You are on page 1of 21

Luiz Augusto Maia Costa

o
Re sumo

todo da part e : u rbanismo, plan e jamento e o proc e sso social d e constr u o da cidad e no incio do s c u lo 20

136
ps-

Partindo do princpio de que o territrio o todo do espao, e a cidade sua parte, este artigo centra-se nos saberes gestados a partir do sculo 19, que acabaram por desaguar no que chamaremos de a urbanstica do Movimento Moderno. O mesmo busca investigar as concepes iniciais que as duas cincias do espao - urbanismo e planejamento urbano - possuam no comeo do sculo 20. Defenderemos que ambas so, ao mesmo tempo, antagnicas e complementares, sendo, a diferena entre elas, no apenas uma questo etimolgica, mas estando enraizada na prpria natureza e objetivos das mesmas. Essa diferena possibilita-nos uma srie de bipolaridades, tais como Europa versus Amrica do Norte; histria do urbanismo versus histria da produo social do espao construdo. No interstcio das duas, podemos apreender a cidade em toda sua complexidade. Neste contexto, concluiremos que o urbanismo era, no geral, marcadamente europeu e, em particular, francs. J o planejamento era, no geral, marcadamente anglo-saxo e, em particular, norteamericano. Entretanto, por buscar dar respostas para as demandas das cidades do sculo 19 em diante, estes dois saberes se complementam, no estudo da urbanizao capitalista associada Segunda Revoluo Industrial.

Palavras-chave
Planejamento territorial urbano, urbanismo, planejamento urbano, histria da cidade, histria urbana, Movimento Moderno.

ps v.19 n.32 so paulo dez embro 2012

L A TOTALIDAD

DE LA PARTE:

URBANISMO, PLANIFICACIN URBANA Y EL PROCESO SOCIAL DE CONSTRUCCIN DE LA CIUDAD A PRINCIPIOS DEL SIGLO 20

Resume n
Suponiendo que el territorio es la totalidad del espacio, y la ciudad es su parte, este artculo se centra en los conocimientos gestados desde el siglo 19 que finalmente han desembocado en lo que llamaremos la urbanstica del Movimiento Moderno. Lo que se busca es investigar las concepciones iniciales de las dos ciencias del espacio - Urbanismo y planificacin urbana - a principios del siglo 20. Afirmaremos que ambas son, al mismo tiempo, antagnicas y complementarias, siendo que la diferencia entre ellas no es slo una cuestin etimolgica, sino que est enraizada en la naturaleza misma y los objetivos de cada una. Esa diferencia nos permite establecer una serie de bipolaridades, como Europa versus Amrica del Norte; historia del urbanismo versus historia de produccin social del espacio construido. En el intersticio de las dos podemos aprehender la ciudad en toda su complejidad. En este contexto, concluiremos que el urbanismo era, de manera general, marcadamente europeo y, en particular, francs. La planificacin, por su vez, era, en general, marcadamente anglosajona, y en particular norteamericana. Sin embargo, al tratar de responder a las demandas de las ciudades a partir del siglo 19, estos dos campos del conocimiento se complementan, en el estudio de la urbanizacin capitalista asociada con la segunda Revolucin Industrial.

ps-

137

Palabras clave
Urbanismo, planificacin urbana, historia de la ciudad, historia urbana, Movimiento Moderno.

artigo s p. 136-157

T HE WHOLE

OF THE PART: URBANISM,

PLANNING, AND THE SOCIAL PROCESS OF CONSTRUCTION OF THE CITY IN THE EARLY 20 TH CENTURY.

138
ps-

Abstract
Assuming that the territory is the whole space and the city is part thereof, this article focuses on the knowledge produced as of the 19th century that eventually flows into what we will call the urban development of Modernism. This author investigates initial conceptions widely held at the beginning of the 20th century regarding two spatial sciences urbanism and urban planning. This author argues that both studies are at the same time antagonistic and complementary. The difference between them is not only an etymological question but rather part of their nature and objectives. This difference leads us to a series of bipolarities, such as Europe against North America and the history of urbanism against the history of social production of the built space. In the gap between urbanism and urban planning we can better understand the city in all its complexity. The author concludes that urbanism was markedly European in general and French in particular. In turn, planning was distinctly Anglo-Saxon in general and North American in particular. However, by seeking to respond to the demands of the cities from the 19 th century onward, these two areas complement each other in the study of capitalist urbanization associated with the Second Industrial Revolution.

Key words
Urbanism, urban planning, history of the city, urban history, Modernism.

ps v.19 n.32 so paulo dez embro 2012

Em seu A parte e o todo1 , o fsico alemo Werner Heisenberg escreve uma deliciosa autobiografia intelectual, que transcende o campo da Fsica, constituindo uma vigorosa reflexo sobre o fazer cincia e suas implicaes epistemolgicas, metodolgicas e existenciais. assim que, no captulo Fsica atmica e forma pragmtica de pensar, o mesmo relata suas impresses sobre os Estados Unidos da Amrica, visitado por ele ao longo do ano de 1929. Ao ver, pela primeira vez, Nova York, com sua famosa linha de arranha-cus, o fsico registra que o Novo Mundo lanou seu feitio sobre mim desde o primeiro dia2 . Com agudeza, passa ento a discorrer sobre as diferenas entre europeus e norte-americanos. Escreve o autor:
[...] enquanto os europeus costumavam a ser avessos e, muitas vezes, francamente hostis aos aspectos no representacionais e abstratos da nova teoria atmica, dualidade onda-corpsculo [...], a maioria dos fsicos norte-americanos parecia disposta a aceitar a nova abordagem sem grandes reservas. 3

ps-

139

Isso parece expressar a prpria forma de a Amrica do Norte encarar a realidade: como algo dbio, abstrato, sem uma forma preestabelecida, uma realidade cheia de possibilidades, sem um determinismo cartesiano. No mesmo captulo, aps discorrer sobre as diferenas entre norteamericanos e europeus, o fsico nos brinda com uma abordagem metodolgica muito interessante. Afirma ele que mantinha longas conversas, com o fsico britnico Paul Dirac, sobre as questes metodolgicas que ento enfrentava. Enquanto Dirac afirmava que nunca se pode resolver mais de uma dificuldade de cada vez, Heisenberg defendia o contrrio: que nunca se pode superar uma dificuldade isolada, devendo-se sempre ultrapassar vrias delas ao mesmo tempo4 . Na avaliao do fsico alemo, Dirac estava a defender que
qualquer um que procure enfrentar mais de um problema de cada vez peca por arrogncia, pois ele sabia com que empenho se tem que lutar por cada novo passo num campo to distante da experincia cotidiana como a fsica atmica 5.

Ele, por sua vez,


queria apenas assinalar que a soluo autntica de um problema difcil no mais nem menos do que um vislumbre do contexto mais amplo, um vislumbre que nos ajuda a eliminar tambm outras dificuldades, inclusive muitas de cuja existncia sequer suspeitava.

E conclui que ambas as formulaes, a dele e a minha, continham um pedao da verdade. Ambos pudemos nos consolar com a frase de Niels Bohr, frequentemente repetida o oposto de uma afirmao correta uma afirmao falsa. Mas o oposto de uma verdade profunda pode muito bem ser outra verdade profunda. 6

artigo s p. 136-157

Isto um dos enunciados do princpio da complementaridade. Estas reflexes, em campo de conhecimento to distintas das do campo de estudo e interveno sobre as cidades, so capazes de evocar reflexes espaciais. Tais reflexes nos levam a pensar nas relaes existentes entre campos, com origens diferentes, de atuao sobre a cidade, isto , sobre o que entendemos como o urbanismo europeu, particularmente o francs, e o planejamento anglo-saxnico, em particular, o norte americano. Se o todo do espao o territrio, as cidades constituem-se em uma parte deste. Parte cada vez maior e, no raro, mais importante, pela intensificao do processo mundial de urbanizao, posto em movimento a partir do fim do dezenove. Essa parte, a cidade, uma forma muito antiga de organizao das sociedades humanas. Franoise Choay afirma que:
a sociedade industrial urbana. A cidade o seu horizonte. Ela produz as metrpoles, conurbaes, cidades industriais, grandes conjuntos habitacionais. No entanto, fracassa na ordenao desses locais. A sociedade industrial tem especialistas em planejamento urbano 7.

