You are on page 1of 9

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.13, n.1, jan./jun. 2010. ISSN digital 1982-1654 ISSN impresso 1516-084X

Experimentando a fotografia como ferramenta de anlise da atividade de trabalho An experience of using photography as an activity of work analysis tool
Resumo O artigo apresenta uma experincia de Oficina de Fotos, desenvolvida em um hospital pblico no Brasil. Nesta, a proposta metodolgica da Clnica da Atividade lana mo do recurso da fotografia digital, fazendo com que o processo de produo da fotografia se d tambm como processo de anlise da atividade. No momento seguinte as fotos produzidas so postas em debate, em um dilogo sobre a atividade que se desenvolve em torno dos modos coletivos de fazer e suas controvrsias. Usado no cenrio da Vigilncia em Sade do Trabalhador, propicia uma anlise em que o conceito de sade adotado o de capacidade de renormatizar, desenvolvendo ofcios e coletivos de trabalho. Palavras-chave: Atividade. Subjetividade. Clnica da atividade. Abstract The article presents a Workshop of Photos experience, developed in a public hospital in Brazil. In it, the methodological proposal the Clinic of the Activity uses digital photography, in which the process of production of the photograph is also a process of analysis of the activity. Immediately after produced, the photos are discussed, in a dialog about the activity that is developed around the collective ways of working and their controversies. Used in the Surveillance in Health of the Workers scenario, it allows an analysis in which the adopted concept of health is the capacity of renormatizing, developing work and collectives of work. Key words: Activity. Subjectivity. Clinic of Activity.

Claudia Osorio
Universidade Federal Fluminense

1 Introduo

OSORIO, Claudia. Experimentando a Fotografia como Ferramenta de Anlise da Atividade de Trabalho. Informtica na Educao: teoria & prtica, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 41-49, jan./jun. 2010.

o perodo de 1989 a 1995 atuei em uma equipe de Vigilncia em Sade do Trabalhador. Ao ingressar como docente e pesquisadora numa universidade federal afastei-me do trabalho na vigilncia. Mas o tema da sade do trabalhador me acompanhou: durante dez anos mantive uma colaborao com um hospital da rede do SUS, na cidade do Rio de Janeiro, atravs de sua Comisso de Sade do Trabalhador. Foram anos fecundos, em que a convivncia com os membros dessa comisso e demais profissionais desse hospital, favoreceram a experimentao de caminhos de pesquisa e interveno em sade do trabalhador de sade. de uma dessas experimentaes que falaremos neste artigo. Nesta parceria, buscvamos caminhos em que o enfrentamento dos acidentes de trabalho com perfuro-cortantes e outros problemas de sade, tpicos do ambiente de trabalho hospitalar, fosse feito coletivamente, de modo a produzir, no hospital, uma ampliao dos modos participativos de gesto do trabalho. Deu-se ento o encontro entre minhas experincias anteriores, em que usei as ferramentas da Vigilncia em Sade do Trabalhador (MACHADO, 1997) e da Anlise Institucional (LOURAU, 1993), com a proposta terico-metodolgica da Clnica da Atividade (OSORIO, MACHADO & MINAYO-GOMEZ, 2005).

41

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.13, n.1, jan./jun. 2010. ISSN digital 1982-1654 ISSN impresso 1516-084X

Na parceria com a Comisso de Sade do Trabalhador do Hospital e com um grupo de estagirios de psicologia, propus trabalhar estas questes com um dispositivo a que chamamos Oficina de Fotos. Neste artigo, vou lanar mo dessa experincia para debater algumas possibilidades da anlise do trabalho, ou da psicologia do trabalho, como dispositivo clnico, ou seja, adequado para produzir um modo de interveno em sade (do trabalhador) que tem como objetivo ampliar a vitalidade dos coletivos de trabalho e de seus recursos para a ao.

