You are on page 1of 4

Segundo o Portal da Dislexia, a dislexia caracteriza-se por uma dificuldade na aprendizagem e automatizao das competncias de leitura e escrita, em crianas

inteligentes, sendo a sua origem neurobiolgica. As crianas com dislexia revelam muitas dificuldades em adquirir e desenvolver o mecanismo da leitura e da escrita. Apresentam uma leitura muito lenta, com diversas incorreces, erros e trocas de letras e slabas, e dificuldades na compreenso da informao lida. A sua escrita surge com muitos erros ortogrficos, as frases e os textos que escreve so confusos em termos de contedo, com pouca riqueza no vocabulrio, podendo a qualidade da sua letra ser igualmente m e irregular. Apesar destas dificuldades, as crianas dislxicas apresentam uma capacidade intelectual normal ou superior mdia, podendo evidenciar capacidades acima da mdia em reas que no dependam directamente da leitura e escrita (arte, desporto, msica, etc.).

A dislexia no um sinal de baixa capacidade intelectual: muito pelo

contrrio, muitas crianas com dislexia conseguem em certas reas e em certos momentos da sua actividade, resultados superiores mdia do seu grupo etrio. S se poder diagnosticar uma dislexia em crianas que apresentem pelo menos um quociente intelectual dentro dos parmetros normais.
A dislexia uma subcategoria das Dificuldades de Aprendizagem Especficas: A dislexia real - 70 a 80% dos alunos com Dificuldades de Aprendizagem Especficas tm dislexia. Os alunos podem obter resultados acadmicos elevados numa rea e na rea da Lngua Portuguesa obter baixos resultados acadmicos.

A dislexia afecta igualmente rapazes e raparigas e pessoas de diferentes ambientes sociais e econmicos (International Association of Dyslexia, 2005). As dificuldades na aprendizagem da leitura no resultam primariamente de deficincias visuais, auditivas, motoras ou mentais, de perturbao emocional ou de inadequadas experincias educacionais ou factores culturais. A dislexia no uma simples dificuldade de leitura sentida no processo de aprendizagem da leitura: num dado momento do desenvolvimento da aprendizagem da leitura, todas as crianas apresentam dificuldades maioritariamente de processamento fonolgico. Neste sentido, o diagnstico da dislexia s poder ser feito quando a ocorrncia de padres de leitura, descritos mais frente, for consistente e recorrente e apresentar um desfasamento em relao ao esperado para a sua idade comparativamente aos seus pares. Arajo, 2009, p.63

Em geral, os problemas emocionais surgem como uma reaco secundria aos problemas de rendimento escolar. As crianas dislxicas tendem a exibir um quadro mais ou menos tpico, com variaes de criana para criana, cujas reaces mais caractersticas so: Reduzida motivao e empenho pelas actividades que implicam a mobilizao das competncias de leitura e escrita, o que por sua vez aumenta as suas dificuldades de aprendizagem.

Sintomatologia

ansiosa

perante

situaes

de

avaliao

ou

perante

actividades que impliquem a utilizao da leitura e escrita.

Sentimento de tristeza e de auto culpabilizao, podendo apresentar uma atitude depressiva diante das suas dificuldades.

Uma reduzida auto-estima e auto conceito acadmico.

Um sentimento de insegurana e de vergonha como resultado do seu sucessivo fracasso.

Um sentimento de incapacidade, de inferioridade e de frustrao por no conseguir superar as suas dificuldades e por ser sucessivamente comparado com os demais.

Problemas

comportamentais

caracterizados

por

comportamentos

de

oposio e desobedincia perante as figuras de autoridade (pais, professores, etc.), hiperactividade, dfice de ateno, etc.

Outras problemticas podero estar presentes como seja a enurese nocturna, perturbao do sono, sintomas psicossomticos, etc.

Esta sintomatologia no permite por seu lado a natural concentrao, interesse e desejo de aprender, perturbando muitssimo as condies de aprendizagem na criana.

Enquadramento Legal Decreto-Lei n. 3/2008 de 7 de Janeiro Define apoios especializados para crianas e jovens com necessidades educativas especiais permanentes e sanciona no cumprimento do princpio da no discriminao: Constitui desgnio do XVII Governo Constitucional promover a igualdade de oportunidades,

valorizar a educao e promover a melhoria da qualidade do ensino. Um aspecto determinante dessa qualidade a promoo de uma escola

democrtica e inclusiva, orientada para o sucesso educativo de todas as crianas e jovens. Nessa medida importa planear um sistema de educao flexvel, pautado por uma poltica global integrada, que permita responder diversidade de caractersticas e necessidades de todos os alunos que implicam a incluso das crianas e jovens com necessidades educativas especiais no quadro de uma poltica de qualidade orientada para o sucesso educativo de todos os alunos.

You might also like