You are on page 1of 10

Apelao Cvel n. 2013.026742-8, de So Joo Batista Relator: Des.

Monteiro Rocha

DIREITO CIVIL OBRIGAES RESPONSABILIDADE CIVIL - COMPRA REALIZADA POR TERCEIRO NEGATIVAO CREDITCIA INDEVIDA - INEXISTNCIA DE DBITO C/C INDENIZAO POR ABALO DE CRDITO PROCEDNCIA DO PEDIDO DECLARATRIO E IMPROCEDNCIA DA INDENIZATRIA - APELO DO AUTOR 1. OBRIGAO INDENIZATRIA EXISTENTE INOCORRNCIA DE REGISTRO PREEXISTENTE LEGTIMO ACOLHIMENTO - ANOTAES POSTERIORES ILEGTIMAS CONFIGURAO - INAPLICABILIDADE DA SMULA 385 DO STJ - INSCRIO IRREGULAR INCONTROVERSA DEVER DE INDENIZAR 2. QUANTUM REPARATRIO FIXAO PRINCPIOS DA RAZOABILIDADE E DA PROPORCIONALIDADE RECURSO PROVIDO SENTENA REFORMADA 1. No se atribui ao autor a pecha de devedor contumaz quando os supostos dbitos que originaram as restries em seu nome no foram contrados por si, mas por falsrio que se apossou de seus documentos. 2. Comete ilcito estabelecimento comercial que contrata com falsrio supostamente consumidor, sendo presumidos os prejuzos decorrentes de tal ilcito numa relao de causalidade entre ambos. 3. A fixao de indenizao por abalo de crdito deve atender aos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, mormente quando o consumidor busca reparao em outras aes semelhantes.

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelao Cvel n. 2013.026742-8, da comarca de So Joo Batista (1 Vara), em que apelante Cludio Pereira, sendo apelada Magazine Luiza S/A:

A Segunda Cmara de Direito Civil decidiu, por votao unnime, conhecer do recurso e dar-lhe provimento, nos termos do voto do relator. Custas na forma da lei.

Presidiu a sesso o Exmo. Sr. Des. Trindade dos Santos e participaram do julgamento, realizado nesta data, os Exmos. Srs. Desembargadores Joo Batista Ges Ulyssa e Gilberto Gomes de Oliveira. Florianpolis, 13 de junho de 2013. Monteiro Rocha RELATOR

Gabinete Des. Monteiro Rocha

RELATRIO Trata-se de ao de reparao de danos movida por Claudio Pereira em face de Magazine Luiza S/A, sob o argumento de que foi negativado indevidamente em cadastro de proteo ao crdito. Salientou que teve seus documentos furtados, conforme anotado em boletim de ocorrncia, e que aps esse fato vrias cobranas em seu nome apareceram, pelo que procurou a CDL de sua regio, onde verificou que seu CPF possua vrias restries em razo da utilizao de seus dados. Pondera que as restries cadastrais geraram graves consequncias para sua reputao e situao financeira, pois no dispe de crdito na praa, no podendo adquirir bens de consumo e tampouco realizar operaes financeiras. Assim discorrendo, requereu a exibio da documentao existente sobre sua negativao e a condenao da r ao pagamento de indenizao em razo do abalo de crdito sofrido, a inverso do nus da prova e os benefcios da justia gratuita, alm dos consectrios decorrentes da sucumbncia. Devidamente citada, a r apresentou contestao s fls. 26-49, alegando, preliminarmente, ser parte ilegtima passiva ad causam para figurar no plo passivo da demanda, pois o negcio que ensejou a inscrio do autor foi pago mediante carto de crdito, sendo que a negativao foi realizada pela empresa Luizacred, responsvel pela liberao do crdito e pelas cobranas. Esclareceu que o nome do autor foi retirado dos rgos de proteo ao crdito e que realizou sua atribuio contratual, que a de entregar os produtos adquiridos pelo autor, aps o pagamento da compra. No mrito, sustentou que no h documento comprovando a alegada fraude e que o autor no teve seus documentos extraviados, sendo que, se a compra foi realizada por terceiro estelionatrio, que estava na posse dos documentos pessoais do autor, hiptese em que a r foi tambm vtima de conduta criminosa. Apontou que a relao que possui com o autor to somente de compra e venda e que o autor firmou contrato com Luizacred objetivando pagar a compra realizada. Frisou que inexiste nexo de causalidade no caso e que no agiu com negligncia. Enfatizou que o autor devedor costumaz, devido existncia de diversas inscries em seu nome nos cadastros restritivos de crdito e que no cabe a inverso do nus da prova, pois o autor no comprovou o dano moral alegado. Ao final, requereu a extino do processo, sem julgamento do mrito, por ilegitimidade passiva ad causam, e a improcedncia da ao. Processado o feito, a sentena comps a lide nos seguintes termos:
"Ante o exposto, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTES os pedidos formulados por Cludio Pereira para: "a) determinar a excluso do nome da parte autora do rol de inadimplentes em relao a dvida com a r Magazine Luiza SA; "b) declarar a inexistncia da dvida da parte autora para com a r, em relao
Gabinete Des. Monteiro Rocha