A atividade possui ento um volume que transborda a atividade realizada. Sendo assim,
[...] compreendemos que a atividade exige a mobilizao da subjetividade e, portanto, a anlise do trabalho, para ser efetiva, precisar dispor de metodologias que levem em considerao a produo de subjetividade, o que, dito de outra forma, faz com que a anlise do trabalho tenha que incluir em seus estudos o que se produz naquele que produz enquanto produzindo. (MAIA, 2006, p. 28)

2 Atividade e subjetividade
Na visada terica aqui proposta, a compreenso da relao entre o trabalho e a subjetividade centrada na atividade de trabalho como fonte permanente de recriao de novas formas de viver. A subjetividade entendida como produto da atividade (CLOT, 2006a). A atividade sempre mais do que os gestos realizados, passveis de observao direta. Sujeita a presses, normas, situaes mutantes, a atividade sempre se realiza em um plano de interferncias de intenes, exigindo decises do operador que deve, ento, proteger as suas de outras intenes concorrentes (MAIA, 2006, p. 28). Dizendo de outra forma, a atividade sempre um conflito entre vrias atividades possveis. Sendo a atividade realizada uma ao estabelecida entre outras concorrentes, define-se a atividade de uma forma ampliada. Para alm de uma concepo amorfa, desencarnada, da atividade de trabalho, prope-se incluir neste conceito os conflitos do real. A atividade no somente aquilo que se faz.
O real da atividade tambm o que no se faz, aquilo que no se pode fazer, o que se tenta fazer sem conseguir os fracassos aquilo que se desejaria ou poderia fazer, aquilo que no se faz mais, aquilo que se pensa ou sonha poder fazer em outro momento. necessrio acrescentar aqui um paradoxo freqente atividade aquilo que se faz para no fazer o que tem que ser feito, ou ainda, o que se faz sem desejar fazer. Sem contar o que deve ser refeito. Em matria de atividade, o realizado no possui o monoplio do real. A fadiga, o desgaste psquico, se compreende tanto por aquilo que os trabalhadores no podem fazer, quanto por aquilo que eles fazem (CLOT, 2001b, p.50.).

Clnica da Atividade interessa compreender as relaes entre o real e o realizado e em que condies a experincia vivida pode ser, ou vir a ser, um meio de viver outras experincias. No trabalho se d a construo coletiva de recursos para ao, constituindo-se o gnero da atividade de trabalho: um conceito que, nessa perspectiva, no remete diviso sexual do trabalho, mas a um plano coletivo de constituio do trabalho. Para a Clnica da Atividade, o trabalhar sempre uma dimenso coletiva, mesmo que se desenvolva por um nico trabalhador. Na formulao de Miguel Maia,

Toda atividade de trabalho pode ser entendida como um encontro entre corpos, atravessamentos mltiplos que se agenciam, se interconectam, demandando escolhas e decises e, portanto, tornando todo trabalho uma atividade de criao. Mais do que um mero executor de tarefas, o trabalhador constitui e constitudo pela sua atividade, sendo ao mesmo tempo produtor e produto, estando presente a capacidade de afetar e de ser afetado. Um trnsito no qual o coletivo devm singular e o singular devm trabalhador e, simultaneamente, o singular devm coletivo e o coletivo devm gnero da atividade, de forma que a competncia se produz em uma emergncia no e atravs do plano no qual singular e coletivo no so dicotmicos, mas causas/efeitos [...] de atravessamentos de corpos. (MAIA, 2006, p. 30-31)

Este referencial comum, do qual o gnero constitudo e constituinte, no deve ser entendido como o somatrio dos referenciais individuais, como se ele fosse o todo do qual os indivduos seriam as partes, pois ele possui um componente transpessoal, ou genrico, no sentido de que sendo de todos a ningum pertence. O gnero se constitui na dimenso

42

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.13, n.1, jan./jun. 2010. ISSN digital 1982-1654 ISSN impresso 1516-084X

