You are on page 1of 53

Guia do Usurio Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

ADVERTNCIA: PARA EVITAR RISCO DE INCNDIO OU DE CHOQUE ELTRICO, NO EXPONHA ESTE PRODUTO CHUVA OU UMIDADE. A UNIDADE NO PODE FICAR EXPOSTA A GOTEJAMENTO OU A RESPINGOS. NO COLOQUE OBJETOS CHEIOS DE LQUIDO, COMO VASOS, SOBRE A UNIDADE. CUIDADO: ESTE PRODUTO FOI QUALIFICADO SOB CONDIES DE TESTES QUE INCLURAM A UTILIZAO DOS CABOS FORNECIDOS ENTRE OS COMPONENTES DO SISTEMA. PARA GARANTIR CONFORMIDADE DE REGULAMENTAO E SEGURANA, USE APENAS OS CABOS DE ALIMENTAO E DE INTERFACE FORNECIDOS E INSTALE-OS ADEQUADAMENTE. CUIDADO: PODEM SER USADOS DIFERENTES TIPOS DE CABOS PARA AS CONEXES COM O CIRCUITO DE ALIMENTAO PRINCIPAL. USE SOMENTE UM CABO DE ALIMENTAO QUE OBEDEA A TODAS AS EXIGNCIAS DE SEGURANA DO PRODUTO APLICVEIS NO PAS EM QUE SER USADO. CUIDADO: PARA REDUZIR O RISCO DE INCNDIO, USE APENAS UM CABO DE ALIMENTAO PARA TELECOMUNICAES NO. 26 AWG OU MELHOR, COM CERTIFICAO CSA E UL. CUIDADO: A INSTALAO DESTE PRODUTO DEVE ESTAR DE ACORDO COM OS CDIGOS NACIONAIS DE CABEAMENTO E COM AS NORMAS LOCAIS. CUIDADO: NO ABRA A UNIDADE. NO FAA CONSERTOS QUE NO ESTEJAM CONTIDOS NAS INSTRUES DE INSTALAO E DE SOLUO DE PROBLEMAS. ENCAMINHE TODOS OS CONSERTOS PARA UMA ASSISTNCIA TCNICA QUALIFICADA. CUIDADO: ALTERAES E MODIFICAES NO APROVADAS EXPRESSAMENTE PELA MOTOROLA PODEM ANULAR A AUTORIDADE DO USURIO EM OPERAR O EQUIPAMENTO. Quando este dispositivo utilizado, devem ser sempre seguidas as precaues bsicas de segurana para reduzir o risco de incndio, choque eltrico e leses a pessoas, incluindo as seguintes:

Leia todas as instrues listadas aqui e/ou no Manual do Usurio antes de operar este equipamento. D ateno especial a todas as precaues de segurana. Guarde as instrues para referncia futura. Este dispositivo deve ser instalado e usado rigorosamente de acordo com as instrues do fabricante, conforme descrito na documentao do usurio que acompanha o produto. Siga todas as instrues de advertncia e cuidado. Observe todos os smbolos de advertncia e cuidado afixados neste equipamento. No use este produto perto de gua, por exemplo, perto de banheira, lavatrio, pia de cozinha ou tanque, em poro mido ou perto de piscina. No sobrecarregue tomadas ou extenses, pois isso pode resultar em risco de incndio ou de choque eltrico. Tomadas de corrente alternada (CA) ou extenses sobrecarregadas, cabos de alimentao desgastados, isolamento de fios danificado ou rompido e plugues quebrados so perigosos. Eles podem resultar em risco de incndio ou de choque. Disponha os cabos de alimentao de forma que no haja possibilidade de serem pisados ou comprimidos por objetos colocados sobre eles ou apoiados neles. Preste especial ateno nos cabos, nas partes em que esto ligados a plugues e tomadas, e examine o ponto em que saem do produto. Coloque este equipamento em um local prximo de uma tomada eltrica para que o comprimento do cabo de alimentao seja suficiente. Coloque a unidade em um local que permita fcil acesso quando desconectar o cabo de alimentao do dispositivo da tomada de corrente alternada (CA).

Incio

Imprimir

Sair

ii

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

No conecte o plugue em uma extenso, tomada ou adaptador, a menos que ele possa ser totalmente inserido, sem que nenhuma parte dos pinos fique exposta. Coloque este equipamento em uma superfcie estvel. Adie a instalao do cable modem at que no haja risco de tempestade ou de raios na sua regio. Evite usar este produto durante uma tempestade eltrica. Pode haver risco de choque eltrico devido a raios. Para obter maior proteo para este produto durante uma tempestade com raios ou quando ele ficar inativo e sem uso por longos perodos, retire-o da tomada e desconecte o sistema a cabo. Isso evitar danos ao produto causados por raios e surtos de energia. No use o telefone perto de um vazamento de gs para informar sobre o vazamento. recomendvel que o cliente instale um protetor contra surtos de tenso na tomada de corrente alternada (CA) qual este dispositivo ser conectado. Isso serve para evitar danos ao equipamento causados por raios no local e outros picos de energia eltrica. No cubra o dispositivo nem bloqueie o fluxo de ar para o dispositivo com outros objetos. Mantenha o dispositivo afastado de umidade e calor excessivos, sem vibrao e poeira. Limpe a unidade com um pano limpo e seco. Nunca use lquidos de limpeza ou produtos qumicos semelhantes. No use produtos de limpeza em spray diretamente na unidade ou ar comprimido para remover o p. Evite danificar o cable modem com eletricidade esttica tocando no cabo coaxial quando ele estiver conectado tomada aterrada do sistema de TV a cabo na parede. Sempre toque primeiro no conector do cabo coaxial do cable modem quando estiver desconectando ou conectando novamente o cabo USB ou Ethernet no cable modem ou no computador do usurio. Opere este produto apenas com o tipo de fonte de alimentao indicada em sua etiqueta. Se no tiver certeza sobre o tipo de energia fornecida para sua casa, consulte o revendedor ou a concessionria de energia eltrica local. Use somente o cabo de alimentao e as baterias indicadas neste manual. No descarte as baterias no fogo. Elas podem explodir. Verifique as normas locais para obter possveis instrues sobre descartes especiais. Desconecte o cabo telefnico (RJ-11) e o cabo de alimentao antes de remover a tampa. Quando for concludo algum conserto ou manuteno neste produto, pea ao tcnico para executar verificaes de segurana a fim de determinar se ele est em condies operacionais seguras.

GUARDE ESTAS INSTRUES Certifique-se de que o sistema a cabo externo est aterrado, de modo a fornecer proteo contra surtos de tenso e cargas estticas acumuladas. O artigo 820-20 do NEC (Seo 54, Parte I do Canadian Electrical Code, cdigo canadense de eletricidade) fornece diretrizes para um aterramento apropriado e, em particular, especifica que o terra do cabo do sistema de TV a cabo deve ser conectado ao sistema de aterramento da edificao, o mais prximo possvel do ponto de entrada do cabo.

Incio

Imprimir

Sair

iii

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Atendimento s normas da FCC para um dispositivo digital da Classe B Este dispositivo compatvel com as normas da FCC, parte 15. A operao est sujeita s duas condies abaixo: (1) Este dispositivo no pode causar interferncia prejudicial e (2) este dispositivo deve aceitar quaisquer interferncias recebidas, inclusive interferncias que possam causar operaes indesejveis. Obs.: Este equipamento foi testado e est de acordo com os limites para um dispositivo digital da Classe B, em conformidade com a parte 15 das normas da FCC. Esses limites foram criados para fornecer proteo razovel contra interferncias prejudiciais em uma instalao residencial. Este equipamento gera, usa e pode irradiar energia de radiofreqncia e, se no for instalado e utilizado de acordo com as instrues, poder provocar interferncias prejudiciais s comunicaes de rdio. No entanto, no h garantias de que no ocorrero interferncias em uma instalao especfica. Se este equipamento causar interferncia que prejudique a recepo de rdio ou de televiso (o que pode ser determinado desligando e ligando o equipamento), recomendvel que o usurio tente corrigir a interferncia atravs de uma das seguintes medidas:

Reorientar ou reposicionar a antena de recepo. Aumentar a distncia entre o equipamento e o receptor. Conectar o equipamento em uma outra tomada, em um circuito diferente daquele em que o receptor estiver conectado. Consultar o revendedor ou um tcnico especializado em rdio/TV para obter ajuda.

Canad - Industry Canada (IC) This Class B digital device complies with Canadian ICES-003. Cet appareil numrique de la classe B est conforme la norme NMB-003 du Canada. Carto de Normas, Segurana, Licena de uso de software e Informaes sobre garantia Este produto fornecido com um carto adicional sobre Normas, Segurana, Licena de uso de software e Informaes sobre garantia. Se ele no for fornecido junto com o produto, pea ao provedor de servios ou ao representante de vendas, conforme o caso.

ESTE PRODUTO EST EM CONFORMIDADE COM UMA OU MAIS NORMAS RELACIONADAS NO FOLHETO DE NORMAS, SEGURANA, LICENA DE USO DE SOFTWARE E INFORMAES SOBRE GARANTIA. NEM TODAS AS NORMAS SE APLICAM A TODOS OS MODELOS. A MOTOROLA NO OFERECE GARANTIAS DE QUALQUER ESPCIE COM RELAO A ESTE PRODUTO, EXCETO AS ESTABELECIDAS NO FOLHETO DE NORMAS, SEGURANA, LICENA DE USO DE SOFTWARE E INFORMAES SOBRE GARANTIA. AS GARANTIAS DA MOTOROLA NO SE APLICAM A PRODUTOS RECONDICIONADOS OU RELANADOS PELO PROVEDOR DE SERVIOS.