ao contrato de fl. 12. "Tendo em vista a sucumbncia recproca, condeno cada uma das partes ao pagamento de 50% das custas processuais e honorrios advocatcios fixados em R$ 500,00 para cada um dos procuradores".

Inconformado com a prestao jurisdicional, o autor interps apelao s fls. 72-77, objetivando a condenao da r ao pagamento de indenizao por danos morais. Alegou que sua inscrio nos cadastros restritivos de crdito se deu de forma ilegal e abusiva, pois a dvida pela qual foi inscrito foi realizada por terceiro que utilizou seus documentos furtados. Disse que a smula n. 385 do STJ no se aplica ao caso, pois as outras negativaes tambm so ilegtimas, derivadas de fraude e objeto de discusso judicial (062.09.003329-0, 062.09.002673-1, 062.09.003531-5, 062.09.003845-4, 062.09.004137-4, 062.09.004219-2, 062.10.001483-8 e 062.11.002523-9, sendo as duas ltimas indenizatrias e as demais de natureza exibitria). Ao final, requereu a parcial reforma da sentena para condenar a r ao pagamento de indenizao por danos morais, mais nus de sucumbncia. Cumprida a fase do art. 518 do CPC sem o oferecimento de contrarrazes pela r, os autos ascenderam a esta superior instncia. o relatrio.

Gabinete Des. Monteiro Rocha

VOTO Conheo do recurso, pois presentes os seus pressupostos objetivos e subjetivos de admissibilidade. Trata-se de apelao interposta pelo autor onde objetiva a parcial reforma da sentena para condenar a r ao pagamento de indenizao por dano moral pois a inscrio nos cadastros restritivos de crdito em seu nome foi de forma ilegal e abusiva e que a smula n. 385 do STJ no se aplica ao caso pois as demais inscries tambm so ilegtimas e decorrentes de fraude. 1. Da obrigao de indenizar A apelada realizou a negativao do autor nos cadastros restritivos de crdito, em virtude de dbitos que no contraiu. A sentena declarou a inexistncia da dvida, mas afastou os danos morais com base na Smula 385 do STJ. Data venia, a sentena merece reforma. A Smula 385 do STJ estabelece que "da anotao irregular em cadastro de proteo ao crdito, no cabe indenizao por dano moral, quando preexistente legtima inscrio, ressalvado o direito ao cancelamento". No caso concreto, o entendimento supra no aplicvel porque no se verifica a pr-existncia de 'legtima' inscrio, no obstante tenha a sentena afirmado que "(...) a parte autora j possua anotaes preexistentes em seu nome (fl. 12)" (fl. 69). O documento de fl. 12 revela que a primeira anotao realizada foi, justamente, a anotao questionada nestes autos, registrada em 24-10-2008; dois dias depois foi realizado o registro pela empresa Ponto Frio, em 26-10-2008, e a anotao de Banco do Brasil S/A em 22-11-2008; as demais anotaes foram realizadas no ano de 2009. Portanto, pedindo venia sentena, o autor no possua anotao preexistente, afastando a incidncia da Smula 385 do Superior Tribunal de Justia. Alm disso, as inscries utilizadas pelo magistrado a quo para afastar a indenizao com base na Smula 385 do STJ tinham a mesma origem ilcita porque no foram por ele contratadas. Com efeito, os documentos de fls. 12 e 54-55 revelam que o autor possua: a) a anotao realizada pela empresa Ponto Frio, de 26/10/2008 (questionada nos autos n. 062.09.002673-1); b) a anotao realizada pela empresa r Magazine Luiza/Luizacred, de 24/10/2008 (questionada nestes autos n. 062.11.004686-4); c) anotaes realizada pela empresa Vivo S/A, de 01/02/2009, 13/01/2009 (questionadas nos autos n. 062.09.003845-4 e 062.11.002523-9); d) a anotao realizada por Banco do Brasil, de 22/11/2008 (questionada nos autos n. 062.09.003329-0). Ento, no se pode utilizar essas inscries ilegtimas para negar a indenizao. que apenas as inscries preexistentes 'legtimas' afastam o direito indenizao.
Gabinete Des. Monteiro Rocha