140
ps-

Portanto estudar as cidades algo, ao mesmo tempo, altamente relevante e altamente complexo, o que nos faz lembrar as observaes do fsico alemo. Podemos estud-las de, pelo menos, duas formas: primeiro, elas mesmas e aqui estamos no mbito da histria urbana , ou, segundo, estudar as maneiras de projet-las e constru-las, isto , recamos no mbito da histria do urbanismo. Por vezes, muitas das observaes e concluses que inferimos de uma forma de estud-las contrape-se s observaes e concluses advindas da outra maneira de tambm estud-las. Contudo as verdades profundas que cada uma delas gera convivem pacificamente, lado a lado, ainda que sejam opostas. Neste trabalho, buscaremos investigar essa segunda forma de estud-las. Como bem aponta Carlos Roberto Monteiro de Andrade, nos fins do sculo 19, a cultura urbanstica [estava] oscilando entre a cidade como obra de arte e a cidade como manufatura, determinaes que delimitavam campos do conhecimento e disciplinas distintas8 . Parece-nos que, enquanto a viso da cidade como manufatura implicava em um rompimento com a histria e desembocou no delineamento de certo planejamento urbano, a cidade vista como obra de arte reconhecia, pelo menos em parte, sua dvida para com a histria, e resultou no que Choay9 classificou como urbanismo culturalista. Cises estanques que, mais do que indicarem categorias rigidamente distintas, implicam em maneiras diferentes de tratar o mesmo problema, priorizando, diferentemente, aspectos de um mesmo desafio, isto , dar soluo aos problemas postos pela ordem advinda da Segunda Revoluo Industrial. Isto , carece que pensemos como Heisenberg prope. Grosso modo, essas duas vises acabaram por dar origem a duas cincias, que, mais que antagnicas, so complementares, ambas buscando estudar e intervir na cidade como um todo. Sendo assim, defenderemos a seguir que tanto o urbanismo, como o planejamento urbano, de formas diferentes, visam estudar e intervir no todo da parte. Franoise Choay10 afirma que o termo urbanismo11 est carregado de ambiguidades 12 . Segundo a autora, o termo, que j teria sido assimilado pela linguagem corrente, no momento em que seu O Urbanismo foi escrito, ora era

ps v.19 n.32 so paulo dez embro 2012

empregado como sinnimo do trabalho de engenheiros civis, ora como plano das cidades e, ora, ainda, como o outro nome das formas urbanas caractersticas de cada poca. Choay uma, entre os muitos autores, que o definem como uma cincia 13 e explica que o termo corresponde emerso de uma nova concepo de compreender e intervir na cidade, surgida no sculo 18, com a cidade industrial, e que no final do 19 se constituir como uma disciplina. Esta basear-se-ia em critrios crticos e reflexivos, pretendendo-se cientfica, estando a a acepo original do termo. A autora diferencia, ainda, o urbanismo, das artes urbanas anteriores, distinguindo assim a disciplina que se delineou como tal nos fins do 19, do que era feito no tempo pretrito. consenso, entre alguns autores14 que em diferentes pocas debruaramse sobre a gnese do urbanismo moderno, identificar no sculo 18 (e ao longo do 19) as origens das questes que o mesmo se prope a resolver. No escopo dessa nova disciplina, no haveria lugar para dvidas ou incertezas. Pretendendo-se cincia, o urbanismo preconizaria solues que buscam a universalidade, posio, no mnimo, controversa, que vem ao longo dos anos sendo amplamente relativizada. Giulio Argan15 defende que o debate existente (ou que, pelo menos, existia) sobre a natureza dicotmica do urbanismo, se este seria cincia ou arte, no teria sentido, uma vez que o mesmo a supera, sendo, ao mesmo tempo, cincia e arte. De uma forma geral, esse tambm o entendimento de tantos outros autores 16 , entre eles17 : Bardet (1945), Nez (1951), Choay (1965), Benvolo (1974), Harouel (1981), entre outros18 . Deste modo, podemos afirmar que o urbanismo seria uma disciplina recente, que buscava, no momento de sua formao, superar a oposio entre cincia e arte. Le Corbusier, em sua obra O Urbanismo, de 1925, define o mesmo como cincia e arte, e afirma que este uma tarefa de arquitetos. J em sua obra Planejamento urbano 19 , de 1946, ele escreve que uma ocupao racional do territrio permitiria que sua populao trabalhasse duas vezes menos; isso, aps identificar que o gigantesco desperdcio que a desordem do fenmeno urbano trazia consigo tornava-se uma das cargas mais esmagadoras da sociedade moderna 20 . E o mesmo autor afirma que seu referido livro busca resolver os problemas, dentro do quadro por ele montado, posto poca para a cidade, seus cidados e os profissionais da mesma. O que aqui buscamos distinguir que, no pensamento de Corbusier, h a passagem, de uma viso da cidade como uma unidade fechada, para outra viso da cidade, relacionada a uma instncia mais ampla - o territrio -, que v a cidade inserida em um processo mais complexo, que transcende a questo de sua forma. Nessa transio do enfoque que seu pensamento d ao fenmeno urbano, distinguem-se duas disciplinas, duas cincias: o urbanismo e o planejamento urbano. Defenderemos a seguir, grosso modo, que o primeiro desenvolvido e praticado, marcadamente na Europa, particularmente, na Frana e nos pases de origem latina; j o segundo, mais uma vez, grosso modo, estaria mais atrelado ao mundo anglo-saxo, em particular, aos EUA. Certamente que essa diviso que ora propomos no era clara para a maior parte dos agentes sociais que estavam desenvolvendo-as, como veremos a seguir. Mas, antes disso, observemos de que maneira a cidade tratada, como objeto da histria.