transpessoal do ofcio (CLOT, 2006b) 1. O gnero uma espcie de corpo intermedirio que permite, por exemplo, que dois trabalhadores que no se conhecem possam ser capazes de se coordenarem eficazmente para realizar um objetivo difcil dentro de um contexto complexo de trabalho, por possurem um gnero de atividade semelhante, que lhes facilita a maneira de lidar com as coisas e as pessoas (CLOT, 2001a) em um contexto profissional. Este referencial elaborado em comum estabelece as regras no escritas e no imutveis em uma situao dialgica que supe a elaborao comum. Ele inscreve o saber-fazer considerado na histria de um coletivo, o coletivo de ofcio. O coletivo de ofcio, de acordo com Damien Cru, (apud CLOT, 2006b, p. 128) se define pela existncia simultnea de vrios trabalhadores, uma obra comum, uma linguagem comum, a existncia de regras comuns e o respeito durvel de cada um por essas regras, o que supe um encaminhamento individual que vai do conhecimento das regras sua interiorizao. Na formulao da Clnica da Atividade, o coletivo de ofcio supe

que eles sabem que devem fazer graas a pressupostos avaliativos em comum, sem que seja necessrio re-especificar a tarefa a cada vez que ela se apresenta. como uma senha conhecida somente por aqueles que pertencem ao mesmo horizonte social e profissional. (CLOT, 2006b: p.129)

[...] o exerccio de um trabalho sobre o trabalho, de um ofcio ao quadrado coletivamente organizado. [...] deve haver uma histria comum de reorganizao do trabalho coletivo por um coletivo de trabalho: a histria aberta de uma estilizao genrica indispensvel para conservar uma capacidade de agir em conjunto face ao real. (CLOT, 2006b: p.128)

Singular e coletivo ao mesmo tempo, o gnero sempre plural, de forma que podemos entender que em toda atividade que se processa concorrem gneros diferenciados, exigentes de um tempo diferente do prescrito para que possa haver a elaborao comum, s possvel se privilegiarmos a formao de coletivos de trabalho. O tempo de produo sem considerar o tempo necessrio a esta elaborao comum, to caracterstico da organizao do trabalho contemporneo, em realidade impede de trabalhar, j que, na acepo da Clnica da Atividade, ter acesso ao gnero e o tempo necessrio para dele se apropriar e para expandi-lo fundamental para o processamento da atividade. Sem esse acesso a uma combinao de regras escritas e no escritas, dificulta-se que o gnero exera sua funo de meio de ao, fazendo com que aqueles que trabalham estejam entregues a si mesmos em uma situao que se degrada (CLOT, 2006a, p. 38), amputados em sua capacidade de agir, em sofrimento psquico.

O conceito de estilo nos leva s renormatizaes, s invenes que se faz a partir do gnero profissional e renovando esse mesmo gnero. Na atividade os trabalhadores experimentam variantes dos modos habituais ou j consagrados de agir, ampliando deste modo os recursos coletivos para a ao. Yves Clot apresenta o gnero da atividade profissional como um instrumento para agir, um respondente profissional
[...] parte sub-entendida da atividade que os trabalhadores de um dado meio de trabalho conhecem e vem, atendem e reconhecem, apreciam ou temem; aquilo que lhes comum e que os rene sob condies reais de vida; aquilo

No trabalho coletivo, o coletivo de trabalho mobiliza instrumentos genricos. Quando isso no ocorre, os riscos de desregulao da atividade individual aumentam, com consequncias tanto para a segurana do trabalho quanto para a sade dos trabalhadores. (CLOT, 2006b, p. 128)

1 As tradues de textos originalmente em francs so de responsabilidade da autora.

Se o debate entre os diferentes possveis est dificultado ou interrompido, ou seja, se o gnero encontra-se em sofrimento, torna-se ento difcil dar sentido a atividade, desenvolver-se pessoal e coletivamente. Quando o gnero no est disponvel, em boas condies, decorre da tanto um prejuzo para a sade dos trabalhadores quanto para a segurana das operaes e instalaes. Estudando detalhadamente aquilo que os trabalhadores fazem, aquilo que eles dizem do que fazem, mas tambm aquilo que eles fazem do que eles dizem, ns desembocamos em um reconhecimento das possibilidades insuspeitadas pelos prprios trabalhadores (CLOT, 2001a).