Copyright 2004 by Motorola, Inc. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida de qualquer forma ou por qualquer meio ou utilizada para a execuo de qualquer trabalho derivado dela (como traduo, transformao ou adaptao) sem a autorizao por escrito da Motorola, Inc. A Motorola se reserva o direito de revisar esta publicao e de fazer alteraes em seu contedo de tempos em tempos, sem a obrigao de sua parte de fornecer notificao de tal reviso ou alterao. A Motorola fornece este guia sem garantia de qualquer espcie, implcita ou expressa, incluindo, mas no se limitando s garantias implcitas de comercializao e de adaptao a um objetivo especfico. A Motorola poder realizar melhorias ou alteraes no(s) produto(s) descrito(s) neste manual a qualquer momento. MOTOROLA, Intelligence Everywhere e o logotipo com um M estilizado esto registrados no Escritrio Norte-Americano de Marcas e Patentes. Microsoft, Windows, Windows Me e Windows NT so marcas registradas e Windows XP marca comercial da Microsoft Corporation. As tomadas de tela do Microsoft Windows foram usadas com a permisso da Microsoft Corporation. DOCSIS marca registrada da CableLabs. Linux marca registrada da Linus Torvalds. Solaris, Java e todas as marcas baseadas em Java so marcas comerciais ou marcas registradas da Sun Microsystems, Inc. nos Estados Unidos e em outros pases. Acrobat Reader marca registrada da Adobe Systems, Inc. UNIX marca registrada do the Open Group nos Estados Unidos e em outros pases. Todos os outros nomes de produtos ou servios so de propriedade de seus respectivos donos. Motorola, Inc. 2004.

Incio

Imprimir

Sair

iv

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

ndice
Introduo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
Painis superior e frontal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2 Painel traseiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .3

Antes de iniciar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Precaues . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4 Assinatura do servio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .5

Requisitos do computador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6
Placa Ethernet . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6 Conexo USB . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6

Instalao e configurao. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
Cabeamento e inicializao para um nico usurio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .7 Instalao de um driver USB . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .9 Instalao de um driver USB no Windows 98 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .10 Instalao de um driver USB no Windows 2000 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .14 Instalao de um driver USB no Windows Me . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .17 Instalao de um driver USB no Windows XP . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .18 Configurao TCP/IP . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .19 Configurao TCP/IP no Windows 95, 98 ou Windows Me . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .19 Configurao TCP/IP no Windows 2000 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .22 Configurao TCP/IP no Windows XP . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .25 Verificao do endereo IP . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .29 Verificao do endereo IP no Windows 95, Windows 98 ou Windows Me . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .29 Verificao do endereo IP no Windows 2000 ou Windows XP . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .30 Renovao do endereo IP . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .31

Cabeamento para vrios usurios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32


Ethernet e USB . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .32 Ethernet . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .33

Soluo de problemas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 34
Indicadores do painel frontal e condies de erro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .35 Remoo do driver USB do Windows 98 ou Windows Me . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .36 Remoo do driver USB do Windows 2000 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .37 Remoo do driver USB do Windows XP . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .39 Execuo do utilitrio de remoo do driver USB da Motorola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .42

Fale conosco . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44 Perguntas freqentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44 Glossrio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46 Licena de uso de software . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47

Incio

Imprimir

Sair

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Introduo
Parabns pelo seu novo Cable Modem Voz sobre IP (VoIP) Motorola SURFboard! Ele fornece acesso Internet em alta velocidade e outros servios on-line e conexes para at duas linhas telefnicas. Este Cable Modem VoIP transmite e recebe dados muito mais rpido que os modems ISDN ou telefnicos tradicionais porque recebe dados muito mais rpido que outros modems. Ele permite que voc aproveite a navegao na Web sem longas esperas. Como muitos fatores, na rede e fora dela, podem afetar o desempenho, a velocidade real ir variar. Ao contrrio do modem telefnico, o Cable Modem VoIP SURFboard fica sempre on-line. Basta abrir o seu browser e navegar na Internet! O Cable Modem VoIP de alta velocidade pode ser atualizado quando necessrio e voc pode us-lo para conectar um ou mais computadores Internet, em casa ou no escritrio. Voc pode conectar:

Um nico computador equipado com uma porta USB (Universal Serial Bus, barramento serial universal) diretamente na porta USB do Cable Modem VoIP SURFboard Um nico computador equipado com um adaptador Ethernet diretamente na porta Ethernet do Cable Modem VoIP SURFboard Dois computadores, um na porta USB e um na porta Ethernet At 31 computadores em um nico Cable Modem VoIP SURFboard utilizando um hub Ethernet, conforme mostrado em Cabeamento para vrios usurios na pgina 32

Voc pode conectar at duas linhas telefnicas padro usando o seu Cable Modem VoIP SURFboard, que oferece suporte a:

Recursos padro, como identificador de chamadas, chamada em espera e encaminhamento de chamadas. Atualizaes de software atravs da rede para fornecer novos e melhores servios

Para facilitar a instalao, use o Assistente para instalao no CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard.

Incio

Imprimir

Sair

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Painis superior e frontal


Para maior segurana, quando usar um cabo coaxial para a comunicao upstream, voc poder pressionar o boto Standby (1) para interromper a conexo com a Internet. Nenhum dado transmitido ou recebido da Internet quando o indicador Standby estiver aceso. Todos os outros indicadores do painel frontal ficam apagados at que voc pressione o boto Standby novamente, exceto os LEDs Tel 1 e Tel 2. 1 2 3 4 5 6 7 8 9

O nmero do modelo no seu Cable Modem VoIP pode ser diferente do que aparece nas ilustraes e nas imagens de tela deste guia.

OWE
DS US

O
ST

NLIN

LINK

L TE 1 L TE 2
ANDB

SBV5120 SURFboard Cable Modem

Os indicadores fornecem informaes sobre alimentao, comunicao e erros:

R
Y

Legenda Indicador
2 3 4 5 6 Power

Piscando
Auto-teste de inicializao em andamento

Aceso
O Cable Modem VoIP est ligado. A conexo com o canal de recepo de dados foi estabelecida. A conexo com o canal de transmisso de dados foi estabelecida. O processo de inicializao terminou. Um dispositivo, como um computador ou um hub, est ligado aos conectores USB ou Ethernet no painel traseiro. Conectado e ativado, o telefone est no gancho (no est sendo usado). Conectado e ativado, o telefone est no gancho (no est sendo usado). O servio de Internet est bloqueado porque o boto Standby foi pressionado. Se este indicador estiver aceso, todos os outros estaro apagados.

DS (downstream) Procurando estabelecer uma conexo com o canal receptor (downstream) US (upstream) Online Link Procurando estabelecer uma conexo com o canal transmissor (upstream) Procurando estabelecer uma conexo de rede Transmitindo ou recebendo dados

7 8 9

Tel 1 Tel 2 Standby

Conectado e ativado, o telefone est fora do gancho (em uso). Conectado e ativado, o telefone est fora do gancho (em uso). Este indicador no pisca

Durante a operao normal, os indicadores Power, Receive, Send e Online ficam acesos e o indicador Link pisca quando o Cable Modem VoIP est transferindo dados.

Incio

Imprimir

Sair

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Painel traseiro
1& 2 3 4 5 6
+12VDC

O painel traseiro contm os conectores para o cabeamento e a tomada de energia.

TEL 1 TEL 2 ETHERNET USB CABLE

Legenda Item
1e2 3 4 5 Tel 1 e Tel 2 ETHERNET USB

Descrio
As portas de telefone 1 e 2 fornecem conexes para duas linhas telefnicas. A porta Ethernet oferece uma conexo para computadores equipados com Ethernet atravs de um cabo com um conector RJ-45. A porta USB oferece uma conexo para computadores equipados com USB.

Reinicializao Se voc tiver algum problema, poder pressionar este boto rebaixado para reinicializar o Cable Modem VoIP (consulte Soluo de problemas na pgina 34). A reinicializao pode levar algum tempo (5 a 30 minutos) porque o Cable Modem VoIP precisa localizar e sintonizar os canais de comunicao adequados. CABLE +12VDC A porta CABLE oferece uma conexo para a tomada do cabo coaxial (coax). Este conector fornece energia para o Cable Modem VoIP.

6 7

Antes de iniciar
Antes de iniciar a instalao, verifique se recebeu os seguintes itens com seu Cable Modem VoIP:

Item
Adaptador de energia ou cabo Cabo Ethernet 10/100Base-T

Descrio
conectado: tomada de corrente alternada (CA) a um no-break

conectado porta Ethernet

Cabo USB Cabo telefnico CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard

conectado porta USB Conecta o telefone ao sistema a cabo para fornecer servio de telefonia Contm o Guia do Usurio e os drivers USB

Incio

Imprimir

Sair

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Voc precisar de um cabo coaxial de 75 ohms com conectores do tipo F para conectar o seu Cable Modem VoIP tomada do sistema a cabo mais prxima. Se houver uma TV conectada na tomada do sistema a cabo, talvez voc precise de um divisor RF de 5 a 900 MHz e trs cabos coaxiais para conectar a TV e o Cable Modem VoIP. O cabo coaxial e o divisor RF podem ser adquiridos em lojas de produtos eletrnicos. Para conectar o Cable Modem VoIP a um hub Ethernet, consulte a descrio da rede em Cabeamento para vrios usurios na pgina 32. Verifique a documentao fornecida com o hub.

Cuidado
Este produto deve ser usado apenas em locais fechados. No passe os cabos USB, Ethernet ou telefnicos por fora da edificao. Se os cabos ficarem expostos a raios, poder haver riscos segurana e danos ao produto.