ps-

141

artigo s p. 136-157

Histria e cidade: ideias, aes e o processo social da produo do espao construdo


De acordo com sua nfase e recortes prprios, identificamos, por assim dizer, entre as histrias relacionadas cidade, a histria urbana, a histria do urbanismo e a histria da produo social do espao construdo. Se a histria urbana acentua as relaes que constituem o tecido social, que compem e que do alma cidade, a histria do urbanismo a histria das ideias, teorias e aes que visam intervir na cidade. Esta ltima constitui-se a partir de modelos, os quais, em geral, foram concebidos a posteriori. Por sua vez, a histria social do espao construdo focaliza os processos econmicos, polticos, ideolgicos e culturais que construram, de fato, a cidade. Esta, assim como a anterior, analisa a evoluo urbana e espacial da cidade; entretanto, por trabalhar em termos de processo, busca entender as foras operantes no conceber e empreender as intervenes no espao fsico, ressaltando os agentes e atores sociais preeminentes nessa dinmica. Em outra dimenso, ela teria, por assim dizer, pontos de contato com as duas outras. Claro que cada uma dessas histrias tem suas especificidades, objetivos e mtodos. Cada uma guarda verdades profundas, que dialogam entre si, ainda que muitas das verdades concebidas e construdas, no mbito de uma, sejam a negao do estabelecido pela outra. A concepo do todo desta histria, a histria da cidade, s pode ser entrevista e apreendida quando inserida no estudo da urbanizao, em um plano mais local e, no plano mundial, em um contexto mais amplo. no mbito da histria da urbanizao que as histrias do urbano, do urbanismo e do espao construdo tero equacionadas suas verdades profundas (as quais, muitas vezes, so contraditrias e divergentes, como dito anteriormente). A cidade de Santos e os estudos a seu respeito so exemplares, para ilustrar o que estamos argumentando. O trabalho de Maria Lucia Caira Gitahy, Ventos do mar (1992), um exemplo que se insere no campo da histria urbana. O mesmo trata das transformaes sociais por que passou a cidade de Santos, no final do sculo 19. Ventos do mar centra-se no movimento operrio que teve lugar no porto de Santos, para analisar as transformaes por que a cidade passava, acentuando a formao de uma classe de trabalhadores articulados, que clamavam por mudanas no s no espao fsico, mas no social tambm. Nesse sentido, por um lado, intervir na cidade era instaurar um modo de vida burgus, e, por outro, buscar equacionar espacialmente os conflitos sociais. Nesta linha argumentativa, o foco da investigao no recai nas teorias urbanas, nas pestes ou nos agentes ligados produo do espao construdo. Claro que, nessa histria, os elementos socioespaciais aparecem e interagem com o todo, entretanto um modo de viver na cidade que posto em primeiro plano. Aqui, a interveno no meio fsico explicada a partir da necessidade de operar transformaes no meio social. A verdade profunda que este trabalho traz consigo o fato indubitvel de que o urbanismo nascente no sculo 19 21 buscava a separao sociofuncional-espacial da cidade, na mesma medida em que apontava para novas formas de apropriao da mesma, destacando-se, nesse sentido, o desenvolvimento de uma nova sensibilidade para a modernidade, que, nessa articulao, passava pelo reconhecimento da questo operria como prioritria para o sucesso desses intuitos.

142
ps-

ps v.19 n.32 so paulo dez embro 2012

J o hoje clssico A peste e o plano: o urbanismo sanitarista do engenheiro Saturnino de Brito (1992), de Carlos Roberto Monteiro de Andrade, um perfeito exemplo da histria urbanstica em geral, e de Santos, em particular. Seu estudo, centrado na virada do sculo 19 para o 20, busca mapear as ideias e teorias que fundamentaram a elaborao do famoso plano de 1905, elaborado para a cidade pelo engenheiro Saturnino de Brito. Nesta linha argumentativa, as pestes que assolavam a cidade ganham destaque e justificam as intervenes no meio fsico. As teorias do meio e as ideias de Camillo Sitte despontam como pilares, para o urbanismo ento nascente na cidade e no Brasil. Aponta-se, inequivocamente, para o surgimento de uma nova sensibilidade, de uma nova esttica, que acenava para a modernidade ento forjada. Aqui, a verdade profunda que, sem sombra de dvida, o urbanismo ento emergente guarda uma dvida para com a engenharia sanitria, e que Sitte um dos arautos dessa urbanstica. Contudo essa uma histria dos modelos e teorias urbansticas, na qual todo o embate poltico, econmico e social existente ento na cidade no focalizado. Neste contexto, a interveno no meio fsico se autolegitima por demandas espaciais ou tericas/ tcnicas, que visavam o melhoramento da cidade, ficando as relaes de poder e sociais suspensas em sua explicao. Ou, pelo menos, no aparecendo com a intensidade com que se manifestam no outro trabalho supracitado. Por fim, apresentamos, como exemplo de um trabalho sobre a histria da produo do espao construdo em Santos, no mesmo perodo, o livro de Sidney Piochi Bernardini, Os planos da cidade: As polticas de interveno urbana em Santos - De Estevan Fuertes a Saturnino de Brito (1892 - 1910) (2006). O referido autor detm-se em compreender as foras operantes no meio sociocultural da poca, dando destaque aos agentes atuantes na esfera econmica e, sobretudo, poltica. O papel desempenhado pelo Estado no processo de produo do espao construdo posto em relevncia, demonstrando como a mquina estatal fez uso de um aparato tcnico-cientfico, para empreender suas intenes ltimas, quais sejam: o desenvolvimento e manuteno de um Estado e de uma sociedade capitalista burguesa. Neste processo, toda produo cultural de um perodo, bem como os conflitos travados pelas classes sociais e pelos grupos hegemnicos justificam e legitimam a interveno no espao fsico. Aqui, o urbanismo passa a ser, desconcertantemente, um dispositivo para o acmulo do capital e para garantir hegemonia da elite local. O urbanismo ento figura como um discurso que alicera uma prtica de interveno, transformao e produo do espao construdo. Tal qual as demais histrias, esta tambm traz uma verdade profunda, ao ressaltar o papel e o poder da iniciativa privada, amparada pelo aparato estatal. Entretanto isso, por si s, no explica a emergncia e a importncia do urbanismo, seja ele como conjunto de ideias e teorias, seja como intercmbio internacional de experincias, seja ainda como forma da expresso de certa ordem social. s no mbito do estudo da urbanizao, em particular aquela vinculada ordem mundial advinda da Segunda Revoluo Industrial, aquela vinculada produo capitalista voltada para o mercado de massas e para o mercado mundial, que podemos tecer uma trama de explicaes que, ainda que contraditrias, explicitem a razo e o modo de produo da cidade em um dado perodo, determinando, inclusive, sua forma material. A construo e as intervenes nas cidades, no perodo do assim chamado urbanismo moderno,

ps-

143

artigo s p. 136-157

144
ps-

fruto do amlgama das lutas sociais pelo direito cidade22 ; da formulao de um conjunto de ideias, teorias e experincia que visavam uma nova esttica, uma nova sensibilidade, ligada a uma modernidade que passava pelo avano tecnolgico, pelos novos modos de ver e viver a cidade, ao mesmo tempo em que intentava mitigar os avanos e aspectos desastrosos que a sociedade capitalista industrial como um todo havia posto em movimento: as pestes e a degradao socioespacial eram, ento, um problema real, ainda que a necessidade de sua superao passasse muito mais por uma questo econmica, que por qualquer discurso apontado para a criao de uma ordem social mais justa (seja qual for o contedo ideolgico que essa expresso tome). Isso no quer dizer que esse urbanismo no fosse utpico e at idealista, com o qual se visasse uma sociedade mais harmoniosa e at ecologicamente mais adequada. Era a produo capitalista e o acmulo de capital empreendido pela especulao imobiliria e pela indstria do espao construdo que justificavam e legitimavam a existncia e a aplicao dessas teorias. foi assim, entre as tenses vindas da esfera pblica e da esfera privada, entre teorias e o pragmatismo puro e simples do lucro, que se forjou um conjunto de prticas e experincias de intervir no urbano, que geraram, por um lado, a cidade da Segunda Revoluo Industrial e, por outro, o que chamado de urbanismo moderno. Hoje, quando as grandes teorias esto em cheque, e a nica lei vlida a do mercado, o urbanismo perdeu seu poder propositivo e utpico, capaz de forjar modelos urbansticos de grande envergadura, restando a ele ser o repositrio de ideias possveis, instigadoras, voltadas a alimentar um processo de planejamento que visa, antes de qualquer coisa, no resolver os problemas da cidade, mas equacionar as tenses postas pela sociedade, sempre buscando otimizar os processos de acmulo do capital. Planejamento, no que se inclui o planejamento urbano, , antes de tudo, instrumento de fazer poltica23 . nesse contexto que o urbanismo moderno tornou-se objeto da histria das teorias, ideias e experincias urbanas de um perodo bem determinado e que se insere na ampla cultura urbanstica mundial forjada ao longo dos sculos.