43

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.13, n.1, jan./jun. 2010. ISSN digital 1982-1654 ISSN impresso 1516-084X

A anlise do trabalho apresenta-se ento como uma possibilidade de interveno clnica, que tem como objetivo restabelecer o dinamismo do gnero. Mas isso no significa que nessa perspectiva no se produza conhecimento sobre o trabalho, seus processos de transformao de tarefa em atividade, e outros aspectos importantes. Se trabalho e atividade de trabalho so processos, precisamos p-los em andamento para sobre eles apreendermos algo.

profissional como objeto de trabalho, ou seja, como objeto de reflexo coletiva. Na aproximao do trabalho como experincia, uma referncia indispensvel a distino entre trabalho prescrito e trabalho realizado. A dimenso vivida do trabalho sempre uma (re)criao, uma novidade, no pode ser facilmente apreendida em palavras ou descrita previamente, mesmo levando em considerao o depoimento daqueles que trabalham. Numa das referncias de nosso trabalho, a ergologia, encontramos os comentrios de Yves Schwartz, que diz:
A experincia vivida em situao de trabalho no pode jamais ser adequadamente pr-descrita por palavras combinadas, sequncias de frases, uma vez que toda configurao da atividade em parte indita. [...] Se o trabalho real difere sempre do prescrito porque os atores sempre precisam antecipar e fazer a gesto dos acontecimentos, dos eventos aleatrios, variveis dos quais fazem parte esses mesmos atores como indivduos singulares que fazem com que a ao efetiva no seja jamais aquela prevista conceitualmente; as palavras que a prescrevem [...] formam sintaxes de certa maneira mutiladoras se comparadas aos atos eficazes realmente realizados. (SCHWARTZ, 1993, p. 124)

3 Metodologia de pesquisa e interveno


O que se prope uma forma de co-anlise do trabalho, praticada no ambiente habitual de trabalho. necessrio considerar que o analista do trabalho precedido neste ambiente por aqueles que nele exercem seu ofcio. Ele encontra a sujeitos que j conhecem e interpretam seu meio ambiente de trabalho, tendo atribudo a esse trabalho sentidos que procuram preservar. H a uma psicologia prtica construda pelos trabalhadores, exercida a fim de decifrar os objetivos e motivaes das aes humanas, assim como a reconceber os instrumentos necessrios ao frente aos caprichos do trabalho real. Essa psicologia uma psicologia do sentido e da eficincia da ao ordinria. por isso que, comparada com a psicologia cientfica, ela to pessoal, to coletiva, to concreta e to verdadeiramente viva. Encontramos ento conceitos cotidianos que organizam a experincia de trabalho, implcitos nas descries formuladas muitas vezes em um vocabulrio metafrico (CLOT, 2006a, p. 125-133). A anlise do trabalho, para levar em conta a experincia dos trabalhadores, deve tomar esses conhecimentos como ponto de partida, colocando-os em dilogo com o saber acadmico que trazido pelo analista do trabalho. Aqueles que tm sua atividade profissional posta em anlise no transmitem aos analistas/ pesquisadores verdades sobre seu trabalho. Eles se servem da presena destes analistas para se confrontar com diversos aspectos de seu trabalho, com seus possveis e impossveis. A experincia de trabalho pode, na anlise que se caracteriza como uma nova experincia, se enriquecer, tomando o gnero de sua atividade

Essa aproximao que Schwartz faz do tema nos remete questo das metodologias de anlise e interveno. Se a atividade no pode ser pr-descrita, a utilidade que poder ter uma anlise que produza como resultado principal uma descrio ser sempre limitada. O trabalho, entendido como enigma, se desvela no seu processo de criao e recriao. Faz-se necessrio, ento, transform-lo para compreend-lo. Dado que toda tentativa de compreender o trabalho falha, sendo este sempre um processo em grande parte invisvel a olho nu, devemos pensar em empregar mtodos indiretos para analisar a atividade. Segundo Vigotski (apud LITIM, 2006, p. 91) em movimento que o corpo nos mostra o que ele Assim, somente atravs de uma experimentao transformadora que a atividade de trabalho pode liberar seus segredos, j que ao transformar cada realizao em recurso para uma nova realizao que o real da atividade se manifesta em seus desenvolvimentos. (CLOT apud LITIM, 2006, p. 91) Foi nessa perspectiva que Yves Clot e Daniel Fata (2000) propuseram a autoconfrontao cruzada como mtodo.