Precaues
Adie a instalao do Cable Modem VoIP at que no haja mais risco de tempestade ou raios na sua regio. Para evitar danos ao Cable Modem VoIP devido a eletricidade esttica:

Sempre conecte primeiro o cabo coaxial tomada aterrada do sistema de TV a cabo na parede. Antes de conectar ou desconectar o cabo USB ou Ethernet do Cable Modem VoIP ou do computador, sempre toque no conector do cabo coaxial no Cable Modem VoIP para liberar quaisquer cargas estticas. Para evitar danos ao Cable Modem VoIP ou ao computador devido a eletricidade esttica:

TEL 1 TEL 2 ETHERNET

Antes de conectar ou desconectar o cabo USB ou Ethernet, toque no conector do cabo coaxial no Cable Modem VoIP.

Para evitar o superaquecimento do Cable Modem VoIP, no bloqueie suas aberturas laterais de ventilao. No abra o Cable Modem VoIP. Deixe todos os servios de manuteno a cargo do provedor de servios a cabo. Limpe o Cable Modem VoIP com um pano limpo e seco. Nunca use lquidos de limpeza ou produtos qumicos semelhantes. No use produtos de limpeza em spray diretamente na unidade ou ar comprimido para remover o p do equipamento.

USB

Sempre faa primeiro a conexo na parede.

CABLE
+12VDC

Cuidado
Entre em contato com provedor de servios a cabo antes de conectar o seu Cable Modem VoIP ao cabeamento telefnico existente. No conecte o cabo telefnico a um servio de telefonia tradicional (RTPC).

Incio

Imprimir

Sair

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Assinatura do servio
Voc precisa ser assinante de um provedor de servios a cabo para acessar a Internet e outros servios on-line. Para ativar o servio, entre em contato com o provedor de servios a cabo local. Para receber o servio de dados, ser preciso fornecer o endereo MAC impresso na etiqueta de cdigo de barras que contm a marca CM HFC MAC ID na parte inferior do cable modem. Voc pode escrev-lo aqui: 00 : ______ : ______ : ______ : ______ : ______ Para receber o servio telefnico, ser preciso fornecer o endereo MAC impresso na etiqueta de cdigo de barras que contm a marca MTA MAC ID na parte inferior do cable modem. Voc pode escrev-lo aqui: 00 : ______ : ______ : ______ : ______ : ______

P/N: AAAAAA-BBB-00

ASSEMBLED IN: _________

CUSTOMER S/N: BCDFGHJKLMNP S/N: PPPPMMYJJJSSSSSCAABBCCCC HFC MAC ID: ABCDEF012345 USB CPE MAC ID: ABCDEF012345 MTA MAC ID: ABCDEF012345

Voc deve fazer as seguintes perguntas ao seu provedor de servios a cabo:

Vocs tm requisitos especiais em relao ao sistema? Quando posso comear a usar o meu Cable Modem VoIP? Preciso fazer o download de algum arquivo depois de estar conectado? Preciso de um nome de usurio ou senha para ter acesso Internet ou usar o correio eletrnico?

Incio

Imprimir

Sair

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

MODEM NUMBER: 2345

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Requisitos do computador
Voc pode usar qualquer navegador da Web, como o Microsoft Internet Explorer ou o Netscape Navigator, com o Cable Modem VoIP SURFboard. Nos computadores Microsoft Windows, o aplicativo Assistente para instalao verifica automaticamente a configurao do seu sistema. Voc pode iniciar o Assistente para instalao a partir do Menu Principal no CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard. O Cable Modem VoIP SURFboard compatvel com computadores Microsoft Windows, Macintosh e UNIX.

Placa Ethernet
Voc pode usar a conexo Ethernet com qualquer computador Windows, Macintosh ou UNIX equipado com uma placa Ethernet 10Base-T ou 10/100Base-T. Os computadores Windows 95, UNIX ou Macintosh precisam usar a conexo Ethernet. Se voc usar uma placa Ethernet, ela precisar ser instalada no seu computador antes da instalao do Cable Modem VoIP. Se ela no estiver instalada, siga as instrues de instalao fornecidas juntamente com sua placa Ethernet.

Conexo USB
Voc pode utilizar uma conexo USB com qualquer computador executando Windows 98, Windows 2000, Windows Me ou Windows XP que tenha uma interface USB. A conexo USB exige um software especial para o driver USB que fornecido no CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard. Os drivers USB podem ser atualizados a partir de nossa pgina de downloads, http://broadband.motorola.com/ noflash/usb_drivers.asp.

Incio

Imprimir

Sair

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Instalao e configurao
Para instalar e configurar o seu Cable Modem VoIP para um nico computador que executa o Microsoft Windows, recomendvel usar o Assistente para instalao. Voc pode iniciar o Assistente para instalao a partir do Menu principal no CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard. Na maioria dos casos, o Assistente para instalao configura o seu Cable Modem VoIP automaticamente. Caso contrrio, para instalar e configurar o seu Cable Modem VoIP:

Instale os cabos conforme descrito para sua situao:


2 3

Cabeamento e inicializao para um nico usurio na pgina 7 Cabeamento para vrios usurios na pgina 32

Se voc estiver utilizando apenas a porta USB, v para Instalao de um driver USB na pgina 9. Os usurios de Ethernet podem ignorar este passo. Configure o TCP/IP e verifique o endereo IP do seu computador conforme descrito para sua situao:

Configurao TCP/IP na pgina 19 Consulte o manual do usurio do Macintosh ou do UNIX para obter informaes relativas configurao de endereo IP e TCP/IP.

Cabeamento e inicializao para um nico usurio


Espere algum tempo (5 a 30 minutos) para ligar o equipamento pela primeira vez, pois o Cable Modem VoIP SURFboard precisa localizar e sintonizar os canais de comunicao adequados.
TEL 2 TEL 1 ETHERNET

Sempre conecte o cabo coaxial primeiro na tomada da parede.

USB CABLE

Para a tomada do sistema a cabo (passo 2) Para a tomada eltrica ou no-break (passo 5)

+12VDC

1 2

Certifique-se de que o computador esteja ligado e que o Cable Modem VoIP esteja desconectado. Conecte uma das extremidades do cabo coaxial no divisor ou na tomada do sistema a cabo. Conecte a outra extremidade do cabo coaxial ao conector CABLE no Cable Modem VoIP. Aperte os conectores manualmente, para evitar danific-los. Coloque o CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard na unidade de CD-ROM. Conecte uma das extremidades do cabo telefnico ao conector do modem telefnico do Cable Modem VoIP. Conecte a outra extremidade em um conector de telefone. Conecte o cabo de alimentao no conector +12VDC do Cable Modem VoIP e na tomada eltrica. No caso de um no-break, ligue o cabo no conector +12VDC do Cable Modem VoIP e ao no-break e conecte o no-break tomada eltrica. No caso de um adaptador de energia, ligue-o no conector POWER do Cable Modem VoIP e na tomada eltrica. No caso de um no-break, ligue o cabo no conector POWER do Cable Modem VoIP e no no-break e conecte o no-break na tomada eltrica. Esse procedimento liga o Cable Modem VoIP SURFboard. No necessrio desconect-lo quando no estiver em uso.
Incio Imprimir Sair

3 4 5

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Verifique se os indicadores frontais do Cable Modem VoIP executam a seguinte seqncia:

O indicador Power pisca durante o auto-teste e permanece aceso (verde) quando o auto-teste termina com sucesso. O indicador Receive pisca enquanto o aparelho procura estabelecer uma conexo com o canal receptor (downstream) e permanece aceso (verde) quando a conexo estabelecida. O indicador Send pisca enquanto o aparelho procura estabelecer uma conexo com o canal transmissor (upstream) e permanece aceso (verde) quando a conexo estabelecida. Se voc utilizar o modem telefnico interno para comunicao upstream, ser possvel ouvir a discagem e a conexo. O indicador Online pisca enquanto o Cable Modem VoIP faz o download dos dados de configurao e permanece aceso (verde) quando o download termina.

Conecte o seu computador ao Cable Modem VoIP usando USB ou Ethernet: Um ou outro

Computador

Cable Modems VoIP

USB: Certifique-se de que o CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard foi colocado na unidade de CD-ROM. Execute o procedimento de Instalao de um driver USB (consulte a pgina 9) para a sua verso do Windows. Conecte o cabo USB na porta USB do Cable Modem VoIP. Conecte a outra extremidade na porta USB do seu computador. Ethernet: Conecte o cabo Ethernet com ligao direta fornecido no conector Ethernet do Cable Modem VoIP. Conecte a outra extremidade na porta Ethernet do seu computador. Os usurios de Ethernet no precisam instalar o USB.

TEL 1 TEL 2 ETHERNET USB CABLE +12VDC

8 9

Execute os procedimentos de Configurao TCP/IP na pgina 19. Para conectar a linha telefnica, ligue um cabo telefnico no conector Tel 1. Tambm possvel conectar uma segunda linha telefnica no conector Tel 2.

Cuidado!
Para reduzir o risco de incndio, use apenas um cabo para telecomunicaes 26 AWG ou de capacidade maior, relacionado pela UL ou certificado pela CSA ou o equivalente nacional, para conectar uma linha telefnica ao seu Cable Modem VoIP SURFboard. No conecte ambos os cabos Ethernet e USB ao mesmo computador. Conecte Ethernet ou USB. Entre em contato com provedor de servios a cabo antes de conectar o seu Cable Modem VoIP ao cabeamento telefnico existente. No conecte o cabo telefnico a um servio de telefonia tradicional (RTPC). Certifique-se de que os conectores telefnicos no esto conectados entre si nem conectados a tomadas de parede na mesma rede.