O urbanismo como uma expresso europeia da ordenao do espao construdo


Jean-louis Harouel24 , em seu livro Histria do Urbanismo, de 1981, afirma que o termo urbanismo seria um neologismo criado pelo arquiteto espanhol Ildefonso Cerd, em 1867, ao escrever o seu Thorie genrale de lurbanisation. Em duas ocasies, em 1969 e 1979, Choay25 fez a mesma afirmao: que o termo teria sido criado por Idefonso Cerd. Entretanto, antes, em seu livro O Urbanismo, de 1965, a autora francesa, bem como Lucio Mendiete y Nez, em seu Urbanismo y Sociologa , de 1951, apoiados na obra O Urbanismo , de 1945, cujo autor Gaston Bardet26 , afirmam que o termo teria surgido em 1910. Sobre isso, Bardet escreve:
a fim de aplicar os conhecimentos revelados por essas novas cincias [a sociologia, a geografia humana, a geopoltica e a estatstica], a fim de

ps v.19 n.32 so paulo dez embro 2012

disciplinar essas massas que traziam problemas de grandes nmeros devido a sua concentrao em certos pontos do espao em consequncia disso insolveis uma nova cincia de aplicao devia eclodir: a cincia da organizao das massas sobre o solo. Por volta de 1910, ela foi batizada na Frana de urbanismo (town planning, Stdtebau), o que quer dizer, etimologicamente, cincia do planejamento das cidades. Isso demonstra que, no incio, seus padrinhos no tiveram uma clara viso de sua misso territorial.27

Da transcrio acima, temos duas importantes observaes a fazer, sobre a origem e histria dos termos utilizados para denominar a nova cincia que ento se configurava. A primeira refere-se ao fato de que o prprio autor, a despeito de, etimologicamente, afirmar que urbanismo significa cincia do planejamento da cidade, o contrape a uma misso territorial. Entendemos que essa misso territorial est associada ao que aqui chamamos de planejamento urbano, como desde sempre entendido pelos norte-americanos, em particular, e pelos anglo-saxes, em geral. A segunda refere-se ao nosso entendimento sobre a semntica dos diferentes termos que designavam a referida cincia naquele momento: defendemos que eles no so, necessariamente, sinnimos. De fato, poca, a cincia ento nascente recebeu designaes distintas em cada pas: urbanizacin (em espanhol), urbanisme (em francs), Town Planning 28 (mais empregado na Inglaterra), City Planning (mais empregado nos EUA), Stdtebau (em alemo) e urbanstica (em italiano). No Brasil, no perodo em tela, atendia pela alcunha de urbanismo. Estes termos eram, ento, tomados como sinnimos. Entretanto acreditamos e defenderemos que no o so. Os termos poderiam ser assim tratados nos pases latinos (Espanha, Frana, Itlia e no Brasil da poca), entretanto esses no podem ser tratados como sinnimos dos termos empregados nos pases anglo-saxes (Inglaterra, Alemanha e EUA), uma vez que, na essncia do seu escopo, h diferenas significativas, como exporemos a seguir. Bardet 29 frisa que no se deve confundir urbanismo com arte urbana:
necessrio no confundir as grandes realizaes da Arte urbana, que resolveu magistralmente problemas que no eram nem da mesma escala, nem da mesma complexidade, nem da mesma substncia que os nossos, com as solues do urbanismo, hoje necessrias.

ps-

145

Choay30 , apoiada em Bardet, discorre no s sobre o surgimento do termo urbanismo, bem como sobre sua institucionalizao na Frana. assim que os autores remetem obra de P. Clerget, Bulletin de la Societ Gographique de Neufchatel , de 1910, o surgimento do termo, acrescentando que, em 1914, criase a Sociedade Francesa dos Arquitetos Urbanistas31 . Dez anos depois, criado, em Paris, o Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris. S em 1953, a Escola de Belas-Artes de Paris passaria a ensinar Urbanismo. A despeito de o termo s ter surgido no incio do sculo 20, como bem lembra Harouel32 , a noo que ele abrange parece a priori to velha quanto a civilizao urbana. De fato, o autor remete Antiguidade os primrdios do urbanismo, v nos livros De re aedificatoria (1452), de Leon Batista Alberti, e A utopia (1516), de Thomas Morus, as fontes intelectuais do urbanismo moderno. Ainda segundo o mesmo autor, a primeira obra buscaria conceituar de maneira

artigo s p. 136-157

146
ps-

definitiva as regras racionais que propiciam uma criao harmoniosa tanto de uma casa quanto de toda uma cidade. J a segunda contribuiria com o primeiro modelo espacial ideolgico completo de uma realidade futura. Harouel est ciente de que tal concepo do urbanismo poderia levar a identificar uma contradio em seu argumento. Detecta a razo desta, na ambiguidade que o termo ento adquirira 33 . O termo, compreendido dentro desta vasta concepo histrica, vinculava-se ao que, no passado, chamava-se de arte urbana, contrapondo-se ao entendimento mais especfico que o mesmo passaria a gozar, a partir do incio do sculo 20. Desde ento, o urbanismo se apresentaria como cincia e como uma teoria da cidade. Este seria o sentido original da palavra, que depois passaria, em muitos casos, a ser empregada naquele sentido mais amplo. Desta forma, ainda segundo o mesmo autor, o termo urbanismo passara a conglomerar uma grande parte de tudo o que diz respeito cidade: desde as obras pblicas, at os planos urbanos; de questes referentes s prticas sociais, at o pensamento urbano; de questes morfolgicas, s questes legislativas. O que este autor defende, de certa forma, que, do urbanismo, passou-se ao planejamento urbano (e aqui nos referimos realidade europeia e, em particular, francesa). Isso teria ocorrido medida que as questes a serem abordadas se tornavam mais amplas e complexas, estando as mesmas inseridas em uma discusso territorial. esta segunda concepo de urbanismo que o faz remeter os primrdios do urbanismo Antiguidade. Da inferimos que o adjetivo moderno, adicionado ao termo urbanismo, refere-se compreenso e sentido que deram a este, quando o mesmo surgiu, isto , empregavam o termo urbanismo moderno para designar um campo do conhecimento sobre a cidade que surge a partir do sculo 18, constitui-se como tal a partir de 1910, e que se pretende cincia e arte. Como tal, concebe a cidade em sua totalidade, em uma perspectiva universal. Segundo essa definio, a cidade pensada a partir de modelos e como uma unidade fechada. A despeito de sua inteno prtica, o urbanismo atuaria ainda no plano das ideias, o que tambm o faz operar sujeito s presses e tenses das dimenses culturais, econmicas e polticas (ainda que tenda a neg-las, como veremos mais adiante). Citando Problmes durbanisme, Bardet d a seguinte definio a Urbanismo:
o urbanismo antes de tudo uma cincia que se dedica ao conhecimento das coisas, que estuda metodicamente os fatos, que pesquisa as causas primeiras e depois, aps um rigoroso trabalho de anlise, tenta em snteses sucessivas determinar, quando no leis, ao menos princpios diretores. Sobre essa base pode se erigir uma Arte aplicada que passe ao, criao de snteses novas, materializando, atravs de um jogo entre vazios e cheios, os volumes em que se abrigam os grupos sociais; mas a aplicao dessa arte aps a anlise cientfica necessria de uma dupla escolha: escolha de componentes urbanos para cuidar, modificar, criar, e escolha das aplicaes possveis implicando essa dupla escolha na determinao dos valores humanos; ela , por essncia, uma filosofia.34