44

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.13, n.1, jan./jun. 2010. ISSN digital 1982-1654 ISSN impresso 1516-084X

No mtodo da autoconfrontao cruzada, so feitas filmagens em vdeo de dois trabalhadores que desenvolvem uma mesma atividade, escolhida de forma coletiva, em discusses entre os analistas/pesquisadores e o grupo de referncia que acompanha a pesquisa. Em um primeiro momento faz-se uma autoconfrontao simples, em que cada trabalhador comenta as seqncias filmadas em vdeo de sua prpria atividade. Este comentrio dirigido ao analista/pesquisador. No segundo momento, configurando a autoconfrontao cruzada, cada trabalhador produz um novo comentrio, das mesmas seqncias filmadas, agora dirigido no apenas ao analista/pesquisador, mas tambm ao colega (o outro trabalhador filmado). Os comentrios dirigidos ao analista do trabalho e ao par, colega da mesma profisso, no sero os mesmos. Neste processo h uma atividade de anlise, feita sobre a atividade filmada. Esta anlise voltada para seu objeto os registros em vdeo mas tambm para o analista/pesquisador e para o colega. Ele procura, em cada um desses dois interlocutores, pistas de como agir sobre eles. Como falar de seu trabalho ao analista/pesquisador? E como faz-lo ao dirigir-se ao colega? Ele no procura de imediato em si, nos seus prprios conhecimentos, mas nos outros. Deste modo, ele ver sua prpria atividade pelos olhos de outros. E ir encontrar algo novo, sem que tenha necessariamente procurado (CLOT, 2004). Em nossa experincia propusemos usar no filmagens em vdeo, mas registrar a atividade em fotos. As fotos trazem as marcas da atividade que ser objeto de anlise. Inicialmente escolhemos a fotografia como meio de registro por questes de viabilidade tcnica. Em primeiro lugar, a filmagem em vdeo exige da equipe de pesquisa recursos de filmagem e de edio de que no dispnhamos. Em segundo lugar, a realizao da anlise na autoconfrontao cruzada se d em um espao de tempo2 no compatvel com a formao de alunos de psicologia e residentes de sade pblica, um dos objetivos de nossa colaborao com o Hospital. Necessitvamos de um mtodo mais leve.
2 De acordo com o que apresentado em reunies de pesquisa da Equipe de Clnica da Atividade (CNAM-Paris), as intervenes que utilizam o mtodo da autoconfrontao cruzada duram, na maioria dos casos, cerca de dezoito meses.

Mais leve, mas no mais simples, pois fazer as fotos uma atividade sobre sua atividade cotidiana, produzir novas realidades (MAURENTE & TITONNI, 2007). Observamos ento que seria possvel levar os prprios trabalhadores a fazerem as fotos a serem analisadas: a mquina fotogrfica poderia produzir um efeito interessante, de distanciamento e de produo de espao para o dilogo interior, ou seja, para um dilogo consigo e com o gnero profissional em questo. Essas mesmas marcas fotos so ento discutidas com pares e analistas/pesquisadores, devendo o fotgrafo dizer porque as fez da forma como fez.

4 Dilogos entre pares, sobre e com o trabalho


A primeira Oficina de Fotos que realizamos se deu, em 2005, numa manh, das 8 s 12 horas, e foi seguida de uma reunio de restituio, de uma hora de durao, realizada aps 4 semanas. Para trazer o profissional de sade para o lugar de co-analista, propusemos que os trabalhadores de sade participantes da Oficina produzissem, eles mesmos, o material a ser analisado: fotos de situaes positivas e fotos de situaes negativas para a sade do profissional de sade. Nas Oficinas so usadas mquinas fotogrficas digitais, de modo a propiciar a anlise imediata do material, sem necessidade de impresso. Em um grupo de 12 profissionais participantes foram organizados 4 sub-grupos, cada um portando uma mquina e acompanhado de um monitor encarregado de dar suporte tarefa, sem interferir na escolha dos temas. Antes de se dirigir a seus setores de trabalho o sub-grupo discutiu o que iria fotografar. Dirigiu-se ao local escolhido tendo um tempo definido para o retorno. Para definir para onde dirigir a objetiva, fazse necessrio um primeiro debate entre pares. So trs pessoas, com uma nica mquina fotogrfica, que tm como tarefa fotografar situaes em que podero aparecer objetos, mas tambm outros trabalhadores do hospital, pacientes ou familiares de pacientes. Neste momento, como nos prximos, se do dilogos reais e virtuais. Estes, os virtuais, talvez venham a se tornar audveis na discusso