Incio

Imprimir

Sair

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Instalao de um driver USB


As subsees abaixo descrevem a instalao de um driver USB. Antes de conectar um computador porta USB, execute o procedimento adequado para sua verso do Windows:

Instalao de um driver USB no Windows 98 na pgina 10 Instalao de um driver USB no Windows 2000 na pgina 14 Instalao de um driver USB no Windows Me na pgina 17 Instalao de um driver USB no Windows XP na pgina 18

Quando voc terminar a instalao do driver USB, poder continuar com a Configurao TCP/IP na pgina 19. O driver USB do Cable Modem VoIP SURFboard no oferece suporte para computadores Macintosh ou UNIX. Para esses sistemas, voc poder fazer a conexo somente atravs de Ethernet.

Cuidado!
Certifique-se de que o CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard est colocado na unidade de CD-ROM antes de conectar o cabo USB.

Incio

Imprimir

Sair

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Instalao de um driver USB no Windows 98


1 2
Coloque o CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard na unidade de CD-ROM. Esse CD contm os drivers USB e deve ser colocado e lido pelo computador antes que o Cable Modem VoIP seja conectado a ele. Conecte o Cable Modem VoIP ao seu computador com um cabo USB. Para obter instrues adicionais, consulte Cabeamento e inicializao para um nico usurio na pgina 7. Alguns segundos depois de completada a conexo USB, ser exibida a janela Add New Hardware Wizard [Assistente para adicionar novo hardware]:

Clique em Next [Avanar]. Ser exibida a seguinte janela:

Incio

Imprimir

Sair

10

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Certifique-se de que a opo Search for the best driver for your device [Procurar o melhor driver para seu dispositivo] est selecionada e clique em Next [Avanar]. Ser exibida a seguinte janela:

Certifique-se de que CD-ROM drive [Unidade de CD-ROM] a nica caixa selecionada. Clique em Next [Avanar]. Ser exibida a mensagem Please wait while Windows searches for a new driver for this device [Aguarde enquanto o Windows procura um novo driver para este dispositivo]. Se o computador localizar o driver com sucesso, v para o passo 8. Se o computador no localizar o driver, a janela anterior ser exibida novamente.

Selecione Specify a location [Especificar um local] e digite a localizao da sua unidade de CD-ROM.

Para carregar o driver com sucesso, pode ser necessrio clicar em Browse [Procurar] para selecionar manualmente o arquivo NetMotCM.sys no CD-ROM.

Incio

Imprimir

Sair

11

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Clique em Next [Avanar]. Ser exibida a seguinte janela:

Selecione The updated driver... [O driver atualizado] e clique em Next [Avanar]. Se esta janela no for exibida, verifique se o CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard est colocado corretamente na unidade de CD-ROM. Se, mesmo assim, voc no conseguir localizar o arquivo de driver correto, clique em Cancel [Cancelar] para cancelar a instalao e execute o procedimento de Remoo do driver USB do Windows 98 ou Windows Me na pgina 36. Em seguida, repita este procedimento.

Embora o nmero do modelo do seu Cable Modem VoIP possa ser diferente daquele mostrado nas figuras deste guia, o procedimento o mesmo.

Incio

Imprimir

Sair

12

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Aps a janela mostrada no passo 8 ser exibida, clique em Next [Avanar]. Se for exibida uma janela com a mensagem Copying Files... [Copiando arquivos] e for solicitada a unidade de CD-ROM, digite a letra da unidade de CD-ROM (por exemplo, D:) e clique em OK. Se for exibida uma janela Insert Disk [Inserir disco] semelhante mostrada abaixo, sero necessrios arquivos de sistema do Windows 98 para concluir a instalao. Para instalar os arquivos, coloque o CD-ROM do Windows 98 na unidade de CD-ROM e clique em OK.

Depois de carregados todos os arquivos necessrios, ser exibida a janela a seguir, confirmando o sucesso da instalao.

10 Clique em Finish [Concluir]. Ser exibida a janela Systems Settings Change [Alterar configuraes do
sistema]:

11 Clique em Yes [Sim] para reiniciar o computador.


Quando voc terminar a instalao do driver USB, poder continuar com a Configurao TCP/IP no Windows 95, 98 ou Windows Me na pgina 19. Se tiver alguma dificuldade durante a instalao do driver USB, execute a Remoo do driver USB do Windows 98 ou Windows Me na pgina 36 e repita este procedimento. Se isso no resolver o problema, consulte o folheto de Normas, Segurana, Licena de uso de software e Informaes sobre garantia fornecido com o seu Cable Modem VoIP SURFboard para obter informaes sobre servios em garantia.

Instalao de um driver USB no Windows 2000


1 2
Coloque o CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard na unidade de CD-ROM. Esse CD contm os drivers USB e deve ser colocado e lido pelo computador antes que o Cable Modem VoIP seja conectado a ele. Conecte o Cable Modem VoIP ao seu computador com um cabo USB. Para obter instrues adicionais, consulte Cabeamento e inicializao para um nico usurio na pgina 7. Alguns segundos depois de
Incio Imprimir Sair

13

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

completada a conexo USB, ser exibida a janela Found New Hardware Wizard [Assistente para adicionar novo hardware]:

Clique em Next [Avanar]. Ser exibida a seguinte janela:

Embora o nmero do modelo do seu Cable Modem VoIP possa ser diferente daquele mostrado nas figuras deste guia, o procedimento o mesmo. Certifique-se de que a opo Search for a suitable driver for my device [Procurar por um driver adequado para o dispositivo] est selecionada.

Incio

Imprimir

Sair

14

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Clique em Next [Avanar]. Ser exibida a seguinte janela:

Certifique-se de que CD-ROM drives [Unidades de CD-ROM] a nica caixa selecionada.

Clique em Next [Avanar]. Ser exibida a seguinte janela:

Clique em Next [Avanar]. Se for exibida a janela Insert Disk [Inserir disco], certifique-se de que o CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard esteja na unidade de CD-ROM e siga os passos de 7 a 11. Caso contrrio, se for exibida a janela Completing the Found New Hardware [Concluindo o 'Assistente para adicionar novo hardware'], voc poder ir para o passo 12.

Incio

Imprimir

Sair

15

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Na janela Insert Disk [Inserir disco], clique em OK. Ser exibida a janela Files Needed [Arquivos necessrios]:

8 9

Se necessrio, selecione a unidade de CD-ROM da lista Copy files from [Copiar arquivos de]. Clique em Browse [Procurar]. Needed [Arquivos necessrios]:

10 Clique duas vezes no arquivo NetMotCM.sys no diretrio raiz do CD-ROM. Ser exibida a janela Files 11 Clique em OK. Ser exibida a janela Found New Hardware Wizard [Assistente para adicionar novo
hardware]:

12 Clique em Finish [Concluir] para finalizar a instalao.


Quando voc terminar a instalao do driver USB, poder continuar com a Configurao TCP/IP no Windows 2000 na pgina 22. Se tiver alguma dificuldade durante a instalao do driver USB, execute a Remoo do driver USB do Windows 2000 na pgina 37 e repita este procedimento.

Incio

Imprimir

Sair

16

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Instalao de um driver USB no Windows Me


1 2
Coloque o CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard na unidade de CD-ROM. Esse CD contm os drivers USB e deve ser colocado e lido pelo computador antes que o Cable Modem VoIP seja conectado a ele. Conecte o Cable Modem VoIP ao seu computador com um cabo USB. Para obter instrues adicionais, consulte Cabeamento e inicializao para um nico usurio na pgina 7. Alguns segundos depois de completada a conexo USB, ser exibida a janela Add New Hardware Wizard [Assistente para adicionar novo hardware]:

Clique em Next [Avanar]. O Windows procura automaticamente e instala os drivers USB corretos. Se a instalao ocorrer com sucesso, ser exibida a janela a seguir. Caso contrrio, certifique-se de que o CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard est colocado corretamente na unidade de CD-ROM.

Embora o nmero do modelo do seu Cable Modem VoIP SURFboard possa ser diferente daquele mostrado nas figuras deste guia, o procedimento o mesmo.

Clique em Finish [Concluir] para finalizar a instalao.

Quando voc terminar a instalao do driver USB, poder continuar com a Configurao TCP/IP no Windows 95, 98 ou Windows Me na pgina 19.

Incio

Imprimir

Sair

17

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Instalao de um driver USB no Windows XP


1 2
Coloque o CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard na unidade de CD-ROM. Esse CD contm os drivers USB e deve ser colocado e lido pelo computador antes que o Cable Modem VoIP seja conectado a ele. Conecte o Cable Modem VoIP ao seu computador com um cabo USB. Para obter instrues adicionais, consulte Cabeamento e inicializao para um nico usurio na pgina 7. Alguns segundos depois de completada a conexo USB, ser exibida a janela Found New Hardware Wizard [Assistente para adicionar novo hardware]:

3 4

Certifique-se de que a opo Install the software automatically [Instalar o software automaticamente] est selecionada. Clique em Next [Avanar]. O Windows procura automaticamente e instala os drivers USB corretos. Se a instalao ocorrer com sucesso, ser exibida a janela a seguir:

Embora o nmero do modelo do seu Cable Modem VoIP possa ser diferente daquele mostrado nas figuras deste guia, o procedimento o mesmo.

Clique em Finish [Concluir] para finalizar a instalao. Caso contrrio, certifique-se de que o CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard est colocado corretamente na unidade de CD-ROM.

Quando voc terminar a instalao do driver USB, poder continuar com a Configurao TCP/IP no Windows XP na pgina 25.