Com essa definio, Bardet revela as trs dimenses que, amalgamadas, constituem os pilares do urbanismo: a cincia, a arte e as cincias sociais. Mesma observao realizada por Nez. Nesta definio, o que nos chama a ateno o fato de que o urbanismo apresentado como uma filosofia! Se assim o ,

ps v.19 n.32 so paulo dez embro 2012

antes terica. Ele prtica, prxis, no sentido marxista do termo. De qualquer forma, o que sobressai da que o urbanismo inquestionavelmente um campo do saber sobre a cidade; uma disciplina e, como tal, possui um objeto, um mtodo, estabelece leis e/ou princpios, que visam dirimir os problemas socialmente postos. Pois bem, possuindo o urbanismo essas trs concepes: de cincia, arte e uma disciplina social, buscaremos, a seguir, entrever como cada uma destas dimenses abordada por diversos autores. Choay vai distinguir dois momentos na formao do urbanismo que aqui chamamos de moderno: o primeiro se situa, sobretudo, no sculo 19, o que ela chama de pr-urbanismo; o segundo se situaria j no sculo 20, e seriam os urbanistas propriamente ditos. A principal diferena entre eles, segundo a referida autora, seria que, no primeiro, as obras de generalistas estariam acantonados na utopia. J no segundo, as obra dos especialistas designariam seus tcnicos a uma atividade prtica. Durante essa passagem, o urbanismo deixaria de se inserir em uma viso global da sociedade e passaria a ser despolitizado. Neste sentido, a autora escreve: ainda que o prurbanismo tenha estado ligado a opes polticas ao longo de toda sua histria, o urbanismo despolitizado 35 . Segundo a mesma, essa transformao fruto da evoluo da sociedade industrial nos pases capitalistas. Afirma ainda que, depois de uma primeira fase, a qual ela chama de militante, heroica, o urbanismo j constitudo limou de seu escopo certas ideias e propostas do pensamento socialista do sculo 19. 36 De nossa parte, acreditamos que essa pretensa iseno poltica do urbanismo era, em si prpria, um estratagema poltico para esvaziar o carter combativo e questionador do mesmo, constituindo-se, portanto, em uma construo ideolgica que favorecia a mesma sociedade industrial nos pases capitalistas a alcanar seus intuitos. ainda a mesma autora que, na sequncia de seu argumento, afirma que o urbanismo no escaparia completamente da dimenso do imaginrio, a despeito de sua inteno marcadamente prtica. Os primeiros urbanistas, ao se chocarem com as estruturas sociais (econmicas, polticas e culturais) legadas do sculo 19, muito devido ao seu limitado poder sobre o real, teriam visto sua tarefa polmica e criadora afirmar-se num movimento utpico. Se at ento ficou evidente que o urbanismo moderno era visto como cincia, isso no implica, de modo algum, dizer que ele no era visto tambm como arte. Como aponta Bardet, a cidade seria mais que o agrupamento de ruas e casas; segundo ele, essas seriam as carapaas de uma sociedade de pessoas. Para ele, a cidade uma obra de arte produzida coletivamente, por sucessivas geraes de habitantes, sendo continuamente assimilado o produzido no passado. Argumenta Bardet, ento, que o carter de transformao permanente que faz a cidade no se sujeitar de maneira alguma a seu plano, a um esquema grfico, nem mesmo ao conjunto dos vazios e cheios arquiteturais que a definem. Afirma, ento, que esse plano, esses cheios e vazios, no passam de manifestaes exteriores da existncia de um ser coletivo, e conclui seu raciocnio dizendo que o que importa antes de qualquer coisa o conhecimento desse ser coletivo37. Nota-se o ntido influxo do pensamento de Camillo Sitte sobre o pensamento do francs. Curioso que a identificao do carter processual da cidade, para ele, no aprisiona a forma, e que os planos que a desenham no podem aprision-la. De certa maneira, Bardet est apontando para a impossibilidade de o

ps-

147

artigo s p. 136-157

148
ps-

urbanismo, enquanto cincia que se busca universal, dar conta da cidade. Com isto, queremos acenar para a prpria limitao interna de o urbanismo moderno, enquanto disciplina que pensa em termos de modelo, produzir efetivamente o espao construdo de uma cidade, o que dizer de todas as cidades. Bardet, no captulo Do urbanismo ao planejamento do espao, defende que, a partir de 1930, teriam surgido urbanismos de vrios tipos: desde o urbanismo rural at o urbanismo mundial. Segundo ele, isso ocorrera uma vez que se compreendeu que no existia problema parcial, e que ningum poderia esperar salvar-se sozinho. Afirma, ento, que, no momento em que seu livro era escrito, o urbanismo designa o planejamento do solo em todas as escalas, o estudo de todas as formas de localizao humana sobre a terra 38 . Claramente vemos, no pensamento de Bardet, a existncia de duas cincias, e que o urbanismo migrou para o planejamento, ao longo dos anos. Note-se que, dentro dessa argumentao, o urbanismo representa uma parcela do planejamento. Parcela essa que ento entendida como a parte. Por sua vez, o planejamento seria o total, o completo, visto que aborda, em todas as escalas, a questo da ocupao do solo pelos homens, e aqui apontamos para a convergncia do pensamento do urbanista francs com o pensamento do fsico alemo. A segunda observao quanto ao aspecto do urbanismo como uma cincia social. E aqui introduzimos as observaes de Nez sobre o tema. Segundo o Dicionrio de Sociologia , urbanismo o conjunto de conhecimentos referentes aos estudos da criao, desenvolvimento, reforma e melhoria de povoados e cidades visando a sua melhoria material, e a relao das necessidades coletivas da vida humana 39 . essa definio que Nez, apesar de ach-la muito discutvel, usar para discorrer sobre suas ideias. O mencionado autor no compactua da viso de urbanismo como cincia, pelo menos, no em seu sentido estrito. Nez afirma que, no comeo, o urbanismo aparece como uma arte, com carter especialmente externo, e prossegue, afirmando que a primeira escola do urbanismo foi a formalista. O mexicano cr que indubitvel a dimenso artstica do urbanismo, entretanto que este no se limita quela. Quanto ao fato de o urbanismo ser uma disciplina social, o referido autor defende que seja uma disciplina que transcenda as questes formais e, aproximando-se de Patrick Geddes, v a necessidade e pertinncia de um conjunto de estudos que passam pela histria, geografia, economia, entre outras. assim que o autor em questo ver o urbanismo como uma disciplina completa: uma mescla de cincia, artes e filosofia, aproximando-se, neste ponto, das colocaes de Bardet, em quem o autor mexicano se apoia repetidamente. Nez, partindo da constatao de que o urbanismo uma disciplina social e de sua aproximao com as cincias sociais, em particular, com a sociologia, ele afirma que o mesmo deve partir do conhecimento da realidade social que s a sociologia pode proporcionar, tanto a geral como a nacional e, especialmente, a sociologia urbana40 . Nesse sentido, como bem lembra o autor, os norte-americanos deram uma contribuio inigualvel, como veremos nas prximas pginas. Jean-Paul Lacaze (1990) se prope a pr, no centro do debate sobre o urbanismo, a questo do poder. Questo esta que, segundo o mesmo, seria marginalizada pelos historiadores e tericos do urbanismo. Sem dvida, suas contribuies para o entendimento do campo de atuao do urbanismo so