45

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.13, n.1, jan./jun. 2010. ISSN digital 1982-1654 ISSN impresso 1516-084X

em que entraro outros interlocutores, que no compartilham do mesmo gnero de atividade profissional: os componentes da Comisso de Sade do Trabalhador e os coordenadores da Oficina no caso, pesquisadores / psiclogos e alunos ligados ao curso de psicologia. Cada sub-grupo tinha a tarefa de mostrar ao grupo maior 5 fotos de situaes positivas e 5 de situaes negativas. Os sub-grupos retornaram com muitas fotos e fizeram ento uma seleo. As fotos selecionadas pelos 4 sub-grupos foram exibidas com o auxlio de data-show e discutidas uma a uma. Ao final foram selecionadas, dentre as 40 fotos discutidas, 10 fotos para compor um pster a ser apresentado na Assemblia Cientfica anual do Hospital. Neste pster, os participantes da Oficina figuraram como fotgrafos. A partir de ento outras Oficinas de Fotos foram realizadas com pequenas variaes na sua dinmica, buscando sempre desenvolver a proposta metodolgica da Clnica da Atividade. A interveno aqui proposta busca mais do que conhecer, analisar ou denunciar as formas de dominao e sofrimento existentes: busca provocar as possibilidades que os trabalhadores tm de criar e recriar recursos para sua atividade profissional. O dispositivo instalado deve levar o trabalhador posio de observador de seu prprio trabalho. O analista do trabalho, como interlocutor, busca possibilitar que o trabalhador se surpreenda com aquilo que, por muito familiar, j passava desapercebido. E favorecer que os diferentes modos possveis de enfrentamento do real da atividade sejam postos em debate, desenvolvendo o gnero e ampliando suas possibilidades como instrumento para a ao de cada um. Na Oficina de Fotos as vrias etapas da tarefa proposta exigem dos participantes por o trabalho de todo dia em debate. Modos diferentes de fazer e pensar o trabalho vm a baila quando se tem como tarefa coletiva definir o que fotografar, o que no fotografar, como fotografar as situaes escolhidas, o que e como apresentar para o debate com um grupo maior. Este debate se d inicialmente num grupo restrito de pares, na presena de um monitor. Amplia-se, a princpio, com interlocutores virtuais: deve-se definir o que ser apresentado ao grupo maior e ao analista do trabalho que coordena a Oficina. Prossegue com a definio do que e como apresentar ao Hospital, atravs de um pster para a Semana Cientfica: o que se

deseja por em debate com as hierarquias, com um pblico amplo de pares e visitantes, como amostra da atividade realizada, suas caractersticas e dificuldades? Com esse instrumento, o ofcio fala, dilogos diversos so entabulados em diferentes planos que se cruzam. No exemplo que trago pudemos observar algumas caractersticas do trabalho que faz sentido para as enfermeiras, tcnicas e auxiliares de enfermagem do hospital. Em varias fotos aparece o trabalho realizado em meio a relaes de colaborao, principalmente interprofissional: por exemplo, o momento em que uma mdica e uma enfermeira trabalham juntas em uma bancada (Foto 1)3.

Foto 1

A boa organizao, ou a ordem, tida como facilitadora do trabalho bem feito, sendo algo que favorece a sade do trabalhador de sade. Esse o caso de um almoxarifado do centro cirrgico, bem equipado e com os materiais perfeitamente organizados (Foto 2). J a desorganizao apontada como algo que agride a sade do trabalhador de sade. Assim muitas situaes que so relacionadas maior qualidade da ateno prestada ao doente so apontadas como positivas para a sade do trabalhador da assistncia.

3 As fotos foram tiradas com o conhecimento e permisso de todos os profissionais e usurios presentes, que permitiram tambm seu uso em trabalhos acadmicos. Quando necessrio, os rostos foram editados para impedir a identificao.