Incio

Imprimir

Sair

18

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Configurao TCP/IP
O Cable Modem VoIP SURFboard contm todo o software necessrio. No h necessidade de configurar o Cable Modem VoIP, mas voc precisa certificar-se de que seu computador est configurado para TCP/IP (um protocolo de comunicao entre computadores). Execute um dos seguintes procedimentos:

Configurao TCP/IP no Windows 95, 98 ou Windows Me na pgina 19 Configurao TCP/IP no Windows 2000 na pgina 22 Configurao TCP/IP no Windows XP na pgina 25 Siga as instrues do manual do usurio do Macintosh ou do UNIX

Aps configurar o TCP/IP, execute um dos seguintes procedimentos para verificar o endereo do IP: Verificao do endereo IP no Windows 95, Windows 98 ou Windows Me na pgina 29 Verificao do endereo IP no Windows 2000 ou Windows XP na pgina 30 Siga as instrues do manual do usurio do Macintosh ou do UNIX

O provedor de servios a cabo poder fornecer instrues adicionais para a configurao do seu computador.

Configurao TCP/IP no Windows 95, 98 ou Windows Me


1 2 3
Na rea de trabalho do Windows, clique em Start [Iniciar]. Selecione Settings [Configuraes] e, em seguida, Control Panel [Painel de controle] nos menus pop-up. Clique duas vezes no cone Network [Rede] na janela Control Panel [Painel de controle]. Ser exibida a janela Network [Rede]:

4 5

Selecione a guia Configuration [Configurao]. Verifique se o TCP/IP est instalado para o adaptador que ser usado para conectar o Cable Modem VoIP procurando por TCP/IP. Se for encontrado, o TCP/IP est instalado. V para o passo 10. Se o TCP/IP no estiver instalado para o adaptador, continue com o passo 6.

Incio

Imprimir

Sair

19

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Selecione o adaptador que ser usado para a conexo do cable modem VoIP SURFboard e clique em Add [Adicionar]. Ser exibida a janela Select Network Component Type [Selecionar tipo de componente de rede]:

Selecione a opo Protocol [Protocolo] e clique em Add [Adicionar]. Ser exibida a janela Select Network Protocol [Selecionar protocolo de rede]:

8 9

Clique em Microsoft na seo Manufacturers [Fabricantes] e clique em TCP/IP na seo Network Protocol [Protocolo de rede] da janela Select Network Protocol [Selecionar protocolo de rede]. Clique em OK. Ethernet ou da porta USB conectada ao Cable Modem VoIP.

10 Clique em TCP/IP na janela Network [Rede]. Se houver mais de uma entrada TCP/IP, selecione a da placa

Incio

Imprimir

Sair

20

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

11 Clique em Properties [Propriedades]. Ser exibida a janela TCP/IP Properties [Propriedades de TCP/IP]:

12 Clique na guia IP Address [Endereo IP]. 13 Clique em Obtain an IP address automatically [Obter um endereo IP automaticamente]. 14 Clique em OK para aceitar as configuraes de TCP/IP. 15 Clique em OK para fechar a janela Network [Rede]. 16 Clique em OK quando for solicitado a reiniciar o computador e, em seguida, clique em OK novamente.
Quando terminar a configurao do TCP/IP, v para Verificao do endereo IP no Windows 95, Windows 98 ou Windows Me na pgina 29.

Incio

Imprimir

Sair

21

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Configurao TCP/IP no Windows 2000


1 2
Na rea de trabalho do Windows, clique em Start [Iniciar]. Selecione Settings [Configuraes] e, em seguida, Control Panel [Painel de controle] nos menus pop-up. Ser exibida a janela Control Panel [Painel de controle]:

Clique duas vezes no cone Network and Dial-up Connections [Conexes discadas e de rede] na janela Control Panel [Painel de controle]. Ser exibida a janela Network and Dial-up Connections [Conexes discadas e de rede]:

Clique duas vezes em Local Area Connection number [Conexo de rede local nmero]. O valor desse nmero varia de acordo com o sistema. Ser exibida a janela Local Area Connection number Status [Status de conexo de rede local nmero]:

Incio

Imprimir

Sair

22

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Clique em Properties [Propriedades]. Ser exibida a janela Local Area Connection Properties [Propriedades de conexo de rede local]:

Se o Protocolo Internet (TCP/IP) estiver na lista de componentes, o TCP/IP est instalado. Voc poder ir para o passo 10. Se o Protocolo Internet (TCP/IP) no estiver na lista, clique em Install [Instalar]. Ser exibida a janela Select Network Component Type [Selecionar tipo de componente de rede]: Continue com o passo 7.

Clique em Protocol [Protocolo] na janela Select Network Component Type [Selecionar tipo de componente de rede] e clique em Add [Adicionar]. Ser exibida a janela Select Network Protocol [Selecionar protocolo de rede]:

Clique em Internet Protocol (TCP/IP) [Protocolo Internet (TCP/IP)] na seo Network Protocol [Protocolo de rede] da janela Select Network Protocol [Selecionar protocolo de rede].
Incio Imprimir Sair

23

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Clique em OK. A janela Local Area Connection number Properties [Propriedades de conexo de rede local nmero] exibida novamente.

10 Na janela Local Area Connection number Properties [Propriedades de conexo de rede local nmero],
certifique-se de que a caixa ao lado de Internet Protocol (TCP/IP) [Protocolo Internet (TCP/IP)] est selecionada.

11 Clique em Properties [Propriedades]. Ser exibida a janela Internet Protocol (TCP/IP) Properties
[Propriedades do Protocolo Internet (TCP/IP)]:

12 Certifique-se de que as opes Obtain an IP address automatically [Obter um endereo IP


automaticamente] e Obtain DNS server address automatically [Obter o endereo dos servidores DNS automaticamente] esto selecionadas. Clique em OK para aceitar as configuraes de TCP/IP.

13 Clique em OK para fechar a janela Local Area Connection number Properties [Propriedades de conexo de
rede local nmero].

14 Clique em OK quando for solicitado a reiniciar o computador e, em seguida, clique em OK novamente.


Quando terminar a configurao do TCP/IP, v para Verificao do endereo IP no Windows 2000 ou Windows XP na pgina 30.

Incio

Imprimir

Sair

24

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Configurao TCP/IP no Windows XP


1
Na rea de trabalho do Windows, clique em Start [Iniciar] para exibir a janela Start.

Clique em Control Panel [Painel de controle] para exibir a janela Control Panel. O modo de exibio varia dependendo das opes de exibio do seu Windows XP. Se o modo de exibio for por categoria, conforme mostrado a seguir, continue com o passo 3. Caso contrrio, v para o passo 5.

Incio

Imprimir

Sair

25

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Clique em Network and Internet Connections [Conexes de rede e de Internet]. Ser exibida a janela Network and Internet Connections [Conexes de rede e de Internet]:

Na janela Network and Internet Connections [Conexes de rede e de Internet], clique em Network Connections [Conexes de rede] para exibir as conexes de rede local ou de Internet de alta velocidade. V para o passo 6. Se aparecer um modo de exibio clssico semelhante ao mostrado abaixo, clique em Network Connections [Conexes de rede] para exibir as conexes de rede local ou de Internet de alta velocidade.

Incio

Imprimir

Sair

26

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Clique com o boto direito do mouse na sua conexo de rede. Se for exibida mais de uma, certifique-se de selecionar a conexo da sua interface de rede.

Selecione Properties [Propriedades] no menu pop-up. Ser exibida a janela Local Area Connection Properties [Propriedades de conexo de rede local]:

Na janela Local Area Connection Properties [Propriedades de conexo de rede local], certifique-se de que Internet Protocol (TCP/IP) [Protocolo Internet (TCP/IP)] est selecionado. Se no estiver selecionado, selecione-o.

Incio

Imprimir

Sair

27

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Selecione Internet Protocol (TCP/IP) [Protocolo Internet (TCP/IP)] e clique em Properties [Propriedades] para exibir a janela Internet Protocol (TCP/IP) Properties [Propriedades do Protocolo Internet (TCP/IP)].

10 Na janela Internet Protocol (TCP/IP) Properties [Propriedades do Protocolo Internet (TCP/IP)], verifique se as
configuraes esto corretas, conforme exibido.

11 Clique em OK para fechar a janela TCP/IP Properties [Propriedades de TCP/IP]. 12 Clique em OK para fechar a janela Local Area Connection Properties [Propriedades de conexo de rede
local]. Quando terminar a configurao do TCP/IP, v para Verificao do endereo IP no Windows 2000 ou Windows XP na pgina 30.

Incio

Imprimir

Sair

28

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Verificao do endereo IP
As subsees a seguir descrevem a verificao de um endereo IP. Execute o procedimento adequado para a verso do seu Windows:

Verificao do endereo IP no Windows 95, Windows 98 ou Windows Me na pgina 29 Verificao do endereo IP no Windows 2000 ou Windows XP na pgina 30

Para sistemas Macintosh ou UNIX, consulte o guia do usurio correspondente.

Verificao do endereo IP no Windows 95, Windows 98 ou Windows Me


Para verificar o endereo IP:

1 2 3

Na rea de trabalho do Windows, clique em Start [Iniciar]. Selecione Run [Executar]. Ser exibida a janela Run [Executar]. Digite winipcfg.exe e clique em OK. Ser exibida uma janela semelhante do exemplo:

Os valores de exemplo para Adapter Address [endereo do adaptador], IP Address [endereo IP], Subnet Mask [mscara de sub-rede] e Default Gateway [gateway padro] em seu computador sero diferentes dos mostrados na figura acima. No Windows 98, se autoconfiguration [configurao automtica] for exibida antes do endereo IP, entre em contato com o provedor de servios.

4 5 6

Selecione o nome do adaptador placa Ethernet ou dispositivo USB. Clique em Renew [Renovar]. Clique em OK depois que o sistema exibir um endereo IP.

Se, aps esse procedimento, o computador no conseguir acessar a Internet, entre em contato com o provedor de servios a cabo para obter ajuda.