Por outro lado, a inscrio do autor no rgo de proteo ao crdito foi indevida. Tanto isso verdade que a dvida foi declarada inexistente, sem inconformismo da r, em sentena que reconheceu que a contratao foi celebrada por falsrio. Em situaes como a narrada nos autos comum os autores apresentarem um rol extenso de negativaes em seu nome. Isto ocorre porque o terceiro, de posse dos documentos da vtima e/ou de documentos falsificados e valendo-se de uma fragilidade condenvel dos sistemas de concesso de crdito oferecidos no mercado de consumo, tendem a contratar diversos financiamentos e compras no comrcio local em um curto espao de tempo. Fato coincidente nas presentes aes que os registros so realizados em um intervalo de, no mximo, seis meses a partir da obteno dos dados das vtimas. Isso ocorre porque os terceiros, com base em um risco calculado, aplicam golpes no maior nmero de vezes possvel em um intervalo de tempo que, concomitantemente, propicia-lhes angariar, indevidamente, uma quantidade satisfatria de recursos e sem o risco de serem descobertos. Analisando as datas das outras inscries, foram todas realizadas entre outubro de 2008 e maro de 2009, num prazo de 6 meses, mas todas com vencimento para setembro e outubro de 2008 e uma para fevereiro de 2009, compras realizadas aproximadamente num perodo de 2 meses. Assim, levando-se em conta que tais dbitos no sero adimplidos, consequncia lgica que as vtimas de golpes aplicados por terceiros (aqueles que tiveram seus documentos indevidamente utilizados) tero seus nomes negativados por todas aquelas empresas que foram ludibriadas, gerando, por conseguinte, um rol extenso de registros nos rgos creditcios. Deve-se ter diligncia no momento de analisar o documento comprobatrio da negativao. Isso porque, em casos como o presente, as diversas negativaes em nome dos consumidores se originaram da atuao do terceiro e no por culpa daqueles. Noticiada nos autos a atuao de terceiro, consideram-se ilegais todos os registros havidos em nome do autor em situao que faa presumir a atuao do terceiro, levando-se em conta, principalmente, o intervalo de tempo entre as negativaes e sua localidade de origem. No caso concreto, o raciocnio exposto acima perfeitamente aplicvel. Note-se pelo documento de fl. 12, que todas as negativaes existentes em nome do autor foram realizadas no mesmo perodo (vencimento em setembro ou outubro de 2008). Alm disso, as inscries referem-se a fatos ocorridos em So Paulo e Rio de Janeiro, distante da residncia do autor, em So Joo Batista, Santa Catarina. Portanto, no se deve imputar ao autor a pecha de devedor contumaz, porquanto os dbitos existentes em seu nome no foram contrados por si, mas por homnimo ou terceiro de posse de seus documentos. Verifica-se que no h nos autos indcios capazes de comprovar que foi efetivamente o apelante quem efetuou as compras e os dbitos com a apelada. Pelo
Gabinete Des. Monteiro Rocha

contrrio, os indcios evidenciam a ocorrncia de fraude praticada por terceiro (falsrio), fraude essa pela qual no responde o consumidor, mas sim a requerida. Ao contrrio do que pretende fazer crer o estabelecimento comercial, luz da principiologia consumerista, no caberia ao consumidor fazer prova de que no efetuou compras (prova negativa), e sim, a este provar o vnculo jurdico existente entre si e quele. Ausente tal prova, considera-se que no foi o consumidor, pessoalmente, quem comprou e contraiu o dbito pelo qual foi negativado. Importante destacar o que o prprio juzo a quo ressaltou em sua sentena:
"No h dvidas de que era dever da requerida tomar as cautelas necessrias quando da contratao, com a simples providncia de conferir a veracidade dos dados fornecidos, evitando, assim, o cadastramento de pessoa diversa da parte autora. Logo, se a r se beneficiava com o procedimento de contratao adotado, sem ter os cuidados necessrios, deve ela responder pelos riscos inerentes atividade praticada, o que se configura responsabilidade pelo fato do servio previsto no art. 14 do CDC, que aplicvel ao caso por tratar-se de relao de consumo".