ps v.19 n.32 so paulo dez embro 2012

pertinentes. Entretanto, por circunscrev-las ao debate posterior dcada de 1950, afasta-se do entendimento que o termo possua originalmente e tende a aproximar-se do que, ao longo deste texto, defendemos como sendo planejamento urbano. De qualquer sorte, esse autor faz pelo menos uma observao que interessa aos nossos intuitos: a nica coisa que permite distinguir o domnio do urbanismo do domnio da geografia urbana , contudo, a existncia de uma vontade de ao e, portanto, a perspectiva de exercer um poder que modifique o espao da cidade41. Mais uma vez, identificamos que, pelo menos declaradamente, esses temas e essa inteno no fazem parte das abordagens iniciais do urbanismo moderno, em sua vertente europeia. Se eram discutidos e considerados, faziam-no de forma velada. Na verdade, s com o desenvolvimento da disciplina e sua passagem para o planejamento que tais questes vo claramente aparecer. Postura bem diferente ter, desde o incio, o planejamento urbano norte-americano, o qual, desde sempre, foi envolto em uma prtica poltica. Com isto, queremos ressaltar o carter contraditrio do assim chamado urbanismo moderno, pelo menos em sua fase inicial42 . Se, por um lado, pretendia-se cientfico e despolitizado, por outro, ainda que sem assumi-lo, era dependente (como, de resto, todo projeto o ) das esferas polticas. Nem mesmo a cincia se faz s margens das esferas de interesses, da poltica e da economia43 . Certamente que o carter despolitizado do urbanismo nascente tratava-se de um discurso ideolgico, ainda que muitos daqueles atores acreditassem, de fato, nele. O anteriormente exposto nos faz pensar que, desde o incio, o urbanismo moderno no foi monoltico, antes, delineou-se em meio a um debate internacional. Cada pas que integrou essa rede de contribuies, ideias, teorias, utopias, o fez segundo suas especificidades. Mesmo dentro de um mesmo pas, os leques de possibilidades, compreenses e propostas foram mltiplos, diversificados, coisa que fica evidente nos trabalhos de Bardet e Choay. Com isto, queremos enfatizar que, por zelo ao ocorrido, seria mais correto referir-se disciplina que se delineou, de forma mais precisa, nas primeiras dcadas do 20, como a chamamos aqui, urbanismo do movimento moderno. Desta forma, as diversas matrizes que o originaram e o consolidaram seriam contempladas.

ps-

149

Planejamento urbano como uma expresso norte-americana da ordenao do espao construdo


Segundo Frank Williams,
city or town44 planning is the guidance of the physical development of communities in the attainment of unity in their construction. Wherever in any locality a sufficient concentration of population has occurred to create complexity, here will be found a network of interests, each seeking its expression in the physical life of that locality; and it is the task of city planning, either by prevention or by cure, to bring these interests into harmony, in the unity of that locality.45

artigo s p. 136-157

150
ps-

Interessante notar que o autor, em sua definio, aproxima-se daquilo que Jonh Fairfield 46 chama de postura realista norte-americana quanto ordenao do espao, pois, antes que solucionar problemas, ela se prope a equacionar as tenses e interesses inerentes dinmica de crescimento de uma determinada localidade. Neste sentido, o planejamento urbano mais uma resposta s demandas sociais, do que uma mera aplicao de conceitos, modelos urbansticos e tcnicas, a fim de construir as cidades de forma bela. Obviamente que a beleza importa, entretanto no o caso aqui de produzir a cidade como obra de arte. Tambm no se trata de utopias ou teorias que discorram sobre o que a cidade deveria ser, como ela poderia ser, antes se discute como ela , e o que se deve fazer para que ela se transforme em mercadoria e valorize esse seu carter. Note-se que o City Planning a tratado como cincia. Entretanto, como veremos a seguir, se o City Planning uma cincia, ela sobremaneira prtica (no h, em suas realizaes, utopias; h, sim, a manifestao de uma ideologia, mas no de utopias de um mundo melhor, pelo menos no no perodo estudado). Ao considerar os problemas postos e buscar equacion-los, no se pensa a cidade a partir de modelos preestabelecidos, muito menos se busca enquadrar a cidade em um deles. Neste sentido, o City Planning dinmico; , antes de mais nada, uma cincia aplicada. Nos EUA, nas primeiras dcadas do sculo 20, o escopo que um determinado plano deveria adquirir era administrado pelo American City Planning Institute. Era o mesmo que ditava qual era sua abrangncia, e o fazia em detalhes, mediados por critrios prticos. Desta maneira, no havia limites preestabelecidos. S ua abrangncia era ditada, em detalhes, por critrios prticos. Esse procedimento foi derivado de um relatrio elaborado por Frederick Law Olmsted, no qual ele afirmava que o interesse de um plano para um territrio ocupado, ou que venha a ser ocupado por uma comunidade, pode ser amplamente controlado ou influenciado por aes de ajuste de interesse da comunidade como unidade social 47 . A expresso mais relevante, aqui, o ajuste de interesses da comunidade. Isto , trata-se de administrar, antes de qualquer coisa, um conflito entre as vrias partes que compem a comunidade, a fim de garantir sua integridade e o desenvolvimento do que ele chama de unidade social. Ora, esta prtica se insere, necessariamente, no mbito da poltica. Nesse sentido, o City Planning no era, nem poderia ser, despolitizado. Nem mesmo no plano ideolgico, como faziam os urbanistas do Movimento Moderno europeu. Depreende-se da anlise deste documento que, antes de tudo, o plano deve se fundar em uma relao simbitica entre teoria e prtica, subsidiando as aes, cujo fim ltimo deve ser o bem-estar da comunidade. Nos embates dos interesses setoriais e de classes, o plano objetiva equacionar tais tenses da melhor forma possvel, sem perder de vista o interesse comum. As questes a serem equacionadas so de ordem e natureza diversas, o que implica dizer que, desde ento, o planejamento nos EUA era entendido como uma atividade multidisciplinar, cuja finalidade no era meramente imediatista, mas antes, comportava uma ampla viso de futuro. Entre os pontos a serem abordados pelo plano, estavam: o embelezamento da cidade, questes sanitrias, questes econmicas e questes quanto eficincia dos servios prestados.

ps v.19 n.32 so paulo dez embro 2012

J na primeira dcada de 20, nos EUA, distinguem-se vrios nveis de planejamento: desde o nacional, at o urbano, passando pelo regional e metropolitano. Para os norte-americanos de ento, o objetivo do planejamento regional era trazer eficincia e unificar o desenvolvimento fsico de uma determinada regio, tanto quanto possvel. Por sua vez, o planejamento metropolitano tinha em vista a conservao dos interesses comuns e diversos, de uma cidade ou grupo de cidades, e o territrio externo, que inclui a esfera de influncia mais imediata do mesmo. O resultado disso a diviso em distritos por linhas jurisdicionais, que, por sua vez, criam as dificuldades administrativas dos mesmos. Todo planejamento metropolitano um tipo de planejamento regional. Uma distino prpria entre eles que o planejamento metropolitano preocupase mais marcadamente com problemas urbanos, e o planejamento regional tem uma extenso maior, preocupando-se com o desenvolvimento, a conservao e a utilizao dos recursos naturais de uma determinada extenso territorial. Ainda segundo Williams, os planos para as cidades em geral, e as norteamericanas, em particular, no deveriam e no poderiam preterir nenhuma das questes referentes aos mesmos, tais como questes sanitrias, trfego, embelezamento, paisagismo, entre outras, e que a cidade era compreendida/ operacionalizada em sua totalidade, visando as relaes harmoniosas da parte com o conjunto. Seria da boa adequao dessas questes que resultaria o sucesso do planejamento. Prioritariamente, o planejamento urbano teria seu foco nas questes pblicas, isto , localizao e dimenses de ruas, avenidas, parques, etc. O plano urbano, por outro lado, no poderia e no deveria interferir na propriedade privada, salvo nas questes em que a relao do pblico com o privado interferisse na ordem da cidade, ou que o interesse particular se superpusesse ao bem comum. O plano deveria ser suficientemente abrangente, e sua administrao amplamente malevel, a ponto de permitir a negociao e a adequao dos interesses, no raro conflitantes, entre as esferas pblica e privada. O plano no deveria ater-se s especificaes e caractersticas dos prdios, para tal deveria haver legislao prpria, que estabelecesse os padres, alturas e demisses dos mesmos. Esta, por si s, seria uma cincia parte. nesse contexto que Williams escreve:
a city consists of land assigned to streets, parks and other public purposes, and of land devoted to house, stores, factories and similar private purposes. To the attainment of unity in city construction, which is the aim of city planning, some measure of control over all this land, whether publicly used, is necessary. This guidance the state may exercise in two ways: by government ownership and by governmental regulation. The legal principles under which this ownership and regulation are obtained are fundamental in city planning law.48

ps-

151

Como amplamente se percebe, o City Planning norte-americano no passa s margens de uma ao poltica; muitssimo pelo contrrio. Ele um instrumento poltico de ao sobre o processo de produo do espao construdo. O planejamento, nesse sentido, expressaria a busca de equacionar, por meio de uma ao poltica no espao, as tenses sociais (econmicas,

artigo s p. 136-157

polticas, culturais) que, em sua acepo mais complexa, se traduzem na relao entre pblico e privado. So inegveis as relaes de poder que o planejamento engendra neste contexto, coisa que, em momento algum, negado ou escamoteado. Neste contexto, a definio de City Planning encontrada no plano para a cidade norte americana de Peoria, em 1937, bem clara:
City Planning is that phase of municipal activity which analyzes the character and probable extent of the citys growth, suggests certain physical readjustments, and provides for the proper development and coordination of all future improvements.49