Incio

Imprimir

Sair

29

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Verificao do endereo IP no Windows 2000 ou Windows XP


Para verificar o endereo IP:

1 2 3 4

Na rea de trabalho do Windows, clique em Start [Iniciar]. Selecione Run [Executar]. Ser exibida a janela Run [Executar]. Digite cmd e clique em OK. Digite ipconfig e pressione ENTER para exibir sua configurao de IP. A exibio de informaes semelhantes s mostradas a seguir indicam uma configurao normal.

Se um Autoconfiguration IP Address [Endereo IP de config. automtica] for exibido conforme a janela abaixo, existe uma conexo incorreta entre o seu computador e o Cable Modem VoIP ou existem problemas na rede do sistema a cabo.

Verifique:

As conexes dos cabos Se a televiso est exibindo canais de TV a cabo

Aps verificar que est tudo certo com as conexes dos cabos e que a televiso est exibindo normalmente os canais de TV a cabo, voc poder renovar seu endereo IP.

Incio

Imprimir

Sair

30

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Renovao do endereo IP
Para renovar o seu endereo IP:

1 2 3 4

Na rea de trabalho do Windows, clique em Start [Iniciar]. Selecione Run [Executar]. Ser exibida a janela Run [Executar]. Digite cmd e clique em OK. Digite ipconfig /renew e pressione ENTER. Se for exibido um endereo IP vlido, conforme mostrado, o acesso Internet dever estar disponvel.

Digite exit e pressione ENTER para voltar para o Windows.

Se, aps esse procedimento, o computador no conseguir acessar a Internet, entre em contato com o provedor de servios a cabo para obter ajuda.

Incio

Imprimir

Sair

31

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Cabeamento para vrios usurios


O Cable Modem VoIP SURFboard oferece suporte a diversas configuraes para vrios usurios. Juntamente com um hub ou um roteador opcional, ele poder servir como um gateway de Internet para at 31 computadores. Nem todos os provedores oferecem suporte a servios para vrios usurios. Para obter informaes sobre servios para vrios usurios, entre em contato com seu provedor de servios a cabo.

Ethernet e USB
Voc pode conectar a porta USB de um computador e a porta Ethernet de outro computador diretamente ao Cable Modem VoIP, conforme mostrado. Tomada do sistema a cabo Cabo coaxial Cable Modem VoIP SURFboard Cabo Ethernet Cabo USB Computador Computador

Cuidado
No conecte ambos os cabos Ethernet e USB ao mesmo computador.

Voc pode conectar um nico computador porta USB, e de 1 a 31 usurios restantes a um hub Ethernet, conforme mostrado. No possvel conectar mais de um computador ao Cable Modem VoIP atravs da porta USB. Tomada do sistema a cabo Cabo coaxial Cable Modem VoIP SURFboard Cabo USB Computador Cabos Ethernet Computador Computador Computador Cabo Ethernet Hub ou switch Ethernet

Incio

Imprimir

Sair

32

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Ethernet
Voc pode conectar at 31 computadores a um hub Ethernet conectado a um Cable Modem VoIP SURFboard, conforme mostrado. Tomada do sistema a cabo Cabo coaxial Cable Modem VoIP SURFboard Cabo Ethernet Hub ou switch Ethernet Cabo Ethernet Computador Computador Computador

Incio

Imprimir

Sair

33

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Soluo de problemas
Se as solues relacionadas neste item no resolverem seu problema, entre em contato com o provedor de servios a cabo. Antes de ligar para o provedor de servios, tente desconectar e conectar o cabo de alimentao do cable modem na tomada de corrente alternada (CA) para reiniciar o cable modem. A reinicializao do cable modem pode levar de 5 a 30 minutos. Antes de ligar para o provedor de servios, tente pressionar o boto de reinicializao no painel traseiro. A reinicializao do Cable Modem VoIP pode levar de 5 a 30 minutos. Pode ser necessrio informar ao provedor de servios o status dos indicadores do painel frontal, conforme descrito em Indicadores do painel frontal e condies de erro na pgina 35.

Problema
O indicador POWER verde est apagado

Solues possveis
Verifique se o cabo de alimentao est conectado corretamente na tomada eltrica e no Cable Modem VoIP. Verifique se a tomada eltrica est funcionando. Se o indicador Standby estiver aceso, a conexo com a Internet est desativada. Pressione o boto Standby para restabelecer a conexo com a Internet. Verifique os indicadores no painel frontal. Observe qual o primeiro indicador de cima para baixo que est apagado. Esse indicador indica onde ocorreu o erro, conforme descrito em Indicadores do painel frontal e condies de erro na pgina 35. Se todos os indicadores estiverem apagados, exceto Standby, o Cable Modem VoIP est no modo Standby. Pressione o boto Standby para conectar novamente o servio de Internet. O boto Standby no afeta os LEDs Tel1/Tel2. Se voc tiver sistema de TV a cabo, verifique se sua televiso est recebendo os canais da TV a cabo e se as imagens esto ntidas. Se a TV no estiver recebendo os canais normais, seu servio de dados no ir funcionar. Verifique o cabo coaxial no Cable Modem VoIP e na tomada da parede. Aperte-o manualmente, se necessrio. Verifique o endereo IP. Siga os passos descritos em Verificao do endereo IP no Windows 95, Windows 98 ou Windows Me na pgina 29 ou em Verificao do endereo IP no Windows 2000 ou Windows XP na pgina 30. Entre em contato com o provedor de servios a cabo caso precise de um endereo IP. Verifique se o cabo USB ou o cabo Ethernet est conectado corretamente no Cable Modem VoIP e no computador.

No possvel enviar ou receber dados

Problemas relacionados instalao Remova o driver USB. Siga as instrues descritas em um dos seguintes incorreta do driver USB itens: Remoo do driver USB do Windows 98 ou Windows Me na pgina 36 Remoo do driver USB do Windows 2000 na pgina 37 Remoo do driver USB do Windows XP na pgina 39 Em seguida, execute o procedimento de Execuo do utilitrio de remoo do driver USB da Motorola na pgina 42.

Incio

Imprimir

Sair

34

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Indicadores do painel frontal e condies de erro


Indicador
Power DS (Recepo) US (Transmisso) Online Tel 1 e 2

Apagar durante a inicializao se


O Cable Modem VoIP no estiver conectado corretamente na tomada eltrica No for possvel estabelecer conexo com o canal receptor No for possvel estabelecer conexo com o canal transmissor O registro de IP no for bem-sucedido Tel 2 no piscar durante a inicializao, houver falha na configurao da telefonia na inicializao.

Apagar durante a operao normal se


O Cable Modem VoIP estiver fora da tomada ou no modo standby. Pressione o boto Standby Cair a conexo com o canal receptor Cair a conexo com o canal transmissor O registro de IP for perdido Estiver conectado durante uma chamada telefnica e no piscar, a conexo telefnica foi perdida.

Obs.: Para Tel 1 e 2, se o LED no estiver aceso e a linha telefnica estiver conectada corretamente, ela no foi Ativada pelo provedor de servios telefnicos. Entre em contato com seu provedor. Para obter mais informaes sobre os indicadores, consulte Painis superior e frontal na pgina 2.

Incio

Imprimir

Sair

35

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Remoo do driver USB do Windows 98 ou Windows Me


1
Na rea de trabalho do Windows, clique com o boto direito do mouse em uma das opes abaixo:

No Windows 98, no cone Network Neighborhood [Ambiente de rede] No Windows ME, no cone My Network Places [Meus locais de rede]

Ser exibida a janela Network [Rede]:

Embora o nmero do modelo do seu Cable Modem VoIP SURFboard possa ser diferente daquele mostrado nas figuras deste guia, o procedimento o mesmo.

Clique em Motorola SURFboard USB Cable Modem [Cable Modem USB SURFboard da Motorola] e clique em Remove [Remover]. O texto Motorola SURFboard USB Cable Modem no ser mais exibido na lista da janela Network [Rede].

Incio

Imprimir

Sair

36

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Clique em OK. Ser exibida a janela System Settings Change [Alterao das configuraes do sistema]:

4 5 6

Desconecte o cabo USB do computador ou do Cable Modem VoIP. Clique em Yes [Sim] para reiniciar o computador. Execute o procedimento de Execuo do utilitrio de remoo do driver USB da Motorola na pgina 42.

Remoo do driver USB do Windows 2000


1 2 3
Na rea de trabalho do Windows, clique em Start [Iniciar]. Clique em Settings [Configuraes]. Clique duas vezes em Control Panel [Painel de controle] para exibir a janela Control Panel:

Clique duas vezes em System [Sistema] para exibir a janela System Properties [Propriedades do sistema].

Incio

Imprimir

Sair

37

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Clique na guia Hardware:

Clique em Device Manager [Gerenciador de dispositivos] para exibir a janela Device Manager:

Embora o nmero do modelo do seu Cable Modem VoIP SURFboard possa ser diferente daquele mostrado nas figuras deste guia, o procedimento o mesmo.

7 8 9

Clique duas vezes em Network Adapters [Adaptadores de rede]. Clique em Motorola SURFboard USB Cable Modem [Cable Modem USB SURFboard da Motorola]. O cone de desinstalao ser exibido na janela prxima ao topo. Clique em Uninstall [Desinstalar]. Ser exibida uma janela.

10 Clique em OK. 11 Feche as janelas Device Manager [Gerenciador de dispositivos] e Control Panel [Painel de controle]. 12 Execute o procedimento de Execuo do utilitrio de remoo do driver USB da Motorola na pgina 42.

Incio

Imprimir

Sair

38

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Remoo do driver USB do Windows XP


1
Na rea de trabalho do Windows, clique em Start [Iniciar] para exibir a janela Start.

Clique em Painel de controle [Painel de controle] para exibir a janela Painel de controle. O modo de exibio varia dependendo das opes de exibio do seu Windows XP.