46

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.13, n.1, jan./jun. 2010. ISSN digital 1982-1654 ISSN impresso 1516-084X

Foto 4

Foto 2

Surgem tambm como positivos a possibilidade de momentos de pausa e descanso (Foto 3), a capela como local de recolhimento, as flores (Foto 4) e a linda vista que se tem de algumas janelas do hospital.

rarquia no so consensuais: algumas enfermeiras participantes consideram a hierarquia importante, necessria, enquanto outras defendem a construo de relaes mais horizontais. A controvrsia tambm est presente na discusso da presena de acompanhantes, em geral familiares, junto ao doente internado (Foto 5). A foto foi tirada por enfermeiras que consideram essa presena positiva, mas muitos participantes trouxeram as dificuldades existentes no manejo da situao.

Foto 3

Foto 5

As fotos e suas anlises trazem ao debate a complexidade do trabalho. A mesma foto do espao interno do hospital, com lindas flores (Foto 4) apresenta ao fundo as rampas construdas para um possvel escape de emergncia. Mas no esto bem conservadas, lembram os participantes, e esto escorregadias. As polmicas comparecem tambm no que diz respeito ao trabalho em equipe (Foto 1). Se todos concordam que essa colaborao positiva, os modos de ver as relaes de hie-

Aps o evento cientfico em que o pster foi exibido, foi feita uma reunio de restituio. Nesta foram relatados outros dilogos sobre o trabalho que teriam sido disparados pela Oficina ou pela exibio do pster. Foi relatado tambm que, ao saber que alguns setores de trabalho dispunham de salas de descanso, outras equipes que no dispem destes espaos em seus setores de trabalho estavam se mobilizando para produzir para si mesmas algo similar.

47

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.13, n.1, jan./jun. 2010. ISSN digital 1982-1654 ISSN impresso 1516-084X

Retomando os aspectos terico-metodolgicos, na Oficina de Fotos: Usando a mquina fotogrfica como instrumento, desloca-se o trabalhador para o lugar de observador e analista do seu trabalho. Tambm o analista/pesquisador do trabalho instrumento do debate sobre o trabalho que se instala, j que um novo interlocutor tambm induz o mesmo deslocamento. Faz-se o debate sobre uma marca do trabalho: uma marca produzida coletivamente, j como fruto do dilogo que pe o gnero em manuteno; deste modo, o debate se faz sobre a atividade, evitando a personalizao e o julgamento sobre as escolhas individuais. As polmicas suscitadas so trazidas sem que se considere que h necessariamente uma verdade, ou que o consenso seja o objetivo. Ao contrrio, a controvrsia foi aceita como um recurso para ampliao de recursos coletivos para a ao. Por ltimo, mas no menos importante, o debate se faz de modo recorrente, favorecendo deslocamentos, elaboraes e re-elaboraes, nas anlises que se produzem.

5 Consideraes finais

No momento atual observamos, na maior parte dos locais de trabalho, gneros que no contm os recursos de que os trabalhadores necessitam para o enfrentamento dos dilemas da atividade. Aumentam as exigncias e reduzem-se os recursos existentes para fazer frente a essas exigncias. Nesta situao, os coletivos de trabalho enfraquecidos encontram dificuldades em fazer a necessria manuteno dos recursos para a ao que compem os gneros de atividade profissional a que nos referimos acima. A atividade clnica em Psicologia do Trabalho demandada de diversas formas. Esse ento o gnero de atividade profissional que cabe a ns desenvolver. E, retomando o que foi apresentado inicialmente, o desenvolvimento no Brasil de uma rede de vigilncia em sade do trabalhador, coloca para os profissionais de sade de diferentes inseres uma convocao qual devemos responder. E responder contribuindo para um gnero Sade do Trabalhador em que se destaquem seus eixos mais libertrios e no aqueles mais ligados a propostas de controle e disciplinamento.