A reparao dos danos ocasionados ao consumidor, baseada em responsabilidade civil objetiva, reclama a configurao dos seguintes requisitos: ato lesivo (causa), dano (conseqncia) e nexo causal. Ato lesivo toda ao ou omisso voluntria que viola direito ou causa prejuzo a outrem. Dano toda leso a bens ou interesses juridicamente tutelados, sejam de ordem patrimonial, sejam de ordem puramente moral (AGOSTINHO ALVIM, Da Inexecuo das Obrigaes e suas Conseqncias, Saraiva, 1972, p. 172). Nexo causal o liame jurdico que se estabelece entre causa (fato lesivo) e consequncia (dano), de uma tal maneira que se torne possvel dizer que o dano decorreu irrecusavelmente daquela causa. Pela teoria do risco, a empresa deve responder quando, em decorrncia do risco criado por sua atividade empresarial, houver causado prejuzo a outrem. A propsito, transcreve-se o disposto no pargrafo nico do art. 927 do Cdigo Civil:
"Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem".

Comentando e aplaudindo a posio adotada na legislao, o Professor Silvio Rodrigues ensina o seguinte:
"Se algum (o empresrio, por exemplo), na busca de seu interesse, cria um risco de causar dano a terceiros, deve repar-lo, mesmo se agir sem culpa, se tal dano adveio" (RODRIGUES, Silvio. Direito Civil: responsabilidade civil: v. 4. 19 edio: atualizada de acordo com o novo Cdigo Civil. So Paulo: Saraiva, 2002, p. 162).

A captao de clientes atividade empresarial notoriamente exercida pela requerida e, se o exerccio dessa atividade causa risco a terceiros, incumbe empresa, por t-lo criado, responder pelos danos advindos dessa atividade. A negativao em questo constante na fl. 12 foi ilegal, porquanto baseada em dbito que no pertencia ao autor, mas a terceiro, que contratou atravs
Gabinete Des. Monteiro Rocha

de seus dados pessoais. Conforme verifica-se nos autos s fls. 54-55, as inscries em nome do autor j foram excludas, mas a inscrio em questo, da Magazine Luiza/Luizacred foi includa em 14/10/2008, registrada no SPC em 24/10/2008 e somente excluda em 28/08/2010, quase 2 anos aps a incluso. Assim, est configurado o ato ilcito da empresa r. O dano moral decorrente de inscrio irregular em rgos de proteo ao crdito in re ipsa, encontrando-se consolidado o entendimento de que a inscrio indevida nos cadastros de rgo de proteo ao crdito caracteriza ilcito gerador de dano moral. Os prejuzos decorrentes do ilcito so presumidos, no se fazendo necessria a sua prova para caracterizar o dano moral. Para tanto, basta a prova da ilegalidade da inscrio. Nesse sentido, o entendimento desta Cmara de Direito Civil:
"Na hiptese de inscrio indevida do nome de algum em rgos registradores da inadimplncia, o dano moral est nsito no ato ilegal praticado, no exigindo, para a sua indenizabilidade, a comprovao da causao, ao lesado, de prejuzos efetivos" (TJSC, 2 Cmara de Direito Civil, Rel. Des. Trindade dos Santos, AC n. 2012.074325-5, j. 7-2-2013).

Como no se perquire o elemento subjetivo culpa, patenteados esto os requisitos da responsabilidade civil objetiva do requerido: ao do agente; dano experimentado pela vtima e relao de causalidade entre a ao e o dano, mormente inexistindo quaisquer elementos probatrios excludentes de responsabilidade civil. Dessa forma, passo anlise do quantum reparatrio. 2. Do quantum reparatrio: Est assentado em nosso direito que em sede de abalo de crdito o magistrado deve fixar a indenizao atravs dos critrios de razoabilidade e proporcionalidade, adotando valor que no sirva de lucro vtima e que no cause a runa do patrimnio do ofensor. A quantificao do abalo de crdito deve atender s funes reparatria e pedaggica, das quais se reveste a indenizao. Sobre o assunto, oportuno trazer colao excerto doutrinrio de Srgio Cavalieri Filho:
"Razovel aquilo que sensato, comedido, moderado; que guarda uma certa proporcionalidade. A razoabilidade o critrio que permite cotejar meios e fins, causas e conseqncias, de modo a aferir a lgica da deciso. Para que a deciso seja razovel necessrio que a concluso nela estabelecida seja adequada aos motivos que a determinaram; que os meios escolhidos sejam compatveis com os fins visados; que a sano seja proporcional ao dano. Importa dizer que o juiz, ao valorar o dano moral, deve arbitrar uma quantia que, de acordo com o seu prudente arbtrio, seja compatvel com a reprobabilidade da conduta ilcita, a intensidade e durao do sofrimento experimentado pela vtima, a capacidade econmica do causador do dano, as condies sociais do ofendido, e outras circunstncias mais que se fizerem presentes" (in Programa de Responsabilidade Civil, 6 ed., So Paulo: Malheiros, 2005, p. 116).