Incio

Imprimir

Sair

39

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Se aparecer um modo de exibio por categoria semelhante ao da figura do passo 2, clique em Performance and Maintenance [Desempenho e manuteno]. Caso contrrio, v para o passo 5.

4 5

Clique em System [Sistema] para exibir a janela System Properties [Propriedades do sistema]. V para o passo 6. Se aparecer um modo de exibio clssico semelhante ao mostrado a seguir, clique em System [Sistema] para exibir a janela [Propriedades do sistema].

Incio

Imprimir

Sair

40

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Clique na guia Hardware para exibir a pgina Hardware:

Clique em Device Manager [Gerenciador de dispositivos] para exibir a janela Device Manager.

Embora o nmero do modelo do seu Cable Modem VoIP SURFboard possa ser diferente daquele mostrado nas figuras deste guia, o procedimento o mesmo.

8 9

Clique duas vezes em Network Adapters [Adaptadores de rede]. Clique em Motorola SurfBoard USB Cable Modem [Cable Modem USB SurfBoard da Motorola]. O cone de desinstalao ser exibido na janela prxima ao topo. Clique em Uninstall [Desinstalar].

10 Feche as janelas Device Manager [Gerenciador de dispositivos] e Control Panel [Painel de controle]. 11 Execute o procedimento de Execuo do utilitrio de remoo do driver USB da Motorola na pgina 42.
Incio Imprimir Sair

41

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Execuo do utilitrio de remoo do driver USB da Motorola


Antes de executar o utilitrio Motorola USB Driver Removal [Remoo do driver USB da Motorola], voc deve executar o Device Manager [Gerenciador de dispositivos] do Windows executando um dos procedimentos a seguir:


1 2 3

Remoo do driver USB do Windows 98 ou Windows Me na pgina 36 Remoo do driver USB do Windows 2000 na pgina 37 Remoo do driver USB do Windows XP na pgina 39

Para executar o utilitrio de remoo do driver USB da Motorola: Coloque o CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard na unidade de CD-ROM. Aps alguns instantes, ser exibida uma janela com opes de idiomas. Pressione a tecla Esc no teclado para sair das telas de inicializao. Para iniciar o Windows Explorer, clique em Start [Iniciar] e selecione Run [Executar]. Na janela Run [Executar], digite explorer e clique em OK.

O seu Windows Explorer pode ter uma aparncia diferente da figura desta pgina. Existem variaes entre as verses do Windows e voc pode configurar o Windows Explorer como desejar.

4 5 6

Clique duas vezes em My Computer [Meu computador]. Clique duas vezes no cone do CD da Motorola (D: na figura). Clique duas vezes em remove ou remove.exe para executar o utilitrio Remove [Remover] a partir do CD-ROM do Cable Modem VoIP SURFboard. A janela Motorola USB Driver Removal [Remoo do driver USB da Motorola] ser exibida. Certifique-se de que o cabo USB esteja desconectado.

Incio

Imprimir

Sair

42

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Clique em Remove driver [Remover driver]. Uma barra de progresso indica que o driver est sendo removido.

A janela a seguir exibida quando o driver USB foi removido com sucesso:

Clique em Exit [Sair] para sair do utilitrio de remoo do driver USB da Motorola. ou Voc pode clicar em Details [Detalhes] para exibir mensagens informativas sobre arquivos que foram encontrados e excludos, semelhantes aos mostrados abaixo. Se necessrio, role para baixo para exibir toda a lista. Clique em OK para fechar a janela Details [Detalhes].

Reinstale o driver USB seguindo um destes procedimentos:

Instalao de um driver USB no Windows 98 Instalao de um driver USB no Windows 2000 Instalao de um driver USB no Windows Me Instalao de um driver USB no Windows XP

Se os problemas continuarem, entre em contato com o provedor de servios a cabo.


Incio Imprimir Sair

43

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Fale conosco
Se voc precisar de ajuda para trabalhar com o Cable Modem VoIP SURFboard, entre em contato com o provedor de servios a cabo. Para obter mais informaes sobre assistncia tcnica, suporte tcnico ou reclamaes em garantia, consulte o carto de Normas, Segurana, Licena de uso de software e Informaes sobre garantia fornecido com o Cable Modem VoIP SURFboard. Para obter respostas s dvidas mais comuns, consulte Perguntas freqentes na pgina 44. Para obter informaes sobre os produtos para sistema a cabo, educao e suporte ao cliente da Motorola, visite http://broadband.motorola.com/consumers.

Perguntas freqentes
Esta uma lista das perguntas que nossos clientes fazem com mais freqncia.

P R

O que o acesso Internet em alta velocidade via cabo? O acesso Internet via cabo usa os cabos da TV por assinatura, em vez de linhas telefnicas, para a conexo com a Internet. Ele extremamente rpido e acessvel e deixa as linhas telefnicas livres para voc fazer ou receber ligaes ou fax. O que Voz sobre IP (VoIP)? O VoIP usa os cabos da TV por assinatura, ao invs das linhas telefnicas tradicionais, para fornecer servios de voz e fax. Qual a velocidade de transmisso dos Cable Modems VoIP? Os cable modems oferecem acesso Internet a velocidades at 100 vezes maiores que as dos modems telefnicos tradicionais. possvel atingir velocidades acima de 1.000 Kbps. Dependendo das condies da rede, como o volume de trfego, e da velocidade dos sites que voc visitar, a velocidade real poder variar. Muitos fatores, na rede e fora dela, podem afetar as velocidades de download. Posso continuar assistindo a programas de TV a cabo enquanto uso o Cable Modem VoIP? Sim, as linhas de TV a cabo podem transportar o sinal de TV enquanto voc envia e recebe informaes da Internet. O que so CableLabs Certified, DOCSIS e Euro-DOCSIS? CableLabs Certified, DOCSIS e Euro-DOCSIS so padres de mercado para a distribuio de dados em alta velocidade atravs de redes de sistemas de televiso a cabo. Eles tm como objetivo garantir que todos os Cable Modems VoIP compatveis com eles possam se comunicar com qualquer sistema a cabo baseado no mesmo padro. O seu Cable Modem VoIP SURFboard da Motorola certificado pelo DOCSIS ou pelo Euro-DOCSIS. O que PacketCable? PacketCable um conjunto de especificaes de interface Para a entrega de servios multimdia avanados e em tempo real via cabo. Por exemplo, VoIP, conferncia multimdia e jogos interativos. Se eu tiver um Cable Modem VoIP, posso continuar usando meu antigo modem de 28,8 ou 56 Kbps? Sim! Porm, depois de experimentar a velocidade de acesso Internet via cabo, voc nunca mais vai querer ficar esperando transmisses via sistema telefnico tradicional.
Incio Imprimir Sair

P R

P R

P R

P R

P R

P R

44

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

P R

Eu tenho mais de um computador. Preciso ter mais de um Cable Modem VoIP SURFboard? No, se os computadores estiverem conectados em rede. O Cable Modem VoIP SURFboard oferece suporte s tecnologias atuais de compartilhamento de conexo com a Internet para permitir a conexo de at 31 computadores Internet usando um nico Cable Modem VoIP. Entre em contato com sua operadora de sistema a cabo para obter informaes mais especficas. Eu preciso trocar de provedor de servios de Internet? Atualmente, a maioria dos provedores de servios de Internet no fornece acesso Internet via cabo. Entre em contato com sua operadora de sistema a cabo para obter informaes mais especficas. Eu preciso ser assinante de TV a cabo para ter acesso Internet via cabo? No, mas voc precisar ser assinante de um servio de Internet via cabo. Alguns sistemas exigem que voc assine um servio bsico antes que possa ter acesso Internet e/ou oferecem um desconto quando voc usa seu prprio Cable Modem VoIP. Para obter informaes mais especficas, entre em contato com sua operadora local de sistema a cabo. Que tipo de suporte tcnico est disponvel? Em caso de dvidas sobre o servio de Internet, a conexo ou o Cable Modem VoIP, entre em contato com o provedor de servios a cabo. O que devo fazer se meu Cable Modem VoIP SURFboard parar de funcionar? O item Soluo de problemas na pgina 34 fornece dicas para identificar os problemas e solucion-los de maneira simples. Se os problemas continuarem, entre em contato com o provedor de servios a cabo ou com a Motorola, conforme descrito em Fale conosco na pgina 44.

