controle de vetores e pragas urbanas, Engenharia Biomdica, Engenharia Cosmtica (Cosmetologia), Engenharia Farmacutica, Exames de DNA, Farmacutico na anlise fsico-qumica do solo, Farmcia antroposfica, Farmcia clnica, Farmcia comunitria, Parasitologia clnica, Perfuso Extracorprea, Saneantes Domissanitrios, Sade Esttica, Sade pblica, Toxicologia clnica, Toxicologia ambiental, Toxicologia de alimentos, Toxicologia desportiva, Toxicologia farmacutica, Toxicologia forense, Toxicologia ocupacional, Toxicologia veterinria, Vigilncia sanitria, Virologia clnica.

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Engenharia de alimentos ou engenharia alimentar o ramo da engenharia que engloba todos os elementos relacionados com a industrializao de alimentos , seja no desenvolvimento, fabricao, conservao, armazenamento, transporte e comercializao. A engenharia de alimentos inclui, mas no se limita, a aplicao de conceitos e mtodos da engenharia qumica e engenharia agrcola. Este ramo da engenharia est baseado nas aplicaes de recursos tecnolgicos na formao de profissionais que atuam nas principais etapas da cadeia de produo dos alimentos industrializados, assim trabalham desde a chegada das matria-primas at um produto final embalado e rotulado. Para que todo esse processo ocorra, necessrio uma vasta gama de conhecimentos em fsica, qumica, matemtica e biologia, alm de conceitos de economia e administrao. Esse enfoque no processo produtivo em si diferencia esta rea do conhecimento da nutrio, com o qual pode ser por vezes confundido. No obstante, o engenheiro dos alimentos deve obrigatoriamente ter slidos conceitos de nutrio, pois, de modo contrrio, no seria possvel a produo de alimentos com caractersticas nutricionais desejadas.

REAS DE ATUAO Indstria de produtos alimentcios, Indstria de insumos, equipamentos e embalagens para a indstria alimentcia, Empresas de Servios, rgos e instituies pblicas, Fiscalizao e auditorias, Consultoria, Instituies de ensino, Instituies de pesquisa.

FISIOTERAPEUTA

A Fisioterapia pode ser definida como uma cincia aplicada ao estudo, diagnstico, preveno e tratamento de disfunes cinticas funcionais de rgos e sistemas. Sua gesto necessita do entendimento das estruturas e funes do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distrbios, entre outros, cintico-funcionais (da biomecnica e funcionalidade humana) decorrentes de alteraes de rgos e sistemas humanos. Alm disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benficos dos recursos fsicos como o movimento corporal, as irradiaes e correntes eletromagnticas, o ultrassom, entre outros recursos, sobre o organismo humano. O fisioterapeuta capacitado a diagnosticar disfunes, avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioteraputico), emitir, prognstico, elaborar projetos de interveno e decidir pela alta fisioteraputica. administrada em consultrios, clnicas, centros de reabilitao, asilos, escolas, domiclios, clubes, academias, residncias, hospitais, empresas, unidades bsicas ou especializadas de sade, pesquisas, entre outros, tanto por servios pblicos como privados. Alm disto, a complexidade da profisso reside na necessidade do entendimento global do ser humano, por meio da anatomia, citologia, fisiologia, embriologia, histologia, biofsica, biomecnica, bioqumica, cinesiologia, farmacologia, neurocincias, gentica, imunologia, alm da antropologia, tica, filosofia, sociologia, deontologia, e outras cincias de formao geral.

REAS DE ATUAO Fisioterapia peditrica, Fisioterapia geritrica e gerontolgica, Fisioterapia dermatofuncional, Fisioterapia uroginecofuncional, Fisioterapia neurofuncional, Fisioterapia traumato-ortopdico-funcional, Fisioterapia respiratria, Fisioterapia orofacial, Fisioterapia esportiva, Fisioterapia manipulativa, Acupuntura e fisioterapia, Fisioterapia oncofuncional, Fisioterapia clnica, Fisioterapia hematolgica, Fisioterapia mastolgica, Fisioterapia angiolgica, Fisioterapia endocrinolgica, Fisioterapia cardiofuncional (ou cardiolgica), Fisioterapia intensiva, Fisioterapia preventiva, Fisioterapia hospitalar, Fisioterapia domiciliar, Fisioterapia pericial, Fisioterapia legal, Fisioterapia do sono, Fisioterapia da famlia e da comunidade.

ZOOTECNISTA

A zootecnia a ciencia que visa aproveitar as potencialidades dos animais domsticos e domesticveis, com a finalidade de explor-los racionalmente como fonte alimentar e outras finalidades junto aos seres humanos, cincia aplicada que trata da adaptao dos animais com potencialidades de domesticao ao ambiente criatrio e, desta forma, aproveit-los com a finalidade nutricional e econmica. Pode-se definir zootecnia como produo animal Stricto Sensu e o seu principal objetivo "produzir o mximo, no menor tempo possvel, sempre visando lucro, tendo em conta o bem estar animal".

REAS DE ATUAO O Zootecnista pode atuar em qualquer atividade de Produo Animal, desde a concepo do projeto, at ao desenvolvimento de dietas e superviso de vacinas; fbricas de Rao ou dispenso do mesmo; frigorficos; centrais de Inseminao; empresas privadas com foco na produo animal; representao e venda de produtos relacionados com a produo animal; laboratrios de anlise de alimentos destinados a animais; laboratrios de Gentica Zootcnica; Produo, Implantao e Manejo de Pastagens; Melhoramentos Gentico dos Rebanhos e Pastagens; Planejamento e Execuo de projetos de Instalaes para Produo Animal; Preveno de Enfermidades; Manejo e Criao de Animais Silvestres; Pesquisa nas reas de Produo Animal; Ensino de Zootecnia e Administrao de Propriedades Rurais e Industrias do gnero.

ENGENHARIA DE PESCA

A engenharia de pesca um ramo da engenharia e da biologia que desempenha atividades referentes ao aproveitamento dos recursos naturais aquticos, atravs da aquicultura, da pesca e do beneficiamento do pescado, bem como da preservao dos estoques pesqueiros e da fauna aqutica. Aplica conhecimentos da biologia e das cincias exatas (fsica, matemtica e qumica) para desenvolver tcnicas que permitam melhorar os resultados das atividades pesqueiras.

REAS DE ATUAO Setor Pblico: rgos pblicos como Secretarias Municipal, Estadual e Federal, bem como, relacionados a preservao e conservao do meio ambiente (Ibama) e docente. Iniciativa Privada: Empresas privadas como: Fazendas de cultivo (por exemplo: Algocultura, Ornamental (Aquariofilia), Embarcaes pesqueiras, Carcinicultura, Ostreicultura, Salmonicultura, Tilapicultura) e frigorficos de pescado e frutos do mar.

CENTRO EDUCACOINAL GUARANY FABIULA VALENTIM DOS SANTOS

TRABALHO DE PESQUISA DE MICROBIOLOGIA

Trabalho apresentado na disciplina de Microbiologia e Parasitologia sob a orientao da professora Fabola Dallas Costa no curso Tcnico de Radiologia do Centro Educacional Guarany.

TEF AM 30/09/13

PROFISSES RELACIONADAS

MICROBIOLOGISTA BILOGO BIOMDICO BIOQUMICO DENTISTA ENFERMEIRO MDICO MDICO VETERINRIO FARMACUTICO ENGENHARIA DE ALIMENTOS FISIOTERAPEUTA ZOOTECNISTA ENGENHARIA DE PESCA

You might also like