Pondera-se que a valorao do abalo de crdito no se destina a quantificar os percalos vivenciados pela vtima com o ilcito. O valor meramente
Gabinete Des. Monteiro Rocha

reparatrio e objetiva abrandar os efeitos do abalo sofrido. Como a fixao de reparaes em patamar elevado deve ser evitada, trago aos autos ensinamento doutrinrio do jurista Calmon de Passos, inserto em artigo intitulado "O Imoral nas Indenizaes por Dano Moral", entendendo que o prejuzo extrapatrimonial deve ser reparado atravs de fundamentos ticos e morais:
"Quando a moralidade posta debaixo do tapete, esse lixo pode ser trazido para fora no momento em que bem nos convier. E justamente porque a moralidade se fez algo descartvel e de menor importncia no mundo de hoje, em que o relativismo, o pluralismo, o cinismo, o ceticismo, a permissividade e o imediatismo tm papel decisivo, o ressarcimento por danos morais teria que tambm se objetivar para justificar-se numa sociedade to eticamente frgil e indiferente. O tico deixa de ser algo intersubjetivamente estruturado e institucionalizado, descaracterizando-se como reparao de natureza moral para se traduzir em ressarcimento material, vale dizer, o dano moral significativo no para reparar a ofensa honra e aos outros valores ticos, sim para acrescer alguns trocados ao patrimnio do felizardo que foi moralmente enxovalhado" (Revista Jus Navegandi, 2002, in www.jus.com.br).

No caso concreto, para uma valorao proporcional ao dano, h que se considerar o grau de reprobabilidade da conduta, o tempo de permanncia do requerente no rol dos maus pagadores e os efeitos advindos da ilegal e indevida negativao. censurvel a conduta do estabelecimento comercial, que foi imprudente ao contratar com terceiro, mas incluindo o nome do autor em cadastros negativos de crdito por dbito que no contraiu. As consequncias sofridas pelo autor foram normais a essa espcie de ilcito, o que desautoriza a fixao de valor reparatrio em patamar elevado. Pesquisa realizada no Sistema de Automao Judicirio - SAJ revelou que o autor conta com outras duas aes indenizatrias (062.10.001483-8 e 062.11.002553-9, em face de Claro S/A e Vivo Participaes S/A), em face da atuao de falsrio, sendo que recebeu indenizao de R$20.000,00 naquela ao em que litiga contra a empresa Claro S/A (conforme provimento ao apelo 2012.004093-9) e no recebeu indenizao no outro processo, no qual litiga com a empresa de telefonia VIVO, embora reconhecida a inexistncia da dvida, em sentena que foi recorrida e que aguarda processamento do apelo. Deve-se levar em conta, diante do cenrio apresentado, que o autor pode ser parcialmente ressarcido pelos danos provocados pela fraude de terceiro (falsrio) face procedncia de aes tendo como objeto o abalo de crdito. Tal fato no tem o condo de acarretar a improcedncia do pedido, mas deve ser levado em considerao para o arbitramento do quantum reparatrio. Sopesando as peculiaridades presentes no caso concreto, fixo o montante reparatrio em R$10.000,00 (dez mil reais). O valor dever ser atualizado com juros de mora a contar do evento danoso (Smula 54 do STJ - 24-10-2008, fl. 12) e correo monetria a partir desta deciso (Smula 362 do STJ). Em consequncia da procedncia integral da demanda, condeno a r ao pagamento das custas processuais e honorrios advocatcios, que arbitro em 20%
Gabinete Des. Monteiro Rocha

sobre o total condenatrio, com fundamento no art. 20, 3, do CPC. Ante o exposto, dou provimento ao recurso do autor para julgar procedente o pedido de indenizao por abalo de crdito. o voto.

Gabinete Des. Monteiro Rocha

You might also like