P R

P R

P R

P R

Incio

Imprimir

Sair

45

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Glossrio
cabo coaxial Um tipo de cabo que consiste de um fio central revestido por um isolante e coberto por uma blindagem aterrada constituda de malha metlica. A blindagem minimiza a interferncia eltrica e de radiofreqncia. Um conector usado para conectar cabos coaxiais aos equipamentos. Um divisor um dispositivo que divide a intensidade do sinal de um cabo de entrada igualmente entre dois ou mais sinais, sendo que cada um deles transmite uma faixa de freqncias selecionada. As especificaes DOCSIS (Data-Over-Cable Service Interface Specification, Especificao de interface para servios de dados via cabo) da CableLabs definem os padres de interface para Cable Modems VoIP e equipamentos auxiliares. O ato de copiar um arquivo de um computador para outro. Voc pode usar a Internet para fazer download de arquivos de um servidor para o seu computador. Um Cable Modem VoIP padro DOCSIS faz download de sua configurao de um servidor durante a inicializao. Um endereo IP (Internet Protocol, Protocolo Internet) identifica um computador ou um dispositivo em uma rede TCP/IP. As redes que usam o protocolo TCP/IP encaminham as mensagens com base no endereo IP do destinatrio. O provedor de servios a cabo atribui um endereo IP ao seu Cable Modem VoIP para fornecer uma conexo contnua com a Internet. O endereo MAC (Media Access Control, controle de acesso mdia) identifica de modo nico cada dispositivo que pode ser conectado a uma rede Ethernet. Ele gravado permanentemente em uma memria somente leitura (ROM, read-only memory) durante a fabricao e impresso no painel traseiro do seu Cable Modem VoIP SURFboard. Voc precisa fornecer o endereo MAC para o provedor de servios a cabo. O tipo mais usado de rede local. As redes Ethernet mais comumente instaladas so chamadas 10Base-T. A 10Base-T fornece velocidades de transmisso de at 10 megabits por segundo (Mbps), geralmente usando cabos de par tranado. As redes Fast Ethernet (100Base-T) fornecem velocidades de transmisso de at 100 Mbps. Mega Hertz. Uma medida de radiofreqncia - milhes de ciclos por segundo. Um MHz corresponde a um milho de ciclos por segundo. Um no-break uma fonte de alimentao projetada para proteger redes de misso crtica contra queda ou reduo de energia eltrica e picos e oscilaes de tenso. Em uma rede, o downstream descreve a direo dos dados recebidos da Internet pelo seu computador. O tipo de conector mais comum para telefones domsticos. O tipo de conector mais comum para redes Ethernet. A rede telefnica pblica comutada a rede telefnica tradicional comutada por circuito e orientada voz originalmente inventada por Alexander Graham Bell. s vezes chamada de servio telefnico convencional (POTS). conector tipo F divisor

DOCSIS

download

endereo IP

endereo MAC

Ethernet

MHz no-break Recepo (downstream) RJ-11 RJ-45 RTPC

slot de expanso Uma abertura em um computador em que pode ser inserida uma placa de circuito impresso para a incluso de novos recursos. TCP/IP O TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol, Protocolo de controle de transmisso/ protocolo Internet) um conjunto de protocolos que estabelece normas e padres para a comunicao entre redes. Em uma rede, o upstream descreve a direo dos dados enviados pelo seu computador para a Internet. O USB (Universal Serial Bus, barramento serial universal) uma interface de computador para dispositivos complementares, como impressoras, scanners e Cable Modems VoIP. Quando voc conecta o seu Cable Modem VoIP SURFboard porta USB, o Windows 98 e verses mais recentes reconhecem automaticamente o Cable Modem VoIP. O VoIP (Voice over Internet Protocol, Voz sobre IP) um mtodo para enviar e receber voz, fax e outras informaes pela Internet. Voz e fax tm sido habitualmente transmitidos pelas linhas telefnicas tradicionais usando um circuito dedicado para cada linha. O VoIP permite que as chamadas trafeguem como pequenos pacotes de dados em linhas compartilhadas.

Transmisso (upstream) USB

VoIP

Incio

Imprimir

Sair

46

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Introduo

Instalao

Soluo de problemas

Glossrio

Licena

Licena de uso de software


Cable Modems SURFboard Motorola, Inc., Broadband Communications Sector [Setor de comunicao em banda larga] (Motorola) 101 Tournament Drive Horsham, PA 19044 IMPORTANTE: LEIA ESTA LICENA DE USO DE SOFTWARE (LICENA) COM CUIDADO ANTES DE INSTALAR, FAZER DOWNLOAD OU USAR QUALQUER SOFTWARE APLICATIVO, SOFTWARE DE DRIVER USB, FIRMWARE E DOCUMENTAES CORRELATAS (SOFTWARE) FORNECIDOS COM O PRODUTO PARA TRANSFERNCIA DE DADOS VIA CABO DA MOTOROLA (PRODUTO PARA TRANSFERNCIA DE DADOS VIA CABO). AO UTILIZAR O PRODUTO PARA TRANSFERNCIA DE DADOS VIA CABO E/OU INSTALAR, FAZER DOWNLOAD OU UTILIZAR QUALQUER SOFTWARE, VOC EST INDICANDO QUE ACEITA CADA UM DOS TERMOS DA PRESENTE LICENA. UMA VEZ ACEITA, ESTA LICENA SE TORNAR UM CONTRATO JURDICO ENTRE VOC E A MOTOROLA. OS TERMOS DESTA LICENA SE APLICAM A VOC E A QUALQUER FUTURO USURIO DESTE SOFTWARE. SE VOC NO CONCORDAR COM TODOS OS TERMOS DESTA LICENA, (I) NO INSTALE NEM UTILIZE O SOFTWARE E (II) DEVOLVA O PRODUTO PARA TRANSFERNCIA DE DADOS VIA CABO E O SOFTWARE (DENOMINADOS COLETIVAMENTE DE PRODUTO), INCLUSIVE TODOS OS COMPONENTES, DOCUMENTAO E QUAISQUER OUTROS MATERIAIS FORNECIDOS COM O PRODUTO, PARA O LOCAL ONDE O ADQUIRIU OU PARA O PROVEDOR DE SERVIOS, CONFORME O CASO, PARA OBTER REEMBOLSO INTEGRAL. AO INSTALAR OU USAR O SOFTWARE, VOC ESTAR CONCORDANDO EM OBEDECER S CONDIES DESTE CONTRATO DE LICENA. O Software inclui a mdia digital associada, materiais impressos e qualquer documentao eletrnica ou on-line. Os Softwares fornecidos por terceiros podero estar sujeitos a outros contratos de licena entre os usurios finais e os fabricantes de tais Softwares. O software nunca vendido. A Motorola concede a licena de uso do Software ao cliente original e a qualquer futuro licenciado somente para uso pessoal e nos termos desta Licena. A Motorola e seus licenciadores terceirizados mantm para si a propriedade do Software. Voc pode: USAR o Software somente para a operao do Produto. TRANSFERIR o Software (inclusive todos os componentes e materiais impressos) em carter permanente para outra pessoa, mas somente se ela concordar em aceitar todos os termos da presente Licena. Se voc transferir o Software, dever simultaneamente transferir o Produto e todas as cpias do Software (se for o caso) para a mesma pessoa ou destruir as cpias no transferidas. RESCINDIR a presente Licena, destruindo o Software original e (se for o caso) todas as suas cpias na forma em que estiverem. Voc no pode: (1) Emprestar, distribuir, alugar, fazer leasing, ceder, sublicenciar ou transferir por qualquer outro mtodo o Software, no todo ou em parte, para qualquer outra pessoa, exceto conforme permitido no pargrafo TRANSFERIR... acima. (2) Copiar ou traduzir o Guia do Usurio includo com o Software, exceto para uso pessoal. (3) Copiar, alterar, traduzir, descompilar, desmontar ou utilizar engenharia reversa no Software, incluindo mas no limitando-se a modificar o Software de modo a faz-lo funcionar com hardwares no compatveis. (4) Remover, alterar ou evitar a exibio de quaisquer avisos de direitos autorais ou mensagens de inicializao contidas nos programas ou na documentao do Software. (5) Exportar o Software ou os componentes do Produto de modo a violar qualquer lei de exportao dos Estados Unidos. O Produto no foi projetado ou previsto para utilizao em controle on-line de aeronaves, trfego areo, navegao area ou comunicao de aeronaves; ou ainda em projeto, construo, operao ou manuteno de instalaes nucleares. A MOTOROLA E SEUS LICENCIADORES TERCEIRIZADOS REJEITAM QUAISQUER GARANTIAS EXPRESSAS OU IMPLCITAS DE ADEQUAO PARA OS REFERIDOS USOS. VOC DECLARA E GARANTE QUE NO UTILIZAR O PRODUTO PARA TAIS FINALIDADES. A propriedade deste Software, inclusive a propriedade de todos os direitos autorais, direitos sobre os originais, patentes, marcas comerciais e todos os outros direitos de propriedade intelectual subsistentes no supracitado, e todas as adaptaes e modificaes do supracitado sempre sero da Motorola e de seus licenciadores terceirizados. A Motorola mantm todos os direitos no mencionados de forma explcita nesta Licena. O Software, inclusive quaisquer imagens, figuras, fotografias, animao, vdeo, udio, msica e texto incorporados a ele, de propriedade da Motorola ou de seus licenciadores terceirizados e protegido pelas leis de direitos autorais dos Estados Unidos e pelas clusulas dos tratados internacionais. Salvo disposies em contrrio expressamente indicadas na presente Licena, a cpia, a reproduo, a distribuio ou a preparao de trabalhos derivados do Software, de qualquer parte do Produto ou da documentao so estritamente proibidas por tais leis e clusulas de tratados. Nada nesta Licena constitui uma desistncia de direitos da Motorola sob a lei de direitos autorais dos Estados Unidos. Esta Licena e seus direitos relativamente a qualquer assunto abordado por ela so regidos pelas leis do Estado da Pensilvnia, sem referncia a conflitos de princpios legais. ESTA LICENA SER AUTOMATICAMENTE CANCELADA se voc deixar de cumprir seus termos. A Motorola no se responsabiliza por softwares de terceiros fornecidos como um pacote de aplicativos, ou sob outra forma, junto com o Software. DIREITOS RESTRITOS DO GOVERNO DOS E.U.A. O Produto e a documentao so fornecidos com DIREITOS RESTRITOS. O uso, a duplicao ou a divulgao por parte do Governo est sujeita a restries, conforme reza o item (c)(1)(ii) da clusula em 52.227-7013 do The Rights in Technical Data and Computer Software [Direitos em dados tcnicos e software de computadores]. A contratada/fabricante a Motorola, Inc., Broadband Communications Sector [Setor de comunicao em banda larga], 101 Tournament Drive, Horsham, PA 19044, Estados Unidos.

Incio

Imprimir

Sair

47

Guia do Usurio do Cable Modem VoIP Srie SBV5120

Visite nosso site da Web: www.motorola.com

516991-004 8/04 MGBI

You might also like