152
ps-

Como se v, desde sempre, nos EUA, o planejamento est subordinado a uma srie de relaes socioespaciais que transcendem a esfera fsicoadministrativo-poltica de uma cidade. A fim de ordenar e controlar o fenmeno urbano, manifestao espacial mxima do processo de urbanizao, recorre-se a instncias diferentes e hierarquizadas de planejamento. Estas guardavam uma forte simbiose, mas possuam interesses e objetivos bem delimitados. Da advm que a cidade no tomada como uma unidade isolada, nem fechada em si, mas, antes, uma parcela que compe, faz parte de um todo muito maior: o territrio. Neste contexto, no difcil entender por que a cincia City Planning, nos EUA, - diferentemente do urbanismo, marcadamente europeu -, no criao de um profissional, de um especialista. Antes, fruto da elaborao de uma equipe de profissionais. O City Planning, desde sempre, foi uma atividade multidisciplinar. Em outra perspectiva, ao pensar a cidade como uma unidade aberta, ao v-la como a manifestao de um processo mais amplo e entend-la, ela mesma, como processo, o City Planning norte-americano no produziu nem tratados, nem manuais de planejamento. Antes, produziu muitos livros, artigos e relatrios que enfocavam aspectos determinados do mesmo. assim que encontramos livros que abordam os aspectos jurdicos, sociolgicos, arquitetnicos, higinicos, administrativos, formais, entre outros, do processo de planejamento. Ao ser, antes de qualquer coisa, uma prxis (sem, em momento algum, negar ou se contrapor teoria), o City Planning norte-americano no parte de modelos preestabelecidos, os quais, no raro, eram rgidos e utpicos, mas, antes, das condies, limites e exigncias postas por determinada comunidade. Neste sentido, o City Planning norte-americano tem como ponto de partida a sociedade como um todo. Sendo assim, nos EUA, o planejamento um instrumento poltico e de poder, que busca traduzir e equacionar, expressandose no espao, as tenses sociais gestadas no mbito poltico, tanto na esfera do pblico, quanto do privado. Visa no o indivduo, mas o desenvolvimento da cidade, ou (de forma mais ampla) da sociedade como um todo.

ps v.19 n.32 so paulo dez embro 2012

Consideraes finais. urbanismo europeu versus planejamento urbano norte-americano: to longe, to perto
As observaes anteriormente realizadas podem ser sistematizadas no quadro a seguir: Diferenas entre urbanismo e planejamento urbano (em sua acepo inicial)
Urbanismo V a cidade como obra de arte Em sua viso original e dominante, se quer cincia e arte, ambas em estreita relao com as cincias sociais. Atividade de um especialista: o urbanista. Ideologicamente despolitizado, ainda que contenha uma crtica utpica s cidades existentes. Negao do mesmo como um ato de poder. Pensa a partir de modelos. A cidade vista como uma unidade fechada. Parte do particular para buscar a universalidade. No trabalha com uma viso global da sociedade. Marcadamente utpico. Terico. ainda que, explicitamente, vise a prtica. Gerou tratados urbansticos. Marcadamente europeu. Planejamento urbano V a cidade como mercadoria Instrumento poltico que visa equacionar as tenses econmicas e sociais, operando e intervindo no processo de produo do espao construdo. Atividade de vrios especialistas (atividade multidisciplinar). Assume sua ao como poltica.

ps-

153

Aceitao do mesmo como um ato de poder. Pensa a partir de processos. A cidade vista como uma unidade aberta. Parte do universal para buscar a particularidade de cada cidade. Trabalha com uma viso global da sociedade. Marcadamente prtico. Prtico, ainda que fortemente alicerado pela teoria. Gerou livros e relatrios temticos. Marcadamente norte-americano.

Deste quadro, depreendemos que, pelo menos dentro da argumentao elaborada aqui, o urbanismo parte integrante do planejamento. So instncias distintas de reflexo e ao sobre a cidade, que, ao interagirem, retroalimentando-se - ainda que possuam contornos diferentes e bem delimitados , buscam dar uma resposta aos problemas postos para cidade emersa com a Revoluo Industrial. Sendo assim, o campo de ao do planejamento seria mais amplo que o do urbanismo.

artigo s p. 136-157

Retomando as observaes de Heisenberg, haveremos de notar como a diferena que ele estabelece entre norte-americanos e europeus cabe perfeitamente para esclarecer as diferenas entre essas duas cincias do espao. Se a cidade a parte, e o territrio, o todo, haveremos de concordar que o enfrentamento da problemtica da ordenao deste todo s possvel quando a parte enfrentada em sua complexidade, em sua totalidade. Gestando solues que ora se antagonizam, ora confluem para os mesmo pontos, urbanismo e planejamento esto to perto e to longe, ao mesmo tempo. As verdades profundas de uma podem se contrapor s verdades profundas da outra, no entanto, se complementam em sua complexidade. Da podermos aventar que a histria do urbanismo est para o urbanismo europeu, como aqui defendido, assim como a histria da produo do espao construdo est para o planejamento norte-americano, como aqui, igualmente, defendido. Uma prenhe da outra.

154
1

Notas
Heisenberg, 1996. 1996, p. 114. 1996, p. 114.
2 Heisenberg, 3 Heisenberg, 4 5 6 7

ps-

Heisenberg, 1996, p. 122. Heisenberg, 1996, p. 122. Heisenberg, 1996, p. 122. Grifos nossos. Para a elaborao deste artigo, foi consultada a traduo brasileira da obra original em francs: Choay, 1979: 1. No original, as duas ltimas frases esto assim escritas: Et pourtant, elle choue amnager ces lieux. La socit industrielle possde des spcialistes de limplantation urbaine . A traduo destas pode adquirir outros termos no portugus, diferentes dos empregados na traduo consultada. assim que de limplantation urbaine poderia ser traduzido como: da implantao urbana. Como o livro em portugus o mais difundido entre ns, mantemos seu lxico neste artigo. Agradeo professora Ivone Salgado a recomendao de retomar o texto original em francs: LUrbanisme, utopies et ralits Une anthologie . Paris: ditions du Seuil, 1965. Pgina 7, bem como a observao de que Choay no utiliza o termo planejamento urbano nesse trecho da obra em questo. Andrade, 2000, p. 206. Choay, 1979. Choay, 1979, p. 2. (1990, p.7) diferencia trs termos: urbanizao, urbanificao e urbanismo. O primeiro teria um significado bem prximo do que, ao longo deste artigo, temos empregado. Bardet o chama tambm de fenmeno do repleto. A urbanificao seria a aplicao dos princpios do urbanismo. Um o mal, outro o remdio. Essa ambiguidade fica evidente, como bem lembra Lacaze (1990), na definio apresentada por Choay e Merlin, em seu Dictionnaire de lurbanisme : o urbanismo como organizao so intervenes voluntrias, portanto prxis (isto , ao). Estes so tambm uma prtica, ou seja, exerccio de aplicao, de execuo, maneira de fazer, confronto com realidades, hesitao, de onde nasce mais a experincia do que o conhecimento (Choay & Merlin apud Lacaze, 1990, p. 11). Cabe-nos lembrar que Lacaze conclui da que o urbanismo no seria nem uma cincia, nem uma tcnica, o que conflita com a posio de Choay em O Urbanismo . A autora recorre ao dicionrio Larousse, que o define como cincia e teoria da localizao humana . Choay (1979, p. 2). Entre outros: Choay (1979), Benvolo (1974), Bardet (1990), Nez (1951), Harouel (1990).