Referncias
CLOT, Yves. A funo psicolgica do trabalho. Petrpolis: Editora Vozes, 2006 a. CLOT, Yves. Lactivit entre lindividuel et le collectif: approche dveloppementale. In: Vallery, G. & Amalberti, R. (dir.). Lanalyse du travail en perspective: influences et volutions. Octars: Toulouse, 2006b. P. 127-139. CLOT, Yves. Clinique du travail et clinique de lactivit. In: CLOT, Y. & LHUILIER, D. (dir.). Nouvelle Revue de Psychosociologie, v. 1, p. 31-44, 2006c. CLOT, Yves. Le travail entre fonctionnement et dveloppement. Bulletin de Psychologie, v. 57, n. 1, p. 5-12, 2004. CLOT, Yves. ditorial, ducation Permanente: Clinique de lactivit et pouvoir dagir, v. 146, p. 7-16, 2001a. CLOT, Yves. Clinique du travail, clinique du rel. Le Journal des Psychologues, n. 185, 2001b. CLOT, Yves. Le travail sans lhomme? Paris: ditions La Dcouverte, 1995. CLOT, Yves & FATA, Daniel. Genres et styles en analyse du travail: Concepts et mthodes, Travailler, 4, p. 7-42, 2000. CRU, Damien. Les rgles du mtier. In Plaisir et souffrance dans le travail v. 2. Paris: AOCIP, 1957-1988.

48

INFORMTICA NA EDUCAO: teoria & prtica

Porto Alegre, v.13, n.1, jan./jun. 2010. ISSN digital 1982-1654 ISSN impresso 1516-084X

LITIM. Malika. Les histoires du travail: un instrument du dveloppement du mtier et de lactivit professionnelle. Une analyse de lactivit soignante en grontologie. 2006. Tese (doutorado). CNAM, Paris, 2006. LOURAU, Ren. Anlise institucional e prticas de pesquisa. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 1993. MACHADO, Jorge. Processo de Vigilncia em Sade do Trabalhador. Cadernos de Sade Pblica v.13, suplemento 2, p. 33-45. 1997. MAIA, M. A. B. O corpo invisvel do trabalho: cartografia dos processos de trabalho em sade. 2006. Dissertao (Mestrado) Programa de ps Graduao em Psicologia Universidade Federal Fluminense, Niteri, 2006, BR-RJ. Maurente, Vanessa & titonni, Jaqueline. Imagens como estratgia metodolgica em pesquisa: a fotocomposio e outros caminhos possveis. Psicologia e Sociedade, v. 19 n. 3 p. 33-38, 2007 Minayo-Gomez, Carlos & thedim-costa, sonia. A construo do campo da sade do trabalhador: percurso e dilemas. Cadernos de Sade Pblica, v.13, suplemento 2, p. 21-32, 1997. ODDONE, Ivar, RE, Alessandra & BRIANTE, Gianni. Redcouvrir lexprience ouvrire: vers une autre psychologie du travail? Paris: Messidor, 1981. OSORIO, Claudia, MACHADO, Jorge & MINAYO-GOMEZ, Carlos. Proposio de um mtodo de anlise de anlise coletiva dos acidentes de trabalho no hospital. Cadernos de Sade Pblica, v. 21, n. 2, p. 517-524, 2005. Osorio da Silva, Claudia. & Oliveira, Noeli. Intervenes em Sade do Trabalhador: Psiclogos numa Comisso de Sade do Trabalhador num Hospital Geral Pblico no Rio de Janeiro. Revista do Departamento de Psicologia UFF, v.11, n. 1, p. 40-50, 1999. PROT, Bernard. La fonction du clinicien dans les mthodes de clinique de lactivit. In: CLOT, Y & LHUILIER, D. (dir.). Nouvelle Revue de Psychosociologie v.1, p. 31-44, 2006. SCHWARTZ, Y., 1993; Cest compliqu. Activit symbolique et activit industrieuse. Education Permanente v. 116, p. 119-131, 1993.

Recebido em maio de 2010. Aprovado para publicao em junho de 2010.

Claudia Osorio Professora adjunta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense; Atua na Ps Graduao em Psicologia - Estudos da Subjetividade; Doutora em Sade Pblica Rio de Janeiro-RJ/Brasil. Email: claudiaosorio@terra.com.br

49

You might also like