8 9 10

11 Bardet

12

13

14

ps v.19 n.32 so paulo dez embro 2012

15 16

Argan, 1995. A aproximao entre os citados autores e Argan para por a, visto que este ltimo desenvolve uma viso bem particular do que seja urbanismo. Sua viso relaciona-se muito mais com o estado da arte da disciplina em 1969, quando o texto foi escrito, do que com a manifestao do entendimento que o termo possua quando surgiu. Este o nosso foco. Portanto no aprofundaremos aqui os temas e as questes desenvolvidas por Argan, 1995. As datas, aqui em parnteses, referem-se ao ano da primeira publicao dos mesmos, e no s datas de publicao dos volumes consultados para a elaborao deste artigo. Entretanto h vozes dissonantes, entre elas, Lacaze (1990), que, diferentemente dos demais autores, no v o urbanismo nem como cincia, nem como arte. O autor o entende como um ato de poder. De certa forma, ele se aproxima de Argan, uma vez que utiliza o termo urbanismo em um sentido muito mais amplo que aquele que possua originalmente. O ttulo do mesmo no original : Manire de penser lurbanisme . Corbusier, 1971, p. 11. Entendemos que esse perodo o perodo da gnese do urbanismo moderno, ou, como defendemos neste artigo, gnese do urbanismo do Movimento Moderno, visto que o mesmo no era coeso, nem monoltico, sendo, antes de qualquer coisa, um campo de saber no qual se dava o debate cientfico sobre as diversas maneiras de conceber e intervir na cidade. Nesse sentido, ver: Bobbio, 2004. Nesse sentido, ver: Scherer, 1994. Harouel, 1990, p. 7. textos de Choay a que me refiro so: Prface in Cerd, Ildefonso , La thorie gnerale de Lurbanisation. Prsente et adapte per Antonio Lopez de Aberasturi . Paris: ditions du Seuil, 1979; e The Modern City: Planning in the 19th Century. USA: Fifth Printing, 1989, cujo original de 1969. Agradeo professora Ivone Salgado, pela indicao destas duas referncias bibliogrficas. A bibliografia consultada foi: Choay (1979), Nez (1951) e Bardet (1990), respectivamente. Bardet, 1990, p. 8. Sobre a diferena entre Town Planning e City Planning , ver nota 42. Bardet, 1990, p. 9. Choay, 1979, p. 2. Segundo Bardet (1990: 24), esta rapidamente tornou-se multidisciplinar. Harouel, 1990, p. 7 9. livro em pauta de 1981.

17

18

19 20 21

22 23 24

ps-

155

25 Os

26 27 28 29 30 31 32

33 O 34 35 36

Bardet,1990, p. 27 Grifos do autor. Choay, 1979, p. 18. Benvolo (1974) tambm sublinha esse fato da despolitizao do urbanismo. Entretanto, diferente da francesa, o italiano data de 1848 a mesma. Nesse ponto, os dois autores discordam. Bardet, 1990, p. 10. Bardet, 1990, p. 33. Farchild apud Nez: 1951, 8. Nez, 1951, p. 55. Lacaze, 1990, p. 12. Em outra direo, isso s faz acentuar o carter de campo de debate que o urbanismo moderno tinha no incio, ratificando, assim, nossa compreenso dele como um movimento. Nesse sentido, ver: Kuhn, 1992.

37 38 39 40 41 42

43

artigo s p. 136-157

44

Grosso modo, a traduo para o portugus tanto do termo City, como Town feita para o termo cidade. Contudo, na lngua inglesa, city refere-se metrpole, enquanto town refere-se cidade de mdio e pequeno porte. Williams (1922, p. 1) afirma que a expresso Town Planning utilizada na Inglaterra, j nos EUA usa-se o City Planning . No mbito deste artigo, estamos usando-as como sinnimas. Williams, 1922, p. 1. Fairfield, 1993. Williams, 1922.

45 46

47 Apud 48 49

Williams, 1922: 11. Peoria, 1937, p. 7.

Referncias
o EANDRADE, Carlos Roberto Monteiro de. A peste e o plano : o urbanismo sanitarista do engenheiro Saturnino de Brito. 1992. 2v. Dissertao (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1992. ARGAN, Giulio. Histria da arte como histria da cidade. 2.ed. So Paulo: Martins Fontes, 1995. 280p. BARDET, Gaston. O Urbanismo . Campinas: Papirus, 1990. 141p. BENEVOLO, Leonardo. Le origini dellurbanistica moderna. Roma: Editori Laterza, 1974. 1v. BERNARDINI, Sidney P. Os planos da cidade: As polticas de interveno urbana em Santos De Estevan Fuertes a Saturnino de Brito (1892 1910). So Carlos: Rima/FAPESP, 2006. 330p. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 212p. CHOAY, Franoise. Prface , in Cerd, Ildefonso. La thorie gnerale de lurbanisation. Prsente et adapte per Antonio Lopez de Aberasturi. Paris: ditions du Seuil, 1979. . O urbanismo: utopias e realidade, uma antologia. So Paulo: Perspectiva, 1979. 350p. . The Modern City: Planning in the 19th Century. USA: Fifth Printing, 1989. . LUrbanisme, utopies et ralits Une anthologie . Paris: ditions du Seuil, 1965. CORBUSIER, Le. Planejamento Urbano. 2.ed. So Paulo: Editora Perspectiva, 1971. 200p. . Urbanismo . So Paulo: Martins Fontes, 1992. 307p. FAIRFIELD, John. The mysteries of the great city: the politics of urban design, 1877 1937 . Columbus: Ohio State University Press, c1993. 320p. GITAHY, Maria Lucia Caira. Ventos do mar. Trabalhadores do porto, movimento operrio e cultura urbana em Santos, 1889-1914. So Paulo: Ed. UNESP/ Prefeitura de Santos, 1992. 188p. HAROUEL, Jean-Louis . Histria do urbanismo. Campinas: Papirus, 1990. 150p. HEISENBERG, Werner. A parte e o todo: encontros e conversas sobre fsica, filosofia, religio e poltica . Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 286p. KUHN, Thomas S. A estrutura das revolues cientficas . So Paulo: Editora Perspectiva, 1992. 257p. LACAZE, Jean-Paul. Os mtodos do urbanismo . So Paulo: Papirus, 1993. 132p. NEZ, Lucio Mendieta y. Urbanismo y sociologa . Mxico: Editorial Stylo, 1951. 65p. PEORIA, The city planning commission. A comprehensive city plan, Peoria, Illinois. Peoria: The Greater Peoria Civic Association, 1937. 127p. SCHERER, Rebeca. Sistematizao crtica do conjunto dos trabalhos: contribuio para a abordagem interdisciplinar na rea de urbanizao e planejamento territorial e urbano. 1994. 266p. Tese (Livre Docncia) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1994. SHARP, Thomas . Urbanismo . Argentina: Libro de Edicin Argentina, 1974. WILLIAMS, Frank. The law of city planning and zoning . New York: Macmillan Company, 1922. 738p.

156
ps-

ps v.19 n.32 so paulo dez embro 2012

You might also like